o valor da sua conta aumentou? - aes eletropaulo · o valor da sua conta aumentou? uma das causas...

2

Click here to load reader

Upload: dinhanh

Post on 26-Aug-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O valor da sua conta aumentou? - AES Eletropaulo · O valor da sua conta aumentou? Uma das causas pode ser a fuga de corrente. O teste não pode ser realizado com aparelhos que se

O valor da suaconta aumentou?

Uma das causas pode ser a fuga de corrente.

O teste não pode ser realizado com aparelhos

que se ligam sozinhos quando conectados

à tomada, como, por exemplo, a geladeira.

TESTE 4: FUGA DE CORRENTE DOS APARELHOS ELÉTRICOS

PASSO 1: mantenha todos os aparelhos desligados da tomada e as luzes apagadas.PASSO 2: em uma única tomada, ligue um aparelho de cada vez, observando o medidor. Resultado 1: se o disco do medidor começar a girar em alta rotação, o aparelho em teste ou tomada utilizada está com defeito. Veja o passo 3. PASSO 3: para saber se o defeito é a tomada, repita o teste com os outros aparelhos. Resultado 2: se o disco continuar girando fora do normal, está confirmado, o defeito é na tomada.Resultado 3: se o disco girar lentamente, é no aparelho testado anteriormente que existe defeito. O que fazer?

Consulte um eletricista, indicando o aparelho ou a tomada com defeito.

Agência Virtual: www.aeseletropaulo.com.br

Aplicativo: AES ELETROPAULO

ELE-0068-16_AF_AES_Folheto Fuga de Corrente_10x20cm.indd 1 5/30/16 2:22 PM

Page 2: O valor da sua conta aumentou? - AES Eletropaulo · O valor da sua conta aumentou? Uma das causas pode ser a fuga de corrente. O teste não pode ser realizado com aparelhos que se

Para identificar a fuga de corrente em sua instalação, siga os passos abaixo:

TESTE 1: NO MEDIDOR

PASSO 1: desligue todos os disjuntores da caixa do medidor.PASSO 2: aguarde 15 minutos.PASSO 3: observe o disco do medidor. Resultado 1: se o disco estiver girando em alta rotação, é um possível defeito no próprio medidor. Assim, não será necessário realizar o próximo teste. Então o que fazer? Entre em contato com a AES Eletropaulo.Resultado 2: se o disco não estiver girando ou estiver girando em baixa rotação, não há defeito no medidor, então siga para o Teste 2.

TESTE 2: FUGA DE CORRENTE

PASSO 1: volte a ligar os disjuntores da caixa do medidor, retire todos os aparelhos da tomada e apague as luzes.PASSO 2: observe o medidor. Resultado 1: se ele não estiver girando, não há fuga de corrente elétrica, e você pode encerrar os testes. Contate um eletricista.Resultado 2: se ele estiver girando, há fuga de corrente elétrica. Então siga para o Teste 3.

TESTE 3: FUGA DE CORRENTE NA INSTALAÇÃO

PASSO 1: mantenha todos os aparelhos desligados da tomada e as luzes apagadas.PASSO 2: desligue os disjuntores da caixa do medidor, um a um, e continue observando o medidor. Resultado 1: se o disco do medidor parar de girar, terá encontrado o disjuntor que apresenta fuga de corrente, que é o último disjuntor que foi desligado. O que fazer? Mantenha este desligado e contate um eletricista.Resultado 2: caso o medidor continue girando normalmente, após desligar todos os disjuntores, siga para o Teste 4.

é quando acontece um “vazamento” de corrente elétrica. O medidor de energia registra essa fugae isso gera uma conta de luz com consumo elevado.

de corrente elétrica

Principais causas da fuga de corrente elétrica:

Sinais de fuga de corrente:

Choque em paredes e portões;

Aumento da conta de luz sem diferença em rotina/uso de energia ou aumento de tarifa;

Aquecimento de paredes e tomadas;

Chiado próximo a pontos de energia (tomadas ou lâmpadas).

Emendas de fios mal feitas;

Fios desencapados;

Isolamento desgastado;

Eletrodomésticos defeituosos;

Utilização indevida de “benjamins”.

ELE-0068-16_AF_AES_Folheto Fuga de Corrente_10x20cm.indd 2 5/30/16 2:22 PM