o símbolo perdido - dan brown

33
Dan Brow n

Upload: thaisrocha05

Post on 21-Jun-2015

2.754 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

Ótimo livro.

TRANSCRIPT

Page 1: O símbolo perdido - Dan Brown

Dan Brow

n

Page 2: O símbolo perdido - Dan Brown

Dan Brown (Exeter, 22 de junho de 1964) é um escritor norte-americano. Seu primeiro livro, Fortaleza digital, foi publicado em 1998 nos Estados Unidos. A este seguiram-se Ponto de impacto e Anjos e demônios, a primeira aventura protagonizada pelo simbologista de Harvard Robert Langdon. Seu maior sucesso foi o polêmico best-seller O Código da Vinci, mas seus outros três livros também tiveram uma grande tiragem. Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times.Fortaleza Digital   1998

Obras

Anjos e Demônios  2000Ponto de Impacto  2001O Código Da Vinci 2003O Símbolo Perdido  2009

Page 3: O símbolo perdido - Dan Brown
Page 4: O símbolo perdido - Dan Brown

O Símbolo Perdido (Título original em inglês: The Lost Symbol) é o quinto livro de ficção do escritor norte-americano Dan Brown. O livro aborda a maçonaria nos Estados Unidos e seus vários símbolos ocultos, bem como os fundadores da nação americana envolvidos com a irmandade.

Page 5: O símbolo perdido - Dan Brown
Page 6: O símbolo perdido - Dan Brown

Robert Langdon Simbologista da Universidade de Harvard e protagonista do livro.

Page 7: O símbolo perdido - Dan Brown

Peter Solomon Secretario do Smithsonian, bilionário, Maçom e amigo de Robert Langdon. Katherine Solomon Cientista teórica das ciências noéticas, irmã de Peter Solomon. Warren Bellamy Arquiteto do Capitólio e Maçom de 33º grau

Inoue Sato Chefe do Office of Security da CIA

Page 8: O símbolo perdido - Dan Brown

Mal'akh Vilão da história que possui o corpo todo tatuado. Mal'akh em hebraico significa "anjo".

Page 9: O símbolo perdido - Dan Brown

Maçonaria

Page 10: O símbolo perdido - Dan Brown

Maçonaria, é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam, de caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.

O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie, que significa "construção", "alvenaria", "pedreira". O termo maçom (ou maçon), segundo o mesmo Dicionário, provém do inglês mason e do francêsmaçon, que quer dizer 'pedreiro', e do alemão metz, 'cortador de pedra'. O termo maçom portanto é um aportuguesamento do francês; maçonaria por extensão significa associação de pedreiros.

Page 11: O símbolo perdido - Dan Brown

Maçons ilustres

Voltaire (1694-1778) - Filósofo francês

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Compositor alemão Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Compositor austríaco.  Napoleão Bonaparte (1769-1821) - General e imperador francês

Dom Pedro I (1798-1834) - Primeiro imperador do Brasil, decretou a independência do país. Deodoro da Fonseca (1827-1892) - Marechal do exército brasileiro, proclamador da república e primeiro presidente do país

Page 12: O símbolo perdido - Dan Brown

Rosa-Cruz

Page 13: O símbolo perdido - Dan Brown

A Rosa cruz é uma Fraternidade que foi publicamente conhecida no século XVII através de três manifestos e insere-se na tradição esotérica ocidental. Esta Fraternidade hermética é vista por muitos Rosacrucianistas antigos e modernos como um "Colégio de Invisíveis" nos mundos internos, formado por grandes Adeptos, com o intuito de prestar auxílio à evolução espiritual da humanidade.

A rosa representa a espiritualidade, enquanto a cruz representa a matéria.

Page 14: O símbolo perdido - Dan Brown

Resumo

Page 15: O símbolo perdido - Dan Brown

O professor Robert Langdon, o mesmo personagem que aparece em ‘’anjos e demônios’’ e ‘’O código da Vince’’, recebe por volta das 5 horas da manhã uma ligação do secretário de seu amigo ‘’Peter Solomon’’, membro de uma família tradicional e rica do EUA. Os únicos vivos da família, são Peter, que tem um alto cargo no instituto Smithsonian e é um maçom de mais alto grau, e sua irmã, Katherine Solomon, uma cientista teórica .

Page 16: O símbolo perdido - Dan Brown

Robert, que está em Boston, recebe um convite para fazer uma palestra para o instituto Smithsonian sobre a "História da arquitetura maçônica" do prédio "capitólio". Naquele mesmo dia as 19:00 , segundo o secretário, Peter, enviaria um jatinho particular para levá-lo à Washington, além disso, o secretário pede que Robert leve um pequeno pacote que Peter confinara a Robert Langdon há 5 anos, um pacote lacrado com um selo Maçom, com uma fênix de duas cabeças, o número 33, e a frase ‘'Ordo Ab Chao"(Ordem a partir do caos).

Page 17: O símbolo perdido - Dan Brown

Ao chegar no capitólio, Robert Langdon encontra o salão vazio, e sem nada, após procurar no capitólio inteiro desiste, até receber uma ligação do suposto secretário de Peter Solomon, e descobrir que havia sido enganado para ir até aquele lugar hoje, o mesmo diz também que sequestrou Peter Solomon, além de dizer que Robert deve encontrar um antigo portal em Washington, e que devia decifrar os enigmas e informá-lo onde estava os antigos mistérios até as 00:00, se ele quisesse ver o amigo novamente. 

Page 18: O símbolo perdido - Dan Brown

Depois da ligação Robert ouve uma gritaria no capitólio, ao ir a origem do grito, encontra uma mão no chão, identifica a mão como sendo a de seu amigo, graças a um anel de maçonaria, porém em seus dedos estavam tatuados com os símbolos da Mão do Mistério, que significa um convite para receber conhecimentos sagrados. Estranhamente após os acontecimentos agentes da CIA chegam ao local rapidamente, incluindo Inoue Sato, a autoridade suprema do escritório de segurança.

Page 19: O símbolo perdido - Dan Brown

Ao chegarem no SBB 13, encontraram uma típica sala maçônica, uma câmara de reflexões, ao mesmo tempo, lá em cima no capitólio estava chegando Warren Bellamy, o "arquiteto", do capitólio, ou seja, o responsável por tudo, que também era um maçom de Nível 33 chegava ao capitólio e se informava dos acontecimentos, após ouvir tudo se encaminhou diretamente ao SBB 13.

Esta sala é repleta de símbolos de transformação - é um local onde a principio os maçon utilizam para refletir suas vidas perante um certeza que todos nós possuímos "a Morte" - A caveira com os ossos se fêmur cruzados representam a ultima transformação do homem, pela decomposição. É um lembrete de que todos um dia perderemos nossa carne mortal. O enxofre e o sal são catalisadores alquímicos que facilitam a transformação. A ampulheta representa o poder transformador do tempo.E a vela representa o fogo primordial do criador e o despertar do homem do sono da ignorância... a transformação pela iluminação.

A foice não é um simbolo de morte como muitos pensam ela na verdade representa o alimento transformador da natureza: a colheita de suas dádivas.E também  a palavra VITRIOL uma abreviação do mantra maçônico - Visita interiora terrae, rectificando invenies occultum lapidem - Visite o interior da terra e purificando-se encontrará a pedra oculta.

Page 20: O símbolo perdido - Dan Brown

Robert pegou seu celular e ligou para Katherine Solomon, para avisar do que estava ocorrendo, e que ela poderia estar em perigo,e que seu irmão fora raptado. No final do corredor chegaram na biblioteca do congresso, que fica do outro lado da rua do capitólio, provavelmente através de um túnel subterrâneo no corredor, Warren improvisou algumas armadilhas com latas para fazerem barulho, caso a CIA os seguissem, e seguiu em frente,então chegou na sala de leituras da biblioteca do congresso, e Robert pode finalmente examinar a pirâmide.

Page 21: O símbolo perdido - Dan Brown

Bellamy diz a Langndon que a pirâmide guarda segredos através de muitos véus, e avisa também que a pirâmide e o cume tem ficado separado por muita gerações e havia que continuar de tal forma, e ainda disse, que a pirâmide leva para uma escada que desce em caracol. Katherine Solomon bateu na porta da biblioteca do congresso , o que fez Langdon e Bellamy pensarem que os agentes da CIA estarem chegando, mas ao verificarem notaram que era Katherine.

Page 22: O símbolo perdido - Dan Brown

Katherine pegou o embrulho da pirâmide que estava dentro da bolsa do Peter , e o abriu, dizendo que não perderia o irmão por causa de um embrulho, dentro do embrulho havia uma caixa de madeira, aparentemente maciça, sem dobradiças nem nada, porém ao passar o dedo entre ela toda , ela sentiu algo diferente com a unha uma fenda escondida, a caixa se abriu revelando o cume, no cume haviam apenas as palavras: O Segredo Se esconde Dentro da Ordem

Isso, obviamente não era um mapa, nem ajudava a decifrar o que as palavras anteriores significaram , porém, procurando melhor dentro da caixa, encontraram um número, 1514 AD, sendo que a letra D, estava dentro da letra A, inicialmente pensaram que era "Anno Domini"e o numero a data de 1514, mas Robert percebeu que na verdade AD significava "Albrecht Durer", um famoso gravador e pintor do século XVI, já o número 1514 representava uma obra, mas especificamente a obra Melancolia I,

Page 23: O símbolo perdido - Dan Brown

O quadro representava um grande pensador chateado por não conseguir decifrar o segredo dos "Antigos Mistérios", Até mesmo um gênio acha difícil compreender os antigos mistérios, aquele quadro decifraria as letras anteriores:

Page 24: O símbolo perdido - Dan Brown

S O E U = A T U N C S A S V U N J

= J E O V A S A N C T U S U N U S

Page 25: O símbolo perdido - Dan Brown

Mas isso ainda não era um mapa, e não salvava a vida de Peter Solomon, logo o telefone de Robert começou a tocar , um homem, ligara para ele oferecendo abrigo, o provável contato de Warren Barren, ele os deu uma localização e mandou chegarem lá sem serem seguidos.  Eles pegaram um táxi e foram até a Catedral Nacional de Washington.

Page 26: O símbolo perdido - Dan Brown

 O Reverendo Dr. Collin Galloway (Decano da Catedral), estava lá a espera de ambos, um homem velho e cego, assim que chegaram, levou ambos até seu escritório, que logo também se identificou como um maçom de nível 33 ,depois de contar toda a história, Galloway pediu para ver a pirâmide e o cume, enquanto isso contaram o que tinham descoberto e a frase que não parecia nada com um mapa, o reverendo respondeu que eles não chegaram nem perto de desvendar os segredos da pirâmide ainda, além disso ele confirma a existência dos "Antigos Mistérios" e contou, que podíamos encontrar tais confirmações na própria bíblia, como nos Salmos 82:6, que proclamam: "Vós Sois Deuses". 

"Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo." - Salmo 82:6

Page 27: O símbolo perdido - Dan Brown

Inicialmente pensaram que a Pirâmide tinha relação com o cristianismo, mas o professor logo falou que não era um crucifixo, e que um dos significados do pequeno círulo era "rosa", o que gerou "rosa-cruz", um símbolo da franco- maçonaria, e explicou que um dos graus da franco maçonaria , se chama "Cavaleiro Rosa-cruz", em homenagem aos rosa-cruzes, uma antiga ordem que teve vários cientistas importantes como membros, eles tinham muita semelhança com a Lenda dos Antigos mistérios, que tinha sábios membros, que detinham um grande conhecimento passado pro eras, apenas estudados pelos mais gênios, supostamente membros da ordem foram grandes renascentistas, como: Bacon,Descartes, Pascal e até mesmo Newton.

Page 28: O símbolo perdido - Dan Brown

Antes de poderem continuar a decifrar a pirâmide, Gallosway disse estar ouvindo passos, e deu instruções para Katherine e Landgdon irem para um prédio adjacente à Catedral, após conseguirem passar pelo holofote do helicóptero,eles chegaram ao prédio, e seguindo as instruções de Katherine foram procurar uma cozinha, segundo Katherine, Graus tinha um terceiro significado, o de temperatura, e na escala de Newton 33 graus é o que vale a 100 graus Celsius, a ebulição da água, ao colocarem uma panela na panela com água e chegar a 100 graus, novas palavras apareceram na pirâmide, as palavras Eight Franklin Square, formando:O Segredo se esconde dentro da Ordem Eight Franklin Square

Page 29: O símbolo perdido - Dan Brown

... — E os símbolos da base da pirâmide? Na parte de baixo? Você sabe o que significam?— Que símbolos da base? — Katherine não fazia idéia do que ele estava falando. — Não há nada ali. É uma superfície de pedra lisa!Aparentemente imune aos gritos de socorro abafados que vinham do tanque em forma de caixão, o homem tatuado caminhou tranquilamente até a bolsa de Langdon, apanhando a pirâmide de pedra. Então voltou para junto de Katherine e a ergueu para que ela pudesse ver a base.Quando viu os símbolos gravados, ela ficou boquiaberta.Mas... é impossível!

A base da pirâmide estava totalmente coberta por um emaranhado de inscrições. Não havia nada aí antes! Tenho certeza! Ela não fazia idéia do que aqueles símbolos poderiamsignificar. Eles pareciam abarcar todas as tradições místicas do mundo, muitas das quais ela sequer conseguia identificar.Caos total.— Eu... eu não sei o que isso significa — disse ela.— Nem eu — respondeu seu captor. — Por sorte, nós temos um especialista à nossa disposição. — Ele relanceou os olhos para a caixa. — Que tal perguntarmos a ele? — Mal’akh levou a pirâmide até lá.

Page 30: O símbolo perdido - Dan Brown

 Tratava-se de um quadrado perfeito formando uma grade de símbolos oriundos de todas as tradições imagináveis: alquímica, astrológica, heráldica, angélica, mágica, numérica, sigílica, grega, latina. No conjunto, aquilo era uma verdadeira anarquia de símbolos: uma sopa de letrinhas cujos caracteres provinham de dezenas de línguas, culturas e períodos diferentes.Caos total....Eight Franklin Square... além de praça, square significa quadrado... quadrados... a grade de símbolos é um quadrado... outro significado é esquadro... o esquadro e o compasso são símbolos maçônicos... os altares maçônicos são quadrados... quadrados têm ângulos de 90 graus. A água continuava a subir, mas Langdon tentou não pensar naquilo. Eight Franklin Square... o número oito... essa é uma grade de oito por oito... Franklin tem oito letras... oito virado de lado é o símbolo do infinito ∞... oito é o número da destruição na numerologia...Langdon não conseguia entender.— ... impossível sem saber... a mensagem do cume claramente... o segredo se esconde dentro...

Page 31: O símbolo perdido - Dan Brown

O segredo se esconde dentro...Estranhamente, Langdon percebeu que já havia escutado essas mesmas palavras muitas vezes.O segredo se esconde... dentro.Mesmo naquele momento, parecia que os Antigos Mistérios o desafiavam. “O segredo se esconde dentro” era o principal preceito deles, que instava o homem a buscar Deus não nas alturas do céu... mas sim dentro de si mesmo. O segredo se esconde dentro. Era essa a mensagem de todos os grandes mestres místicos.O reino de Deus está entre vós, disse Jesus Cristo.Conhece-te a ti mesmo, disse Pitágoras.Não sabeis que sois deuses, disse Hermes Trismegisto.A lista não tinha fim...Todos os ensinamentos místicos ao longo da história haviam tentado transmitir essa mesma idéia, O segredo se esconde dentro. Apesar disso, a humanidade continuava a procurar no céu a face de Deus.

Page 32: O símbolo perdido - Dan Brown

-No decorrer do romance é revelado que Mal'akh é filho de Solomon Na verdade o segredo não é uma palavra,mas um símbolo. Perdido,claro. Visto do alto, o monumento se parece com um círculo com um ponto no meio. Qual o siginificado de um círculo com um ponto no meio? Segundo Dan Brown, é um lembrete de um ensinamento escondido a olhos vistos nos livros sagrados: todos os homens podem ser divinos."-A palavra simbologista é uma invenção de Dan Brown - Quem estuda símbolos

é um semiólogo. Como o selo na capa do livro.

Page 33: O símbolo perdido - Dan Brown

Fim