o sal e a presso alta

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  • 1. Copyright 2009 MARPAN O sal e a presso alta Onde vai a corda vai a caamba & tm o prazer de apresentar

2. O que Sal? 3. O sal um mineral composto por dois elementos principais: o sdio e o cloro, que se juntam formando o cloreto de sdio. 5% do sal recolhido do mar utilizado para consumo humano. O restante vai para a indstria, servindo para fabricar papel, tecidos, cosmticos, tinturas, detergentes, remdios, etc.O sal necessrio para manter a vida. 4. O sdio tem funes nobres no organismo:->controlar o equilbrio da gua -> contribuir para transmitir os impulsosnervosos do crebro paratodo o corpo -> permitir a contrao muscular -> participar da regulao do ritmodo corao. 5. Como o sdio provoca presso alta? Copyright 2009 MARPAN & Quando a gente come aquela comidinha mais salgada... D uma sede !!!! H 2 O 6. A ingesto excessiva de sal faz aumentar a quantidade de sdio no sangue. Mas o equilbrio entre sdio e gua no organismo tem que ser perfeito. Existindo mais sdio precisa haver mais gua. 7. Com o sdio aumentando no sangue,complicados mecanismos hormonais entram em ao para equilibrar as guas corporais.Se este equilbrio no ocorrer,o organismo vai ter que tirar guade dentro das clulas,provocando desidratao e risco de morte. S que este aumento do volume de sanguepor causa do aumento da quantidade de gua(para diluir o sdio)faz aumentar a presso dentro das artrias. E l vai a presso arterialpara as nuvens !!! 8. Quando as guas da chuva so intensas,os rios no conseguem conter a presso destas guas em suas margense ocorrem as inundaes. 9. Mas as artrias e veias no podem deixar o sangue saire inundar o nosso corpo.Ento, a quantidade aumentadade lquidos fica presa e aumentaa presso dentro das artrias, provocando a hipertenso arterial. 10. Assim como a presso aumentada das guas do rio vai destruindo suas margens, a presso alta dentro das artrias vai machucando suas paredes, que podem se romper (derrame) ou entupir (infarto). 11. porque a gente no se lembra do gosto. Mas o leite materno tem somenteum pinguinho de sal. Porque a natureza sabe que o sdio indispensvel at para o beb, mas sem excessos. Devemos nos lembrarque o gosto pelo sal adquirido. O beb ser um adulto com presso alta dependendotambm do que ele aprender em relao quantidadede sal que satisfizer seu paladar. E o gosto adquirido pelo sal vai dependerdo nosso cuidadocom a quantidade de sdioque as crianas ingerem. 12. A Organizao Mundial da Sade determinaque a quantidade mxima de sal que cada adultodeve comer por dia igual a 5 gramas. 5 gramas de sal correspondem a aproximadamente2,5 gramas de sdio. A colher de sopa contem 15 gramas. 5 gramas esto contidos em uma colher de ch. 13. No Brasil cada pessoa ingere em torno de 10 gramas de sal por dia,odobroda quantidade recomendada. Se viver de sanduches, batata frita, salgadinhos e comida industrializada, pode chegar a20 gramaspor dia,ou mais. 14. 10 gramas de sal obrigam o organismoa reter 1 litro de gua, todos os dias! Que aumenta o volume de sangue circulando,que obriga o corao a trabalhar com mais fora,que aumenta a presso arterial,e tudo o mais que a gente j sabe. 15. Assim como ns, humanos, temos salem nosso organismo, todos os outrosseres vivos tambm tm. A carne de vaca naturalmente salgada, assim como a das aves e peixes. Por incrvel que parea,os vegetais tambm contm sal,ainda que em menor quantidade. 16. Estes alimentos naturais comeam a se complicar quando so industrializados. Um nico sanduche pode ter 80%do sal que voc pode ingerir por dia. 17. Existem duas atitudes que a gente pode comear a tomara partir de agora: Eliminar o uso do saleiro. Ler as informaes nutricionaisdos produtos que compra. 18. Assim como os maos de cigarro,os saleiros tambm deveriam vircom uma advertncia de perigo quanto ao uso.O sal contido nos alimentosj mais do que suficiente.No necessrio acrescentar mais sal na comida. Excesso de sal provoca,entre outras doenas,presso alta, derrame, infarto,cncer e doenas respiratrias. 19. Informaes Nutricionais (esto nas embalagens dos alimentos,geralmente com uma letra muito pequena, mas insista!) Modelo de rtulo para informao nutricional* *Fonte: Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) Ministrio da Sade. Rotulagem Nutricional Obrigatria. Manual de Orientao aos Consumidores. N U T R I E N T E S Nutrientesso os compostos qumicosque sero processadospelo organismo para gerara energia que permite a vida { carboidratos (acares), protenas, colesterol, sdio, etc. } 20. Informaes Nutricionais Das informaes nutricionais devem constar, entre outros, os valores da PORO e do VALOR DIRIO.75% do sdio que a gente ingere vem dos alimentos industrializados. Poro no o pedao de pizza que voc decide comer. E que pode ter o tamanho que voc quiser. Poro a quantidade que uma pessoa consome, por vez, para compor uma alimentao saudvel. Ex: o mdico/nutricionista determina que voc pode comer1 porode carboidratos no caf da manh. Esta poro pode ser 1 po francsde 50 gramas ou 5 torradasde tamanho mdio, etc. % VD (valor dirio) = quantidade diriade cada nutriente (carboidrato, protena, etc.), que deve ser ingerida para se ter uma alimentao saudvel. VD = valor dirio mximo para o Sdio= 2,4 gramas{ que igual a 2.400 mg (miligramas) } Sdio 21. Ateno: 1 saquinho de tempero completo contm 1.833 mgde sdio, quase que a quantidade total deste elemento (100%) que a gente pode ingerir em um nico dia (2.400 mg). 30 mg(1,25% do VD) 1 copo de 200 ml Refrigerantes (mdia) 440 mg(18,5% do VD) 54 gramas = 1 unidade Hambrguer frango 310 mg (13% do VD) 20 gramas = 5 azeitonas Azeitonas Comparao da quantidade de sdioem alguns alimentos industrializados Alimento Quantidade por poro Sdio Massa de Tomate 60 gramas (3 colheres de sopa) 130 mg (5% do VD = valor dirio recomendado) Sopaem pacote 25 gramas ( 2 colheres de sopa) 907 mg (38% do VD) Tempero prontopara arroz 5 gramas (1 colher de ch) 1.606 mg (67% do VD) Tempero completo com vegetais 7 gramas (1 unidade) 1.833 mg (76% do VD) Milho em lata 130 gramas (1/2 xcara de ch) 347 mg (14% do VD) Caldo de Carne (1 cubo) 987mg(39% do VD) 22. D sumio no saleiro. No deixe as crianas usarem, nem d o exemplo. Evite conservas(azeitonas , picles, pat, palmito, etc.) , enlatados, alimentos em p(sopas, temperos) , caldos em cubos, embutidos(salsicha, mortadela, linguia, salame, presunto) ,carnes salgadas .Leia as informaes nutricionais e decida se voc quer aquela quantidade de sal na sua vida(ah! No esquea de verificar se tem glutamato monossdico, porque isto sdio tambm). Cuidado com os salgadinhos aperitivos(biscoitos, amendoins, batata frita, etc.)e com os sanduches prontos. Prefira alimentos frescos. Aprenda a usar e abusardos temperos naturais:alho, cebola, manjerico, alecrim, organo, salsinha, tomilho, cebolinha, hortel, curry e outros. Como conviver com o sal, sendo nosso amigo. 23. E s prano esquecer... 24. Detone de vezas bombas brancas que saem do saleiro !! 25. Vamos protegera vida? 26. Matria de Educao para a Sade. Permitida a divulgaodesde que respeitada a fonte,sem alterao de forma e/ou contedo. Todos os direitos reservados. Algumas informaes fisiolgicas esto simplificadas com afinalidade de facilitar o entendimento. www.marpan.com.br

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