oea faz parceria com a educafro

4
Edição Nacional Ano XIII, Número 147 Junho 2011 E D U C A F R O INFO EDUCAÇÃO E CIDADANIA DE AFRODESCENDENTES E CARENTES A delegação brasileira no encontro da OEA so- bre o EMPODERAMENTO dos Afrodescen- dentes, em atendimento a resolução da ONU sobre o ano dos Afrodescendentes, conseguiu no ultimo dia 11 de maio que a OEA aceite uma Medida Cautelar, assinada pela delegação brasileira, contra o Governo Brasileiro, frente ao alto índice de matança de jovens negros. A Relatora Dra. M. S. Guillén comentou que este assunto é tão grave que não dá para se es- perar que esta denuncia corra todas às instan- cias tradicionais. Deve-se atacar o problema urgentemente! Morrem assassinados, propor- cionalmente duas vezes mais negros do que brancos no Brasil. Enquanto o número de víti- mas brancas caiu de 18.852 para 14.308 entre os anos de 2002 e 2007, o de negros cresceu de 26.915 para 30.193 mortes. A Educafro e outras entidades debateram intensamente este assunto ao longo de 2010 e decidiram abrir uma ACP (Ação Civil Publica) nos 10 Estados Brasileiros com maior índice de matança de jovens negros. A primeira ação foi aberta no OEA: DELEGAÇÃO CONSEGUE MEDIDA CAUTELAR! MATANÇA DE JOVENS NEGROS NO BRASIL O Departamento de Direito Internacional da OEA (Organização dos Estados Americanos) aceitou o convite da Educafro e vai assessorar o “X Curso de Formação de Lideranças Negras da Educafro”. O tema será “LEYS DE PROTECCION DE AFRODESCENDIENTES EN EL SISTEMA INTERAMERICANO”. Todo o curso será ministrado em “Portonhol” pelo assessor da OEA Dr Roberto Rojas. O curso co- meçará com o lançamento, no Brasil, do livro que a OEA acaba de lançar no Peru, com o titulo: “ESTANDARES DE PROTECCION DE AFRODESCENDIENTES EN EL SISTEMA INTERAMERI- CANO”. O curso versará sobre todos os capítulos do livro. Haverá certificado de participação. As inscrições serão limitadas, priorizando militantes que estudam direito ou atuam nesta área. Os dias e o inicio das inscrições serão definidos pela OEA nos próximos dias. Olhe dia- riamente o site da Educafro e não perca sua inscrição! OEA FAZ PARCERIA COM A EDUCAFRO dia 20 de novembro, de 2010, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, marcando o inicio de uma cruzada na- cional. Frei David reunido com representantes da Bahia no encontro da OEA decidiram que o próximo estado a abrir esta ACP será a Bahia. Entidades de outros estados que tiverem interesse é só entrarem em contato com a [email protected].

Upload: lamthien

Post on 09-Jan-2017

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: OEA FAZ PARCERIA COM A EDUCAFRO

- Edição Nacional Ano XIII, Número 147 Junho 2011

Educafroinfo

educação e cidadania de afrodescendentes e carentes

A delegação brasileira no encontro da OEA so-bre o EMPODERAMENTO dos Afrodescen-dentes, em atendimento a resolução da ONU sobre o ano dos Afrodescendentes, conseguiu no ultimo dia 11 de maio que a OEA aceite uma Medida Cautelar, assinada pela delegação brasileira, contra o Governo Brasileiro, frente ao alto índice de matança de jovens negros. A Relatora Dra. M. S. Guillén comentou que este assunto é tão grave que não dá para se es-perar que esta denuncia corra todas às instan-cias tradicionais. Deve-se atacar o problema urgentemente! Morrem assassinados, propor-cionalmente duas vezes mais negros do que brancos no Brasil. Enquanto o número de víti-mas brancas caiu de 18.852 para 14.308 entre os anos de 2002 e 2007, o de negros cresceu de 26.915 para 30.193 mortes. A Educafro e outras entidades debateram intensamente este assunto ao longo de 2010 e decidiram abrir uma ACP (Ação Civil Publica) nos 10 Estados Brasileiros com maior índice de matança de jovens negros. A primeira ação foi aberta no

OEA: DELEGAÇÃO CONSEGUE MEDIDA CAUTELAR!MATANÇA DE JOVENS NEGROS NO BRASIL

O Departamento de Direito Internacional da OEA (Organização dos Estados Americanos) aceitou o convite da Educafro e vai assessorar o “X Curso de Formação de Lideranças Negras da Educafro”. O tema será “LEYS DE PROTECCION DE AFRODESCENDIENTES EN EL SISTEMA INTERAMERICANO”. Todo o curso será ministrado em “Portonhol” pelo assessor da OEA Dr Roberto Rojas. O curso co-meçará com o lançamento, no Brasil, do livro que a OEA acaba de lançar no Peru, com o titulo: “ESTANDARES DE PROTECCION DE AFRODESCENDIENTES EN EL SISTEMA INTERAMERI-CANO”. O curso versará sobre todos os capítulos do livro. Haverá certificado de participação. As inscrições serão limitadas, priorizando militantes que estudam direito ou atuam nesta área. Os dias e o inicio das inscrições serão definidos pela OEA nos próximos dias. Olhe dia-riamente o site da Educafro e não perca sua inscrição!

OEA FAZ PARCERIA COM A EDUCAFRO

dia 20 de novembro, de 2010, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, marcando o inicio de uma cruzada na-cional. Frei David reunido com representantes da Bahia no encontro da OEA decidiram que o próximo estado a abrir esta ACP será a Bahia. Entidades de outros estados que tiverem interesse é só entrarem em contato com a [email protected].

Page 2: OEA FAZ PARCERIA COM A EDUCAFRO

No último 1º de maio de 2011, a Educafro ocupou as Lojas Americanas, para repudiar contra o mais recente espanca-mento a um trabalhador negro, Márcio Antônio de Souza, 33 anos. Ele foi brutalmente torturado por seguranças das “Lojas Americanas” de Campo Grande, MS, no dia 23/04. Foi sumariamente acusado de furto de um ovo de Páscoa, por ele já pago, em outro estabelecimento, cuja nota fiscal está em sua posse. A repercussão foi grande! E outras gran-des redes se anteciparam e pediram reunião com a Educafro. Isto revela que o povo negro organizado irá mudar o Brasil!

Ocupação das lojas americanas e desdobramentos

O protesto da Comunidade negra em frente à Rede de Lojas Americanas, no Shopping Ligth está dando frutos! A justa e perseverante pressão está cons-cientizando outras redes de supermercados e lojas, a exemplo do Wal-Mart, a nos procurarem, em vista de se estabelecer diálogos e propostas para mudan-ças de postura frente ao povo negro e seus direitos. A Rede Wal-Mart aceitou realizar uma primeira mesa redonda sobre “Como a rede trata a popula-ção negra?” Será realizada no dia 18 de maio! Viva o povo que luta! Viva o nosso trabalho organizado! Quando unidos tudo podemos!

DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA: Wal-Mart aceita reunião

O Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, recebeu todas as informações sobre o a tortura contra negros/as em supermercados e sobre o ato realizado pela Educafro que resultou em voz de prisão para alguns militantes. O Governador quer ter postura preventiva e solicitou a Educafro que formalize sugestões para que a comunidade negra possa avançar em suas conquistas sem ser humilha-da. Varias sugestões de propostas já estão sendo apresen-tadas pela militância da Educafro. Todas estão na linha das ações afirmativas no serviço público no Estado do Rio. Queremos com estas novas conquistas celebrar os 10 anos da primeira lei de cotas numa universidade do Brasil!

RIO DE JANEIRO E O NEGRO: GOVERNADOR ACEITA AVANÇAR!

Página 2 Informativo mensal da Educafro, Ano XIII, Número 147 Junho 2011

Depois de bons diálogos intermediados pelo líder comunitário JUNIOR, do Afroreggae, a Educafro sentou-se a mesa com o Presidente do Santander, Marcel Portela e com o vice Presidente, Jamil para refletir sobre a situação do negro no Brasil e o que po-derá ser feito em conjunto. A reunião teve como uma das moti-vações o decreto da ONU, que determinou que “2011 seja o ano dos Afrodescendentes”. A Educafro propôs alguns encaminha-mentos e vamos destacar dois: 1 - estudo e fechamento de par-cerias para potencializar o ingresso do negro nas universidades; 2 - possível abertura de uma agência afro, decorada com matizes africanas, no prédio da Educafro, destinada a disponibilizar mi-cro crédito a Afrodescendentes e outros pobres, com vantagens financeiras superiores a todas hoje disponíveis no mercado!

MICRO CRÉDITO:

O Presidente ou o vice Presidente do Banco Santander estará presente na reunião geral da Educafro de 19 de junho, das 9 às 12 horas, na sede nacional. A visita tem por objetivo anunciar, diante da família Educafro os tra-balhos conjuntos, entre o Banco Santander e a Educa-fro. Uma proposta já avançada trata da implantação de uma “sala multi universidades”, no prédio da Educafro, onde o Santander implantará cursos de algumas univer-sidades européias, com certificação destas universida-des. Quais serão os cursos? Para se obter esta e outras respostas compareça à reunião geral.

SANTANDER NA EDUCAFRO

A direção da UniCastelo aceitou uma reunião com a Educafro, cujo objetivo será o de se es-tudar a ampliação do número de bolsas para a Educafro, no próximo semestre. A reunião será dia 19 de maio ás 10 horas. Vale a sua torcida!

unicastelo: mais bolsas para a educafro!

Após várias negociações a Universidade Ibirapuera firmou par-ceria com bolsas de até 89% em vários cursos, com mensalida-des a partir de R$ 99,00. A novidade fica por conta do reiniciar, por permitir que as pessoas que já iniciaram ou terminaram uma faculdade possam voltar aos estudos fazendo aproveitamento de matérias. Todos os interessados devem comparecer à sede da Educafro, na reunião de acolhimento. Estas Reuniões aconte-cem todas as quintas às 18 horas ou sábados às 16 horas.

Mais bolsas na Ibirapuera!

Page 3: OEA FAZ PARCERIA COM A EDUCAFRO

Junho 2011 Informativo mensal da Educafro, Ano XIII , Número 147 Página 3

No feriado do dia 23/6 a Educafro irá realizar na

cidade praiana de São Sebastião o "III Turismo

Étnico e Militância da Educafro". Mais uma vez

será no Sítio Arqueológico São Francisco, que teve a sua pesquisa arqueológica

recentemente divulgada. O trabalho de escavação trou-

xe à tona detalhes sobre um gigantesco entreposto

clandestino para comércio de escravos, colocando a Maçonaria e Cristãos

Novos como grandes comerciantes de escravos

do Brasil. A TV MULT SHOW irá realizar uma

gravação para o programa “CONEXOES URBA-

NAS”. Os/as interessados/as deverão adquirir suas

passagens diretamente na sede da Educafro. Saiba mais em www.educafro.

org.br. Assista a Missa Afro com a Procissão de

Corpus Christi e partilhe os conhecimentos da história afro, lá adquiridos, com o povo de sua comunidade!

III Turismo Étnico e

Militância da Educafro

“OS TRIBUNAIS DIANTE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO”.

A Educafro convida todos a participarem da palestra que acontecerá no dia 27 de maio de 2011, às 19 horas, promovida pela OAB seccional São Paulo e têm como tema: “OS TRIBU-NAIS DIANTE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO”. Esse evento contará com a presença dos renomados debatedores: José Dias Tóffoli, Ministro do STF, Erickson Gavazza Marques, Desembargador do Tribunal de Justiça e José Vicente, professor e doutor em Direito. Os inte-ressados deverão levar uma lata de leite em pó, de 400 gramas como ingresso simbólico. O evento acontecerá na Praça da Sé, n° 385, 1°andar no salão nobre da OAB. Lembramos que esse evento conta como ato de cidadania. A entrega das filipetas acontecerá na sede da Educa-fro às 18 horas e a palavra chave será dada no final do evento. Será dado certificado pela OAB a todos os participantes. Não faltem principalmente nossos estudantes da área do direito!

Um dos mais renomados especialistas de “Como

passar em provas e concur-sos?” volta a Educafro! Se

você busca uma vaga no funcionalismo público (por meio de concurso público)

ou quer ser aprovado em uma Universidade Pública,

essa é a hora! Anote em sua agenda! Será dia 19 de junho às 08 horas no

salão nobre da Faculdade de Direito da USP, (Largo

São Francisco, 95 Centro – SP). A contribuição para os gastos com a infraestrutura é de R$ 3,00. Lembramos que os núcleos deverão se

organizar em caravanas, alugando ônibus, vans,

para que todos os alunos, universitários professores e coordenadores possam

aproveitar melhor esse dia. Desafios: estrategicamen-

te a palestra do Wiliam Douglas será num domin-go. Que tal cada caravana

articular para depois do evento ir com os alunos conhecer o Museu Afro

que fica no Parque Ibira-puera? Para esse dia você pode reservar seu almoço no restaurante parceiro da Educafro. Aqueles que se interessarem em partilhar

da refeição será necessário que adquiram o kit ante-cipadamente. O valor do

Almoço+ônibus para visitar o museu Afro Brasil será de

R$ 10,00.

Palestra Wiliam Douglas:

assegure sua vaga!

Fiquem ligados! A Educafro no próximo dia 17 de maio às 11 horas terá uma reunião com o SENAI e o IPHAN. O objetivo é a abertura de um Curso Técni-co de Arqueologia. Nossa meta é ter bolsa passagem e alimentação para o público Educafro e demais pobres.

Curso Técnico de Arqueologia

Temos no Brasil mais de 200 obras paradas aguardando laudo de um arqueólogo. A lei determina que qualquer obra pública ou particular tem que ser suspensa ao descobrir qualquer resquício de civilizações anteriores. Você sabia? Pensando neste novo e desafiante campo e considerando que o povo negro e pobre tem pouca informação sobre esta profissão, a Educafro trouxe para sua reunião geral o Dr Rossano que é Professor em duas universidades européias sobre este assunto. Seu objetivo será o de despertar no povo da Educafro sua vocação para a arqueologia!

Curso Superior de Arqueologia

Esta é outra grande novidade para a família Educafro: está se abrindo um MBA em arqueologia aqui em São Paulo com grande possibilidade de bolsa de estudo! Que povo pode cursar este MBA? Pessoas graduadas em qualquer curso superior!

PÓS - GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA?

O Dr. Rossano irá anunciar a boa nova: a Educafro rece-berá bolsa em Mestrado em Arqueologia! O contemplado frequentará o Mestrado na Universidade de Coimbra em Portugal! Você quer se candidatar? Veja as orientações nas reuniões de coordenadores que acontecem todos os sá-bados às 14 horas. Só serão dadas informação na reunião, pois daremos preferência para quem se doa como coorde-nador e professor de núcleos.

BOLSA PARA MESTRADO EM PORTUGAL

Page 4: OEA FAZ PARCERIA COM A EDUCAFRO

O crescimento econômico do negro, a partir do futebol está incomo-dando muita gente, no Brasil e no mundo. A França é a bola da vez. Tudo começou com uma denúncia do site investigativo Midiapart, que acusou a Federação de Futebol da França, de estar reservando, de for-ma secreta, limites para negros e árabes no ingresso como profissional do futebol, já a partir das escolinhas de futebol da França. Este fato foi desmentido pelo técnico da seleção francesa, tendo ele recebido o apoio do ex-craque da seleção francesa, que é de origem Argelina, Zi-nedine Zinadane que afirmou “serem afirmações falsas que não condi-zem com a filosofia de trabalho do treinador”. A ministra dos esportes, Chantal Jouanno, afirmou que a discriminação racial não tem lugar no esporte francês e prometeu a manutenção de oportunidades iguais para os atletas do país, e ainda pediu que fosse aberto um inquérito policial para investigar a federação.A polêmica é antiga na sociedade francesa, como os conflitos no ano de 2005 quando jovens e tropas do governo se enfrentaram nas ruas com motivação na mesma linha da exclusão. A eliminação da França na última copa do mundo foi causada pelo “racha” no elenco francês, que estava dividido entre brancos que não aceitavam descendentes de africanos.

Mais racismo “no mundo” do futebol

Como todos sabem a Educafro luta incansavelmente, para que os nossos alu-nos possam concorrer de forma igual, em todos os espaços da sociedade brasi-leira. Sabemos que o idioma é uma ferramenta essencial, para qualquer aluno que sonha galgar degraus mais altos, tanto no mundo acadêmico como no mundo profissional. Mais o que fazer se as escolas de idiomas cobram preços exorbitantes, tirando qualquer possibilidade do nosso povo? Foi pensando nisso que a Educafro, está construindo junto com uma grande empresa o que promete ser uma revolução no acesso ao ensino de idiomas para o nosso povo negro! A parceria consistirá em mais de 500 bolsas em línguas estrangeiras e diversas outras oportunidades!

500 Bolsas para estudo do Inglês!

A Educafro larga na frente e já prepara o seu primeiro especial Enem 2011. A idéia é organizamos vários encontros com espe-cialista em ENEM, com isto, motivaremos os nossos alunos a terem um alto índice de acertos neste exame nacional, dando oportunidade de aumentar o número de negros e pobres tendo acesso às universidades. Anotem ai! O primeiro especial tem dia e horário marcado: será no dia 17 de julho às 9 horas, dentro da reunião geral da Educafro. A tarefa dos núcleos é organizar caravanas para que nenhum negro ou pobre fique de fora deste evento.

Especial Enem/Educafro 2011

Encontram-se disponíveis, na Lojinha da Educafro, as reservas para o ônibus que levará a Militância Educafro para Brasília. Considerando-se que, apenas o ônibus e alojamento sairiam por um valor muito alto para o nosso público, a Educafro está lu-tando no intuito de conseguir parceria para custear grande parte dos gastos. Convidamos você a fazer já sua reserva, pois as va-gas são limitadas. Não deixe para a última hora! Lembramos que o custo com a viagem (por conta própria ficaria mais de R$ 600,00). Via Educafro será de apenas R$ 20,00 para garantir sua vaga como titular ou R$ 15,00 como reserva. A alimentação ficará por conta de cada participante.

MILITANTES EDUCAFRO EM BRASÍLIA

Desde 2009 a Educafro vem desenvolvendo um trabalho no sentido de cobrar da São Paulo Fashion Week a inclusão de negros e negras na passarela de seus desfiles. Este ano o tra-balho continua! De 8 a 14 de Junho no Ibirapuera, a SPFW realizará seu desfile. A pergunta é: por que só desfilam 10% de modelos negros/as? Entretanto, a Educafro estará presen-te no dia 8 às 17h realizando um desfile de modelos negros/as, como um sinal pedagógico, para que a SPFW inclua o maior número de negros e negras na passarela. Contamos com a participação de todos Universitários, coordenadores, pro-fessores e alunos guerreiros, nesse grande dia. Você que irá desfilar, compareça às reuniões de ensaio. Todos os militantes deverão comparecer vestidos com camisetas da Educafro.

Ato da Educafro em frente a SPFW

Estamos em um momento especial e devemos usá-lo para dar prosseguimen-to a algumas demandas que estavam apenas no campo das reivindicações. Como sabemos, só conseguiremos atrair a atenção das autoridades para as demandas do nosso povo negro, com muita luta e participação popular. Ou seja: com Atos nas ruas, ocupação de espaços excludentes, negociações e toda forma de mobilização social possível. Diante deste fato estamos anteci-padamente anunciando todos os atos de 2011 já definidos! Atenção coorde-nadores, alunos, universitários/as e colaboradores para cada data! Participe de uma das comissões para juntos montarmos estratégias de participação e organização. Os atos já definidos são os seguintes:1. Audiência Pública no Senado em Brasília, cuja saída será no dia 28/05 às 14:00 horas e retorno no dia 1°de junho às 6:00 horas da manhã.2. Ato em frente ao São Paulo Fashion Week, que acontecerá entre os dias 08 e 14 de julho de 2011.3. Palestra William Douglas dia 19/06/2011 das 8:00 às 13:00 horas na sede da Educafro.4. Curso de Lideranças Negras, que ocorrerá em 5 sábados entre Junho e Julho de 2011.5. Grito dos Excluídos em 7 de setembro em Aparecida.6. Feriado de Zumbi, dia 20 de novembro. Será um seminário sobre o Direito dos Negros, com a participação de várias autoridades do mundo jurídico.7. Dia 27 de maio às 19:00 horas, palestra na OAB - São Paulo sobre questões ligadas à situação do negro e a justiça brasileira.

MILITÂNCIA, LUTAS e ATOS na EDUCAFRO

Página 4 Informativo mensal da Educafro, Ano XIII, Número 147 Junho 2011

Se você já concluiu o segundo grau e quer ingressar na universidade, ou quer ser professor/a voluntário/a em nossos projetos, então não perca tempo! O primeiro passo para quem quer ser aluno/a, professor/a ou coordenador/a da Educafro é participar das reuniões as

quintas-feiras, às 18h00, ou aos sábados às 16h00, em nossa Sede Nacional na Rua Riachuelo nº 342 Centro/São Paulo.

Como participar da família Educafro

Expediente: Esta é uma publicação mensal da Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes. Diretoria Executiva: Frei David Santos, OFM. Diagramação e Imagens: Maurício S. Brito, Redação: David Santos, Amaro Braz, Elias S. Rocha, Linalva, Marcelo Jesus e Ana Rita. Revisão: David Santos, Lurdinha Ielo Dore

[Tiragem: 15 mil exemplares] Sede: Rua Riachuelo, 342 - Centro. CEP 01007-000 - São Paulo - SP. Telefones: (11) 3119-0341 / 3119-1244.

Regional Rio de Janeiro : Rua Buenos Aires, 167 - Centro- Rio de Janeiro - RJ Telefone: (21) 2509-3141

E-mail da redação: [email protected] Site:www.educafro.org.br