oficinas culturais 2012

13
Oficinas Culturais inscrições de 14 a 29 de fevereiro 2012

Upload: prefeitura-de-diadema

Post on 15-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Oficinas Culturais 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Oficinas Culturais 2012

Oficinas Culturaisinscrições de 14 a 29 de fevereiro2

012

Page 2: Oficinas Culturais 2012

1

Índ

ice

Endereços...............................................................................19

Calendário das Oficinas Culturais 2012............3

Cultura de Rua/Hip Hop...................................................18

Música..........................................................................................14

Literatura e Humanidades..........................................12

Artes Cênicas.........................................................................10

Artes Integradas..................................................................8

Culturas Populares e Tradicionais.......................6

Artes Visuais............................................................................4

Se você gosta de ler e de conversar sobre o que leu, então leia isto

(e converse com todo o mundo):

A Prefeitura de Diadema e o Ministério da Cultura estão lançando

o programa Agentes de Leitura!

AGENTEAGENTELEITURALEITURA

de

Inscrições de 13/02 a 12/03

Informe-se! www.diadema.sp.gov.br

Biblioteca de Formação:Tel .: 4072-9309.

Participe!Participe!

vem aí a seleção pública para

Page 3: Oficinas Culturais 2012

2 3

CALENDÁRIO: inscrições e aulas 2012

Inscrições para o 1o SEMESTRE:de 14 a 29 de fevereiro

Início das aulas: a partir de 05 de março*

*Na Casa da Música e no Circo Escola as aulas têm início no dia 1° de março

OFICINAS CULTURAIS 2012

O programa de formação cultural da cidade oferece oficinas de iniciação, vivência e expressão artística, valorizando a diversidade cultural e a inclusão de diversas faixas etárias a partir dos seis anos de idade.

As oficinas são gratuitas e acontecem entre os meses de março e novembro. Para garantir a vaga é necessário fazer inscrição com um documento de identificação e a presença de um responsável no caso de inscrição de crianças.

Nos cursos de aprofundamento é necessário que o candidato já tenha iniciação na modalidade. Nestes casos, são realizadas entrevistas de seleção para a confirmação de ingresso em oficinas de montagem teatral, dança/criação e cursos da Casa da Música.

A cidade oferece cerca de 3.500 vagas anualmente, distribuídas nas várias áreas e modalidades artísticas que são descritas neste caderno.

Os espaços onde serão desenvolvidas as oficinas atendem às demandas de cada local ou região, além dos projetos de cada equipamento cultural.

Fotos: Jaianis de São José

Page 4: Oficinas Culturais 2012

4 5

ARTES VISUAISCompostas por várias modalidades artísticas e plásticas (desenho, pintura, escultura, cerâmica, fotografia, cinema e vídeo), as oficinas de artes visuais buscam desenvolver e ampliar as experiências estéticas de seus participantes.

DESENHO ARTÍSTICO E PINTURA: jovens e adultosAteliê que inicia o aluno nas várias modalidades que compõem as Artes Plásticas – desenho, pintura, xilogravura, escultura, colagem, pesquisas de materiais, etc. –, buscando despertar e desenvolver a capacidade criativa individual. Locais: Centro Cultural Diadema, Centro Cultural Canhema, Centro Cultural Nogueira, Centro Cultural Eldorado.

ARTES PLÁSTICAS: infantojuvenilAteliê que busca contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade estética da criança por meio das artes do desenho, pintura, colagem e experimento de materiais recicláveis, de forma lúdica e prazerosa.Locais: Centro Cultural Vladimir Herzog, Centro Cultural Promissão, Centro Cultural Nogueira, Centro Cultural Inamar, Centro Cultural Serraria, Centro Cultural Eldorado, Centro Cultural Taboão.

ESCULTURA E CERÂMICA: jovens e adultosOficina que proporciona aos iniciantes o contato direto com o barro (argila), experimentação de diferentes técnicas e posterior aperfeiçoamento na produção de esculturas e objetos utilitários em cerâmica.Locais: Centro Cultural Heleny Guariba, MAP/Centro Cultural Diadema.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ), DESENHO E MANGÁ: infantojuvenil e adultosA criação de personagens é o foco central desta oficina, cujas bases são o desenho e a elaboração de textos. Os quadrinhos trabalham em vários estilos, enquanto o mangá inspira-se na estética oriental e seus personagens.Locais: MAP/Centro Cultural Diadema, Centro Cultural Promissão.

FOTOGRAFIA: jovens e adultosOficina e workshops destinados àqueles que pretendem aprender ou aprimorar o processo fotográfico. Propõe um ensino teórico e prático, de fácil compreensão, do processo fotográfico analógico e digital em suas etapas gradativas.Local: Centro Cultural Inamar.

SENSIBILIZAÇÃO EM CINEMA E VÍDEO: jovens e adultosA oficina é dividida em três etapas, da iniciação à linguagem cinematográfica, pré-produção, produção e pós-produção de curta metragem.Local: Centro Cultural Serraria.

ROTEIRO PARA CINEMA E VÍDEO: jovens e adultosNessa oficina os alunos desenvolvem estudos e pesquisas sobre roteiros, sua composição técnica e realização.Local: Centro Cultural Serraria.

PRODUÇÃO DE VIDEOCLIP: jovens e adultosElaboração, produção e realização de vídeos musicais, passando pela experimentação de conteúdo cinematográfico. A oficina incentiva os participantes a conhecerem novas formas de exibição e difusão do resultado do trabalho.Local: Centro Cultural Eldorado.

Page 5: Oficinas Culturais 2012

6 7

CULTURAS POPULARES E TRADICIONAISAs múltiplas expressões das tradições culturais que constituem a identidade dos povos, especialmente as culturas populares brasileiras.

ARTESANATO: jovens e adultosAteliê de criação artística em que diferentes materiais são utilizados na confecção de objetos utilitários, customização de roupas e peças artísticas, tendo como referência a cultura popular brasileira.Locais: Centro Cultural Taboão, Biblioteca Santa Luzia, Centro Cultural Serraria.

CULTURA POPULAR: infantojuvenilIntrodução ao universo da cultura popular de forma lúdica, com confecção de adereços e vivências interativas das manifestações da arte de domínio popular. Narrativas, canções, bonecos e danças são elementos da oficina.Locais: MAP/Centro Cultural Diadema, Centro Cultural Vladimir Herzog.

DANÇA DE SALÃO: jovens e adultosA prática das danças sociais proporciona momentos lúdicos e descontração, estimulando a convivência entre as pessoas e o contato com os vários ritmos e expressões do corpo. Locais: Centro Cultural Diadema, Centro Cultural Eldorado, Centro Cultural Canhema, Centro Cultural Inamar, Centro Cultural Nogueira, Centro Cultural Heleny Guariba, Biblioteca Santa Luzia, Centro Cultural Serraria.

DANÇA CIGANA: jovens e adultosPartindo de sua origem oriental e latina, a dança cigana utiliza-se de elementos como o véu, castanholas, pandeiros, leques e saias, com movimentos livres e naturais, construindo um modo de expressão criativa.Locais: Centro Cultural Inamar, Centro Cultural Vladimir Herzog, Centro Cultural Taboão, Centro Cultural Heleny Guariba.

DANÇA DO VENTRE: jovens e adultosModalidade de dança de origem oriental, praticada exclusivamente por mulheres. Caracteriza-se por movimentos circulares do abdômen que celebram a fertilidade e o poder do feminino.Local: Centro Cultural Inamar, Centro Cultural Vladimir Herzog, Centro Cultural Taboão, Centro Cultural Heleny Guariba.

DANÇA CIRCULAR: infantil, adultos e terceira idadeA prática da dança circular visa à comunhão entre as pessoas, à sensibilização e à interação social por meio da valorização de costumes universais. Sua origem é milenar e sua prática está associada à cultura de paz.Local: Centro Cultural Promissão, Centro Cultural Serraria.

DANÇA FLAMENCA: jovens e adultosCom origem no sul da Espanha, esta modalidade traz influências de várias culturas ocidentais e orientais. Caracteriza-se pela percussão do sapateado, movimentos sincronizados e interação e acompanhamento da música flamenca.Local: Centro Cultural Nogueira.

Page 6: Oficinas Culturais 2012

8 9

ARTES INTEGRADASOficinas que integram diferentes expressões artísticas, com o objetivo de enriquecer o processo de criação e vivência do grupo.

ARTES INTEGRADAS - InfantilOficina de criação, com interação de artes plásticas e teatro, entre outras modalidades de expressão artística. Amplia o repertório do grupo e permite prática artística de forma lúdica.Locais: Centro Cultural Taboão, Centro Cultural Vladimir Herzog, Centro Cultural Promissão.

Page 7: Oficinas Culturais 2012

10 11

ARTES CÊNICAS Englobam teatro, várias modalidades de dança e técnicas circenses. A expressão cênica é uma forma de arte que integra a música, dramaturgia, expressão corporal e vocal, além da intervenção plástica e conceitual.

DANÇA Contemporânea: infantil, jovens e adultosBaseada nas estruturas da dança moderna, caracteriza-se pela liberdade de movimentos e expressão. Enfatiza a quebra das normas rígidas da dança, importando-se sobretudo, com a transmissão de ideias, sentimentos e conceitos.Locais: Centro Cultural Diadema, Centro Cultural Inamar, Centro Cultural Eldorado, Centro Cultural Heleny Guariba, Centro Cultural Serraria, Centro Cultural Nogueira.

DANÇA Clássica: infantil e juvenilO ensino da dança apoiado na técnica clássica permite o desenvolvimento de postura, alinhamento, coordenação e disciplina. A expressão e a linguagem do corpo são desenvolvidas na oficina.Locais: Centro Cultural Diadema, Centro Cultural Nogueira, Centro Cultural Serraria, Centro Cultural Heleny Guariba, Centro Cultural Eldorado, Centro Cultural Taboão.

DANÇA/CRIAÇÃO: jovens e adultosDestinado a um público já iniciado em dança, tem como objetivo desenvolver técnicas de dança clássica e contemporânea e trazer elementos de criação coreográfica, por meio da improvisação e de processos colaborativos.Locais: Centro Cultural Diadema.

TEATRO/INICIAÇÃO: infantil, juvenil e adultosPor meio de jogos, bonecos de manipulação, vivências de grupo e exercícios, os participantes apropriam-se da linguagem cênica, possibilitando a interpretação teatral por meio de esquetes ou pequenas cenas temáticas. Locais: Centro Cultural Diadema, Centro Cultural Promissão, Centro Cultural Eldorado, Centro Cultural Vladimir Herzog, Centro Cultural Taboão, Centro Cultural Canhema, Centro Cultural Nogueira, Centro Cultural Serraria, Centro Cultural Heleny Guariba.

TEATRO/MONTAGEM: jovens e adultosPrática e vivência da técnica teatral. Desde a leitura dramática, análise e escolha de texto até a montagem, os participantes têm contato com técnicas de corpo, voz e interpretação. Vagas por meio de entrevista de seleção. Locais: Centro Cultural Diadema

CIRCO ESCOLA - TÉCNICAS CIRCENSES: infantil, jovens e adultosOficinas de iniciação e capacitação circense em diversas modalidades que incluem circo teatro, arte e cultura, ginástica para a terceira idade e minicirco (a partir de 3 anos).Local: Circo Escola DiademaObs.: documentos para inscrição: RG e 2 fotos 3 x 4, além da presença do responsável.

SENSIBILIZAÇÃO AO CIRCO: infantojuvenilA oficina apresenta a arte circense por meio de conceitos e exercícios básicos como malabares, equilíbrio e acrobacias.Locais: Centro Cultural Nogueira.

Page 8: Oficinas Culturais 2012

12 13

LITERATURA e HUMANIDADES O estímulo à leitura, a formação de leitores e a criação literária, aliados a conceitos humanistas, possibilitam acesso a vários códigos e linguagens, da oralidade à palavra escrita, da inclusão de pessoas com deficiência às novas mídias.

CONTADORES DE HISTÓRIAS: infantil, adultos e terceira idadePor meio de vivências apoiadas na leitura, a oficina busca incentivar, de forma lúdica, a criação e interpretação de histórias por meio de diversas técnicas, incluindo o jogo teatral, as artes plásticas e a música, entre outras formas de expressão. Locais: Biblioteca Olíria de Campos Barros, Centro de Memória, Biblioteca Serraria, Biblioteca Paineiras (Centro Cultural Vladimir Herzog) e Sala de Leitura Luiz Ruffato (Centro Cultural Heleny Guariba).

CIRANDA DE HISTÓRIAS: infantilA contacão de histórias nas suas mais diversas formas é apresentada de maneira lúdica em espaços de leitura.Locais: Bibliotecas Santa Luzia, Inamar, Vila Nogueira e Serraria.

CRIAÇÃO LITERÁRIA: jovens e adultosOficina que estimula a criação de textos literários e as trocas entre pessoas que já produzem literatura, enriquecendo o repertório dos participantes e divulgando suas produções.Local: Centro Cultural Serraria.

LIBRAS - OFICINA DE INCLUSÃO: jovens e adultos Módulo I e IIO objetivo desta oficina é difundir a Língua Brasileira dos Sinais – LIBRAS – junto ao público com necessidades especiais e a comunidade em geral. Local: Biblioteca de Inclusão Nogueira.

BRAILlE - OFICINA DE INCLUSÃO: jovens e adultosO objetivo desta oficina é dar acesso à técnica de grafia em braille, tanto para o público com necessidades especiais como para a comunidade em geral. Local: Biblioteca de Inclusão Nogueira.

Page 9: Oficinas Culturais 2012

14 15

MÚSICA As expressões musicais, por meio da prática de instrumentos ou técnicas de coro, possibilitam o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas.

VIOLÃO INICIANTE: jovens e adultosPor meio do ensino coletivo, a oficina proporciona um primeiro contato com a técnica do instrumento, a partir de um repertório de simples execução.Locais: Casa da Música, Centro Cultural Inamar, Centro Cultural Serraria, Centro Cultural Eldorado, Centro Cultural Taboão, Centro Cultural Canhema, Centro Cultural Vladimir Herzog, Centro Cultural Promissão, Centro Cultural Heleny Guariba, Centro Cultural Nogueira.

VIOLÃO INICIADO: jovens e adultosEnsino coletivo do violão, enfatizando a aprendizagem de técnicas e recursos instrumentais. A proposta permite ao aluno relacionar os gêneros eruditos e populares e adquirir noções básicas de teoria a partir do contato com o instrumento.Locais: Casa da Música (por meio de seleção), Centro Cultural Nogueira, Centro Cultural Vladimir Herzog, Centro Cultural Taboão, Centro Cultural Heleny Guariba, Centro Cultural Promissão.

CAVAQUINHO: jovens e adultosConhecimento básico da técnica do instrumento e repertório da música brasileira, como choro e samba, entre outros ritmos populares.Locais: Casa da Música (por meio de seleção) e Centro Cultural Vladimir Herzog.

ACORDEON: jovens e adultosApropriação do domínio básico do instrumento, postura corporal, técnicas de mão direita e esquerda, harmonia e conhecimento de repertório popular. Local: Centro Cultural Vladimir Herzog.

INICIAÇÃO MUSICAL: infantilPor meio de atividades de canto, percussão ou flauta, são trabalhadas as noções de ritmo e afinação, desenvolvendo na criança a coordenação motora e o prazer pela música.Locais: Centro Cultural Inamar, Centro Cultural Serraria, Centro Cultural Promissão, Centro Cultural Taboão.

MUSICALIZAÇÃO Por meio DO PIANO: infantil, jovens e adultosA oficina proporciona a sensibilização sonora e rítmica, noções e conceitos básicos do instrumento.Locais: Centro Cultural Promissão, Centro Cultural Vladimir Herzog.

CANTO CORAL: infantil, jovens, adultos A oficina traz a percepção da voz como instrumento, o aprendizado de técnicas de aquecimento, dinâmica de grupo e desenvolvimento de repertório. Locais: Casa da Música, Centro Cultural Taboão.

Page 10: Oficinas Culturais 2012

16 17

GUITARRA: jovens e adultosSão abordadas diversas técnicas, acordes, campo harmônico, além do domínio básico do instrumento.Locais: Casa da Música (por meio de seleção) e Centro Cultural Heleny Guariba.

PERCUSSÃO: jovens e adultosA oficina possibilita o desenvolvimento rítmico e o conhecimento dos ritmos populares, além dos nomes e origens dos instrumentos.Locais: Casa da Música (por meio de seleção), Centro Cultural Taboão.

CURSOS DA CASA DA MÚSICA: infantil, jovens e adultosO estudo da técnica de cada instrumento, assimilação da linguagem musical, sonoridade, estudo de escala e teoria musical. As vagas são disponibilizadas por meio de entrevista, teste e seleção. Modalidades: Baixo, Bateria, Cavaquinho, Clarinete, Coral 3ª Idade, Coral Adulto, Coral Infantil, Flauta, Guitarra, Piano, Prática de Conjunto, Saxofone, Teclado, Teoria Musical, Trombone, Trompete, Violão, Violino, Violoncelo.

Page 11: Oficinas Culturais 2012

18 19

CULTURA DE RUA/HIP HOPAs manifestações culturais que surgem principalmente entre grupos de jovens, com destaque para a cultura hip hop e seus quatro elementos.

DANÇA DE RUA/STREET DANCE: infantojuvenil A dança de rua nasceu nos guetos dos EUA e resulta em uma mistura de formas de dança. É subdividida em três estilos: B. Boyng, Locking e Popping, que se originaram da cultura hip hop. A street dance tem uma abordagem mais estilizada dos movimentos do break.Locais: Centro Cultural Canhema, Centro Cultural Nogueira, Centro Cultural Heleny Guariba, Centro Cultural Promissão, Centro Cultural Taboão, Centro Cultural Vladimir Herzog.

DANÇA DE RUA: juvenilAperfeiçoamento nos diversos estilos, com objetivo de evolução técnica e desenvolvimento de característica e expressão próprias.Local: Centro Cultural Canhema.

POWER MOVIE: juvenilMovimento, velocidade, concentração e disciplina são elementos desse estilo de dança de rua que valoriza aspectos acrobáticos.Local: Centro Cultural Canhema.

Atenção - Poderá haver alterações dos locais das oficinas.Procure informações sobre dias e horários nos espaços

culturais da cidade (veja endereços no final deste caderno).

DJ (DIsCOTECAGEM): Jovens e adultosTécnica de manipulação de picapes, mixer e demais equipamentos, tendo como base a experimentação de sons, ritmos e pesquisa musical.Local: Centro Cultural Canhema.

GRAFFITI: JuvenilA técnica e o conceito desta arte por meio da percepção de cores e formas como a deformação da imagem e assinaturas, e ainda a discussão de temas de relevância social.Local: Centro Cultural Canhema.

Page 12: Oficinas Culturais 2012

20

2012Inscr

ições

de 03 d

e fever

eiro a 0

3 de m

arço nos C

entros C

ulturais

,

Biblioteca O

líria de C

ampos B

arros e

Circo Es

cola.

mostra artesedecultura diademade

End

ere

ço

s REGIÃO CENTRO-OESTECentro Cultural Diadema/Teatro Clara NunesRua Graciosa, 300 – Centro – Tel. 4056-3366E-mail: [email protected] – Museu de Arte Popular Diadema/ Espaço Cândido PortinariRua Graciosa, 300 – Centro – Tel. 4051-5408E-mail: [email protected]

Casa da MúsicaAv. Alda, 255 – Centro – Tel. 4051-2628E-mail: [email protected]

Centro de Memória DiademaAv. Alda, 255/277 – Centro – Tel. 4043-0700E-mail: [email protected]

Biblioteca Olíria de Campos BarrosAv. Sete de Setembro, 470 – Vila ConceiçãoTel. 4055-9200E-mail: [email protected]

Centro Cultural SerrariaRua Guarani, 790 – Serraria – Tel. 4056-4950E-mail: [email protected]

Biblioteca SerrariaRua Guarani, 735 – Serraria – Tel. 4043-3446E-mail: [email protected]

REGIÃO SULCentro Cultural/Cine Eldorado Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – EldoradoTel. 4059-1649E-mail: [email protected]

Biblioteca EldoradoRua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – EldoradoTel. 4059-5146E-mail: [email protected]

Centro Cultural InamarBiblioteca e Laboratório de FotografiaAv. Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1322 – Jd. InamarTel. 4043-5476E-mail: [email protected]

[email protected]

Observatório MunicipalSite: observatorio.diadema.com.br

Av. Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1322 – Jd. InamarTel. 4043-6457 Circo Escola DiademaAv. Afonso Monteiro da Cruz, 259 – Jd. UniãoTel. 4044-5263

REGIÃO LESTECentro Cultural NogueiraRua Marcos Azevedo, 240 – Vila NogueiraTel. 4071-9300E-mail: [email protected] Interativa de Inclusão NogueiraRua Bernardo Lobo, 263 – Vila NogueiraTels. 4071-9684/4077-0122E-mail: [email protected] Cultural e Biblioteca PromissãoRua Pau do Café, 1500 – Jd. Promissão Tel. 4066-5454E-mail: [email protected]

[email protected] Cultural Heleny GuaribaRua Barão de Uruguaiana, 87 – Jd. RuyceTel. 4067-4292E-mail: [email protected]

REGIÃO NORTECentro Cultural CanhemaRua 24 de Maio, 38 – Jd. CanhemaTel. 4075-3792E-mail: [email protected] Cultural Vladimir HerzogBiblioteca PaineirasRua Eduardo de Matos, 159 – Jd. CampanárioTel. 4091-2299E-mail: [email protected] Cultural TaboãoAv. D. João VI, 1393 – TaboãoTel. 4077-1643E-mail: [email protected] Santa LuziaRua Martins Fontes, 110 – Jd. Santa LuziaTel.: 4072-3016E-mail: [email protected]

Page 13: Oficinas Culturais 2012

Ata de registro de preço: 442/2011 - item 34. Preço unitário: R$ 0,385