oswaldo cruz cultural - ed 34

12
pela Assembleia Geral. Mas, que importa a data? Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, e isso acontece todos os dias... Especial I: Um amigo extranho !: Este conto anônimo apareceu circulando pela Internet há alguns anos, e nos pareceu pertinente sua publicação, principalmente agora, com os novos rumos dos tempos. Especial II: Templarios: Eles foram os monges prediletos de santos e papas. Mas acabaram acusados de bruxaria e sodomia. Conheça os Cavaleiros do Templo, a sociedade secreta mais badalada e poderosa da Idade Média. (extraida do texto de Álvaro Oppermann) Especial III: Pobreza dos Ricos: Nesta matéria, Cristovam Buarque, professor da Universidade Nacional de Brasilia, autor de vários livros sobre o tema da educação, faz um apelo desesperado à distribuição de renda no Brasil, digno de ser imitado. Confira!! A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade. Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não objetivos impossíveis". Em 27 de abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura de paz", se reconheceu "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo" e decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 30 de julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade. A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul- americanos), e foi aceita unanimemente 30 de julho - dia do amigo Ano VII - n 34 - Jul/Ago 2013 - Distribuição gratuita e dirigida o CULTURAL LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ OSWALDO CRUZ REVISTA Uma publicação do Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos

Upload: laboratorio-oswaldo-cruz

Post on 19-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

TRANSCRIPT

Page 1: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

pelaAssembleia Geral.

Mas, que importa a data? Amigo écoisa pra se guardar do lado esquerdodo peito, e isso acontece todos os dias...

Especial I:

Um amigo extranho !:

Este conto anônimoapareceu circulando pelaInternet há alguns anos, e nospareceu pertinente suapublicação, principalmenteagora, com os novos rumosdos tempos.

Especial II:Templarios:

Eles foram os monges prediletosde santos e papas. Mas acabaramacusados de bruxaria e sodomia.Conheça os Cavaleiros do Templo,a sociedade secreta mais badaladae poderosa da Idade Média.

(extraida do texto de ÁlvaroOppermann)

Especial III:Pobreza dos Ricos:

Nesta matéria, CristovamBuarque, professor daUniversidade Nacional de Brasilia,autor de vários livros sobre o temada educação, faz um apelodesesperado à distribuição derenda no Brasil, digno de serimitado.

Confira!!

A iniciativa para o estabelecimentode um Dia do Amigo reconhecidoin te rnac iona lmen te teve comoantecedente histórico a Cruzada Mundialda Amizade, que foi uma campanha emfavor da valorização e realce da amizadeentre os seres humanos, de forma afomentar a cultura da paz. Foi idealizadapelo médico Ramón Artemio Bracho emPuerto Pinasco, Paraguai em 1958. Apartir desta ideia, se fixou o 30 de julhocomo Dia daAmizade.

Na Argentina, a data foi criada pelomédico argentino Enrique ErnestoFebbraro. Com a chegada do homem àlua, em 20 de julho de 1969, ele envioucerca de quatro mil cartas para diversospaíses e idiomas com o intuito de instituiro Dia do Amigo. Febbraro considerava achegada do homem a lua "um feito quedemonstra que se o homem se unir comseus semelhantes, não há objetivosimpossíveis".

Em 27 de abril de 2011, durante osexagés ima qu in ta sessão daAssembleia Geral das Nações Unidas,dentro do tratamento da "Cultura de paz",se reconheceu "a pertinência e aimpor tânc ia da amizade comosentimento nobre e valioso na vida dosseres humanos de todo o mundo" edec id iu -se des ignar como DiaInternacional da Amizade o 30 de julho,em concordância com a proposta originalpromovida pela Cruzada Mundial da

Amizade. A iniciativa foi apresentadaconjuntamente por 43 países (incluindo oBrasil e quase todos os países sul-americanos), e foi aceita unanimemente

30 de julho - dia do amigo

Ano VII - n 34 - Jul/Ago 2013 - Distribuição gratuita e dirigidao

CULTURALLABORATÓRIO

OSWALDO CRUZ

OSWALDO CRUZREVISTA

Uma publicação do Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos

Page 2: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

2

A vida dá muitas voltas, sendo muitobom que assim seja. O povo estáacostumado a falar -quando encontraa l g u é m c o n h e c i d o , e m l u g a rinsuspeitado-

.

Aconteceu isso comigo: alguém quenão via há muito, reapareceu com estaproposta que achei maravilhosa. Nosque também temos uma ONG que tratada saúde, o ,sabemos o quanto é importante doarvida. Daí o nome deles, daí o nossonome!

Fazemos votos para o sucesso destaempreitada e nos colocamos àdisposição para ajudar no que fornecessário. Esperamos que você faça omesmo.

Acesse o site econfira!! Vale a pena...

A Associação Doe Vida é umaentidade que foi oficialmente inauguradaem 16 de Agosto de 2003, surgindoatravés da observação da necessidadede se realizar e se solidificar um trabalho

«nossa, como o mundo é

pequeno!» Eu sempre digo que omundo não é pequeno: nos é quesomos grandes!

MOVIMENTO VIDA

Apresentação

www.doevida.org.br

a nível contínuo e permanente deconscientização da população a respeitodo tema: Doação e Transplantes deÓrgãos e Tecidos Humanos.

Este trabalho faz-se necessário paraque o público em geral tenha maisoportunidades de acesso às informaçõesr e l a c i o n a d a s a o t e m a econseqüentemente, possam entendermelhor como funcionam todas estasquestões, além de desmistificar o queeventualmente pode ter sido malcolocado e/ou interpretado, o que trazangústia e colabora para que o tema sejatratado como um tabu social.

A pretensão maior é colaborar paraum entrosamento deste tema com todosos indivíduos interessados, tirandodúvidas, esclarecendo, orientando.Sabemos que cada ser humano é umagente multiplicador de informações eque, a partir do momento em que se tema possibilidade de compreender certoassunto, podemos transmiti-lo aosdiversos contextos sociais nos quaisestamos inseridos. No caso da Doaçãode Órgãos, isto é de fundamentalimportância, pois, a partir do momentoem que isso acontece, temos aoportunidade não só de esclarecer etransmitir as informações aos nossosfamiliares e amigos, mas também dedecidir se somos ou não doadores deórgãos, e de entender que, na condiçãode seres humanos, todos estamossujeitos a passar por qualquer situação,inclusive no que diz respeito ànecessidade de um transplante deórgãos (tal como os 70.000 brasileirosque aguardam na fila atualmente).

Atualmente, a Associação Doe Vidasobrevive da arrecadação de verbas coma venda de camisetas e outros produtoscom nossa logomarca, além dedoações esporádicas de pessoas quese sensibilizam com a realidade dos

Voluntariado

Expediente

Editor Geral:

Produção:

Editoração Eletrônica:

Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 4.000 exemplares

Distribuição gratuita e dirigida

[email protected] (12) 3946 3711

Dr. Enrique Giana

Departamento de Comunicação &

Marketing

Dr. Enrique Giana

* Nossas matérias são extraídas de Internet.

www.oswaldocruz.com

pacientes carentes que fazemhemodiálise e necessitam tanto decestas básicas, quanto de medicaçõesou suplementos alimentares.

Tem o apoio da Prefeitura Municipalde Holambra/ SP, a qual cedeu as atuaisinstalações da Sede Oficial para arealização dos trabalhos.

Não possuímos e nem pleiteamosqualquer tipo de verba pública, emvirtude, principalmente, do descréditode algumas Organizações Não-Governamentais no que se refere àaplicação e/ou destinação das citadasverbas públ icas. Entretanto, éimportante ressaltar que não se trata degeneralizar, pois com certeza tambéme x i s t e m e n t i d a d e s s é r i a s ecomprometidas com o trabalho ao qualse propõem.

Como se constitui o trabalho de umvoluntário da ONG DOE VIDA:

- Estudo sobre o tema, a fim deo r i e n t a ç ã o , e x p l i c a ç ã o econseqüentemente, o incentivo àdoação de órgãos e tecidos humanosem sua área de atuação;

- T o d o v o l u n t á r i o é ,obrigatoriamente, seguidor das normasde conduta da Entidade;

- Em sua área de atuação, poderá,ante prévia autorização da Diretoria,confeccionar material informativo, a fimde facilitar o trabalho em questão,subentendendo-se que o citadomaterial deverá ser adquirido em nívelde doação.

- Arrecadar, ante prévia autorizaçãoda Di re to r ia , ces tas bás icas ,medicamentos e qualquer outra doaçãoque possa vir a beneficiar os pacientescarentes em hemodiál ise e/outransplantados.

Seja um voluntário,contribua com esta causa!

Editorial - DOE VIDA!

«A VIDA DEVIA SER BEM MELHOR...E SERÁ!»

Page 3: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

3

Este conto anônimo apareceucirculando pela Internet há algunsanos, e nos pareceu pertinente suapublicação. Lá vai!!

Alguns anos depois que nascimeu pai trouxe para nossa casa umcara estranho com o qual seencontrou no centro da cidade.Papai ficou fascinado com ovisitante, e logo o convidou para ficarmorando em nossa casa. Oestranho logo foi aceito comomembro da família e estava sempreperto de nós.

Cresci, mas nunca questionei olugar que ele ocupou em nossacasa. Pra mim, ele tinha um cantinhoespecial. Meus pais eram meusmestres suplementares: Mamãe meensinava a ver a diferença entre obem e o mal, e papai me ensinou aobedecer. Mas, o estranho… Ele eraum grande contador de histórias.Mantinha-nos atentos durante horassem fim contando suas aventuras,mistérios e anedotas.

Quando eu queria conhecersobre política, história ou ciência elesempre tinha as respostas pra mim;entendia o tempo presente e sabiaprever o futuro! Foi ele que nos levoua gostar de futebol. Fazia-nos rir echorar. O estranho nunca parava defalar, mas papai não se importavacom ele.

Às vezes mamãe se levantavada sala calada e nos deixava aliouvindo o que o estranho tinha a nosdizer. Ela ia pra cozinha e ficava láquieta (Hoje não sei se ficava orandopara que o estranho fosse emborade nossa casa).

Papai nos governava com muitasconvicções morais, mas o estranhonunca o levou a sério. Nenhuma

coisa mundana entrava lá em casa –não trazidas por nós, nossos amigosou parentes. Mas, nosso visitanteque se instalou na casa, sempredizia uma ou outra palavra de quatroletrinhas que fazia nossos ouvidosqueimarem, papai tremer e mamãeenrubescer.

Papa i não pe rm i t i a quebebêssemos bebida alcoólica, maso estranho nos encorajava a bebersocialmente. Comentava que oscigarros eram coisa boa e que oscharutos melhores ainda. Falavalivremente – com muita liberdade –sobre sexo. Seus comentários eramàs vezes rudes, outras vezessugestivos e por vezes nosdeixavam envergonhados.

Ho je en tendo que meusp r i m e i r o s c o n c e i t o s s o b r erelacionamentos foram fortementeinfluenciados pelo estranho. Porqueele sempre se opunha aos valores

de meus pais, e mesmo sendorepreendido nunca foi embora denossa casa.

Já se passaram mais decinqüenta anos desde que oestranho veio morar conosco. Hojejá não exerce tanto fascínio sobrenós como no passado. Mas, se vocêfor à casa de meus pais oencontrará no quarto do casal,tranquilo, esperando que alguémlhe dê atenção ao que quer falar emostrar.

Quer saber seu nome?Nós o chamávamos de

. E me preocupo de comoserão os seus netos!

Hoje está casado. Suamulher se chama .

O nome do seu primogênito é.

O segundo filho é o , ...eos que virão?

Televisor

Nota:“computador”

“celular”“Ipod”

Especial IporDiretor Presidentedo Laboratório Oswaldo Cruz

Dr. Héctor Enrique Giana

Tem um estranho na minha casa

Page 4: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

Evoca-se como origem dessa data aBabilônia, onde, há mais de 4 mil anos,um jovem chamado Elmesu teriamoldado em argila o primeiro cartão.Desejava sorte, saúde e longa vida a seupai.

A história mais conhecida emcomemoração ao dia dos pais é a deWill iam Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeusua esposa quando os seis filhos eramainda bem pequenos, criando-ossozinho. Sua filha Sonora Smart resolveuhomenageá-lo, no ano de 1909, em razãoda admiração que sentia, por este terdedicado sua vida aos filhos e terconseguido criá-los muito bem. A dataescolhida foi a de nascimento de Willian,dezenove de junho. O interesse pela datadifundiu-se da cidade de Spokane paratodo o Estado de Washington e daítornou-se uma festa nacional. Em 1972, opresidente americano Richard Nixonoficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).

A data passou a ser comemorada noBrasil a partir de 1953. Várias entidadesda imprensa se juntaram a fim dep r o m o v e r u m c o n c u r s o o n d ehomenageariam três tipos de pais: o pai

4

com maior número de filhos, o pai maisjovem e o pai mais velho. Os vencedoresforam um pai com trinta e um filhos, umpai de 16 anos e um pai com 98 anos.

SegundoAilton Carlos, Ser pai é...Ser pai é mais do que somente

cumprir um papel dentro da família e dasociedade.

Ser pai é acima de tudo ser o amigode todas as horas... é estar semprepróximo, acessível, buscando sempreestar presente na vida do filho.

Ser pai é uma missãodivina, que coloca o serhumano próximo de seucriador, pois assim comoo Ser Supremo que nosguia, o pai deve ser o faroldentro da vida de seusfilhos, encaminhando-osno difícil trilhar dessaexistência.

Ser pai é aceitar asresponsabilidades queultrapassem o limite desuas forças, mas mesmoarquejado pelo peso queo sufoca se ergue

empedernido e supera, sempre lutandoe alcança a vitória.

Ser pai é além de educar estarconstantemente ao lado de seus filhos,a b d i c a n d o m u i t a s v e z e s d eresponsabilidades para desfrutar umjogo de bola, brincar de carrinhos,empinar pipas, andar de mãos dadas...

Ser pai é vencer o cansaço de umdia de trabalho e com o coração em festasentar com o filho para ver um desenhoanimado, uma prosinha maneira, ouví-lofalar de seus aprendizados de vida, talcomo eu ouvi meu filho dizendo a muitosanos atrás, como: "Pai, a "tia" nosensinou hoje que primeiro deve estarsempre a obrigação depois a diversão".

Ser pai é vivenciar os gatinhar deseu filho, recordar-se de suas primeiraspalavras e muitas vezes gargalharquanto a palavra dita lhe causa umsobressalto.

Ah... O tempo passa os primeirospassinhos transformam-se em largaspassadas e o garoto que um dia era umpirralho hoje lhe ultrapassa a altura.

Sim a missão é pesada e difícil, masa recompensa virá no êxito do filhoamado, no despertar e ver o homem quevocê criou.

soluções na área da saúdeTelefone: (012) 3931-9585 / 3933-4177e-mail: [email protected]

Praça Cândida M. Sawaya Giana, 128

Jardim Nova América - CEP. 12243-003

(12) 3946 3711São José dos Campos - SP -

Recepção confortável

Dia dos pais - segundo domingo de agosto

FELIZ DIA, PAPAI!!

Page 5: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

5

A vitamina D evita a depressão,osteoporose, câncer da próstata, câncerda mama e, até mesmo efeitos dodiabetes e da obesidade.

A vitamina D é talvez o nutrientemais subestimado no mundo danutrição. Isso é provavelmente porque é“gratuita”: seu corpo a produz quando aluz solar atinge a sua pele.

As empresas farmacêuticas nãopodem lhe vender a luz solar, por issonão há promoção dos seus benefícios àsaúde.A maioria das pessoas não sabe destesfatos verdadeiros sobre a vitamina D:1. A vitamina D é produzida pela pele emresposta à exposição e radiação ultravioletada luz solar natural.2. Os saudáveis raios de luz solar natural quegeram a vitamina D em sua pele nãoatravessam o vidro e, por isto, seu organismonão produz vitamina D quando você esta nocarro, escritório ou em sua casa.3. É quase impossível conseguir quantidadesadequadas de vitamina D a partir da dieta. Aexposição à luz solar é a única maneiraconfiável para seu corpo dispor de vitaminaD.4. Seria necessária a ingestão diária de dezcopos grandes de leite enriquecido comvitamina D para obter os níveis mínimosnecessários de vitamina D.5. Quanto maior a distância da linha doequador e o lugar onde você vive, maior seráa exposição ao sol necessária para gerarvitamina D, pois depende do ângulo deincidência dos raios solares. Canadá, ReinoUnido, a maior parte dos EUA estão longe doequador e maior parte do Brasil está perto doequador.6. Pessoas com a pigmentação escura dapele podem precisar de 20-30 vezes maisexposição à luz solar do que pessoas de peleclara para gerar a mesma quantidade devitamina D. Por isto, também, o câncer depróstata é muito frequente entre homensnegros - é a simples deficiência generalizadade luz solar.7. Níveis suficientes de vitamina D sãoessenciais para a absorção de cálcio nosintestinos. Sem vitamina D suficiente, seucorpo não pode absorver o cálcio, tornandoos suplementos de cálcio inúteis.8. A deficiência crônica de vitamina D nãopode ser revertida rapidamente. Sãonecessários meses de suplementação de

vitamina D e de exposição à luz solar para“reconstruir” os ossos e o sistema nervoso.9. Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8)bloqueiam em 95% a capacidade do seucorpo de gerar vitamina D. É por isto que ouso constante de protetores solaresprovocam deficiência crítica de vitamina D.10. A exposição à luz solar não gera aprodução excessiva de vitamina D em seucorpo, porque ele se auto-regula e produzapenas a quantidade que necessita.11. Se a pressão firme do seu osso esternodói, você pode estar sofrendo de deficiênciacrônica de vitamina D.12. A vitamina D é “ativada” pelos rins efígado, antes de ser usada pelo organismo e,por isto, doenças renais ou hepáticas podemprejudicar muito a ativação da vitamina Dcirculante.13.A indústria de protetores solares não querque você saiba da necessidade deexposição ao sol, porque esta revelaçãosignificaria a queda nas vendas de seusprodutos.14. A vitamina D é um poderoso “remédio”

que o seu próprio corpo produz inteiramentede graça e sem necessidade de prescriçãomédica!15. Algumas substâncias denominadas“antioxidantes” aceleram muito a capacidadedo organismo para lidar comluz solar, sem que ela nosprovoque danos, tambémpermitem que você fiqueexposto ao sol duas vezesmais tempo sem danos. Ume x e m p l o d e t a i sa n t i o x i d a n t e s é aastaxantina, poderoso “filtrosolar interno”. Outras fontesde antioxidantes similaressão algumas frutas (açaí,romã, mirtilo, etc.), algumasalgas e alguns crustáceos domar (camarão, “krill”, etc.)

A osteoporose é geralmente causadapor falta de vitamina D que provocadeficiência na absorção de cálcio.* A deficiência de vitamina D na infânciacausa o raquitismo, falta de calcificaçãodos ossos.* A deficiência de vitamina D podeagravar o diabetes tipo 2 e prejudicar aprodução de insulina pelo pâncreas.* Bebês que recebem a suplementaçãode vitamina D (2.000 unidades por dia)têm um risco 80% menor de desenvolverdiabetes tipo 1 durante os próximosvinte anos.* A obesidade prejudica a utilização davitamina D no organismo e obesosprecisam de duas vezes mais vitaminaD.* A depressão, a esquizofrenia e oscânceres de próstata, de mama ovário ede cólon são frequentes em pessoascom deficiência de vitamina D. Portanto,níveis normais de vitamina D previnemestas doenças.

Doenças e condições causadaspela deficiência de vitamina D:*

* O risco de desenvolver doençasgraves como diabetes e câncer éreduzido de 50% a 80% através daexposição simples, à luz solar natural 2a 3 vezes por semana.* A depressão sazonal de inverno, muitocomum nos países de clima temperado,é causada por um desequilíbrio damelatonina, devido à menor exposiçãoao sol.* A vitamina D é utilizada no tratamentoda psoríase, doença inflamatóriacrônica da pele.* Deficiência crônica de vitamina D ém u i t a s v e z e s d i a g n o s t i c a d aerradamente como fibromialgia, porqueseus sintomas são muito semelhantes:fraqueza muscular e dores.

São deficientes em vitamina D: 40%da população dos EUA, 32% dosmédicos e estudantes de medicina, 42%das mulheres afro-americanas em idadefértil, 48% das meninas de 9 a 11 anos,até 60% dos pacientes de hospitais, até80% dos pacientes do lar de idosos e76% das mulheres grávidas e 81% das

crianças delas nascidas, as quais terão,mais tarde na vida, maior predisposiçãoao diabete tipo 1, à artrite, à esclerosemúltipla e à esquizofrenia.

A exposição sensível à luz solarnatural é a estratégia mais simples, maisfácil e ainda uma das mais importantespara melhorar a saúde.

Se mais pessoas lessem estasinformações, poderíamos reduzirdrasticamente as taxas de váriasdoenças crônicas.

A exposição à luz solar é realmenteuma das terapias mais poderosas.

Não há nenhuma droga, nenhumprocedimento cirúrgico ou de altatecnologia que chegue sequer perto dosurpreendente efeito saudável da luznatural.

Estatística chocante!

O que você pode fazer:

E o melhor: você pode obtê-lo gratuitamente!!!

E o pior: é por isso quequase ninguém o divulga!

VO

SABIA

?SOBRE A ‘VITAMINA D’ E A EXPOSIÇÃO AO SOL

Page 6: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

6

In natura, de preferênciaTais componentes das frutas são

fundamentais em todos os processosbioquímicos do organismo. Se oconsumo e estoque de vitaminas eminerais não for adequado, a pessoatem dif iculdade de emagrecer,aumentar a massa magra ou trataralguma patologia. "A ingestão estárelacionada à boa saúde e à prevençãode uma série de doenças, inclusivecâncer. A quantidade sugerida diária éde três a cinco porções para os adultos,e três para crianças e idosos, depreferência variadas e in natura",destaca Flávia Morais.

Quem optar pelo suco deve saberq u e , d e s s a f o r m a , a l g u m a spropriedades importantes podem serperdidas. "Caso seja a alternativaescolhida, o líquido não deve ser coadopara que as fibras não sejamdesperdiçadas." Importante: o númerode porções tem que ser revisto pelomédico no caso de pacientes comdiabetes.

Na hora de comer, lembre-se: frutasdevem ser ingeridas com casca, quetrazem abundância de fibras eantioxidantes, principalmente quandooriundas do cultivo orgânico. Isso valepara maçã, pera, uva, ameixa, etc. As

O outono não é apenas a estaçãomarcada pela queda de folhas e flores:trata-se de uma época, também, demuita riqueza e variedade de frutas.Transição entre o verão e o inverno,apresenta características de ambos,espec ia lmente do ú l t imo, comtemperaturas amenas, massas de ar frioe grande período de seca. "Por isso, éum ótimo período para a colheita, sem oexcesso de calor e chuva do verão etampouco do frio do inverno", explicaLucianna Jardim, nutricionista da WayDiet Nutrição Exclusiva (RJ) e mestre emCiência dos Alimentos pela UFRJ(Universidade Federal do Rio deJaneiro).

Com ela concorda Flávia Morais,coordenadora de nutrição da redeMundo Verde, especia l is ta emQualidade de Alimentos e NutriçãoClínica Funcional. "O início da estaçãotraz mais cor, beleza e aroma aocardápio. É a época de colheita dasfrutas, o que proporciona queda nospreços e boa qualidade dos produtos."Então, vale aproveitar estes meses doano para incrementar a alimentação comitens ricos em vitaminas, sais minerais,fibras, substâncias antioxidantes – quecombatem o envelhecimento precocedas células – e água.

cascas de abacaxi e melancia podemser usadas em sucos ou receitas dereaproveitamento de alimentos. "Ou,então, seja criativo e rale a casca damelancia na salada, por exemplo",sugere Lucianna Jardim.

Em relação ao melhor horário paraconsumo, as especialistas informamque é variável mas, na dúvida, valeinserir no café da manhã e nos lanchesintermediários. "A vitamina C auxilia naabsorção de ferro. Então, se estivermosfalando de crianças ou adultos comanemia, indicamos uma fruta pequena,que contenha esta vitamina, comosobremesa. Por outro lado, como asfrutas fermentam, há pacientes que sesentem mal ao ingeri-las após arefeição, pois a digestão fica mais lenta.A l i m e n t a ç ã o é a l g o m u i t oind iv idual izado e só podemosprescrever após uma avaliaçãocompleta", diz a nutricionista da WayDiet.

no café da manhã e noslanchinhos entre as refeições,acrescente grãos e sementes às frutas.Vale chia, quinoa, amaranto, aveia,linhaça. "Fica gostoso e aumenta oconteúdo de fibras e nutrientesfuncionais", salienta Lucianna Jardim.Para quem gosta de um docinho, vai oalerta: quando cozidas ou acrescidas deaçúcar, como no caso das compotas,elas podem perder parte de seu valornutricional e acrescentar calorias aoprato, conforme explica Flávia Morais.

Só para se ter ideia, até ao sercortada a fruta perde vitaminas! E,embora o processo térmico de assartambém reduza alguns nutrientes, não éproibido fazê-lo. "Se o paciente garanteum bom consumo durante o dia, nãotem problema preparar a fruta de formadiferente. Muitas vezes, é um ótimocaminho para a alimentação não ficarmonótona. Uma banana assada com

Inclua no café e no lanche

Consuma imediatamente

Dica:

Não há um horário específico consumir frutas, vale incluí-las no café da manhãe nos lanches intermediários.

Conheça os benefícios das frutas de

Page 7: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

7

canela, óleo de coco, lascas de cocofresco e cacau são uma delícia paralanche ou sobremesa. Equilíbrio é osegredo", diz Lucianna Jardim.

no caso de sucos e chás, oconsumo deve ser imediato. "Eles têmsua carga de nutrientes reduzida nomomento em que a fruta é batida ou ochá é preparado", adverte Jardim.Algumas vitaminas, como a C, volatizamcom facilidade: quando você corta aomeio uma laranja ou um limão, porexemplo, já se inicia o processo deoxidação. "Muitas vezes, a pessoa faz osuco com muita antecedência e, assim,deixa de absorver nutrientes. Então, ficao alerta: ele deve ser o último item a serpreparado antes da refeição."

Maçã, maracujá, abacaxi e laranjasão algumas boas opções para comporreceitas de chás aromáticos, sugereFlávia Morais. Já as frutas avermelhadassão ricas em antioxidantes comoantocianinas e flavonoides, além deconcentrarem alto teor das vitaminas C eE. "Assim, neutralizam a ação dosrad ica is l i v res , combatendo oenvelhecimento precoce e reduzindoriscos de diabetes, câncer e doençascardíacas, enquanto favorecem funçõescerebrais, imunidade e visão".

Atenção:

Veja algumas frutas ideais paraserem consumidas no outono

CAQUI: tem betacaroteno, que atua comoantioxidante e combate a formação deradicais livres, além de cálcio e ferro.Essencial para a saúde e beleza de unhas ecabelos, favorece a visão e auxilia odesenvolvimento ósseo. Além disso, retardao envelhecimento precoce do organismo.

A B A C AT E :

BANANA:

r i c o e m g o r d u r a smonoinsaturadas, fibras, ácido fólico epotássio. Mantém bons níveis do bomcolesterol (HDL), combate o colesterol ruim(LDL), que pode entupir as artérias, reduz orisco de doenças do coração e forneceenergia. Devido ao alto teor calórico, deve serconsumido com moderação e sem açúcar.

fonte de potássio, nutrienteimportante para a contração dos músculos econtrole da pressão arterial. Contémtriptofano, que está relacionado à produçãode serotonina, neurotransmissor relacionadoao bem-estar. Rica em vitamina B6 e fibras e,por isso, benéfica para a digestão, alivia erestaura o intestino após a prisão de ventreou a diarreia. Também protege contradoenças cardíacas e evita o acúmulo deplacas nas artérias.

ABACAXI:

LARANJA:

MAÇÃ:

excelente fonte devitaminas A, B1 e C, cálcio, manganês,potássio, ferro, fibras e água. Contém umaenzima chamada bromelina que atua nadigestão e na redução de inflamações. Comleve ação diurética, apresenta fibrassolúveis, controla os níveis de colesterol nosangue e ajuda quem tem pedra nos rins,hipertensão arterial e anemia.

com vitamina C, cálcio,fósforo e ferro, melhora a imunidade e trazvários antioxidantes, que ajudam a reduzircolesterol e inflamações. Sua casca brancainterna contém fibras solúveis capazes defavorecer o emagrecimento e reduzirproblemas intestinais.

oferece vitaminas A, B e C,fósforo, cálcio, ferro e potássio, o que lhegarante propriedades anti-inflamatórias,digestivas, diuréticas e depurativas. E,como também é adstringente, beneficia agarganta e as cordas vocais. Sua casca tempectina, um tipo de fibra que reduz ocolesterol. Ajuda a evitar a constipaçãointestinal, retarda o envelhecimento dascélulas, regula o sistema nervoso e protegea saúde da pele. Poderosa comoantioxidante, estudos indicam que previne ocâncer. A fruta também tem altos níveis dequercetina, anti-inflamatório que diminui orisco de problemas cardiovasculares.

outono e como aproveitá-las melhor

Page 8: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

8

No dia 18 de março de 1314, Parisamanheceu nervosa. Jacques de Molay,grão-mestre da Ordem dos Templários,iria para a fogueira. O condenado àmorte pediu duas coisas: que atassemsuas mãos juntas ao peito, em posiçãode oração, e que estivesse voltado paraa Catedral de Notre Dame. No caminho,parou e fitou os dois homens que ohaviam condenado: o rei Filipe, o Belo, eo papa Clemente 5º. Rogou-lhes umapraga: “Antes que decorra um ano, eu osconvoco a comparecer perante o tribunalde Deus. Malditos!” Depois disso, calou-se e foi queimado vivo.

As chamas que consumiram DeMolay também terminaram com umaépoca, da qual o grão-mestre foi oderradeiro símbolo: a das grandessociedades secretas da Idade Média.Nenhuma foi tão poderosa quanto aOrdem dos Pobres Cavaleiros de Cristoe do Templo de Salomão – nomecompleto dos templários. “Enquanto oclero e a nobreza se engalfinhavam naluta pelo poder, os templários, sem deverobediência senão ao papa, desfrutavamde uma independência sem par”, diz ohistoriador britânico Malcolm Barber,autor de A History of the Order of theTemple (“Uma História da Ordem doTemplo”, inédito no Brasil).

TROPADE ELITEA ordem foi fundada em Jerusalém,

no ano de 1119. Seu propósito era darproteção aos peregrinos cristãos naTerra Santa. A cidade tinha sidoconquistada pelos cruzados em 1099,mas chegar até lá continuava sendo umproblemão. Ela era praticamente umailha, cercada de muçulmanos por todosos lados. A solução, proposta pelocavaleiro francês Hugo de Payns,agradou ao rei de Jerusalém, Balduíno2º: criar uma força militar subordinada àIgreja. A idéia era inédita. Até então,existiam monges de um lado ecavaleiros de outro.

“Payns inventou uma nova figura, ado monge-cavaleiro”, diz MarionMelville, autora de La Vida Secreta delos Templarios (sem tradução paraportuguês). O exército seria formado porfrades bons de espada, que fariam, alémdos votos de pobreza, castidade eobediência, um quarto juramento: o dedefender os lugares sagrados dacristandade e, se necessário, liquidar osinfiéis. Balduíno alojou-os no local ondeoutrora fora construído o mítico Templode Salomão. Daí o nome do grupo:templários.

Em 1129, a ordem recebeuaprovação do papa no Concílio deTroyes. Em 1139, veio a consagraçãodefinitiva: uma nova bula papal isentavaos templários da obediência às leislocais. Eles ficariam submetidos, dali emdiante, somente ao sumo pontífice. OsCavaleiros do Templo admitiamexcomungados em suas igrejas (o queera uma senhora blasfêmia para amentalidade religiosa da época). Certa

vez , um grupo de templár iosinterrompeu, entre risos e com umarevoada de flechas, uma missa naBasílica de Jerusalém. O padre era deoutra ordem, a dos Hospitalários, e entreas duas havia uma rixa histórica.“Apesar da bravura reconhecida, ostemplários muitas vezes foramcensurados por seu orgulho earrogância”, afirma o historiador francêsAlain Demurger no livro Os Templários:Uma Cavalaria Cristã na Idade Média.

Os Cavaleiros do Templo, também,eram proibidos de se confessar a outrosque não fossem os capelães templários.Igualmente, o livro da Regra – que tinhasido escrita por ninguém menos que sãoBernardo de Claraval – era restrito aoalto escalão da ordem. Os outros tinhamde sabê-la de cor. Era uma forma depreservá-la, caso caísse em mãoserradas. Porém, entre cochichos, seespeculava que a Regra continhaart igos secretos ci f rados, cujai n t e r p r e t a ç ã o d a v a p o s s e d econhecimentos esotéricos, como a fonteda juventude ou a transmutação demetais. Com o crescimento da ordem,os templários não pararam mais dereceber doações, e em pouco tempoestavam administrando uma gigantescafortuna espalhada por toda a Europa,composta de peças de ouro, prata,castelos, fortalezas, moinhos, videiras,pastos e terras aráveis. O grupo emitiacartas de crédito: o peregrino à TerraSanta depositava uma determinadasoma na Europa, que podia serresgatada quando chegasse aJerusalém. “O Templo de Londres foichamado de precursor medieval do

Especial IIporDiretor Presidentedo Laboratório Oswaldo Cruz

Dr. Héctor Enrique Giana

Advocacia* Trabalhista* Cível

- Empresarial- Sucessões- Cobranças de Condomínios

* Auditoria Ambiental

OSWALDINHOUNIDADE INFANTIL

LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ

Avenida Anchieta 325(12) 3308 3770

onde seu filho faz

exames brincando!

TEMPLARIOS: a irmandade de Cristo

Jaques de Molay

Page 9: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

9

t emp lá r i o ” v i rou s inôn imo debebedeiras, e “Tempelhaus” (a Casa doTemplo), lugar de farra e atéprostituição.

OSSOS EXPOSTOS

A ressaca pela perda da Terra Santa,porém, não foi o fundo do poço para ostemplários. A aliança com o papa, que semostrava tão útil desde o século 12,revelou-se uma faca de dois gumes. Em1305, o novo sumo pontífice, Clemente5º, se tornou aliado do rei da França,Filipe, o Belo. E os dois conspiraram paraa destruição da Ordem do Templo. “O reiprecisava de dinheiro para financiar seuaparato bélico”, diz EdwardBurman. Em 1306, Filipedesva lo r i zou a moedafrancesa. Os parisiensesficaram furiosos e saquearama cidade. A coisa foi tão feiaque Filipe, ironicamente, tevede se ocultar numa fortalezados templáriosnos arredores de Paris. Lá,

bem sob seus olhos, jazia a respostapara as suas orações: sacos e sacos demoedas de ouro.

No dia 13 de outubro de 1307, umaoperação sigilosa da guarda de Filipedeteve e encarcerou boa parte dostemplários da França. As acusaçõeseram pesadas e seguiam os moldesdos processos inquisitoriais daquelaépoca: rejeição da cruz e de JesusCristo, beijos obscenos, sodomia eidolatria do Diabo. A tortura foilegitimada pelo rei. Os interrogatórioseram brutais: o cavaleiro BernardoVado, por exemplo, teve os pés tãoqueimados que seus ossos acabaramexpostos.

Em março de 1312, no Concílio deVienne, o papa extinguiu a ordem. A páde cal foi a execução de Jacques deMolay, o último grão-mestre dostemplários. Os monges-guerreiros quesobreviveram se mantiveram fiéis àIgreja, vivendo no anonimato. Umdetalhe curioso e mórbido: a pragarogada por Jacques pegou. Clementemorreu 42 dias depois de De Molay, eFilipe bateu as botas em 29 denovembro daquele mesmo ano.Terminava assim a história doscavaleiros de Cristo. Terminava? Bem...ainda não.

Depois da blitz aos templáriosengendrada por Filipe, o Belo, algunsf r a d e s t e r i a m r e c o n s t r u í d osecretamente a ordem. E dezenas desociedades secretas posterioresseriam filhotes do movimento. Será queisso é verdade? Quando fizeram essapergunta ao historiador MalcolmBarber, ele apenas sorriu e respondeucom ironia: “Como escreveu UmbertoEco em O Pêndulo de Foucault, 'ostemplários sempre estão por trás detudo' ”.

Banco da Inglaterra”, escreve ohistoriador britânico Edward Burman nolivro

. Isso fez crescer o olho de muitosnovos adeptos.

O teólogo inglês João de Salisbury,em

Templários: Os Cavaleiros deDeus

1179, se perguntava se oscavaleiros não tinham cedido àsambições terrenas. Essa suspeita setornou certeza em diversos casos. Em1291, a viúva de um nobre templário foiexpulsa de sua propriedade na Escóciapelo chefe da ordem no país, Brian deJay. Segundo o contrato firmado pelomarido, a posse das terras voltaria àfamília depois de seu falecimento.Maliciosamente, Brian recusou-se adevolvê-las. E o pior: ordenou que seushomens arrombassem a casa da viúva.Como ela se agarrou à porta, emcompleto desespero, teve os dedosdecepados pela espada de umcavaleiro.

Enquanto os templários seguraramas pontas na Palestina, todos fizeramvista grossa aos seus desmandos.Porém, quando o jogo na Terra Santavirou, e os muçulmanos gradualmentereconquistaram a região – processoque culminou com a expulsão doscristãos do solo sagrado em 1303 –, aanimosidade contra a ordem explodiu.“A expulsão foi particularmente sériapara os templários, cujo prestígio efunção se identificavam com a defesados lugares da vida, morte eressurreição de Cristo”, diz MalcolmBarber. NaAlemanha, “beber como um

Page 10: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

10

CURSO

“ ”A ASCÉTICA DA ORAÇÃO

Ensinança 7:

O Exercício da MeditaçãoNo exercício da meditação deve-se ir

conseguindo uma paulatina simplificação,não só no discurso e nos quadros, mastambém no modo de relação do discurso edo quadro, com respeito à alma.

No início, é indispensável conseguiruma técnica da meditação; caso contrárioo exercício se perde no esforço por realizá-lo. Porém quando a técnica já é própria, épreciso cuidar para que o exercício não selimite a uma técnica.

O exercício é uma técnica, mas deveser dinâmica, viva; senão é uma repetiçãocontínua e não uma oração contínua.

Chega um momento em que seconhece perfeitamente quais as molasinteriores tocar para conseguir o estímulon e c e s s á r i o p a r a u m a e m o ç ã odeterminada e quando se há conseguidoalgum sentimento superior todo o esforçoseguinte pode consistir em tornar a repetira experiência, sem compreender que já éprópria. Isso é fazer da ascética um fim.Não é necessário voltar a viver o jáconhecido quando se fez do conhecimentouma experiência exaustiva.

Aalma deve tender cada vez mais alto;o exercício da meditação há de ser umjogo livre da alma que busca a realizaçãodivina. Ficando a técnica conhecida comoo contorno apenas desenhado enecessário de controle.

O Filho não deve ir à meditação comouma rotina, senão fazer cada vez mais vivoe real seu contato com a Divina Mãe edeve ser muito sincero consigo mesmo.

Como já se tem estabelecido que é obom que há que buscar e o mau quedescartar, que é o que há que pedir e comofazê-lo, esses preconceitos costumammover as verdadeiras necessidades eproblemas da alma, particularmente osestados vocacionais que devem surgir nameditação. Como por outra parte há umaidealização do eu, a meditação pode nãoestar em relação com a realidade vivadesse momento na alma e não pode ter umefeito total.

É difícil que os problemas reais seapresentem diretamente tal como são. Oque aparece são tendências, desejos,sentimentos que afloram em formadesordenada. É imprescindível lutar evencer as imperfeições, mas é bomconhecer o fundo que costuma ser comuma muitas delas que constituem o centro dotrabalho ascético.

Isto não significa que sempre existamestados subconscientes que devamaflorar através de uma profunda auto-análise. Trata-se de ter uma visão claradas próprias tendências para que suasexpressões ativas não se confundam coma raiz do mal, o conflito fundamental.

MEDITAÇÃO DO MÊSSANTIAGO BOVISIO

Nasceu na cidade de Bérgamo,ao Norte da Itália, no dia 29 desetembro de 1904 e, desde muitopequeno, manifestou extraordináriasfaculdades de clarividência eprofecia que, com o tempo, adisciplina e o conselho de instrutoresfísicos e astrais, alcançaram níveisexcepcionais.

Ainda jovem, ingressou naOrdem dos Cavalheiros do Fogo -ramo europeu (C.H.E.F.), emVeneza.

A 10 de janeiro de 1926, já com ograu de Cavalheiro Ordenado,fundou a União Savonaroliana emBuenos Aires. Mais tarde fundou,em Rosário, a UniversidadeEspiritualista Argentina, à qualaderiram grupos de diferentesorigens.

No dia 3 de março de 1937, juntocom três companheiros, fundouCafh, sigla da Sagrada Ordem dosCavalheiros Americanos do Fogo deHes.

Preparava-se para empreenderuma viagem terrestre às SerrasMadre de Dios, a noroeste de MachuPichu, para descobrir uma terra nãopisada por pés humanos - prometidaa Cafh pela Divina Mãe paraconstruir uma Comunidade Místicasecreta, OM HES, de SacerdotesOrdenados, para dirigir, desde ali, aobra americana da Nova Era deAquário (Hidrochosa) - quando amorte o surpreendeu num acidenterodoviário nos arredores de RioQuarto, na manhã de 3 de julho de1962.

É difícil que as almas tenhamnumerosos problemas interiores. Cadaalma tem seu centro fundamental equando este deixa de ser um conflito todosos aspectos que aparentementepressionavam desaparecem. Por isso, aomeditar, e sempre ao contemplarinteriormente a própria alma, deve-se sermuito claro para distinguir bem a origemdos desejos, especialmente daqueles queparecem muito justificados e ter realmenteum sentido humano.

Na vida humana tudo é imperfeição esó a Renúncia, que parece gelo e desamorpara os homens, é a verdadeira perfeiçãodo amor.

Se a vida e o mundo é uma escola, háque passar por eles em forma totalmenteobjetiva e nada deve aderir-se à alma.Esta atitude aparece como insensibilidadee até crueldade incompreensível aosolhos dos homens. Por isso, a mentet ransforma o prob lema anímicof u n d a m e n t a l e m i n u m e r á v e i sconsiderações, perguntas insolúveis,inquietudes diversas e desejos semsentido.

A meditação é o exercício que leva aalma a abrir passagem entre a confusãode seus estados interiores, em direçãoao encontro consigo mesma - que é oencontro de sua vocação de Renúncia.

Se bem que isto deva ocorrer o maiscedo possível na vida do Filho, é bomque suceda também em muitas almasque, se bem estejam há muito tempo nocaminho, ainda não nasceram realmenteà verdadeira vida espiritual, aquela que épara eles. Estas se movem sem atrever-se a enfrentar sua vocação de Renúncia.

(continua...)

LABORATÓRIO

OSWALDO CRUZPraça Candida Sawaya

Giana, 128 - Jardim

Nova América -

São José dos Campos

(12) 3946 3711

www.oswaldocruz.com

Page 11: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

Schoenberg? E Ravel? E Prokofiev?Os que gostam de música mais

recente, então, ficarão irados pornenhum compositor do fim do séculoaparecer. Mas faz parte.

Veja o quarto artigo da série:

Agora, falta o texto do século 19. E,depois, a lista final. Prometo divulgaraqui quando estiver pronta. Mas, peloque vi, acho que a lista de Tommasinificará mais ou menos assim:

1- Bach2- Haendel3- Haydn4- Mozart5- Beethoven6- Schubert7- Wagner8- Brahms9- Debussy10- StravinskySerá que eu acerto?Quem quiser dê seus palpites.

http://artsbeat.blogs.nytimes.com/2011/01/12/top-10-composers-which-20th-century-masters-will-make-the-cut/?ref=music

11

de Haydn. Os outros são meioinquestionáveis.

Veja as duas partes sobre osvienenses em:

Tommasini decidiu pular o século 19(que tem mais candidatos) e enfrentar oséculo 20 depois. Promete voltar aoespinheiro do romantismo depois.

No século 20, cogita alguns quepodem entrar na lista. Começa comDebussy. Diz que, com certeza, incluiráStravinsky. E menciona Bartók. Maisestranho: fala em incluir... Britten. Maisestranho ainda: Tommasini nem é inglês,o que justificaria a sua preferência.

Aqui é onde os leitores darão maispalpites, acho. Como o cânone do século20 ainda está se formando, os fãs decada compositor provavelmente vão serebelar. E os dodecafonistas? Nada de

3- O século 20

http://artsbeat.blogs.nytimes.com/2011/01/10/top-1 0 - c o m p o s e r s - t h e - v i e n n a - f o u r / ehttp://artsbeat.blogs.nytimes.com/2011/01/11/top-10-composers-the-vienna-four-part-2/

Um crítico do New York Times seenfiou numa enrascada. Resolveu fazeruma lista dos dez maiores compositoresde todos os tempos. Está há umasemana, mais ou menos, escrevendotextos para justificar suas escolhas.

Na verdade, ele diz que ainda nãoterminou de formular a lista. e estápedindo a ajuda dos leitores paraescolher o top 10.

Claro, ele mesmo diz, não tem comodizer que é uma lista "objetiva". Cada umtem seus gostos, preferências,idiossincrasias. Mas dá para dizer, maisou menos, quem é o centro do cânonemusical? Ele aposta que sim.

Para começar, ele faz o primeirocorte arbitrário, dizendo que só vaiconsiderar do barroco para frente, parafacilitar a missão. Nem os primeirosbarrocos, como Monteverdi (um fortecandidato, diga-se) entram. Em resumo:só de Bach em diante.

De lá para cá, Anthony Tommasiniescreveu quatro textos. Vou resumir doque ele fala em cada um. O link estádisponível para quem lê inglês.

Os dois primeiros gênios queTommasini considera que podem entrarna lista são do barroco alemão: Bach eHaendel. Ele diz que não imaginaninguém se opondo a Bach (claro) eimagina que Haendel também seráconsenso.

O que pode gerar dúvidas nos fãs,imagino, é o que fica de fora. Dessaépoca, há quem vá defender Vivaldi, porexemplo. Mas ele não entrou. Eu acheique Purcell poderia entrar, também. Mas,não.Alista é dele afinal de contas.

Veja o texto inicial da série em:

O segundo texto foi dedicado todoaos "quatro de Viena": Haydn, Mozart,Beethoven e Schubert. De novo, sógigantes, claro. Imagino que alguém quenão goste de classicismo possa reclamar

1- O barroco alemão

2- Os vienenses

http://artsbeat.blogs.nytimes.com/2011/01/07/top-10-composers-help-write-the-list/

MOVIMENTO VIDAservindo ao próximo por amor

Seja um voluntário:

médico

colabore comrecursos físicos

e financeiros

assistente social

dentistaprofessor

enfermeiro

Rua Eugenio Bonadio, 89 – Centro – CEP 12245-660 – São José dos Campos – SP tel: (12) 3019-6365

CNPJ: 02.860.152/0001-90 Utilidade Pública: Municipal Nº 6114/02 / Estadual: Nº 12.420

www.movimentovida.com.br [email protected]

Quem são os 10 maiores compositores de todos os tempos?

Identifique os músicospela ordem numérica.

Page 12: Oswaldo Cruz Cultural - Ed 34

12

nada adquire, serve apenas para evitarperdas. Por causa da pobreza ao redor, osbrasileiros ricos vivem um paradoxo: paraficarem mais ricos têm de perder dinheiro,gastando cada vez mais apenas para seproteger da realidade hostil e ineficiente.

Quando viajam ao exterior, os ricossabem que no hotel onde se hospedarãoserão vistos como assassinos de crianças naCandelária, destruidores da FlorestaAmazônica, usurpadores da maiorconcentração de renda do planeta,portadores de malária, de dengue e deverminoses.

São ricos empobrecidos pela vergonhaque sentem ao serem vistos pelos olhosestrangeiros.

Na verdade, a maior pobreza dos ricosbrasileiros está na incapacidade de verem ariqueza que há nos pobres. Foi esta pobrezade visão que impediu os ricos brasileiros deperceberem, cem anos atrás, a riqueza quehavia nos braços dos escravos libertos selhes fosse dado direito de trabalhar a imensaquantidade de terra ociosa de que o paísdispunha.

Se tivessem percebido essa riqueza elibertado a terra junto com os escravos, osricos brasileiros teriam abolido a pobrezaque os acompanha ao longo de mais de umséculo. Se os latifúndios tivessem sidocolocados à disposição dos braços dos ex-escravos, a riqueza criada teria chegado aosricos de hoje, que viveriam em cidades sem opeso da imigração descontrolada e com umapopulação sem miséria.

A pobreza de visão dos ricosimpediu também de verem a riqueza quehá na cabeça de um povo educado. Aolongo de toda a nossa história, os nossosricos abandonaram a educação do povo,

Em nenhum outro país os ricosdemonstraram mais ostentação que noBrasil. Apesar disso, os brasileiros ricos sãopobres. São pobres porque compramsofisticados automóveis importados, comtodos os exagerados equipamentos damodernidade, mas ficam horas engarrafados,ao lado dos ônibus de subúrbio. E, às vezes,são assaltados, seqüestrados ou mortos nossinais de trânsito.

Presenteiam belos carros a seus filhos enão voltam a dormir tranqüilos enquanto elesnão chegam em casa. Pagam fortunas paraconstruir modernas mansões, desenhadaspor arquitetos de renome, e são obrigados aescondê-las atrás de muralhas, como sevivessem nos tempos dos castelosmedievais, dependendo de guardas que serevezam em turnos.

Os r i cos b ras i l e i ros usu f ruemprivadamente tudo o que a riqueza lhesoferece, mas vivem encalacrados na pobrezasocial. Na sexta-feira, saem de noite parajantar em restaurantes tão caros que os ricosda Europa não conseguiriam freqüentar, masperdem o apetite diante da pobreza que alipor perto arregala os olhos pedindo um poucode pão; ou são obrigados a restaurantesfechados, cercados e protegidos por policiaisprivados.

Quando terminam de comer escondidos,são obrigados a tomar o carro à porta, trazidopor um manobrista, sem o prazer de caminharpela rua, ir a um cinema ou teatro, depoiscontinuar até um bar para conversar sobre oque viram. Mesmo assim, não é raro que opobre rico seja assaltado antes de terminar ojantar, ou depois, na estrada a caminho decasa. Felizmente isso nem sempre acontece,mas, certamente, a viagem é um sustodurante todo o caminho.

E, às vezes, o sobressalto continua,mesmo dentro de casa. Os ricos brasileirossão pobres de tanto medo. Por mais riquezasque acumulem no presente, são pobres nafalta de segurança para usufruir o patrimôniono futuro. E vivem no susto permanentediante das incertezas em que os filhoscrescerão.

Os ricos brasileiros continuam pobres detanto gastar dinheiro apenas para corrigir osdesacertos criados pela desigualdade quesuas riquezas provocam: em insegurança eineficiência.

No lugar de usufruir tudo aquilo com quegastam, uma parte considerável do dinheiro

Projeto Oswaldo Cruz Cultural

Biblioteca Comunitária

LeveLeia&RASQUINHA

ER

* Atividade Física assistida e personalizada.

* Elaboração e prescrição de atividadesque irão atender suas necessidades.

Edward RasquinhaAssessoria esportiva

(12) 9600 [email protected]

desviaram os recursos para criar a riquezaque seria só deles, e ficaram pobres:contratam trabalhadores com baixaprodutividade, investem em modernosequipamentos e não encontram quem ossaiba manejar, vivem rodeados decompatriotas que não sabem ler o mundo aoredor, não sabem mudar o mundo, nãosabem construir um novo país que beneficiea todos. Muito mais ricos seriam os ricos sevivessem em uma sociedade onde todosfossem educados.

Para poderem usar os seus carosautomóveis, os ricos construíram viadutos

com dinheiro de colocar água eesgoto nas cidades, achando que,ao comprar água mineral, seprotegiam das doenças dospobres.

Esqueceram-se de queprecisam desses pobres e nãopodem contar com eles todos osdias e com toda saúde, porqueeles (os pobres) vivem sem água esem esgoto. Montam modernoshospitais, mas têm dificuldadesem evitar infecções porque ospobres trazem de casa os germesque os contaminam.

Com a pobreza de achar quepoderiam ficar ricos sozinhos, construíramum país doente e vivem no meio da doença.Há um grave quadro de pobreza entre osricos brasileiros. E esta pobreza é tão graveque a maior parte deles não percebe.

Por isso a pobreza de espírito tem sido om a i o r i n s p i r a d o r d a s d e c i s õ e sgovernamentais das pobres ricas elitesbrasileiras. Se percebessem a riquezapotencial que há nos braços e nos cérebrosdos pobres, os ricos brasileiros poderiamreorientar o modelo de desenvolvimento emdireção aos interesses de nossas massaspopulares. Liberariam a terra para ostrabalhadores rurais, realizariam umprograma de construção de casas eimplantação de redes de água e esgoto,contratariam centenas de milhares deprofessores e colocariam o povo paraproduzir para o próprio povo.

E s t a s e r i a u m a d e c i s ã o q u eenriqueceria o Brasil inteiro! Os pobres quesairiam da pobreza e os ricos que sairiam davergonha, da insegurança e da insensatez.Mas isso é esperar demais. Os ricos são tãopobres que não percebem a triste pobrezaem que usufruem suas malditas riquezas.

Especial III porProfessor da Universidade Nacional de Brasília, é autor do livro "A desordem do progresso".

Cristovam Buarque

Pobreza dos Ricos