operaÇÃo governo transfere 251 reeducandos para ... · passando pelo processo de triagem, na qual...

4
Maceió, segunda-feira, 23 de janeiro de 2017 www.agenciaalagoas.al.gov.br ESTADO DE ALAGOAS UNIDADE FEDERATIVA DO BRASIL Ano 105 - Número 15 Obras de novo quartel dos Bombeiros em Penedo estão em fase de conclusão Pág. 2 Secretaria de Educação oferta curso gratuito de Libras à população Pág. 3 Governo transfere 251 reeducandos para Penitenciária de Segurança Máxima OPERAÇÃO Seris coordena megaoperação para manutenção da disciplina no Complexo Penitenciário; PM dá apoio com cessão de policiais Texto de Victor Costa A Secretaria de Ressociali- zação e Inclusão Social (Seris) coordenou a transferência de 251 internos do Presídio Bal- domero Cavalcanti de Oliveira para a Penitenciária de Segu- rança Máxima, na sexta-feira (20), em medida preventiva e em caráter excepcional. A unidade está sendo será operacionalizada por policiais do Batalhão de Polícia de Guar- da da Polícia Militar de Alagoas e chefiada pelo agente peniten- ciário Alexsandro Luz por um período de 60 dias, até que o processo de cogestão seja con- cluído. O Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit) da Seris está fortalecen- do a segurança, em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Equipes do Grupamento Aéreo e Centro de Monitoramento Ele- trônico de Presos também ga- rantem a segurança no entorno da Penitenciária de Segurança Máxima. Semanalmente, o Bope realizará revistas na nova uni- dade. O secretário da Ressocia- lização e Inclusão Social, te- nente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, tem comandado pes- soalmente operações diárias no sistema prisional. O objetivo é manter a segurança, ordem e disciplina no cumprimento das penas. “O Governo do Estado não irá medir esforços para manter o controle de todas as unidades prisionais de Alagoas. Agentes penitenciários e policiais civis e militares estão empenhados em seguir as diretrizes adota- das pela Seris. O Estado está acima de qualquer organização criminosa e a lei será cumpri- da, preservando a integridade física de todos”, salienta o se- cretário. Transferência A seleção dos custodiados transferidos ocorreu mediante um planejamento construído pelo setor de inteligência da Ressocialização, juntamente com as chefias das unidades prisionais. Os custodiados estão passando pelo processo de triagem, na qual equipes da Gerência de Saúde ofertam assistência médica, distri- buindo itens de higiene pes- soal e fardamento, além dos demais cuidados necessários para consolidar a dignidade no âmbito prisional. Ascom Seris

Upload: dangdien

Post on 10-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: OPERAÇÃO Governo transfere 251 reeducandos para ... · passando pelo processo de triagem, na qual equipes da ... Seduc oferta cursos gratuitos de Libras para a comunidade ... do

Maceió, segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

www.agenciaalagoas.al.gov.br ESTADO DE ALAGOAS

UNIDADE FEDERATIVA DO BRASIL

Ano 105 - Número 15

Obras de novo quartel dos Bombeiros em Penedo estão em fase de conclusão Pág. 2

Secretaria de Educação oferta curso gratuito de Libras à população Pág. 3

Governo transfere 251 reeducandos para Penitenciária de Segurança Máxima

OPERAÇÃO

Seris coordena megaoperação para manutenção da disciplina no Complexo Penitenciário; PM dá apoio com cessão de policiais

Texto de Victor Costa

A Secretaria de Ressociali-zação e Inclusão Social (Seris) coordenou a transferência de 251 internos do Presídio Bal-domero Cavalcanti de Oliveira para a Penitenciária de Segu-rança Máxima, na sexta-feira (20), em medida preventiva e em caráter excepcional.

A unidade está sendo será operacionalizada por policiais do Batalhão de Polícia de Guar-da da Polícia Militar de Alagoas e chefiada pelo agente peniten-ciário Alexsandro Luz por um período de 60 dias, até que o processo de cogestão seja con-cluído.

O Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit) da Seris está fortalecen-do a segurança, em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Equipes do Grupamento Aéreo e Centro de Monitoramento Ele-trônico de Presos também ga-rantem a segurança no entorno da Penitenciária de Segurança Máxima. Semanalmente, o Bope realizará revistas na nova uni-dade.

O secretário da Ressocia-lização e Inclusão Social, te-nente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, tem comandado pes-

soalmente operações diárias no sistema prisional. O objetivo é manter a segurança, ordem e disciplina no cumprimento das penas.

“O Governo do Estado não irá medir esforços para manter o controle de todas as unidades prisionais de Alagoas. Agentes penitenciários e policiais civis e militares estão empenhados em seguir as diretrizes adota-das pela Seris. O Estado está acima de qualquer organização criminosa e a lei será cumpri-da, preservando a integridade física de todos”, salienta o se-cretário.

TransferênciaA seleção dos custodiados

transferidos ocorreu mediante um planejamento construído pelo setor de inteligência da Ressocialização, juntamente com as chefias das unidades prisionais.

Os custodiados estão passando pelo processo de triagem, na qual equipes da Gerência de Saúde ofertam assistência médica, distri-buindo itens de higiene pes-soal e fardamento, além dos demais cuidados necessários para consolidar a dignidade no âmbito prisional.

Ascom Seris

Page 2: OPERAÇÃO Governo transfere 251 reeducandos para ... · passando pelo processo de triagem, na qual equipes da ... Seduc oferta cursos gratuitos de Libras para a comunidade ... do

2 Maceió, segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Obras do novo quartel dos Bombeiros em Penedo estão em fase de conclusão

INVESTIMENTO

Novo prédio do 6º Grupamento de Bombeiro Militar será entregue à população antes do prazo previsto

Texto de Tássia Santos e Agência Alagoas

O Governo do Estado não vem medindo esforços para ga-rantir a qualidade dos serviços ofertados pelo Corpo de Bom-beiros Militar de Alagoas, tanto em Maceió quanto no interior. Os investimentos no setor passam por reformas prediais, além da garantia de melhores condições de trabalho aos integrantes da Corporação.

Vários grupamentos pas-sam por serviços de melhorias e readequação, a exemplo do 6º Grupamento de Bombeiro Mili-tar (6º GBM), em Penedo, que vai ganhar nova sede em breve. O prédio passa por uma ampla reforma, e as obras, coordena-das pelo Serveal (Serviços de Engenharia do Estado de Ala-goas), encontram-se em estágio bastante adiantado, podendo ser entregues antes do prazo

previsto.Orçada em, aproximada-

mente, R$ 200 mil, a obra inclui implantação de piso, pintura e forro PVC, além da manuten-ção das instalações elétricas e hidráulicas e de portas e ba-nheiros. A reforma, iniciada em dezembro de 2016, irá garantir ainda a acessibilidade a defi-cientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos, obesos e gestantes.

Nesta nova sede vamos ga-rantir melhores condições de trabalho aos nossos militares, para o desempenho das suas atribuições. “Sem o apoio do Go-verno do Estado, que nos cedeu o espaço e garantiu os recur-sos para sua recuperação, nada disso seria possível”, ressaltou o comandante-geral da Corpo-ração, coronel Adriano Amaral.

Nova sede vai garantir melhores

condições aos militares

Fotos: Ascom CBMAL

Page 3: OPERAÇÃO Governo transfere 251 reeducandos para ... · passando pelo processo de triagem, na qual equipes da ... Seduc oferta cursos gratuitos de Libras para a comunidade ... do

3Maceió, segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Seduc oferta cursos gratuitos de Libras para a comunidade

OPORTUNIDADE

Aulas serão ministradas no Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), na Jatiúca, e Escola Tavares Bastos, no Farol

Texto de Luana Santana e Ana Paula Lins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu 350 va-gas para pessoas interessadas em aprender a Língua Brasilei-ra de Sinais (Libras). As ma-trículas podem ser efetuadas das 8h às 11h30, no Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), na Jatiúca, e na Escola Tavares Bastos, no Farol, até o dia 27 de janeiro ou até o preenchimento do número de vagas ofertadas.

“O curso é gratuito, com carga horária de 60 horas, uma vez por semana, no tur-no matutino ou vespertino. Paralelamente à oferta para a comunidade, teremos ainda uma turma específica para professores que atuam em

escolas com salas de recur-sos”, informa a diretora-geral do CAS, Luciana Tenório.

O Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez, que fun-ciona na Rua Ernesto Gomes Maranhão, ao lado da Escola Estadual Rosalvo Lobo, na Ja-tiúca, está disponibilizando 200 vagas para iniciantes.

Já na Escola Tavares Bas-tos, localizada na Praça do Centenário, no Farol, serão 150 vagas para o Básico I, às terça, quarta e sextas-feiras, e 50 vagas para o Básico II, às quintas-feiras. Neste caso, as aulas acontecem no turno no-turno e as matrículas ocorrem de 23 a 25 de janeiro para o Bá-sico I e dia 26 de janeiro para

o Básico II, a partir das 18h.“Começaremos a distribuir

as fichas a partir das 16h e as matrículas começam às 18h, estendendo-se até o dia 25 ou até obter total preenchimento de vagas. No caso do Básico II, é importante que o candidato leve o comprovante de aprovação no Básico I”, orienta a diretora-geral Maria Auxiliadora Lima.

DocumentaçãoPara se inscrever é neces-

sário ter idade mínima de 15 anos e levar uma foto 3x4, origi-nais e cópias da identidade, CPF e comprovante de residência do aluno. Se o mesmo for menor de 18 anos, será exigido documen-tos do responsável legal.

“O curso é gratuito, com carga horária de 60 horas, uma vez por semana, no turno matutino ou vespertino. Paralelamente à oferta para a comunidade, teremos ainda uma turma específica para professores que atuam em escolas com salas de recursos”

LUCIANA TENÓRIOdiretora-geral do Centro de atendimento às pessoas com surdez

Matrículas podem ser efetuadas das 8h às 11h30, até o dia 27 de janeiro ou até o preenchimento do número de vagas ofertadas

José Demétrio

Page 4: OPERAÇÃO Governo transfere 251 reeducandos para ... · passando pelo processo de triagem, na qual equipes da ... Seduc oferta cursos gratuitos de Libras para a comunidade ... do

4 Maceió, segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Uncisal divulga hoje ‘listão’ de aprovados no Vestibular 2017

NOVOS FERAS

Processo seletivo ofereceu 490 vagas em 10 cursos, sendo cinco deles de bacharelado e cinco superiores tecnológicos

Texto de Eduardo Almeida

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) divulga hoje (23) o ‘lis-tão’ de aprovados no Vestibular 2017. A publicação oficial acon-tece a partir das 16h, na sede da universidade, no Trapiche da Barra, com o tradicional trote de recepção dos novos estudantes.

A relação dos aprovados também estará disponível nos endereços eletrônicos vestibu-lar.uncisal.edu.br, www.uncisal.edu.br, www.copeve.ufal.br e www.fundepes.br. e no quadro de avisos da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), localizada no prédio-sede da Uncisal.

O processo seletivo ofere-ceu 490 vagas em 10 cursos, sendo cinco deles de bacha-relado e cinco superiores tec-nológicos. A Comissão Perma-nente do Vestibular (Copeve), responsável pelo certame, informou que foram 5.268 inscritos para vagas em am-pla concorrência e 1.824 para

vagas em cotas.Foram disponibilizadas

vagas nos cursos de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfer-

magem, Radiologia, Sistemas para Internet, Segurança no Trabalho, Gestão Hospitalar e Tecnologia de Alimentos.

Os aprovados devem ficar

atentos ao prazo para matrícu-la, que acontece entre os dias 24 e 27 de janeiro, na Contro-ladoria Acadêmica da Uncisal, das 8h às 14h.

Em anos anteriores, candidatos acompanharam divulgação do resultado na sede da Uncisal

IMA e Prefeituras fecham lixões para cumprir Política Nacional de Resíduos Sólidos

MEIO-AMBIENTE

Com fechamento de 22 vazadouros, resíduos passaram a ser enviados para aterros licenciados

Texto de Clarice Maia e Agência Alagoas

Com o fechamento do lixão do município de Atalaia, essa semana, o Governo de Alagoas interrompeu 22 vazadouros, evitando a disposição irregular de resíduos sólidos. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) que, com apoio dos municípios, será possível minimizar o problema.

“O recolhimento do lixo é um serviço essencial nas ci-

dades. Não podemos simples-mente chegar e fechar, é preciso que os municípios tenham al-ternativas”, disse Ermi Ferra-ri, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA.

O IMA interditou os lixões de de Arapiraca, São Sebastião, Igaci, Feira Grande, Taquarana, Coité do Nóia, Ouro Branco e Palmeira dos Índios.

As prefeituras de Mare-chal Deodoro, Lagoa da Canoa, Atalaia, Santa Luzia do Norte, Carneiros, Batalha, Monteiró-polis, Olivença, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Olho D’água das Flores, Pilar, Limoeiro do Anadia e Santana do Ipanema fecharam antes da interdição e também passaram a enviar os resíduos produzidos

para aterros licenciados.Para os fechamentos está

sendo considerada a presen-ça na região de aterros licen-ciados, como as Centrais de Tratamento de Resíduos Me-tropolitano e do Agreste, cons-truídos pela iniciativa privada, ou os aterros construídos por municípios consorciados regio-nalmente.

Ascom Uncisal