ossos do neurocrânio

4
OSSOS DO CRÂNIO Os ossos do crânio envolvem e protegem o encéfalo, estando unidos de maneira imóvel por suturas. 1- Divisão → Ossos do neurocrânio - 1 frontal - 2 parietais - 1 occipital - 2 temporais - 1 esfenóide - 1 etmóide - 6 ossículos auditivos - ossos suturais → Ossos do víscerocrânio - 1 mandíbula - 1 vômer - 2 maxilas - 2 zigomáticos - 2 nasais - 2 lacrimais - 2 conchas nasais inferiores - 2 palatinos 2- Calota Craniana 3- Suturas → Coronal ou Frontal → Sagital → Lambdóide → Escamosa 4- Acidentes ósseos São alterações existentes na superfície óssea de forma a permitir a realização de alguma função, como por exemplo a passagem de vasos sangüíneos ou mesmo a inserção para músculos. Principais termos utilizados em osteologia: - Processo: qualquer proeminência óssea marcante.

Upload: api-3700467

Post on 07-Jun-2015

46.862 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

OSSOS DO CRÂNIO

Os ossos do crânio envolvem e protegem o encéfalo, estando unidos de maneira imóvel por suturas.

1- Divisão

→ Ossos do neurocrânio

- 1 frontal- 2 parietais- 1 occipital- 2 temporais- 1 esfenóide- 1 etmóide- 6 ossículos auditivos- ossos suturais

→ Ossos do víscerocrânio

- 1 mandíbula- 1 vômer- 2 maxilas- 2 zigomáticos- 2 nasais- 2 lacrimais- 2 conchas nasais inferiores- 2 palatinos

2- Calota Craniana

3- Suturas

→ Coronal ou Frontal→ Sagital→ Lambdóide→ Escamosa

4- Acidentes ósseos

São alterações existentes na superfície óssea de forma a permitir a realização de alguma função, como por exemplo a passagem de vasos sangüíneos ou mesmo a inserção para músculos. Principais termos utilizados em osteologia:

- Processo: qualquer proeminência óssea marcante.- Forame: orifício que serve de passagem para vasos, nervos e ligamen-

Tos.- Espinha: projeção delgada e pontiaguda.- Côndilo: proeminência arredondada no ponto de articulação.- Trocanter: processo grande para a inserção de um músculo.- Tróclea: processo em forma de polia.- Tubérculo: processo pequeno e arredondado.- Tuberosidade: processo grande e arredondado.- Crista: borda estreita do osso.- Linha: borda óssea menos proeminente que a crista.

- Cabeça: alargamento terminal.- Fossa: depressão ou cavidade no interior ou na superfície do osso.- Fissura: fenda estreita entre dois ossos.- Meato ou canal: passagem longa e tubular.- Seio ou antro: uma cavidade no osso.- Sulco: uma ranhura ou sulco.

5- Órbitas e Abertura Piriforme

6- Assoalho craniano e Fossas cranianas- Ossos- Fossas: anterior, média e posterior.

7- Ossos do Neurocrânio

7.1) Frontal ( 1 )

Forma a testa, o teto da cavidade nasal e as órbitas. Se desenvolvem em duas metades que se fusionam ao final do segundo ano de vida. Principais acidentes ósseos e estruturas do frontal:

- Seios frontais- Margem supra-orbitária- Arco superciliar (processo zigomático)- Glabela- Incisura supra-orbitária ou forame supra-orbital- Crista frontal interna

7.2) Parietais ( 2 )

Formam os lados e o teto do crânio e são articulados na linha mediana for-mando a sutura sagital. A linha de articulação entre o osso frontal e os dois

ossos parietais é a sutura coronal ou frontal. Principais acidentes e estruturas dos parietais:

- Sulcos e depressões na sua porção interna- Forame parietal- Bregma e lambda- Vértice e eminência parietal

7.3) Occipital ( 1 )

Forma a parte dorsal e a base do crânio, articulando-se com os dois ossos parietais anteriormente formando a sutura lambdóide. Principais acidentes e estruturas do occipital:

- Forame magno- Côndilo occipital- Protuberância occipital externa ( ínion )- Canal do hipoglosso

7.4) Temporais ( 2 )

Auxiliam na formação dos lados e da base do crânio. Neles se localizam a orelha e forma a fossa para a articulação da mandíbula. Se dividem em uma porção petrosa ( rochedo do temporal ), uma mastóidea, uma timpânica e uma escamosa. Principais acidentes e estruturas dos temporais:

- Processos mastóide e estilóide - Fossa mandibular- Meato acústico externo- Forame mastóideo, estilomastóide e jugular- Canal carotídeo

7.5) Esfenóide ( 1 )

Forma a porção anterior da base do crânio. É um osso único em forma de cuia, articulando-se anteriormente com o etmóide e com o frontal, e posteriormente com o occipital e temporais. Principais acidentes e estruturas do esfenóide:- Asa maior e asa menor- Sela túrcica (turca)- Processo pterigóideo- Forames oval, espinhoso, redondo e lácero- Canal óptico- Fissura orbitária superior- Seio esfenoidal

7.6) Etmóide ( 1 )

Principal estrutura de suporte da cavidade nasal, contribuindo para a formação das órbitas, sendo o osso mais leve do crânio com predomínio de tecido esponjoso. Principais acidentes e estruturas do etmóide:

- Lâmina perpendicular do etmóide- Lâmina crivosa ou horizontal- Conchas nasais médias e superiores- Crista galli

7.7) Ossículos auditivos

São irregulares, formados pela bigorna, martelo e estribo num total de seis ossos.