os 7 mandamentos da destroika - nercab.pt destroika.pdf · os 7 mandamentos da destroika ......

6
1 Os 7 Mandamentos da Destroika ®

Upload: phungkhanh

Post on 26-Nov-2018

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Os 7 Mandamentos da Destroika - nercab.pt Destroika.pdf · Os 7 Mandamentos da Destroika ... Refletir e focar a organização no que é importante é um exercício crítico. Disso

1

Os 7 Mandamentosda Destroika

®

Page 2: Os 7 Mandamentos da Destroika - nercab.pt Destroika.pdf · Os 7 Mandamentos da Destroika ... Refletir e focar a organização no que é importante é um exercício crítico. Disso

2

Intitula-se DESTROIKA. Trata-se de um Programa de Gestão de Mudança inovador. Afirma-se posi-tivo e centrado nas pessoas e tem como objetivo salvar empresas e empregos. Este novo conceito de gestão foi desenvolvido e implementado por uma empresa portuguesa, a CH Business Consulting, consultora que se tem distinguido pela singularidade e qualidade das suas práticas de gestão. Depois de ter conquistado dezena e meia de prémios, nas mais variadas áreas, a sua grande aposta é agora partilhar as suas práticas de gestão com outras organizações. De seguida apresentamos-lhe o que a DESTROIKA pode fazer pela sua organização.

1. O QUE É DESTROIKA?

É um processo de gestão de mudança que ajuda as empresas a implementarem estratégias que con-duzam à sustentabilidade empresarial. Uma intervenção que promete focalizar as organizações no que é verdadeiramente importante e alinhar as pessoas em torno de um novo projeto, capaz de garantir a sustentabilidade empresarial.

Os elementos diferenciadores deste projeto assentam: numa perspetiva integrada de toda a organização, no entendimento de que as pessoas são o centro de tudo (sendo fundamental o seu alinhamento com o projeto) e na adoção de uma “Gestão de Verdade”.

A DESTROIKA começou por ser a fórmula encontrada por todas as empresas do Grupo CH para contrariar os tempos de crise que assolam a economia portuguesa. O êxito alcançado dentro de portas encorajou--nos a partilhar a receita com outras organizações, em linha com a Missão e Visão do próprio Grupo CH.

Legenda: Os pilares concetuais da DESTROIKA

Page 3: Os 7 Mandamentos da Destroika - nercab.pt Destroika.pdf · Os 7 Mandamentos da Destroika ... Refletir e focar a organização no que é importante é um exercício crítico. Disso

3

2. EM QUE CONSISTE A METODOLOGIA DESTROIKA?

É uma intervenção integrada, apoiada por consultores especialistas, onde se combinam metodologias de diagnóstico organizacional, internacionalmente reconhecidas, com momentos de reflexão estratégica partilhados por todos os colaboradores. O objetivo é construir um Plano de Ação de Mudança, subscrito por todos.

Este processo de transformação organizacional deverá acontecer por iniciativa e envolvimento da própria organização, unida por compromissos recíprocos em torno de um projeto de empresa que garanta a sus-tentabilidade empresarial. Nesta nova agenda organizacional a Iniciativa e o Envolvimento Coletivo são peças centrais.

3. COMO SE IMPLEMENTA?

A implementação tem três etapas distintas: diagnóstico, definição do novo Projeto Empresa e identifica-ção do plano de ação e a sua concretização. Tratando-se de um processo de transformação organizacio-nal, a DESTROIKA apresenta-se como dinâmica e em interação com as restantes dimensões organizacio-nais e de mercado.

Page 4: Os 7 Mandamentos da Destroika - nercab.pt Destroika.pdf · Os 7 Mandamentos da Destroika ... Refletir e focar a organização no que é importante é um exercício crítico. Disso

4

4. QUAIS AS PRIORIDADES?

Sendo a nossa prioridade salvar empresas e empregos, o principal enfoque incide sobre os aspetos que mais influenciam a Sustentabilidade Empresarial: Custos, Eficiência e Receitas.

Uma perspetiva que contudo não pode esquecer o bem-estar e a satisfação das pessoas.

Acreditamos que pessoas felizes constroem organizações vencedoras.

Page 5: Os 7 Mandamentos da Destroika - nercab.pt Destroika.pdf · Os 7 Mandamentos da Destroika ... Refletir e focar a organização no que é importante é um exercício crítico. Disso

5

5. AS REGRAS DE OURO

Implementar a DESTROIKA numa organização exige os seguintes requisitos:

1. Pessoas no centroAcreditamos que as pessoas são o fator mais diferenciador em qualquer organização. Estas são o pon-to de partida para um processo de gestão de mudança positiva, focado na sustentabilidade mas sem esquecer o bem-estar das pessoas.

2. Reflexão EstratégicaRefletir e focar a organização no que é importante é um exercício crítico. Disso dependerá em grande medida a sustentabilidade da organização.

3. Envolvimento coletivoO envolvimento de todos os colaboradores no processo de reflexão estratégica, partilhando os de-safios que se colocam à organização e o contributo individual que se espera de cada colaborador, é imprescindível. O nível de responsabilização individual que se pretende implica que os objetivos sejam negociados e conhecidos por todos.

4. VerdadeSomos adeptos incondicionais da verdade como fator de pertença e de unidade organizacional. Adotar uma cultura de partilha é uma das receitas para que as pessoas entendam o impacto e a importância dos seus contributos individuais.

5. Compromissos recíprocosO alinhamento das pessoas com o novo projeto de empresa deverá assentar em compromissos indi-viduais claros e conhecidos por todos. É também o momento da organização reiterar os seus compro-missos. A união e força de uma equipa derivam diretamente do nível de reciprocidade que consegui-mos alcançar.

6. Show Me The WayO envolvimento e a disponibilidade das pessoas têm de ser recompensados com uma liderança forte. É preciso que a empresa partilhe o rumo que irá seguir, devolvendo o sentimento de confiança que qualquer organização precisa de sentir. É importante que as pessoas percebam para onde iremos dire-cionar as suas energias e que se disponibilizem meios de monitorização da evolução do desempenho individual / coletivo. Este é o momento para mostrarmos claramente que vamos vencer e não vamos deixar ninguém para trás.

7. Cultura de AçãoImplementar a DESTROIKA exige a internalização de uma nova cultura de ação, transversalmente em toda a organização. Perseguir a mudança com êxito obriga a que toda a organização seja capaz de se adaptar às contrariedades com rapidez e sem hesitação. Nesta nova filosofia de gestão a palavra mais repetida é o “Já”!

Page 6: Os 7 Mandamentos da Destroika - nercab.pt Destroika.pdf · Os 7 Mandamentos da Destroika ... Refletir e focar a organização no que é importante é um exercício crítico. Disso

6

6. QUAIS OS ASPETOS CRÍTICOS?

Existem aspetos que consideramos críticos para o êxito da implementação:

O envolvimento da gestão de topoIncondicionalmente. A DESTROIKA é muito mais que um programa de restruturação de empresas. É um teste à capacidade de resiliência da própria organização, pelo que o exemplo tem de partir de quem lidera. É nos momentos de crise que se sublinha a qualidade e a solidez das lideranças.

DeterminaçãoA determinação tem de ser clara e objetiva. A resistência à mudança faz parte da natureza humana e tem de ser tida em conta. É fundamental que existam sinais claros de convicção.

O espíritoO que se pretende não é implementar um programa de downsing. De todo. Promovemos mudanças posi-tivas e de alinhamento organizacional com o envolvimento e de todos os colaboradores. As organizações que não consigam evoluir para este novo estádio organizacional estão condenadas ao fracasso.

A ComunicaçãoAs pessoas têm de conhecer com total abertura o porquê das coisas e como se integram na estratégia global. Um processo como a DESTROIKA exige às empresas uma política de comunicação profissional com mecanismos de partilha adequados às diferentes realidades da organização.

7. QUAIS AS EMPRESAS QUE QUEREMOS AJUDAR?

Procuramos organizações que valorizem a importância estratégica das pessoas, estejam abertas à mu-dança e valorizem a excelência. Queremos ser cúmplices no êxito doutras organizações, partilhando mui-tas das receitas que temos vindo a testar na CH, ao longo dos anos.