pa 1417315

Upload: wanessa-freire

Post on 15-Oct-2015

38 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 1

    UNIVERSIDADE PAULISTA

    CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

    GESTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAO

    VALTER LUIZ GALUCIO MARINHO JUNIOR

    PIM I e II

    PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

    REDE DE DROGARIAS BIG BEN

    Belm Par

    2014

  • 2

    VALTER LUIZ GALUCIO MARINHO JUNIOR

    PIM I E PIM II

    PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

    REDE DE DROGARIAS BIG BEN

    Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar

    PIM I e PIM II, apresentado como exigncia para concluso.

    Do 1 Semestre do Curso Superior de Tecnologia Gesto em

    Tecnologia da Informao, da Universidade Paulista UNIP,

    Campus Nazar

    Monitora Vivian

    Belm Par

    2014

  • 3

    Resumo

    A necessidade de uma empresa do porte da aqui estudada de estabelecer a incluso do Projeto Integrado Multidisciplinar torna-se eficiente, pois, a fonte do excelente estudo desenvolvido dentro do organograma empresarial, com o intuito de propor um excelente planejamento das atividades gerenciais voltadas para o discernimento colaborativo interno e externo, por razes caractersticas de expor o desenvolvimento da organizao qualificante ao mundo do trabalho no ambiente globalizado.Por isso, a empresa desenvolveu metodologias que visa contabilizar o desempenho individual dos seus colaboradores e fornecedores e relacionou dados para identificao de futuros gestores, elaborao de planos de sucesso e ganhos salariais. Assim, criando melhorias na competitividade dentro da prpria empresa. O sucesso e o desempenho da empresa foram e continuam sendo somatria do sucesso e do desempenho individual deseus participantes, fazendo hoje da referida empresa uma histria exemplar de desenvolvimento sequencial em diversas reas abrangentes no mercado empresarial.

  • 4

    Abstract

    The need for a company the size of studied here establish the inclusion of the Integrated Multidisciplinary Project becomes effective , then, is the source of the excellent study developed within the corporate organization chart , in order to propose an excellent planning of management activities aimed to internal and external collaborative discernment characteristics reasons to expose the development of the learning organization in the world of work globalizado.Por this environment, the company has developed methodologies that aims to account for the performance of individual employees and suppliers and related data to identify future managers , preparation of succession plans and wage gains . Thus , creating improvements in competitiveness within the company . The success and performance of the company have been and continue to be the sum of success and individual performance deseus participants , making today the company said an exemplary history of comprehensive sequential development in several areas in the business market .

  • 5

    Sumrio

    1-Introduo ....................................................................................................... 6

    2-Desenvolvimento 2.1-Fundamentao terica ............................................... 7

    2.1.1- Descrio da Organizao ....................................................................... 7

    2.2- Estatstica .................................................................................................... 8

    2.3- Comunicao Aplicada ............................................................................. 8,9

    Aes da Comunicao aplicada: ...................................................................... 9

    3-Concluso ..................................................................................................... 10

    4- Referncias bibliogrficas ............................................................................ 11

  • 6

    1-Introduo

    Este tem como finalidade acadmica, um projeto onde apresento a rede de drogarias Big Ben, pertencente ao Grupo Brasil Pharma, e nele aplico os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma a maximizar os conhecimentos universitrios e elaborar um projeto como uma disciplina verificadora dos mesmos.

    A necessidade que tem uma empresa de estabelecer a incluso do Projeto Integrado Multidisciplinar se torna indispensvel, pois, a fonte do excelente desenvolvimento organizacional empresarial, com o intuito de propor um excelente planejamento das atividades gerenciais voltadas para o discernimento colaborativo interno e externo, por razes caractersticas de expor o desenvolvimento da organizao qualificante ao mundo do trabalho no ambiente globalizado.

  • 7

    2-Desenvolvimento

    2.1-Fundamentao terica

    2.1.1- Descrio da Organizao

    A empresa pesquisada denominada Rede de Drogarias Big Ben, uma rede de varejo farmacutico do Grupo Brasil Pharma, iniciou suas atividades em 1994 e no perodo de 19 anos (1994 2013) vem inovando e ampliando a sua capacidade de expanso chegando em 2012 com 181 drogarias, em 7 estados e mais de 43 municpios.

    A rede Drogarias Big Ben foi fundada em julho de 1994 pela Famlia Aguilera em Belm, estado do Par. A Big Ben comeou sua expanso para outros estados em 2001, quando inaugurou cinco lojas no Maranho (hoje so 18) e em 2005, quando levou sete unidades para o Piau (atualmente, h 12). O nome Big Ben surgiu por uma casualidade, j que o proprietrio da primeira farmcia adquirida era conhecido por Sr. Ben e sua farmcia era muito grande. Logo, ficou Big Bem. A fachada, um tanto incomum no ramo de farmcias, traz um relgio gigante que lembra o monumento ingls.

    Tornou-se a maior e mais conhecida rede de Drogarias do Par e por 15 anos consecutivos foi campe na preferncia da populao com mdia de 65% a 70% de acordo com pesquisa em um dos maiores jornais do estado.

    Em 1999 a Big Ben lanou o Servio de Atendimento ao Cliente e o Servio de Ateno ao Diabtico e ao Hipertenso.

    O Ano de 2000 foi memorvel, a Big Ben inaugura em Marab a Maior Drogaria do Brasil, com 900m. Hoje sua maior loja possui 2.700m localizada na Praa Batista Campos, em Belm-PA.

    A rede est instalada nos estados do Par com 115 lojas, no Maranho com 20 lojas, no Piau com 15 lojas, no Pernambuco com 21 lojas, Paraba com 7 lojas, Cear com 1 loja e Amap com 2 lojas.

    Todo o controle de mais de 500 empresas do convnio empresa da Big Ben, alm de 2.800.000 cartes Amigo que so gerenciados pela rea de TI, em um sistema nico de coleta de dados.

    A BIG BEN implanta o Compromisso Social como filosofia de uma nova maneira de conduzir os negcios da empresa, tornando-a parceira e corresponsvel pelo desenvolvimento social, englobando preocupaes com um pblico maior (acionistas, funcionrios, prestadores de servio, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente).

    A Responsabilidade Social nunca se esgota,pois, sempre h algo a se fazer, sendo um processo educativo que evolui com o tempo. A empresa pode desenvolver projetos em diversas reas, com diversos pblicos e de diversas maneiras. A tica a base da Responsabilidade Social e se expressa atravs dos princpios e valores adotados pela organizao, a qual segue uma linha de coerncia entre ao e discurso. Os reconhecimentos se do tambm atravs das certificaes e selos, como: TOP SOCIAL ADVB Par 2008 com o Projeto CRECHE A HORA DO SABER. Selo ABRINQ, empresa amiga da criana.

    O organograma organizacional da empresa Brasil Pharma, grupo da qual pertencente a rede de drogarias Big Bem, est classificado na seguinte escala horizontal:

    Desde sua primeira loja, ficou caracterizada pela beleza das lojas, preos competitivos, diversidade e qualidade dos produtos, conforto (todas as 115 lojas so climatizadas) e atendimento farmacutico diferenciado. Atualmente, a Big Ben emprega 2,5 mil colaboradores, entre eles, portadores de necessidades especiais. Todas estas caractersticas refletem na perspectiva de investir em talentos oferecendo especializaes e programas de integrao e lazer, de investir em programas sociais.

  • 8

    2.2- Estatstica

    A empresa pesquisada procura manter-se sempre atualizada com o que h de novo no mercado e pra isso utiliza-se de meios estatsticos para tal fim, dentre eles podemos citar as pesquisas de opinio pblica para traar o perfil dos consumidores nas cidades em que suas filiais esto estabelecidas.

    Voc j parou para pensar por que o seguro do carro de um jovem de 20 anos bem mais caro do que o seguro do pai desse jovem? E como que uma pesquisa eleitoral consegue apontar corretamente o que pensa a maioria dos eleitores? E como a Companhia de Engenharia de Trfego de So Paulo sabe quando necessrio implantar o rodzio de veculos? A resposta simples: por trs de todas essas perguntas est a estatstica, que nada mais do que um conjunto de tcnicas e mtodos de pesquisa que nos ajuda a lidar com situaes sujeitas a incertezas. O estatstico, em geral, trabalha tomando decises. Ele o responsvel por um levantamento que vai te dar argumentos para que voc possa tomar a deciso correta.

    As reas de atuao do estatstico so bastante variadas. Eles podem trabalhar nas seguintes reas:

    Indstria (na melhoria da qualidade de produtos, avaliao das reaes do consumidor);

    Demografia e sade (atuando em pesquisas da evoluo populacional, novos remdios, tratamento de doenas);

    Pesquisas cientficas (em universidades, como professores e consultores); Recursos humanos (desenvolvendo planos de avaliao e desempenho, planos de previdncia complementar);

    Pesquisas de opinio (para empresas que vo lanar novos produtos, pesquisas eleitorais;

    Setor financeiro (em bancos, fazendo anlise de bancos de dados, previses econmicas, avaliando riscos de investimentos).

    Por outras palavras o termo estatstica pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numricos.

    2.3- Comunicao Aplicada

    O sucesso de um empreendimento depende em grande parte de seus colaboradores. Com esta viso, a empresa aqui estudada procura estreitar o seu relacionamento com seus funcionrios e tambm com seus parceiros comerciais, atravs de eventos corporativos com a participao tanto de fornecedores quanto de seus funcionrios em geral. Vale ressaltar tambm que to importante como a comunicao interna de uma empresa, deve ser a exteriorizao de tal comunicao chegando ao pblico alvo, que no caso feita no corpo a corpo com o cliente e tambm atravs da exposio na mdia, atravs de comerciais dirios e programas de rdio mantidos pela rede de farmcias aqui analisada.

    Os avanos na tecnologia, aumento da avaliao do pblico, e a exigncia por prestao de contas tem aumentado a frequncia, velocidade e natureza da comunicao organizacional em empresas, governo e por organizaes sem fins lucrativos. Como resultado dessas mudanas, os esforos de comunicao devem coordenar as relaes pblicas, marketing e estratgias de publicidade em operaes de comunicao eficaz.

    A comunicao aplicada a rea do conhecimento que, entre outras muitas possibilidades, permite examinar como empresas e organizaes podem gerenciar sua identidade corporativa, produtos e servios, e suas relaes com os componentes internos e externos. Isto , como podem trabalhar a sua imagem e melhor comuniquem suas ideias e

  • 9

    produtos. Os profissionais da comunicao aplicada aprendem a importncia de decises baseadas em pesquisas de marketing e relaes pblicas.

    2.3.1-Aes da Comunicao aplicada:

    Implementao de processos de comunicao persuasiva para os desfechos com um pblico-alvo [publicidade e propaganda];

    Entendimento do comportamento do consumidor, o que leva, e como influenci-lo; Emprego de marketing, PR, e tcnicas de publicidade para criar planos de comunicao com resultados mensurveis;

    Desenvolvimento, gerenciamento e anlise das relaes efetivas prticas de mdia. Dentre as reas de atuao, podemos citar:

    Marketing; Publicidade; Jornalismo; Relaes Internacionais; Comunicao Visual; Fomentao de blogs e sites; Designer grfico; Designer de produtos; Letras e Literaturas; Artes plsticas; Cinema; Teatro.

    Entre muitas outras.

    Assim, a referida organizao empresarial, visa atualizar e reciclar os profissionais de Administrao de Pessoal e de Recursos Humanos, bem como as Gerncias e Chefias de qualquer rea ou setor, quanto a importncia e a necessidade de desenvolver um eficiente canal de comunicao entre empresa e funcionrios.

  • 10

    3-Concluso

    Concluo esta pesquisa enfatizando que nenhuma empresa consegue alcanar o topo por acaso. um conjunto de consequncias que causa o resultado final. No caso da empresa aqui analisada, que vem crescendo exponencialmente ano aps ano, soube trabalhar de maneira eficiente os tpicos aqui relatados: trabalhou estatisticamente analisando o que as pessoas queriam alm de uma farmcia e transformando tais farmcias em lojas; aplicou comunicao no trato de seus clientes tanto no uso da mdia como na venda propriamente dita; usa sistemas de informao com seus profissionais de TI responsveis pelo cadastro de clientes no programa de vantagens Carto Amigo; e prega o desenvolvimento sustentvel incentivando a qualidade de vida refletida no meio ambiente que nos envolve.

    O principal objetivo deste trabalho foi mostrar a necessidade que a empresa pudesse implantar o Projeto Integrado Multidisciplinar-PIM, para contribuir na transformao e desenvolvimento da organizao empresarial, percebendo ainfluncia do sucesso das empresas hoje, onde o conhecimento fator mais decisivo do que o capital. Com base na organizao pesquisada, conclui-se que uma organizao que assume a comunicao como recurso estratgico de negcio, de entendimento dos pblicos e de integrao sociedade, preocupa-se com todos os tipos de variveis que influenciam sua gesto, pois o pblico atual est mais exigente do que era no passado em relao a outros seguimentos empresarias.

  • 11

    4- Referncias bibliogrficas

    Pesquisa de campo; Site Brasil Escola; Site G1; Modelo de material do PIM; Contedo das aulas; Material do CD-ROM; Palestras do PIM.

  • 12

    UNIVERSIDADE PAULISTA

    CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

    GESTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAO

    VALTER LUIZ GALUCIO MARINHO JUNIOR

    PIM I e II

    PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

    REDE DE DROGARIAS BIG BEN

    Belm Par

    2014

  • 13

    VALTER LUIZ GALUCIO MARINHO JUNIOR

    PIM I E PIM II

    PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

    REDE DE DROGARIAS BIG BEN

    Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar

    PIM I e PIM II, apresentado como exigncia para concluso.

    Do 1 Semestre do Curso Superior de Tecnologia Gesto em

    Tecnologia da Informao, da Universidade Paulista UNIP,

    Campus Nazar

    Monitora Vivian

    Belm Par

    2014

  • 14

    RESUMO

    A empresa pesquisada denominada Rede de Drogarias Big Ben, uma rede de varejo farmacutico do Grupo Brazil Pharma, iniciou suas atividades em 1994 e no perodo de 19 anos (1994 2013) vem inovando e ampliando a sua capacidade de expanso chegando em 2012 com 181 drogarias, em 7 estados e mais de 43 municpios. A BIG BEN implanta o Compromisso Social como filosofia de uma nova maneira de conduzir os negcios da empresa, tornando-a parceira e corresponsvel pelo desenvolvimento social, englobando preocupaes com um pblico maior (acionistas, funcionrios, prestadores de servio, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente).Todo Sistema que manipula dados e gera informao, usando ou no recursos de tecnologia da informao, pode ser genericamente considerado como um sistema de informao. Por exemplo, o sistema de informao organizacional pode ser conceituado como a organizao e seus vrios subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.

  • 15

    Abstract

    The researched company called Network Drugstores Big Ben , is a network of retail pharmacist Brazil Pharma Group , started its activities in 1994 and the 19-year period (1994 to 2013 ) has been innovating and expanding its capacity expansion coming in 2012 with 181 drug stores in 7 states and more than 43 municipalities . The BIG BEN deploys the Social Commitment of philosophy as a new way of conducting the business of the company , becoming a partner and co-responsible for social development , encompassing concerns with a larger audience ( shareholders , employees , contractors , suppliers , consumers, community , government and the environment ) . entire system that manipulates data and provides information, resources or not using information technology , can be broadly considered as an information system . For example , the organizational information system can be conceptualized as the organization and its various internal subsystems , still contemplating the external environment.

  • 16

    SUMRIO

    1-Introduo ..................................................................................................... 17

    2- Desenvolvimento......................................................................................... 19

    2- Fundamentao terica................................................................................ 18

    2.1- Descrio da Organizao ........................................................................ 18

    2.2- Princpio de Sistemas de Informao ........................................................ 19

    2.2.1-Vantagens de um Sistema de Informao .............................................. 19

    2.3- Organizao de Computadores ............................................................... 20

    2.3.1-As Geraes de Computadores .............................................................. 20

    2.4- Desenvolvimento Sustentvel ................................................................... 20

    3-Concluso.......................................................................................................22

    4- Referncias bibliogrficas ......................................................................... 23

  • 17

    1-Introduo

    Este tem como finalidade acadmica, um projeto onde apresento a rede de drogarias Big Ben, pertencente ao Grupo Brazil Pharma, e nele aplico os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma a maximizar os conhecimentos universitrios e elaborar um projeto como uma disciplina verificadora dos mesmos.

    A necessidade que tem uma empresa de estabelecer a incluso do Projeto Integrado Multidisciplinar se torna indispensvel, pois, a fonte do excelente desenvolvimento organizacional empresarial, com o intuito de propor um excelente planejamento das atividades gerenciais voltadas para o discernimento colaborativo interno e externo, por razes caractersticas de expor o desenvolvimento da organizao qualificante ao mundo do trabalho no ambiente globalizado.

  • 18

    2- Desenvolvimento

    2- Fundamentao terica

    2.1- Descrio da Organizao

    A empresa pesquisada denominada Rede de Drogarias Big Ben, uma rede de varejo farmacutico do Grupo Brasil Pharma, iniciou suas atividades em 1994 e no perodo de 19 anos (1994 2013) vem inovando e ampliando a sua capacidade de expanso chegando em 2012 com 181 drogarias, em 7 estados e mais de 43 municpios.

    A rede Drogarias Big Ben foi fundada em julho de 1994 pela Famlia Aguilera em Belm, estado do Par. A Big Ben comeou sua expanso para outros estados em 2001, quando inaugurou cinco lojas no Maranho (hoje so 18) e em 2005, quando levou sete unidades para o Piau (atualmente, h 12). O nome Big Ben surgiu por uma casualidade, j que o proprietrio da primeira farmcia adquirida era conhecido por Sr. Ben e sua farmcia era muito grande. Logo, ficou Big Bem. A fachada, um tanto incomum no ramo de farmcias, traz um relgio gigante que lembra o monumento ingls.

    Tornou-se a maior e mais conhecida rede de Drogarias do Par e por 15 anos consecutivos foi campe na preferncia da populao com mdia de 65% a 70% de acordo com pesquisa em um dos maiores jornais do estado.

    Em 1999 a Big Ben lanou o Servio de Atendimento ao Cliente e o Servio de Ateno ao Diabtico e ao Hipertenso.

    O Ano de 2000 foi memorvel, a Big Ben inaugura em Marab a Maior Drogaria do Brasil, com 900m. Hoje sua maior loja possui 2.700m localizada na Praa Batista Campos, em Belm-PA.

    A rede est instalada nos estados do Par com 115 lojas, no Maranho com 20 lojas, no Piau com 15 lojas, no Pernambuco com 21 lojas, Paraba com 7 lojas, Cear com 1 loja e Amap com 2 lojas.

    Todo o controle de mais de 500 empresas do convnio empresa da Big Ben, alm de 2.800.000 cartes Amigo que so gerenciados pela rea de TI, em um sistema nico de coleta de dados.

    A BIG BEN implanta o Compromisso Social como filosofia de uma nova maneira de conduzir os negcios da empresa, tornando-a parceira e corresponsvel pelo desenvolvimento social, englobando preocupaes com um pblico maior (acionistas, funcionrios, prestadores de servio, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente).

    A Responsabilidade Social nunca se esgota pois sempre h algo a se fazer, sendo um processo educativo que evolui com o tempo. A empresa pode desenvolver projetos em diversas reas, com diversos pblicos e de diversas maneiras. A tica a base da Responsabilidade Social e se expressa atravs dos princpios e valores adotados pela organizao, a qual segue uma linha de coerncia entre ao e discurso. Os reconhecimentos se do tambm atravs das certificaes e selos, como:

    TOP SOCIAL ADVB Par 2008 com o Projeto CRECHE A HORA DO SABER.

    Selo ABRINQ, empresa amiga da criana.

    O organograma organizacional da empresa Brasil Pharma, grupo da qual pertencente a rede de drogarias Big Bem, est classificado na seguinte escala horizontal:

    Desde sua primeira loja, ficou caracterizada pela beleza das lojas, preos competitivos, diversidade e qualidade dos produtos, conforto (todas as 115 lojas so climatizadas) e atendimento farmacutico diferenciado.

  • 19

    Atualmente, a Big Ben emprega 2,5 mil colaboradores, entre eles, portadores de necessidades especiais.

    Todas estas caractersticas refletem na perspectiva de investir em talentos oferecendo especializaes e programas de integrao e lazer, de investir em programas sociais.

    2.2- Princpio de Sistemas de Informao

    A empresa estudada encontra nos sistemas de informao a soluo para atender as suas necessidades: agilidade nas negociaes com fornecedores e clientes e a confiabilidade necessria para blindar a empresa contra fraudes e consequentemente, otimizar o trfego de dados minimizando a manipulao para maior segurana dos dados sigilosos. Sistema de Informao a expresso utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informao Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, mquinas, e/ou mtodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informao para o usurio e/ou cliente.

    Todo Sistema que manipula dados e gera informao, usando ou no recursos de tecnologia da informao, pode ser genericamente considerado como um sistema de informao. Por exemplo, o sistema de informao organizacional pode ser conceituado como a organizao e seus vrios subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.

    Um sistema de informao pode ser definido como um conjunto de componentes inter relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informaes com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenao, a anlise e o processo decisrio em organizaes.

    2.2.1-Vantagens de um Sistema de Informao

    Em um Sistema, vrias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum. Em um Sistema de Informao no diferente, porm o objetivo um fluxo mais confivel e menos burocrtico das informaes. Em um Sistema de Informao bem construdo, suas principais vantagens so: Otimizao do fluxo de informao permitindo mais agilidade e organizao; Reduo de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Mais integridade e veracidade da informao; Mais estabilidade; Mais segurana de acesso informao. 2.3- Organizao de Computadores

    A rede de farmcias utiliza-se da tecnologia computacional nos campos da Automao Comercial e no atendimento via internet. O sistema de coleta de produtos totalmente automatizado sem a utilizao de papel. Todo o controle de mais de 500 empresas do convnio empresa da Big Bem alm de 2.800.000 cartes Amigo so gerenciados pela rede de TI, em um sistema de coleta de dados.

    A Humanidade tem usado ao longo de sua histria uma variedade de ferramentas para apoio computacional, tais como bacos, tabelas, rguas de clculo, calculadoras e, mais recentemente, computadores. As principais razes residem em duas limitaes humanas: velocidade de clculo e taxa de erros.

    O primeiro projeto de um computador de propsito geral de que se tem notcia foi a Mquina Analtica de Charles Babbage (1792-1871), um engenho mecnico cuja concepo estava completa por volta de 1840.

  • 20

    2.3.1-As Geraes de Computadores

    A construo dos primeiros computadores ocorre apenas no sculo XX, a partir de pesquisas iniciadas na dcada de 30 por ingleses, americanos e alemes, entre outros. Nesta poca as pesquisas para a criao de um computador no eram mais feitas de forma isolada e com recursos prprios, por matemticos ou engenheiros, sendo conduzidas em universidades e institutos de pesquisa, j que o computador era visto, por muitos governos, como um meio de obteno de supremacia tecnolgica e militar. A deflagrao da Segunda Guerra Mundial levou a um rpido avano no setor, com o desenvolvimento e uso de computadores para clculos de criptografia e balstica.

    2.3.2-Geraes de Computadores

    1 Gerao(1938-54): vlvulas, reles;

    2 Gerao (1952/64): transistores;

    3 Gerao (1962-74): circuitos integrados;

    4 Gerao (1072-90): circuitos integrados, LSI & VLSI;

    5 Gerao (1991-...): escala de integrao ULSI, circuitos integrados de arseneto de glio. Em resumo, a disciplina de arquitetura de computadores pode ser vista como o estudo, projeto e anlise de sistemas computacionais digitais considerando suas caractersticas funcionais e o inter-relacionamento (a estrutura) de seus componentes.

    2.4- Desenvolvimento Sustentvel

    Com uma sociedade cada vez mais voltada para a ecologia, a rede de farmcias Big Ben agrega a imagem de seus produtos farmacuticos a uma vida saudvel. E no pode existir vida saudvel sem um desenvolvimento sustentvel do mundo em quase vive.

    Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano est destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indstrias e os veculos esto causando transtornos para o ar, o solo e as guas. O desenvolvimento necessrio, porm, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver.

    Desenvolvimento sustentvel significa obter crescimento econmico necessrio, garantindo a preservao do meio ambiente e o desenvolvimento social.

    Podemos citar algumas sugestes para o desenvolvimento sustentvel:

    -Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumnio, e plstico.

    -Tratamento de esgotos industriais e domsticos para que no sejam jogados em rios, lagos, crregos e mares;

    -Gerao de energia limpa atravs de fontes no poluentes como elica, solar e geotrmica.

    -Diminuio na utilizao de combustveis fsseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustveis;

    -Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrnicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum;.

    - Substituio, em supermercados e lojas, das sacolas plsticas pelas feitas de papel;

    - Uso racional (sem desperdcio) de recursos da natureza como, por exemplo, a gua;

  • 21

    -Utilizao de tcnicas agrcolas que no prejudiquem o solo;

    - Substituio gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos;

    - Criao de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilizao de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro e ecologicamente corretos;

    - Incentivo ao transporte solidrio (um veculo circulando com vrias pessoas); -Combate intensivo e sistmico ao desmatamento ilegal de matas e florestas; -Combate ocupao irregular em regies de mananciais de rios e lagos ; -Criao de reas verdes nos grandes centros urbanos, alm das metrpoles; - Valorizao e barateamento da produo e consumo de alimentos orgnicos. - Implantao, nos grandes centros urbanos, da tcnica do telhado verde.

    Estas so apenas algumas sugestes para que o ser humano consiga estabelecer o equilbrio entre o desenvolvimento econmico e a manuteno do meio ambiente. Desenvolvimento sustentvel o grande desafio do sculo XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo.

    2.5- Fundamentos de Sistemas Operacionais

    A empresa estudada utiliza-se de diversas ferramentas computacionais para realizar atendimento via internet, realizar controle de estoque e da data de validade de seus produtos e a verificao da situao das empresas junto ANVISA. Deste modo, a utilizao de sistemas operacionais atuais uma ferramenta essencial na construo e manuteno do padro de uma empresa.

    Consiste de um ou um conjunto de programas que compem o software bsico do computador e cuja finalidade a de executar os programas aplicativos e de servir de interface entre o computador e seus usurios. Um sistema operacional deve atender a trs objetivos principais: a) Convenincia - tornar o uso do computador mais conveniente (fcil). b) Eficincia - tornar eficiente (seguro e justo) o uso e o compartilhamento dos recursos existentes c) Evoluo - possibilitar o constante debug e o desenvolvimento de novas funcionalidades Numa abordagem macro, o sistema operacional pode ser visto como a primeira camada de software acima do hardware do computador que, se encarrega de suportar e servir de interface entre este e os demais programas aplicativos e utilitrios.

    Entre outras palavras, um sistema operacional tem por finalidade permitir que o usurio do computador execute aplicaes, como editores de texto, jogos, reprodutores de udio e vdeo, etc. Essas aplicaes processam informaes como textos, msicas e filmes, armazenados sob a forma de arquivos em um disco rgido ou outro meio. Este mdulo apresenta a noo de arquivo, suas principais caractersticas e formas de acesso, a organizao de arquivos em diretrios e as tcnicas usadas para criar e gerenciar arquivos nos dispositivos de armazenamento.

    Os tipos de sistemas operacionais e sua evoluo esto relacionados diretamente com suas aplicaes e a evoluo de seus hardwares instalados.

    A evoluo dos sistemas operacionais para computadores pessoais e estaes de trabalho popularizou diversos conceitos e tcnicas, antes s conhecida em ambientes de grande porte.

  • 22

    3- Concluso

    Concluo esta pesquisa enfatizando que nenhuma empresa consegue alcanar o topo por acaso. um conjunto de consequncias que causa o resultado final. No caso da empresa aqui analisada, que vem crescendo exponencialmente ano aps ano, soube trabalhar de maneira eficiente os tpicos aqui relatados: trabalhou estatisticamente analisando o que as pessoas queriam alm de uma farmcia e transformando tais farmcias em lojas; aplicou comunicao no trato de seus clientes tanto no uso da mdia como na venda propriamente dita; usa sistemas de informao com seus profissionais de TI responsveis pelo cadastro de clientes no programa de vantagens Carto Amigo; e prega o desenvolvimento sustentvel incentivando a qualidade de vida refletida no meio ambiente que nos envolve.

    O principal objetivo deste trabalho foi mostrar a necessidade que a empresa pudesse implantar o Projeto Integrado Multidisciplinar-PIM, para contribuir na transformao e desenvolvimento da organizao empresarial, percebendo a influncia do sucesso das empresas hoje, onde o conhecimento fator mais decisivo do que o capital. Com base na organizao pesquisada, conclui-se que uma organizao que assume a comunicao como recurso estratgico de negcio, de entendimento dos pblicos e de integrao sociedade, preocupa-se com todos os tipos de variveis que influenciam sua gesto, pois o pblico atual est mais exigente do que era no passado em relao a outros seguimentos empresarias.

  • 23

    4- Referncias bibliogrficas Pesquisa de campo. Modelo de material do PIM. Contedo das aulas. Material do CD-ROM. Palestras do PIM. Site Portal do Dia. Wikipdia.