observação de células da epiderme de bolbo de allium cepa

9
Observação Microscópica das células Professor : Judite Redrigues Aluno : Lahacen Safraoui e Mariana Ferreira Nº19; Nº 23 Turma 10ºK

Upload: lahsaf

Post on 03-Jan-2016

44 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Observação de células da epiderme de bolbo de allium cepa

Observação Microscópica das células

Professor: Judite Redrigues Aluno: Lahacen Safraoui e Mariana Ferreira Nº19; Nº 23 Turma 10ºKEntrega do trabalho : 11/03/2013

Page 2: Observação de células da epiderme de bolbo de allium cepa

Introdução

As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos e foram descobertas em 1665, pelo inglês Robert Hooke.

Podemos dividir as células em dois grandes grupos: procarióticas e eucarióticas. Contudo, nesta atividade irão ser abordados apenas as células eucarióticas. As células eucarióticas são bastante semelhantes entre si e muito diferentes das procarióticas, sendo mais complexas por possuírem núcleo e uma grande variedade de estruturas que apresentam no citoplasma. Podem ser classificadas em eucarióticas animais e eucarióticas vegetais. Nas células eucarióticas animais e vegetais encontra-se algumas diferenças: a célula eucariótica vegetal possui uma parede celular, a qual protege a célula e a ajuda a manter a sua forma e também cloroplastos enquanto a célula eucariótica animal não.

Nesta experiência irá ser utilizado, como objeto de estudo, a epiderme do bolbo de uma cebola, células da mucosa bucal e duas ou três gotas de infusão.

O bolbo da cebola é um caule subterrâneo que apresenta túnicas sobrepostas. Cada túnica é uma folha modificada em forma de escama, que acumula substâncias de reserva. Na superfície côncava de cada uma dessas túnicas existe uma epiderme facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. Esta epiderme será o nosso objeto de observação microscópica.

A mucosa bucal é um tecido celular existente nos animais, formado por uma só ou várias camadas, que limita as superfícies externas e internas do corpo. É essencialmente caracterizado por apresentar células arredondadas que apresentam os bordos dobrados devido ao facto de não possuírem uma parede celular rígida como as células vegetais. Tem como função, a proteção e regulação da temperatura e de secreção.

Para observar a célula eucariótica animal ao microscópio utilizou-se o corante azul de metileno e para observar a célula eucariótica vegetal utilizou-se os dois corantes: azul de metileno e soluto de lugol. Estes corantes ajudam-nos a observar melhor os constituintes das células animais e vegetais.

A infusão que foi utilizada continha uma mistura de ervas e água. Este material é muito útil para visualizar ao microscópio, podendo-se verificar a existência de seres vivos de reduzidas dimensões, podendo ser algas e protozoários. Para se observar estas células foi utilizado o microscópio óptico.

Page 3: Observação de células da epiderme de bolbo de allium cepa

Material Laboratorial:

Microscópio

Lâminas e lamelas

Bisturi

Pinça

Pipeta descartável

Agulha de dissecção

Papel absorvente

Tesoura

Conta-gotas

Bolbo de cebola

Células da mucosa bucal

Uma infusão (água com ervas)

Reagentes:

Azul de metileno

Soluto de lugol

Água

1-Observação de células da epiderme de bolbo de allium cepa (cebola)

Page 4: Observação de células da epiderme de bolbo de allium cepa

Procedimento (sem coloração)

Neste primeiro procedimento, sem coloração, pretendia-se fazer a observação de células vegetais.

Começou-se a fazer a preparação. Com a pinça, retirou-se da epiderme (interior) da cebola uma fina camada, que de seguida, com ajuda da tesoura e do bisturi, cortou-se de forma a ter aproximadamente 5 mm de lado.

Com a pipeta descartável, colocou-se duas gotas de água numa lâmina. Posteriormente, mergulhou-se o fragmento que se tinha cortado em cima da gota de água.

Cobriu-se o fragmento com a lamela, e com auxílio de uma agulha de dissecção, certificou-se de que não fiquem bolhas de ar (ainda assim, não conseguimos tirar totalmente as bolhas).

Limpou-se o excesso da água com o papel absorvente. De seguida, colocou-se a lâmina na platina, de modo a proceder à observação microscópica.

Utilizou-se primeiramente um poder de ampliação total de 100x. No entanto, decidiu-se utilizar uma ampliação total de 400x, para podermos esquematizar.

(Com coloração)

A seguir a visualização das células vegetais sem coloração (com água), teve-se a oportunidade de visualizar as mesmas células mas agora com coloração, utilizando nomeadamente o corante azul-de-metileno e posteriormente o soluto de lugol.

Resultados:

Reagente Ampliação Imagem desenhada

Àgua 400x

Reagente Ampliação Imagem desenhada

Page 5: Observação de células da epiderme de bolbo de allium cepa

Soluto de lugol 400x

2-Observação de células do epitélio da mucosa bucal

Procedimento:

Com a ajuda do conta-gotas começou-se por colocar uma gota de azul de metileno na lâmina.

Depois raspou-se um palito na parte interna da bochecha, e de seguida, mergulhou-se no corante a parte do palito que se tinha raspado.

Cobriu-se a preparação com a lamela e mais uma vez certificou-se que não fiquem bolhas. Limpou-se o excesso de azul de metileno que se encontrava na lâmina com o papel absorvente.

Fez-se a visualização com todos os poderes de ampliação, mas como já se referiu no outro procedimento, só se desenhou a observação com o poder de ampliação total de

400x.

Resultados:

Reag. Ampliaç. Imagem desenhada

Azul de metile

no400x

Page 6: Observação de células da epiderme de bolbo de allium cepa

1-Observação de células de 3 gotas de infusão

Procedimento:

Começou-se por retirar do frasco, três gotas de uma infusão (ainda se retirou um pequena erva) usando um conta-gotas. Colocou-se as gotas na lâmina.

Cobriu-se a preparação com a lamela e mais uma vez certificou-se que não fiquem bolhas. Limpou-se o excesso da água que se encontrava na lâmina com o papel absorvente.

Colocou-se a preparação na platina. Observou-se a preparação com objetivas de diferentes ampliações.

Desenhou e identificou-se dois seres vivos que se conseguiram observar.

Resultados:

Ampliação Imagem desenhada

400x

Conclusão

Page 7: Observação de células da epiderme de bolbo de allium cepa

Verificamos que as células do epitélio bucal não têm parede celular, visito que são células animais

Com a preparação da água, observamos apenas o citoplasma e a parede celular, pois não se conseguia identificas mais nada, por isso o uso dos corantes. Vimos que o corante azul de metileno realça apenas o núcleo, enquanto que, o soluto de lugol, para além de realçar o núcleo, também realça a parede celular.

Através desta atividade podemos concluir que a célula eucariótica é diferente da célula vegetal visto que não possui parede celular.

Referências

http://biogeotc.wordpress.com/category/atividades-experimentais/

http://resumosestudante.weebly.com/biologia-e-geologia---10ordm.html