olimpíada nacional de matemática - edição 2016 promovida pelo

1 Sob o Lema: «„Criando Moçambique que Todos Sonhamos pela Matemática‟ – 'A Matemática é o centro de aprendizagem de todas as Ciências' o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), através da Direcção Nacional de Ciência e Tecnologia (DNCT) e do Programa Criando O Cientista Moçambicano do Amanhã (PCCMA) em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) através da Direcção Nacional do Ensino Secundário (DINES) promove, de nove a 13 de Maio de 2016, na Cidade da Matola, Capital da Província de Maputo, a Olimpíada Nacional de Matemática - 2016. No dia nove registou-se a familiarização entre todos os Participantes, entre intervenientes, técnicos, responsáveis, organizadores e os 44 Alunos concorrentes da Olimpíada; incluindo a prestação de informação, dados e esclarecimentos sobre os esquemas, procedimentos e Olimpíada Nacional de Matemática - Edição 2016 promovida pelo MCTESTP e MINEDH na Cidade de Matola Os quatro (4) Vencedores deverão participar na ‘Olimpíada da CPLP’ metodologias a seguir durante os cinco/seis dias do decurso da Olimpíada. A Sessão-de-abertura decorreu na manhã do dia dez na Sala de Conferências da „Matola City Village‟; uma estância sócio-cultural e turística. O Programa Criando O Cientista Moçambicano do Amanhã (PCCMA) representa a estratégia do Ministério na implementação dos objectivos preconizados no Programa do Governo; foi desenhado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), para ser implementado em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH). Na Olimpíada Nacional de Matemática - 2016 estão envolvidos 44 (quarenta e quatro) estudantes de todas as Províncias de Moçambique. Os 44 Alunos são acompanhados pelos respectivos professores e Pontos Focais do PCCMA” de cada uma das Províncias de Moçambique”. Direcção Nacional de Ciência e Tecnologia (DNCT) do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP); República de Moçambique; Av. Patrice Lumumba, n.º 770, Maputo - Tel.: (+258) 21352800; Fax: (+258) 21352860. E-mails: [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; Website: www.mctestp.gov.mz OLIMPÍADA NACIONAL DE MATEMÁTICA - 2016 Em cima, detalhe fotográfico do dístico alusivo a efectivação da Olimpíada Nacional de Matemática, de nove a 13 de Maio de 2016 na Cidade da Matola. Em baixo, pormenor da actuação do Grupo Cultural Estrela de Mandela, na sessão-de-abertura da Olimpíada e componentes da secção infanto-juvenil deste mesmo Grupo.

Upload: nguyentruc

Post on 06-Jan-2017

OLIMPÍADA NACIONAL DE MATEMÁTICA - 2016

infanto-juvenil deste mesmo Grupo.

A Olimpíada Nacional de Matemática - 2016 acontece no quadro do “chamado Programa de Ciências Básicas que vem promovendo competições olímpicas anuais de Matemática, como forma de popularizar a Matemática no seu seio e no dos professores e da comunidade em geral. A educação em Ciências Básicas é considerada uma área prioritária; dentro da qual uma das exigências prioritárias é aumentar-se o número de Licenciados em Matemática, ciência e tecnologia para se suprimir a oferta insuficiente de professores daquelas disciplinas”.

Do ponto de vista de procedimentos didácticos, a Olimpíada de Matemática – 2016 decorre em dois (2) momentos, designadamente a Actividade Teórico e Prática e a Premiação dos Alunos”. Como Metodologia de trabalho, a Olimpíada Nacional de Matemática – 2016 usa três vertentes de acção, nomeadamente “Reunião dos candidatos junto com os professores monitores no local da realização para uma orientação no estudo colectivo e individual; Aplicação dos testes escritos aos candidatos; e Correcção e o apuramento dos candidatos vencedores da Olimpíada”.

O programa de realização da Olimpíada Nacional de Matemática – 2016 contempla “a Reflexão sobre os métodos de preparação dos alunos para as olimpíadas de matemática; Reunião de trabalho entre Professores e a Comissão Científica e Organizativa da Olimpíada Nacional de Matemática - 2016; Estudo individual e interacção entre Professores e alunos; Palestra do Professor Doutor António Batel dos Anjos; Correcção dos testes escritos; Visita de estudo no Centro de Investigação de Transferência de Tecnologias Agrárias de Umbelúzi (CITTAU), no Distrito de Boane; Visita de estudo no Centro de Investigação e

Desenvolvimento Tecnológico (CIDT) em Maluana, localizado na Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia de Maluana, no Distrito de Manhiça; e Divulgação dos resultados e cerimónia de Premiação dos vencedores da Olimpíada”. Como Resultado, a Olimpíada Nacional de Matemática – 2016 “espera que os alunos participantes consigam levar consigo uma boa experiência às suas escolas, nas quais deverão transmitir essa experiência aos seus colegas que não puderam participar.

Para além da aquisição de experiência, espera-se, também, que os vencedores sejam candidatos justos e competentes para disputar a fase seguinte; que é a „Olimpíada da CPLP‟ (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).Com a realização da Olimpíada Nacional de Matemática – 2016, o MCTESTP e o MINEDH reforçam a materialização do Ideal nacional que “ visa ainda criar novos cientistas Moçambicanos através do desenvolvimento de um Espírito de investigação em Matemática e Ciências Naturais”.

No caso específico do MCTESTP, através do PCCMA, implementa a estratégia de “identificar e estimular jovens estudantes talentosos e prepará-los para continuar os seus estudos nas áreas de Matemática, ciência ou tecnologia e para ingressar no mercado do emprego nas referidas áreas”.

OLIMPÍADA NACIONAL DE MATEMÁTICA - 2016

À esquerda, vista parcial dos 44 Alunos participantes da Olimpíada Nacional de Matemática - 2016; fazendo um dos testes escritos, como parte do

cumprimento de exercitação intelectual e de prova de conhecimentos . Os Alunos vencedores da Olimpíada terão a honra de representar Moçambique na

Olimpíada da CPLP. À direita, o Prof. Doutor António Betel dos Anjos, quando dirigia a sua Palestra sobre factos históricos ligados à Matemática,

incluindo oTeorema de Pitágoras e a sua representatividade numerológica em função da realidade.

Ademais, os professores oriundos de todas as Províncias do País “desenvolvem conteúdos didácticos para aplicar numa plataforma Informática no sentido de se promover a inclusão-digital, com vista ao acesso à informação com conteúdos didácticos das áreas de Química, Física, Matemática e Biologia; como forma de despertar o interesse pelas áreas de Engenharia, Matemática e Tecnologias”.

Com a Olimpíada Nacional de Matemática - 2016, o MCTESTP e o MINEDH pretendem, sobretudo, “motivar os Alunos para a aprendizagem da Matemática; Promover o gosto pela Matemática e descobrir talentos entre os estudantes de todo o País; Promover o intercâmbio entre os estudantes dos diferentes pontos do País; Contribuir para a melhoria do ensino da Matemática no nosso País; Ajudar os estudantes a criar hábitos de trabalho colaborativo e independente, melhorando assim os conhecimentos

científicos”.

Sobre a Sessão-de-abertura da Olimpíada Nacional de Matemática – 2016

A Sessão-de-abertura da Olimpíada Nacional de

Matemática – 2016 contou com o abrilhantamento folclórico-cultural do Grupo de Dança „Estrela de Mandela‟ e decorreu na Província do Maputo, manhã do dia dez de Maio de 2016 na Cidade da Matola, na „Matola City Village‟, em cuja Sala de Conferências várias Individualidades que representavam o MCTESTP (Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional) e o MINEDH (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano) juntaram-se na Mesa-do-presidium, perante cerca de uma centena de participantes, entre intervenientes, técnicos, responsáveis, organizadores e os 44 Alunos concorrentes da Olimpíada Nacional de Matemática – 2016.

Entre as Individualidades destacaram-se, da parte do MCTESTP, o Director Nacional Adjunto de Ciência e Tecnologia, Eng.o Benjamim Langa, e a Coordenadora do PCCMA, Dr.a Amândia Jotamo. Da parte do MINEDH, o Director Nacional Adjunto do Ensino Secundário, Dr. José Luís Pereira Barbosa; o Representante do Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano da Província de Maputo, Dr. Silvestre Dava; e a Chefe do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Tecnologia, Dr.a Custódia Sueia.

Como nota-introdutória, a Dr.a Custódia Sueia; Chefe do

MINEDH, saudou “calorosamente a todos os presentes” e apelou aos estudantes a “participarem activamente; valorizando a Competência e o Saber”. Disse que “no âmbito das suas atribuições e no cumprimento do seu Plano de Actividades, a Direcção Nacional do Ensino Secundário (DINES) tem levado a cabo, todos os anos, a Olimpíada Nacional de Matemática que culmina com o Apuramento de quatro (4) Alunos vencedores que participarão na Olimpíada Internacional da CPLP” (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

Indicou que “Moçambique já participou em diversas competições a nível internacional, com destaque para as participações nas Olimpíadas Pan-Africanas; em que a 13ª edição foi organizada em Moçambique, na Cidade de Maputo” e esclareceu que “por vários motivos este movimento (das olimpíadas de matemática) enfraqueceu; mas em 2010 nos reorganizamos para dar um novo impulsivo”.

A Dr.a Custódia Sueia; Chefe do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Tecnologia, da Direcção Nacional do Ensino Secundário no MINEDH, apontou que “as Olimpíadas de Matemática consistem numa disputa entre estudantes, na qual as armas dos participantes são a Inteligência, a Criatividade, a Imaginação e a Disciplina Mental”; frisou que “o objectivo geral é mostrar a importância da Matemática no desenvolvimento das ciências, através da resolução de problemas que procuram dar a quem os resolve uma Atitude de investigação científica;

OLIMPÍADA NACIONAL DE MATEMÁTICA - 2016

Presidium da Olimpíada Nacional de Matemática - 2016, vendo-se em primeiro plano, o Director Nacional Adjunto de Ciência e Tecnologia, Eng.o Benjamim Langa, no canto, à direita; o Director Nacional Adjunto do Ensino

Secundário, Dr. José Luís Barbosa; e o Representante do Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano da Província de Maputo, Dr. Silvestre Dava. Divisamos, ainda, a Coordenadora do PCCMA, do MCTESTP, Dr.a

Amândia Jotamo; e a Chefe do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Tecnologia, no MINEDH, Dr.a Custódia Siueia.

mostrando aos estudantes a necessidade do Raciocínio abstracto e do estudo para o domínio da ciência”.

Sublinhou a importância das olimpíadas de matemática

no “Despertar, em particular nas Raparigas, o Interesse pela Matemática como forma de contribuir para o seu desenvolvimento intelectual” e como contributo para o “Melhoramento do ensino de Matemática (no Ensino Secundário)”.

Explicou que “o processo das olimpíadas de Matemática compreende duas fases: a primeira fase consiste na realização das Olimpíadas Provinciais; nas quais são apurados os quatro melhores alunos de cada Província; e a segunda fase, que é a final, conta com a participação de 44 Alunos de todas as Províncias; culminando com os vencedores para a Olimpíada Internacional”. Revelou que “a 1ª edição da Olimpíada Internacional aconteceu em Portugal em Julho de 2011; a segunda no Brasil em Julho de 2012 nas quais Moçambique conquistou a Medalha de Bronze. Como Membro da CPLP, Moçambique acolheu a 3ª edição em Julho de 2013; a 4ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática aconteceu em Angola em 2014, nas quais Moçambique arrecadou três Medalhas de Bronze; a 5ª edição ocorreu em Cabo Verde”.

O Representante do Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano da Província de Maputo, Dr. Silvestre Dava, realçou a indispensabilidade do estudo da Matemática e a criação de ambientes e mecanismos, como as Olimpíadas, que permitem que jovens estudantes, rapazes e raparigas, se afeiçoem à Matemática e façam dela um Instrumento de seu domínio, formação superior, trabalho e

investigação; contribuindo para o desenvolvimento do nosso País.

O Director Nacional Adjunto de Ciência e Tecnologia, Eng.o Benjamim Langa, congratulou “os Alunos que se empenharam nas competições desde as fases Distritais e Provinciais para chegarem até a Fase Nacional da Olimpíada Nacional de Matemática edição 2016”. Saudou “os ilustres professores pela Dedicação e pela forma voluntária com que acompanham, guiam e apoiam os alunos na aprendizagem da Matemática e ainda por adoptarem formas de ministrar aulas especiais que servem de suporte aos conhecimentos aprendidos na sala de aula”.

Afirmou que “o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional reconhece que uma formação correcta nas áreas das ciências básicas aos jovens estudantes Moçambicanos equipá-los-á com conhecimentos e habilidades que poderão ser transformadas para a investigação científica, inovação e o desenvolvimento Tecnológico; contribuindo para o combate a pobreza e a criação da riqueza; razão pela qual desenhou o Programa de Criando Cientistas do Moçambicanos

OLIMPÍADA NACIONAL DE MATEMÁTICA - 2016

O Director Nacional Adjunto de Ciência e Tecnologia, no MCTESTP, Eng.o Benjamim Langa,

e a Chefe do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Tecnologia, no MINEDH, Dr.a Custódia Siueia,

nestes registos fotográficos captados aquando das suas respectivas ocasiões de Uso da Palavra,

na sessão-de-abertura da Olimpíada Nacional de Matemática, na manhã do dia dez de Maio de 2016,

na „Matola City Village‟, da Cidade da Matola, Província do Maputo.

educação geral e técnico profissional». O Programa visa identificar e formar jovens estudantes com

talento nas escolas, e preparara-los para o prosseguimento dos estudos ou a ingressar no mercado de trabalho nas áreas de matemática, ciências e tecnologia, por forma a construir um corpo de cientistas, engenheiros e tecnólogos para Moçambique. O foco inicial do programa é a matemática, pois acreditamos que a matemática é base da ciência e da tecnologia. Moçambique não poderá construir uma comunidade forte e inovativa, de cientistas sem o fortalecimento do ensino e da aprendizagem da matemática”.

O Director Nacional Adjunto de Ciência e Tecnologia, Eng.o Benjamim Langa, citou o “Professor Adrian Smith, Director da Queen Mary, Universidade de Londres; Autor de um Relatório sobre o estado da matemática no Reino Unido” que aponta que:

“A matemática fornece uma linguagem universal forte e um instrumento intelectual para a abstracção, a generalização e a

Website: www.mctestp.gov.mz

do Amanhã-Chamado Programa de Ciências Básicas”. Asseverou dizendo que “o Programa „Criando os

Cientistas Moçambicanos do Amanhã‟, de Ciências Básicas, que engloba a Matemática, a Biologia, a Física e a Química, está inserido no Objectivo Estratégico 6 da Estratégia da Ciência, Tecnologia e Inovação de Moçambique que é: «Promover o desenvolvimento dos recursos humanos a todos os níveis, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, particularmente, no programa a médio termo: Apoio ao desenvolvimento da capacidade e melhoria das infra-estruturas da ciência e tecnologia no sistema nacional de

OLIMPÍADA NACIONAL DE MATEMÁTICA - 2016

Momentos de concertação durante a Olimpíada Nacional de Matematica -2016, vendo-se, ao alto, à esquerda, o Professor Doutor Antonio Betel dos

Anjos (Palestrante e Membro da Comissão Científica da Olimpíada Nacional de Matemática - 2016), o Dr. João Jeque (Membro da Comissão Científica da Olimpíada Nacional de Matematica); e, em baixo, Colegas do MCTESTP e MINEDH, incluindo Pontos Focais do Programa „Criando O

Cientista Moçambicano do Amanhã‟ (PCCMA) e Professores acompanhantes dos Alunos participantes na Olimpíada Nacional de

Matemática - 2016; oriundos das Províncias de Manica, Nampula, Sofala e Zambézia. Ao lado, a direita, no Uso da Palavra,

vemos o Dr. Silvestre Dava.

síntese. É a linguagem da Ciência e da Tecnologia. Ela permite-nos explorar o universo natural e desenvolver novas tecnologias que ajudam-nos a controlar e dominar o ambiente que nos rodeia, e modificar as expectativas da sociedade e os padrões de vida. As habilidades matemáticas são muito valorizadas e procuradas pela sociedade. A formação em matemática, disciplina a mente, desenvolve o raciocínio crítico e lógico, desenvolve as habilidades analíticas e a resolução de problemas, a um nível elevado. (In „Making mathematics counts - The Report of Professor Adrian Smith´s Inquiry into post-14 Mathematics‟ ).

Em relação à participação das Mulheres, observou que “as Mulheres são sub-representadas no estudo da Matemática, Tecnologia, Engenharia. Assim, como Ministério, na Área da Ciência e Tecnologia temos a importante tarefa de aumentar a participação de todos os alunos em ciência e engenharia; o que só terá sucesso se aumentar a participação das Raparigas em programas de Ciência e Tecnologia. Por isso exortamos a todas Alunas para mais envolvimento no Programa e nas competições de Matemática e Ciências Naturais”.

Por seu turno, a fechar o ciclo das Intervenções, declarando iniciada a Olimpíada Nacional de Matemática - 2016, o Director Nacional Adjunto do Ensino Secundário, Dr. José Luís Barbosa, recordou os Participantes da Olimpíada Nacional de Matemática - 2016, que a edição de

2015 registou-se na Província de Manica e enfatizou que, da edição de 2016 espera “Contributo para o aprofundamento dos conhecimentos, amizade e promoção da Unidade Nacional”. Recordou, ainda, que “o movimento das olimpíadas de Matemática em Moçambique iniciou na década de oitenta com um grande envolvimento da comunidade Académica e foi liderado pela Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane”.

Perante uma Audiência de cerca de uma centena de Participante, com larga maioria de adolescentes e jovens estudantes-matemáticos, o Director Nacional Adjunto do Ensino Secundário, Dr. José Luís Barbosa, filosofou dizendo que “a Matemática, a ciência do raciocínio lógico e abstracto, a ciência das regularidades, dos padrões abstractos, reais e imaginários, visuais e mentais, tem procurado regularidades nos números, no espaço, na ciência e na imaginação; e formula teorias através das quais tenta explicar as relações observadas. Esta área do Saber vem sendo construída ao longo de muitos anos e os resultados e teorias milenares se mantêm válidos e úteis; havendo registos arqueológicos que mostram Matemática sempre foi da Actividade humana e, ainda assim, continua a desenvolver-se permanentemente”.#(MCTESTP-DNCT-Moçambique-Cidade da Matola, Província de Maputo; Maio de 2016; Paulo Sérgio).

Em cima, a esquerda, Grupo Foto ou Foto de Família com todos os

Participantes da Olimpíada Nacional de Matemática –2016; vendo-se o

Director Nacional Adjunto do Ensino Secundário, Dr. José Luís Barbosa (no

meio, de fato cinzento) e o Director Nacional Adjunto de Ciência e

Tecnologia, no MCTESTP, Ensino Secundário, Eng.o Benjamim Langa(de gravata vermelha); e, ao lado em baixo, a direita, Participantes da Olimpíada Nacional de Matemática - 2016 que, na tarde do dia 12 de Maio de 2016, visitaram a 3.a Edição da MozTech,

no Campus da UEM, em Maputo.