operação valkyrie

3
Valkyrie Este filme baseia-se na história real do Coronel Claus von Stauffenberg, na Operação Valquíria. Tom Cruise estreou Valkyrie (Operação Valquíria) , filme baseado na operação mostrando o atentado do ponto de vista de Stauffenberg. Num ataque aéreo dos Americanos, em 1943, Stauffenberg perde um olho, a mão direita e dois dedos da mão esquerda. Após recuperar-se dos ferimentos, voltou à Alemanha, aliou-se ao general Friedrich Olbricht, Albrecht Mertz von Quirnheim e Henning von Tresckow (que se acabou por suicidar) na conspiração que passaram a chamar de Operação Valquíria. Oficialmente, a operação pretendia combater inquietações internas, mas na realidade preparava tudo para o período posterior ao planeado golpe de Estado.

Upload: andre-vieira

Post on 17-Aug-2015

76 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Operação Valkyrie

Valkyrie

Este filme baseia-se na história real do Coronel Claus von Stauffenberg, na Operação Valquíria.

Tom Cruise estreou Valkyrie (Operação Valquíria) , filme baseado na operação mostrando o atentado do ponto de vista de Stauffenberg.

Num ataque aéreo dos Americanos, em 1943, Stauffenberg perde um olho, a mão direita e dois dedos da mão esquerda.

Após recuperar-se dos ferimentos, voltou à Alemanha, aliou-se ao general Friedrich Olbricht, Albrecht Mertz von Quirnheim e Henning von Tresckow (que se acabou por suicidar) na conspiração que passaram a chamar de Operação Valquíria. Oficialmente, a operação pretendia combater inquietações internas, mas na realidade preparava tudo para o período posterior ao planeado golpe de Estado.

Page 2: Operação Valkyrie

Os planos do atentado que mataria Hitler foram elaborados com a participação de Carl Friedrich Goerdeler e de Ludwig Beck. Os conspiradores mantinham, além disso, contatos com a resistência civil. Os planos visavam a eliminação de Hitler e seus sucessores potenciais Hermann Göring e Heinrich Himmler. A primeira tentativa de atentado em Rastenburg (hoje Polônia), no dia 15 de julho, fracassou.

Na manhã de 20 de julho de 1944, Stauffenberg voou até o quartel-general do Führer (Toca do lobo) na Prússia Oriental. Com o seu ajudante, o tenente Werner von Haeften, ele conseguiu ativar apenas um dos dois explosivos previstos para detonar. Mais tarde, usou uma desculpa para sair da sala de conferências, onde depositou a bolsa com explosivos perto do Führer. Porém, um de seus generais afastou-a involuntariamente de Hitler. A explosão, às 12h42, matou quatro das 24 pessoas na sala. Hitler sobreviveu.

Os conspiradores comunicaram por telefone, por volta das 15 horas, na capital alemã, convencidos do êxito da missão que Hitler estava morto. Duas horas mais tarde, a notícia foi desmentida. Na mesma noite, Stauffenberg, Von Haeften, Von Quinheim e Friedrich Olbricht foram executados por traição. No dia 21 de julho, os mortos foram enterrados nos seus uniformes e condecorações militares. Mais tarde, Hitler mandou desenterrá-los e ordenou a sua cremação. As cinzas foram espalhadas pelos campos.

Preparada por militares alemães, esta operação foi a última de 15 tentativas falhadas de matar Hitler.

Trabalho realizado por: André Vieira, nº6

Diogo Araújo, nº12

Ricardo Pereira, nº20

Tiago Covas, nº24, do 9º17

Page 3: Operação Valkyrie