orientaÇÃo - fecap.br · editorial expediente o colégio fecap não para de crescer e inovar!...

12
nº 11 .:. Setembro de 2017 UMA SEMANA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Pág.08 Pág.07 FECAP INAUGURA LABORATÓRIO DE IMAC’S

Upload: vodieu

Post on 20-Nov-2018

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

nº 11 .:. Setembro de 2017

UMA SEMANA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Pág.08

Pág.07

FECAP INAUGURA LABORATÓRIO DE

IMAC’S

EDITORIAL

EXPEDIENTE

O Colégio FECAP não para de crescer e inovar! Essa constatação pode ser verificada página a página da edição da revista que você começou a folhear agora. Do ponto de vista da infraestrutura, a novidade desta vez é a inauguração do laboratório com equipamentos Apple para edição e tratamento de imagens. Um espaço que há tempos era um sonho de estudantes e professores dos cursos da área de Comunicação, agora é uma realidade em funcionamento e à disposição para incrementar o aprendizado de todos os estudantes da FECAP.

Outro destaque neste ano é a utilização do software TOTVS CMNET que passou

a ser mais um recurso de aprendizagem para os alunos do curso de Hospedagem. Trata-se de um sistema bastante utilizado na rede hoteleira profissional para a gestão dos processos que fazem parte da rotina nos serviços de hospedagem. Com essa ferramenta, os alunos aprendem na prática como é a dinâmica no âmbito dos serviços de acomodação, desde a chegada até a saída do hóspede.

Além das mudanças e melhorias de infraestrutura, os nossos estudantes se destacaram novamente nas Olímpiadas de Matemática e Física. Com o apoio e incentivo da profa. Michele e do Prof. Artur, um grupo grande de alunos fez a diferença e avançou na competição. Excelente! Parabéns a todos.

Nesta edição também contamos com o compartilhamento da experiência do Prof. Cícero e o talento do antigo aluno Felipe Souza, representantes do nosso capital humano que ao dividirem as suas histórias e valores, demonstram o orgulho alvarista.

Enfim, a revista do Colégio, mais uma vez, está surpreendente. E o melhor de tudo é que esta edição inteirinha foi produzida pelos nossos alunos e alunas dos cursos técnicos de Publicidade e Multimídia. Com a direção de arte da Profa. Marina, todo mundo pode constatar na prática e concordar que talento e competência estão sobrando no repertório desta juventude. Coisa linda!

Aproveite e deleite-se com esta leitura!

Prof. Dr. Marcelo Krokoscz - Diretor.

Expediente: Colégio FECAP – Uma publicação informativa do Colégio FECAP. N°11 – Setembro de 2017. Distribuição Gratuita. Presidente Honorário e Vice-presidente do Conselho de Curadores: Silvio Álvares Penteado Neto. Presidente do Conselho de Curadores: Shigeaki Ueki. Membros do Conselho de Curadores: Abram Abe Szajman; Antônio Delfim Netto; Fabio Penteado de Ulhôa Rodrigues; Mauro de Salles Aguiar; Regina Célia Esteves de Siqueira; Roberto Rodrigues; Jésus de Lisboa Gomes; Kazuo Watanabe. Membros do Conselho Fiscal: Sergio Pardo de Mello; Wagner Mar; Walter Arnaldo Andreoli. Reitor: Edison Simoni. Vice-reitor: Taiguara Langrafe. Diretor: Marcelo Krokoscz. Consultora Educacional: Gilda Portugal Gouvêa. Colaboradora Editorial: Bianca Soares Ramos. Projeto Gráfico e Editoração: Prof.ª Marina Moreira Medeiros; Ana Carolina Humaytá; Eduarda Figueira; Giovanna Rodrigues; Júlia Okano; Marina Novellino; Zack Dubinskas. Fotos: Julia Okano; arquivo do Colégio FECAP; Renato Souza; Curso Livre de Fotografia. Revisão final: Janaína Barros.

ACADEMIAFECAP

Já está em funcionamento a Academia Fecap, que é destinada à toda comunidade Alvarista e conta com professores de Educação Física para orientar e acompanhar os usuários em suas atividades físicas.

Uma ótima opção para aqueles que desejam praticar a atividade física mais perto e com preço acessível.

Matricule-se!

NOVO ESPAÇO PARA COMUNIDADE ALVARISTA PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA

2 //www.fecap.br/colegiofecap

SUMÁRIO04 | FALA, PROFESSOR!

05 | CASES FECAP

06 |

07 | CAPA »OrientaFecap

08 | Fecap inaugura laboratório de iMac’s

10 | A Equação para a Vitória

09 |

Preparação dos alunos para o Mercado de Trabalho

Integração e solidariedade marcam a 54ª Olimpíada Fecap

NOVA EQUIPE DO CURSO LIVRE DE

EDITORAÇÃO

OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA REALIZARAM UMA VISITA TÉCNICA À IBM. 11 |

O curso livre de editoração, promovido pelo Colégio FECAP desde o ano de 2016 e liderado pela professora Marina Moreira, apresenta no ano de 2017 seu novo grupo de alunos.

As alunas, da 2ª série do curso técnico de Multimídia, Eduarda Figueira, Giovanna Rodrigues, Julia Okano, Marina Novellino e o aluno da 3ª série do curso técnico de Publicidade Zack Dubinkas, os quais junto à professora desenvolvem as duas últimas edições do ano da revista do colégio, que é recebida e lida por pais e alunos de toda a FECAP. Esta edição de setembro e a de novembro serão inteiramente

produzidas por eles. Acompanhe o trabalho da equipe por meio da revista Colégio FECAP!

// POR GIOVANNA RODRIGUES & MARINA NOVELLINO

www.fecap.br/colegiofecap // 3

Cícero Silveira

PROFESSOR, QUANDO DESCOBRIU QUE DAR AULA ERA UMA VOCAÇÃO?Antes de me apaixonar pelo Magistério, trabalhei durante 6 anos na área de Engenharia civil, sendo três deles em uma empresa de pesquisa, onde aprendi muito sobre a importância utilização de Finanças e Estatística na negociação de preços e contratos; fui contratado pela Construtora Andrade para fazer parte da equipe que construiria a Estação Paraíso e o túnel que a ligaria à Estação Brigadeiro, foi fascinante poder presenciar a utilização da matemática na prática. No meu último período de férias na Construtora, substituí um professor em um colégio particular perto de casa e nunca mais saí da sala de aula. Senti a importância e satisfação em me tornar um facilitador de aprendizagem e de fazer parte da formação de pessoas. Isso não tem preço que pague. ALÉM DE LECIONAR, VOCÊ TAMBÉM OFERECE UM APOIO EDUCACIONAL NO SEU CANAL“MATEMÁTICA 100COLA”, CONTE-NOS MAIS SOBRE ESTE PROJETOA ideia do projeto Matematica100cola surgiu diante da dificuldade que muitos alunos apresentavam no entendimento ou desenvolvimento dos assuntos abordados no Ensino Médio, pois quanto mais me aprofundava nos exercícios, maior era a necessidade do conhecimento adquirido pelo aluno. Essa dificuldade me fez pensar em soluções para facilitar o aprendizado de forma significativa, mas não fiquei culpando o passado, pensei em algo que pudesse ajudar a melhorar o desempenho escolar dos alunos. Percebi que a utilização de videoaula poderia ser uma oportunidade para resolver esse problema, já que cada aluno circulava com seu celular pela escola. Acredito que deu certo. Hoje o projeto Matematica100cola é visto em mais de 40 países, e já atingiu mais de 2 milhões de visualizações. No projeto 100cola, os alunos encontram aproximadamente 3500 videoaulas sobre todos os assuntos de matemática do 6º ano do Fundamental II até o 3º ano do Ensino Médio, tudo organizado em playlists por assunto; inclusive preparei

FALA, PROFESSOR!

uma playlist especialmente para quem vai prestar Enem e Vestibular. Além disso, o meu aluno presencial tem o privilégio de ter uma playlist de revisão para as provas.

COMO VOCÊ VÊ A INFLUÊNCIA DA SUA MATÉRIA NO DIA A DIA DOS SEUS ALUNOS?Diferentemente do que muitos acreditam, aprender Matemática não está na quantidade de fórmulas que decoramos ou no tamanho da expressão que conseguimos resolver, procuro ensinar aos meus alunos que a Matemática está na interpretação das situações propostas pelos exercícios e no direcionamento que damos à resolução destas situações, que o cálculo será apenas uma ferramenta utilizada na resolução, que o desafio é aprender a ler o mundo ao nosso redor. As questões da prova do Enem são exemplos a serem considerados. É um privilégio poder discutir com os alunos assuntos financeiros, geométricos e estatísticos os quais a sociedade respira diariamente.

QUE DICA OU CONSELHO VOCÊ DARIA PARA SEUS ALUNOS NA HORA DE ESCOLHER UMA PROFISSÃO?Estou prestes a completar 30 anos de profissão e sempre procurei pautar minha conduta no respeito aos que me cercam, independentemente da formação. Para mim, antes de tudo, somos pessoas. Tenho um filho adolescente e digo para ele procurar escolher sua profissão seguindo pelo menos três critérios; nesta ordem: Escolha o curso que te faça feliz, tente fazer o curso na melhor Instituição e utilize o que aprendeu para transformar o mundo ao seu redor.

Experiência de 30 anos na área da Educação, Licenciatura Plena em Matemática, 11 anos na Coordenação de Cursos Técnicos com participação em cursos de capacitação nas áreas de Empreendedorismo e Finanças.No Colégio FECAP, desde 1997, atuando como professor de Matemática, Finanças & Mercado e Gestão de Negócios, ministrando aulas para as diversas séries do Ensino Médio Regular e Técnico. Professor fundador e responsável pelo Projeto Matemática100cola.

ENTREVISTA

4 //www.fecap.br/colegiofecap

FELIPE SOUZAÉ O CASE DE SUCESSO DESTA EDIÇÃO.

EX-ALUNO DO CURSO TÉCNICO DE PUBLICIDADE DA FECAP DE 2012 A 2014, FORMOU-SE ATOR PROFISSIONAL NA ESCOLA DE ATORES WOLF MAYA, ONDE FOI DIRIGIDO POR GRANDES

NOMES DO TEATRO PAULISTANO. ESTUDOU TEATRO MUSICAL NA NEW YORK FILM ACADEMY COM OS PROFISSIONAIS DA

BROADWAY E HOJE ATUA EM GRANDES ESPETÁCULOS. ALÉM DE ATOR, É TAMBÉM FOTÓGRAFO.

QUANDO VOCÊ DECIDIU PELA PROFISSÃO DE ATOR? Sempre tive uma paixão por teatro e por atuar, desde cedo, isso nasceu comigo, desde pequeno era com o que eu gostava de brincar. Adorava criar pequenas peças de teatro com meus amigos ou vizinhos, imitava os meus familiares, conhecidos, os filmes que eu assistia e tudo que estava em minha volta. Desde que perguntaram para mim, pela primeira vez, o que eu gostaria de ser quando crescer, eu sabia que era ser ator.

COMO O CURSO DE PUBLICIDADE CONTRIBUIU PARA SUA CARREIRA DE ATOR? O curso me ajudou a compreender que precisamos de estratégias e saber entender quais as melhores para se destacar em qualquer mercado que estejamos. Os atores têm que ser publicitários deles mesmos e saber jogar muito bem com suas ferramentas, dentro de qualquer circunstância. Além de me ajudar a compreender melhor o mundo e sistema em que vivo, para poder fazer bem as minhas escolhas.

VOCÊ ACABA DE ENCERRAR DUAS TEMPORADAS DE UMA PEÇA POR OUTRA, DE JEAN TARDIEU NOS TEATROS ALIANÇA FRANCESA E NAIR BELLO, COM DIREÇÃO DE GUILHERME SANT’ANNA E BRIAN PENIDO ROSS. JÁ TEM OUTRA PEÇA PROGRAMADA? Talvez viajemos para o Rio com esse espetáculo ou retornemos para o Teatro Aliança Francesa, aqui em São Paulo. Mas estou ensaiando uma peça nova chamada Hotel Tennessee, sobre o Tennessee Williams, dirigida por Brian Penido Ross e Ana Lys.

CASES FECAP

// POR CAROLINA HUMAYTÁ& MARINA MOREIRA

PODERIA CITAR QUAL A PEÇA QUE MAIS TE MARCOU? Todas me marcaram muito. Mas Transcárcere, na Cia. Os Satyros, foi uma peça que exigiu uma entrega e pesquisa muito grande e intensa para eu poder interpretar uma criança transgênero na FEBEM, quando esta (que viria a assumir sua identidade de gênero feminina anos mais tarde) ainda era um garoto, uma história de vida real, escrita autobiograficamente por Marjorie Serrano.

COMO É SUA ROTINA DURANTE AS TEMPORADAS DE UMA PEÇA?A minha rotina durante as temporadas de uma peça é imprevisível. Normalmente, volto minha atenção, completamente, e só para isso, no período de ensaios. Mas alguns atores precisam conciliar com outros trabalhos. Então, tudo depende das escolhas da direção, produção e elenco, para a montagem de cada espetáculo.

POR SER UMA ÁREA CULTURAL, O SEU MEIO PROFISSIONAL TEM GRANDE NOTORIEDADE E VÁRIOS ATORES SE DESTACÃO. TEM ALGUM ATOR/ATRIZ QUE GOSTOU DE TRABALHAR E POR QUE?Gostei muito de trabalhar com Dalton Vigh, porque é um ator muito generoso, que se tornou um bom amigo.

QUAL A MENSAGEM VOCÊ DEIXA PARA QUEM QUER SEGUIR NA CARREIRA DE ATOR?Estudar e persistir.

INOVAÇÃO FECAP

// POR ZACK DUBINSKAS

Este ano o Colégio FECAP adquiriu uma das mais abrangentes e modernas ferramentas para administrações hoteleiras existentes no Brasil. Disponibilizado pela empresa TOTVS, o software TOTVS CMNET integra e contempla todas as áreas do hotel desde a reserva, o check-in (entrada do hóspede) até check-out (saída do hóspede). Ele será utilizado pelo curso técnico de Hospedagem e possibilitará aos alunos a oportunidade de experimentar a teoria e a prática de um sistema utilizado nos equipamentos hoteleiros. Tecnologia para levar o aluno mais perto do que há de melhor no mercado de trabalho.

PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O MERCADO DE TRABALHONOVA AQUISIÇÃO DO COLÉGIO FECAP FARÁ COM QUE OS ALUNOS

DO CURSO TÉCNICO DE HOSPEDAGEM TENHAM CONTATO COM UM SOFTWARE AMPLAMENTE UTILIZADO NA ÁREA HOTELEIRA DO PAÍS.

Segundo Margarida Más, professora do curso de Hospedagem, o sistema permitirá ao aluno vivenciar a rotina da hotelaria, todos seus processos, fluxos de trabalho, a conexão entre os setores: recepção, reservas, manutenção, governança, controladoria, nesses contextos iremos trabalhar inúmeros conceitos, ferramentas administrativas, postura e toda essa dinâmica irá trazer conhecimento em diversas áreas do saber e uma experiência importante que ajudará o aluno a se decidir em uma possível carreira.

6 //www.fecap.br/colegiofecap

CAPA

Nos dias 14 a 18 de agosto, o colégio recebeu mais de 60 palestrantes, entre eles, pais de alunos, para o Orienta FECAP. O evento organizado pelo orientador educacional Luís Ribeiro, teve como objetivo realizar diversas palestras para auxiliar os estudantes na escolha de uma carreira, diminuindo a pressão sofrida durante esse período de suas vidas.

Ao contrário dos anos anteriores, o evento contou com uma nova forma de organização, na qual cada sala recebeu profissionais da mesma área para que realizassem um fórum abordando temas relacionados à profissão em que atuam e às escolhas que os alunos devem realizar, abrindo espaço para debate e para retirada de dúvidas ao final.

Durante as palestras, os profissionais responderam

UMA SEMANA DE PALESTRAS PARA AJUDAR OS ALUNOS NA ESCOLHA DE UMA PROFISSÃO.

perguntas sobre o que esperar, as disciplinas encontradas, a relação do mercado, diferenças significativas entre as escolas, o que um estudante deve levar em consideração, como é o dia a dia, entre outras dúvidas sobre a área em foco de cada fórum.

“É um outro ponto de vista, para os alunos tentarem ver a faculdade e a profissão de outro jeito”, relatou Raphael PS, palestrante e ex-aluno e professor do colégio. “Fiquei muito surpreso com a reação dos alunos” disse o ator Conrado Caputo, que esteve presente no fórum de arte e movimento.

O evento apresentou suas palestras transmitidas ao vivo pelo Facebook, ganhando espectadores até mesmo fora do colégio. O Orienta FECAP vem obtendo sucesso desde seu início e terá novas edições nos próximos anos.

ORIENTA FECAP

// POR GIOVANNA RODRIGUES

www.fecap.br/colegiofecap // 7

// POR JÚLIA OKANO

FECAP INAUGURA NOVO LABORATÓRIO DE IMAC’S

Foi inaugurado no dia 15 de agosto, o novo laboratório de IMAC’s da FECAP, um sonho antigo da Instituição, que este ano pôde finalmente ser concretizado, segundo o Diretor Marcelo Krokoscz. Contando com 25 máquinas da Apple, a nova aquisição teve como objetivo aprimorar o aprendizado de alunos tanto da graduação como do colégio, principalmente os que almejam a área de comunicação, na qual se exigi a precisão no manuseio de imagens digitais e impressas, edição de vídeos e web design. Agora esse processo será possível devido à incrível resolução de tela das máquinas. Além disso, os aparelhos são uma nova aquisição técnica, que poderá servir como mais um objeto de estudo e aprendizado para os alunos, visto que eles terão contato com os reais equipamentos do mercado de trabalho.

TECNOLOGIA

A NOVA AQUISIÇÃO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA USO DE ALUNOS E PROFESSORES DO COLÉGIO E GRADUAÇÃO.

“UM LOCAL QUE

ESTIMULA A CRIATIVIDADE

E PRODUÇÃO ACADÊMICA”ZACK DUBINSKAS, ALUNO DO 3º ANO DE PUBLICIDADE

8 //www.fecap.br/colegiofecap

ESPORTES

// POR EDUARDA FIGUEIRA

A 54ª Olimpíadas FECAP aconteceu na última semana de junho (entre os dias 26 e 30) e cujo o tema foi “Planeta Terra e o Meio Ambiente” que objetivou conscientizar os alunos da existência de tantos problemas causados pela poluição ambiental, levando-os a encontrar meios para mudar ou melhorar a situação atual no Brasil e no mundo. A abertura contou com a participação dos alunos do curso livre de dança, sob a supervisão das professoras Isla Fernandes e Patricia Furlan. Os alunos apresentaram uma coreografia de hip hop e uma releitura da dança final do filme High School Musical.

A competição foi entre as classes de seu respectivo ano, com as seguintes modalidades: basquete, cabo de guerra, cubo mágico, futsal, handebol, maratona do conhecimento, skate, spelling bee, videogame (Nintendo Wii e Xbox) e voleibol.

INTEGRAÇÃO E SOLIDARIEDADE MARCAM A 54ª OLIMPÍADAS FECAP

Este ano, o evento contou também com uma modalidade especial, por iniciativa do Grêmio Estudantil, foi realizada uma campanha para arrecadar lacres de latas de alumínio. Todos os lacres arrecadados foram doados ao Projeto Abraço que está realizando a campanha Lacres pelo Bem, para ajudar a técnica de enfermagem Fabiana Gasparotti Nagy, de 34 anos, que teve complicações devido a uma meningite contraída no ambiente de trabalho. O objetivo é arrecadar 42.000 garrafas PET de dois litros, que serão trocados por quatros próteses. O Sr. Willian Lin, Fundador e Presidente Emérito da Associação Projeto Abraço, recebeu as 104 garrafas arrecadadas pelos alunos alvaristas.

As salas ganhadoras foram o 1º C, 2º F e 3º B. A Equipe FECAP Esportes agradece a participação e a colaboração dos alunos, a verdadeira razão de nossa Olimpíada.

54ªOLIMPÍADA » Logotipo criado peLa

aLuna Vitoria Suzuki da 3ª Série do curSo técnico de MuLtiMída.

// 9

PRODUÇÕES FECAP

O Colégio FECAP participou da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que pela primeira vez as escolas particulares puderam participar. A olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Os alunos se dedicaram muito durante todo o processo que trouxe como resultado, a classificação dos alunos Ana Luiza Pereira, Gabriel Lee, Gustavo Calixto de Souza, João Victor R. Moita, Maria Raquel de Carvalho Barbosa e Natalia Rodrigues Cunha de 2ª e 3ª séries respectivamente. Com ótimas notas, os alunos foram aprovados para a segunda fase, que aconteceu dia 16 de setembro. Mesmo os alunos que não conseguiram passar de fase, demonstraram muito interesse em entender em que erraram, já pensando na OBMEP 2018.

A EQUAÇÃO PARA

A VITÓRIAFECAP MARCA PRESENÇA NA OBMEP E SE CLASSIFICA PARA SEGUNDA FASE

O colégio FECAP foi uma das várias escolas que participou da primeira fase da OBF, esforçando-se durante semanas antes da prova, com a orientação do professor Artur Luciano Filho, levou 10 alunos do colégio para a segunda fase, que aconteceu dia 19 de agosto.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é uma iniciativa criada pela Sociedade Brasileira de Física com o objetivo de despertar e estimular o interesse pela Física, proporcionar desafios aos estudantes e identificar talentos. É um exame nacional que reúne

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA

// POR EDUARDA FIGUEIRA

// POR MARINA NOVELLINO

os alunos de todo o Brasil com paixão por física.

A Instituição gostaria de parabenizar os alunos Érika Mizumoto Izaias, Fabiola Da Silva Paludetti, Gabriel Lourenço, Gustavo Kyoshi Mizutani, Leticia Tida Nishikawa, Lívia Tozaki, Maria Lucia Sugawara, Patrícia Kimiko Matsumura Kondo, Yasmin Dos Anjos Barcelos, Fellipe Corominas Pereira, João Carlos Barboza Alvez Dos Santos, Matheus Carvalho De Souza, Matheus Salvaterra e Ana Luíza Pereira por terem passado para a segunda fase.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

c= (a 2+b 2)

V=x*y*z

V=πr2hr=d/2

y

x

c= (a 2+b 2)

V=x*y*z

V=πr2hr=d/2

y

x

c= (a 2+b 2)

V=x*y*z

V=πr2hr=d/2

y

x

c= (a 2+b 2)

V=x*y*z

V=πr2hr=d/2

y

x

c= (a 2+b 2)

V=x*y*z

V=πr2 hr=d/2

y

x

10 //www.fecap.br/colegiofecap

As visitas técnicas visam o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporciona aos alunos uma formação mais ampla. Confira as últimas visitas realizadas.

Os alunos do curso técnico de Hospedagem da 1ª

série, acompanhados da professora Regina Perussi realizaram uma saída

técnica para conhecer os diferentes meios de hospedagem. Observaram a gestão da qualidade, serviços e infraestrutura

no Aki Hostel e Pousada Residenza Mantovani, no centro de São Paulo.

Os alunos do curso técnico de Informática da 2ª e 3ª séries, acompanhados dos professores Evelyn Cid, Agesandro Scarpioni e Nivaldo Júnior, realizaram uma visita técnica ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos, onde assistiram uma palestra sobre os benefícios das atividades espaciais para a humanidade e realizaram uma visita ao laboratório de integração e testes. Também realizaram uma visita técnica à IBM, acompanhados da professora Evelyn Cid. Durante a tarde, assistiram palestras, visitaram os departamentos da empresa e conheceram o Watson, sistema de inteligência artificial da IBM, que já está revolucionando a maneira como se tomar decisões.

Os alunos do curso técnico de Programação de Jogos Digitais da

2ª e 3ª séries, acompanhados da professora Evelyn Cid,

realizaram uma visita técnica no evento Big Festival, o

maior festival de jogos independentes da

América Latina. Todo ano, o BIG traz os

melhores jogos independentes do

mundo inteiro.

Os alunos do curso técnico de Administração da 1ª série,

acompanhados das professoras Alessandra Silva e Júnia Botter,

realizaram uma visita técnica na Faz Inova, uma escola de Startups criada por Bel Pesce. Os alunos realizaram oficinas

de empreendedorismo com intuito de identificar e despertar o espírito

empreendedor.

Os alunos do curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo da 1ª série, acompanhados dos professores Edwin Perez e Leonardo Macedônio, realizaram uma visita técnica na emissora de televisão aberta Rede Record.

Os alunos do curso técnico de Meio Ambiente da 2ª série, acompanhados da professora Bianca Corá, visitaram os bastidores do Zoológico de São Paulo. A saída técnica realizou o percurso “Visita monitorada técnica”, e alguns trechos da “Visita monitorada plantando o futuro”. Os alunos discutiram sobre a consciência ecológica, a aplicação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e certificação ISO 14.001, dentro das atividades e estrutura do Zoológico como uma cidade modelo.

» HOSPEDAGEM

» INFORMÁTICA

» JOGOS DIGITAIS

» ÁUDIO E VÍDEO

» MEIO AMBIENTE

» ADMINISTRAÇÃO

VISITAS TÉCNICAS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

www.fecap.br/colegiofecap // 11

MEI

O AM

BIEN

TE M

ULTI

MÍD

IAHO

SPED

AGEM

INFO

RMÁT

ICA

JOGO

S DI

GITA

IS P

UBLI

CIDA

DEAD

MIN

ISTR

AÇÃO

COM

ÉRCI

O EX

TERI

OR

ÁUDI

O E

VÍDE

O PUB

LICI

DADE

ADM

INIS

TRAÇ

ÃO CO

MÉR

CIO

EXTE

RIOR

HOSP

EDAG

EM

IN

FORM

ÁTIC

AJO

GOS

DIGI

TAIS

PUB

LICI

DADE

ÁUDI

O E

VÍDE

O PUB

LICI

DADE

MEI

O AM

BIEN

TE M

ULTI

MÍD

IA

Av. da Liberdade, 532 | +55 11 3272.2280 | www.fecap.br/colegiofecap

E N S I N O M É D I O , T É C N I C O E B I L Í N G U E

Conheça o Colégio FecapParticipe do EventoEspaço AbertoE ASSISTA ÀS AULAS EXPERIMENTAIS

28.OUT& 25.NOVÀS 09H30

ADMINISTRAÇÃO | COMÉRCIO EXTERIOR

HOSPEDAGEM | INFORMÁTICA | MEIO AMBIENTE

MULTIMÍDIA | PRODUÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS | PUBLICIDADE

ENSINO MÉDIO BILÍNGUE (HIGH SCHOOL CANADENSE)

ENSINO MÉDIO PLENO

1 1 9 4 0 3 3 - 0 0 4 0

1 1 9 4 0 3 3 - 0 0 4 0

1 1 9 4 0 3 3 - 0 0 4 0

CONDIÇÃO PROMOCIONAL ATÉ 31 DE OUTUBRO - 30% de desconto na primeira parcela de 2018 usando o preço de 2017, cumulativo à bolsa decorrente do Teste de Conhecimento ou à bolsa de Escola Conveniada.