oab2009-direito civil e processo civil

44
www.jurisway.org.br Direito Civil e Processo Civil

Upload: peix32013

Post on 06-Aug-2015

406 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

www.jurisway.org.br

Direito Civil e

Processo Civil

Page 2: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

01 - João faleceu deixando um crédito em dinheiro junto à Carlos no valor de R$ 10.000,00. Maria e Antônia se apresentaram como legítimas sucessoras e, cada qual, titular da integralidade do crédito. Carlos, sem saber a quem pagar, se a Maria ou a Antônia, contratou você como seu advogado. Qual a medida CORRETA a ser adotada?:

A) Ajuizamento da Ação de Depósito com requerimento de antecipação de tutela, para que Carlos possa fazer a consignação do valor devido, até posterior deliberação judicial.

B) Após feitura do depósito da quantia devida, em estabelecimento bancário oficial, em conta com correção monetária, dar-se-á ciência a Maria e a Antônia, por carta com aviso de recebimento, para manifestarem se recusam o recebimento da quantia, no prazo de 10 (dez) dias.

C) Após depósito em conta com correção monetária, ajuizar-se-á Ação de Consignação em Pagamento, requerendo ao juízo que determine a citação de Maria e Antônia para virem em dia e hora receber a importância devida.

D) Ajuizamento direto e imediatamente da Ação de Consignação em Pagamento com requerimento ao juízo do depósito da quantia devida e a citação de Maria e Antônia para provarem o direito alegado.

02 - Na Ação de Reintegração de Posse, marque a afirmativa CORRETA, quanto à oportunidade para defesa do réu:

A) Acontecerá no prazo de 10 (dez) dias, a contar da citação para que o réu compareça à audiência de justificação do alegado na petição inicial.

B) Acontecerá na audiência designada para que o autor justifique previamente o alegado na petição inicial.

C) Acontecerá no prazo de 10 (dez) dias, a contar da intimação da concessão da liminar, quando esta ocorrer durante audiência de justificação do alegado pelo autor.

D) Acontecerá no prazo comum do procedimento ordinário, após citação, quando ocorrer o indeferimento ou a concessão da liminar, caso esta tenha sido deferido sem ouvir o réu e sem audiência de justificação do alegado pelo autor.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

2

Page 3: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

03 - Posteriormente ao trânsito em julgado da sentença homologatória da partilha amigável havida nos autos do inventário em rito arrolamento, o filho reconhecido por sentença judicial prolatada em ação de investigação de paternidade a 01 (um) ano depois, se sentido prejudicado, poderá manejar o seguinte remédio jurídico em defesa de seus supostos direitos:

A) Propor, em face de não ser cabível ação rescisória, ação anulatória de ato jurídico.

B) Propor, dentro do prazo de 02 (dois) anos, a iniciar do trânsito em julgado da sentença, ação rescisória.

C) Intervir sobre o feito do inventário em rito de arrolamento, por meio de Ação Cautelar Atípica Incidental, requerendo ao juízo prolator da sentença homologatória, medida cautelar através da qual, proceda a expedição de novo formal de partilha, com reserva do quinhão sonegado, até posterior deliberação.

D) Interpor Mandado de Segurança junto ao tribunal competente, contra ato do juiz de direito que mandou expedir o formal de partilha, contra direito líquido e certo reconhecido na ação de investigação de paternidade.

04 - Estando a Ação de Separação Litigiosa, em grau de recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas, quanto à discussão sobre a partilha de bens do casal e, necessitando a exvirago de alimentos provisionais, a ação cautelar incidental será intentada contra o ex-varão:

A) Junto ao juízo de primeiro grau, onde tramitou a ação de separação litigiosa e a partilha de bens.

B) Junto ao domicílio do réu, na forma em que são propostas as ações fundadas em direito pessoal e as ações fundadas em direito real sobre bens móveis.

C) Junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, com distribuição por prevenção ao relator do recurso.

D) Junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com distribuição por prevenção ao relator do recurso em tramitação, mas sujeito à decisão do revisor caso o processo esteja concluso para este desempenhar de suas funções regimentais.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

3

Page 4: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

05 - Em constatando a parte ou o juiz da irregularidade de representação ou ainda da incapacidade processual de qualquer das partes, é CORRETO afirmar:

A) No caso de falecimento da parte que esteja litigando em defesa de seus direitos e, havendo resistência da parte contrária na substituição nos próprios autos, os herdeiros da parte falecida poderão instaurar o procedimento próprio de habilitação.

B) Na ação em que for réu o condomínio e tendo o juiz constado que prazo fixado para a regularização da representação surgida quando da apresentação da contestação restou ultrapassado, designará então curador especial ao réu.

C) No caso do menor de 16 anos estiver assistido pela mãe na ação de alimentos, e tendo a incapacidade processual sido alegada na defesa, quando do saneamento do processo, uma vez que após a apresentação da contestação o autor não mais pode alterar a inicial, o juiz de pronto, extinguirá o processo.

D) No caso de falecimento do advogado de qualquer das partes, o processo prosseguirá regularmente, sem qualquer sobrestamento; designando, contudo o juiz, prazo hábil para regularização.

06 - Contra decisão de primeiro grau nos Juizados Especiais Cíveis em favor de seu cliente, foi interposto recurso para a Turma Recursal. Nesse Colegiado, em julgamento do tema envolvendo matéria constitucional, por votação não unânime, restou dado provimento ao recurso e reformada a decisão monocrática. Contra a reforma da decisão de primeiro grau pela Turma Recursal, caberá alguma medida judicial?

A) Embargos Infringentes para a própria Turma Recursal.

B) Recurso Extraordinário para o Supremo Tribunal Federal.

C) Recurso Especial ao Superior Tribunal de Justiça.

D) Recurso Ordinário para o Superior Tribunal de Justiça.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

4

Page 5: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

07 - Sobre as exceções processuais de incompetência relativa e absoluta, marque a resposta CORRETA quanto à conduta seguida pelo advogado do réu:

A) No contrato de adesão, havendo nulidade da cláusula quanto ao foro de eleição e constatada a incompetência relativa do Juízo, é ônus do réu as argüir no momento próprio, restando defeso ao juiz de ofício fazê-lo.

B) Tratando-se da discussão se a Ação de Separação Litigiosa a ser proposta pelo ex-marido é processada na comarca da residência deste ou da ex-esposa, é cabível a argüição da incompetência até prolação da sentença, no caso em que a ex-esposa esteja revel.

C) Diante da incompetência absoluta, o réu poderá argüí-la em qualquer tempo ou grau de jurisdição, mesmo não o tendo feito na contestação, arcando todavia, com a integralidade das custas.

D) Na Ação de Reparação de Danos Causados em razão de delito ou acidente de veículos, descabível a argüição de incompetência de foro, a ação for proposta no foro do domicílio do autor.

08 - No que se refere ao cumprimento de sentença, uma vez transitada em julgado a sentença, é CORRETO afirmar:

A) Caso a parte credora não requeira a execução no prazo de 01 (um) ano, após intimado para dar andamento ao processo, o juiz extinguirá o processo.

B) É competente para processar o requerimento de cumprimento da sentença, além do foro da causa em primeiro grau de jurisdição, aqueles do lugar onde se encontram os bens do devedor sujeitos à expropriação e do atual domicílio do réu.

C) Na forma da legislação atual, o devedor poderá oferecer impugnação, independentemente da prévia segurança do juízo.

D) Se o devedor, caso não cumpra espontaneamente o pagamento do débito, será intimado para oferecer impugnação no prazo de 15 (quinze) dias, após oferecimento de bens à penhora.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

5

Page 6: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

09 - Tratando-se de título executivo extrajudicial, operando-se a citação do executado por carta precatória para oferecer embargos à execução e, tendo sido expedida a comunicação do efetivo cumprimento da citação por parte do juízo deprecado ao juízo deprecante, conta-se o prazo para oferecimento dos embargos a partir:

A) Da juntada aos autos da carta precatória, do mandado de citação do executado, devidamente cumprido.

B) Da juntada aos autos da carta precatória, do último mandado de citação devidamente cumprido, quando houver mais de um executado.

C) Da data da intimação da juntada da carta precatória devidamente cumprida, no juízo deprecante.

D) Da juntada aos autos da execução, da comunicação do juízo deprecado ao deprecante de que efetivamente o réu foi citado para opor embargos.

10 - Feita a citação com hora certa, começa a correr o prazo para contestação:

A) A partir da data em que se deu a juntada, aos autos do processo, do mandado de citação devidamente cumprido.

B) A partir da data de juntada aos autos do processo, do comprovante de recebimento do aviso pelo réu, confirmando a citação com hora certa.

C) A partir do primeiro dia útil, se o recebimento do aviso de confirmação da citação com hora certa pelo réu, se deu em feriado ou dia em que não tenha havido expediente forense.

D) A partir da data em que se efetivou a citação com hora certa na pessoa da família ou qualquer vizinho do réu.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

6

Page 7: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

11 - João e Maria são casados pelo regime de comunhão parcial de bens e desejam alterar para o regime de separação total. Segundo o Código Civil vários são os requisitos obrigatórios para que a alteração seja realizada. Assinale a alternativa INCORRETA:

A) o pedido deve ser motivado por ambos os cônjuges.

B) deve ser apurada a procedência das razões invocadas.

C) devem ser ressalvados os direitos de terceiros.

D) a alteração pode se feita diretamente no cartório.

12 - Sobre os alimentos gravídicos (Lei 11.804/08), assinale a alternativa INCORRETA:

A) o prazo para resposta do réu, depois de devidamente citado, é de 15 dias.

B) após o nascimento, os alimentos gravídicos ficam diretamente convertidos em pensão alimentícia em favor do menor.

C) para a fixação da pensão também se levará em conta a contribuição que pode ser prestada pela mulher grávida.

D) para a fixação dos alimentos gravídicos deve haver necessariamente indícios da paternidade.

13 - Tício, casado pelo regime da comunhão parcial de bens com Regina, morreu sem deixar testamento no dia 20 de abril de 2009. Tício deixou 4 filhos do casamento com Regina. Sabendo que o patrimônio de Tício é de R$ 100.000,00 e que este foi amealhado durante o casamento com Regina, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Regina receberá R$ 50.000,00 pelo seu direito de meação.

B) Regina concorrerá com os descendentes e receberá quinhão igual aos dos que sucederem por cabeça.

C) Regina teria também direito real de habitação, se este valor (R$ 100.000,00) fosse representado por um imóvel de residência da família.

D) os descendentes, por serem da mesma classe, possuem os mesmos direitos à sucessão de Tício.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

7

Page 8: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

14 - São casos de aquisição de propriedade móvel, EXCETO:

A) usucapião.

B) achado do tesouro.

C) ocupação.

D) descoberta.

15 - São exemplos em que há posse, EXCETO:

A) aluguel de uma de suas lojas comerciais para um de seus irmãos.

B) comodato de um de seus apartamentos para um parente distante.

C) empréstimo do seu carro para um de seus amigos.

D) permissão para que seu vizinho utilize sua vaga de garagem.

16 - Seu cliente, um famoso e renomado artista plástico, agindo de má-fé, transformou bloco bruto de granito em maravilhosa escultura. Este produto final foi avaliado em valor 30 vezes maior que o da matéria prima originária (bloco bruto). Como será resolvida a questão, tendo em vista que o proprietário da matéria prima não recebeu nenhum valor pela utilização do bloco de granito? Marque a alternativa CORRETA:

A) seu cliente terá que devolver o produto final, a escultura, para o dono da matéria prima e não terá direito à indenização pelo seu serviço (transformação do bloco).

B) seu cliente terá que devolver a escultura para o dono da matéria prima com direito a ser indenizado pelo serviço (transformação do bloco).

C) seu cliente será o dono da escultura, mas terá que indenizar o dono da matéria prima pelo valor do bloco, sem direito ao acréscimo de perdas e danos.

D) seu cliente será o dono da escultura, mas terá que indenizar o dono da matéria prima pelo valor do bloco, com direito ao acréscimo de perdas e danos.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

8

Page 9: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

17 - São pessoas jurídicas de direito privado, EXCETO:

A) partidos políticos.

B) organizações religiosas.

C) condomínios.

D) sociedades.

18 - Sobre o contrato de transporte de pessoas, assinale a alternativa INCORRETA:

A) o transportador não pode recusar passageiros.

B) o transportador não se subordina às normas deste tipo contratual quando o transporte for efetuado gratuitamente.

C) o transportador, uma vez executado o transporte, tem o direito de retenção sobre a bagagem do passageiro enquanto não efetivado o pagamento.

D) o transportador pode exigir a declaração do valor da bagagem a fim de fixar o limite para indenização.

19 - Em qual das alternativas abaixo não há relação de consumo:

A) paciente e dentista em tratamento dentário.

B) mecânico e loja de peças em compra e venda de peças automotivas para os carros em conserto na oficina.

C) correntista e instituição financeira na relação de guarda e depósito de dinheiro em conta corrente.

D) cliente e restaurante na compra e venda de marmitas para o almoço de uma família.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

9

Page 10: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

20 - Sobre pagamento assinale a alternativa INCORRETA:

A) qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la.

B) o terceiro não interessado que paga a dívida em seu próprio nome se sub-roga nos direitos do credor.

C) considera-se autorizado a receber o pagamento o portador da quitação.

D) o pagamento feito de boa-fé ao credor putativo é válido.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

10

Page 11: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

21 - A denominada teoria dos entes despersonalizados

A) tem aplicação quando o espólio é acionado.

B) é aplicável na hipótese de herança jacente ou na de massa falida.

C) não é aplicável na sistemática civil brasileira, diante da ausência de hipóteses caracterizadoras.

D) tem aplicação quando se trata da presença, em juízo, de condomínio.

22 - A cláusula segundo a qual o vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la, em determinado prazo, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador, é denominada

A) venda a contento.

B) retrovenda.

C) venda com reserva de domínio.

D) preempção ou preferência.

23 - Quanto ao instituto da posse, a lei civil estabelece que

A) é assegurado ao possuidor de boa-fé o direito à indenização pelas benfeitorias necessárias e úteis. Quanto às voluptuárias, estas, se não forem pagas, poderão ser levantadas, desde que não prejudiquem a coisa.

B) obsta à manutenção ou à reintegração da posse a alegação de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa.

C) a posse pode ser adquirida por terceiro sem mandato, independentemente de ratificação do favorecido.

D) o possuidor de má-fé tem direito à indenização pelas benfeitorias necessárias, assistindo-lhe o direito de retenção pela importância destas.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

11

Page 12: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

24 - Em virtude de acidente de trânsito ocorrido em 10/1/2006, um indivíduo foi condenado a pena privativa de liberdade, tendo a sentença penal transitado em julgado em 15/2/2009. Nessa situação hipotética,

I- é possível a vítima cumular as indenizações por danos morais e materiais, conforme jurisprudência do STJ.

II- a vítima do acidente pode ajuizar ação reparatória civil pelos danos sofridos, visto que sua pretensão ainda não está prescrita.

III- a pretensão de reparação civil prescreve em três anos.

IV- o indivíduo culpado pelo acidente e a vítima podem, antes de decorrida a prescrição, pactuar que o prazo prescricional para a pretensão civil seja de cinco anos.

Estão certos apenas os itens

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, III e IV.

D) II, III e IV.

25 - De acordo com o que dispõe o Código Civil a respeito dos contratos, assinale a opção correta.

A) O evicto pode demandar pela evicção, por meio de ação contra o transmitente, mesmo sabendo que a coisa adquirida era alheia ou litigiosa.

B) A resilição bilateral não se submete à forma exigida para o contrato.

C) A onerosidade excessiva, oriunda de acontecimento extraordinário e imprevisível, ainda que dificulte extremamente o adimplemento da obrigação de uma das partes em contrato de execução continuada, não enseja a revisão contratual, visto que as partes ficam vinculadas ao que foi originariamente pactuado.

D) Considere que um indivíduo ofereça ao seu credor, com o consenso deste, um terreno em substituição à dívida no valor de R$ 30 mil, a título de dação em pagamento. Nessa situação, se o credor for evicto do terreno recebido, será restabelecida a obrigação primitiva com o devedor, ficando sem efeito a quitação dada, ressalvados os direitos de terceiros.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

12

Page 13: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

26 - A respeito do direito de família, assinale a opção correta.

A) Aplicam-se à união estável as regras do regime da separação de bens, salvo contrato escrito em que se estipule o contrário.

B) Não pode ser reconhecida como união estável a relação pública, contínua, duradoura e com ânimo de constituir família, entre uma mulher solteira e um homem casado que esteja separado de fato.

C) Suponha que uma criança tenha sido concebida com material genético de Maria e de um terceiro, tendo sido a inseminação artificial previamente autorizada pelo marido de Maria. Nessa situação hipotética, o Código Civil prevê expressamente que a criança é presumidamente considerada, para todos os efeitos legais, filha de Maria e de seu marido.

D) Os cunhados, juridicamente, não podem ser classificados como parentes.

27 - A respeito do direito das sucessões, julgue os itens subsequentes.

I- O herdeiro necessário não perderá o direito à legítima se também lhe forem deixados bens em testamento que constituam a parte disponível do testador.

II- No casamento putativo, o cônjuge de boa-fé sucederá o falecido se a sentença anulatória do casamento for posterior à morte do cônjuge de cuja sucessão se trata.

III- O Código Civil, em se tratando de sucessão legítima, assegura ao cônjuge sobrevivente, caso o casamento tenha sido efetuado no regime da comunhão universal de bens, o direito de concorrência com os descendentes do autor da herança.

IV- O testamento pode ser feito diretamente pelo representante legal do testador.

A quantidade de itens certos é igual a

A) 1.

B) 2.

C) 3.

D) 4.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

13

Page 14: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

28 - A respeito das regras do domicílio, assinale a opção incorreta.

A) A mera troca de endereço não caracteriza, por si só, mudança de domicílio.

B) O domicílio civil é formado pelo elemento objetivo, que consiste na residência, sendo despiciendo averiguar-se o elemento subjetivo.

C) Admite-se que uma pessoa possa ter domicílio sem possuir residência determinada, ou que esta seja de difícil identificação.

D) Caso um indivíduo possua diversas residências onde viva alternadamente, qualquer uma delas pode ser considerada o seu domicílio.

29 - No que se refere aos bens, assinale a opção correta.

A) Não podem ser considerados móveis aqueles bens que, uma vez deslocados, perdem a sua finalidade.

B) A regra de que o acessório segue o principal tem inúmeros efeitos, entre eles, a presunção absoluta de que o proprietário da coisa principal também seja o dono do acessório.

C) Um bem consumível pode tornar-se inconsumível por vontade das partes, o que vinculará terceiros.

D) A lei não pode determinar a indivisibilidade do bem, pois esta característica decorre da natureza da coisa ou da vontade das partes.

30 - Considerando o importante efeito do decurso de tempo tanto na aquisição quanto na extinção de direitos, assinale a opção correta.

A) Se as partes resolverem ampliar prazo prescricional, deverão fazê-lo por escrito.

B) O juiz só pode conhecer de ofício a prescrição, para favorecer o absolutamente incapaz.

C) Se a decadência for convencional, o juiz não poderá suprir a alegação.

D) Se a prescrição não estiver consumada, a renúncia à possibilidade de alegá-la deverá ser expressa.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

14

Page 15: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

31 - Segundo a lei processual civil, no processo de execução,

A) o fiador que pagar a dívida pode executar o afiançado, desde que em autos distintos do processo de execução contra o devedor.

B) é lícito ao credor cumular várias execuções contra o mesmo devedor quando fundadas em títulos diferentes, independentemente da competência do juiz e da forma do processo.

C) aplica-se o princípio do menor sacrifício possível ao executado.

D) o devedor responde, para o cumprimento de suas obrigações, apenas com seus bens presentes.

32 - Acerca do processo cautelar, assinale a opção correta de acordo com a legislação processual civil.

A) Para a concessão de medida cautelar, não se exige prova inequívoca do direito invocado.

B) A medida cautelar não faz coisa julgada material, ainda que o juiz acolha alegação de decadência ou de prescrição do direito do autor.

C) Não se admite, no procedimento cautelar, qualquer das espécies de intervenção de terceiros.

D) No procedimento cautelar, exige-se a cognição exauriente do alegado.

33 - Acerca dos procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, assinale a opção correta.

A) Tanto na ação de prestar quanto na ação de exigir contas, dispensa-se a comprovação do vínculo entre autor e réu, dado o caráter objetivo dessas ações.

B) Na pendência de processo possessório, é permitido ao autor e ao réu intentar ação de reconhecimento de domínio.

C) Na ação de consignação em pagamento, uma vez alegada a insuficiência do depósito, o réu pode levantar desde logo a quantia ou a coisa depositada, prosseguindo o processo no que se refere à parcela controvertida.

D) Na ação de depósito, uma vez efetuado o depósito do equivalente em dinheiro, é vedado ao autor promover a busca e apreensão da coisa.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

15

Page 16: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

34 - Acerca de suspensão e extinção do processo, assinale a opção correta.

A) Se o autor renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, haverá a extinção do processo, sem resolução do mérito.

B) Falecendo o advogado do réu, o juiz marcará o prazo de 20 dias para que seja constituído novo mandatário. Se, transcorrido esse prazo, o réu não tiver constituído novo advogado, o processo prosseguirá à sua revelia.

C) O juiz não poderá conferir ao autor a possibilidade de emendar a petição inicial quando esta não contiver o pedido, devendo, nesse caso, extinguir o processo, sem resolução do mérito.

D) A ausência de interesse processual acarreta a extinção do processo, sem resolução do mérito. Entretanto, caso não indefira liminarmente a inicial por falta de interesse processual, o juiz, em face da preclusão, não poderá, posteriormente, extinguir o processo.

35 - Assinale a opção correta a respeito dos atos processuais.

A) O prazo estabelecido pelo juiz é interrompido nos feriados.

B) O prazo para oferecimento da contestação, em comarca de fácil transporte, poderá ser prorrogado, desde que autor e réu, de comum acordo, o requeiram, antes do vencimento do prazo.

C) Caso tenha sido realizada a citação do réu durante as férias forenses, o prazo para se contestar a ação só começará a correr no primeiro dia útil seguinte às férias.

D) A citação somente pode ser realizada em dias úteis.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

16

Page 17: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

36 - Assinale a opção correta a respeito da sentença.

A) Todas as sentenças devem ser fundamentadas, mas apenas as terminativas podem ter fundamentação concisa.

B) Publicada a sentença de indeferimento liminar da petição inicial, o juiz não pode mais alterá-la, em face do princípio da inalterabilidade da sentença pelo juiz.

C) A sentença deve ser certa, salvo quando decida relação jurídica condicional.

D) Na ação que tenha por objeto obrigação de fazer, para a efetivação da tutela específica, o juiz poderá, somente a requerimento da parte, impor multa diária em caso de atraso.

37 - Considerando o que dispõe o CPC a respeito de recursos, assinale a opção correta.

A) Havendo sucumbência recíproca e sendo proposta apelação por uma parte, será cabível a interposição de recurso adesivo pela outra parte.

B) A procuração geral para o foro, conferida por instrumento público, habilita o advogado a desistir do recurso.

C) O MP tem legitimidade para recorrer somente no processo em que é parte.

D) A desistência do recurso interposto pelo recorrente depende da concordância do recorrido.

38 - A respeito do agravo, assinale a opção correta.

A) Não se admite juízo de retratação no agravo retido.

B) O recurso cujo objetivo seja o reexame da decisão do juiz sobre os efeitos em que foi recebida a apelação é o agravo de instrumento.

C) O novo regime jurídico de impugnação das decisões interlocutórias estabelece como regra que o recurso contra essas decisões é o agravo de instrumento.

D) O agravo será na forma retida quando interposto contra decisão que não tenha admitido a apelação.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

17

Page 18: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

39 - Determinada ação foi ajuizada por um município contra uma empresa de construção, estando o autor, no entanto, representado pelo secretário de obras, e não, pelo prefeito ou procurador. A ação foi recebida, e a citação do réu, regularmente realizada.

Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

A) Comprovada a regular nomeação do secretário de obras para o cargo que ocupa, o vício de representação detectado constituirá mera irregularidade e, portanto, não acarretará qualquer consequência para o processo.

B) O autor será excluído do processo caso não regularize a sua representação no prazo concedido pelo juiz para tanto.

C) Caso o autor, após lhe ter sido conferida oportunidade para sanar o vício de representação detectado, omita-se, deixando de tomar qualquer providência, serão anulados os atos do processo, sendo este extinto, dada a ausência de pressuposto processual de validade.

D) Caberá à empresa ré, se assim o entender, apontar o defeito de representação do autor, visto que, na situação descrita, o juiz não poderá atuar de ofício.

40 - Em determinada ação processada sob o rito comum ordinário, o réu, ciente da ausência de interesse processual do autor, deixou de suscitar essa preliminar na sua contestação, fazendo-o apenas nas alegações finais, após o encerramento da instrução. Na sentença, o juiz reconheceu a carência de ação e extinguiu o processo, sem julgamento do mérito. Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

A) Como, de início, o processo teve curso normal, as despesas deverão ser proporcionalmente distribuídas entre as partes.

B) Na hipótese narrada, autor e réu exerceram regularmente seus respectivos direitos de ação e de defesa, devendo ser as despesas, portanto, divididas de forma igual entre eles.

C) O juiz, com fundamento no princípio da causalidade, deverá atribuir ao réu as custas de retardamento, já que o vício deveria ter sido alegado desde a primeira oportunidade.

D) Com relação à distribuição das despesas processuais, vigora, no sistema processual brasileiro, o princípio da sucumbência, segundo o qual caberá sempre ao autor sucumbente a integralidade das despesas do processo.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

18

Page 19: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

41 - A respeito dos defeitos e da invalidade do negócio jurídico, assinale a opção correta.

A) São anuláveis os negócios jurídicos por vício de erro.

B) São nulos os negócios jurídicos por vício de dolo.

C) O negócio jurídico resultante do vício de coação não é passível de confirmação, por ser nulo de pleno direito.

D) Configura-se o vício de lesão quando alguém, premido pela necessidade de salvar a si mesmo, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação onerosa.

42 - Assinale a opção correta respeito da prescrição e da decadência.

A) Pode haver renúncia à decadência prevista em lei por aquele que a aproveita.

B) A pretensão condenatória não exercitada no prazo legal sujeita-se aos efeitos da decadência.

C) A prescrição iniciada contra o credor continua a correr contra o sucessor universal absolutamente incapaz.

D) Não corre prescrição enquanto pendente a condição suspensiva em relação ao negócio jurídico.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

19

Page 20: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

43 - Com base no Código Civil brasileiro, assinale a opção correta acerca do reconhecimento dos filhos.

A) O filho havido fora do casamento e reconhecido por um dos cônjuges não poderá residir no lar conjugal sem o consentimento do outro cônjuge.

B) É passível de revogação o reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento.

C) O filho havido fora do casamento não pode ser reconhecido, separadamente, pelos pais.

D) O filho maior pode ser reconhecido, independentemente de seu consentimento, visto que o reconhecimento da paternidade constitui direito subjetivo do genitor.

44 - Em relação às regras que disciplinam o casamento, assinale a opção correta.

A) Decorrido um ano do trânsito em julgado da sentença que haja decretado a separação judicial, é automática a conversão desta em divórcio.

B) No casamento realizado mediante procuração, a morte superveniente do mandante acarreta a inexistência do casamento se este tiver sido celebrado pelo mandatário após a morte do mandante.

C) Se os cônjuges divorciados quiserem restabelecer a união conjugal, terão de peticionar nos mesmos autos em que se processou o divórcio, informando ao juiz que pretendem restabelecer a vida conjugal.

D) O homem com 16 anos de idade, filho de pais solteiros e que viva na companhia da mãe, não necessita de consentimento do pai para se casar.

45 - Com relação ao contrato, assinale a opção correta.

A) A resilição consiste na extinção do contrato por circunstância superveniente à sua formação, como, por exemplo, o inadimplemento absoluto.

B) A resolução constitui a extinção do contrato por simples renúncia da parte.

C) A rescisão tem origem em defeito contemporâneo à formação do contrato, e a presença do vício torna o contrato anulável ou nulo.

D) O distrato constitui espécie de resolução contratual.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

20

Page 21: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

46 - Assinale a opção correta acerca das pessoas naturais e jurídicas.

A) A personalidade civil da pessoa natural tem início a partir do nascimento com vida, independentemente do preenchimento de qualquer requisito psíquico.

B) O indivíduo de 16 anos de idade, ao contrair casamento, adquire a plena capacidade civil por meio da emancipação, voltando à condição de incapaz se, um ano após o casamento, sobrevier a separação judicial.

C) Na sistemática do Código Civil, não se admite a declaração judicial de morte presumida sem decretação de ausência.

D) A existência legal das pessoas jurídicas de direito privado começa com o início de suas atividades jurídicas.

47 - No que se refere às modalidades de obrigações, assinale a opção correta.

A) O compromisso de compra e venda configura obrigação de dar quando o promitente vendedor se obriga a emitir declaração de vontade para a celebração do contrato definitivo, outorgando a escritura pública ao compromissário comprador, depois de pagas todas as prestações.

B) Caracteriza obrigação de meio o ato de o advogado assumir defender os interesses dos clientes, empregando seus conhecimentos para obtenção de determinado resultado; nesse tipo de obrigação, o advogado não fará jus aos honorários advocatícios quando não vencer a causa.

C) Nas obrigações solidárias passivas, se a prestação se perder, convertendo-se em perdas e danos, o credor perderá o direito de exigir de um só devedor o pagamento da totalidade das perdas e danos.

D) A obrigação de dar coisa certa confere ao credor simples direito pessoal, e não real, havendo, contudo, no âmbito do direito, medidas destinadas a persuadir o devedor a cumprir a obrigação.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

21

Page 22: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

48 - De acordo com o que dispõe o Código Civil a respeito da responsabilidade civil, assinale a opção correta.

A) O dono de edifício responderá pelos danos causados pela ruína do prédio, estando o lesado dispensado de provar que a ruína decorreu de falta de reparos e que a necessidade dessas reparações é manifesta.

B) No caso de responsabilidade civil em virtude de ofensa à saúde, o ofendido não tem direito de ser indenizado das despesas dos lucros cessantes.

C) Somente há responsabilidade do empregador pelos danos que seus empregados, no exercício de suas funções, causarem a terceiros, se ficar demonstrado que o empregador infringiu o dever de vigilância.

D) O Código Civil consagra a responsabilidade civil objetiva das empresas pelos danos causados pelos produtos postos em circulação.

49 - Assinale a opção correta acerca dos encargos alimentares.

A) Alimentos são devidos entre cônjuges, companheiros e parentes, limitando-se, neste caso, aos colaterais até o terceiro grau.

B) A fixação dos alimentos privilegia a necessidade em detrimento da possibilidade.

C) A transmissão da obrigação alimentícia não ocorre em relação aos herdeiros do devedor, visto que é obrigação personalíssima.

D) Admite-se a prestação de alimentos com caráter complementar, desde que reste comprovado que os alimentos originalmente fixados não atendem integralmente às necessidades do credor.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

22

Page 23: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

50 - Acerca do direito sucessório, assinale a opção correta.

A) É válida a disposição testamentária do testador casado, em favor de filho que nasça de seu relacionamento com concubina.

B) Não é válida disposição de última vontade que institua pessoa jurídica como herdeira testamentária.

C) A aceitação da herança é o ato jurídico unilateral por meio do qual o herdeiro manifesta livremente sua vontade de receber a herança, por isso o ato deve sempre ser feito por declaração escrita.

D) Os descendentes do herdeiro que renuncia à herança herdam por representação na sucessão legítima.

51 - São modalidades de citação ficta

A) a citação por via postal e a citação por edital.

B) a citação com hora certa e a citação por edital.

C) a citação por oficial de justiça e a citação por meio eletrônico.

D) a citação com hora certa e a citação por oficial de justiça.

52 - De acordo com o CPC, faz coisa julgada material

A) o motivo importante que determine o alcance da parte dispositiva da sentença.

B) a apreciação de questão prejudicial decidida incidentalmente no processo.

C) a resolução de questão prejudicial, se a parte o requerer, o juiz for competente em razão da matéria e constituir pressuposto necessário para o julgamento da lide.

D) a verdade dos fatos estabelecidos como fundamento da sentença.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

23

Page 24: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

53 - Com base na legislação processual civil, assinale a opção correta acerca da sentença.

A) O juiz pode modificar sentença já publicada para correção de erro material.

B) A sentença deve ser certa, com exceção da hipótese em que se julga relação jurídica condicional.

C) É vedado ao juiz considerar, no momento de proferir sentença, fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito ocorrido depois da propositura da ação, ainda que influa no julgamento da lide.

D) É permitido ao juiz, na sentença, condenar o réu em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.

54 - Assinale a opção correta com relação aos procedimentos cautelares específicos.

A) Denomina-se arresto a apreensão cautelar de bens com a finalidade de garantir futura execução para entrega de coisa certa.

B) O sequestro é medida cautelar destinada a apreender tantos bens quantos forem necessários para garantir futura ação de execução.

C) Na busca e apreensão, cabe audiência de justificação prévia.

D) Os alimentos provisionais têm por finalidade prover o sustento definitivo da parte postulante.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

24

Page 25: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

55 - Assinale a opção correta a respeito do processo de execução.

A) A legislação processual civil estabelece regime especial para a execução contra a fazenda pública, podendo o objeto ser o pagamento de quantia certa, o cumprimento de obrigação de fazer e não fazer ou a entrega de coisa.

B) Constitui título executivo extrajudicial a certidão de dívida ativa da fazenda pública da União, dos estados, do DF, dos territórios e dos municípios correspondente a créditos devidamente inscritos na forma da lei.

C) Caracteriza-se a fraude de execução somente quando o devedor aliena bens durante o processo de execução.

D) Caso o exequente proponha execução fundada em título extrajudicial sem que a petição inicial venha acompanhada dos documentos indispensáveis à sua propositura, o juiz deverá, de plano, indeferir o pedido, pois, no processo de execução, é incabível emenda à inicial.

56 - Um homem e uma mulher casaram-se, em 1990, sob o regime da comunhão parcial de bens e não tiveram filhos. Após 18 anos de convivência matrimonial, o casal, que adquiriu bens móveis e imóveis durante esse período, separou-se. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta acerca do procedimento da separação.

A) A separação consensual do casal pode ser realizada extrajudicialmente por escritura pública.

B) Optando pela separação extrajudicial, os cônjuges não poderão fazer-se representar por um único advogado, em razão da natureza dos direitos em discussão.

C) Se o casal optar pela separação litigiosa, nada impede que esta seja feita extrajudicialmente por meio de escritura pública.

D) Se optarem pela separação extrajudicial, os cônjuges terão de, imediatamente, cumprir a exigência de partilha somente dos bens imóveis comuns do casal, não se admitindo que ela seja feita posteriormente.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

25

Page 26: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

57 - Mariana ajuizou ação contra Raimundo, com o objetivo de ver declarada a titularidade que o réu afirmava possuir sobre um bem móvel. Após devidamente citado, Raimundo ofereceu contestação. Posteriormente, ele vendeu o bem a Jorge. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

A) Proferida a sentença entre as partes originárias, esta não estenderá seus efeitos a Jorge.

B) Jorge não poderá substituir Raimundo no processo.

C) Se Jorge quiser ingressar no processo como assistente de Raimundo, deverá fazê-lo, por exigência legal, antes de proferida a sentença.

D) Raimundo poderá continuar no processo na condição de substituto processual.

58 - Celina ajuizou ação contra Beatriz, requerendo a condenação da ré ao pagamento de danos morais e materiais que esta lhe teria causado. Após instrução processual, o juiz proferiu a sentença, julgando procedente o pedido para condenar Beatriz aos danos causados a Celina. A sentença transitou em julgado, tendo sido a ré intimada a pagar o montante de R$ 20 mil, conforme fixado pelo juiz. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

A) Se Beatriz não efetuar o pagamento, Celina deverá requerer ao juiz a expedição de mandado de penhora e a avaliação dos bens da devedora, devendo, também, desde já, indicar os bens passíveis de penhora.

B) Somente após a penhora e a avaliação dos bens é que Beatriz será intimada para oferecer impugnação.

C) Não sendo efetuado o pagamento espontâneo da dívida, incidirá, sobre o valor da condenação, multa de 10%, a ser cobrada mediante processo executivo autônomo.

D) Se Celina não requerer a execução do julgado em um prazo de seis meses contados do trânsito em julgado da decisão, o juiz extinguirá o processo e determinará o seu arquivamento.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

26

Page 27: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

59 - Uma limitação expressa à possibilidade de o autor de uma ação requerer a antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional é que esta não importe em provimento irreversível, fazendo a doutrina e a jurisprudência, a respeito desse limite, referência ao fenômeno da irreversibilidade recíproca. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

A) Haverá irreversibilidade recíproca apenas nas situações em que for possível admitir-se reconvenção ou pedido contraposto, momento em que o réu também poderá pedir antecipação dos efeitos da tutela.

B) Ocorrendo irreversibilidade recíproca, sempre prevalecerá a situação fática que já estiver constituída e cuja alteração dependa de provimento definitivo precedido de ampla dilação probatória.

C) A irreversibilidade recíproca deverá ser objeto de análise caso a caso, momento em que o juiz deve-se ater à proporcionalidade para determinar a solução possível.

D) Em regra, é possível o deferimento da antecipação dos efeitos da tutela antes mesmo da oitiva do réu, no entanto a detecção da chamada irreversibilidade recíproca torna obrigatória a oitiva.

60 - Considere que, em uma ação intentada sob o rito comum ordinário para discutir direitos disponíveis, o réu não tenha arrolado as testemunhas que pretendia apresentar. Considere, ainda, que, no dia da audiência de instrução e julgamento, ele tenha comparecido em companhia de duas dessas testemunhas. Em face dessas considerações, assinale a opção correta.

A) A apresentação espontânea das testemunhas supre a falta de arrolamento, tanto que este ocorre justamente para viabilizar a intimação delas.

B) O arrolamento viabiliza o prévio conhecimento das testemunhas pela outra parte, o que é importante para instrumentar possível contradita.

C) A oitiva das testemunhas não arroladas será permitida se o autor não demonstrar expressamente a ocorrência de incapacidade ou impedimento, já que o arrolamento serve à outra parte.

D) Caso se oponha à oitiva das testemunhas não arroladas, o autor deverá apresentar contradita tão logo estas sejam chamadas a depor.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

27

Page 28: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

61 - A respeito dos BENS assinale a alternativa INCORRETA:

A) um bem móvel pode adquirir a qualidade de imóvel e, após, tornar a ser móvel.

B) um bem naturalmente divisível pode se tornar indivisível, se assim for a vontade das partes.

C) um material separado de um prédio, para nele tornar a ser empregado, não perde a qualidade de bem imóvel.

D) os direitos pessoais de caráter patrimonial constituem bens imóveis.

62 - Assinale a alternativa INCORRETA:

A) A obrigação de dar coisa certa somente abrange os acessórios desta se assim convencionarem expressamente as partes.

B) Nas obrigações de dar coisa incerta, mas determinada pelo gênero e quantidade, a escolha, em regra, caberá ao devedor.

C) Ter-se-á como resolvida a obrigação de fazer quando, sem culpa do devedor, a prestação tornar-se impossível. Nesta hipótese não terá o credor direito de perceber indenização por perdas e danos.

D) Nas obrigações alternativas, mesmo competindo ao devedor a escolha, não poderá ser imposto ao credor o recebimento em parte de uma prestação e parte em outra.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

28

Page 29: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

63 - Maria e Pedro são, ao mesmo tempo, credores e devedores entre eles. Maria adquiriu a qualidade de credora porque Pedro firmou contrato de confissão de dívida em seu favor, vencendo-se a primeira parcela do ajuste, das 15 (quinze) convencionadas, no valor de R$10.000,00 (dez mil reais) em 01.11.2009. Já Pedro é credor de Maria porque esta emitiu em seu favor um cheque, no valor de R$10.000,00 (dez mil reais), em 12.08.2009, não compensado pelo banco por ausência de fundos.

Considerando as informações do enunciado e conhecimento das regras do Código Civil, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Joaquim, em 01.10.2009, resolveu, sem deste ato cientificar Pedro, efetuar o pagamento da primeira parcela devida por este à Maria. No entanto, Pedro dispunha de argumentos e direitos que lhe permitiriam não realizar o pagamento. Por esse motivo, Pedro não terá a obrigação de reembolsar Joaquim.

B) Se na data do pagamento Maria recusar-se a recebê-lo, João se liberará mediante simples depósito do valor em estabelecimento bancário, observadas as normas legais.

C) Caso Pedro proponha ação de execução ainda no mês de agosto de 2009 contra Maria, poderá ela, em sede de embargos do devedor oposto também em agosto de 2.009, requerer seja aplicado à espécie o instituto da compensação, devendo o juiz deferir esse pedido.

D) O pagamento por Pedro de 04 (quatro) parcelas do instrumento de confissão de dívida em local diverso do contratualmente ajustado faz presumir a renúncia de Maria quanto ao lugar do pagamento.

64 - Assinale a alternativa CORRETA:

A) Os juros de mora contam-se desde a data do inadimplemento, mesmo nas obrigações ilíquidas.

B) Como regra geral, não poderá o devedor em mora responder pela impossibilidade da prestação, quando, durante o seu atraso, a realização do ato tornar-se impossível em decorrência de caso fortuito.

C) Como regra geral, as perdas e danos devidas ao credor abrangem apenas o que ele efetivamente perdeu.

D) O credor pode constituir o devedor em mora, mas também pode ser constituído em mora por este.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

29

Page 30: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

65 - Considerando os dispositivos legais que tratam do USUFRUTO, assinale a alternativa INCORRETA:

A) O usufruto recai apenas sobre bens imóveis.

B) O usufruto não pode ser transferido por alienação, mas seu exercício poderá ser transferido por título oneroso.

C) Incumbe ao usufrutuário os tributos devidos pela posse da coisa usufruída.

D) Caso o usufrutuário faça seguro do bem, o direito dele resultante contra o segurador caberá ao proprietário.

66 - Maria deu em garantia hipotecária a João um apartamento, para garantia de dívida futura. Assinale a alternativa INCORRETA:

A) Maria poderá, ainda que constituída a hipoteca, alienar o apartamento.

B) Poderá Maria constituir nova hipoteca sobre o mesmo imóvel para garantia de outro credor.

C) A hipoteca é nula porque foi dada para garantir dívida inexistente à época de sua constituição.

D) Mesmo que o apartamento em questão tenha sido arrematado em ação de execução proposta por Joaquim, credor de Maria, não se haverá como extinta a hipoteca se João não tiver sido notificado judicialmente do ato de alienação.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

30

Page 31: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

67 - Assinale a alternativa INCORRETA:

A) O juiz não poderá deixar de decretar a separação consensual, se os cônjuges forem casados por mais de 01 (um) ano, ainda que sob o argumento de que a convenção não preserva suficientemente o interesse de um deles, mesmo sendo eles maiores e capazes, e tendo de próprio punho firmado a petição inicial em conjunto com o advogado.

B) Caso um dos cônjuges seja incapaz, o pedido de separação judicial poderá ser promovido por seu irmão, em representação a ele.

C) O cônjuge inocente na separação judicial poderá a qualquer tempo renunciar ao direito de usar o sobrenome do outro.

D) Da sentença que decretar o divórcio, mesmo que por conversão, não constará o motivo da separação.

68 - Assinale a alternativa CORRETA:

A) Aos filhos do marido, a qualquer tempo, concede-se legitimidade para promover ação que conteste a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher.

B) A confissão pela mulher do adultério faz-se suficiente para ilidir a presunção legal da paternidade.

C) Mesmo morto o marido, presume-se concebido na constância do casamento o filho havido por fecundação homóloga.

D) A confissão materna é suficiente para excluir a paternidade.

69 - A respeito do bem de família, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Uma vez regularmente instituído mediante registro no cartório competente, será isento de dívidas posteriores, mas poderá ser excutido, ainda assim, se após sua constituição o débito provier de tributos relativos ao prédio.

B) Mesmo com a decretação judicial do divórcio do casal o bem de família não será extinto.

C) Se ambos os cônjuges morrerem e os filhos forem maiores e capazes fica extinto o bem de família.

D) O bem de família poderá não poderá ser instituído por terceiro.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

31

Page 32: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

70 - Assinale a alternativa INCORRETA:

A) O herdeiro não poderá requerer a partilha, caso o testador o proíba a prática de tal ato.

B) Havendo herdeiro incapaz, a partilha deverá ser sempre judicial.

C) O bem que não puder ser dividido e não couber na meação ou nos quinhões hereditários, deverá ser alienado judicialmente e o seu produto partilhado, ressalvada hipótese de acordo.

D) Os bens situados em locais remotos do do inventário poderão ser sobrepartilhados, sendo os outros, que não se adequem a esta condição, partilhados normalmente.

71 - Hamilton ajuizou ação de indenização por danos materiais (calculados em R$50.000,00 e devidos em virtude de um acidente de trânsito) contra Rubens, tendo sido o feito distribuído para a 56ª vara cível de Belo Horizonte. Ordenada a citação, mas antes mesmo da expedição da respectiva carta NÃO se admitirá que Hamilton:

A) peticione em aditamento à inicial, requerendo a inclusão à lide de Felipe, sem que a este pedido possa, processualmente, se opor o juiz.

B) desista da ação contra Rubens e, simultaneamente, emende a petição inicial, para incluir na lide Felipe.

C) peticione requerendo a realização de perícia para apuração dos danos materiais, e concessão de prazo, no decorrer da instrução processual, para apresentação de quesitos e indicação de assistente técnico, evitando, desta maneira, qualquer risco de preclusão atinente à prova técnica.

D) peticione acrescentando ao pedido o de indenização também por danos morais.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

32

Page 33: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

72 - Diego propôs ação de execução por quantia certa, perante a comarca de Belo Horizonte, contra Wagner, domiciliado em Ouro Preto, que devidamente citado e no prazo de 10 dias após a juntada do mandado aos autos da carta precatória (com comunicação ao juízo deprecante naquele mesmo dia, registrando-se a referida comunicação nos autos, opôs exceção de incompetência. Informa-se que o incidente foi protocolado nesta última comarca. Diante do enunciado, assinale a alternativa CORRETA:

A) O incidente de exceção de incompetência não poderá ser acolhido, já que apresentado em comarca distinta da que foi proposta a ação, sendo que o seu protocolo somente seria admissível em Belo Horizonte.

B) Uma vez decidida a exceção de incompetência, terá Wagner o prazo de 15 dias para opor embargos do devedor.

C) A ação de execução terá prosseguimento regular enquanto não for decidida a exceção, já que por regra, nem os embargos do devedor, possuem o condão de suspender o feito executivo.

D) Contra a decisão de acolhimento do incidente de exceção, poderá ser interposto agravo de instrumento, pugnando Diego, ainda, pela concessão de efeito suspensivo.

73 - Maria, Ana e Cláudia executadas por João, que pretende o recebimento da importância de R$100.000,00 ( cem mil reais ), foram citadas por mandado expedido nos autos de carta precatória.

Levando-se em consideração este enunciado e os dispositivos legais referentes a ações de execução por quantia certa, assinale a alternativa CORRETA:

A) O prazo para oposição de embargos do devedor iniciará no dia seguinte à juntada aos autos de ofício expedido e assinado pelo juízo deprecado ao deprecante, noticiado a consumação da citação, mesmo antes da devolução da carta precatória expedida para este fim.

B) Se se fizerem representadas por procuradores distintos, o prazo para oposição de embargos do devedor por Maria, Ana e Cláudia será contado em dobro.

C) João não poderá se opor à indicação de bens a penhora realizada pelas devedoras, desde que estas o façam no prazo de 03 ( três ) dias.

D) Somente após provocado por João é que o juiz poderá intimar as executadas para que indiquem a existência e localização de bens passíveis de penhora, sob pena de multa, em acatamento ao princípio processual de inércia do Poder Judiciário.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

33

Page 34: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

74 - Maria ajuizou ação de execução contra João, visando o recebimento da importância originária de R$100.000,00 (cem mil reais), que corrigida à época do ajuizamento perfazia o valor de R$150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais). Tendo em vista as informações prestadas e os dispositivos legais referentes a ações de execução por quantia certa, assinale a opção CORRETA:

A) Uma vez penhorados os bens de João, mesmo que isso ocorra na sua ausência, a alienação judicial destes será válida ainda que o executado não tenha sido intimado da penhora, já que o juiz poderá dispensar a realização deste ato dependendo do teor da certidão do oficial de justiça.

B) João evitará a realização da alienação judicial de seus bens, caso um dia antes da realização deste ato comprovar o depósito judicial no valor de R$150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais).

C) Poderá João, no prazo de 03 (três) dias depositar a importância correspondente a 30% (trinta por cento) do valor em execução, ou seja, R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais), pleiteando concessão de prazo de 06 (seis) meses para pagamento do valor restante, acrescido de juros à razão de 1% (um por cento ) ao mês. Por esta razão, os atos executivos ficarão suspensos.

D) A penhora on line de valores somente será deferida se Maria a requerer na petição inicial e informar em qual instituição financeira João possui conta corrente ou aplicação financeira.

75 - Opostos embargos do devedor por Felipe, em ação de execução proposta por Hamilton, não poderá:

A) permitir que os bens de Felipe sejam penhorados e avaliados, caso seja atribuido efeito suspensivo aos embargos.

B) se deferido, ser o efeito suspensivo revogado por decisão anterior à sentença que irá decidir os embargos.

C) se argüido excesso de execução, deixar o embargante de apresentar demonstrativo do valor que entende ser o corretamente devido, sob pena de rejeição liminar dos embargos.

D) permitir o prosseguimento da ação de execução, caso à oposição de Felipe seja concedido efeito suspensivo e essa se dê apenas contra a taxa abusiva de juros e cobrança ilegal de multa.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

34

Page 35: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

76 - Com relação aos recursos, assinale a alternativa CORRETA:

A) assim como se exige para a desistência da ação, a parte recorrente somente terá homologado seu pedido de desistência do recurso, se obtida a aquiescência do recorrido.

B) Considera-se deserta, de pronto, a apelação se o recorrente tiver realizado de modo insuficiente o recolhimento do preparo.

C) Há a possibilidade de os desembargadores responsáveis pelo julgamento do recurso de apelação resolverem o mérito de ação extinta, sem essa providência pelo julgador de primeira instância, se a causa versar sobre questão unicamente de direito, estando em condição de julgamento.

D) Somente se submetem ao Tribunal de Justiça, em sede de recurso de apelação, as questões anteriores à sentença e, por óbvio, por ela decididas.

77 - Assinale a alternativa CORRETA: Maria teve seu veículo danificado por João, em acidente de trânsito. Por isso, e visando ser indenizada, propôs ação de reparação de danos.

A) Uma vez julgado procedente seu pedido, mas sendo ilíquida a sentença, deverá Maria aguardar o trânsito em julgado desta decisão, para iniciar a fase de liquidação.

B) Uma vez julgado procedente seu pedido, mas contendo a sentença parte líquida e ilíquida, permitese a Maria promover simultaneamente o cumprimento daquela, em autos apartados, bem como a liquidação desta.

C) Mesmo pendente de julgamento o recurso, poderá Maria promover o cumprimento provisório da sentença, sendo possível, inclusive, a alienação judicial dos bens de João com o levantamento do produto deste ato por Maria, caso tenha esta prestado caução real ou fidejussória.

D) Não promovendo Maria o cumprimento da sentença no prazo de 06 ( seis ) meses, prescreverá o direito de exigir o valor da condenação, competindo ao juiz conhecer de ofício a prescrição.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

35

Page 36: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

78 - Fermento Puro Ltda. propôs ação cautelar de arresto contra Pães de Minas Ltda., porque tomou conhecimento da efetivação de inúmeros protestos contra a segunda empresa, sua devedora de valores consignados em notas promissórias, por outros credores. A única prova realizada com a inicial foi a juntada de certidões comprovando os protestos. O juiz deferiu a liminar de arresto.

Levando-se em consideração as informações deste enunciado, assinale a alternativa CORRETA:

A) contra a decisão que deferiu o pedido liminar de arresto poderá ser aviado agravo de instrumento, com pedido de efeito suspensivo, sob o fundamento de que apenas a existência de protesto em nome da requerida não se faz suficiente para o deferimento da medida, já que não se provou o estado de insolvência do devedor, muito menos atos que importem na redução proposital do seu patrimônio.

B) a ação de execução deverá ser proposta no prazo de 30 (trinta) dias contados do ajuizamento da ação cautelar de arresto, sob pena de revogação da medida liminar.

C) A requerida, Pães de Minas Ltda., terá o prazo de 15 (quinze) dias para contestar o pedido, contado do primeiro dia útil seguinte à juntada aos autos do mandado de citação.

D) A sentença que decidir a cautelar de arresto será recorrível através de apelação, à qual serão atribuídos efeitos devolutivo e suspensivo.

79 - Assinale a alternativa CORRETA: Protocolizada a contestação:

A) poderá, desde que no dia seguinte, ser protocolizada a reconvenção, caso em que serão ambas aceitas pelo juiz.

B) ainda que dela não conste a preliminar de litispendência, poderá o réu argüir esse fato em momento posterior, e em peça autônoma. Nesta hipótese, competirá ao réu arcar com o pagamento das custas pelo retardamento do feito.

C) poderá, quanto à matéria de mérito, ser aditada, não se aplicando à contestação o princípio da concentração, próprio dos recursos.

D) poderá o autor desistir da ação, independente de consentimento do réu, se a matéria por ele deduzida na peça de defesa referir-se apenas a questões processuais.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

36

Page 37: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

80 - Sobre instrução processual e audiências, assinale a alternativa INCORRETA:

A) as testemunhas serão ouvidas mediante carta precatória, caso domiciliadas em comarca distinta da que foi proposta a ação.

B) a não designação de audiência preliminar, quando requerida expressamente por uma ou por ambas as partes, seguida da prolação de sentença (quando não mais se exigir dilação probatória), não será causa de anulação do processo.

C) a acareação das partes poderá ser determinada pelo juiz, a requerimento do Ministério Público, quando este atuar no feito na condição custos legis (fiscal da lei).

D) a parte intimada pessoalmente para prestar depoimento pessoal e que se ausentar à audiência, injustificadamente, não será conduzida coercitivamente por policiais.

81- Assinale a opção correta a respeito da transmissão e das modalidades de obrigações.

A) A obrigação pura é qualificada por uma condição, termo ou encargo.

B) Tratando-se de assunção de dívida, o novo devedor pode opor ao credor as exceções pessoais que competiam ao devedor primitivo.

C) A cessão de crédito pro soluto transfere o crédito sem que tal transferência possa significar a extinção da obrigação em relação ao devedor.

D) Na obrigação de resultado, o devedor será exonerado da responsabilidade se provar que a falta do resultado previsto decorreu de caso fortuito ou força maior.

82- Acerca das regras aplicáveis às sucessões, assinale a opção correta.

A) Quando não se efetua o direito de acrescer, não se transmite aos herdeiros legítimos a quota vaga do nomeado.

B) São irrevogáveis os atos de aceitação ou de renúncia da herança.

C) O direito à sucessão aberta bem como o quinhão de que disponha o co-herdeiro não pode ser objeto de cessão por escritura pública.

D) A renúncia da herança deve constar expressa e exclusivamente de instrumento público.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

37

Page 38: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

83- No que se refere aos contratos, assinale a opção correta.

A) O mandato escrito é materializado por meio da procuração, como ocorre com o mandato judicial que o advogado recebe de seu cliente.

B) Dono de hotel, por não ser considerado depositário, não responde por roubo de bagagem dos hóspedes efetuado pelos empregados dentro do estabelecimento.

C) Somente é lícito às partes estipular contratos tipificados no Código Civil.

D) O tutor pode dar em comodato, sem autorização especial, as coisas confiadas à sua guarda, desde que o faça para atender às necessidades do tutelado.

84- Acerca da responsabilidade civil por fato de outrem, assinale a opção correta.

A) Em razão da inexistência de relação de preposição, empresa locadora de veículos não possui responsabilidade sobre danos que o locatário cause a terceiros no uso do carro locado.

B) O empregador é responsável por dano causado por empregado seu, ainda que praticado com desvio de atribuição, caso o ofendido não tenha conhecimento desse desvio.

C) O simples afastamento do filho menor da casa dos pais exime-os da responsabilidade pelos atos lesivos que ele venha a praticar.

D) Para responsabilizar os pais por atos lesivos causados por filho menor, a vítima necessita demonstrar a culpa in vigilando desses pais.

85- Assinale a opção correta no que se refere aos contratos tipificados no Código Civil brasileiro.

A) No contrato de doação, são revogáveis por ingratidão as doações puramente remuneratórias e as oneradas com encargo já cumprido.

B) Tanto o contrato de empreitada quanto o de prestação de serviço geram obrigação de resultado.

C) O contrato de compra e venda subordinado à condição de dissolução caso o objeto do contrato não seja do agrado do comprador denomina-se venda a contento, cláusula sempre presumida nos contratos de compra e venda.

D) O contrato estimatório é aleatório e deve ter por objeto coisa móvel.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

38

Page 39: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

86- Francisco, Paulo e José tomaram R$ 150 mil emprestados de Flávio para a aquisição de uma lancha de passeio. Ficou acertado que o pagamento do débito ocorreria em três parcelas iguais e que todos os devedores ficariam obrigados pela dívida toda. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

A) Flávio poderia escolher quaisquer dos devedores para cumprir a obrigação por inteiro. No entanto, qualquer deles teria o direito de pagar a sua parte na dívida, tão logo ocorresse o vencimento.

B) Se Flávio recebesse de Francisco um terço do valor da dívida, ficaria impedido de cobrar somente de José o valor restante.

C) Se Flávio conceder a Paulo remissão de sua parte na dívida, a obrigação estará extinta para este devedor.

D) Caso José venha a falecer, Flávio poderá demandar de um dos herdeiros a totalidade da dívida.

87- Assinale a opção correta a respeito dos vícios redibitórios e da evicção.

A) As partes podem inserir no contrato cláusula que exclua a responsabilidade do alienante pela evicção.

B) O adquirente, ante o vício redibitório da coisa, somente poderá reclamar o abatimento do preço.

C) Não há responsabilidade por evicção caso a aquisição do bem tenha sido efetivada por meio de hasta pública.

D) Se o alienante não conhecia, à época da alienação, o vício ou defeito da coisa, haverá exclusão da sua responsabilidade por vício redibitório.

88- No que se refere aos institutos da posse e da propriedade, assinale a opção correta.

A) Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias e úteis, não lhe assistindo o direito de retenção pela importância das benfeitorias necessárias.

B) Caracteriza usucapião a posse, por cinco anos, de coisa móvel, desde que comprovada a boa-fé do possuidor.

C) Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno alheio perde, em proveito do proprietário, as sementes, plantas e construções, com direito a indenização se procede de boa-fé.

D) A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, anula a indireta, de quem aquela foi havida.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

39

Page 40: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

89- Assinale a opção correta com relação aos bens.

A) São benfeitorias úteis as que têm por fim conservar a coisa ou evitar que ela se deteriore.

B) O possuidor de má-fé tem direito a ser indenizado pelas benfeitorias necessárias, podendo exercer o direito de retenção do bem caso não seja reembolsado do valor dessas benfeitorias.

C) Considera-se compra e venda imobiliária a alienação de safra de soja ainda não colhida.

D) A cessão de direitos autorais por um escritor não exige a outorga do seu cônjuge, por esses direitos serem considerados móveis para os efeitos legais.

90- João e Maria, às vésperas do casamento, firmaram documento particular, e não por escritura pública, por meio do qual optaram pelo regime da separação de bens. Eles viveram aparentemente bem durante dez anos, mas, no início de 2006, Maria requereu separação litigiosa fundamentada em provas irrefutáveis, que foi julgada procedente. Na situação hipotética apresentada, na fase da partilha dos bens, o juiz deve

A) declarar nulo o pacto particular e aplicar as regras do regime da comunhão parcial de bens.

B) decidir pela divisão, em partes iguais, do patrimônio comum, independentemente da forma e da data de aquisição.

C) determinar a ratificação do pacto antenupcial.

D) aplicar as regras que tratam do regime da comunhão universal de bens.

91- Daniela adquiriu, na Loja Z, um televisor e efetuou o pagamento por meio de cheque. Como o cheque foi devolvido pelo banco, a referida loja tentou obter o pagamento por tratativas extrajudiciais e o cheque terminou prescrevendo. A loja Z, então, não tendo logrado êxito em receber a dívida, ajuizou ação monitória em face de Daniela. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

A) Se Daniela pretender opor-se por meio de embargos, deverá segurar o juízo.

B) Os embargos porventura opostos por Daniela seguirão o procedimento da monitória.

C) A Loja Z deverá deixar explícita a causa da dívida, sob pena de indeferimento da inicial.

D) Sendo apta a petição inicial, o juiz deferirá a expedição do mandado de pagamento sem ouvir Daniela.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

40

Page 41: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

92- Com relação aos recursos, assinale a opção correta.

A) Caberá apelação da decisão do juiz singular que excluir da lide uma das partes, por ilegítima, prosseguindo o processo em relação à outra.

B) Do acórdão que reformar sentença terminativa, por maioria de votos, caberão embargos infringentes.

C) Se o relator deferir, em antecipação de tutela, a pretensão recursal, da decisão caberá agravo.

D) O recorrente pode desistir, parcial ou totalmente, do recurso interposto.

93- Marcelo, fiador de seu primo André em contrato de locação de imóvel, foi citado para responder ação de cobrança de aluguéis devidos ao locador e verificou que o primo não está no polo passivo da demanda. Nessa situação hipotética, para fazer que o locatário integre a lide, Marcelo poderá valer-se de

A) denunciação da lide.

B) chamamento ao processo.

C) nomeação à autoria.

D) oposição.

94- Assinale a opção correta acerca dos prazos processuais.

A) Havendo litisconsortes ativos com diferentes procuradores, o prazo em dobro previsto no art. 191 do CPC aplica-se também ao réu que não se encontre em situação de litisconsórcio com diferentes procuradores.

B) Para a prorrogação dos prazos processuais peremptórios, em qualquer hipótese, é suficiente a concordância das partes, com a correspondente aceitação do juiz.

C) A contestação apresentada antes de vencido o prazo pode ser aditada até o último dia do prazo que lhe restar.

D) Em ação proposta contra um réu apenas, nula a citação, poderá o autor emendar a inicial para modificar o pedido ou a causa de pedir, independentemente do consentimento do réu, desde que a emenda se opere até o momento da nova citação.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

41

Page 42: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

95- Com base no disposto no CPC a respeito de honorários advocatícios, assinale a opção correta.

A) Nas causas de pequeno valor, os honorários serão fixados consoante apreciação equitativa do juiz, levando-se em conta o zelo do advogado, o lugar da prestação do serviço, a natureza e importância da causa e o tempo exigido para o seu serviço.

B) Os honorários devem ser fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de 20% sobre o valor da causa indicado na petição inicial.

C) A verba honorária não é devida quando o advogado, ao atuar em causa própria, for vencedor na demanda.

D) Na jurisdição voluntária, as despesas serão pagas exclusivamente pelo requerente.

96- Cláudia ajuizou ação contra Eleonora, requerendo a condenação desta em danos materiais, morais e pensão alimentícia em decorrência da morte de João, marido da autora, em acidente de trânsito provocado pela ré. Nessa situação hipotética, caracteriza-se cumulação de pedidos

A) simples.

B) alternativa.

C) sucessiva.

D) subsidiária.

97- Assinale a opção correta acerca das ações possessórias.

A) A ação de reintegração de posse é cabível, por lei, quando o possuidor simplesmente sofrer turbação em sua posse.

B) A decisão concessiva da liminar na ação possessória é recorrível mediante apelação.

C) Na ação possessória, o réu pode, em sede de contestação, pedir a proteção possessória e a indenização por perdas e danos resultantes da turbação ou esbulho cometido pelo autor.

D) Quando intentada dentro de ano e dia da turbação, a ação de manutenção de posse seguirá o procedimento ordinário.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

42

Page 43: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Experimente responder às questões da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

98- Acerca da confissão, assinale a opção correta.

A) A confissão judicial faz prova contra o confitente e contra os litisconsortes.

B) A confissão espontânea só pode ser feita pela própria parte.

C) A ação para revogação da confissão judicial viciada por erro, dolo ou coação pode ser proposta pelo próprio confitente ou por seus herdeiros.

D) Nas ações que versem sobre bens imóveis ou direitos sobre imóveis alheios, a confissão só terá valia se ambos os cônjuges confessarem.

99- Assinale a opção correta com relação aos limites objetivos da coisa julgada.

A) Fazem coisa julgada as questões prejudiciais, ainda que não requeridas pelas partes.

B) Fazem coisa julgada a motivação, a verdade dos fatos e a fundamentação utilizada no julgamento da causa.

C) Somente a parte dispositiva da sentença é imutável, razão por que faz coisa julgada.

D) A coisa julgada atinge a parte dispositiva da sentença bem como a motivação utilizada no respectivo julgamento.

100- Assinale a opção correta no que se refere à extinção do processo.

A) Havendo o reconhecimento da prescrição, o processo é extinto sem julgamento de mérito.

B) A desistência da ação bem como a renúncia do direito acarretam a extinção do processo sem julgamento de mérito.

C) A existência de coisa julgada anterior acarreta a extinção do processo com julgamento de mérito.

D) A extinção do processo sem julgamento de mérito acarreta a coisa julgada formal.

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

43

Page 44: OAB2009-Direito Civil e Processo Civil

Veja também outras provas da OAB e de concursos públicos: www.jurisway.org.br/concursos

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009 Respostas:

01 - D 02 - D 03 - A 04 - A 05 - A 06 - B 07 - Anulada 08 - B 09 - D 10 - A 11 - D 12 - A 13 - B 14 - D 15 - D 16 - D 17 - C 18 - A 19 - Anulada 20 - B 21 - B 22 - B 23 - A 24 - A 25 - D

26 - C 27 - B 28 - B 29 - A 30 - C 31 - C 32 - A 33 - C 34 - B 35 - C 36 - A 37 - A 38 - B 39 - C 40 - C 41 - A 42 - D 43 - A 44 - B 45 - C 46 - A 47 - D 48 - D 49 - D 50 - A

51 - B 52 - C 53 - A 54 - C 55 - B 56 - A 57 - D 58 - B 59 - C 60 - B 61 - D 62 - A 63 - Anulada 64 - D 65 - A 66 - C 67 - A 68 - C 69 - Anulada 70 - A 71 - Anulada 72 - D 73 – A 74 - A 75 - C

76 - C 77 - C 78 - A 79 - B 80 – C 81 – D 82 – B 83 – A 84 – B 85 – D 86 – C 87 – A 88 – C 89 – D 90 – A 91 - D 92 - D 93 - B 94 - D 95 - A 96 - A 97 - C 98 - D 99 - C 100 - D

As questões de 01 a 20 são do Exame de Minas Gerais 2009.1 que ocorreu dia 26/04/2009

As questões de 21 a 40 são do Exame Unificado 2009.1 que ocorreu dia 17/05/2009

As questões de 41 a 60 são do Exame Unificado 2009.2 que ocorreu dia 13/09/2009

As questões de 61 a 80 são do Exame de Minas Gerais 2009.2 que ocorreu dia 30/08/2009

As questões de 81 a 100 são do Exame Unificado 2009.3 que ocorreu dia 17/01/2010

Coletânea de questões de Direito Civil e Processo Civil 2009

44