organelas não-membranosas

1
Biologia 4 - Thiago 26.08.08 Organelas Não Membranosas RIBOSSOMOS Os ribossomos são responsáveis pela síntese protéica, ou seja, a polimerização de amino ácidos. Cada ribossomo é composto de duas subunidades que se agregam no citoplasma uma vez que o RNA mensageiro é aclopado à subunidade menor. Cada subunidade é formada de RNA ribossômico e proteínas diversas. As unidades se juntam no citoplasma mas sua síntese ocorre nos nucléolos dentro do núcleo da célula. Muitas vezes, para maximizar a produção de múltiplas cópias do mesmo polipeptídio, polissomos ou polirribossomos são formados. Um bom exemplo é a produção de anticorpos durante uma infecção. RIBOSSOMOS E A ENDOSSIMBIOSE A experiência de Stutvard que classificou em densidade os ribossomos da mitocôndria e do resto da célula mostro que os da mitocôndria tinham densidade 70s como os ribossomos de procariontes enquanto os do resto da célula, 80s. CENTROSSOMO O centrossomo é uma massa de proteínas próximas ao núcleo encontrada apenas em alguns vegetais (briófitas e pteridófitas) e todos os animais. É no centrossomo que encontramos os centríolos. O centrossomo é responsável pela organização do citoesqueleto e do fuso de divisão celular. Durante a divisão, os centrossomos são denominados ásteres. CITOESQUELETO O citoesqueleto é uma malha de filamentos no citoplasma responsável pela forma e movimentação. CENTRÍOLOS Os centríolos são sempre encontrados em pares dispostos à 90 graus um do outro. Cada centríolo contém 27 microtúbulos dispostos em nove aglomerados de três microtúbulos cada em um formato cilíndrico. Além disso, sabemos que os centríolos estão associados com a formação de flagelos e cílios. Cada flagelo e cílio possui seu próprio corpo basal que é muito semelhante em estrutura aos centríolos já que é formado por microtúbulos em uma arranjo de nove pares de microtúbulos formando um cilíndro e um par ao meio. Obs: Os cílios são revestidos pela membrana plasmática.

Upload: setentaesete

Post on 07-Jun-2015

10.723 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Organelas Não-Membranosas

Biologia 4 - Thiago26.08.08

Organelas Não Membranosas

RIBOSSOMOS

Os ribossomos são responsáveis pela síntese protéica, ou seja, a polimerização de amino ácidos. Cada ribossomo é composto de duas subunidades que se agregam no citoplasma uma vez que o RNA mensageiro é aclopado à subunidade menor. Cada subunidade é formada de RNA ribossômico e proteínas diversas. As unidades se juntam no citoplasma mas sua síntese ocorre nos nucléolos dentro do núcleo da célula.

Muitas vezes, para maximizar a produção de múltiplas cópias do mesmo polipeptídio, polissomos ou polirribossomos são formados. Um bom exemplo é a produção de anticorpos durante uma infecção.

RIBOSSOMOS E A ENDOSSIMBIOSE

A experiência de Stutvard que classificou em densidade os ribossomos da mitocôndria e do resto da célula mostro que os da mitocôndria tinham densidade 70s como os ribossomos de procariontes enquanto os do resto da célula, 80s.

CENTROSSOMO

O centrossomo é uma massa de proteínas próximas ao núcleo encontrada apenas em alguns vegetais (briófitas e pteridófitas) e todos os animais. É no centrossomo que encontramos os centríolos. O centrossomo é responsável pela organização do citoesqueleto e do fuso de divisão celular. Durante a divisão, os centrossomos são denominados ásteres.

CITOESQUELETO

O citoesqueleto é uma malha de filamentos no citoplasma responsável pela forma e movimentação.

CENTRÍOLOS

Os centríolos são sempre encontrados em pares dispostos à 90 graus um do outro. Cada centríolo contém 27 microtúbulos dispostos em nove aglomerados de três microtúbulos cada em um formato cilíndrico.

Além disso, sabemos que os centríolos estão

associados com a formação de flagelos e cílios. Cada flagelo e cílio possui seu próprio corpo basal que é muito semelhante em estrutura aos centríolos já que é formado por microtúbulos em uma arranjo de nove pares de microtúbulos formando um cilíndro e um par ao meio.

Obs: Os cílios são revestidos pela membrana plasmática.