ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos frbr

24
ONTOLIS: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos Orientador: Prof. Dr. Rogério Ap. Sá Ramalho Universidade Federal de São Carlo

Upload: marcos-teruo-ouchi

Post on 18-Dec-2014

119 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Ao definir a lei “A Biblioteca é um Organismo em Crescimento”, Ranganathan procurou descrever como uma biblioteca poderia crescer fisicamente vislumbrado a possibilidade do conhecimento não mais ser transmitido apenas através de livros, ideia que veio a se tornar realidade com o surgimento das tecnologias de informação e comunicação resultando em novos paradigmas informacionais como a desmaterialização e o reconhecimento de novos suportes de informações acarretando a necessidade de domínio de ferramentas como as ontologias que auxiliem nos processos de organização e representação de grande quantidade de conhecimentos dispersos e relacionados. O trabalho apresenta os conceitos de ontologia e relaciona-os com a área de Organização e Representação do Conhecimento (ORC), em especial aos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR). O trabalho pode ser classificado da seguinte forma: quanto à sua natureza, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada. Pela perspectiva da forma de abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Do ponto de vista de seus objetivos, classifica-se como uma pesquisa exploratória. Quanto aos aspectos técnicos, apresenta-se como uma pesquisa experimental. A pesquisa foi dividida em duas etapas: levantamento bibliográfico interdisciplinar sobre organização e representação de conhecimento e o desenvolvimento de um protótipo de ontologia inspirada no modelo conceitual dos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos. Conclui-se que a construção de ontologias por profissionais da área e biblioteconomia e ciência da informação pode ser considerada natural, uma vez que as atividades por eles desempenhados são importantes para garantir a máxima expressividade na representação de um domínio do conhecimento em uma ontologia e as práticas biblioteconômicas como a Indexação contribuem para a análise do domínio escolha dos termos de interesse da ontologia, a Classificação e o conhecimento de construção de Linguagens Documentárias (LD) para a construção da estrutura da ontologia, a Representação Bibliográfica para a determinação dos atributos e relações entre as classes.

TRANSCRIPT

Page 1: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

ONTOLIS: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos

Orientador: Prof. Dr. Rogério Ap. Sá Ramalho

Universidade Federal de São Carlos

Page 2: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Introdução Não podemos antever quais outras etapas de evolução ainda existem para este ORGANISMO EM CRESCIMENTO – a biblioteca. Quem sabe se não virá um dia em que a disseminação do conhecimento, que é a função essencial da biblioteca, se fará por meios diferentes do livro impresso? (RANGANATHAN, 2009, p. 262) .

Page 3: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Problema de PesquisaSeria possível as ontologias serem utilizadas para o aperfeiçoamento dos processos de registro, organização, armazenamento, seleção e recuperação de recursos bibliográficos?

Page 4: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Objetivo Geral

O objetivo geral desse trabalho foi o de construir uma ontologia no domínio na área de biblioteconomia e Ciência da Informação, que possa contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de análise, registro, organização, armazenamento, seleção e recuperação de recursos bibliográficos.

Page 5: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Objetivos Específicos

• Analisar as contribuições teórico-metodológicas da área de Ciência da Informação para a atividade de desenvolvimento de ontologias.

• Identificar ferramentas, técnicas, tecnologias e metodologias utilizadas para o desenvolvimento de ontologias;

• Descrever as etapas e conhecimentos necessários para a elaboração de uma ontologia de domínio na área de biblioteconomia e Ciência da Informação.

Page 6: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Justificativa

• Novos paradigmas: desmaterialização e novos suportes de informações.

• Necessidades dos usuários. Qualquer pessoa pode ser consumidora e produtora de enormes quantidades de informações.

• Grande quantidade de dados na internet.

Isto acarreta a necessidade de domínio de ferramentas como as ontologias.

Page 7: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Classificação da Pesquisa

Quanto a Pode ser classificado como

Pois

Natureza Pesquisa Aplicada Visa gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos.

Forma de abordagem do problema

Pesquisa Qualitativa Está pautada em análises e interpretação de conteúdo.

Objetivos Pesquisa Exploratória Busca proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito e construir hipóteses.

Aspectos Técnicos

Pesquisa Experimental Busca estabelecer relações de causa-efeito nas variáveis investigadas.

Page 8: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Etapas da Pesquisa

Etapa Descrição

Levantamento Bibliográfico

Levantamento bibliográfico sobre Organização e Representação de Informações e Ontologias buscando a definição do referencial teórico da pesquisa

Desenvolvimento de um Protótipo

Protótipo de ontologia de domínio da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, baseando-se no método proposto por Ramalho (2010) para a construção de ontologias no âmbito da área de Ciência da Informação.

Page 9: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Ontologias na Biblioteconomia e Ciência da Informação

• Etimologicamente ontologia é o resultado da junção de dois termos gregos: “onto” (entes) e “logos” (teoria, discurso, palavra), ou em outras palavras, o estudo dos entes.

• [...] um artefato tecnológico que possibilita representar formalmente as propriedades e relacionamentos de um determinado modelo conceitual, favorecendo a utilização de inferências automáticas nos processos de organização e recuperação de recursos informacionais (RAMALHO, 2010).

• As ontologias apresentam-se como relevante instrumento auxiliar para a organização e representação do conhecimento (ORC) através da representação formal e tratamento de grandes bases de dados processáveis por sistemas computacionais.

Page 10: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Organização e Representação do Conhecimento

O trabalho biblioteconômico, em termos simples, consiste em organizar, tratar e disseminar conhecimentos registrados para diferentes universos de usuários, a partir dos interesses, necessidades, demandas e potencialidades de cada um desses universos. (MEY; SILVEIRA, 2009).

organized

Page 11: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos

FRBR

• […] primeiro, fornecer um quadro estruturado, claramente definido, para relacionar dados registrados em registros bibliográficos às necessidades dos usuários destes registros. O segundo objetivo é recomendar um nível básico de funcionalidade para registros criados por entidades bibliográficas nacionais. (IFLA, 2008).

• Utilizar os dados para encontrar materiais que correspondem aos declarados critérios do usuário da pesquisa.

• Utilizando os dados recuperados para identificar uma entidade.

• Utilizar os dados para selecionar uma entidade que é apropriado para as necessidades do usuário.

• Utilização dos dados a fim de adquirir ou obter acesso à entidade descrita.

Segundo Tillett (2004), os FRBR reconhecem a importância do usuário ser capaz de, entre outras tarefas, navegar pelos recursos permitindo o uso integral dos recursos disponíveis, de acordo com as necessidades do usuário.

Page 12: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Indexação, Classificação e Linguagens Documentárias. A representação documentária

é obtida por meio de um processo que se inicia pela análise do texto, com o objetivo de identificar conteúdos pertinentes em função das finalidades do sistema - e da representação desses conteúdos - numa forma sintética, padronizada e unívoca. (CINTRA et al., 2002, p. 35)

Page 13: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Indexação, Classificação e Linguagens Documentárias. A ontologia é obtida por meio de

um processo que se inicia pela análise de um domínio do conhecimento, com o objetivo de identificar termos representativos dos conceitos pertinentes em função das finalidades do sistema - e da representação desses conceitos - numa forma sintética, padronizada e unívoca. (adaptado de CINTRA et al., 2002, p. 35)

Page 14: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

RAZÕES PARA UTILIZAÇÃO DE ONTOLOGIAS

• Compartilhar entendimento da estrutura de informação entre as pessoas ou agentes de software

• Para permitir a reutilização do conhecimento de um domínio

• Para fazer suposições explícitas em um domínio

• Para separar o conhecimento do domínio do conhecimento operacional

• Analisar o conhecimento de um domínio

Page 15: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

ESTRUTURA DAS ONTOLOGIAS OWL

Page 16: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Componentes de uma Ontologias OWL

• Indivíduos ou Instâncias• Atributos• Propriedades• Classes

Page 17: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Metodologia para construção de Ontologias

(RAMALHO, 2010)

Identificação do domínio e escopo da ontologia

Verificação de possibilidades de reuso

Levantamento de termos e conceitos

Definição dos componentes estruturais

Formalização de axiomas e regras

Implementação

Avaliação e Documentação

ONTOLIS

Page 18: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Entidades FRBR

Classe Subclasse DefiniçãoProduct Engloba as classes que representam os produtos de

trabalho intelectual ou artístico. Na Ontologia proposta representa o Grupo 1.

Work Uma entidade abstrata. Uma criação intelectual ou artística.

Expression A realização de uma obra distinta. Manifestation A incorporação física de uma expressão de uma obra. Item Um exemplar único de uma manifestação.Responsible Engloba as classes que representam os responsáveis pelos

trabalhos intelectuais ou artísticos representados no Grupo 1. Na Ontologia proposta representa o Grupo 2.

Person Pessoa responsável pelo conteúdo intelectual ou artístico, pela produção física e disseminação ou pela guarda das entidades do Grupo 1.

CorporateBody Organização responsável pelo conteúdo intelectual ou artístico, pela produção física e disseminação ou pela guarda das entidades do Grupo 1.

Subject Engloba as classes que representam assuntos. Na Ontologia proposta representa o Grupo 3.

Concept Uma variedade de abstrações que podem ser objeto de um Obra: áreas do conhecimento, disciplinas, escolas de pensamento (filosofia, religiões, ideologias políticas), teorias, processos, técnicas, práticas, etc.

Object Uma variedade de coisas materiais que podem ser objetos de uma Obra: objetos animados e inanimados que ocorrem na natureza, objetos fixos, móveis e objetos em movimento.

Event Ações e ocorrências que podem ser objeto de uma Obra: acontecimentos históricos, épocas, período de tempo.

Place Abrange uma gama completa de localidades: terrestres e extraterrestres, históricas e contemporâneas, características geográficas e jurisdições geopolíticas.

Page 19: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Classes na Ontologia

Page 20: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Representação da Obra Dom Casmurro de Machado de Assis nos FRBR

É possível perceber imediatamente um dos benefícios do uso dos FRBR: a clareza como cada “conceito” relacionado à obra Dom Casmurro é organizada trazendo maior facilidade para o usuário na busca e recuperação de um item de sua necessidade.

Page 21: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Propriedades Relacionais na Ontologia

Page 22: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Aplicação em Bibliotecas (MARC BIBLIOGRÁFICO)

Page 23: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

Considerações Finais

Biblioteconomia Ontologia

Indexação Análise do domínio escolha dos termos

Classificação Construção da estrutura da ontologia

Linguagens Documentárias

Relações Entre Classes e Indivíduos

Representação Bibliográfica

Determinação dos atributos e relações entre as classes

Pode ser utilizado para auxiliar nas atividades de organização de recursos bibliográficos.

Atividade Natural para Bibliotecários com objetivo de prover acesso, organizando domínios do conhecimento

O que falta Para quê?

Aprofundamento em Lógica Descritiva

Axiomas e Regras

Page 24: Ontolis: um protótipo de ontologia a partir dos FRBR

OBRIGADO