o sentido da festa do padroeiro - saomiguelsd.com · 4º ano de vida sacerdotal do pe fransérgio...

6
Jornal Boas Novas.com Ano VI Nº 70 Setembro de 2018 www.saomiguelsd.com Ano do Laicato: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino.” “Sal da Terra e Luz do Mundo.” Mt 5,13-14 O sentido da Festa do Padroeiro Neste mês de SETEMBRO, celebramos o padroeiro de nossa Igreja, o glorioso São Miguel e Almas ! A Festa é preparada por uma Novena, entre os dias 20 e 28, nos horários de 14h e 19h e no dia 29 comemoramos a festa do nosso Padroeiro e excepcionalmente este ano vamos celebrar até o dia até o dia 30. Durante estes dias, na Matriz de São Miguel e Almas, vamos viver um tempo de Graça: celebrando a fé, rezando nossa devoção, aprendendo as virtudes de São Miguel Arcanjo, refletindo a nossa vida paroquial. A festa do padroeiro não deve ser para nós uma mera rotina, que se repete todo ano, mas uma grande oportunidade de amadurecimento na fé, um verdadeiro retiro espiritual. Um retiro intenso, onde a paróquia altera o seu cotidiano, inspirada por seu protetor, o seu intercessor. A festa do padroeiro apresenta duas realidades que se complementam: a dimensão espiritual (Missas, Novena, devoções ao padroeiro) e a dimensão social (barraquinhas, shows). Ambas nos remetem à união indissolúvel entre fé e vida! E quer ser um momento de reavivar a chama da nossa fé, reavivar o Espírito Santo que recebemos no batismo. Meus irmãos e irmãs, outro aspecto importante desta festa é a c omunhão na Igreja. Ora, a Paróquia, é um lugar privilegiado desta vida em comunhão. Não é um centro de burocracia! É o encontro daqueles que vivem a experiência da fé católica e não querem viver sozinhos e isolados, mas em comunidade. Nosso clamor é: “Pai que todos sejam um”, que ninguém viva separado. “Há um só Deus, há um só Pastor”. O sentido de ser Igreja é a unidade vivida na fé, que constrói uma comunidade missionária, evangelizadora, acolhedora, profética e ministerial. Cada um tem seu espaço para se colocar a serviço, muitos são os dons, muitas são as necessidades da comunidade. Todos são convidados a se colocarem no serviço constante da construção do Reino de Deus. Isto supõe compromisso, além da participação na Santa Missa. Que nesta ano do Laicato, muitos leigos e leigas se engajem nos trabalhos da Igreja, ajudando-nos a anunciar com ardor a Palavra de Deus ao mundo! Participe com a gente deste tempo de Graça! Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário da Paróquia São Miguel e Almas)

Upload: doantuyen

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal Boas Novas.com

Ano VI Nº 70

Setembro de 2018

www.saomiguelsd.com

Ano do Laicato: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino.”“Sal da Terra e Luz do Mundo.” Mt 5,13-14

O sentido da Festa do PadroeiroNeste mês de SETEMBRO, celebramos opadroeiro de nossa Igreja, o glorioso São Miguele Almas! A Festa é preparada por uma Novena,entre os dias 20 e 28, nos horários de 14h e 19he no dia 29 comemoramos a festa do nossoPadroeiro e excepcionalmente este ano vamoscelebrar até o dia até o dia 30. Durante estes dias,na Matriz de São Miguel e Almas, vamos viver umtempo de Graça: celebrando a fé, rezando nossadevoção, aprendendo as virtudes de São MiguelArcanjo, refletindo a nossa vida paroquial. A festado padroeiro não deve ser para nós uma merarotina, que se repete todo ano, mas uma grandeoportunidade de amadurecimento na fé, umverdadeiro retiro espiritual. Um retiro intenso, ondea paróquia altera o seu cotidiano, inspirada porseu protetor, o seu intercessor.A festa do padroeiro apresenta duas realidades quese complementam: a dimensão espiritual(Missas, Novena, devoções ao padroeiro) e adimensão social (barraquinhas, shows). Ambasnos remetem à união indissolúvel entre fé e vida! Equer ser um momento de reavivar a chama da nossafé, reavivar o Espírito Santo que recebemos nobatismo.Meus irmãos e irmãs, outro aspecto importantedesta festa é a comunhão na Igreja. Ora, aParóquia, é um lugar privilegiado desta vida emcomunhão. Não é um centro de burocracia! É oencontro daqueles que vivem a experiência da fécatólica e não querem viver sozinhos e isolados,mas em comunidade. Nosso clamor é: “Pai quetodos sejam um”, que ninguém viva separado.“Há um só Deus, há um só Pastor”.O sentido de ser Igreja é a unidade vivida na fé,que constrói uma comunidade missionária,evangelizadora, acolhedora, profética e ministerial.Cada um tem seu espaço para se colocar a serviço,muitos são os dons, muitas são as necessidades dacomunidade. Todos são convidados a secolocarem no serviço constante da construção doReino de Deus. Isto supõe compromisso, além daparticipação na Santa Missa. Que nesta ano doLaicato, muitos leigos e leigas se engajem nostrabalhos da Igreja, ajudando-nos a anunciar comardor a Palavra de Deus ao mundo!Participe com a gente deste tempo de Graça!

Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário da ParóquiaSão Miguel e Almas)

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 70 - Setembro de 2018Página 02 - www.saomiguelsd.com

Estimados paroquianos e amigos!

Setembro é um mês precioso para Igreja epara nossa Paróquia.Primeiramente, por ser o mês da Bíblia.Sabemos que a Bíblia não é vivida apenasuma vez por ano, mas todos os dias. Ela é olivro por excelência, é educadora na fé, éiluminadora da comunidade. Nem um só diasem a Palavra de Deus. Precisamos estudá-la, conhece-la, pois ela alimenta a místicade nossa ação evangelizadora. “É viva,eficaz e mais penetrante que qualquer espadade dois gumes (Hb 4, 12).O Concílio Vaticano II insistiu nanecessidade do contato contínuo com tudoque Deus revelou, procurando entender otexto bíblico, trazendo sua mensagem parao cotidiano. Quando se medita, na fé o textorevelado, este se torna carta de amor que oPai escreve para seus filhos. Portanto, aleitura espiritual da Bíblia oferece ocasiãopara Deus agir, iluminar, corrigir e santificarcada um de nós (2 Tm 3,16).Em segundo, realizaremos a grande festa dopadroeiro São Miguel. Celebrar a festa dopadroeiro é fortalecer a comunhão. Partilharas dores, as alegrias, edificar laços dafraternidade para que possamos abrir aesperança de um mundo novo.É uma festa que precisamos contar com asorações e colaboração de todos, pois édela que retiramos a parte financeira quesustenta a evangelização paroquial.Como de costume, contamos com apresença amiga dos padres de nossa Foraniae também das Paróquias vizinhas.Assim sendo, como coração cheio de alegriaconvidamos-lhes, para mais uma vezvivenciarmos a festa do glorioso São Miguel.Teremos Missas com novena, às 15h e às19h. Venha renovar sua fé. Convide seusparentes e amigos. Vamos participar comdevoção!Nosso abraço fraterno.

Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Pároco daParóquia São Miguel e Almas)

EDITORIAL

Faz anos que o mês de setembro é consagrado àsSagradas Escrituras. É providencial a Igreja dedicar estetempo para destacar os dois testamentos de nossa fé.Mas bom seria mesmo se este mês suscitasse no coraçãode todos nós um ardente desejo em ter intimidade coma Palavra de Deus. Como viver fielmente a aliança deDeus feita conosco sem conhecer a historia da salvação?Necessitamos criar o hábito de ler as paginas Sagradas.Gastar menos tempo folheando revistas ou rolando atela de nosso smartphone para gastar, ou melhor, ganhá-lo no proveito das palavras de vida eterna contidas nasescrituras.

Neste ano a CNBB nos convida a conhecer um poucomais do livro da Sabedoria. São dezenove capí¬tulosrecheados da mais pura, autentica e verdadeira sabedoriadivina. Sua leitura se torna ainda mais relevante medianteas eleições que estão por vir, pois o livro traz em seucorpo literário uma boa teologia polí¬tica fundamentalpara os dias atuais. A mudança começa em nós! "Asabedoria é um espírito amigo dos homens" (Sab 1, 6).Precisamos manter esta relação amigável com asabedoria divina. Precisamos permitir que Ela guienossos pensamentos e atitudes. "Os que amam asabedoria a veem sem dificuldade, e os que buscam aencontram" (Sab 6, 12). Para que isto se concretizeprecisamos ler e reler os textos bí¬blicos... Portantotome logo sua Bí¬blia e não demores mais a mergulharprofundamente na Sabedoria Divina!Assim todos os que criarem este hábito entenderão osignificado da verdadeira vida.Abençoada leitura!

Seminarista João Carlos Ventura de Oliveira

Para que n'Ele nossospovos tenham vida

A Igreja celebra com júbilo muitas festas e solenidadesde Nossa Senhora por ser a Mãe de Deus humanado,por ter dado corpo ao Verbo divino, para queacontecesse a salvação da humanidade.O nascimento de Maria anunciou alegria e a aproximaçãoda Salvação do mundo perdido; por isso esta festa secelebra na Igreja com grande louvor e ação de graças.Com o seu SIM a Deus, Maria respondeu em nome detoda a humanidade a Deus e permitiu, então, que oSenhor da História entrasse na História dos homens,para salvá-los. Maria nasceu para ser a Mãe doSalvador, d’Aquele que é “o Cordeiro de Deus que tirao pecado do mundo” (João 1,29). Por isso, somente deMaria, como também de João Batista e Jesus Cristo, aIgreja celebra não só o nascimento para o céu, mastambém o nascimento para este mundo. A natividade deMaria marca o momento em que a grande promessa deDeus para a salvação da humanidade estava prestes aser cumprida. Maria é revelada a todos nós como umaintercessora misericordiosa, co-redentora e Mãe, a quempodemos recorrer com devoção filial.Deixemos, portanto, que ela nos tome hoje pela mão enos conduza, como as crianças perdidas e sem rumo,pela estrada do bom combate, da santidade, docrescimento da fé e no amor. Recorramos com especialfervor a intercessão poderosíssima de nossa Mãe benditae supliquemos que nos assista sempre na luta contra opecado, que em nós ainda vive; contra o mundo tãoafastado de Deus.Que a Festa da Natividade nos faça relembrar essahistória tão especial, com os olhos agradecidos diantede DEUS e d’Aquela que soube dizer sim e se submetertotalmente à vontade do Criador. Através do seu “FIAT”Maria tornou-se a Mãe não somente de Jesus, mas detoda a humanidade.

Anna Karolina (PASCOM)

08/09: Natividade deNossa Senhora

Produção: PASCOMResponsáveis:

Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Paróco)Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário)

Correspondência: Praça Cesário Alvimn°49-Centro-Santos Dumont-MGCEP: 36240000-(32) 3251-4839

e-mail: [email protected]ção, revisão, editoração, arte

Final e impressão: PASCOMPeriodicidade: Mensal

Tiragem: 1000 exemplares

Ó meu Glorioso São Miguel, Príncipe dos Anjos, guerreiro da Paz, da Justiça e do Amor.Guardai, defendei e protegei a mim e a todos com vossa espada.

E que seu escudo esteja sempre frente a mim e o perigo.Seja para mim um apoio nas horas da dificuldade.

E apresentai minha necessidade diante do Trono do Deus todo poderoso.Escuta nossa prece, a oração que nasce do coração que espera e confia em vossa poderosa

proteção.São Miguel Arcanjo! Defendei-me no combate.

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 70 - Setembro de 2018Página 03 - www.saomiguelsd.com

Dia do Padre - Comunidade Senhor dos Passos - 04/08 Dia doa Padre - Partilha com a Comunidade - 04/08

Missa do dia dos Pais - 12/08

FOTOS DO MÊS DE AGOSTO - 2018

Dia do Padre - Comunidade da Barra - 04/08 Semana da Família - Jantar Dançante - 10/08

Semana da Família - Jantar Dançante - 10/08

Reunião do CPP - 04/08

Dia do Padre - Comunidade da Barra - 04/08

Semana da Família - Luau - Pe Jose Cisneiro - 14/08 Semana da Família - Luau - 14/084º dia da Novena em honra a N Srª da Glória - 13/08

Missa das crianças - dia dos Pais - 12/08

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 70 - Setembro de 2018Página 04 - www.saomiguelsd.com

4º ano de vida Sacerdotal do Pe Fransérgio - 16/08 Semana da Família - Terço Luminoso - 16/08

Com. São Sebastião da Barra - Procissão - 27/08

FOTOS DO MÊS DE AGOSTO - 2018

Festa na Comunidade São Sebastião da Barra - 27/08 Com. São Sebastião da Barra - Pe José Cisneiro - 27/08

Com. São Sebastião da Barra - Procissão - 27/08

6º dia da Novena em honra a N Srª da Glória - 15/08

Semana da Família - Encerramento - 19/08

Crisma - Dom Gil e Catequistas- 27/08 Crismados, Pe Fransérgio, Dom Gil e Pe JoséCisneiro - 27/08

Missa com Crisma - 27/08

Com. São Sebastião da Barra - Social - 27/08

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 70 - Setembro de 2018Página 05 - www.saomiguelsd.com

Pequenos detalhes que fazem a diferença - Final

23 - DESLIGUE O CELULAR: Não fiquemandando mensagens e nem fique falando ao celulardurante a missa,pois isso distrai você e osoutros.Dedique sua atenção somente ao Senhor queestá ali se dedicando a você. (Muitas vezes vimos aspessoas darem o celular para seus filhos para quefiquem quietos durante a Missa...porém isso atrapalhaquem está ali para prestar atenção e se dedicarexclusivamente à celebração.Tente começar aeducação religiosa dos seus filhos ao invés de distraí-los, mesmo quando muito pequenos...o lugar ideal éa Igreja).24 - NÃO PERCA AS CRIANÇAS DE VISTA:Ensine-as a aproveitar a casa do Pai e a secomportarem na missa. (É difícil,porém nãoimpossível, porque testemunhamos muitos pais queconseguem manter os filhos comportados ,sem quecorram dentro do Templo, distraindo assim a atençãodas pessoas, Mesmo quando a missa é num horárioespecial dedicado a elas, não quer dizer que estãoindo para um parque de diversões. Existem portantoo horário e a linguagem apropriados para quecomecem a se interessar pelas coisas de Deus).25 - NÃO SAIA ANTES QUE A MISSATERMINE: Não perca a benção final através daqual o padre o envia ao mundo para dar testemunho‘Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” .Saiada Igreja com um propósito novo, que tenha sidoinspirado pelo Senhor, para edificar o mundo, seuReino de Amor.

Coisas que você não deve fazerna Missa e que talvez não saiba

15/09: Nossa Senhora das Dores

QUERO FICAR JUNTO À CRUZ, VELARCONTIGO A JESUS E O TEU PRANTOENXUGARNo Mês de setembro celebramos Maria, pelo títulode Nossa Senhora das Dores. No próximo dia 15várias paróquias de nossa Arquidiocese celebram estetítulo mariano que faz memória às sete dores de MariaSantíssima.Mas por que celebrar as dores de Nossa Senhora?Isso é uma pergunta que muitos católicos fazem, massendo que fazem memória à dor sofrida por Maria.Não é por acaso que esta celebração esteja tãopróxima da festa da Exaltação da Santa Cruz, quecelebramos no dia anterior; a Cruz de Jesus, uma dasdores, talvez a mais forte, de Maria é instrumento danossa salvação. E junto a esta mesma Cruz se fazexplícita a missão de nossa Senhora, de ser mãe detodos os discípulos de Jesus. A Cruz e Maria estãounidos por um laço de amor que une Mãe e Filho.Cada dor corresponde a um momento enorme desofrimento na vida de sua mãe. “Aos pés da Cruz,Maria aprendeu do filho uma dura e suave lição, istoé, como se ama, até que ponto se ama, e o que sugereo amor: sacrificar-se”. Bastou a presença de Mariapara consolar Jesus. Nenhuma palavra, nenhumlamento, nenhuma queixa contra os carrascos, masforte na dor, ela participou da paixão de Jesus, firme,de pé junto à Cruz.Maria, a mulher do silencio, exemplo das mães quesofrem, ela se torna a imagem das mães que chorampor seus filhos. Mas assim como Ela, todas as mãessão chamadas a resistir suas dores firmes na fé. Ao

pensarmos nos sofrimentos padecidos pela Virgem,percebemos a grandiosidade de seu coração e suafé, e não há como sentir profunda emoção ao meditaras palavras de Jeremias “Ó VOS TODOS QUEPASSAIS PELO CAMINHO PAREM E VEDE SEHÁ DOR SEMELHANTE À MINHA DOR”.Maria soube entender o seu chamado a ser ; sabiatambém que não seria fácil, mas como uma mulherfirme na oração, ela resistiu às suas dores, pois é umamulher de coragem, uma mulher que tem como virtudeo amor e acima de tudo abraçou a vontade de Deuspara sua vida. Maria, a exemplo de Jesus, bebeu atéà última gota do cálice da dor; passou por estesmomentos com muita fé, pois não houve revolta enem desespero em seu coração, mas ela sabia que avontade do Pai estava se cumprindo para salvaçãode todos nós.As setes dores de Maria , de acordo com algunsepisódios narrados pelo evangelho: a primeira dor a“profecia de Simeão”, uma espada de dortranspassará tua alma. Simeão recorre à imagem daespada para anunciar o fim trágico de Jesus, mas avirgem guarda o seu ensinamento, embora fossecompreendê-lo depois que tudo tivesse acontecido.A segunda dor “a fuga para o Egito”, é difícil imaginarque a mãe do salvador, juntamente com seu esposo,tivesse de fugir para proteger o filho de Deus. Aterceira dor a “perda do menino Jesus no templo”,angustiados te procurávamos... Maria, pois viveu diasde viva e intensa dor. A quarta dor, a “via dolorosa”,Maria encontra pelo caminho seu amado filho,carregando sobre si o instrumento de sua morte, masao mesmo tempo instrumento de nossa Salvação. Aquinta dor de Maria, ver seu filho Jesus crucificado,o cordeiro entregue para a salvação de todos nós. Asexta dor, Maria recebe seu filho morto nos braços,“Maria és bendita entre todas as mulheres, bendito ofruto do teu ventre”. O Cordeiro do sacrifício nos foidado. A sétima dor é o “Sepultamento de Jesus”,representada pela solidão de uma Mãe que deixa notúmulo o seu filho querido.Maria é a mãe de todos nós, por isso olhamos comcarinho em amor por ela. No alto da Cruz Jesus nosdá Maria como mãe “ao ver sua mãe e junto dela odiscípulo que Ele amava, Jesus disse à sua mãe: mulhereis aí teu filho”! Depois disse ao discípulo: eis aí tuamãe! (João 19,26-27).

Seminarista: Everton Esmerio Souza Fernandes

Festa em honra aNossa Senhora da Piedade

Comunidade SoledadeSetembro - 2018

Tríduo nos dias 13, 14 e 15 às 19h

No dia 16 (domingo) às 15h:Santa Missa em honra a Padroeira às

15h seguida da Procissão.

Participe e traga sua família!

Artigo publicado por Desde la fé, traduzido eadaptado por Aletéia - Rita Fontes (PASCOM)

29/09: Vamos colorir os Arcanjos?

Jornal Boas Novas.com - Ano VI - Nº 70 - Setembro de 2018Página 06 - www.saomiguelsd.com

Dia 01 - 1º Sábado19 h – Missa na Igreja dos Passos

Dia 02 - 1º Domingo11:30h - Almoço de São Miguel eAlmas 2018. Cantina do Guri8 h – Missa na Matriz10 h – Cel. na Matriz11 h – Batizados na Matriz16:30 h – Cel. na Igreja dos Passos18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz

Dia 03 - 1ª Segunda19 h – Cel. na Igreja dos Passos19 h – Terço dos Homens na Matriz

Dia 04 - 1ª Terça7 h – Missa com Novena9 h – Missa com Novena14 h – Novena15:30 h – Novena17 h – Novena19 h – Missa com Novena

Dia 05 - 1ª Quarta19 h – Missa na Igreja dos Passos

Dia 06 - 1ª QuintaReunião com os Vigários Forâneos15 h – Missa na Capela do Hospital(Pe. Celso)18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz20 h – Mulheres que Oram

Dia 07 - 1ª Sexta14 h – Adoração na Matriz15 h – Missa Matriz18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz

Dia 08 - 2º SábadoSemana de N. Srª. da Piedade noLar São Miguel - SSVP09 h – Reunião dos MESC no SalãoParoquial19 h – Missa na Igreja dos Passos20 h – Casamento na Matriz

Dia 09 - 2º Domingo8 h – Missa na Matriz

10 h – Missa na Matriz14 h – Leilão de Gado de SãoMiguel e Almas 201816:30 h – Cel. na Igreja dos Passos19 h – Missa na Matriz

Dia 10 - 2ª Segunda19 h – Cel. na Igreja dos Passos19h – Terço dos Homens na Matriz

Dia 11 - 2ª Terça7 h – Missa com Novena9 h – Novena14 h – Novena15:30 h – Novena17 h – Novena19 h – Missa com Novena

Dia 12 - 2ª QuartaReunião da Catequese no SalãoParoquial09 h – Missa no Educandário SantaTerezinha19 h – Missa na Igreja dos Passos

Dia 13 - 2ª QuintaTríduo em honra a Nossa Senhorada Piedade - Soledade15 h – Missa na Capela do Hospital(Pe. Celso)18 h – Adoração na Matriz19 h – Missa na Matriz20 h – Mulheres que Oram

Dia 14 - 2ª SextaTríduo em honra a Nossa Senhorada Piedade - Soledade19 h – Celebração da Palavra naMatriz

Dia 15 - 3º SábadoTríduo em honra a Nossa Senhorada Piedade - SoledadeRetiro Espiritual do CMJF - SSVP19 h – Missa na Igreja dos Passos20:30 h – Casamento na Igreja dosPassos

Dia 16 - 3º DomingoFesta em honra a Nossa Senhorada Piedade - Soledade8 h – Missa na Matriz

10 h – Cel. na Matriz16:30 h – Cel. na Igreja dos Passos19 h – Missa na Matriz

Dia 17 - 3ª Segunda19 h – Cel. na Igreja dos Passos19h – Terço dos Homens naMatriz

Dia 18 - 3ª Terça7 h – Missa com Novena9 h – Novena14 h – Novena15:30 h – Novena17 h – Novena19 h – Missa com Novenaa Comunidade Santo Expedito

Dia 19 - 3ª Quarta19 h – Missa na Igreja dos Passos

Dia 20 - 3ª QuintaNovena em honra a São Miguel eAlmas 2018Programação Especial

Dia 21 - 3ª SextaNovena em honra a São Miguel eAlmas 2018Programação Especial

Dia 22 - 4º SábadoNovena em honra a São Miguel eAlmas 2018Programação Especial19:30 h – Casamento naComunidade Santa Rita de Cássia

Dia 23 - 4º DomingoNovena em honra a São Miguel eAlmas 2018Programação Especial

Dia 24 - 4ª SegundaNovena em honra a São Miguel eAlmas 2018Programação Especial

Dia 25 - 4ª TerçaNovena em honra a São Miguel eAlmas 2018Programação Especial

Calendário das Celebrações / Setembro / Ano do Laicato

* Convite da RCC: Grupode Oração Beata ElenaGuerra todas segundas domês às 7h na sede da RCC.*´Todas as segundas às18 :30h : Reunião doMovimento das DomésticasUnidas, Centro Comunitário.* 2º Domingo de cada mês:Plantão da Pastoral doDízimo na Matriz. Venhaparticiapar da FamíliaDizimista. Seja um Dizimista.* Todas as terças: NovenaPerpétuo Socorro: 7h, 9h,14h, 15:30h, 17h e 19h* Todos os domingos: Missadas crianças às 10h naMatriz* Todas as segundas: Terçodos Homens às 19h naMatriz* Todas as quintas: Mulheresque Oram às 20h na Matriz* Grupo de Oração ArcanjoRafael. Todas as quintas domês às 15h na sede da RCC.

Dia 26 - 4ª QuartaNovena em honra a São Miguel eAlmas 2018Programação Especial

Dia 27 - 4ª QuintaNovena em honra a São Miguel eAlmas 2018Programação Especial

Dia 28 - 4ª SextaNovena em honra a São Miguel eAlmas 2018Programação Especial

Dia 29 - 5º SábadoFesta dos Arcanjos: São

Miguel, São Gabriel e SãoRafael

Programação Especial

Dia 30 - 5º DomingoFesta honra a São Miguel e Almas2018Programação Especial