obras no cais: estudos para trabalhador portuário avulso ... · eficiência no cais de vila velha...

7
Pág. 06 Páginas 02 e 03 Páginas 02 e 03 Páginas 02 e 03 Páginas 02 e 03 Páginas 02 e 03 Curso de brigada de incêndio para os guardas portuários da Codesa Pág. 05 Novos funcionários foram recepcionados no auditório Pág. 04 Estudos para investir na segurança Os representantes da empresa americana Lockheed Martin Corporation se reuniram com os coordenadores e diretores da Codesa, eles apresentaram o sistema de controle de tráfego de navios. Pág. 07 Novos investimentos. Mais eficiência no Cais de Vila Velha Obras no Cais: Trabalhador Portuário Avulso ganha banheiros e bebedouros Pág. 03

Upload: phungthu

Post on 14-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Obras no Cais: Estudos para Trabalhador Portuário Avulso ... · eficiência no Cais de Vila Velha Obras no Cais: Trabalhador Portuário Avulso ganha banheiros e bebedouros ... Todos

Pág. 06

Páginas 02 e 03Páginas 02 e 03Páginas 02 e 03Páginas 02 e 03Páginas 02 e 03

Curso de brigada de incêndiopara os guardas portuários da

CodesaPág. 05

Novos funcionários foramrecepcionados no auditório

Pág. 04

Estudos parainvestir na segurançaOs representantes da

empresa americana LockheedMartin Corporation se reuniramcom os coordenadores ediretores da Codesa, elesapresentaram o sistema decontrole de tráfego de navios.

Pág. 07

Novos investimentos. Maiseficiência no Cais de Vila Velha

Obras no Cais:Trabalhador Portuário

Avulso ganha banheirose bebedouros

Pág. 03

Page 2: Obras no Cais: Estudos para Trabalhador Portuário Avulso ... · eficiência no Cais de Vila Velha Obras no Cais: Trabalhador Portuário Avulso ganha banheiros e bebedouros ... Todos

Obras de dragagem e derrocagemestão mais próximas

O porto de Vitória tem 103 anos, muitas

operações portuárias começaram nele, além

do que sempre foi uma ferramenta importanteeconomicamente no estado do Espírito

Santo. Na década de 90 a massificação do

contêiner ficou mais constante, assim, ocomércio internacional teve necessidade de

demanda de navios maiores.

A partir disto, foi perceptível que o Portoestava ficando pequeno e foram surgindo

dificuldades de operar no Porto de Vitória,

sendo que nele são movimentadasaproximadamente 8 milhões de toneladas de

carga mensalmente. Com isso, foi elaborado o

projeto de dragagem e derrocagem que temprevisão de começar no final deste ano.

A licença ambiental foi bem sucedida e a

licitação já foi concedida pela SecretariaEspecial de Portos, (SEP). Contudo, o Porto

de Vitória, após a obra, poderá receber navios

Panamax que possuem em média 242 metrosde comprimento e 32 metros de boca, navios

de grande por te que i rá aquecer a

movimentação de cargas na Codesa.As obras de dragagem e derrocagem irão

custar 95 milhões de reais e a recuperação e

ampliação do cais de Vitória, 120 milhões de

reais. As obras serão concluídas até o final de2010 e provavelmente o edital das obras será

publicado até o final de agosto de 2009. É

previsto que o projeto, estudo e licenciamento doSuper Porto esteja sendo viabilizado e licitado em

2011.Após os estudos feitos na Codesa, nota-se

que as restrições portuárias são de natureza

física. Com os melhoramentos, o porto ficará maiscompetitivo e navios que precisavam passar pelo

trajeto do Espírito Santo poderão continuar sua

rota sem dissabores e riscos além de aumentara procura e a oferta da Codesa, gerando mais

fundos e sucessivamente mais empregos para

os capixabas.

Navio tipo Panamax. Após a dragagem e derrocagem,o porto poderá recebê-los com a capacidade máxima

Pág. 02

Page 3: Obras no Cais: Estudos para Trabalhador Portuário Avulso ... · eficiência no Cais de Vila Velha Obras no Cais: Trabalhador Portuário Avulso ganha banheiros e bebedouros ... Todos

O novo presidente do Conselho deAutoridade Portuária (CAP), José Ricardo Ruscheldos Santos, tomará posse no dia 11 de setembro,em uma reunião no auditório da CompanhiaDocas do Espírito Santo, Codesa.

Engenheiro por formação, Ruschel foipresidente da Codesa no período de novembrode 2008 a Ju lho de 2009. E le de ixou apresidência da Codesa, sendo substituído porAngelo Baptista, para assumir a SecretariaEspecial dos Portos, na função de assessor.

Ex-presidente Ricardo Ruschelé o novo presidente do CAP

José Ricardo, ex-presidente da Companhia,continua sua trajetória de sucesso

Banheiros para Trabalhador Portuário Avulsono Cais de Vitória

A Prefeitura Municipal de Vitória celebrou nodia 19 e março de 2008, um Convênio deCooperação Técnica e financeira com a Codesa,no qual reza em uma de suas cláusulas que, pelouso de aproximadamente 1.100 m² do armazém5, deverá realizar, em contrapartida, obras demelhorias na faixa do cais Comercial de Vitóriacomo: pavimentação, banheiros paraTrabalhadores Portuários Avulsos (TPA’s),reconstrução da fachada do antigo armazém 1,entre outras ações.

Está em andamento a construção de umaedificação com dois banheiros e um bebedouro,que fica na faixa do cais Comercial de Vitória,anexa ao armazém 5, em resposta destacontrapartida. Os dois banheiros são projetadospara melhor acesso de deficientes físicos. Aconclusão da obra está prevista para o dia 30 desetembro, porém, de acordo com Nagib RodriguesAmim responsável pela Coordenação de Saúdee Segurança no Trabalho (Codsat), ela deverá ser

entregue antes do prazo, já que se encontra emestágio avançado.

A obra é feita dentro da NormaRegulamentadora (RN) 24, entre outras, que serefere às diretrizes de condições sanitárias e deconforto no local de trabalho.

Obras no banheiro. Conclusão prevista para setembro

A Catedral Metropolitana de Vitória,que fica localizada próxima ao PalácioAnchieta, na Cidade Alta, vem colocandoem prática um trabalho social muitoimportante, que é a distribuição deremédios. Sensibi l izados com umareportagem exibida no Jornal da TVGazeta do dia 27 de julho, os funcionáriosMarta Poltronieri e Ewaldo Pimenta, daCoordenação de Finanças e Orçamento(Codfor), resolveram abraçar essa causa,recolhendo medicações aqui na Codesa.

Para ajudar, basta trazer qualquertipo de remédio, desde que esteja dentrodo prazo de validade e em bom estado deconservação, e entregar na Codfor. Parapegar medicações na CatedralMetropolitana de Vitória, basta levar areceita médica e se o remédio estiverdisponível qualquer pessoa pode adquirir.

Campanha para doação demedicamentos

Pág. 03

Page 4: Obras no Cais: Estudos para Trabalhador Portuário Avulso ... · eficiência no Cais de Vila Velha Obras no Cais: Trabalhador Portuário Avulso ganha banheiros e bebedouros ... Todos

Ao contrário de 2004 e 2005 quando a LogIn (Logística Intermodal), ex- subsidiária daVale, começou a ter problemas com alogística do empreendimento. Hoje,devido às mudanças internas, o Terminalde Vila Velha (TVV) vive outra realidade.

Segundo Anderson Carvalho, diretor doTVV, as mudanças necessárias foraminiciadas ao se perceber que a demandaestava muito grande devido à sua restriçãode capacidade estática, além da falta demão- de-obra. Com isso, o terminal especial izadas e padronizadas para

operação de embarque e descarga decontêineres, fator que contribuiu para maioragilidade da operação.

Focando em aperfeiçoar o quadro funcional,o TVV realizou trabalhos motivacionaisenvolvendo os funcionários nesse processode mudança, dando ênfase à importânciado atendimento aos clientes e usuários.Esse processo surtiu resultados positivosem 2006, o terminal alcançou 6º lugar emprodutividade no País e em 2007, ocupouo 2° lugar, conforme dados da AssociaçãoBrasileira dos Terminais de Contêineres deUso Público (Abratec).

O plano de investimento do TVV está ligadoà grande possibilidade de crescimento doPorto de Capuaba, com melhorias nasmalhas viárias para acesso e l igaçãoexpressa às principais rodovias federaisque cortam o território capixaba (BRs 101e 262). Carvalho acredita que para o TVVé essencial trazer cargas do Espírito Santoque estão embarcando em outros estados.“Esses investimentos mostram que o Portode Capuaba ainda tem muito que oferecer”disse o Diretor.

Complexo de Vila Velha investe em eficiência

enfrentava dificuldades para cumprir asmetas.

Foram feitas a separação de cargas paraorganizar o espaço de 65 mil metrosquadrados, o que tornou o terminal maiságil. Toda a operação era suportada porc inco reach stackers , empi lhadeirasespecial izadas para movimentação eempilhamento de contêineres, além detrês transtêineres sobre rodas e um sobretr i lhos. Para melhorar o atendimentooperacional, o terminal contratou maisdois reach s tackers , mantendo seumodelo com seis operacionais full time eno pico de demanda a sétima máquinaentrava em operação.

A empresa identi f icou que precisavamelhorar o parque de equipamentos paramovimentação interna, passando de 12para 16 caminhões fixos e incorporou maisquatro caminhões sports para atender essamáxima demanda. Em 2005, a empresainvestiu em 12 carretas (pranchas)

O TVV fica localizado ao lado da Pedra do Penedo, em Vila Velha.

Os portêineres do Terminal de Vila Velha podem ser vistos de longe

Rebocadores auxiliando na atracação de umgrande navio de contêineres

Pág. 04

Page 5: Obras no Cais: Estudos para Trabalhador Portuário Avulso ... · eficiência no Cais de Vila Velha Obras no Cais: Trabalhador Portuário Avulso ganha banheiros e bebedouros ... Todos

Todos os integrantes da Guarda Portuária daCodesa participarão de curso de capacitação de“BRIGADA DE INCÊNDIO”, que está sendoministrado por profissionais doCorpo de Bombeiros Militar doES.

Tal curso foi programadoe viabilizado, após assinaturade um “Protocolo de Intenções”entre a Companhia Docas eaquela entidade, articuladopela Coordenação de Saúdee Segurança do Trabalho(CODSAT), que é responsávelpor esta incumbência noRegimento Interno daCompanhia.

O curso teve início no dia18 de agosto, quando houve aprimeira aula teórica noauditório. Até agora, já estão agendados oitogrupos de vinte profissionais cada. Cada grupo terá20 horas de curso, sendo 16 horas dedicadas às

aulas teóricas, que acontecem no cais e noauditório da Codesa, e mais quatro horas de aulaprática no Corpo de Bombeiros, em Laranjeiras.

Com a iniciativa daCoordenação de Saúde eSegurança do Trabalho(Codsat) e auxílio daCoordenação de Segurançade Navios e InstalaçõesPortuárias (Cosnip), o cursovisa fundamentalmente acapacitação dos guardasportuários para prestar osprimeiros socorros, instruir osprofissionais no combate aincêndio, controle de pânico eabandono de instalações. Aescolha da Guarda Portuáriapara este primeiro momento detreinamento é devido à

presença permanente dos profissionais no portoem escalas de revezamento 24 horasdiariamente.

Bombeiros capacitamguardas portuários na Codesa

O Portocel, localizado na Barra do Riacho,

no último dia 31 alcançou a meta de 15 milhões

de toneladas embarcadas pela Cenibra,registrando o índice recorde neste mês de julho.

Foram exportadas no total 572.174,37 toneladas,

sendo 1.042,37 toneladas de fio máquina daArcelor Mittal Brasil S.A e 571.132,00 toneladas

de celulose dos usuários do porto.

A produção de julho registrou 29.516,37toneladas de celulose a mais do que o recorde

anterior, março de 2009, quando foram

embarcadas 542.658,00 toneladas de celulose.Em julho, o Porto também recebeu 28 navios, uma

quantidade de embarcações superior à média.

Este complexo portuário é o único no Brasilespecializado em embarque de celulose.

Portocel supera recorde deembarques

Foram descarregados 3.364 produtos noterminal, pertencente à Codesa. O navio sul

coreano, Gran Race, atracou no berço 202, com

veículos e máquinas escavadeiras.Agenciado pela Barwiu, a embarcação

trouxe 3.356 carros- Kia, Hyundai, Mitsubishi - e

8 máquinas escavadeiras- Doosan. O navio, apósdescarregar, segue para seu país de origem.

Veículos descarregados e estacionados em Capuaba

Navio com mais de 3.300carros no Cais de Capuaba

Pág. 05

Page 6: Obras no Cais: Estudos para Trabalhador Portuário Avulso ... · eficiência no Cais de Vila Velha Obras no Cais: Trabalhador Portuário Avulso ganha banheiros e bebedouros ... Todos

No dia 5 de agosto, foi o primeiro dia dos

concursados nos seus ambientes de trabalho

dentro da Codesa. É com muito orgulho que a

Companhia recebe seus novos funcionários e

deseja boa sorte a todos.

O treinamento dos novos funcionários da Codesa

que começou pela manhã e teve continuidade à

tarde. Com a oportunidade do “tour” portuário os

concursados conheceram o porto de Vitória e

Capuaba.

Após o passeio, eles retornaram para a

Codesa a fim de participar de uma reunião que

começou apresentando o Sindicato Unificado da

Orla Portuária (SUPORT-ES), por meio do Diretor

da Secretaria de Assuntos de Formação,

Tecnológico e Econômico, Irineu Barros Filho. O

Sindicato participa da vida trabalhista dos

colaboradores vinculados à Codesa e os

trabalhadores Portuários Avulsos (TPA’s).

Houve também uma dinâmica em grupo

palestrada pela psicopedagoga Rosana Braga

Monjardim, com intuito de motivar os recém-

chegados. Em seguida, o Superintendente da

Codesa, José Luiz Canejo, falou sobre as

operações portuárias nos terminais da

Companhia e reverenciou a participação dos

novos empregados. Logo após, Angelo Baptista,

Diretor-Presidente da Companhia Docas do

Espírito Santo deu as boas vindas e falou um

pouco sobre a empresa para os iniciantes. Após

21 anos aconteceu um concurso para contratar

novos funcionários para a empresa. “A

revitalização do quadro é um momento histórico

importante para a Codesa” disse o coordenador

de Recursos Humanos, Cleber Bueno Guerra.

Treinamento para concursados no auditório da Codesa

Treinamento chega ao fim. Estão todos prontos para começar a trabalhar

Dinâmica de grupo para conhecermos um pouco dos recém-chegados

Palestra do diretor Irineu Barros Filho

Pág. 06

Page 7: Obras no Cais: Estudos para Trabalhador Portuário Avulso ... · eficiência no Cais de Vila Velha Obras no Cais: Trabalhador Portuário Avulso ganha banheiros e bebedouros ... Todos

Em reunião com os coordenadores ediretores da Codesa, representantes da empresaamericana Lockheed Martin Corporation – KeishaB. Woods, Esteven E. Geottel, Nélio da Silva ePeter Rabang- apresentaram o sistema decontrole de tráfego de navios (VTMS).

Os visitantes empresariais apresentaramuma análise prévia sobre o sistema VTMS,expondo todas as qualidades e efetividade dessatecnologia objetivando uma futura propostacomercial.

O VTMS é um sistema que ajuda nasegurança portuária, desempenhando função naparte interna e externa do porto, contribuindo paraações policiais preventivas.

Foi apresentado também o sistema desegurança que a Codesa possui. Sendo que oCFTV (Circuito Fechado de Televisão), tem ocontrole somente visual, com 50 câmeras de fibrasóticas, 10 câmeras de rádio e outras com cabometálico na rede. A manutenção é feita pelaprópria Codesa, mas há negociação paracontratação de uma empresa terceirizada.

Foi destacada pelos representantes daLockheed Martin a portabilidade que essaavançada tecnologia oferece, possibilitandointegração ao sistema já existente na empresa.O VTMS é um sistema flexível, que irá suprir anecessidade da Codesa. “A intenção não é dizer

A Lockheed Martin Corporation é umaempresa fabricante de produtosaeroespaciais criada em 1995, resultante dafusão da Lockheed Corporation e da MartinMarietta. Está sediada em Bethesda,Maryland, uma comunidade no Condado deMontgomery, nos Estados Unidos. É a maiorprodutora de produtos militares do mundo.95% de seu orçamento anual provém decontratos de compra realizados com oDepartamento de Defesa dos EstadosUnidos da América, outras agênciasgovernamentais americanas e clientesestrangeiros.

Atualmente a Lockheed MartingCorporation assegura as produções dasanteriores companhias, contribuindo para oatual portofólio da empresa. Por exemplo:Lockheed: Míssil Trident, F-16 Falcon, F/A-22Raptor,C-130 Hercules, Satélite DSCS-3-Martin Marieta: Rockets Titan.

Lockheed Martin Corporation

Codesa estuda novos investimentos na segurançacomo fazer e sim completar o sistema já existentesuprindo as falhas”, esclareceram osrepresentantes.

Realizou-se nos dias 12 e 13 de Agosto, emBrasília, o 1º seminário sobre o desenvolvimentoda Cabotagem Brasileira. O evento aconteceu noCarlton Hotel e contou, na inauguração, com apresença do ministro da Secretaria Especial dosPortos, Pedro Brito, o diretor geral da AgênciaNacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ),

Fernando Fialho e do Ministro dos Transportes,Alfredo Pereira do Nascimento.

A ANTAQ em parceria com o SindicatoNacional das Empresas de Navegação Marítima(Syndarma), organizou o evento para discutirassuntos relacionados com a cabotagem. Entreeles: “A Marinha Mercante Brasileira- Desafios”e o “Desenvolvimento do Transporte deContêineres na Cabotagem Brasileira”, “Aimportância do Porto Brasi leiro noDesenvolvimento da Cabotagem, entre outros.

O evento contou com a presença deautoridades governamentais, empresasbrasi leiras de navegação, entidadesrepresentativas do trabalho marítimo, usuários detransportes de cargas e operadores portuários,entre outros.Banner do Seminário Sobre o Desenvolvimento

da Cabotagem Brasileira

Cabotagem é tema de seminário

Pág. 07