ojornal 12/08/2011

8
A tecnologia disponível em seu lar pode prejudicar a relação com o seu filho COMPORTAMENTO >> Págs. 4 e 5 Empresas se unem para padronizar óculos 3D >> Pág. 6 www.ojornalweb.com Saiba que destino pode ter o seu celular velho >> Pág. 7 Cientista relaciona o uso da Internet ao autismo >> Pág. 3 Tecnologia Onde mora o perigo Onde mora o perigo SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011

Upload: ojornal-sistema-de-comunicacao

Post on 12-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

OJORNAL 12/08/2011

TRANSCRIPT

Page 1: OJORNAL 12/08/2011

A tecnologia disponível em seu lar pode prejudicar a relação com o seu filho

CURIOSIDADE

CM

YK| SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA8

COMPORTAMENTO

>> Págs. 4 e 5

Empresas se unempara padronizar óculos 3D>> Pág. 6

A Apple ultrapassou brevemente a ExxonMobil em valor de mercado, tornando-se acompanhia mais valiosa dos Estados Unidos,em meio à volatilidade no mercado acionárionorte-americano.

O valor de mercado da gigante da tecno-logia avançou nesta terça-feira para 341,5 bi-lhões de dólares, pouco acima dos 341,4 bi-lhões da Exxon, ainda que a petrolífera contecom uma receita quatro vezes superior à daApple.

A Exxon recuperou rapidamente a primei-ra posição à medida que suas ações avança-ram e alguns dos ganhos da Apple cederam,com o mercado acionário global se manten-do volátil devido a dados fracos sobre a eco-nomia e ao rebaixamento da nota do créditodos EUA na sexta-feira.

Às 14:50 (no horário de Brasília), a capita-lização de mercado da Exxon era de 339,3 bi-lhões de dólares, enquanto o valor da Applerecuou para 338,8 bilhões de dólares.

O avanço da Apple, que interrompeu maisde cinco anos consecutivos da Exxon Mobilna liderança, ocorreu após uma notável revi-ravolta na companhia, instável antes que seuco-fundador Steve Jobs retornasse e ajudassea ressuscitá-la.

Apple é a empresamais valiosa do mundo

MERCADO

Sortuda que ganhou 4 vezes a loteria é especialista em estatística

www.ojornalweb.com

Considerada por muitoscomo a mulher mais sor-tuda do mundo, Joan R.

Ginther, 63 anos, ganhou na lo-teria dos Estados Unidos nadamenos que quatro vezes. A cadaprêmio, alguns milhões de dó-lares foram somados à sua contabancária.

Porém, mais do que umaquestão de sorte, a resposta paratodas as vitórias de Joan podemestar na matemática. Segundouma reportagem publicada pelaHarper’s Magazine, a ganhado-ra é uma ex-professora de mate-mática com PhD (nível seme-lhante a um pós-doutorado) emestatística pela Universidade deStanford.

Estatisticamente, as chancesde alguém ganhar na loteriaquatro vezes é uma em dezoito

septilhões – algo que nem todaa sorte do mundo consegue ex-plicar muito bem. Segundo umprofessor não identificado doInstituto para o Estudo dos Jogosde Azar e Jogos Comerciais daUniversidade de Nevada, se umasituação do tipo acontecesse emum cassino, a pessoa seria presaimediatamente.

Sorte ou matemática?

Embora Joan viva atualmen-te em Las Vegas, todos os prê-mios foram conquistados em lo-terias localizadas no Texas. Dasquatro vitórias, três delas foramatravés de bilhetes de raspadi-nhas compradas no mesmo mer-cado da cidade de Bishop.

Segundo a reportagem, hágrande possibilidade de que a

ganhadora tenha usado seu co-nhecimento em estatística paraadivinhar o algoritmo que de-termina os locais para os quaisbilhetes ganhadores são envia-dos. A partir disso, se tornouuma tarefa relativamente sim-ples determinar o melhor mo-mento para comprá-los – tare-fa facilitada pela programaçãofixa de envio das raspadinhas.

Os moradores da cidade deBishop não desconfiam de qual-quer tipo de manipulação, acre-ditando que a aparente sorte deJoan é um feito de Deus. AComissão de Loterias do Texastem opinião semelhante, afir-mando que a ganhadora foiabençoada com uma sorte in-comum e que não há qualquersuspeita de fraude durante oprocesso.

Saiba que destinopode ter o seu celular velho>> Pág. 7

Cientista relaciona o uso da Internet ao autismo>> Pág. 3

Tecnologia

Onde mora o perigoOnde mora o perigo

SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011

Page 2: OJORNAL 12/08/2011

CM

YK

| SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.comTECNOLOGIA 7| SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA2

As cores fazem parte de nossavida desde o nascimento. Atravésda cor, definimos o mundo que nosrodeia, aquilo que nos agrada ouque nos desagrada. As cores in-fluenciam nossa conduta, revelamo nosso estado de espírito, o nossoestado de saúde e até mesmo asnossas emoções.

Algumas cores deixam-nos maisfelizes, outras fazem-nos mergu-lhar na melancolia. Algumas rela-xam, distraem e outras nos ajudama sintonizar as nossas energias.

As cores influenciam diretamen-

te o humor das pessoas. Existem di-versas experiências que comprovama influência das cores no comporta-mento das pessoas. E em suas foto-grafias, os ajustes na câmera digitalmostram as cores do jeito que vocêgostaria? FOTOGRAFIA=LUZ=COR=PIXEL

IMAGEM DIGITAL Gustavo Boroni

**Publicitário, Relações Públicas, Fotógrafo e Professor de [email protected]

www.gustavoboroni.com.br

IMG - IMAGEM DO DIA

NIKON P7000

Uma câmera poderosa,

porém desafiadora

Dias dos Pais está chegando, gostaria depresentear seu pai com câmera digital, enão sabe qual comprar? A Nikon CoolpixP7000 está equipada com um sensor CCDde 1/1.7polegadas com 10 megapixels de re-solução máxima e uma lente com estabili-zador de imagem e distância focal de 28-200mm (equivalente no formato 35mm). Acâmera possui modo manual completo, fazfotos em RAW, está equipada com sapatahot shoe para flash externo e possui umgeneroso monitor LCD de 3 polegadas.Quando você se coloca por trás das lentesda Nikon Coolpix P7000 (R$ 1.400, emmédia), tem a sensação de que está no co-mando de um avião a jato. A câmera é re-pleta de botões, oferecendo acesso rápidoa ajustes manuais através de um conjuntode controles que mais parece um cockpit.Proprietários de câmeras DSLR vão se sen-tir em casa no comando da Coolpix P7000,que além da ampla gama de controles tam-bém oferece grande qualidade de imagem.

Como a P7000 coloca todos os seus con-troles manuais em evidência, ela tem umacurva de aprendizado mais íngreme. Os no-vatos provavelmente se sentirão intimida-dos com seu conjunto de botões e seletores,mas fotógrafos que já usaram as câmerasDSLR da Nikon irão gostar de seu layout fa-miliar.A Coolpix P7000 com certeza agrada-rá aos fotógrafos mais experientes e acos-tumados com DSLRs, que saberão como me-lhor usufruir do poder da Nikon.

"De todos os meios de expressão, a fo-tografia é o único que fixa para sempre o ins-tante preciso e transitório. Nós, fotógrafos,lidamos com coisas que estão continuamentedesaparecendo e, uma vez desaparecidas,não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar oucopiar uma memória."

Henri Cartier-Bresson

Registro do cotidiano

em CoresPixel

Incentivando a produção das Artes Visuaisem Alagoas, os autores das imagens mais in-teressantes, poéticas, inusitadas ou criativas,avaliadas por mim, serão publicadas aqui nacoluna.Uma ótima oportunidade para novosaspirantes a fotógrafos da era digital, mos-trar sua visão em Cores Pixels.Envie a foto-grafia em 300 dpi para [email protected], especificando Marca/mo-delo da câmera e um breve título . Boa Sortee Bons clicks : D

AAssociação Internacionalde operadores de telefo-nia GSMA calcula que a

vida útil de um celular podeser estendida se o consumidorfor consciente, já que 70% dostelefones que são entreguesnos pontos de reciclagempodem ser reutilizados. Estáprevisto que em 2012 cerca de100 milhões de aparelhos usa-dos sejam enviados a merca-dos subdesenvolvidos da Amé-rica Latina, Europa Oriental,China, Índia e África, os prin-cipais destinos dos celularesreciclados, segundo a organiza-ção.

Mas a vida de um telefonesempre tem um fim. Quandonão passa por nenhuma revi-são, o celular se transformaem um resíduo que deve sertratado e reciclado de manei-ra especial, já que seus com-ponentes podem ter um im-pacto muito negativo no meioambiente. Um estudo realiza-do com 6,5 mil pessoas de 13países revelou que, após adqui-rir um celular novo, 44% ficoucom o antigo, 25% deu parapessoas próximas e 16% ven-deu. Só 3% destes consumido-res entregou seu aparelho apostos de reciclagem. Os celu-lares têm uma vida média desete anos, mas a maioria dosusuários troca o aparelho acada 18 meses.

O primeiro passo deste pro-cesso consiste em separar asbaterias dos dispositivos, quecontêm elementos químicosaltamente poluentes em gran-des concentrações como o ní-quel, o lítio e o cádmio. O con-serto pode assim dar uma se-gunda vida ao celular, já queparte dos materiais de um apa-

relho antigo pode ser usadoem novos dispositivos eletrôni-cos.

Nas fábricas de reciclagem,o plástico e os metais são sepa-rados. No primeiro caso, osplásticos que não podem serreutilizados são encaminhadosa locais específicos, onde são in-cinerados e produzem energiaatravés de sua combustão. Nosegundo caso, os metais sãofundidos e são reenviados a ou-tras indústrias que podem ma-nufaturar produtos com essaspeças, que conseguem de ma-neira ou de outra, tambémuma segunda vida. O metal emmaior quantidade em um tele-fone celular, segundo GSMA, éo cobre, presente nos circuitoseletrônicos e que pode ser reu-tilizado para diversos usos in-dustriais.

No entanto, há outros ele-mentos químicos peculiaresem um celular: calcula-se que16 % dos metais dos telefonessão de "alto valor", como o alu-mínio, o paládio, a prata e oouro. O Serviço Geológico dosEstados Unidos estima quecada telefone celular contémuma quantidade de ouro novalor de US$ 0,40. Além disso,uma tonelada de circuitos tema mesma quantidade de ouroque se pode extrair de 110 to-neladas do mineral (onde seencontra o ouro).

No entanto, alguns mate-riais que se encontram nos ce-lulares têm outro tipo de custo.É o caso da columbita - abrevia-ção de columbita-tantalita, queé utilizada nos dispositivos ele-trônicos e possui uma grandecapacidade para armazenarcarga elétrica e libertá-la emum momento determinado.

Trocou de celular? Saiba que destino pode ter seu aparelho velho

TÍTULO: Birdies.FOTOGRAFIA: Leonardo ArcoverdeMARCA: NIKONMODELO: D90

FOTO*CORES*GRAFIA

SUSTENTABILIDADE

Comércio e

confrontos

A Iniciativa Global de e-Sustentabilidade (GeSI, nasigla em inglês) foi criadaem 2001 pelas empresasdo setor das tecnologiasda informação e comuni-cação como complemen-to privado dos princípiosde desenvolvimento sus-tentável e também paravigiar o comércio de algu-mas mercadorias. GeSItem em andamento umprograma de acompanha-mento das cargas de co-lumbita, o "ouro azul"

como é conhecida, já quea maioria das exploraçõesdeste material está em re-giões de conflitos arma-dos. Calcula-se que 80%das reservas mundiais es-tejam na República De-mocrática do Congo(RDC).

O presidente da RDC,Joseph Kabila, ordenou noano passado o fechamentodas explorações mineraisde columbita do leste dopaís porque parte do lucroda atividade extrativa ter-minavam nas mãos de mi-litares e guerrilheiros daregião. Em alguns relató-rios da Organização das

Nações Unidas se mencio-na que tropas ugandensese ruandesas poderiamestar por trás de saques deriquezas na RDC com a co-lumbita como alvo.

O sindicato de operado-res de telecomunicações,os fabricantes e algumasONGs como Anistia Inter-nacional (AI) desenvolvemdiversos planos de reutili-zação e reciclagem de celu-lares para evitar que se pro-duzam conflitos armadosderivados da extração dacolumbita. Afinal, os apare-lhos usados também po-dem dar uma segunda vidaa muitas pessoas.

Fotografia: Gustavo Boroni - Produção de Beleza: Luciana Lima

Page 3: OJORNAL 12/08/2011

Em um vídeo publicado noYouTube, membros dogrupo Anonymous prome-

tem realizar uma ataque no dia5 de novembro capaz de destruircompletamente o Facebook.Segundo os hackers, a rede so-cial de Mark Zuckerberg não res-peita a privacidade de seus usuá-rios e vende dados para compa-nhias responsáveis por espionaras ações de cada pessoa.

O ataque ao Facebook podeter como fundamento o bani-mento da conta pertencente aoAnonymous no Google+. A par-

tir dessa ocorrência, o grupoanunciou a criação da AnonPlus,rede social que promete liber-dade total aos usuários, evitan-do qualquer tipo de censura eprotegendo de forma seguratodos os dados registrados.

Conspiração da pólvora moderna

A data de 5 de novembro fazreferência à Guy Fawkes, solda-do inglês que teve participaçãoimportante na Conspiração daPólvora (Gunpowder Plot). Ocor-

rida em 1605, a conspiração tinhacomo objetivo explodir o parla-mento inglês, assassinando todosos seus membros e o rei Jaime Ida Inglaterra no processo.

Tal acontecimento serviu deinspiração para Alan Moorecriar o personagem V, que servecomo principal ícone para osmembros do Anonymous. Emuma mensagem publicada noTwitter, o grupo confirmou osplanos para derrubar oFacebook, embora afirme quenão são todos os membros queaprovam tal atitude.

Depois da enxurrada de modelos dalinha Galaxy, é hora de conhecer onovo membro da família: o SamsungGalaxy XCover, criado para sobrevi-ver à arranhões, sujeira, lama e atéser submerso em água a uma pro-fundidade de um metro por um tempomáximo de meia hora.

O aparelho, que vem com um cer-tificado IP67 de proteção contra pó esujeira, possui uma tela sensível aotoque de 9.27’’ feita de vidro tempe-rado resistente a arranhões, umacâmera de 3.2 megapixels com flashde LED (que pode ser usada comolanterna ou mesmo como um sina-lizador). Infelizmente, o produto nãopossui proteção contra impactos, oque pode desanimar quem procuraum celular que possa ser derrubadocom frequência.

Embora seu lançamento oficial sejaem outubro, o smartphone só chegaráao mercado alemão e ucraniano, ini-cialmente, sem previsão de ser man-dado para outros países.

CM

YKSEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA6 | SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.comTECNOLOGIA 3

Anonymous quer destruirFacebook no dia 5 de novembro

SEGURANÇA

SAÚDEINOVAÇÃO

Cientista relaciona uso da Internet a autismo e cria polêmica

Através de seu blog oficial,o time responsável peloFacebook anunciou na últimaterça-feira (9 de agosto) o lan-çamento do Messenger, aplica-tivo de conversas instantâneaspara Android e iPhone. A no-vidade permite o envio demensagens tanto para conta-tos da rede social quanto paraa lista de contatos do smart-phone utilizado pelo usuário.

As mensagens são entre-gues tanto na forma de noti-ficações quanto na de textos,processo que ocorre de formainstantânea. É possível se co-municar tanto de forma indi-vidual como com grupos dediversas pessoas, todas intera-gindo no mesmo ambiente. Oaplicativo também permite adivulgação da localização dousuário e possui suporte ao

envio de imagens anexadas.A novidade já está disponí-

vel através do AndroidMarktplace e da App Store,de forma totalmente gratui-ta. O aplicativo serve comouma extensão do chat inter-no do Facebook, permitindoa comunicação instantâneaentre usuários de desktops eaqueles que se conectam àrede social por smartphones.

Uma neurocientista britânica crioupolêmica entre pesquisadores ao dizer queo uso da Internet está relacionado a alteraçõesno cérebro que poderiam levar ao autismo.A professora de farmacologia na universi-dade de Oxford Baroness Greenfield já haviaafirmado, antes, que os computadores dei-xam as pessoas menos atentas e menos em-páticas. As informações dão do jornal britâni-co Daily Mail.

Após a divulgação do estudo de da pro-fessora Baroness, uma colega sua na uni-versidade escreveu uma carta aberta à cien-tista dizendo que sua visão sobre o autismoera uma "lixo sem lógica". De acordo com aprofessora Dorothy Bishop, a polêmica sósurgiu porque Baroness teria feito interpre-tações distorcidas sobre os dados levantadosna Inglaterra.

O número de casos de autismo aumentounos últimos vinte anos, mas para Dorothy,isso não está relacionado às novas tecnolo-gias, como disse sua colega, mas apenas aofato de que anos atrás muitos casos deautismo passavam despercebidos. Hoje, astécnicas de diagnóstico são melhores.

Em sua defesa, Baroness disse nunca terafirmado que o uso da Internet causariaautismo, mas que as novas tecnologiascausam alterações no cérebro que levam acomportamentos semelhantes ao autismo."Estamos em perigo se criamos um ambi-ente para a próxima geração no qual não sevaloriza o contato visual, a linguagem cor-poral e os abraços", disse a cientista.

Principal motivo para o ataque seria a falta de privacidade oferecida pela rede social

Pode sujar de lama,

o SamsungGalaxy XCover

aguenta

Empresas se unem para produzirpadrão único de óculos 3D

Na última segunda-feira (8 de agosto), a Pana-sonic, Sony, Samsung eXpand 3D anunciaramque estão trabalhandojuntas para criar um novopadrão de óculos para te-levisores 3D. A novidade,batizada como “Iniciativados Óculos Full HD 3D”tem como objetivo fabri-car dispositivos capazesde trabalharem junto aosaparelhos de todas ascompanhias.

Atualmente, cada em-presa possui um padrãopróprio de acessório, quesó funcionam junto a tele-visores da mesma marca.

Com a iniciativa, esse pro-blema deve ser resolvido,permitindo que os consu-midores usem os mesmoóculos 3D para assistir àprogramação em qualqueraparelho.

A uniformização dopadrão vai unir os quatroprotocolos utilizados pe-las fabricantes, o que sig-nifica que os novos ócu-los serão capazes de tra-balhar sem problemascom displays mais anti-gos. A tecnologia escolhi-da para a padronização éa dos dispositivos queatuam de maneira ativa,que exigem o uso de ba-

terias para funcionar cor-retamente.

Apesar de facilitar avida dos consumidores, aopção por esse tipo de tec-nologia significa que serápreciso pagar um poucomais pelos acessórios. Issose deve aos custos maiselevados da tecnologia quereproduz o 3D de formaativa, que não possui ne-nhuma vantagem compro-vada em relação à tecno-logia que atua de formapassiva. A expectativa éque os primeiros óculosuniversais comecem a che-gar ao mercado em algummomento de 2012.

SERVIÇO

Panasonic, Sony, Samsung e Xpand 3D pretendem criar óculos capazes de funcionar

junto aos aparelhos das quatro companhias

Facebook lança aplicativo de chat para Android e iPhone

Page 4: OJORNAL 12/08/2011

Como protegeros filhos Limitar o uso da televisão, que é aprincipal fonte de exposição constante aos anúncios e mensagens da cultura do consumo infantil.

Restrição ao uso da Internet e dovideogame, com o encorajamentodo uso criativo do computador e acoibição de seu uso comercial.

Deve-se manter em limites moderados o tempo em que a criança fica diante das telas.

É preciso fazer uso de alimentospreparados em casa e aproveitaros jantares em família, e não frequentar pátios de alimentação"fast-food".

Encontrar algumas atividades não-comerciais que se possa cultivar edesfrutar em família.

Ocupar o tempo livre da criançacom atividades esportivas.

E para não posarem de hipócritas,os pais devem dar o exemplo nacobrança e orientação aos exces-sos dos filhos. Os pais devempraticar o que pregam, inclusive,em relação ao vício da televisão.

CM

YKTECNOLOGIA4 | SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.com | 5

Eudes CavalcanteEDITOR DE TECNOLOGIA

Ao levar para casa a tevêde última geração, opai de família esquece

um detalhe: seu filho! Aquelegaroto esperto e feliz quevivia a brincar de bicicleta,bola, patins, mudará total-mente de comportamento.Os pais vão perder sua aten-ção. Aquela máquina aluci-nante vai deixá-lo hipnotiza-do e viciado. A partir destemomento, os pais acabam deficar ultrapassados, obsole-tos. Deixam de ser a grandefonte de sabedoria do lar.Então, o garoto começa a sedesconectar do diálogo coma família. O papo com osadultos passa a não desper-tar mais sua atenção.

Os pais vivem nessemundinho normal e chato,trânsito na Fernandes Lima,escola, trabalho. A criançanão quer nem saber, a suamente está em outro plane-ta: o universo colorido eemocionante dos HarrysPotters, Kung Fus Pandas eShereks.

Como uma mãe franzina,de voz fraquinha, poderá ven-cer essa batalha contra o mag-nífico aparelho de tevê de led

com 42 polegadas? Ganhar aatenção do filho que está fas-cinado diante de um espetácu-lo de luzes, cores, áudio de ci-nema e programação plane-jada pelos maiores gênios daindústria do cinema e do mar-keting infantil é missão quaseimpossível.

O hábito de assistir à tele-visão durante muitas horasresulta em uma exposiçãosem precedentes dos comer-ciais e as crianças são as quemostram mais afinidade comas marcas dos produtos, aponto de ficarem prisioneirasdelas.

São vítimas fáceis das pro-pagandas que utilizam de es-tratégias obscuras para con-vencê-las de que os produtosoferecidos nos intervalos sãoindispensáveis à sua sobrevi-vência social. Isso causa efei-tos negativos na família. Paise filhos passam a viver ematrito constante por causa doexcesso de horas na frenteda tevê e do consumismoexagerado das crianças.

O efeito dos comerciais detelevisão nas crianças hámuito preocupa aos pais, edu-cadores e psicólogos. A in-dústria de marketing dasgrandes corporações tentama qualquer custo, conquistar

corações e mentes dos peque-nos consumidores, por meioda propaganda dirigida deforma maciça, veiculada peloscanais de televisão.

Aumentaram as evidênciasde angústia entre as criançase cresceram as taxas de obe-sidade, os diagnósticos de dis-túrbios de déficit de atençãoe daqueles relacionados à hi-peratividade. Irritação, provo-cação e atos violentos inten-cionais e gratuitos são co-muns em escolas.

"O problema piorou de-pois que contratamos canaispor assinatura. Alguns dispo-nibilizam a programação in-fantil 24h do dia. Fica muitodíficil, fazer a criança dormircedo, o que já é mais um mo-tivo de atrito no ambientefamiliar. Isto deveria ser proi-bido", afirmou a dona de casaClaudemira Gonçalves, mãede Carolina de 7 anos.

“Muitos pais não se inco-modam quando as criançaspassam muitas horas na fren-te da tevê, porque elas ficamquietinhas sem fazer bagun-ça. Mas eu me preocupo commeu filho e quero que eletenha um desenvolvimentomais saudável”, disse CarlosSantana, pai do Dudinha de5 anos.

CAPA

| SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.com |

A influência datevê no cotidianoda família

A alta tecnologia

dos aparelhos e a vasta

programaçãodos canais de

assinaturapodem abalar

a relação entre pais

e filhos

O sonho de consumo do lar pode se tornar

um problema

Page 5: OJORNAL 12/08/2011

Como protegeros filhos Limitar o uso da televisão, que é aprincipal fonte de exposição constante aos anúncios e mensagens da cultura do consumo infantil.

Restrição ao uso da Internet e dovideogame, com o encorajamentodo uso criativo do computador e acoibição de seu uso comercial.

Deve-se manter em limites moderados o tempo em que a criança fica diante das telas.

É preciso fazer uso de alimentospreparados em casa e aproveitaros jantares em família, e não frequentar pátios de alimentação"fast-food".

Encontrar algumas atividades não-comerciais que se possa cultivar edesfrutar em família.

Ocupar o tempo livre da criançacom atividades esportivas.

E para não posarem de hipócritas,os pais devem dar o exemplo nacobrança e orientação aos exces-sos dos filhos. Os pais devempraticar o que pregam, inclusive,em relação ao vício da televisão.

CM

YKTECNOLOGIA4 | SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.com | 5

Eudes CavalcanteEDITOR DE TECNOLOGIA

Ao levar para casa a tevêde última geração, opai de família esquece

um detalhe: seu filho! Aquelegaroto esperto e feliz quevivia a brincar de bicicleta,bola, patins, mudará total-mente de comportamento.Os pais vão perder sua aten-ção. Aquela máquina aluci-nante vai deixá-lo hipnotiza-do e viciado. A partir destemomento, os pais acabam deficar ultrapassados, obsole-tos. Deixam de ser a grandefonte de sabedoria do lar.Então, o garoto começa a sedesconectar do diálogo coma família. O papo com osadultos passa a não desper-tar mais sua atenção.

Os pais vivem nessemundinho normal e chato,trânsito na Fernandes Lima,escola, trabalho. A criançanão quer nem saber, a suamente está em outro plane-ta: o universo colorido eemocionante dos HarrysPotters, Kung Fus Pandas eShereks.

Como uma mãe franzina,de voz fraquinha, poderá ven-cer essa batalha contra o mag-nífico aparelho de tevê de led

com 42 polegadas? Ganhar aatenção do filho que está fas-cinado diante de um espetácu-lo de luzes, cores, áudio de ci-nema e programação plane-jada pelos maiores gênios daindústria do cinema e do mar-keting infantil é missão quaseimpossível.

O hábito de assistir à tele-visão durante muitas horasresulta em uma exposiçãosem precedentes dos comer-ciais e as crianças são as quemostram mais afinidade comas marcas dos produtos, aponto de ficarem prisioneirasdelas.

São vítimas fáceis das pro-pagandas que utilizam de es-tratégias obscuras para con-vencê-las de que os produtosoferecidos nos intervalos sãoindispensáveis à sua sobrevi-vência social. Isso causa efei-tos negativos na família. Paise filhos passam a viver ematrito constante por causa doexcesso de horas na frenteda tevê e do consumismoexagerado das crianças.

O efeito dos comerciais detelevisão nas crianças hámuito preocupa aos pais, edu-cadores e psicólogos. A in-dústria de marketing dasgrandes corporações tentama qualquer custo, conquistar

corações e mentes dos peque-nos consumidores, por meioda propaganda dirigida deforma maciça, veiculada peloscanais de televisão.

Aumentaram as evidênciasde angústia entre as criançase cresceram as taxas de obe-sidade, os diagnósticos de dis-túrbios de déficit de atençãoe daqueles relacionados à hi-peratividade. Irritação, provo-cação e atos violentos inten-cionais e gratuitos são co-muns em escolas.

"O problema piorou de-pois que contratamos canaispor assinatura. Alguns dispo-nibilizam a programação in-fantil 24h do dia. Fica muitodíficil, fazer a criança dormircedo, o que já é mais um mo-tivo de atrito no ambientefamiliar. Isto deveria ser proi-bido", afirmou a dona de casaClaudemira Gonçalves, mãede Carolina de 7 anos.

“Muitos pais não se inco-modam quando as criançaspassam muitas horas na fren-te da tevê, porque elas ficamquietinhas sem fazer bagun-ça. Mas eu me preocupo commeu filho e quero que eletenha um desenvolvimentomais saudável”, disse CarlosSantana, pai do Dudinha de5 anos.

CAPA

| SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.com |

A influência datevê no cotidianoda família

A alta tecnologia

dos aparelhos e a vasta

programaçãodos canais de

assinaturapodem abalar

a relação entre pais

e filhos

O sonho de consumo do lar pode se tornar

um problema

Page 6: OJORNAL 12/08/2011

Em um vídeo publicado noYouTube, membros dogrupo Anonymous prome-

tem realizar uma ataque no dia5 de novembro capaz de destruircompletamente o Facebook.Segundo os hackers, a rede so-cial de Mark Zuckerberg não res-peita a privacidade de seus usuá-rios e vende dados para compa-nhias responsáveis por espionaras ações de cada pessoa.

O ataque ao Facebook podeter como fundamento o bani-mento da conta pertencente aoAnonymous no Google+. A par-

tir dessa ocorrência, o grupoanunciou a criação da AnonPlus,rede social que promete liber-dade total aos usuários, evitan-do qualquer tipo de censura eprotegendo de forma seguratodos os dados registrados.

Conspiração da pólvora moderna

A data de 5 de novembro fazreferência à Guy Fawkes, solda-do inglês que teve participaçãoimportante na Conspiração daPólvora (Gunpowder Plot). Ocor-

rida em 1605, a conspiração tinhacomo objetivo explodir o parla-mento inglês, assassinando todosos seus membros e o rei Jaime Ida Inglaterra no processo.

Tal acontecimento serviu deinspiração para Alan Moorecriar o personagem V, que servecomo principal ícone para osmembros do Anonymous. Emuma mensagem publicada noTwitter, o grupo confirmou osplanos para derrubar oFacebook, embora afirme quenão são todos os membros queaprovam tal atitude.

Depois da enxurrada de modelos dalinha Galaxy, é hora de conhecer onovo membro da família: o SamsungGalaxy XCover, criado para sobrevi-ver à arranhões, sujeira, lama e atéser submerso em água a uma pro-fundidade de um metro por um tempomáximo de meia hora.

O aparelho, que vem com um cer-tificado IP67 de proteção contra pó esujeira, possui uma tela sensível aotoque de 9.27’’ feita de vidro tempe-rado resistente a arranhões, umacâmera de 3.2 megapixels com flashde LED (que pode ser usada comolanterna ou mesmo como um sina-lizador). Infelizmente, o produto nãopossui proteção contra impactos, oque pode desanimar quem procuraum celular que possa ser derrubadocom frequência.

Embora seu lançamento oficial sejaem outubro, o smartphone só chegaráao mercado alemão e ucraniano, ini-cialmente, sem previsão de ser man-dado para outros países.

CM

YKSEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA6 | SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.comTECNOLOGIA 3

Anonymous quer destruirFacebook no dia 5 de novembro

SEGURANÇA

SAÚDEINOVAÇÃO

Cientista relaciona uso da Internet a autismo e cria polêmica

Através de seu blog oficial,o time responsável peloFacebook anunciou na últimaterça-feira (9 de agosto) o lan-çamento do Messenger, aplica-tivo de conversas instantâneaspara Android e iPhone. A no-vidade permite o envio demensagens tanto para conta-tos da rede social quanto paraa lista de contatos do smart-phone utilizado pelo usuário.

As mensagens são entre-gues tanto na forma de noti-ficações quanto na de textos,processo que ocorre de formainstantânea. É possível se co-municar tanto de forma indi-vidual como com grupos dediversas pessoas, todas intera-gindo no mesmo ambiente. Oaplicativo também permite adivulgação da localização dousuário e possui suporte ao

envio de imagens anexadas.A novidade já está disponí-

vel através do AndroidMarktplace e da App Store,de forma totalmente gratui-ta. O aplicativo serve comouma extensão do chat inter-no do Facebook, permitindoa comunicação instantâneaentre usuários de desktops eaqueles que se conectam àrede social por smartphones.

Uma neurocientista britânica crioupolêmica entre pesquisadores ao dizer queo uso da Internet está relacionado a alteraçõesno cérebro que poderiam levar ao autismo.A professora de farmacologia na universi-dade de Oxford Baroness Greenfield já haviaafirmado, antes, que os computadores dei-xam as pessoas menos atentas e menos em-páticas. As informações dão do jornal britâni-co Daily Mail.

Após a divulgação do estudo de da pro-fessora Baroness, uma colega sua na uni-versidade escreveu uma carta aberta à cien-tista dizendo que sua visão sobre o autismoera uma "lixo sem lógica". De acordo com aprofessora Dorothy Bishop, a polêmica sósurgiu porque Baroness teria feito interpre-tações distorcidas sobre os dados levantadosna Inglaterra.

O número de casos de autismo aumentounos últimos vinte anos, mas para Dorothy,isso não está relacionado às novas tecnolo-gias, como disse sua colega, mas apenas aofato de que anos atrás muitos casos deautismo passavam despercebidos. Hoje, astécnicas de diagnóstico são melhores.

Em sua defesa, Baroness disse nunca terafirmado que o uso da Internet causariaautismo, mas que as novas tecnologiascausam alterações no cérebro que levam acomportamentos semelhantes ao autismo."Estamos em perigo se criamos um ambi-ente para a próxima geração no qual não sevaloriza o contato visual, a linguagem cor-poral e os abraços", disse a cientista.

Principal motivo para o ataque seria a falta de privacidade oferecida pela rede social

Pode sujar de lama,

o SamsungGalaxy XCover

aguenta

Empresas se unem para produzirpadrão único de óculos 3D

Na última segunda-feira (8 de agosto), a Pana-sonic, Sony, Samsung eXpand 3D anunciaramque estão trabalhandojuntas para criar um novopadrão de óculos para te-levisores 3D. A novidade,batizada como “Iniciativados Óculos Full HD 3D”tem como objetivo fabri-car dispositivos capazesde trabalharem junto aosaparelhos de todas ascompanhias.

Atualmente, cada em-presa possui um padrãopróprio de acessório, quesó funcionam junto a tele-visores da mesma marca.

Com a iniciativa, esse pro-blema deve ser resolvido,permitindo que os consu-midores usem os mesmoóculos 3D para assistir àprogramação em qualqueraparelho.

A uniformização dopadrão vai unir os quatroprotocolos utilizados pe-las fabricantes, o que sig-nifica que os novos ócu-los serão capazes de tra-balhar sem problemascom displays mais anti-gos. A tecnologia escolhi-da para a padronização éa dos dispositivos queatuam de maneira ativa,que exigem o uso de ba-

terias para funcionar cor-retamente.

Apesar de facilitar avida dos consumidores, aopção por esse tipo de tec-nologia significa que serápreciso pagar um poucomais pelos acessórios. Issose deve aos custos maiselevados da tecnologia quereproduz o 3D de formaativa, que não possui ne-nhuma vantagem compro-vada em relação à tecno-logia que atua de formapassiva. A expectativa éque os primeiros óculosuniversais comecem a che-gar ao mercado em algummomento de 2012.

SERVIÇO

Panasonic, Sony, Samsung e Xpand 3D pretendem criar óculos capazes de funcionar

junto aos aparelhos das quatro companhias

Facebook lança aplicativo de chat para Android e iPhone

Page 7: OJORNAL 12/08/2011

CM

YK

| SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.comTECNOLOGIA 7| SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA2

As cores fazem parte de nossavida desde o nascimento. Atravésda cor, definimos o mundo que nosrodeia, aquilo que nos agrada ouque nos desagrada. As cores in-fluenciam nossa conduta, revelamo nosso estado de espírito, o nossoestado de saúde e até mesmo asnossas emoções.

Algumas cores deixam-nos maisfelizes, outras fazem-nos mergu-lhar na melancolia. Algumas rela-xam, distraem e outras nos ajudama sintonizar as nossas energias.

As cores influenciam diretamen-

te o humor das pessoas. Existem di-versas experiências que comprovama influência das cores no comporta-mento das pessoas. E em suas foto-grafias, os ajustes na câmera digitalmostram as cores do jeito que vocêgostaria? FOTOGRAFIA=LUZ=COR=PIXEL

IMAGEM DIGITAL Gustavo Boroni

**Publicitário, Relações Públicas, Fotógrafo e Professor de [email protected]

www.gustavoboroni.com.br

IMG - IMAGEM DO DIA

NIKON P7000

Uma câmera poderosa,

porém desafiadora

Dias dos Pais está chegando, gostaria depresentear seu pai com câmera digital, enão sabe qual comprar? A Nikon CoolpixP7000 está equipada com um sensor CCDde 1/1.7polegadas com 10 megapixels de re-solução máxima e uma lente com estabili-zador de imagem e distância focal de 28-200mm (equivalente no formato 35mm). Acâmera possui modo manual completo, fazfotos em RAW, está equipada com sapatahot shoe para flash externo e possui umgeneroso monitor LCD de 3 polegadas.Quando você se coloca por trás das lentesda Nikon Coolpix P7000 (R$ 1.400, emmédia), tem a sensação de que está no co-mando de um avião a jato. A câmera é re-pleta de botões, oferecendo acesso rápidoa ajustes manuais através de um conjuntode controles que mais parece um cockpit.Proprietários de câmeras DSLR vão se sen-tir em casa no comando da Coolpix P7000,que além da ampla gama de controles tam-bém oferece grande qualidade de imagem.

Como a P7000 coloca todos os seus con-troles manuais em evidência, ela tem umacurva de aprendizado mais íngreme. Os no-vatos provavelmente se sentirão intimida-dos com seu conjunto de botões e seletores,mas fotógrafos que já usaram as câmerasDSLR da Nikon irão gostar de seu layout fa-miliar.A Coolpix P7000 com certeza agrada-rá aos fotógrafos mais experientes e acos-tumados com DSLRs, que saberão como me-lhor usufruir do poder da Nikon.

"De todos os meios de expressão, a fo-tografia é o único que fixa para sempre o ins-tante preciso e transitório. Nós, fotógrafos,lidamos com coisas que estão continuamentedesaparecendo e, uma vez desaparecidas,não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar oucopiar uma memória."

Henri Cartier-Bresson

Registro do cotidiano

em CoresPixel

Incentivando a produção das Artes Visuaisem Alagoas, os autores das imagens mais in-teressantes, poéticas, inusitadas ou criativas,avaliadas por mim, serão publicadas aqui nacoluna.Uma ótima oportunidade para novosaspirantes a fotógrafos da era digital, mos-trar sua visão em Cores Pixels.Envie a foto-grafia em 300 dpi para [email protected], especificando Marca/mo-delo da câmera e um breve título . Boa Sortee Bons clicks : D

AAssociação Internacionalde operadores de telefo-nia GSMA calcula que a

vida útil de um celular podeser estendida se o consumidorfor consciente, já que 70% dostelefones que são entreguesnos pontos de reciclagempodem ser reutilizados. Estáprevisto que em 2012 cerca de100 milhões de aparelhos usa-dos sejam enviados a merca-dos subdesenvolvidos da Amé-rica Latina, Europa Oriental,China, Índia e África, os prin-cipais destinos dos celularesreciclados, segundo a organiza-ção.

Mas a vida de um telefonesempre tem um fim. Quandonão passa por nenhuma revi-são, o celular se transformaem um resíduo que deve sertratado e reciclado de manei-ra especial, já que seus com-ponentes podem ter um im-pacto muito negativo no meioambiente. Um estudo realiza-do com 6,5 mil pessoas de 13países revelou que, após adqui-rir um celular novo, 44% ficoucom o antigo, 25% deu parapessoas próximas e 16% ven-deu. Só 3% destes consumido-res entregou seu aparelho apostos de reciclagem. Os celu-lares têm uma vida média desete anos, mas a maioria dosusuários troca o aparelho acada 18 meses.

O primeiro passo deste pro-cesso consiste em separar asbaterias dos dispositivos, quecontêm elementos químicosaltamente poluentes em gran-des concentrações como o ní-quel, o lítio e o cádmio. O con-serto pode assim dar uma se-gunda vida ao celular, já queparte dos materiais de um apa-

relho antigo pode ser usadoem novos dispositivos eletrôni-cos.

Nas fábricas de reciclagem,o plástico e os metais são sepa-rados. No primeiro caso, osplásticos que não podem serreutilizados são encaminhadosa locais específicos, onde são in-cinerados e produzem energiaatravés de sua combustão. Nosegundo caso, os metais sãofundidos e são reenviados a ou-tras indústrias que podem ma-nufaturar produtos com essaspeças, que conseguem de ma-neira ou de outra, tambémuma segunda vida. O metal emmaior quantidade em um tele-fone celular, segundo GSMA, éo cobre, presente nos circuitoseletrônicos e que pode ser reu-tilizado para diversos usos in-dustriais.

No entanto, há outros ele-mentos químicos peculiaresem um celular: calcula-se que16 % dos metais dos telefonessão de "alto valor", como o alu-mínio, o paládio, a prata e oouro. O Serviço Geológico dosEstados Unidos estima quecada telefone celular contémuma quantidade de ouro novalor de US$ 0,40. Além disso,uma tonelada de circuitos tema mesma quantidade de ouroque se pode extrair de 110 to-neladas do mineral (onde seencontra o ouro).

No entanto, alguns mate-riais que se encontram nos ce-lulares têm outro tipo de custo.É o caso da columbita - abrevia-ção de columbita-tantalita, queé utilizada nos dispositivos ele-trônicos e possui uma grandecapacidade para armazenarcarga elétrica e libertá-la emum momento determinado.

Trocou de celular? Saiba que destino pode ter seu aparelho velho

TÍTULO: Birdies.FOTOGRAFIA: Leonardo ArcoverdeMARCA: NIKONMODELO: D90

FOTO*CORES*GRAFIA

SUSTENTABILIDADE

Comércio e

confrontos

A Iniciativa Global de e-Sustentabilidade (GeSI, nasigla em inglês) foi criadaem 2001 pelas empresasdo setor das tecnologiasda informação e comuni-cação como complemen-to privado dos princípiosde desenvolvimento sus-tentável e também paravigiar o comércio de algu-mas mercadorias. GeSItem em andamento umprograma de acompanha-mento das cargas de co-lumbita, o "ouro azul"

como é conhecida, já quea maioria das exploraçõesdeste material está em re-giões de conflitos arma-dos. Calcula-se que 80%das reservas mundiais es-tejam na República De-mocrática do Congo(RDC).

O presidente da RDC,Joseph Kabila, ordenou noano passado o fechamentodas explorações mineraisde columbita do leste dopaís porque parte do lucroda atividade extrativa ter-minavam nas mãos de mi-litares e guerrilheiros daregião. Em alguns relató-rios da Organização das

Nações Unidas se mencio-na que tropas ugandensese ruandesas poderiamestar por trás de saques deriquezas na RDC com a co-lumbita como alvo.

O sindicato de operado-res de telecomunicações,os fabricantes e algumasONGs como Anistia Inter-nacional (AI) desenvolvemdiversos planos de reutili-zação e reciclagem de celu-lares para evitar que se pro-duzam conflitos armadosderivados da extração dacolumbita. Afinal, os apare-lhos usados também po-dem dar uma segunda vidaa muitas pessoas.

Fotografia: Gustavo Boroni - Produção de Beleza: Luciana Lima

Page 8: OJORNAL 12/08/2011

A tecnologia disponível em seu lar pode prejudicar a relação com o seu filho

CURIOSIDADE

CM

YK| SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA8

COMPORTAMENTO

>> Págs. 4 e 5

Empresas se unempara padronizar óculos 3D>> Pág. 6

A Apple ultrapassou brevemente a ExxonMobil em valor de mercado, tornando-se acompanhia mais valiosa dos Estados Unidos,em meio à volatilidade no mercado acionárionorte-americano.

O valor de mercado da gigante da tecno-logia avançou nesta terça-feira para 341,5 bi-lhões de dólares, pouco acima dos 341,4 bi-lhões da Exxon, ainda que a petrolífera contecom uma receita quatro vezes superior à daApple.

A Exxon recuperou rapidamente a primei-ra posição à medida que suas ações avança-ram e alguns dos ganhos da Apple cederam,com o mercado acionário global se manten-do volátil devido a dados fracos sobre a eco-nomia e ao rebaixamento da nota do créditodos EUA na sexta-feira.

Às 14:50 (no horário de Brasília), a capita-lização de mercado da Exxon era de 339,3 bi-lhões de dólares, enquanto o valor da Applerecuou para 338,8 bilhões de dólares.

O avanço da Apple, que interrompeu maisde cinco anos consecutivos da Exxon Mobilna liderança, ocorreu após uma notável revi-ravolta na companhia, instável antes que seuco-fundador Steve Jobs retornasse e ajudassea ressuscitá-la.

Apple é a empresamais valiosa do mundo

MERCADO

Sortuda que ganhou 4 vezes a loteria é especialista em estatística

www.ojornalweb.com

Considerada por muitoscomo a mulher mais sor-tuda do mundo, Joan R.

Ginther, 63 anos, ganhou na lo-teria dos Estados Unidos nadamenos que quatro vezes. A cadaprêmio, alguns milhões de dó-lares foram somados à sua contabancária.

Porém, mais do que umaquestão de sorte, a resposta paratodas as vitórias de Joan podemestar na matemática. Segundouma reportagem publicada pelaHarper’s Magazine, a ganhado-ra é uma ex-professora de mate-mática com PhD (nível seme-lhante a um pós-doutorado) emestatística pela Universidade deStanford.

Estatisticamente, as chancesde alguém ganhar na loteriaquatro vezes é uma em dezoito

septilhões – algo que nem todaa sorte do mundo consegue ex-plicar muito bem. Segundo umprofessor não identificado doInstituto para o Estudo dos Jogosde Azar e Jogos Comerciais daUniversidade de Nevada, se umasituação do tipo acontecesse emum cassino, a pessoa seria presaimediatamente.

Sorte ou matemática?

Embora Joan viva atualmen-te em Las Vegas, todos os prê-mios foram conquistados em lo-terias localizadas no Texas. Dasquatro vitórias, três delas foramatravés de bilhetes de raspadi-nhas compradas no mesmo mer-cado da cidade de Bishop.

Segundo a reportagem, hágrande possibilidade de que a

ganhadora tenha usado seu co-nhecimento em estatística paraadivinhar o algoritmo que de-termina os locais para os quaisbilhetes ganhadores são envia-dos. A partir disso, se tornouuma tarefa relativamente sim-ples determinar o melhor mo-mento para comprá-los – tare-fa facilitada pela programaçãofixa de envio das raspadinhas.

Os moradores da cidade deBishop não desconfiam de qual-quer tipo de manipulação, acre-ditando que a aparente sorte deJoan é um feito de Deus. AComissão de Loterias do Texastem opinião semelhante, afir-mando que a ganhadora foiabençoada com uma sorte in-comum e que não há qualquersuspeita de fraude durante oprocesso.

Saiba que destinopode ter o seu celular velho>> Pág. 7

Cientista relaciona o uso da Internet ao autismo>> Pág. 3

Tecnologia

Onde mora o perigoOnde mora o perigo

SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011