os ambientes virtuais de aprendizagem

7

Click here to load reader

Upload: fernandabichof

Post on 19-Jul-2015

516 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Os ambientes virtuais de aprendizagem

Os Ambientes Virtuais de AprendizagemOs Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Page 2: Os ambientes virtuais de aprendizagem

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são

muito utilizados na EAD.

Em um AVA encontra-se reunidas ferramentas para:

comunicação (correio eletrônico e mensagens instantâneas);

colaboração (fóruns e salas de bate-papo);

compartilhamento de recursos (links que dão acesso a diversas

mídias de comunicação).

Page 3: Os ambientes virtuais de aprendizagem

- Definição: Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na criação de cursos acessíveis através da internet. São elaborados para veicular conteúdos e permitir a interação entre professor e alunos.- Exemplos: Teleduc, Aulanet, WebCT, Moodle são AVAs já consagrados.

Page 4: Os ambientes virtuais de aprendizagem

AVA: Moodle – Você conhece? Foi desenvolvido por Martin Dougiamas em 2001.

Moodle é um sistema de administração de atividades virtuais voltado para a aprendizagem colaborativa com código aberto, ou seja, pode ser livremente utilizado e permite a customização da sua interface.

Propõe uma filosofia de educação baseada no construtivismo social, abordando a construção interativa e colaborativa do conhecimento através de um ambiente virtual que disponibiliza ferramentas variadas, propiciando ao usuário, enquanto sujeito ativo, a realização de pesquisas, a produção textual coletiva e individual, a participação em discussões e o compartilhamento de experiências e conhecimentos no desenvolvimento de atividades centradas na aprendizagem.

Page 5: Os ambientes virtuais de aprendizagem

Críticas

Dotta (2009) afirma que a eficácia do uso das tecnologias presentes nos AVAs irá depender muito mais das concepções e estratégias pedagógicas do que das características e potencialidades técnicas do softwares.

Pesce (2004 apud Dotta, 2009) e Jansen et al. (2007) colocam que o modo como estas ferramentas são concebidas pode influenciar o sucesso da aprendizagem.

Rezende (2003) considera que as interações online são mediadas tanto pela linguagem quanto pela disponibilidade de tecnologias específicas, sugerindo que a ferramenta também pode restringir ou facilitar essas interações (...).

Page 6: Os ambientes virtuais de aprendizagem

Segundo Costa e Marins, as ferramentas são reunidas nesses ambientes:

1. Sem levar em consideração a forma como as pessoas aprendem;

2. Apresentando informações de maneira seqüencial, textual e fragmentada, levando os mediadores a perderem a visão global do processo;

3. Não respeitando o novo tipo de leitor imersivo e visual;

4. Desconsiderando a possibilidade de classificação e recuperação automática do material e das interações.

Page 7: Os ambientes virtuais de aprendizagem

REFERÊNCIAS

BRUZACA, Andréa. Você conhece o moodle? Disponível em: http://abruzaca.blogspot.com/2010/09/voce-conhece-o-moodle.html. Recuperado em: 08/05/2011

COSTA, Rosa Maria E. M. da; MARINS, Vânia. Aula 4a – Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. Curso de Pós-Graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Disponível em: http://www.lanteuff.org/moodle/mod/resource/view.php?id=13542 Recuperado em: 06/05/2011.

COSTA, Rosa Maria E. M. da; MARINS, Vânia. Aula 4b – Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Curso de Pós-Graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Disponível em: http://www.lanteuff.org/moodle/mod/resource/view.php?id=13542 Recuperado em: 06/05/2011.