o vÍrus htlv: a prevenÇÃo É o melhor remÉdio!€¦ · 31 | 3586 2511 teia de textos projeto...

1
31 | 3586 2511 www.teiadetextos.com.br www.ufmg.br/ciencianoar [email protected] Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu. teia de textos Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site. 13 O VÍRUS HTLV: A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO! Assim como o HIV, conhecido por causar a AIDS, outros vírus também podem causar doenças que afetam nosso sistema imunológico. Um deles é o HTLV, sigla em inglês para Vírus linfotrópico de células T humanas, significando que ele infecta células “T” do sistema imune, responsável pela proteção do corpo. O HTLV também pode causar doenças muito graves, como a leucemia, e levar a pessoa à morte. Outra doença causada por esse vírus é um po de mielopaa, que afeta o sistema nervoso e compromete órgãos e movimentos do corpo. Esse vírus, como o HIV, também é transmido por relação sexual, transfusão de sangue, seringa contaminada, amamentação e, menos comumente, no parto. Mas o mais grave é que não existe cura para as doenças provocadas pelo HTLV, nem tratamento para a eliminação do vírus. Uma vez contaminada, a pessoa será portadora do HTLV o resto da vida. A boa nocia é que estudos indicam que apenas 5% dos portadores são afetados por alguma dessas doenças. No Brasil, o teste de triagem para o HTLV é obrigatório, em bancos de doação de sangue, para evitar a transmissão do vírus por transfusão sanguínea. No caso da mãe ser portadora do HTLV, ela deve ter acompanhamento médico e psicológico e não deve amamentar. Em Minas, as grávidas têm direito ao teste do HTLV nos serviços de saúde, diminuindo o risco de transmissão do vírus para o bebê. Outra forma de prevenção é o uso de seringa descartável e camisinha. Os postos de saúde de BH distribuem camisinha gratuitamente. Então, para sua segurança, passe no Posto de Saúde mais próximo e exija a sua. Texto originalmente escrito por Larissa Meireles para o programa Na Onda da Vida, da Rádio UFMG Educava FM 104,5, e adaptado por Hugo Huth.

Upload: others

Post on 06-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

31 | 3586 2511www.teiadetextos.com.brwww.ufmg.br/[email protected] realizado com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu.teia de textos

Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site.

13

O VÍRUS HTLV: A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!

Assim como o HIV, conhecido por causar a AIDS, outros vírus também podem causar doenças que afetam nosso sistema imunológico. Um deles é o HTLV, sigla em inglês para Vírus linfotrópico de células T humanas, significando que ele infecta células “T” do sistema imune, responsável pela proteção do corpo.

O HTLV também pode causar doenças muito graves, como a leucemia, e levar a pessoa à morte. Outra doença causada por esse vírus é um tipo de mielopatia, que afeta o sistema nervoso e compromete órgãos e movimentos do corpo.

Esse vírus, como o HIV, também é transmitido por relação sexual, transfusão de sangue, seringa contaminada, amamentação e, menos comumente, no parto.

Mas o mais grave é que não existe cura para as doenças provocadas pelo HTLV, nem tratamento para a eliminação do vírus. Uma vez contaminada, a pessoa será portadora do HTLV o resto da vida. A boa notícia é que estudos indicam que apenas 5% dos portadores são afetados por alguma dessas doenças.

No Brasil, o teste de triagem para o HTLV é obrigatório, em bancos de doação de sangue, para evitar a transmissão do vírus por transfusão sanguínea.

No caso da mãe ser portadora do HTLV, ela deve ter acompanhamento médico e psicológico e não deve amamentar. Em Minas, as grávidas têm direito ao teste do HTLV nos serviços de saúde, diminuindo o risco de transmissão do vírus para o bebê.

Outra forma de prevenção é o uso de seringa descartável e camisinha. Os postos de saúde de BH distribuem camisinha gratuitamente. Então, para sua segurança, passe no Posto de Saúde mais próximo e exija a sua.

Texto originalmente escrito por Larissa Meireles para o programa Na Onda da Vida, da Rádio UFMG Educativa FM 104,5, e adaptado por Hugo Huth.