o salvaguardada - colônia de fériasªncia com a terra, a água, a floresta e todas as demais...

6
A criação a ser salvaguardada ~

Upload: truongkhuong

Post on 16-Apr-2018

217 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: o salvaguardada - Colônia de Fériasªncia com a terra, a água, a floresta e todas as demais formas de vida presentes na natureza. Ninguém se considerava dono da terra, nem de nada;

A criação a ser

salvaguardada

~

Page 2: o salvaguardada - Colônia de Fériasªncia com a terra, a água, a floresta e todas as demais formas de vida presentes na natureza. Ninguém se considerava dono da terra, nem de nada;

26

DesmatamentoEm abril, o Deter (Detecção do desmatamento em tempo real) indicou um des-matamento de 1.123 km² - o equivalente ao município do Rio de Janeiro. Após três anos com queda no ritmo de destruição da floresta, o sistema mostrou neste ano retomada do aumento.(Folha de São Paulo, 15/07/2008, A16)

Ninguém é dono da terraEm sua longa história, os povos da Amazônia desenvolveram formas de convivência com a terra, a água, a floresta e todas as demais formas de vida presentes na natureza. Ninguém se considerava dono da terra, nem de nada; conviviam comunitariamente com a natureza, sentido-se habitantes de um mundo que o espírito criador lhes tinha doado com generosidade e fartura.(Texto da Campanha da Fraternidade 2007, pág. 20)

O homem é o grande vilãoVeja só que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habi-tante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas... As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo. É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa pois é feita em grandes proporções. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo. E como fica a natureza no meio de tanta sujeira?(http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm)

Poluição das ÁguasDesde os tempos mais remotos o homem costuma lançar seus detritos nos cursos de água. Até a Revolução Industrial (século XVIII), porém, esse procedimento não causava problemas, já que os rios, lagos e oceanos têm considerável poder de autolimpeza, de purificação. Com a industrialização, a situação começou a sofrer profundas alterações. O volume de detritos despejados nas águas tornou-se cada vez maior, superando a capacidade de purificação dos rios e oceanos, que é limitada.

Horta comunitáriaO projeto Horta Comunitária-Escolar é desenvolvido conjuntamente por alunos do IMA e da Escola de Educa-ção Especial de Rio do Sul (SC). Além de ser uma rica ação pedagógica no campo da educação ambiental, a grande variedade de verduras e hortaliças cultivadas também promove o reforço na merenda escolar das pessoas que freqüentam a APAE do município.(Boletim Salesiano, 4/2007)

Responsabilidade pela criaçãoO ser humano é responsável por toda a criação. Nossa responsabilidade é marcada individualmente no conjunto da sociedade. Cada ação feita ou omitida em relação ao meio ambiente causa impactos positivo ou negativos para o futuro da humanidade(Amarildo Roque Ferrari, Mundo Jovem, fevereiro 2004)

OLHANDOFatos da vida, notícias, estatísticas - proposta de TelejornalFolhas

Somos parte de um planeta, de um sistema, de um ecossistema: devemos despertar para o valor da toda criação e de toda criatura. Cuidar do meio ambiente e defender a natureza é defender e preservar o amor de Deus, que também se dá em abundância para nós através das florestas, dos animais, do ar, dos frutos da terra.

Apresentação

Page 3: o salvaguardada - Colônia de Fériasªncia com a terra, a água, a floresta e todas as demais formas de vida presentes na natureza. Ninguém se considerava dono da terra, nem de nada;

27

A C

riaçã

o a

ser

salv

agua

rdad

a~

Em dEFEsA dA VidADicas para a celebração:

Preparar cartazes e faixas que apresentem situações do meio ambiente. •Seria interessante realizar esta celebração ao ar livre, no meio da natureza.•

IntroduçãoAnimador: Durante muito tempo, praticamente desconhecida e relegada a segundo plano, a ecologia despontou no final do século XX como uma das maiores preocupações da humanidade. Nada mais justo, portanto, que os cristãos se preocupem com esse grave problema que afeta e põe em risco todos os habitantes da terra.

CantoPedido de perdão Animador: “A terra é minha”, diz Deus “e vocês são meus hóspedes e imigrantes” (Lv 25,23). Como hóspedes que somos, hoje queremos iniciar pedindo perdão por não nos comportarmos como o Criador deseja e agrade-cer por tudo o que Ele nos oferece. Vamos repetir juntos: “A terra é minha, e vocês são meus hóspedes e imi-grantes” (todos repetem).(Após um momento de silêncio, os participantes farão livremente seus pedidos de perdão, olhando para o mundo ao redor e os problemas que afligem a natureza).Todos respondem: Senhor, tende piedade de nós.

Louvor (Salmo 8)Senhor,quando me extasio a olhar o céu estrelado, quando contemplo as noites de luar,E penso que foste tu seu criador, eu me pergunto: “Que valor imenso não deve ter o homem, para estar sempre na tua lembrança, e ser tratado com tanto carinho?”Tu o estabeleceste no universo como se fosse um deus, de honra e de glória o coroaste.Fizeste dele o Senhor da tua criação, tudo colocaste sob o seu domínio:os animais do campo, mesmo os mais ferozes, os pássaros do céu e os peixes do mar,tudo, até as forças e mistérios mais profundos da natureza, as criaturas todas.Senhor, nosso Deus, a Tua presença irrompe por toda a terra!(CRUZ, Therezinha M. L. da. Irmãos a caminho, 5ª série: Religião na vida.São Paulo: FTD, 1993. Página 8).

A Palavra de DeusCanto de aclamação (se for possível, fazer a entrada da Palavra)Leitura: Eclesiástico 16, 24-30 a 17,1-12Reflexão partilhada:(Cada um poderá repetir uma palavra ou frase que mais lhe chamou atenção e fazer breves consid-erações.)

PrecesAnimador: A palavra “eco-logia” quer dizer “estu-do ou cuidado da casa”. Peçamos a Deus para que nos ajude a cuidar da nossa “casa”. Após cada invocação, digamos: “Ajuda-nos, Senhor, a cuidar da casa que nos confiastes”.(Pedidos livres)

Pai Nosso - Ave Maria

OraçãoPai querido, criador de todas as coisas boas que existem na terra: o feijão, o arroz, a verdura, a água, o ar puro, as árvores..., nós queremos dizer-te hoje um “muito obrigado” por tudo o que nos ofereces. Obrigado também pela chuva e pelo sol que ajudam a fecundar a terra fazendo a semente crescer. Pedimos que a tua presença esteja sempre conosco, para Te louvar e Te bendizer hoje e sempre. Amém!

Canto

REZANDOOrações, celebrações, diálogo com DeusRaízes

Page 4: o salvaguardada - Colônia de Fériasªncia com a terra, a água, a floresta e todas as demais formas de vida presentes na natureza. Ninguém se considerava dono da terra, nem de nada;

28

A. BíBliA E CRiAção

“E Deus viu tudo que havia feito, e era muito bom”(Gn 1,31)

“Deus colocou o homem no Jardim do Éden para cultivar e guardar” (Gn 2,15)

“Que toda a criação sirva a ti, porque ordenaste, e os seres existiram. Enviaste o teu espírito, e eles foram feitos. E nada pode resistir à tua voz.” (Jt 16,14)

“A criação obedece a ti, seu Criador: ela se inflama para punir os injustos, e se abranda para beneficiar os que em ti confiam. Ela também se revestia de todas as formas, colocando-se a serviço da tua bondade, que a todos alimenta, conforme o desejo de quem está em necessidade.” (Sb 16,24-25)

“No princípio, o Senhor criou as suas obras e, depois de havê-las feito, colocou cada uma em seu lugar. Fixou uma ordem eterna para suas obras, desde a origem delas até o seu futuro longínquo. Elas não têm fome e não se cansam, e nunca abandonam suas atividades. Nenhuma delas jamais se choca com a outra, e nunca des-obedecem ao comando dele. Depois disso, o Senhor olhou para a terra e com seus bens a encheu. Cobriu a superfície dela com todo tipo de animais, e eles voltarão para ela.” (Eclo 16, 26-30)

“O que é o homem, para dele te lembrares? O ser humano, para que o visites? Tu o fizeste pouco menos do que um deus, e o coroaste de glória e esplendor.” (Sl 8,5-6)

“A própria criação espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus. Entregue ao poder do nada - não por sua própria vontade, mas por vontade daquele que a submeteu -, a criação abriga a esperança, pois ela também será liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.” (Rm 8,19-21)

B. PAPA E CRiAção

“Com milhares de jovens visitando a Austrália neste momento, é apropriado refletir sobre o mundo que vamos deixar às gerações futuras. As maravilhas de Deus nos lembram da necessidade de proteger o ambiente e exer-cer uma administração responsável dos bens da Terra”. Bento XVI, Na Jornada Mundial da Juventude, Sydney, 16-07-2008http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid207204,0.htm

“A beleza da Criação é uma das fontes nas quais realmente podemos tocar a beleza de Deus, podemos ver que o Criador existe e é bom, que é verdade o que a Sagrada Escritura diz na narração da Criação».Bento XVIhttp://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=1413&cat=Textos_Religiosos&vinda=S

“Falar do Espírito Santo é falar da criação e de nossa responsabilidade perante a criação”Bento XVIhttp://www.pernambuco.com/DIVERSAO/nota.asp?materia=2008712130934

1. áRVoRE(dinâmica para crianças)

Objetivo: Discutir com o grupo a importância de todos participarem do cultivo de uma arvore, valorizando seu desenvolvimento desde a semente até o seu crescimento, estabelecendo ações em conjunto. Obs. - Esta dinâmica pode ser realizada em subgrupos caso haja mais de 10 pessoas.

REFLETINDOtexto iluminador - proposta de reflexãoTronco

DIALOGANDOtrabalho em grupo, dinâmicasFlores

Page 5: o salvaguardada - Colônia de Fériasªncia com a terra, a água, a floresta e todas as demais formas de vida presentes na natureza. Ninguém se considerava dono da terra, nem de nada;

ASSUMINDOgestos concretos, grandes jogosFrutos

29

A C

riaçã

o a

ser

salv

agua

rdad

a~

Material necessário: Papel e canetaDescrição: Cada um recebe uma folha de papel e, afastando uns dos outros, desenham uma parte da arvore. A partir do que desenharam (provavelmente haverá muitas partes da arvore repetidas) começará a reflexão, todos juntos.O coordenador pergunta então: - Qual a semelhança (e a diferença) entre a parte da arvore que você desenhou e a sua vida?- Quando nossa vida não tem raízes, tronco, galhos, folhas e frutos o que acontece?- Como podemos mudar esta situação?No final da discussão, cada um desenhará as partes da arvore que faltaram.

2. FolhAs E FRuTos(dinâmica para jovens)

Material- folhas de papel- jornais (ou cartolinas) para fazer uma árvore- canetas ou lápis- cola

Desenvolvimento O animador irá preparar uma grande árvore, na parede ou no chão, e folhas de papel (no formato de folhas de árvore). Entregará aos jovens (uma para cada um) as folhas e eles responderão, escrevendo nelas, à pergunta: O que faz a gente sentir-se vivo? O animador solicitará que eles digam em voz alta o que escreveram e, em seguida, colem as folhas na árvore.Cada jovem receberá dois papeis, recortados em formato de fruto (preparado antes), nos quais escreverá, em um, sinais de vida e, no outro, sinais de morte, que existem na sua família, na comunidade, na escola, no mundo. Pregando os frutos na arvore, o jovem irá expor o que para ele é mais significativo como sinal de vida e o que se deve fazer para tirar os frutos de morte.Pode-se perguntar ao grupo, para completar a conversa: - O que podemos fazer para que a árvore da vida floresça e não produza frutos de morte?- Como e quando produzimos frutos de vida?

1. o quE dEsTRoi E o quE sAlVA nATuREzA Objetivo O objetivo deste momento é incentivar a observação sobre o que suja a natureza e assumir um compromisso para salvaguardá-la

MaterialO animador pode recolher antes materiais jogados nas ruas ou no meio da natureza.

DesenvolvimentoO animador fala um pouco sobre o meio ambiente e sua preservação. Em seguida mostra (ou vai procurar junto aos meninos) os materiais que destroem a natureza, fazendo as seguintes perguntas:- Conhece outros materiais que destroem a criação?- Qual é o material mais nocivo ao homem e à natureza?- O que podemos fazer com esses materiais?- Qual deve ser a atitude de um bom cidadão para preservar a criação?Obs.: No final os animadores podem mostrar alguns exemplos de aproveitamento de materiais descartáveis ou falar de alguns exemplo de preservação do meio ambiente.

2. ColETA sElETiVA Objetivos:- Permitir que os materiais estejam separados e limpos, para melhor poderem ser reaproveitados na reciclagem.- Diminuir quantidade final do lixo destinado aos aterros, aumentando a vida útil deles.- Diminuir os gastos com o lixo.

Page 6: o salvaguardada - Colônia de Fériasªncia com a terra, a água, a floresta e todas as demais formas de vida presentes na natureza. Ninguém se considerava dono da terra, nem de nada;

30

- Reduzir o desperdício de energia e de recursos extraídos da natureza.- Diminuir a poluição do solo, da água, do ar e evita o desmatamento.- Educar o cidadão, conscientizando-o sobre a quantidade de resíduos que ele mesmo gera e as conseqüências que isso traz ao Meio Ambiente.

O que fazer?Na maioria das vezes, misturamos os resíduos colocados nos sacos de lixo: plásticos, metais, restos de comida, papel, vidro... Atualmente existem recursos que permitem a

separação e o reaproveitamento de boa parte desse material. A coleta seletiva é o primeiro passo para a recicla-gem, porque permite a separação dos materiais no próprio local onde eles são descartados. Para isso é preciso que cada um de nós dê sua contribuição adotando medidas individuais e coletivas. Você pode fazer a coleta seletiva de lixo na sua casa ou comunidade, preparando baldes ou tonéis, pintados de cores diferentes ou com a escrita, para PAPEL, VIDRO, PLÁSTICO, METAIS.

Motivação:Pode preparar cartazes com esta frase, ou outras parecidas, para convencer as pessoas a começar esta cam-panha da coleta seletiva: “Com a reciclagem de 1 tonelada de papel, economizamos 20 árvores”.

3. louVEm E ExAlTEm Ao sEnhoR PARA sEmPRE(Jogral com o Cântico das Criaturas)

1 - Bendito és tu, Senhor, Deus de nossos pais;T - a ti, glória e louvor para sempre.2 - Bendito é o teu nome santo e glorioso;T - a ti, glória e louvor para sempre.3 - Bendito és tu em teu Templo santo e glorioso;T - a ti, glória e louvor para sempre.4 - Bendito és tu no trono do teu reino;T - a ti, glória e louvor para sempre.1 - Bendito és tu, que sondas os abismos, sentado sobre os querubins;T - a ti, glória e louvor para sempre.2 - Bendito és tu, no firmamento do céu;T - a ti, glória e louvor para sempre.3 - Bendigam o Senhor, todas as obras do Senhor;T - exaltem o Senhor com hinos para sempre.4 - Anjos do Senhor, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.1 - Céus, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.2 - Águas todas acima do céu, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.3 - Todas as potências, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.4 - Sol e lua, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.1 - Estrelas do céu, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.2 - Chuva e orvalho, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.3 - Ventos todos, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.4 - Fogo e calor, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.1 - Frio e ardor, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.2 - Orvalhos e aguaceiros, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.3 - Gelo e frio, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.4 - Geada e neve, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.1 - Noites e dias, bendigam o Senhor;

T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.2 - Luz e trevas, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.3 - Relâmpagos e nuvens, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.4 - Terra, bendiga o Senhor;T - louve e exalte o Senhor para sempre.2 - Montanhas e colinas, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.3 - Tudo o que brota do chão, bendiga o Senhor;T - louve e exalte o Senhor para sempre.4 - Fontes, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.1 - Mares e rios, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.2 - Baleias e peixes, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.3 - Aves do céu, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.4 - Animais selvagens e domésticos, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.1 - Criaturas humanas, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.2 - Israelitas, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre. 3 - Sacerdotes do Senhor, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.4 - Servos do Senhor, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.1 - Espíritos e almas dos justos, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.2 - Santos e humildes de coração, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.3 - Ananias, Azarias e Misael, bendigam o Senhor;T - louvem e exaltem o Senhor para sempre.4 - Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom,T - porque a sua misericórdia é para sempre.1 - Todos os que adoram o Senhor, Deus dos deuses, bendigam o Senhor:T - louvem e dêem graças ao Senhor, porque a sua misericórdia é para sempre.

(Daniel 3,52-90)