obrigado kardec

8
Hoje é segunda-feira, 13 de junho de 2022 Agora mesmo são 09:57 h.

Upload: helio-cruz

Post on 15-Apr-2017

195 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Obrigado kardec

Hoje é quarta-feira, 3 de maio de 2023Agora mesmo são 10:10 h.

Page 2: Obrigado kardec
Page 3: Obrigado kardec

Estamos em outubro. Mês em que lembramos com mais carinho de Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou seja, de Allan Kardec. Para o movimento espírita, este mês é considerado o mês de Kardec. Foi em outubro de 1804, mais precisamente no dia 03, em Lyon, na França, que reencarnou na Terra esse mensageiro divino. Esse missionário, certamente foi preparado pela Espiritualidade Superior ao longo da sua trajetória evolutiva para tão grande missão, fez com que a luz do Consolador prometido por Jesus, se acendesse por toda a Terra, trazendo de volta os ensinamentos deixados pelo Cristo. E mais do que isso, Kardec trouxe para o domínio da razão e do natural, o relacionamento entre os homens e o mundo espiritual, que até então se encontrava restrito ao campo das superstições e do sobrenatural..

Page 4: Obrigado kardec

A iniciação do professor Rivail. Foi em 1854 que ele ouviu falar pela primeira vez em mesas girantes, e notou que havia ali um fato que necessariamente decorria de uma causa. Em 1855 compreende a dificuldade da tarefa que ia empreender, e via naqueles fenômenos a chave do problema tão obscuro e tão controvertido do passado e do futuro da Humanidade. Em 1856 acompanha as reuniões espíritas. Levava para cada sessão uma série de questões preparadas e metodicamente dispostas. Com o auxílio de dez médiuns, ordena e classifica 50 cadernos de comunicações recebidas, em reuniões, em várias cidades da Europa. E, finalmente, em 18 de abril de 1857, com o pseudônimo de Allan Kardec, inicia a divulgação da Doutrina Espírita, com o lançamento de O Livro dos Espíritos

Page 5: Obrigado kardec

Devemos lembrar que, em menos de dois anos, o Codificador iniciou-se no intercâmbio com o Além; constatou a realidade da vida além-túmulo e da manifestação dos Espíritos; propôs milhares de indagações aos Mentores Espirituais que o assistiam; selecionou respostas, colocou-as em ordem e deu corpo de doutrina à ideias que, isoladamente, arranhavam a realidade, mas em conjunto, consubstanciavam autêntica revelação; evidenciou a anterioridade e continuidade da vida física, dando sentido e objetivo à existência humana. É bom lembrar, que fez isso tudo sem computador, sem Internet, sem demais confortos como, por exemplo, a luz elétrica. Não dispunha nem mesmo de máquina de escrever.

Page 6: Obrigado kardec

Foi tudo compilado, desenvolvido e organizado de forma manuscrita, em longas horas de estudo e reflexão, que se estendiam madrugada adentro. Depois a composição tipográfica, as revisões cuidadosas, os acertos. Tão grandiosa quanto a própria Codificação foi a ação do Codificador.Foi um homem de ciência, na acepção mais rigorosa do termo, pois não descartava nem aceitava qualquer dado novo que lhe chegava, sem antes submetê-lo ao crivo da razão e da crítica experimental. Desempenhou-se da missão com altivez e a humildade dos sábios, sempre defendendo perante aqueles que o combatiam, de forma elegante e respeitosa, as novas ideias de que se fizera propagador.

Page 7: Obrigado kardec

Numa época em que ainda ressoavam os ecos da inquisição, e as doutrinas positivistas e materialistas mostravam-se ao mundo, ante um pensamento religioso que já não atendia aos anseios do homem, coube a Kardec a tarefa de contê-las, não através de um proselitismo fácil, mas de um corpo doutrinário vindo do Alto e para o qual contribuiu com o ordenamento de seus ensinamentos e com toda a parte experimental. Demonstrou a certeza da vida futura, acenando com uma nova era de progresso e esperança.Pelo seu trabalho e, com propriedade, pensamos poder aplicar a esse grande servo dos tempos modernos uma designação, cognominando-o de “Médium do Espírito de Verdade.

Page 8: Obrigado kardec

A esse grande missionário do Cristo, o nosso preito de gratidão pela obra que nos foi legada. Tratemo-la como um precioso tesouro de toda a Humanidade. Estudando-a e levando sua mensagem aos corações carentes de esclarecimento e de consolo.Esta, parece-me, deve ser a mais expressiva demonstração de respeito a quem tanto se sacrificou para que tivéssemos hoje todos os recursos para trilharmos um outro caminho, aquele que nos conduzirá ao aprisco de Jesus.

Muita Paz!

Meu Blog:http://espiritual-espiritual.blogspot.com.br