outubro ´18 - turismodealbufeira.com · consta das histórias reais da minha infância, assim como...

18
outubro ´18

Upload: nguyencong

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

outubro ´18

2

CapaMesa de Albufeira - Mar de Olhos d'ÁguaFotografia da página 4Albufeira em cores de outono, por Paulo CalhauAgenda do Município de AlbufeiraGCRPRI – Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Relações InternacionaisCâmara Municipal de AlbufeiraRua do Município, Cerro Alagoa - 8200-863 AlbufeiraRedação e composição: Luísa MonteiroFotografia: Rui Gregório | Pedro Dias | Tatiana Louro Paginação: Rafael CoelhoDistribuição: Filomena Nascimento | Cristina Adão©Direitos reservados. No caso de necessitar de reproduzir os conteúdos assinalados com ©, por favor, mencione a fonte ou contacte para [email protected] ou pelo telefone: 289 599 792.

Foi há 56 anos que o "filme mais desassombrado de todos os tempos" chegou a Albufeira, ao Cine Pax. Richard Burton foi responsável por fazer vibrar muitos corações nesta terra, especialmente o das meninas já crescidas. É que já então se ouvia o ditado: “fruto proibido, é sempre mais apetecido!”

3

ÍNDICE

Objetiva

Exposições sobre a I Grande GuerraEditorial

António do Nascimento Bispo - Um Albufeirense em La Lys"Introspeção, Vida e Obra" de Francisco Piçarra

Ciclo "Música e Natureza"

Exposição de João Cláudio da Silva

Encontro de Bandas Filarmónicas

"Albufeira por Artur Pastor"

Grande Noite de Fado SolidárioCampeonato Sul de Ralis

XXII Exposição de Motos Antigas

Clube de Leitores: António Lobo Antunes

Comédia "Porta a Porta"

Contos ao Entardecer

XIII Aniversário da FUETE

Cinema: Rudolfo, o gatinho pretoSábados MágicosMiúdos ZENRota dos PetiscosMercados MunicipaisCaminhadas ao Luar

Tabela das MarésRecolha de Sangue

Informações Úteis

4 a 31

Dias 5

4

6

7

8

9

10

10

11

11

11

12

12

12

13

13

13

14

15

15

16

15

17

9

9

1 a 29

Até 20

Até 16 dez

14

26

6

13 e 14

20

19

13 a 27

27

4 out a 4 nov

às 4ªs-feiras

20

14

21

12

4

4

5

Atendimento aos munícipesPresidente José Carlos Martins Rolo| segunda-feira das 8h00 às 10h00 | Marcação: sexta-feira antecedenteVice-Presidente Ana Pífaro| quarta-feira das 09h30 às 12h30 | Marcação: segunda-feira antecedenteVereador Rogério Neto| quarta-feira das 9h30 às 13h00 | Marcação: segunda-feira antecedenteVereadora Cláudia Guedelha| quarta-feira das 9h30 às 12h30 | Marcação: segunda-feira antecedente

Albufeira não tem par!

Neste mês de outubro damos destaque às exposições que irão ter lugar na nossa terra. Uma delas é sobre a I Grande Guerra e a todos nós diz respeito. No meu caso, recordo-me que um dos meus avôs, sendo um dos combatentes dessa maldita guerra, muitas histórias me transmitiu desse tempo. Consta das histórias reais da minha infância, assim como outros casos em que se lamentava a má sorte deste ou daquele, de como vieram destroçados, “esgazeados”, ou seja uns “outros”. Não obstante, tal participação nessa nefasta fase da história europeia, faz-nos sentir com a distância dos anos, um certo orgulho nos nossos antecedentes, um enorme respeito por esses nomes em português, e uma pena imensa pelo sofrimento a que a loucura e a ambição levaram. No caso dos rapazes e homens de Albufeira, cabe-me um justíssimo louvor a todos eles e um grande agradecimento aos seus familiares pela sua colaboração. A outra exposição é sobre um grande pintor: Piçarra. Albufeira tem excelentes pintores e este património ninguém nos tira. Não possuímos grandes catedrais, nem monumentos que nos identifiquem pela sua unicidade, mas temos valores inquestionáveis: e um deles é o do legado que os nossos pintores nos deixam.

A par de Samora Barros, de Bailote, outros se vão juntando, como é o caso de Piçarra, um pintor incansável e responsável pela figuração de Albufeira em milhares de lares, dentro e fora do nosso país. Conto, por isso, com o vosso entusiasmo pela arte de um genuíno filho da terra.De resto, outubro traz-nos o outono e as cores que anunciam o fim de um ciclo na natureza. É bom, pois um novo ciclo com vista ao renascimento se anuncia e, espero eu, que seja o anúncio de uma Albufeira cada vez mais capacitada para acolher, para sorrir e para poder proporcionar a quem nos visita a possibilidade de nos conhecerem melhor, porque Albufeira… Albufeira não tem par!Um bom mês e espero poder encontrar-vos por aqui.

José Carlos Martins RoloPresidente da Câmara Municipal de Albufeira

EDITORIAL

6

EXPOSIÇÕES SOBRE A I GRANDE GUERRA

O Espaço Multiusos de Albufeira acolhe ao longo de quase todo o mês de Outubro, duas exposições: uma intitula-se “De lágrimas e de lama – 14-18 nos olhos de um soldado” e é da responsabilidade da associação Cívica, dirigida por Paulo Marques, presidente daquela associação de portugueses em França. A outra exposição é da responsabilidade do Arquivo Histórico de Albufeira e tem por título “A marchar para as trincheiras – relembrar 1914-1918”, a qual demonstra a participação dos albufeirenses na I Grande Guerra. Esta exposição compreende não só os nomes daqueles que andaram na Guerra, como também inclui relatos contados por familiares. Quanto à exposição com curadoria da Cívica, ocupa 100 m2 e as fotografias são em estereoscopia, uma técnica fotográfica que procura simular a sensação de profundidade espacial que os nossos olhos fazem naturalmente. A sensação de visão tridimensional é uma consequência do cruzamento de duas imagens semelhantes que criam noções de profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos. O que a fotografia estereoscópica faz é captar duas imagens distintas que mostrem o que dois olhos veriam e que depois, ao uni-las através de um visor com lentes prismáticas, formam uma só imagem com esse efeito 3D: “A Terceira Imagem”. Nesta exposição, as fotografias foram tiradas durante a guerra 1914-1918, nas trincheiras, testemunhando das condições dos soldados nas mesmas.

"De lágrimas e de lama – 14-18 nos olhos de um soldado" e "A marchar para as trincheiras – relembrar 1914-1918"De 4 a 31 de OutubroSegunda a Sexta, 9h30 às 17h00 (Encerra entre as 13h00 e as 14h00)Fins de Semana 14h00 – 19h00Espaço Multiusos de Albufeira

7

Tinha mau feitio na bebida. O meu pai dizia que o mau feitio dele se devia a ter sido gaseado na Grande Guerra. A esta distância, com ou sem os gases da guerra, acho que o meu avô sempre foi um rebelde. Esteve em Angola e em França, entre 1915 e 1919, tendo passado pela Madeira na viagem de ou para Angola. Regressou a Albufeira quando muitos que o conheciam de antes o julgavam morto pelas terras de França. De facto, a família chegou a pôr luto por ele, porque foi dado como desaparecido após a batalha de La Lys. Entre os que puseram luto esteve o meu bisavô viúvo, de quem era o único filho, e esteve a minha avó, Elisa, namorada de antes da guerra. À data do regresso tinha 24 anos. [...]Pescador nas horas vagas, viveu entre o cemitério e a Orada, por cima da praia do Biqueirão, [...] a qual se erguia a casa onde criou os dois filhos. Era a única casa entre a vila e a Orada. [...]Na Grande Guerra, em França e após uma breve passagem pelo hospital, participou na Batalha

de La Lys de onde só regressou depois da guerra acabar por ter sido feito prisioneiro. Esteve num campo de prisioneiros, fortemente guardado pela tropa alemã, cercado de arame farpado. Meu avô contava ter visto prisioneiros serem mortos pelo simples facto de se aproximarem demasiado do arame farpado. Também durante o seu cativeiro terá sido submetido a trabalhos forçados e contava que a sede e a falta de água eram tantas que bebiam a água das poças, filtrando-a com um lenço.[...] Um dia foi enterrar prisioneiros e reparou que um deles levava umas belas botas de cano alto, enquanto ele andava com sapatos sem solas. Perguntou ao alemão que supervisionava a operação se podia tirar as botas ao morto, a quem não faziam falta, presumo que na linguagem gesticular universal, o alemão riu-se e acenou que sim, imaginando que o meu avô não seria capaz de descalçar o morto. Contava que lhe meteu um pé na virilha e à força se muito sacudir e estrebuchar, e para admiração do alemão, lá conseguiu um belo par de botas.A história mais luminosa que recordo diz respeito à sua passagem pelo hospital, meses antes da Batalha de La Lys. Não sei que motivo o levou ao hospital. Contava meu avô que a Rainha D. Amélia, então no exílio em França e que durante a Grande Guerra exerceu funções de enfermeira, terá um dia passado pelo hospital. À pergunta se havia ali portugueses indicaram-lhe a cama do meu avô. [...]

Testemunho do neto de António do Nascimento Bispo

ANTÓNIO DO NASCIMENTO BISPO- UM ALBUFEIRENSE EM LA LYS

8

Mais do que uma exposição de pintura, esta mostra é uma homenagem póstuma a um pintor – Francisco Piçarra - que sentiu a sua terra, Albufeira, como ninguém e, ao longo da vida, foi transpondo para a tela a sua visão artística com uma sensibilidade estética impressionante.Autodidata, cedo se destacou no conhecimento e aplicação dos materiais que viria a utilizar com mestria na execução das suas obras.Ainda adolescente deixou-se inspirar pelas extraordinárias belezas naturais da sua terra natal.Aos 15 anos já colocava nos seus quadros as impressões que colhia do mundo que o rodeava, as vivências que o seu ego de artista experimentava diariamente no contexto da então “vila branca em mar azul” do século passado, numa proximidade muito intensa com a natureza e as gentes e efeitos que nela fervilhavam.A maturidade artística surgiu-lhe cerca dos 22 anos de idade quando cumpria o serviço militar obrigatório. Data dessa época um conjunto de quadros sobre temas castrenses ainda hoje expostos no Quartel de Tavira.Albufeira, a sua arquitetura típica, o branco e as formas do seu casario, os barcos de pesca, o mar – constituem, contudo, o seu tema de eleição.Obras suas enriquecem coleções particulares nos quatro cantos do mundo.

1 a 29 de outubroSegunda a sábado das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30(Encerra aos domingos e feriados) Galeria de Arte Pintor Samora Barros

EXPOSIÇÃO "INTROSPEÇÃO, VIDA E OBRA"DE FRANCISCO PIÇARRA

9

AINDA PARA VER: JOÃO CLÁUDIO DA SILVA

João Cláudio da Silva estudou na escola supe-rior de Artes Aplicadas de Poitiers (França). Abriu o seu primeiro Atelier em 1980 nessa mesma cidade. Designer gráfico, pintor, aquare-lista, escultor, ensina também as artes plásticas em vários centros culturais e escolas. As suas obras são expostas em França, Portugal, Itália e foi convidado no espaço “St-Bernardin” no Can-net, “les Bains douches” em Antibes, no Consu-lado Geral em Paris e também na Universidade “La Sapienza” em Roma. Alguns colecionadores adquiriram suas obras na França, Alemanha, China, Portugal e outros.

Exposição de Pinturade João Cláudio da Silva Até 20 de outubro Galeria Municipal de Albufeira João BailoteTerça a sábado das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 |Encerra domingo, segunda e feriados.

14 de outubro – 8h00XXII Exposição de Motos Antigas Parque de estacionamento do Padernense Clube, PaderneOrganização: Associação de Motociclistas Vagabundos Lusitanos

... E “ALBUFEIRA POR ARTUR PASTOR”Uma exposição que pretende mostrar parte do percurso de Artur Pastor e prestar-lhe uma homenagem pelo legado de imagem que deixou para o concelho de Albufeira.

Com abertura às 8h00, promete muita animação, feira de velharias e almoço a partir das 13h00.

Exposição “ALBUFEIRA por ARTUR PASTOR”Até 16 de dezembro Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira O mar e as suas gentes09h30 -12h30 | 13h30 -17h30 (3ª, sáb., dom. e fer.) 09h30-17h30 (4ª) / 14h00 -22h00 (4ª, 5ª e 6ª)Arquivo Histórico| Locais com história09h00 -12h30 | 13h30 - 17h00 (2ª a 6ª)

XXII EXPOSIÇÃO DE MOTOS ANTIGAS

10

COMÉDIA “PORTA COM PORTA”

Uma comédia divertida escrita por Lázaro Matheus, com Sofia Alves e João de Carvalho e direção de Celso

Cleto. Rute resolve comprar um apartamento novo num edifício de prestígio. Tony é o proprietário que vai ocupar o apartamento do lado, Porta com Porta e está longe de ser o vizinho ideal. Os problemas acontecem

logo no primeiro encontro.

4 de outubro – 21h30Comédia “Porta com Porta” Sofia Alves e João de CarvalhoAuditório Municipal de Albufeira M/16 anos | € 5,00 Bilhetes: CMA/CIAC e Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00-13h00; 14h00-16h00) Auditório Municipal de Albufeira, no dia do espetáculo das 19h30 às 21h15Informações/reservas: 289 599 645

12 de outubro – 21h00Espetáculo Comemorativo do XIII Aniversário da Academia

FUETE – Academia de Dança de AlbufeiraAuditório Municipal de Albufeira

M/6 anos | Entrada livre

DANÇA - XIII ANIVERSÁRIO DA FUETE

11

CICLO “MÚSICA E NATUREZA”DOIS SÉCULOS DE MÚSICA FRANCESA

ENCONTRO DE BANDAS FILARMÓNICAS

GRANDE NOITE DE FADO SOLIDÁRIO

26 de outubro – 21h30Ciclo “Música e Natureza”Dois Séculos de Música FrancesaOrquestra Clássica do SulAuditório Municipal de AlbufeiraBilhetes: 5€

Programa RAMEAU Les Indes Galantes – Entrée les Sauvages Danse du grand calumetMenuetsChaconneDEBUSSY Children´s Corner (orquestração de Caplet) GOUNOD Sinfonia nº 1

Rui Pinheiro Maestro Titular

A Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne vai realizar no dia 21 de outubro o seu Festival de Bandas. Além da Banda Fi-larmónica de Paderne, recebemos a Banda Filarmónica Portimonense e a Banda Filar-mónica de Odemira. A receção às Bandas terá lugar nas rua de Paderne pelas 11h00, com as arruadas pelas ruas de Freguesia. Os concertos iniciam pelas 16h00 no Audi-tório Municipal de Albufeira.

A Nuclegarve realiza a " Grande Noite de Fado Solidá-rio" com Fernanda Ribeiro, Francisco Goudinho, Helena Rodrigues, Vítor Palmeiro, Gisela Martins, Horácio Pinto, Rita Luz e os Músicos: Jorge Franco e João Arrobe. Jantar incluído.

6 de outubro - 19h30Pavilhão da Nuclegarve, Fontainhas

21 de outubro – 16h00Auditório Municipal de AlbufeiraM/6 anos, Entrada livreApoio: Município de Albufeira

12

O próximo encontro do Clube de Leitores de Albufeira será a 25 de outubro, às 21h30, e a obra a ser discutida é O meu nome é legião de António Lobo Antunes. Os encontros terão o número máximo de 15 participantes e servirão para falar de um determinado livro, escolhido e distribuído previamente pelo bibliotecário/ mediador, para ser lido por todos os membros.

CAMPEONATO SUL DE RALIS

CLUBE DE LEITORES DE ALBUFEIRA

AGENDA DOS MIÚDOS

O meu nome é LegiãoClube de Leitores de AlbufeiraBiblioteca Municipal Lídia Jorge

19 de outubro – 18h00Contos ao entardecer Biblioteca Municipal Lídia JorgeLeitura animada para crianças dos 4 aos 10 anos e respetivas famílias, às 18h, no setor infantil da biblioteca municipal Lídia Jorge.Entrada livre.

13 e 14 Outubro - Campeonato Sul de RalisAv.ª dos Descobrimentos

(entre os Bombeiros e a rotunda dos relógios)

Mais um momento emocionante! O Campeonato Sul de Ralis vai ter o momento “Super

Emocionante” a 13, às 21h00, na Avenida dos Descobrimentos. No dia 14, as máquinas vão

competir a partir da Guia (10h00 -11h40h; 13h40), Ferreiras (10h15 - 12h00; 14h00) e

Paderne (10h35 - 12h20; 14:20h) . A não perder. Organização do CAS e do Município de Albufeira.

13

Leitura animada para crianças dos 4 aos 10 anos e respetivas famílias, às

15h, no setor infantil da biblioteca municipal Lídia Jorge.

Entrada livre.

Miúdos Zen: a próxima sessão é no dia 27 de outubro, às 10h30. As sessões são mensais, gratuitas e estão limitadas a 10 participantes. As inscrições são obrigatórias e deverão ser feitas ao balcão da biblioteca, através do 289599507 ou através do e-mail [email protected]

27 de outubro – 10h30Meditação / mindfulness para crianças Biblioteca Municipal Lídia Jorge

MIÚDOS ZEN

14 de outubro – 15h00 “Rudolfo, O Gatinho Preto” Cinema para InfânciaAuditório Municipal de AlbufeiraM/6 anos, Animação, 89 minutosEntrada livre

CINEMA “RUDOLFO, O GATINHO PRETO”

SÁBADOS MÁGICOS

13 e 27 de outubro – 15h00Biblioteca Municipal Lídia Jorge

14

ROTA DO PETISCO

Sugar Rabbit KafféRua Latino Coelho, 42Cupcake Laranjinha | Laranjinha CupcakeMenu vegetariano Restaurante OlympiqueRua Alves Correia, 15Ementa: Montadito de alheira | Toast with wild poultry sausage and quail eggRota dos Pequeninos: Chips crocantes de batata doce | Fine slices of fried sweet potato O Costa Snack-bar - Casa das BifanasEstrada dos Brejos, MontechoroEmenta: Moelas com bifaninha | Chicken offal with pork fillet Bistro GastronómicoEstrada do Brejo, MontechoroEmenta: Tiborna de cavala | Mackerel bruschetta Mar e Terra RestauranteEstrada de Santa Eulália, Urb. Telhas Verdes, lote 4, lojas G-HEmenta: Polvo à Lagareiro | Roasted octopus with olive oil and potatoes Restaurante TamarizAvenida Sá Carneiro, 26Ementa: Sopa de peixe | Fish soup Restaurante CantilRua 25 de Abril, 57 Olhos D. ÁguaEmenta: Pipis | Chicken offal stew

Belize CaféMarina de Albufeira, Passeio do Ouro, lote 3, loja 6Ementa: Pataniscas de bacalhau | Codfish cakes Tasca PortuguesaPasseio dos Oceanos, loja 5, lote 3Ementa: Carapaus alimados | Marinated horse mackerel Restaurante Snack-Bar Porto de AbrigoTravessa das Amarras, Porto de Abrigo de AlbufeiraEmenta: Raia alhada | Ray with creamy potato with coriander PaladarteRua General Humberto Delgado, 9Ementa: Ovas à Algarvia | Fish roe with Algarvian saladRota dos Pequeninos: Douradinhos | Fish fingers RamiresRua 25 de Abril,14Ementa: Espetadas de moelas | Chicken offal kebab A Casa do AvôSitío do Vale da ParraEmenta: Mão de borrego com feijão branco | Lamb foot with white beans 20ageLargo das FerreirasEmenta: Cogumelos à Bulhão Pato | Sautéed mushrooms with olive oil, garlic and coriander Pastelaria A.C.Ementa: D. Rodrigo | Regional sweetMenu vegetariano Restaurante VenezaEstrada de PaderneEmenta: Peixinhos da horta | Vegetable minnows Restaurante Moiras EncantadasRua Miguel Bombarda, 2Pratinho de porco na banha | Pork meat fried in pork fat Restaurante Snack-bar Praça NovaEmenta: Alheira em pão de alfarroba | Regional sausage with carob breadRota dos Pequeninos: Nuggets com batata doce frita | Nuggets with fried sweet potato

Esta é a maior Rota de sempre, contando com 277 estabelecimentos aderentes de 13 concelhos algarvios, nomeadamente Albufeira, que participa pela primeira vez. As propostas de petiscos, com base na gastro-nomia tradicional são a 3€ o Menu Petisco (petisco + bebida) e a 2€ o Menu Doce Regional (sobremesa + bebida). Para participar, é necessário adquirir nos esta-belecimentos aderentes ou nos Postos de Informação da Rota o Passaporte da Rota do Petisco 1€. É recebido um carimbo no passaporte em cada estabelecimento visitado. O valor reverte para apoio a projetos sociais. Ao colecionarem pelo menos 12 carimbos no Passa-porte da Rota do Petisco e após o validarem num dos Postos de Informação, ficam imediatamente habilita-dos a ganhar um prémio da Rota 2018.Existe a Rota dos Pequeninos, para os petiscadores mais jovens, e para os paladares mais requintados, há a Rota dos Chefs. Dez chefs abraçaram o desafio de confecionar ementas exclusivas inspiradas nas tradições e nos produtos da terra – o custo é o mesmo do Menu Petisco. Em Albufeira aderiram 18 estabeleci-mentos. É de 4 de outubro até 4 de Novembro.

15

OUTUBRO

Mercados1 de setembro - sábadoMercado de Paderne

2 de setembro - domingoFeira das Velharias – Olhos D`Água

Mês do Melão& Melancia

Programa:7, 14, 21 e 28 de outubro

9h00 – 13h00 Mercadinhos de Domingo

A ADSA - Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea de Albufeira dá continuidade

à campanha de recolha de sangue com mais uma sessão mensal.

Podem doar sangue todas as pessoas saudáveis, peso igual ou superior a

50 Kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira

dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

20 de outubro – 9h30 às 13h00Parque Lúdico de Albufeira

RECOLHA DE SANGUE

Uma excelente oportunidade para conviver e exercitar-se.Existem dois percursos, de 5km e de 8km. A participação é gratuita e aberta a toda a população. Participe e caminhe pela sua saúde!Informações: www.facebook.com/groups/caminhadasaoluar

Todas as quartas- feiras - 20h15Edifício da Câmara Municipal

CAMINHADAS AO LUAR

8 de outubro - segundaFeira da GuiaSítio da Pedra de Escorregar

2 e 16 de outubro - terçaMercado dos Caliços

13 e 20 de outubro - sábadoFeira das VelhariasMercado Municipal dos Caliços

9 e 23 de outubro - terçaMercado de Levante – FerreirasSítio do Tominhal

19 de outubro - sextaMercado da Guia

27 de outubro - sábadoFeira das VelhariasJunto ao Mercado das Areias de São João

16

TABELA DAS MARÉS

17

INFORMAÇÕES ÚTEIS

MissasMassesAlbufeira Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição | Segunda, Quarta, Quinta e Sexta - 09h00; Sábado - 19h00; Domingo - 10h00 e 19h00Ermida de Nossa Sra. da Orada | Sábado - 09h00 (Primeiro Sábado de cada mês)Igreja de Olhos de Àgua | Quinta-feira - 21h00; Sábado - 21h30Quinta da Balaia | Domingo - 11h30PaderneIgreja Matriz de Nossa Senhora da Esperança | Sábado e Domingo - 10h00GuiaIgreja Matriz de Nossa Senhora da Visitação | Domingo - 10h30Ferreiras Igreja Paroquial de S. José | Domingo - 16h00

Farmácias de ServiçoPharmacies on Duty

ALVES DE SOUSA +Av. da Liberdade Nº103 BTel.289 512 258

HOLON ALBUFEIRA +Rua das Telecomunicações Nº26 Tel.289 512 254

SANTOS PINTO +Urb.Quinta da Bellavista Lt.E1 Lj4/5Av. dos DescobrimentosTel.289 512 901

Contatos úteisUseful ContactsCâmara Municipal de Albufeira | 289 599 500Bombeiros Voluntários de Albufeira | 289 586 333 Guarda Nacional Republicana de Albufeira | 289 590 790Autoridade Marítima / Polícia Marítima| 916 613 540

Serviço Municipal de Proteção Civíl | 289 599 503 / 694Piquete de Àguas e Saneamento | 808 202 274Intoxicações / INEM | 808 250 143APAV - Apoio à Violência Doméstica| 808 202 148

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

16

17

18

19

20

15

21

30

2922

23

24

25

26

27

28

Santos Pinto

Santos Pinto

Santos Pinto

Santos Pinto

Santos Pinto

Santos Pinto

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Holon Albufeira

Alves de Sousa

Alves de Sousa

Alves de Sousa

Alves de Sousa

Alves de Sousa

Alves de Sousa

Alves de Sousa

Alves de Sousa

Alves de Sousa

Alves de Sousa

s / mt / T

q / wq / ts / fs / sd/ s Santos Pinto

Alves de Sousa

18