os vikings

32

Upload: izaac-erder

Post on 19-Jul-2015

231 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Os povos Vikings são originários da Escandinávia,região no norte da Europa, que atualmentecorresponde aos países: Dinamarca; Suécia e Noruega.

Os vikings se fizeram conhecidos como habilidososcarpinteiros, construtores de embarcações versáteis epoderosas, ferozes guerreiros saqueadores e tambémcomo grandes artistas, comerciantes e colonizadores.

Criaram colônias, fizeram saques e conquistas emvárias partes do mundo: na Inglaterra; Escócia; França;Groelândia; Rússia e até na América do Norte.

Não se sabe exatamente quando a cultura Vikingfloresceu, mas se tem certeza que são originários daEscandinávia

O termo “Viking” significa Homem donorte. Eram temidos pelos reinoscristãos europeus, e forma chamadostambém de castigo de Deus, poisatacavam e saqueavam mosteiros eescravizavam padres e monges.

A sociedade Viking surgiu naEscandinávia e alcançou seu augeentre os séculos VIII e XI.

Os Vikings se organizavam empequenas vilas, geralmente cercadaspor muros de pedra e composta poralgumas casas, criavam algunsanimais, plantavam e mantinhaescravos domésticos.

As habitações dos vikings erambastante simples. Madeira, pedras erelva seca eram os principaiselementos utilizados na construção dasresidências. Além disso, observamosque a distribuição espacial do lar erabem simples, tendo, muitas vezes, apresença de um único cômodo.

Em razão das baixas temperaturas, os vikings tinham a expressa necessidadede uma vestimenta que pudesse suportar as baixas temperaturas do norteeuropeu. Geralmente, combinavam peças de tecido com couro e peles grossasque pudessem manter o seu corpo aquecido. Além disso, podemos aindadestacar que toda a população apreciava a utilização de acessórios em metal epedra.

A organização familiar viking tinha claros traços patriarcais, sendo o homemo grande responsável pela defesa da família e a realização das principaisatividades econômicas. Dedicada aos domínios domésticos, a mulher eraresponsável pela preparação dos alimentos e também auxiliava em pequenastarefas cotidianas. A educação das crianças era delegada aos pais, sendo elesque repassavam as tradições e ofícios vikings. Sendo os principais: anavegação e a metalurgia.

O rei era a principal autoridade política entre os vikings. Logo em seguida, oscondes e chefes tribais também desfrutavam de grande prestígio e poder demando entre a população. O poder de decisão entre os locais tinha certapresença entre os vikings. Reunidos ao ar livre, discutiam a elaboração desuas leis próprias e as punições a serem deferidas contra os criminosos.

A escravidão era domestica, ou seja, os escravos eram utilizados apenas emtarefas cotidianas e nunca representaram uma atividade comercial. Em suamaioria eram obtidos durante saques e invasões a cidades e mosteiros.

Na esfera religiosa, os vikings eram portadores de uma ricamitologia povoada por vários deuses sistematicamente adoradosem eventos coletivos. Várias histórias envolvem a luta entre osdeuses nórdicos ou o conflito entre as divindades e os gigantes.Odin era adorado como “o Deus dos deuses”. Thor era adivindade de maior popularidade e tinha poder sobre os céus eprotegia povo viking.

Com o processo de cristianização da Europa, ao longo da IdadeMédia, os vikings foram paulatinamente convertidos a essa novareligião. A dissolução da cultura viking acontece entre os séculosXI e XII. Os vários conflitos contra os ingleses e os nobres daNormandia estabeleceram a desintegração desta civilização, queainda se encontra manifesta em algumas manifestações da culturaeuropeia.

Na mitologia viking, se acreditava que a terra eraformada por um enorme disco liso. Asgard, onde osdeuses viviam, se situava no centro do disco e poderia seralcançado somente atravessando um enorme arco-íris (aponte de Bifrost). Os gigantes viviam em um domicílioequivalente chamado Jotunheim (Casa dos Gigantes).Uma enorme ábade no subsolo escuro e frio formava oHelheim, que era governada pela deusa Hel. Este era amoradia eventual da maioria dos mortos. Situado emalgum lugar no sul ficava o reino impetuoso deMusphelhein, repouso dos gigantes do fogo. Outrosreinos adicionais da mitologia nórdica incluem o Alfheim,repouso dos elfos luminosos (Ljósálfar), Svartalfheim,repouso dos elfos escuros, e Nidavellir, as minas dosanões. Entre Asgard e Niflheim estava Midgard, o mundodos homens

Com o processo de cristianização da Europa, ao longo daIdade Média, os vikings foram paulatinamenteconvertidos a essa nova religião. A dissolução da culturaviking acontece entre os séculos XI e XII. Os váriosconflitos contra os ingleses e os nobres da Normandiaestabeleceram a desintegração desta civilização, que aindase encontra manifesta em algumas expressões da culturaeuropéia.