os miseráveis

2
Colégio da Polícia Militar – Anísio Teixeira Alunos: Matheus S. Bandeira e Fernando P. Série: 2º ano. Professor: Clayton. Turma: B. Data: 15/08/2010. Produção Textual – Os Miseráveis Estilo literário do autor; Período literário da obra; Ponto de vista da dupla acerca das temáticas da obra. Os Miseráveis Os Miseráveis é uma das mais consagradas obras do escritor e poeta francês Victor Hugo, ao lado de outras também renomadas como: O Corcunda de Notre-Dame e Os Trabalhadores do mar. Sendo publicada em 3 de abril de 1862 simultaneamente em 8 cidades ao redor do mundo (Incluindo o Rio de Janeiro), Les Miserábles (Nome original em francês) foi muito bem recebida, principalmente em Paris onde em apenas 24 horas foram vendidos 7 mil exemplares. Victor Hugo foi um dos escritores com maior influência sobre os autores da 3ª Geração Romântica no Brasil, pois suas obras continham certo tipo de preocupação social e elementos de transição entre o Romantismo e o Realismo. A competência de Victor Hugo é comparável à de Camões e à de Shakespeare. Em Os Miseráveis, o estilo literário de Hugo é marcado pelas vívidas descrições que nos fazem imaginar que estamos vivendo na França da época e pela narração de caráter social onde há a denúncia das injustiças. As características do Realismo que podemos encontrar na obra

Upload: darkmyop

Post on 25-Jun-2015

2.390 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Os Miseráveis

Colégio da Polícia Militar – Anísio Teixeira Alunos: Matheus S. Bandeira e Fernando P. Série: 2º ano. Professor: Clayton. Turma: B.Data: 15/08/2010.

Produção Textual – Os Miseráveis

Estilo literário do autor;

Período literário da obra;

Ponto de vista da dupla acerca das temáticas da obra.

Os Miseráveis

Os Miseráveis é uma das mais consagradas obras do escritor e poeta francês Victor Hugo, ao lado de outras também renomadas como: O Corcunda de Notre-Dame e Os Trabalhadores do mar. Sendo publicada em 3 de abril de 1862 simultaneamente em 8 cidades ao redor do mundo (Incluindo o Rio de Janeiro), Les Miserábles (Nome original em francês) foi muito bem recebida, principalmente em Paris onde em apenas 24 horas foram vendidos 7 mil exemplares. Victor Hugo foi um dos escritores com maior influência sobre os autores da 3ª Geração Romântica no Brasil, pois suas obras continham certo tipo de preocupação social e elementos de transição entre o Romantismo e o Realismo. A competência de Victor Hugo é comparável à de Camões e à de Shakespeare. Em Os Miseráveis, o estilo literário de Hugo é marcado pelas vívidas descrições que nos fazem imaginar que estamos vivendo na França da época e pela narração de caráter social onde há a denúncia das injustiças. As características do Realismo que podemos encontrar na obra são: Denúncia das injustiças sociais; Contemporaneidade; Retrato fiel das personagens; Gosto pelos detalhes. As características do Romantismo que podemos encontrar na obra são: Sentimentalismo; Linguagem elegante e rica. O período literário da obra é o Romantismo com elementos de transição para o Realismo. Sob o nosso ponto de vista, Os Miseráveis é uma grandiosa obra que apesar de narrar acontecimentos fictícios, serviu como denúncia às injustiças sociais da França do século XIX, o sentimentalismo do Romantismo ainda se faz presente em vários pontos do livro, muitos desses pontos são decisivos para o desenvolvimento da obra como, no início, quando o bispo fica ao lado de Jean Valjean. Características do Realismo também estão presentes, como já foi citado acima. E a influência de obras como essa em nossa literatura é incontestável, sendo que os autores condoreiristas foram fortemente influenciados por Victor Hugo.

Page 2: Os Miseráveis