ouça a reportagem “a diferença de ser diferente”, do...

1

Click here to load reader

Upload: lyquynh

Post on 02-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ouça a reportagem “A diferença de ser diferente”, do ...dpgaliza.org/troca/wp-content/uploads/2013/08/necessidades_educati... · MJSB Ouça a reportagem “A diferença de ser

MJSB

Ouça a reportagem “A diferença de ser diferente”, do programa “Este Sábado”(Antena 1) e

diga se as seguintes afirmações sobre as várias partes do texto são verdadeiras (v) ou

falsas ( f) . ( http://www.rtp.pt/blogs/programas/estesabado/?k=A-Diferenca-De-Ser-Diferente-reportagem-de-Andreia-

Brito.rtp&post=11105 )

V / F1ª parte

- A administração educativa, no intuito de integrar os alunos com necessidades educativas especiais, criou unidades técnicas e centros de recursos. - As escolas de referência destinam-se unicamente a alunos com uma determinada deficiência- Na atualidade, a denominação “educação especial” usa-se para alunos com necessidades educativas especiais.

2ª parte- Segundo o testemunho dos pais, o início do ano letivo para os seus filhos com deficiências é igual ao do resto dos alunos.

3ª parte- A Carolina e a Raquel só falam linguagem gestual.- Em casa, as meninas foram sempre encorajadas a usar a oralidade.- A DREL apenas garante às meninas os recursos necessários desde que se inscrevam numa escola para surdos. - A Segurança Social corre com a totalidade dos gastos da compra e a manutenção dos implantes cocleares.

4ª parte- Segundo o pai do Ruben e da Raquel, estes devem ser escolarizados em escolas de referência por causa das suas dificuldades educativas.- Rui Gonçalves queixa-se de que, embora a lei consagre uns apoios, na prática só se conseguem pela insistência dos diretamente envolvidos.

5ª parte- A lei não considerava os hiper-ativos “alunos com necessidades educativas especiais”.- O apoio a estes alunos é garantido enquanto as suas classificações forem boas.

6ª parte- A situação dos colégios de educação especial é muito complicada devido à ausência de alunos.

7ª parte- Pretende-se que a maioria destes alunos esteja completamente integrada na escola: mesma turma, mesmas matérias, mesmos professores...- Estes alunos atingem também o sucesso escolar.

1