orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

23
Globalização e fragmentação “desintegradora” do espaço: as regiões “excluídas” ou precariamente inseridas na Nova Ordem Mundial.

Upload: joao-vaz

Post on 05-Jul-2015

703 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

teste

TRANSCRIPT

Page 1: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

Globalização e fragmentação “desintegradora” do espaço: as regiões “excluídas” ou precariamente inseridas na Nova Ordem Mundial.

Page 2: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

Globalização e Fragmentação.Segundo Haesbaert (2001), vivemos uma época de grandes contradições e complexidades.Globalização contemporânea é vista antes de tudo como um produto da expansão do capitalismo e da sociedade de consumo.A globalização se manifesta de formas diferenciadas ou em “fat ias” geográficas dentro de um mercado mundial, a fragmentação pode estar intimamente l igada à globalização como pode contradizê-la e mesma contestá-la. Podemos definir uma fragmentação “inclusiva” ou “integradora” e uma fragmentação “excludente” ou “desintegradora”.

Page 3: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

a) A proliferação e o fortalecimento dos blocos de poder ou econômicos:

b) A divisão NORTE X SUL:

c) A D.I.T. – Divisão Internacional do Trabalho:

1 - A fragmentação integradora.

Page 4: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

Mapa da Fragmentação integradora.

Page 5: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano
Page 6: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

d) A fragmentação da produção e das relações de trabalho:

Subcontratações, terceirização, trabalho tem-porário, deslocações de empresas (f irmas-rede) e renovação constantes dos produtos.

Page 7: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

2 – A fragmentação desintegradora.Produto da globalização.Se contrapondo a ela, seja no sentindo de “correr paralela” a ela, como nos projetos alternativos a globalização.Alimentada sobre tudo pela problemática ambiental ou ecológica.

Page 8: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

a) As regiões periféricas “excluídas”.

a.1) África negra ou subsaariana:- Nessa região, concentram-se alguns dos

principais problemas econômicos e sociais do planeta.

- Índices alarmantes de desnutrição. - No ranking do Índice de Desenvolvimento

Humano (IDH), feito pela ONU, as 27 últ imas colocações, de um total de 173, pertencem a nações afr icanas, situadas na maioria ao sul do Saara.

- Outro f lagelo da região são as guerras civis, que opõem diferentes grupos étnicos, e os ciclos aparentemente intermináveis de golpes e contragolpes de Estado.

Page 9: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

África Negra, palco de guerras civis e confl i tos étno-rel igiosos. A maior parte deve-se ao processo de descolonização do continente, entre as décadas de 50 e 70. A África, explorada e dividida entre nações européias, serviu de apoio ao desenvolvimento econômico de nações ricas.Que traçaram novas fronteiras polít ica.O problema é que não foram respeitadas as divisões étnicas, religiosas e l ingüíst icas que exist iam anteriormente, foram mantidas as fronteiras art if iciais dos colonizadores.

Page 10: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

Desde então, cerca de 20 nações já entraram em guerra. As disputas envolvem não apenas divergências f i losóficas ou rel igiosas, mas também econômicas. As reservas de minérios, que poderiam impulsionar o desenvolvimento, também são objeto de disputas. Resultado: a economia da região ainda apresenta o mesmo desempenho da década de 60.

Page 11: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano
Page 12: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

A África é assim...

Page 13: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

...mas deveria ser assim.

Page 14: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

Por isso existe conflitos na África.

Page 15: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

Mas também por isso.

Page 16: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

b) Regiões periféricas da Ásia Meridional .Destaque para a península indostânica e para o sudeste asiático, regiões da Ásia que sofrem com profundas desigualdades sociais e econômicas. Os planos de “ajuda” econômica do FMI e do Banco Mundial, desde o Plano Colombo (pós-guerra) não conseguiram amenizar a situação.Assim como os países da América latina e do leste europeu endividados, os países da Ásia meridional passaram por um “plano de Choque” do FMI no início dos anos 1990, que contribuiu para o “sucateamento” do Estado, a desestabil ização da economia e mazelas ainda maiores para a sociedade. Outros fatores estão associados aos confl i tos étnicos-religiosos.

Page 17: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

O caso da Índia : Endividamento do Estado.Somado a isso, foram privatizadas as industriais indianas, o governo reduziu os gastos públicos (investimentos em saúde, educação, cultura, funcionalismo, infra-estrutura, etc.) .A carti lha do FMI para a Índia contava, também, com a flexibil ização das leis trabalhistas (sub-contratações, mão-de-obra temporária e não organizada), a exploração das Castas (hierarquia social da índia) e desvalorização da moeda.

Page 18: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

E ainda tem os Confl i tos .

Page 19: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

b) A Fragmentação do Bloco Social ista.

Page 20: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

O fim da URSS.

Page 21: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

c) A Proliferação de redes i legais.

● As redes do narcotráf ico:cada vez mais globalizadas e que se vinculam com rede capitalista “oficial”.

● “Paraísos f iscais” internacionais (Panamá, Bahamas, Mônaco, ilhas Cayman, Hong Kong, Emirados Árabes, Uruguai, etc.

● As redes do crime organizado:estão em forte expansão nos países de legislação e fiscalização fracas, com o antigo bloco soviético, onde o tráfico de armas e de material nuclear é um questão cada vez mais séria, e que envolvem contrabando, jogo, informações secretas (militares ou de Know-how) e terrorismo.

● As redes do tráfico humano:estão relacionadas ao comércio de bebês, à prostituição, ao tráfico de órgãos e especialmente à migração clandestina, estando ligada com a rede econômica “legal”, como no caso do chineses levados praticamente como mão-de-obra escrava para certas fábricas nos Estados Unidos.

Page 22: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano
Page 23: Orlando globalizacaoefragmentacao 2ano

d) Movimentos antiglobalização.