oit nset-dez 2018 lisboa · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as...

24
OIT LISBOA Organização Internacional do Trabalho n º44 set-dez 2018 NOTÍCIA EM DESTAQUE NOTÍCIA Os salários no mundo e a desigualdade salarial Iniciativa Futuro do Trabalho Eliminar a violência contra as mulheres ano 16 www.ilo.org/lisbon Os 100 anos da OIT na agenda da 334ª sessão do Conselho de Administração

Upload: others

Post on 22-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

OITLISBOA

Organização Internacional do Trabalho

nº44set-dez 2018

NOTÍCIA

EM DESTAQUE

NOTÍCIA

Os salários no mundo e a desigualdade salarial

Iniciativa Futuro do Trabalho

Eliminar a violência contra as mulheres

ano 16www.ilo.org/lisbon

Os 100 anos da OIT na agenda da 334ª sessão do Conselho de Administração

Page 2: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

…Condições de trabalho que implicam para grande parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, o que gera um descontentamento tal que a paz e a harmonia universais são postas em risco e con-siderando que é urgente melhorar essas condições,

Constituição da OIT

…a pobreza, onde quer que exista, constitui um perigo para a prosperidade de todos, …a luta con-tra a necessidade deve ser conduzida com uma energia inesgotável por cada nação e através de um esforço internacional contínuo e organizado…

Declaração de Filadélfia de 1944

Pensada como instrumento privilegiado da OIT na prossecução da Agenda 2030, a Iniciativa para a Erradicação da Pobreza constitui uma das sete ini-ciativas com as quais a Organização marca o seu centenário.

A adoção da Agenda 2030 resulta da determina-ção da comunidade internacional em acabar com a pobreza e a fome em todo o mundo, combater as desigualdades dentro e entre países, construir so-ciedades pacíficas, justas e inclusivas, proteger os direitos humanos e promover a igualdade de género e assegurar a proteção duradoura do planeta e dos seus recursos naturais. Para tal, a criação de condi-

Editorial

ções para um crescimento económico sustentável, inclusivo e gerador de empregos dignos, foi enten-dida como necessária. Nasce assim o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS8).

E, como referiu o diretor-geral da OIT, no seu rela-tório à Conferência Internacional do Trabalho de 2016 (CIT2016) - Iniciativa para a Erradicação da Pobreza: a OIT e a Agenda 2030 - “O papel da OIT na luta contra a pobreza não advém apenas das suas responsabilidades em virtude do seu mandato his-tórico, mas também de realidades muito atuais. A pobreza não é simplesmente algo que acontece no mundo do trabalho. O facto é que o nosso mundo do trabalho e o nosso mercado de trabalho estão a gerar pobreza ou, pelo menos, não são capazes de a erradicar”.

Os efeitos da grave crise económica de 2008 vieram interromper o caminho de redução da pobreza que vinha sendo seguido. Perante a urgência em com-preender as melhores políticas do mercado de tra-balho, a OIT lançou igualmente, em 2016, o relatório “Perspetivas sociais e de emprego no mundo: trans-formar os empregos para acabar com a pobreza». Intensificou-se ainda o trabalho da Organização na promoção de pisos básicos de proteção social e da negociação coletiva enquanto instrumentos de

2

Iniciativa para a Erradicação da Pobreza combate à pobreza e à desigualdade. A OIT tem também redobrado os seus esforços tendentes à formalização da economia informal e de apoio ao setor rural.

Assinalando esta Iniciativa, a OIT-Lisboa tem leva-do a cabo um conjunto de atividades. Para além dos eventos coorganizados com a EAPN Portu-gal – Rede Europeia Anti Pobreza, e envolvendo os mandantes tripartidos nacionais, a que damos des-taque neste número, relembramos a tradução para língua portuguesa do referido relatório discutido na CIT2016 e de diversos materiais e manuais forma-tivos sobre a Agenda 2030 e, em particular, o ODS8.

A OIT-Lisboa continuará, quer a nível nacional quer no âmbito da sua atividade com o Secretariado Exe-cutivo da CPLP, a organizar ou coorganizar eventos associados a esta Iniciativa e a divulgar as princi-pais mensagens e novidades da OIT.

Mafalda TronchoDiretora da OIT-Lisboa

A equipa da OIT-Lisboa deseja-lhe Bom Natal e um Feliz Ano 2019.

Page 3: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

3

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

Os 100 anos da OIT na agenda da 334ª sessão do Conselho de Administração

O progresso na implementação das sete Iniciativas do Centenário da OIT e a agenda da Conferência In-ternacional do Trabalho de 2019 (CIT2019), no ano em que a Organização comemora 100 anos, foram temas centrais à 334ª sessão do Conselho de Ad-ministração (CA).

Na CIT2019, o relatório do diretor-geral focar-se--á nas principais conclusões da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho, constituindo o principal tema em debate no plenário.

O ponto alto da Conferência, para a qual se espera a participação de um número significativo de Chefes de Estado e de Governo, integrando um segmento de Alto Nível, passará pela eventual adoção de uma Declaração do Centenário. Esta deverá reafirmar o compromisso tripartido da Organização com os va-

lores e objetivos constantes da Constituição e da De-claração de Filadélfia e ter em conta a Declaração de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, de 1998, e a Declaração sobre Justiça Social, de 2008.

A Declaração deverá abordar os aspetos do man-dato da OIT, inscritos na Constituição, que ainda não foram tratados de forma satisfatória e as novas problemáticas associadas às mudanças no mundo do trabalho e debatidas no quadro da Iniciativa sobre o Futuro do Trabalho. O objetivo principal visa definir as responsabilidades da OIT nestes dois domínios. O texto desta Declaração poderá ser examinado e debatido por uma Co-missão Plenária, criada para o efeito, tendo o CA solicitado ao diretor-geral da OIT a preparação de uma proposta para discussão.

A CIT incluirá, igualmente, um conjunto de debates te-máticos e de eventos relacionados com as Iniciativas do Centenário.

Destaque ainda para a possível adoção de uma Convenção e de uma Recomendação sobre Vio-lência e Assédio no Trabalho, naquele que será o segundo ano da sua discussão.

Esta 334ª sessão do CA aprovou ainda a conclusão dos procedimentos relativos à aplicação da Con-venção (Nº 87) na Guatemala, debateu a estratégia de combate aos défices de trabalho digno no setor do tabaco, e apresentou orientações ao Bureau re-lativamente ao processo de reforma levado a cabo pelas Nações Unidas.

Font

e: O

IT

Page 4: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

4

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

Os salários no mundo e a desigualdade salarialO Relatório sobre os salários 2018/2019, um dos principais relatórios da OIT, analisa este ano as dife-renças salariais entre homens e mulheres no mundo.

Dividido em duas partes, o Relatório apresenta as tendências globais e regionais nos salários mé-dios (primeira parte), e fornece uma análise das diferenças salariais entre homens e mulheres (segunda parte), procurando explicações para essas diferenças, que constituem uma marca de desigualdade em todo o mundo.

O crescimento dos salários em 2017 não foi ape-nas menor do que em 2016. Também caiu para a sua mais baixa taxa de crescimento desde 2008, permanecendo muito abaixo dos níveis obtidos antes da crise financeira global.

Atendendo à recuperação do PIB e à gradual re-dução da taxa de desemprego em vários países,

Para explorar os dados, por favor visite aqui.

o lento crescimento salarial em países de ele-vado rendimento, representa de certa forma um puzzle que tem sido alvo de intenso debate.

Dependendo do contexto nacional, o relatório apon-ta como possíveis explicações para esse cresci-mento moderado dos salários, o lento crescimento da produtividade, a intensificação da concorrência global, o declínio do poder de negociação dos/as trabalhadores/as, e uma perspetiva económica in-certa que pode ter desencorajado as empresas de aumentar os salários.

O Relatório destaca, ainda, o muito lento progresso quanto à eliminação da desigualdade salarial entre homens e mulheres, defendendo que é preciso en-tender melhor o fenómeno para intensificar a ação.

A primeira constatação é que as diferenças sala-riais entre homens e mulheres são um fenómeno

universal que ocorre em quase todos os países, embora com variações. Todavia, em termos glo-bais o relatório mostra que as mulheres conti-nuam a receber em média aproximadamente 20 por cento menos do que os homens.

Como sublinhado por Guy Ryder, as diferenças salariais entre homens e mulheres representam uma das maiores manifestações atuais de in-justiça social, e todos os países deveriam com-preender melhor as suas causas e acelerar o progresso tendente à igualdade de género.

O relatório oferece um método de cálculo das dife-renças saláriais mais preciso designado por “dife-rença salarial ponderada entre homens e mulheres.

Relatório dos Salários

Page 5: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

5

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

#16 daysDe 25 de novembro, Dia Internacional para a Elimi-nação da Violência contra as Mulheres, a 10 de de-zembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a OIT promoveu uma campanha diária com diferen-tes mensagens.

Os 16 cartões laranjas (cor escolhida este ano para a campanha) ilustram temas tão diversos quanto o assédio no local de trabalho, o acesso a transportes seguros para as suas deslocações casa-trabalho, a especial vulnerabilidade das mulheres migrantes no trabalho doméstico, a violência doméstica e o seu impacto na produtividade no trabalho ou a importância da negociação coletiva para abordar o tema do assédio no local de trabalho.

Eliminar a violência contra as mulheres25 DE NOVEMBRO

Page 6: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

6

EM DESTAQUE

Lançamento do Estudo da OIT “Trabalho Digno em Portugal 2008-18: Da crise à recuperação”

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

O Estudo da OIT “Trabalho Digno em Portugal 2008-18 – Da crise à recuperação” foi lançado no dia 16 de outubro, no Palácio Foz, num evento orga-nizado conjuntamente entre o Ministério do Traba-lho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) e a OIT-Lisboa.

Guy Ryder, diretor-geral da OIT, e António Costa, primeiro-ministro, abriram os trabalhos que pros-seguiram com a apresentação do estudo pelo economista sénior da OIT, Aurelio Parisotto. Esta

foi seguida de um painel académico, moderado por Correia de Campos, presidente do Conselho Económico e Social, com intervenções de Maria do Rosário Palma Ramalho (Faculdade de Direito de Lisboa) e de Ricardo Paes Mamede (ISCTE).

Heinz Koller, diretor regional da OIT para a Europa e Ásia Central, moderou o painel tripartido no qual participaram o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, os presidentes das Confederações de Empregadores – Eduardo Oliveira e Sousa

(CAP), João Vieira Lopes (CCP), António Saraiva (CIP) e Francisco Calheiros (CTP) – e os secretá-rios-gerais das Confederações Sindicais – Arménio Carlos (CGTP-IN) e Carlos Silva (UGT).

Os trabalhos foram encerrados por Guy Ryder e pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Seguran-ça Social, Vieira da Silva.

O estudo foi traduzido para português e está dispo-nível para consulta na página da OIT-Lisboa.

Font

e: L

uís

Sara

iva

Font

e: L

uís

Sara

iva

Page 7: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

7

EM DESTAQUE

Lançamento do Estudo da OIT “Trabalho Digno em Portugal 2008-18: Da crise à recuperação”

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

As conclusões do estudo foram igualmente apre-sentadas em dois momentos posteriores, pelo eco-nomista sénior da OIT, Aurelio Parisotto.

Primeiro, numa Conferência organizada pelo Ga-binete do secretário de Estado do Emprego, no ISCTE, no dia 12 de dezembro. Luís Paes Antunes, ex-secretário de Estado do Emprego e Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa foram os comentadores convidados e animaram um debate muito participado pela comunidade académica presente.

A convite dos ministérios da Economia e Finanças, os resultados foram igualmente debatidos na 33ª edição do ciclo de seminários conjuntos dos res-petivos Gabinetes - GEE (Gabinete de Estatégia e Estudos) e GPEARI (Gabinete de Planeamento, Es-tratégia, Avaliação e Relações Internacionais).

Font

e: M

TSSS

Page 8: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

8

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

OIT-Lisboa participa nas celebrações do Dia Mundial do Trabalho Digno em Cabo VerdeA OIT-Lisboa participou na “Conferência Nacional Trabalho Digno, Vida Digna”, enquadrada nas cele-brações do dia 7 de Outubro em Cabo Verde. Na sua intervenção no painel “Trabalho Digno para uma Globalização Justa”, a representante da OIT- Lisboa, reforçou a pertinência e necessidade da prossecução de condições dignas de trabalho,

07 DE OUTUBRO

EM DESTAQUE Iniciativas do Centenário da OIT

no “trabalho do futuro” relembrando os pilares da Agenda do Trabalho Digno enquanto elemento inte-grador de toda a ação da OIT.

A conferência, bastante participada, resultou de uma parceria entre o Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO), o Sindicato dos Trans-

A Iniciativa Futuro do TrabalhoNo quadro da iniciativa sobre o futuro do trabalho, tiveram lugar as seguintes atividades entre setembro e dezembro:

portes, Comunicações e Administração Pública (SINTCAP) e a Câmara Municipal da Ilha do Sal e contou com a participação de diversas entidades públicas e parceiros sociais de Cabo Verde.

Page 9: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

9

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

O futuro do trabalho nos 40 anos da UGTO diretor-geral da OIT, Guy Ryder, e a diretora da ACTRAV/OIT, Helena André, participaram na con-ferência internacional “40 anos com a Europa”, organizada pela UGT, no dia 15 de outubro, para celebrar o seu 40º aniversário.

15 DE OUTUBRO

EM DESTAQUE Iniciativas do Centenário da OIT

Refletir sobre o futuro do trabalho, sobre as lutas na construção de uma Europa mais justa e mais solidária, bem como o papel da UGT na Europa e os desafios do movimento sindical na construção do

A Iniciativa Futuro do TrabalhoNo quadro da iniciativa sobre o futuro do trabalho, tiveram lugar as seguintes atividades entre setembro e dezembro:

modelo social europeu, constituiram os principais objetivos desta iniciativa.

Font

e: U

GT

Page 10: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

10

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

Workshop “O Futuro do Trabalho” - IEFP O Futuro do Trabalho: que transformações? foi o tema escolhido pela Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo (DRLVT) do Instituto do Emprego e Formação Profissional em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras para o workshop que decorreu no dia 7 de novembro

07 DE NOVEMBRO

EM DESTAQUE Iniciativas do Centenário da OIT

em Torres Vedras. A iniciativa, no âmbito dos Dias Europeus do Empregador, fez parte da semana do empregador que a DRLVT tem vindo a promo-ver, nos últimos anos, para aproximar os serviços públicos de emprego das empresas e de outros potenciais empregadores.

A Iniciativa Futuro do TrabalhoNo quadro da iniciativa sobre o futuro do trabalho, tiveram lugar as seguintes atividades entre setembro e dezembro:

Participaram na abertura o presidente da autarquia, bem como os diretores do Centro de Emprego de Torres Vedras e do Centro de Emprego e Formação de Vila Franca de Xira.

Page 11: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

11

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

Trabalho digno no X Fórum Nacional de Combate à Pobreza

Semana da Igualdade e do Combate à Pobreza

17 DE OUTUBRO18 DE OUTUBRO

EM DESTAQUE Iniciativas do Centenário da OIT

A Iniciativa para a Erradicação da PobrezaA OIT-Lisboa e a EAPN, marcando a iniciativa do centenário da OIT para a erradicação da pobreza, e envolvendo os constituintes tripartidos da OIT, colaboraram conjuntamente neste quadrimeste, em diversas iniciativas:

O X Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclu-são Social, organizado pela EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal – foi este ano dedicado ao Trabalho Digno como alicerce para a paz social.

A OIT-Lisboa integrou o painel “Emprego: acesso e direitos”, no qual participaram, entre outros, repre-sentantes dos Conselhos Locais de Cidadãos.

A OIT-Lisboa participou na Semana da Igual-dade e do Combate à Pobreza e Exclusão Social, organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela EAPN. A iniciativa que contou na assistência com jovens do ensino profissional foi uma ocasião para debater o futuro do trabalho.

A abertura do evento, que teve lugar no dia 17 de outubro, no INATEL da Foz do Arelho, contou com a participação do ministro do Trabalho, So-lidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva e do Presidente da EAPN Portugal, Agostinho Jar-dim Moreira.

Page 12: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

12

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

Trabalho Digno e a Agenda 2030 juntos no Porto 20 DE NOVEMBRO

EM DESTAQUE Iniciativas do Centenário da OIT

A Iniciativa para a Erradicação da PobrezaA OIT-Lisboa e a EAPN, marcando a iniciativa do centenário da OIT para a erradicação da pobreza, e envolvendo os constituintes tripartidos da OIT, colaboraram conjuntamente neste quadrimeste, em diversas iniciativas:

A Conferência sobre o Trabalho Digno e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável decor-reu no dia 20 de novembro, no Porto. O evento, cuja organização ficou a cargo da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) e o Escritório da OIT para Por-tugal, juntou várias visões que ajudaram a caracte-rizar o panorama nacional e internacional.

A Conferência, que teve a diretora da ACTRAV/OIT, Helena André, como uma das principais oradoras, juntou parceiros sociais, académicos e represen-tantes de organismos nacionais públicos e priva-dos. Estiveram em discussão os desafios que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos colocam e os contributos que cada pessoa pode dar para que “ninguém fique para trás”.

Font

e: E

APN

Page 13: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

Entre os dias 26 e 28 de novembro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Xa-bregas, Lisboa, acolheu 17 formandos/as dos cin-co Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). A troca de experiências sobre sistemas de financiamento da Formação Profissional foi a moti-vação que justificou a realização deste Seminário.

Inserida no âmbito do Acordo de Cooperação esta-belecido entre o Centro Internacional de Formação da OIT e o IEFP, a formação prevista no plano anual

13

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

incluiu sessões em sala e a visita a duas institui-ções portuguesas de Formação Profissional.

O CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel e a Escola de Comércio de Lisboa foram as instituições visitadas pelo grupo, permitindo compreender de uma forma prática como os financiamentos podem ser obtidos. Du-rante as visitas foram ainda transmitidas infor-mações sobre outros apoios não financeiros que assumem grande relevância para o funcionamento

Trocar ideias sobre financiamento da Formação Profissional

e a projeção da imagem da instituição junto do pú-blico em geral.

A formação foi igualmente um espaço para o for-talecimento de uma rede informal entre as institui-ções de formação Profissional dos PALOP e que se estende até Portugal.

Font

e: C

IF-O

IT

Acordo IEFP

Page 14: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

No quadro do Universitas, a OIT-Lisboa dinamizou a seguinte atividade neste quadrimestre:

No âmbito do programa Universitas, a OIT-Lisboa participou no dia 17 de setembro, no Fórum Inter-nacional de Serviço Social, comemorativo dos 10 anos de Serviço Social no ISCTE-IUL, integrando o painel “O Serviço Social em conversa com as orga-nizações internacionais”.

No dia 29 de setembro esteve igualmente presente no debate sobre Condições de Segurança e Saúde no Trabalho de Jovens no Trabalho Agro-Florestal

que se realizou Escola Superior de Tecnologias da Gestão de Viseu. A iniciativa partiu dos estudantes da 11ª Edição do Curso de Técnico Superior de Se-gurança e Saúde noTrabalho. O curso é promovido pela Associação de Desenvolvimento e Investiga-ção de Viseu – ADIV da Escola Superior de Tecno-logias da Gestão, do Instituto Politécnico de Viseu.

A OIT-Lisboa tem procurado reforçar a presença dos valores e instrumentos da OIT nos curricula

das universidades portuguesas e nas agendas da investigação académica através do Programa Uni-versitas, assente em parcerias e visando preferen-cialmente as áreas de Direito, Sociologia, Economia e Relações Internacionais.

Universitas

14

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

Page 15: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

APSEI recebe a Conferência “Um dia em Segurança” A OIT-Lisboa aceitou o convite da organização da edição especial de “Um dia em Segurança” dedicado à Segurança e Saúde no Trabalho que decorreu nas instalações da APSEI, apresen-tando uma comunicação sobre “A Violência e o Assédio nos Locais de Trabalho”, destacando os princípios para uma abordagem integrada daqueles temas, na perspetiva da prevenção, presentes no Relatório V (1) da 107ª Conferên-cia Internacional do Trabalho de 2018.

Campanha Regresso às aulas 2018

Gerir as substâncias perigosas

A convite da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a OIT-Lisboa associou-se à Campanha Regresso às Aulas 2018, partici-pando na sessão de lançamento e integrando o painel “O mundo do trabalho”. Esta sessão, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, teve como principal objetivo promover a segurança e saúde no trabalho em meio escolar.

A exposição profissional a substâncias can-cerígenas nos locais de trabalho esteve em foco num Seminário Internacional realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Univer-sidade de Coimbra. A OIT-Lisboa colaborou na iniciativa da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), participando na discussão e fa-zendo referência às principais Normas Interna-cionais do Trabalho relacionadas com o tema.

15

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

27 DE SETEMBRO 22 DE OUTUBRO 23 DE OUTUBRO

Page 16: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

Normas internacionais do trabalho e igualdadeA convite da Sociedade de Advogados PRA, a OIT-Lisboa participou na conferência: Altera-ções à legislação laboral e o futuro das relações de trabalho, apresentando as normas interna-cionais do trabalho na área da igualdade e não discriminação. A iniciativa foi dirigida a profis-sionais do direito e responsáveis de recursos humanos de empresas e teve lugar no Porto.

Imigração, trabalho e integração social

Delegação Tripartida Turca

A INOVINTER organizou, no dia 8 de novembro, em Lisboa, o seminário “Imigração: Língua e Trabalho, Fatores de Integração Social”. Este seminário, em cuja sessão de abertura a OIT--Lisboa participou, teve como pano de fundo o fenómeno dos fluxos migratórios na Europa e no mundo e visou analisar a situação da po-pulação imigrante em Portugal, na perspetiva da aprendizagem do português e do trabalho enquanto fatores de inclusão.

Entre os dias 13 e 15 de novembro, 13 elemen-tos de uma delegação turca composta por re-presentantes do governo, de trabalhadores, de empregadores, sindicatos e Escritório da OIT para a Turquia estiveram em Portugal, numa visita de estudo.

O Diálogo Social foi o motivo da deslocação que, integrada num projeto cofinanciado pela União Europeia, possibilitou à delegação turca o contacto com o Ministério do Trabalho, Solida-riedade e Segurança Social (MTSSS), parceiros sociais nacionais e ainda outros organismos relevantes nesta temática a nível nacional.

16

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

24 DE OUTUBRO 8 DE NOVEMBRO 13 DE NOVEMBRO

Page 17: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

CES e OIT-Lisboa assinalam os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos HumanosO Conselho Económico e Social (CES) e a OIT-Lis-boa associaram-se às celebrações nacionais dos 70 anos da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, organizando conjuntamente a Conferência “Trabalho: entre o Direito e o Mercado. O papel histórico da negociação coletiva”.

Catarina Braga, especialista da OIT em negociação coletiva, assumiu o painel sobre o contexto interna-cional. Carvalho da Silva, Maria do Rosário Palma Ramalho e Pedro Portugal foram os especialistas nacionais convidados.

Preparar para a EmpregabilidadeA Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Lito-ral convidou a OIT-Lisboa para a quarta confe-rência subordinada ao tema “Preparar para a Empregabilidade”, inserida no Ciclo de Confe-rências que tem vindo a realizar com os municí-pios da sub-região, integrando um painel sobre perfis profissionais e competências sociais.

Integrada na “Santiago Empreende – Feira de Empreendedorismo” da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a Conferência decorreu no Pavilhão de Feiras e Exposições de Santia-go do Cacém.

17

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

22 DE NOVEMBRO 23 DE NOVEMBRO

Os parceiros sociais nacionais, num painel que in-cluiu representantes da CGTP-IN (Arménio Carlos), da UGT (Soraia Duarte), da CIP (Nuno Biscaya), da CCP (Ana Vieira) e da CAP (Pedro Goulão), partilha-ram a sua experiência e refletiram sobre os desafios atuais e futuros.

Vital Moreira, comissário nacional das come-morações do 70º aniversário, e Jorge Lacão, vice-presidente da Assembleia da República, en-cerraram os trabalhos.

A 15ª Edição da Carrer Development Roundtable 2018 foi acolhida em Lisboa pelo Ministério dos Ne-gócios Estrangeiros de Portugal e reuniu cerca de 220 organizações internacionais do sistema multilateral.

Setting Sail for the Digital Age3 E 4 DEZEMBRO

A iniciativa sob o lema Setting Sail for the Digital Age, culminou com a realização da Feira de Carrei-ras Internacionais onde a Organização Internacional

do Trabalho esteve representada pela equipa da OIT Lisboa.

Page 18: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho

A OIT-Lisboa foi convidada, pela Direção de Ser-viços de Projetos Educativos da Direção-Geral de Educação, a integrar o Grupo de Trabalho respon-sável pela produção do Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho.

O Grupo de Trabalho inclui ainda a ACT, a ANQEP e o IEFP. O Referencial enquadra-se na Estratégia Nacio-nal de Educação para a Cidadania, e, no âmbito da

18

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Breves

Novas Publicações

OIT esteve presente

A FECHAR

autonomia da escola, poderá ser trabalhado na edu-cação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.

Os trabalhos estimam-se concluídos em setembro de 2019, tendo o grupo já reunido a 29 de outubro, 6 de novembro e 19 de dezembro.

Page 19: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

OIT assina novo acordo de cooperação com Conselhos Económicos e Sociais

A OIT e a Associação Internacional de Conselhos Económicos e Sociais e Instituições Similares (AICESIS) celebraram um acordo de cooperação tendo em vista aprofundar a promoção do diálogo so-cial e o trabalho digno. O acordo contempla ainda outras áreas prio-ritárias de colaboração como o desenvolvimento da democracia participativa, os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agen-da 2030, a dimensão social da globalização e o futuro do trabalho.

19

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Breves

Novas Publicações

OIT esteve presente

BREVES

Terceira mesa redonda “1+6” em Pequim

O Governo chinês e várias organizações internacionais, entre elas a OIT, reunidas em Pequim, emitiram uma declaração conjunta ape-lando a um desenvolvimento global sustentável e inclusivo. Esta declaração faz referência, entre outros temas, à Iniciativa do Cen-tenário sobre o Futuro do Trabalho da OIT e chama a atenção para a necessidade da mobilização de mais esforços para enfrentar os desafios colocados pela digitalização, nomeadamente, potenciais impactos sobre o emprego e a distribuição de rendimentos.

23 DE OUTUBRO 2018 6 DE NOVEMBRO

Page 20: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

Dia Internacional dos Migrantes

O Dia Internacional dos Migrantes assinala-se a 18 de dezembro. Nesta data são lembrados todos os indivíduos que voluntariamente se movem dos locais onde se encontram em busca de melhores condições de vida. São também recordados os refugiados que, devido a conflitos, questões demográficas, alterações climáticas ou outros fatores, têm que abando-nar as suas casas, rumando em direção a um futuro incerto.

20

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Breves

Novas Publicações

OIT esteve presente

BREVES

18 DE DEZEMBRO 2018

As migrações acompanham os seres humanos desde sempre. Mas o facto deste fenómeno representar atualmente perto de 250 milhões de migrantes, dos quais cerca de dois terços de migrantes laborais, confere a este tema uma atenção que merece ser anualmente renovada.

No dia Internacional da SIDA (1 de dezembro), a OIT projeta que cerca de 500.000 pessoas em idade de trabalhar morrerão em 2020 devido a doenças relacionadas com o VIH. Para além da tragédia humana, estas mortes constituem um custo para as empresas e economias.

Na mensagem deste ano, a OIT alerta que po-demos evitar esta realidade. O primeiro passo é fazer o teste.

Envolver os locais de trabalho no teste do VIH traz resultados e salva vidas. Através da Ini-ciativa Voluntária de Teste e Aconselhamento para os Trabalhadores do VIH (VCT @ WORK) da OIT, mais de quatro milhões de trabalha-dores e trabalhadoras fizeram o teste e mais de 100.000 puderam aceder ao tratamento anti-retroviral.

Fazer o teste, para viver mais e melhor

DIA INTERNACIONAL DA SIDA

Page 21: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Breves

Novas Publicações

OIT esteve presente

NOVAS PUBLICAÇÕES

• Migração, direitos humanos e governação

• Microfinanças para o trabalho digno

• Género e mudança organizacional

• Compreender os impulsionadores da vulnerabilidade rural

21

No âmbito do protocolo entre o governo da República Portuguesa e a OIT em matéria de publicações, estabelecido em 2005, o GEP/Cooperação do MTSSS tem vindo a editar, conjuntamente com a OIT-Lisboa, um conjunto muito significativo de documentos de referência da OIT em língua portuguesa. Durante este período destacamos::

Page 22: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

A OIT esteve presenteDurante o último quadrimestre, a OIT-Lisboa inter-veio, organizou ou participou em vários encontros e iniciativas. Para além do já relatado noutros espa-ços desta Newsletter, destacamos:

Setembro 07 - Conferência “Desafios demográficos: a natali-

dade”, CES, Fundação Eng.º António de Almei-da, Porto

07 - Apresentação do Programa das Comemora-ções dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da Adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direi-tos Humanos, Ministério dos Negócios Estran-geiros , Lisboa

11 - Conferência “Orçamento do Estado 2019”, CIP, Centro Cultural de Belém

14 - Debate “Estados frágeis ou estados de fragili-dade”, Lisbon Talks, Lisboa

21 - Conferência Internacional “EXIT - Sistema da prostituição”, Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Centro da Juventude de Lisboa

Outubro04 - Evento Final do GOVTECH 2018, Planetário

Calouste Gulbenkian, Lisboa18 - Lançamento da Campanha Nacional de Com-

bate ao Tráfico de Seres Humanos, CIG, Fábri-ca Braço de Prata, Lisboa

19 - Debate sobre “Democracia e Resiliência, Lis-bon Talks

19 - Lançamento do Relatório Anual sobre a situa-ção da População Mundial do Fundo das Na-ções Unidas para a População, Assembleia da República

25 - Cerimónia “Prémios Empresa 2018”, inte-grada na Abertura Solene do Ano Letivo de 2018/2019, Casa Pia Lisboa, Auditório do Mu-seu da Fundação Oriente, Lisboa

29 - Sessão de Reflexão “A Utilização de Microda-dos pelos Investigadores”, Conselho Superior de Estatística, Lisboa

31- Apresentação do Estudo “Brexit. As conse-quências para a economia e as empresas por-tuguesas”, CIP, Sana Lisboa Hotel

Novembro05 - VCW Seminar Cooperation, Leadership and Im-

pact in Africa, Nova SBE Carcavelos08 - Mesa Redonda “Olhares sobre a Segurança e

Saúde no Trabalho”, ACT, Sana Metropolitan Hotel, Lisboa

08 - XIII Congresso Internacional “Direitos Huma-nos e Proteção aos Refugiados”, Conselho Português para os Refugiados, Auditório Fun-dação Calouste Gulbenkian, Lisboa

09 - Conferência 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, Assembleia da República

11 - Sessão de Encerramento XIV Congresso Na-cional TSD, Póvoa de Varzim

11 - Sessão de Encerramento XI Convenção Na-cional do Bloco Esquerda, Pavilhão do Casal Vistoso, Lisboa

13/15 -”Proteger 2018” – 6.ª Conferência de Segu rança, APSEI, Altice Arena, Lisboa

15 - Sessão Solene de abertura do V Encontro de Mulheres Juristas dos Países Lusófonos, APMJ, Lisboa

15 - Sessão de Trabalho sobre o Sistema de Incen-tivos à Inovação na Gestão Pública, Auditório do CITEFORMA

15 - Fórum de Lisboa 2018 “Juventude, Paz e Segurança – consolidar a participação dos jovens nos processos de paz e democracia na região euromediterrânica,” Centro Ismaili

19 - Lançamento Oficial dos KITS ODS — Trans-formar o Mundo, OIKOS, Fundação Calouste Gulbenkian

20 - Sessão Solene de abertura da Cimeira dos Direitos Humanos das Mulheres, APMJ, Facul-dade de Direito de Lisboa

27 - Celebração do 70º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, MNE e Co-missão Nacional da UNESCO-Portugal, Biblio-teca da Rainha, Palácio das Necessidades

29 - Seminário “Novas Abordagens de Orientação Vocacional e de Carreira”, European Board for Certified Counselors, Hotel Marriott Lisboa

22

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

Page 23: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

A OIT esteve presente (cont.)

Dezembro 03 - Comemorações do Dia Internacional das Pes-

soas com Deficiência, INR, Pavilhão Multiusos de Odivelas

05 - Lançamento “3 EM LINHA: Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Fa-miliar”, PCM, Lisboa

6/7 - Conferência Internacional Mulheres, Mundo do Trabalho e Cidadania, Dinâmia CET-IUL, ISCTE, Lisboa

10 - Cerimónia Comemorativa do Dia Nacional dos Direitos Humanos e Celebração dos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Huma-nos, Assembleia da República

11 - Sessão inaugural do Seminário Técnico Ibero--americano “Análise e gestão do conhecimen-to sobre competências para o século XXI na Ibero-américa” OEI e Ministério da Educação, Cascais

12 - Conferência “Livres e Iguais”, Provedora de Justiça, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

13 - Sessão apresentação da nova aplicação móvel da Segurança Social Direta, MTSSS, Instituto de Informática, Tagus Park, Oeiras

14 - Programa Evocativo dos 70 Anos da Assinatu-ra da Declaração Universal dos Direitos Hu-manos, CPLP, Centro Congressos Estoril

19 - Sessão apresentação “Uma história das orga- nizações — A economia social em movimento” CASES, Lisboa

23

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

Durante o último quadrimestre, a OIT-Lisboa interveio, organizou ou participou em vários encontros e inicia-tivas. Para além do já relatado noutros espaços desta Newsletter, destacamos:

VOTOS DE PESAR

Luís Tomé de Almeida, Conselheiro para os Assuntos de Trabalho e Emprego na missão Permanente de Portugal junto dos Orga-nismos e Organizações Internacionais em Genebra, entre 1989 e 1999, desempenhou, nesse posto, funções diplomáticas, políticas e técnicas de representação de Portugal jun-to da OIT.

A OIT-Lisboa lamenta profundamente o seu falecimento, endereçando à sua família vo-tos de pesar e solidariedade.

Page 24: OIT nset-dez 2018 LISBOA · 2019-07-04 · parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as priva-cões, ... e um Feliz Ano 2019. 3 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias

Diretora: Mafalda Troncho

Responsável do Centro de Documentação e Informação: Albertina Jordão

Assessora de Direção: Alzira Morais

Gestora de Programas: Ana Paula Rosa

Gestor de Programas: Fernando Sousa Jr.

Gestor de Informação: Filipe Carvalho

Gestora Financeira e Administrativa: Joana Gomes

Perita Associada: Mariana Pereira

Newsletter do Escritório da OIT para PortugalRua Américo Durão, 12A, 1900-064 Lisboa (Portugal)

Tel: +351 213 173 440/9Fax: +351 213 140 149

E-mail: [email protected]ítio: www.ilo.org/lisbon

Tiragem: 500 Exemplares

As opiniões expressas não refletem necessariamente o ponto de vista da Organização Internacional do Trabalho

Equipa do Escritório Ficha Técnica

OIT-LISBOAOrganização Internacional do Trabalho