os trabalhadores da vinha - ipbdoturfe.com.br · jesus disse que o reino de deus está dentro de...

1
OS TRABALHADORES DA VINHA MT 20.1-16 INT. Essa é uma parábola do reino, "porque o reino dos céus é..." Ou seja, o seu ensinamento mexe com os conceitos do nosso reino, do nosso mundo, diante dos conceitos do reino. Jesus disse que o reino de Deus está dentro de nós (Lc 17.21) e se assim é, temos que aprender o que são esses conceitos e vivê-los. Temos tentado, nesses dias, pensar nessas parábolas de forma mais simples e prática em seus ensinos. Jesus, com essa parábola, está respondendo à pergunta que lhe foi feita pelos discípulos (19.27 "nós deixamos tudo e te seguimos; que será de nós?"). A resposta logo de Jesus foi: "vocês vão se assentar no trono e vão reinar comigo. Quem deixou tudo por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. Porém..." Esse "porém", é que é a questão. "Porém muitos primeiros serão últimos e os últimos primeiro." Essa parábola é para ensinar esse "porém" em que muitos primeiros são últimos e últimos primeiros. 2- O último grupo não era de vagabundos, porque eles disserem que estavam ali porque não foram contratados; porém, o interessante é que ficaram esperando até aquela hora e mesmo sabendo que podiam ganhar quase nada, foram trabalhar. Por que? No reino o conceito de trabalho é outro. O que é trabalho para nós? Cansaço, suor, desgaste, sofrimento, obrigação, escravidão; no reino é a oportunidade de servir àquele que me chama, é alegria, é aproveitar da melhor maneira possível o tempo, não é a espera do salário, mas o prazer de estar na vinha. 3- Quando o senhor manda acertar as contas com os trabalhadores, ordena que faça pelo último grupo e pagando o mesmo valor que pagaria ao primeiro. Por que? Porque não teríamos a lição da parábola se fosse o contrário. O primeiro grupo receberia e iria embora feliz, sem saber de nada. Isso é Justo? Segundo a nossa justiça, não. A justiça do nosso reino diz que tem quem merece ter e não tem quem não fez por onde ter. A do reino já diz: tem quem precisa ter e não quem merece ter. 3- V. 15 "Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom". O problemas dos relacionamentos não é quando somos prejudicados, mas quando vemos o outro sendo abençoado. Os da primeiro hora ficaram aborrecidos não porque tivessem sido prejudicados, mas porque achavam que os outros estavam recebendo tanto ou mais que eles. O nosso problema não é o que Deus faz com a gente, mas o que Deus faz com o outro. Se os outros não existissem, não tivessem ido para a vinha, eles não reclamariam de nada. Pegariam o salário deles e iriam contentes para casa. Se eles tivessem recebido primeiro seria assim. Conclusão: Jesus concluiu dizendo que "os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos". Quem é você? Não é uma questão de lugar, mas de como vivemos na vinha, no reino.

Upload: vuongnguyet

Post on 17-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Os trabalhadores da vinha - ipbdoturfe.com.br · Jesus disse que o reino de Deus está dentro de nós (Lc 17.21) e se assim é, temos que aprender o que são esses conceitos e vivê-los

OS TRABALHADORES DA VINHAMT 20.1-16

INT. Essa é uma parábola do reino, "porque o reino dos céus é..." Ou seja, o seu ensinamento mexe com os conceitos do nosso reino, do nosso mundo, diante dos conceitos do reino. Jesus disse que o reino de Deus está dentro de nós (Lc 17.21) e se assim é, temos que aprender o que são esses conceitos e vivê-los.Temos tentado, nesses dias, pensar nessas parábolas de forma mais simples e prática em seus ensinos. Jesus, com essa parábola, está respondendo à pergunta que lhe foi feita pelos discípulos (19.27 "nós deixamos tudo e te seguimos; que será de nós?"). A resposta logo de Jesus foi: "vocês vão se assentar no trono e vão reinar comigo. Quem deixou tudo por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. Porém..." Esse "porém", é que é a questão. "Porém muitos primeiros serão últimos e os últimos primeiro." Essa parábola é para ensinar esse "porém" em que muitos primeiros são últimos e últimos primeiros.

2- O último grupo não era de vagabundos, porque eles disserem que estavam ali porque não foram contratados; porém, o interessante é que ficaram esperando até aquela hora e mesmo sabendo que podiam ganhar quase nada, foram trabalhar. Por que?No reino o conceito de trabalho é outro. O que é trabalho para nós? Cansaço, suor, desgaste, sofrimento, obrigação, escravidão; no reino é a oportunidade de servir àquele que me chama, é alegria, é aproveitar da melhor maneira possível o tempo, não é a espera do salário, mas o prazer de estar na vinha.

3- Quando o senhor manda acertar as contas com os trabalhadores, ordena que faça pelo último grupo e pagando o mesmo valor que pagaria ao primeiro. Por que? Porque não teríamos a lição da parábola se fosse o contrário. O primeiro grupo receberia e iria embora feliz, sem saber de nada. Isso é Justo? Segundo a nossa justiça, não.A justiça do nosso reino diz que tem quem merece ter e não tem quem não fez por onde ter. A do reino já diz: tem quem precisa ter e não quem merece ter.

3- V. 15 "Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom". O problemas dos relacionamentos não é quando somos prejudicados, mas quando vemos o outro sendo abençoado. Os da primeiro hora ficaram aborrecidos não porque tivessem sido prejudicados, mas porque achavam que os outros estavam recebendo tanto ou mais que eles. O nosso problema não é o que Deus faz com a gente, mas o que Deus faz com o outro. Se os outros não existissem, não tivessem ido para a vinha, eles não reclamariam de nada. Pegariam o salário deles e iriam contentes para casa. Se eles tivessem recebido primeiro seria assim.

Conclusão: Jesus concluiu dizendo que "os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos". Quem é você? Não é uma questão de lugar, mas de como vivemos na vinha, no reino.