oficina de apropriação de resultados – sispae 2013

Download Oficina de Apropriação de Resultados –  Sispae  2013

If you can't read please download the document

Upload: denzel

Post on 07-Jan-2016

40 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013. Usos e possibilidades da avaliação em larga escala. O que é avaliar?. Tomar decisão em função de um objetivo que se deseja alcançar. Produzir algum julgamento sobre a realidade. Traçar estratégias de uma ação sobre o objeto avaliado. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Oficina de Apropriao de Resultados

Oficina de Apropriao de Resultados Sispae 2013Usos e possibilidades da avaliao em larga escalaO que avaliar?Produzir algum julgamento sobre a realidade.Dados e informaes sobre determinada realidade.Tomar deciso em funo de um objetivo que se deseja alcanar.Traar estratgias de uma ao sobre o objeto avaliado.DiagnsticaFormativaSomativaInternaEscola ExternaSistemas Interna Escola ExternaSistemasInternaEscolaExternaSistemasPequena escala AvaliaoLarga escalaTipos de AvaliaoProvas abertasProvas objetivasObservao/RegistroPortflioTEORIA CLSSICATEORIA DA RESPOSTAAO ITEMAvaliao Interna/EscolaProcesso da aprendizagemAvaliao Externa/SistemasTestes de proficincia Questionrios contextuaisDesempenho dos alunosAvaliao EducacionalLinha do Tempo | AvaliaesLinha do Tempo | AvaliaesLinha do Tempo | AvaliaesSistemas prprios de Avaliao

SEAPESADEAMSAEPISARESPSIMAVESAERJSAEROPAEBESSAEMSSAEGOAREALAVALIESISPAESALTOSPAECESAEPESAEMISAERSSAEPSistema de Av. da Educ. da ParabaAVALIA BHALFABETIZA RIOSAETHEDesenho prprio (definio de sries e reas do conhecimento), adequado s necessidades da rede.Alinhamento entre currculo, ensino e avaliao.

Menor periodicidade entre os ciclos avaliados.

Vantagens dos sistemas prprios de AvaliaoEtapas bsicas dos programas de avaliaoO que a avaliao externa possibilita?Possibilidades dos Sistemas prprios de AvaliaoDiagnstico do efeito das polticas pblicas implementadas.

Utilizao dos resultados, com foco na identidade escolar..Monitoramento a qualidade da educao pblica ofertada e a promoo da equidade.

Estabelecimento de Padres de Desempenho estudantis e metas educacionais.Possibilidades dos Sistemas prprios de AvaliaoDiagnstico do efeito das polticas pblicas implementadas.

Utilizao dos resultados com foco na identidade escolar..Monitoramento a qualidade da educao pblica ofertada e a promoo da equidade.

Estabelecimento de Padres de Desempenho estudantis e metas educacionais.Evoluo da proficincia mdia em Matemtica Rede Estadual Minas GeraisFonte: Proeb 2006/2010Evoluo da distribuio por Padres de Desempenho em Matemtica - Rede Estadual - MGFonte: Proeb 2010/2012Possibilidades dos Sistemas prprios de AvaliaoDiagnstico do efeito das polticas pblicas implementadas.

Utilizao dos resultados com foco na identidade escolar..Monitoramento a qualidade da educao pblica ofertada e a promoo da equidade.

Estabelecimento de Padres de Desempenho estudantis e metas educacionais.Possibilidades dos Sistemas prprios de Avaliao PAIC: programa de cooperao entre Governo do Estado e municpios com a finalidade de apoiar os municpios para alfabetizar os alunos da rede pblica de ensino at o final do segundo ano do ensino fundamental. O Programa prope uma interveno sistmica que executada atravs de cinco eixos:AlfabetizaoGesto MunicipalEducao InfantilLiteratura e Formao do Leitor Avaliao ExternaDiagnstico do efeito de poltica pblica implementadaMapa de Alfabetizao do Estado do CearSPAECE-Alfa 2007

Fonte: Spaece-Alfa 2007

Fonte: Spaece-Alfa 2008Mapa de Alfabetizao do Estado do CearSPAECE-Alfa 2008

Fonte: Spaece-Alfa 2009Mapa de Alfabetizao do Estado do CearSPAECE-Alfa 2009

Fonte: Spaece-Alfa 2010Mapa de Alfabetizao do Estado do CearSPAECE-Alfa 2010

Fonte: Spaece-Alfa 2011Mapa de Alfabetizao do Estado do CearSPAECE-Alfa 2011Possibilidades dos Sistemas prprios de AvaliaoDiagnstico do efeito das polticas pblicas implementadas.

Utilizao dos resultados com foco na identidade escolar..Monitoramento a qualidade da educao pblica ofertada e a promoo da equidade.

Estabelecimento de Padres de Desempenho estudantis e metas educacionais.da RedePlanejamento e execuo de polticas pblicas.Criao de metas de qualidade e equidade educacionais.Implementao de medidas de responsabilizao.Polticas de incentivos diretos ou indiretos.Aes de formao continuada de professores.

da EscolaElaborao do projeto da escola.Monitoramento da qualidade de ensino.Subsdio para avaliao institucional. Uso dos ResultadosGestor Projetos de interveno pedaggica.

Elaborao de projetos especiais.

Foco nos alunos com dificuldades.

Aes de reforo escolar.

Planejamento das aes de sala de aula.

Viso proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competncias ao longo da educao bsica.Uso dos ResultadosProfessor Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares. Informaes sobre a qualidade dos servios educacionais oferecidos. Uso dos ResultadosAluno e famliaPossibilidades dos Sistemas prprios de AvaliaoDiagnstico do efeito das polticas pblicas implementadas.

Utilizao dos resultados com foco na identidade escolar..Monitoramento a qualidade da educao pblica ofertada e a promoo da equidade.

Estabelecimento de Padres de Desempenho estudantis e metas educacionais.Descrio geral dos Padres de Desempenho PadresDescrioAbaixo do BsicoOs alunos que apresentam este padro de desempenho revelam ter desenvolvido competncias e habilidades muito aqum do que seria esperado para o perodo de escolarizao em que se encontram. Por isso, esse grupo de alunos necessita de uma interveno focada de modo a progrediremcom sucesso em seu processo de escolarizao.BsicoOs alunos que apresentam este padro de desempenho demonstram j terem comeado um processo de sistematizao e domnio das habilidades consideradas bsicas e essenciais ao perodo de escolarizao em que se encontram. Para esse grupo de alunos, importante o investimento de esforos para que possam desenvolver habilidades mais elaboradas.AdequadoOs alunos que apresentam este padro de desempenho demonstram ter ampliado o leque de habilidades tanto no que diz respeito quantidade quanto no que se refere complexidade dessas habilidades, as quais exigem um maior refinamento dos processos cognitivos nelas envolvidos.AvanadoOs alunos que apresentam este padro de desempenho revelam ser capazes de realizar tarefas que exigem habilidades mais sofisticadas. Eles desenvolveram habilidades que superam aquelas esperadas para o perodo de escolaridade em que se encontram.Projetos de interveno pedaggica a partir dos Padres de DesempenhoAvaliao em larga escala:Em que avanamos e quais os desafios?Sistemas Estaduais de Avaliao Em que avanamos?Maior transparncia no processo de avaliao e divulgao dos resultados.Debate sobre as responsabilidades.Ampliao das oportunidades educacionais e o reconhecimento do direito de aprender.Ateno especial aos alunos de baixo desempenho.Sistemas Estaduais de Avaliao Em que avanamos?Discusso sobre os fatores que interferem no desempenho escolar, eficcia de prticas, programas e polticas educacionais.Discusso sobre a construo de propostas curriculares inovadoras, bem desenhadas e de fcil compreenso por diferentes pblicos.Participao dos acadmicos e pesquisadores das universidades, gestores e professores da educao bsica no debate sobre o direito educao.Canais de divulgaoSistemas Estaduais de Avaliao DesafiosMaior participao dos gestores e professores nas discusses sobre apropriao e utilizao dos resultados pelas escolas. Melhor alinhamento entre as propostas curriculares e avaliao e participao dos professores na definio dos Padres de Desempenho.Canais de comunicao efetivos e constantes com gestores, professores, pais, alunos e sociedade sobre a qualidade da educao e responsabilidade de todos.