orÇamento baseado em atividades

16
ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES CONCEITOS Da Literatura Contábil Custeio Baseado Em Atividades (ABC) - O Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC (Actívity-Based Costing), é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos (Martins, Pág. 60) A Gestão Baseada em Atividades apóia-se no planejamento, execução e mensuração do custo das atividades para obter vantagens competitivas; utiliza o Custeio Baseado em Atividades e caracteriza-se por decisões estratégicas como: Alterações no mix de produtos; Alterações no processo de formação de preços; Alterações nos processos; Redesenho de produtos; Eliminação ou redução de custos de atividades que não agregam valor; Eliminação de desperdícios; Elaboração de orçamentos com base em atividades etc. (Martins, Pág. 210) Orçamento Baseado Em Atividades (ABB) O ABC passou a ser disseminado do meio acadêmico a partir da década de 80 e a ser aplicado na prática por empresas do E.U. A, logo demonstrou ser útil na capacidade de ampliar o conhecimento sobre custos, dar apóio gerencial a tomada de decisão e dar base para planejamentos de predição,em relação ao futuro se tornando a essencial para a elaboração do ABB Orçamento Baseado em Atividades em conjunto com a contabilidade por atividades para planejar e controlar os fluxos de custos. O orçamento por atividades permite identificar os recursos a alocar como de pessoal, de tecnologia, de ativos, etc. Para a consecução dos objetivos da entidade de forma eficaz para cada atividade que está ligada a fabricação de bens ou de venda de serviços. O orçamento decompõe os custos indiretos em centro de custos por atividade e utilizam o critério de efeito causal para identificar os direcionadores de custo de cada um dos centros de custo indiretos. Na elaboração do orçamento por atividades (ABB) se faz necessário definir conceitos básicos do ABC como o que é processo, recursos, atividades, direcionadores de custos e qual é a relação entre eles.

Upload: andre-hernacki-neto

Post on 26-Jun-2015

1.825 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

CONCEITOS Da Literatura Contábil

Custeio Baseado Em Atividades (ABC) - “O Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC (Actívity-Based Costing), é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos” (Martins, Pág. 60) “A Gestão Baseada em Atividades apóia-se no planejamento, execução e mensuração do custo das atividades para obter vantagens competitivas; utiliza o Custeio Baseado em Atividades e caracteriza-se por decisões estratégicas como:

Alterações no mix de produtos; Alterações no processo de formação de preços; Alterações nos processos; Redesenho de produtos; Eliminação ou redução de custos de atividades que não agregam valor; Eliminação de desperdícios; Elaboração de orçamentos com base em atividades etc.”

(Martins, Pág. 210) Orçamento Baseado Em Atividades (ABB) – O ABC passou a ser disseminado do meio acadêmico a partir da década de 80 e a ser aplicado na prática por empresas do E.U. A, logo demonstrou ser útil na capacidade de ampliar o conhecimento sobre custos, dar apóio gerencial a tomada de decisão e dar base para planejamentos de predição,em relação ao futuro se tornando a essencial para a elaboração do ABB – Orçamento Baseado em Atividades em conjunto com a contabilidade por atividades para planejar e controlar os fluxos de custos.

O orçamento por atividades permite identificar os recursos a alocar como de pessoal, de tecnologia, de ativos, etc. Para a consecução dos objetivos da entidade de forma eficaz para cada atividade que está ligada a fabricação de bens ou de venda de serviços. O orçamento decompõe os custos indiretos em centro de custos por atividade e utilizam o critério de efeito causal para identificar os direcionadores de custo de cada um dos centros de custo indiretos.

Na elaboração do orçamento por atividades (ABB) se faz necessário definir conceitos básicos do ABC como o que é processo, recursos, atividades, direcionadores de custos e qual é a relação entre eles.

Page 2: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

O ABB é mais amplo e conecta-se com outras funções da administração, baseado no sistema de custos o ABB tem o papel de participar na elaboração do planejamento estratégico global, assim como faz parte do sistema de controle e monitoramento das operações em um período específico, para Kaplan e Cooper apud Lunkes (p.124) “O orçamento por atividade nada mais é do que a contabilidade por atividade invertida-CPA”. Ver figura 1.1.

(Esquema do ABC, O ABB faz o caminho Inverso)

Fonte: Adaptado KAPLAN E COOPER, 1998, p. 328 apud Lunkes (p.124)

Figura 1.7 O orçamento por atividade inverte as relações causais da CPA

A simulação do orçamento por atividades permite incluir maior número de parâmetros que ainda são formados pela contabilidade por recurso e proporciona projetar a demanda de direcionadores de recursos, permite traçar um controle mais sistemático dos recursos financeiros e este pode ser empregado conforme o grau que se deseje de complexidade e de elaboração se adaptando as necessidades e condições da empresa.

CUSTEIO BASEADO NA ATIVIDADE- ABC

RECURSOS

ATIVIDADES

DIRECIONADORES DE RECURSOS

DIRECIONADORES DE CUSTOS

SERVIÇO A SERVIÇO C SERVIÇO B

F L U X O INVERT IDO

ABB

Page 3: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

IMPLEMENTAÇÃO DO ORÇAMENTO POR ATIVIDADE: Aplicação em uma empresa prestadora de serviços contábeis

Custos e despesas são determinados pelo volume e o mix de produtos e/ou serviços e pelo clientes atendidos, portanto o ABB é uma base sólida para a análise operacional e segundo Lunkes (2003, p.126) são oito (8) os passos para elaboração do orçamento por atividades.

O orçamento por atividade flui dos produtos, serviços e clientes para os recursos nas etapas que seguem:

1. Determinar a demanda projetada para cada produto (objeto de custo).

2. Identificar a taxa de consumo da atividade (direcionador da atividade).

3. Multiplicar a demanda projetada do produto pela taxa de consumo da atividade, para então calcular as necessidades de atividade (quantidade).

4. Prever a demanda de atividades.

5. Identificar a taxa de consumo dos recursos (direcionador de recursos).

6. Multiplicar o total das atividades requeridas (quantidade) com a taxa dos recursos consumidos, para calcular a quantidade de recursos necessários.

7. Converter o total dos recursos requeridos (quantidade) com o custo dos recursos exigidos.

8. Acumular o custo total dos recursos estimados.

1ª Etapa: Determinar a demanda projetada para cada serviço (objeto de custo)

A empresa Capital Contabilidade e Assessoria Empresarial começam com a estimativa do volume e do mix de produtos e serviços contábeis esperados (Mensalmente apurados) como também o número de novos clientes que possivelmente utilizarão os serviços.

Tabela 1.1 Estimativa de demanda de Serviços Prestados (Vendas)

Page 4: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

TABELA 1.1 Estimativa da demanda de Vendas (valores Hipotéticos)

Produto/Serviços

Demanda Estimada

Clientes ao Mês

Preço Estimado por Hora

(Mercado)

Total Estimado de

Hora Por Cliente

Receita Total

Estimada

Impostos IR+CSLL+ISS

= 29%

Receita Líquida

Consultaria 20 50,00 8 8.000,00 2.320,00 5.680,00 Gestão Contábil 200 25,00 10 50.000,00 14.500,00 35.500,00 Gestão Fiscal 200 25,00 10 50.000,00 14.500,00 35.500,00 Gestão de RH 100 25,00 10 25.000,00 7.250,00 17.750,00 Gestão Societária 30 50,00 20 30.000,00 8.700,00 21.300,00

Segurança do Trabalho 20 25,00 10 5.000,00 1.450,00 3.550,00

Pacote Completo 15 120,00 68 122.400,00 35.496,00 86.904,00

TOTAIS 585 320,00 136 290.400,00 84.216,00 206.184,00

Para fixação de preços de prestação de serviços adotou-se o critério de hora e não mensal a preço médio de mercado, porém pode se adotar uma estratégia de precificação diferenciada. As políticas de preço devem ser examinadas em termos de objetivos que a empresa deseja alcançar.

2 ª Etapa: Identificar a taxa de consumo da atividade pelo objeto de custo (direcionador da atividade).

Tabela 1.2 Taxa de Consumo da atividade pelo objeto de custos

Produto/Serviços Atividade1

Direcionador/Horas

Atividade 2 Direcionador/

Horas

Atividade 3 Direcionador/

Horas

Atividade 4 Direcionador/

Horas

Atividade 5 Direcionador/

Horas

Consultoria 1 Gestão Contábil 6 2 1 Gestão Fiscal 1 1 Gestão de RH 4 Gestão Societária Segurança do Trabalho Pacote Completo 6 2 2 1 10

Page 5: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

Nessa etapa, devem ser definidos todos os direcionadores das atividades, ou seja, o tempo e materiais necessários à produção de produtos e serviços. No nosso caso foram identificados 10 direcionadores, são serviços distintos e, portanto taxas de consumo e direcionadores diferentes.

3ª Etapa: Multiplicar a demanda projetada do produto pela taxa de consumo da atividade, para então calcular as necessidades de atividade (quantidade).

Calcula-se a quantidade total de trabalho por atividade para atender a demanda projetada.

1.3 Taxa demanda total de consumo da atividade necessária para produzir os dez (10) serviços.

Produto/Serviços Atividade 6

Direcionador/Horas

Atividade 7 Direcionador/

Horas

Atividade 8 Direcionador/

Horas

Atividade 9 Direcionador/

Horas

Atividade 10 Direcionador/

Horas

Consultaria 7 Gestão Contábil 8 Gestão Fiscal 8 Gestão de RH 6 Gestão Societária 20 Segurança do Trabalho 10

Pacote Completo 6 8 15 8 10

Produto/Serviços

Demanda Estimada Clientes ao Mês

Atividade1 Direcionador

/Horas

Atividade 2 Direcionador

/Horas

Atividade 3 Direcionador

/Horas

Atividade 4 Direcionador

/Horas

Atividade 5 Direcionador

/Horas

Consultaria 20 20 Gestão Contábil 200 1200 400

200

Gestão Fiscal 200 200 200 Gestão de RH 100 400 Gestão Societária 30

Segurança do Trabalho

20

Pacote Completo 15 90 30 30 15 150

Page 6: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

4ª Etapa: Prever a demanda das atividades organizacionais

O ABB continua com a previsão da demanda das atividades da empresa necessárias para suprir o volume e o mix de serviços. O ABB prevê as demanda referentes a todas as atividades primárias e secundárias e estima a quantidade esperada de todos os direcionadores de custos das atividades.

Tabela 1.4 Identificação das atividades necessárias

Produto / Serviços

Ati

vid

ades Atividade 1

Registro Contábil

Conciliações Obrigações Acessórias

Atividade 2 Encerramento Apuração Elaboração

das D.C.

Atividade 3 Análise das

D.C

Atividade 4 Constituição

e/ou Baixa de Empresas

Atividade 5 Contratação

Demissão Homologação

Consultaria X Gestão Contábil X X X Gestão Fiscal X X Gestão de RH X Gestão Societária Segurança do Trabalho

Pacote Completo X X X X X

Produto/Serviços

Demanda Estimada Clientes ao Mês

Atividade 6 Direcionador

/Horas

Atividade 7 Direcionador

/Horas

Atividade 8 Direcionador

/Horas

Atividade 9 Direcionador

/Horas

Atividade 10 Direcionador

/Horas

Consultaria 20 140 Gestão Contábil 200

1600

Gestão Fiscal 200

1600

Gestão de RH 100 600 Gestão Societária 30 600 Segurança do Trabalho

20

200

Pacote Completo 15 90 120 225 120 150

Page 7: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

Produto / Serviços

Ati

vid

ades Atividade 6

Elaborar Folha de

Pagamento

Atividade 7 Análise

Gerencial e Estratégica Empresarial

Atividade 8 Direito

Societário Mercado de

Ações e Investimen-

tos

Atividade 9 Apuração de

Impostos, Taxas e

Contribuições

Atividade 10 Estudo e

Implantação de Programa de Segurança do Trabalho

Consultaria X Gestão Contábil X Gestão Fiscal X Gestão de RH X Gestão Societária X Segurança do Trabalho X

Pacote Completo X X X X X

A título de exemplo o serviço Gestão contábil necessita passar pelas atividades 1, 2, 4 e 9 conforme levantamento efetuado na fase inicial do processo de levantamentos de dados.

5ª Etapa: Identificar a taxa de consumo dos recursos (direcionador de recursos).

Conhecendo as quantidades esperadas de demanda de atividades efetuados na etapa 3 agora é necessário fazer um levantamento dos recursos que devem ser supridos para realizar as atividades programadas, orçadas

.Tabela 1.5 Taxa de consumo dos recursos.

Produto / Serviços

Ati

vid

ades Atividade1

Registro Contábil e

Conciliações e Obrigações Acessórias

Atividade 2 Elaboração das

Dem. Contábeis

Atividade 3 Análise das

D.C

Atividade 4 Constituição

e/ou Baixa de Empresas

Atividade 5 Contratação,

Demissão, Homologação

Recurso Pessoal Pessoal Pessoal Pessoal Pessoal

Consultaria

30 min.

Gestão Contábil 180 min. 60 min. 30 min. Gestão Fiscal 30 min. 30 min. Gestão de RH

120 min.

Gestão Societária

Segurança do Trabalho Pacote Completo 180 min. 60 min. 60 min. 30 min. 300 min.

Page 8: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

Produto / Serviços

Ati

vid

ades Atividade 6

Elaborar Folha de

Pagamento

Atividade 7 Análise

Gerencial e Estratégica Empresarial

Atividade 8 Direito

Societário, Mercado de

Ações e Investimentos

Atividade 9 Apuração de

Impostos, Taxas e

Contribuições

Atividade 10 Estudo e

Implantação de Programa de Segurança do Trabalho

Recurso Pessoal Pessoal Pessoal Pessoal Pessoal Consultaria

210 min.

Gestão Contábil

240 min.

Gestão Fiscal

240 min.

Gestão de RH 180 min.

Gestão Societária

600 min.

Segurança do Trabalho Pacote Completo 180 min. 240 min. 450 min. 240 min. 300 min.

O mercado determina o preço de venda para determinar o custo dos serviços e dar suporte as decisões em permanecer no mercado, sair, mudar a política, resumidamente utilizar gerenciamento estratégico na prestação de serviços contábeis (nosso caso em estudo). O orçamento permite estabelecer os padrões de custo para que os objetivos sejam atingidos por meio de custo- meta.

6ª Etapa: Multiplicar o total das atividades requeridas (quantidade) com a taxa dos recursos consumidos, para calcular a quantidade de recursos necessários

Define-se a quantidade de trabalho ou recursos aplicados necessários para atender as atividades, mas é importante salientar que deve se buscar o equilíbrio operacional de recursos e precisa ser comparada com a quantidade atual de recursos disponíveis.

Estimando-se a oferta de recursos que cada atividade consumirá logo o ABB estima a relação às demandas e os recursos que devem suprir e permitir a execução do objetivo da empresa.

Nosso estudo de caso é específico foi omitido outros custos indiretos específicos para simplificação e fácil entendimento do exemplo analisado, o único custo incorrido é com salário do pessoal (funcionários e estagiários)

Tabela 1.6 Quantidade total de direcionadores de recursos necessários

Page 9: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

Com os resultados encontrados na tabela 1.6 pode se calcular o número de empregados necessários em cada atividade considerando que cada funcionário trabalha 8 horas e 50 minutos por dia convertendo em minutos se chega ao total de minutos / mês 11.660 [8 horas/dia x 60 + 50 x (22 dias úteis)].

Tabela 1.7 Número de empregados necessários para atender às atividades.

Produto / Serviços

Ati

vid

ades Atividade1 Registro

Contábil e Conciliações e

Obrigações Acessórias

(Direcionadores)

Atividade 2 Elaboração das Dem. Contábeis (Direcionadores)

Atividade 3 Análise das D.C

(Direcionadores)

Atividade 4 Constituição e/ou Baixa de

Empresas (Direcionadores)

Atividade 5 Contratação, Demissão,

Homologação (Direcionadores)

Recurso Pessoal (min.) Pessoal (min.) Pessoal (min.) Pessoal (min.) Pessoal (min.)

Consultoria 600 Gestão Contábil 36000 12000 6000 Gestão Fiscal 6000 6000 Gestão de RH 12000 Gestão Societária Segurança do Trabalho Pacote Completo 2700 900 900 450 4500

Produto / Serviços

Ati

vid

ades Atividade 6

Elaborar Folha de Pagamento

(Direcionadores)

Atividade 7 Análise

Gerencial e Estratégica Empresarial

(Direcionadores)

Atividade 8 Direito

Societário, Mercado de

Ações e Investimentos

(Direcionadores)

Atividade 9 Apuração de

Impostos, Taxas e Contribuições (Direcionadores)

Atividade 10 Estudo e

Implantação de Programa de Segurança do

Trabalho (Direcionadores)

Recurso Pessoal (min.) Pessoal (min.) Pessoal (min.) Pessoal (min.) Pessoal (min.) Consultoria 4200 Gestão Contábil 48000 Gestão Fiscal 48000 Gestão de RH 18000 Gestão Societária 18000 Segurança do Trabalho 6000

Pacote Completo 2700 3600 6750 3600 4500

Page 10: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

Produto / Serviços

Ati

vid

ades Atividade1

Registro Contábil Conciliações obri-gações Acessórias Direcionadores

Atividade 2 Elaboração das Dem. contábeis Direcionadores

Atividade 3 Análise das D.C Direcionadores

Atividade 4 Constituição e/ou Baixa de Empresas

Direcionadores

Atividade 5 Contratação, Demissão,

Homologação Direcionadores

Recursos Pessoal (min.)

N° Entre

gados / Ativ.

Pessoal (min.)

N° Entre

gados / Ativid.

Pessoal (min.)

N° Empre gados / Ativid.

Pessoal (min.)

N° Empre gados / Ativid.

Pessoal (min.)

N° Empre gados / Ativid.

Consultaria 600 0,05 Gestão Contábil 36000 3,09 12000 1,03 6000 0,51 Gestão Fiscal 6000 0,51 6000 0,51 Gestão de RH 12000 1,03 Gestão Societária Segurança do Trabalho Pacote Completo 2700 0,23 900 0,08 900 0,08 450 0,04 4500 0,39

Total Funcionários /Atividade

3,83 1,62 0,13 0,55 1,42

Produto /

Serviços

Ati

vid

ades

Atividade 6 Elaborar Folha de Pagamento Direcionadores

Atividade 7 Análise Gerencial e Estratégica Empresarial Direcionadores

Atividade 8 Direito Societário, Mercado de Ações e Investimentos Direcionadores

Atividade 9 Apuração de Impostos, Taxas e Contribuições Direcionadores

Atividade 10 Estudo e Implan-tação de Progra-ma de Segurança do Trabalho Direcionadores

Recurso Pessoal (min.)

N° Empre gados / Ativid.

Pessoal (min.)

N° Empre gados/ Ativid.

Pessoal (min.)

N° Empre gados / Ativid.

Pessoal (min.)

N° Empre gados / Ativid.

Pessoal (min.)

N° Empre gados / Ativid.

Consultaria 4200 0,36 Gestão Contábil 48000 4,12 Gestão Fiscal 48000 4,12 Gestão de RH 18000 1,54 Gestão Societária

18000 1,54

Segurança do Trabalho

6000 0,51

Pacote Completo 2700 0,23 3600 0,31 6750 0,58 3600 0,31 4500 0,39

Total Funcionários /Ativ.

1,78

0,67

2,12

8,54

0,90

Page 11: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

Tabela 1.8 Funcionários total por atividade (Quadro Simplificado).

Funcionários Necessários 3,83 1,62 0,13 0,55 1,42 1,78 0,67 2,12 8,54 0,90 21,56

Nº da Atividade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Total

Como se constata o número total de funcionários necessário para executar as atividades enumeradas de 1 a 10 conta na tabela 1.8, selecionados por meio do seu grau de relevância dentro do funcionamento operacional da empresa em estudo. Para se desempenhar as atividades de forma eficiente será necessário aproximadamente 22 funcionários.

Segundo Kaplan e Cooper apud Lunkes (2003, p132) o orçamento por atividades utiliza três perfis básico: os recursos variáveis ou flexível, os recursos fixos comprometidos e semi-variáveis e os recursos comprometidos por etapa ou fixos. como por exemplo a energia elétrica utilizada na execução das atividades, o material de expediente, etc.

7ª Etapa: Converter o total dos recursos requeridos (quantidade) com o custo dos recursos exigidos.

Um empregado recebe R$ 930 por mês de trabalho, aproximadamente R$ 0,08 por minuto de trabalho (R$ 930 /11.660 Min.) os outros custos envolvidos rastreados são a energia elétrica e o material de expediente, o Kilowatts/hora custa R$ 1,25 e o material de expediente (papel a4, canetas, lápis, borracha, etc.) foi criado uma cota de gasto por funcionário ao preço de R$ 25 cada ao todo são 22 kits ao mês. (feito uma média na coleta inicial de dados e será denominado na tabela 2.1 como outros custos). Ver dados da tabela 1.9.

Depois de identificar todos os recursos das atividades do escritório, a empresa pode determinar a capacidade prática, que é a capacidade do primeiro recurso que limita a capacidade da empresa de realizar a atividade o próximo passo é calcular o total de recursos necessários em Valores monetários calculados ao mês.

Procede-se ao calculo da seguinte maneira os gastos com pessoal são convertidos em valores por minuto que tem o custo de R$ 0,08 tomasse esse valor e multiplica-se pela quantidade total de minutos gastos por atividade esse calculo será demonstrado na tabela 2.1. Da mesma maneira se procede com os custos de energia elétrica e material de expediente, porém se utiliza os valores encontrados na tabela 1.9 para se chegar aos valores que serão utilizados para compor o demonstrativo ABB na 8ª etapa.

Page 12: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

Tabela 1.9 Composição do serviço (itens de custo)

T

Tabela 2.1 Total de recursos

Produto /

Serviços Ati

vid

ades

Atividade 1 Reg. Contábil, Conciliações e

Obrigações Acessórias

Direcionadores

Atividade 2 Elaboração das Dem. Contábeis Direcionadores

Atividade 3 Análise das D.C Direcionadores

Atividade 4 Constituição e/ou Baixa de

Empresas Direcionadores

Atividade 5 Contratação, Demissão,

Homologação Direcionadores

Totais Parciais

Recurso Pessoal R$ Pessoal R$ Pessoal R$ Pessoal R$ Pessoal R$

Consultoria 48,00 48,00 Gestão Contábil 2.880,00 960,00 480,00 4.320,00

Gestão Fiscal 480,00 480,00 960,00 Gestão de RH 960,00 960,00

Gestão Societária - Segurança do

Trabalho -

Pacote Completo 216,00 72,00 72,00 36,00 360,00 756,00 Total Custo /Atividade 3.576,00 1.512,00 120,00 516,00 1.320,00 7.044,00

Itens de

custo

Serv

iço

s

Consultoria Gestão

Contábil Gestão Fiscal Gestão de RH

Gestão Societária

Segurança do Trabalho

Pacote Completo

Total Geral

Fórmula Qtd x R$

Qua ntida

de Total

Quantida

de Total

Qua ntida

de Total

Qua ntida

de Total

Qua ntida

de Total

Qua ntida

de Total

Quantida

de Total

Energia Elétrica R$ 1,25 Kw/H

20 25 25 31,3 20 25 35 43,75 15 18,75 20 25 150 188 356,3

Mater. de Expedien. R$ 25/m

3 75 3 75 3 75 3 75 3 75 3 75 4 100 550

TOTAL POR SERVIÇO

23 100 28 106 23 100 38 118,8 18 93,75 23 100 154 288 906,3

Page 13: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

Produto /

Serviços

Ati

vid

ades Atividade 6

Elaborar Folha de Pagamento Direcionadores

Atividade 7 Análise

Gerencial e Estratégica Empresarial

Direcionadores

Atividade 8 Direito

Societário, Mercado de Ações e Inv.

Direcionadores

Atividade 9 Apuração de

Impostos, Taxas e Contribuições Direcionadores

Atividade 10 Estudo e

Implantação de Programa d Seg. do Trab.

Direcionadores

Totais Parciais

Recurso Pessoal R$ Pessoal R$ Pessoal R$ Pessoal R$ Pessoal R$

Consultoria 336,00

336,00

Gestão Contábil 3.840,00

3.840,00

Gestão Fiscal 3.840,00

3.840,00

Gestão de RH 1.440,00

1.440,00

Gestão Societária

1.440,00

1.440,00

Segurança do Trabalho

480,00 480,00

Pacote Completo

216,00 288,00 540,00 288,00 360,00 1.692,00

Total Custo /Atividade

1.656,00 624,00 1.980,00 7.968,00 840,00 13.068,00

Produto / Serviços

Ati

vid

ades

Custos Comuns a todas as atividades Total Custo Por Serviços

Recurso Outros Custos (Energia Elétrica e

Material De Expediente) R$ Totais parciais + Outros

Custos R$ Consultoria R$ 100,00 R$ 484,00 Gestão Contábil R$ 106,00 R$ 8.266,00 Gestão Fiscal R$ 100,00 R$ 4.900,00 Gestão de RH R$ 118,80 R$ 2.518,80 Gestão Societária R$ 93,75 R$ 1.533,75 Segurança do Trabalho R$ 100,00 R$ 580,00 Pacote Completo R$ 288,00 R$ 2.736,00 Total do Custo por Atividade R$ 906,55 R$ 21.018,55

Após apurados todos os valores dos custos das atividades do nosso estudo de caso se procede à próxima etapa que é a final, montar o demonstrativo ABB montado na tabela 2.2 a seguir.

Page 14: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

Exem p lo d o A BB (M ENSA L)

EM PRESA C A PITA L C O NTA BILID A D E E A SSESSO RIA EM PRESA RIA L

E lem entos Básicos C onsu ltoria Gestão

C ontáb il

Gestão

Fisca l

Gestão de

R H

Gestão

Societária

Segurança do

Trabalho

P acote

C om pleto TO TA IS

D em an d a (Receita B ru ta) 8.000,00 50.000,00 50.000,00 25.000,00 30.000,00 5.000,00 122.400,00 290.400 ,00

(-) Im p o sto s (2.320,00 ) (14.500,00 ) (14.500,00 ) (7.250,00 ) (8.700,00 ) (1.450,00 ) (35.496,00 ) (84.2 16,00 )

Receita Líq u id a 5.680,00 35.500,00 35.500,00 17.750,00 21.300,00 3.550,00 86.904,00 206.184 ,00

(-) C u sto To tal d a s A tiv . (384,00) (8.160,00 ) (4.800,00 ) (2.400,00 ) (1.440,00 ) (480,00) (2.448,00 ) (20.1 12,00 )

A tiv id ad e 1

2.880,00 480,00

216,00 3.576,0 0

A tiv id ad e 2

960,00 480,00

72,00 1.512,0 0

A tiv id ad e 3 48,00

72,00 120,00

A tiv id ad e 4

480,00

36,00 516,00

A tiv id ad e 5

960,00

360,00 1.320,0 0

A tiv id ad e 6

1.440,00

216,00 1.656,0 0

A tiv id ad e 7 336,00

288,00 624,00

A tiv id ad e 8

1.440,00

540,00 1.980,0 0

A tiv id ad e 9

3.840,00 3.840,00

288,00 7.968,0 0

A tiv id ad e 10

480,00 360,00 840,00

Lucro Bruto 5.296,0 0 27.340,00 30.700,00 15.350,00 19.860,00 3.070,0 0 84.456,00 186.072 ,00

Page 15: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

8ª Etapa: Acumular o custo total dos recursos estimados para atender a demanda projetada dos objetos de custo.

Segundo Kaplan e Norton apud Lunkes (2003, p135) O orçamento ABB compõe-se da previsão de receitas constantes na tabela 1.1 da prestação de serviços contábeis e outros e da previsão das despesas que serão incorridas durante o processo levando em consideração a eficiência subjacente para que a execução dos trabalhos se realize. O ABB especifica as despesas contínuas que são necessárias a manutenção das atividades. No nosso estudo de caso foram identificados os gastos com pessoal (salários fixos), gastos com energia elétrica (rateados a base de kwatts/horas/atividade) e material de expediente (limitado a kits por funcionário, custo fixado mensalmente).

De forma arbitraria são rateados os custos indiretos (fixos e variáveis), não é uma forma totalmente correta essa medição, porém a título de exemplo e simplificação para o entendimento da dinâmica do ABBA e seu funcionamento foram omitidos outros custos e despesas, que poderiam ser tratados de forma diferenciada e diretamente despejados na apuração do resultado por meio do custeio variável sem influenciar os custos dos serviços prestados do período.

Análise das Vantagens do ABB

Com o demonstrativo ABB elaborado se encontra os dados que se precisa para que uma análise seja executada de forma a perceber quais são as atividades mais relevantes em matéria de lucratividade, custos, tempo de execução e outros índices que podem ser extraídas para uma melhor análise gerencial.

Para Leahy apud Lunkes (2003, p137) o orçamento por atividade não elimina o orçamento tradicional, no entanto, é uma ferramenta gerencial importante na medição da quantidade necessária de equipamentos e funcionários necessários à empresa para atender a demanda projetada para o período. O ABB em sua essência é quem pode estimar a demanda de atividades da empresa, traduzindo essa demanda em valores monetários, materiais, energia, e outros recursos necessário a consecução dos objetivos estratégicos da entidade.

Page 16: ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES

Considerações Finais

Referências:

Lunkes, Rogério João. Manual de Orçamento. São Paulo: Atlas, 2003.

Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2003.

Schnorrenberger, Darci. Material desenvolvido pelos Professores. Florianópolis, 2010.