pac 2 cia quadras orient a cos set 2011

Upload: cleber-borges

Post on 17-Jul-2015

45 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ministrio da Educao

PROINFNCIA E QUADRAS ESPORTIVAS ESCOLARES PROGRAMA DE ACELERAO DO CRESCIMENTO (PAC 2)

ORIENTAES GERAIS PARA PREENCHIMENTO DOS DADOS NO SIMEC

Braslia/DF, Setembro de 2011

APRESENTAO

O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturao e Aquisio de Equipamentos para a Rede Escolar Pblica de Educao Infantil (Proinfncia), por considerar que a construo de creches e escolas de educao infantil, bem como a aquisio de equipamentos para a rede fsica escolar desse nvel educacional so indispensveis melhoria da qualidade da educao. O programa foi institudo pela Resoluo n 6, de 24 de abril de 2007, e parte das aes do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) do Ministrio da Educao. O Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) um conjunto de medidas que estimula os investimentos em infraestrutura, crdito e desonerao de tributos para ampliar o PIB (Produto Interno Bruto), a soma das riquezas produzidas pelo Pas e a gerao de empregos, tudo isso aliado a benefcios sociais levados a todas as regies brasileiras. O PAC coordenado pelo Comit Gestor do PAC (CGPAC), composto pelos ministros da Casa Civil, da Fazenda e do Planejamento. H tambm o Grupo Executivo do PAC (GEPAC), que estabelece metas e acompanha a implementao do Programa. As aes do PAC 2, no Ministrio da Educao, esto voltadas para o Programa Proinfncia e para a construo de quadras esportivas escolares cobertas, bem como para a cobertura de quadras esportivas escolares. As demandas dos municpios, estados e Distrito Federal para obras do PAC 2, no Ministrio da Educao, so inseridas no SIMEC - Mdulo PAR 2010 (http://simec.mec.gov.br/). Os municpios que possuem obra(s) pr-cadastrada(s) no sistema podem visualiz-la(s) entrando no link "Proinfncia e Quadra nas Escolas". O Programa Minha Casa, Minha Vida - PMCMV - tem por finalidade criar mecanismos de incentivo produo e aquisio de novas unidades habitacionais, ou requalificao de imveis urbanos e produo ou reforma de habitaes rurais, para famlias de baixa renda. Tendo em vista que os novos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida tero uma demanda para atendimento de crianas na etapa da educao infantil, esses projetos tambm podero ser beneficiados com unidade(s) do Programa 2

Proinfncia, desde que atendam demanda do PMCMV. No sistema - SIMEC MDULO PAR 2010, essa(s) obra(s) aparece(m) como "EM CADASTRAMENTO" com o nome "PAC 2 - CRECHE/PR-ESCOLA MCMV". Caso o municpio tenha interesse em pleitear as obras pr-cadastradas no Sistema Integrado de Planejamento, Oramento e Finanas do Ministrio da Educao - SIMEC Mdulo PAR 2010, dever apresentar suas demandas no perodo de 15 de setembro a 30 de novembro de 2011.

Sero consideradas somente as propostas enviadas por meio do SIMEC, nos termos e prazos estabelecidos.

Nas pginas seguintes apresentamos as orientaes necessrias para o preenchimento das informaes no sistema.

3

ORIENTAES GERAIS PARA PREENCHIMENTO DAS INFORMAES NO SIMEC PROINFNCIA E QUADRAS ESPORTIVAS ESCOLARES

ATENO: Para o preenchimento das informaes solicitadas, o municpio necessitar de profissionais da rea de engenharia e/ou arquitetura.

1. CADASTRO NO SIMECO SIMEC um sistema que pode ser acessado de qualquer computador que esteja conectado rede mundial de computadores (internet). recomendvel acess-lo pelo navegador Mozilla Firefox (sempre com a verso mais atualizada). Caso a secretaria de educao no tenha um computador com o navegador Mozilla Firefox, esse navegador pode ser instalado a partir do endereo eletrnico http://br.mozdev.org/. O cadastro no SIMEC deve ser solicitado pelo(a) dirigente municipal de educao e pelo(a) prefeito(a). O municpio pode ainda solicitar cadastro para uma pessoa indicada pelo(a) dirigente municipal de educao. So liberadas, no mximo, trs senhas por municpio. No caso de solicitao de acesso para uma pessoa indicada pelo(a) secretrio(a) de educao, a pessoa realiza o cadastro dela no Simec, e o(a) dirigente precisa encaminhar uma mensagem para a Equipe Tcnica do PAR ([email protected]), identificando-se como dirigente municipal de educao do municpio (nome e UF) e autorizando a liberao da senha para a pessoa indicada (nome completo e CPF). Para a solicitao ser acatada, a mensagem deve vir do endereo eletrnico do(a) dirigente municipal de educao.

2. ACESSAR A ABA DO PAR 2010

Figura 1- Aba do PAR 2010

4

3. PROINFNCIA E QUADRA NAS ESCOLASNa tela inicial do PAR 2010, o(a) usurio(a) tem duas opes de visualizao: rvore e Programa.

Figura 2 Tela inicial do PAR Visualizao rvore

Para cadastramento de obra(s) do Programa Proinfncia e Quadra nas Escolas, necessrio escolher a opo Programa. Selecionando-se essa opo, a tela apresentada a seguinte:

Figura 3 Proinfncia e Quadra nas Escolas

4. CADASTRAMENTO DA(S) OBRA(S) NO SISTEMAATENO: As obras que podero ser pleiteadas pelos municpios j esto prcadastradas no sistema. No ser possvel inserir novas obras, e nem excluir as que esto Em cadastramento.

No exemplo a seguir, o municpio j possua uma obra cadastrada, que aparece como Obra Aprovada, e tem mais duas obras que aparecem como Em cadastramento.

5

As obras que esto Em cadastramento so as que podem ser solicitadas no mbito do PAC 2. Para essas obras o municpio dever preencher todos os dados solicitados sobre o projeto, e enviar para anlise do FNDE. Para entrar na tela inicial, Dados do Terreno, clica-se no cone lado esquerdo de cada obra em cadastramento. Exemplo: que aparece no

Figura 4 Exemplo de obras Em cadastramento pr-cadastradas no sistema

4.1. DADOS DO TERRENO

Figura 5 Dados do terreno

4.1.1. DADOS DO TERRENO PARA O PROGRAMA PROINFNCIA a) Nome do terreno: A escolha do nome fica a critrio do municpio. Exemplo: Creche ABC.

6

b) Tipo da obra Para o Programa Proinfncia as opes disponveis so: Escola Infantil Tipo A, Escola Infantil Tipo B 110v, Escola Infantil Tipo B 220v, Escola Infantil Tipo C 110v, Escola Infantil Tipo C 220v. A Escola Infantil Tipo A est disponvel apenas para os municpios pertencentes ao Grupo 1, definido pelo GEPAC (Grupo Executivo do Programa de Acelerao do Crescimento).

Figura 6 - Tipo da obra - Proinfncia

O municpio escolhe o tipo de obra, de acordo com a sua demanda de atendimento para a educao infantil. NOTA: PARA AS OBRAS NO MBITO DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA (PMCMV) A UNIDADE SOLICITADA DEVER ATENDER DEMANDA DECORRENTE DA CONSTRUO DAS UNIDADES HABITACIONAIS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA, E DEVER ESTAR PRXIMA DO(S) CONJUNTO(S)

HABITACIONAL(IS).

Se a escolha for pela Escola Infantil - Tipo B (110v ou 220v), depois de selecionado o Tipo B, deve-se indicar o tipo de fundao (estaca ou sapata):

Figura 7 Tipo de fundao

ATENO: Todas as informaes sobre o Proinfncia esto detalhadas e disponveis no portal do FNDE, no seguinte endereo: http://www.fnde.gov.br/index.php/proinf-funcionamento

7

4.1.2. DADOS DO TERRENO PARA O PROGRAMA QUADRA NAS ESCOLAS a) Nome do terreno: A escolha do nome fica a critrio do municpio. Exemplo: Quadra da Escola Municipal Ansio Teixeira. b) Tipo da obra Para a construo de quadras escolares, as opes disponveis so: Quadra Escolar Coberta com Palco; Quadra Escolar Coberta com Vestirio.

Figura 8 Tipos de obra para construo de quadra nas escolas

Para a cobertura de quadras escolares, as opes disponveis so: Cobertura de Quadra Grande e Cobertura de Quadra Pequena.

Figura 9 Tipos de obra para cobertura de quadra nas escolas

Os projetos arquitetnicos dessas obras esto disponveis no portal do FNDE, no link do Plano de Aes Articuladas, na aba Projetos arquitetnicos para construo: http://www.fnde.gov.br/index.php/par-projetos-arquitetonicos-para-construcao .

Figura 10 Portal do FNDE Projetos arquitetnicos para construo

8

Depois de escolhido o tipo da obra, necessrio indicar a escola onde a quadra ser construda. A lista de escolas para as quais se pode apresentar o projeto est disponvel no sistema. Somente para as escolas que constam da lista que est no sistema que o municpio poder solicitar a construo de quadra. Para visualizar a lista de escolas, clicase duas vezes no campo onde se l: Duplo clique para selecionar da lista.

Figura 11 Campo para selecionar escola

No exemplo abaixo, foi selecionada a escola CARMELINA DE CASTRO RINCO EMEF:

Figura 12 Exemplo de escola selecionada

4.1.3. CEP: Informar o CEP do local escolhido para a obra. Ao informar o CEP, o sistema preenche automaticamente os campos Logradouro e Bairro. Deve-se verificar se os dados apresentados pelo sistema esto corretos, e, se necessrio, corrigir as informaes que no estiverem de acordo com os dados do terreno.

4.1.4. Latitude e Longitude: Clicar em

.

O sistema mostra a localizao aproximada do terreno no mapa. Exemplo

Figura 13 Localizao aproximada do terreno no mapa

9

preciso ampliar a imagem e localizar com exatido o terreno onde ser construda a obra. Exemplo:

Figura 14 Exemplo de imagem ampliada do local onde ser construda a obra

Ao clicar no ponto indicado no mapa escolhido. Exemplo:

, aparece a latitude e a longitude do local

Figura 15 Latitude e Longitude do local escolhido

Ao clicar em Definir local neste ponto, os campos latitude e longitude sero automaticamente preenchidos e os dados estaro registrados na tela Dados do terreno. Devem-se ento salvar essas informaes. Exemplo:

10

Figura 16 Exemplo de Latitude e longitude registradas na tela Dados do terreno

4.2. RELATRIO DE VISTORIA No lado direito da tela aparecem as perguntas do Questionrio. Todas as questes devem ser respondidas.

Aps informar cada resposta, clica-se em

.

Figura 17 Relatrio de vistoria

4.3. CADASTRO DE FOTOS DO TERRENO Devero ser anexadas, no mnimo, 3 (trs) fotografias panormicas (de ngulos diferentes) indicando acessos, entorno imediato e infraestrutura existente.

11

Figura 18 Cadastro de fotos do terreno

No item Em

escolhe-se um nome para a foto. escolhe-se a foto que ser anexada e clica-se em .

NOTA: Para a(s) unidade(s) solicitada(s) no mbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, essa(s) unidade(s) dever(o) atender demanda decorrente da construo das unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). DEVERO SER ANEXADAS FOTOS QUE COMPROVEM QUE OTERRENO EST PRXIMO DO PMCMV.

4.4. PLANILHA ORAMENTRIA Devero ser informados os custos dos servios, incluindo material, mo-de-obra e BDI (Bonificao de Despesas Indiretas), na planilha-padro disponibilizada no sistema. Aps o preenchimento de todos os dados, clica-se em .

Figura 19 Planilha Oramentria

12

4.5. CRONOGRAMA FSICO-FINANCEIRO Devero ser preenchidos os prazos de execuo das diferentes etapas da obra, conforme modelo disponibilizado pelo sistema, por quinzena.

Figura 20 Cronograma Fsico-Financeiro

4.6. DOCUMENTOS ANEXOS Sero anexados documentos referentes a oito itens, conforme figura a seguir.

Figura 21 Documentos anexos

Clicando-se em

abre-se a janela:

13

Figura 22 Anexar documento

No campo Em

coloca-se o nome no arquivo. escolhe-se o arquivo a ser anexado e clica-se em .

4.6.1. PLANTA DE LOCALIZAO DO TERRENO (com dimenses mnimas) onde a unidade ser construda: Deve ser informada a posio do terreno em relao ao seu entorno imediato, com as coordenadas geogrficas (latitude e longitude) indicadas nos Dados do Terreno. Caso no exista imagem de satlite ntida, poder ser anexada foto area do terreno ou mapa da cidade, em escala legvel, mostrando a posio do terreno no bairro.

4.6.2 ESTUDO DE DEMANDA-PADRO Apresenta-se a justificativa que demonstre a necessidade de construo da unidade na localidade proposta. Esse estudo deve apontar a situao atual de atendimento prestado a crianas de 0 a 5 anos de idade na localidade, no caso do Proinfncia, e alunos do ensino fundamental e mdio, no caso das quadras, bem como a demanda no atendida. Est disponvel no sistema o documento Tpicos que orientam a justificativa para a demanda. Para acess-lo, basta clicar no sinal de interrogao a seguir: , conforme mostra a figura

Figura 23 Acesso ao Documento Tpicos que orientam a justificativa para a demanda

14

4.6.3. PLANTA DE SITUAO DO TERRENO Devero ser indicadas as dimenses do terreno, rea, acessos, confrontaes, norte magntico e demais informaes que permitam compatibilizar a planta com o documento de propriedade do terreno.

4.6.4. LEVANTAMENTO PLANIALTIMTRICO Dever ser anexado levantamento com curvas de nvel de metro em metro, permitindo visualizar os desnveis do terreno. No caso de terrenos com declividade inferior a 3%, poder ser anexada fotografia demonstrando a superfcie plana do lote ou declarao de responsabilidade por eventuais movimentaes de terra.

4.6.5. PLANTA DE LOCAO DA OBRA NO TERRENO Dever ser anexada planta baixa informando a posio da edificao no terreno, com cotas de afastamento, acessos de pedestres e veculos, passeios internos, cotas de nvel dos pisos. Dever ser apresentada em escala 1:75 ou 1:100.

4.6.6. DECLARAO DE FORNECIMENTO DE INFRAESTRUTURA MNIMA PARA CONSTRUO DA OBRA

A declarao j se encontra no sistema e ser mostrada clicando-se no cone

Figura 24 Acessar a Declarao de fornecimento de infraestrutura mnima para construo da obra

15

Abre-se uma tela com o documento que dever ser impresso, assinado (pelo prefeito), digitalizado e anexado no SIMEC.

A figura abaixo ilustra o modelo de Declarao apresentado pelo sistema.

Figura 25 Modelo da Declarao de fornecimento de infraestrutura mnima para construo da obra

4.6.7. DECLARAO DE COMPATIBILIDADE DO PROJETO DE FUNDAO Essa declarao dever ser assinada pelo engenheiro responsvel pela obra. Para se obter o documento, devero ser fornecidos os seguintes dados do engenheiro: CPF e nmero do CREA.

Figura 26 Declarao de compatibilidade do projeto de fundao

16

Ao clicar no cone

aparece a janela:

Figura 27 Gerar documento Declarao de compatibilidade do projeto de fundao

Ao informar o CPF, o sistema preenche automaticamente o campo Nome. Depois de inserir o nmero do CREA, clica-se em e o sistema apresenta o documento que dever ser impresso, assinado pelo engenheiro responsvel, digitalizado e anexado no SIMEC.

Figura 28 Modelo da Declarao de compatibilidade do projeto de fundao

4.6.8. DECLARAO DE DOMINIALIDADE ASSINADA PELO PREFEITO A declarao j se encontra no sistema e ser mostrada clicando-se no cone .

Aparece o documento que dever ser impresso, assinado pelo(a) prefeito(a), digitalizado e anexado no Simec.

17

Figura 29 Acesso Declarao de dominialidade assinada pelo Prefeito

A figura abaixo ilustra o modelo de Declarao apresentado pelo sistema.

Figura 30 Declarao de dominialidade assinada pelo Prefeito

4.7 ENVIAR PARA ANLISE Na aba Enviar para anlise, caso haja pendncias quanto ao preenchimento dos dados, o sistema mostrar os itens que no foram preenchidos. Exemplo:

18

Figura 31 Verificar pendncias

Clicando-se no cone entra-se diretamente na tela onde est a pendncia, e devem ser fornecidos os dados que no foram informados. Quando no houver mais pendncias, clica-se em .

Na tela da aba Enviar para anlise, onde aparecia estado atual Em cadastramento, dever aparecer Em anlise.

Figura 32 Aps enviar para anlise, situao da obra passa de Em cadastramento para Em Anlise

4.8. ANLISE DE ENGENHARIA Esta aba ser utilizada apenas pela equipe de anlise de engenharia do FNDE, e nela sero colocadas as informaes referentes a todos os itens analisados.

4.9. OBRAS NO MUNICPIO Nessa aba, caso o municpio possua obra(s) com financiamento do FNDE, a(s) obra(s) ser(o) mostrada(s) na tela.

Nas pginas seguintes esto algumas perguntas e respostas que podem ser teis para esclarecimento das dvidas mais frequentes j apresentadas pelos municpios.

19

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) O municpio pode apresentar projeto para construo sem ter documentao que comprove a titularidade do terreno? R: Para reas pblicas sem registro, com o PAC as obras podero ser iniciadas caso o chefe do executivo tenha assumido o compromisso assinado na Declarao de Dominialidade apresentada no preenchimento dos dados na aba Documentos Anexos, no SIMEC Mdulo PAR 2010.

2) Quais so os pr-requisitos para solicitao do Proinfncia? R: O municpio dever ter: disponibilidade de terreno em localizao, condies de acesso e caractersticas geotcnicas e topogrficas adequadas para a implantao das unidades; compromisso com a gesto, funcionamento e manuteno das unidades.

3) Quais so as condies necessrias para solicitar o projeto padronizado Tipo C do Proinfncia? R: As condies so: dimenses mnimas do terreno: 45X35 metros, para uma rea construda de 564m ; declividade mxima de 3% ou compromisso da prefeitura em realizar terraplanagem; atendimento estimado de 120 crianas; custo mximo de referncia: R$620.000,00 (seiscentos e vinte mil reais).2

4) Quais so as condies necessrias para solicitar o projeto padronizado Tipo B do Proinfncia? R: As condies so: dimenses mnimas do terreno: 40X70 metros, para uma rea construda de 1.212m ; declividade mxima de 3% ou compromisso da prefeitura em realizar terraplanagem; atendimento estimado de 216 crianas; custo mximo de referncia: R$1,33 miho.2

5) O Proinfncia incluir mobilirio e equipamentos? R: Sim.

20

6) Onde procurar mais informaes sobre o Proinfncia? R: Todas as informaes sobre o Proinfncia esto detalhadas e disponveis no portal do FNDE, no seguinte endereo: http://www.fnde.gov.br/index.php/proinf-funcionamento.

7) Quais os procedimentos a serem seguidos para apresentao de projetos no mbito do Programa Proinfncia? R: Todos os projetos sero enviados por meio do SIMEC, no mdulo PAR 2010. Sero consideradas apenas as propostas enviadas nos termos e prazos estabelecidos. Somente aps o resultado da seleo que o municpio dever encaminhar os documentos em meio fsico, devidamente assinados, caso sejam solicitados pelo FNDE.

8) Quais so as condies necessrias para solicitar a construo de quadra? R: As condies so: rea livre de, no mnimo, 26X40 metros no terreno da escola ou em um raio mximo de 500m; declividade mxima de 3% ou compromisso da prefeitura em realizar a terraplanagem; custo mximo de referncia: R$490.000,00 (quatrocentos e noventa mil).

9) Como ter acesso ao SIMEC (Sistema Integrado de Planejamento, Oramento e Finanas do Ministrio da Educao)? R: Para fazer o cadastro no SIMEC Mdulo PAR 2010 basta seguir os procedimentos: Acessar a pgina do SIMEC : http://simec.mec.gov.br. Solicitar o cadastro. Selecionar o mdulo "PAR 2010". Informar o CPF. Preencher os dados cadastrais. O endereo eletrnico informado deve ser o da pessoa cujo CPF foi cadastrado, podendo ser o e-mail pessoal ou institucional, desde que seja o e-mail do(a) usurio(a) que est solicitando o cadastro. Informar a justificativa. Informar o perfil desejado: Equipe Municipal - para o dirigente municipal de educao e Equipe Municipal Prefeito para o(a) prefeito(a). Para finalizar o cadastro, clicar em Enviar. Aguardar o recebimento da senha no endereo eletrnico informado no cadastro.

21

Importante: O cadastro deve ser solicitado pelo(a) Dirigente Municipal de Educao e pelo(a) Prefeito(a). So autorizadas, no mximo, trs senhas por municpio: uma senha para o Prefeito, outra para o(a) Dirigente Municipal de Educao, e, caso o municpio considere necessrio, poder solicitar o acesso de um(a) representante indicado(a) pelo(a) Dirigente. No caso de solicitao de acesso para uma pessoa indicada, o(a) dirigente precisa encaminhar uma mensagem para a Equipe Tcnica do PAR ([email protected]), identificando-se como dirigente do municpio (nome e UF) e autorizando a liberao da senha para a pessoa indicada (nome completo e CPF). Para a solicitao ser acatada, a mensagem deve vir do endereo eletrnico do(a) dirigente.

10) Qual o prazo para preenchimento dos dados e fornecimento dos documentos no SIMEC? R: O prazo estabelecido vai de 15 de setembro/2011 a 30 de novembro/2011.

11) O municpio que estiver inadimplente pode receber obras do PAC? R: Para essas obras o FNDE est dispensado de fazer consulta ao CAUC (Cadastro nico de Convnio).

12) Se o projeto do municpio estiver orado com um valor acima do custo mximo de referncia estabelecido pelo padro, possvel complementar com recursos prprios? R: No. Os projetos com valores acima do custo mximo de referncia estabelecido pelo padro de cada uma das modalidades de construo no sero aprovados.

13) Para orientaes e esclarecimentos de dvidas, no quadro a seguir disponibilizamos os telefones de contato e endereos eletrnicos para atendimento aos municpios.

22

CONTATOS DISPONVEIS PARA ORIENTAES E ESCLARECIMENTO DE DVIDAS:

A.

INFORMAES TCNICAS SOBRE A(S) OBRA(S) (dados do terreno, planilha oramentria, cronograma fsico-financeiro, documentos a serem anexados etc.):

- FNDE Telefones: (61) 2022-4350 / 4351 / 4072 / 4432. E-mail: [email protected]

B. INFORMAES SOBRE UTILIZAO DO SISTEMA (acesso ao sistema, senha,

insero de dados):

No MEC - Telefones: (61) 2022-8335 / 8336 / 8337 / 8338 / 8332. E-mail: [email protected]

23