o ritmo na comunicação visual

3
O ritmo na comunicação visual É a tradução, em meio visual, da expectativaproduzida por uma repetição. O ritmo comporta aspectos cognitivos devido à previsibilidade de suas ocorrências. Podemos dizer que as primeiras civilizações, por exemplo, se estabeleceram devido aotrabalho realizado sobre os ritmo naturais. Assim ocorreu com o Egito antigo. A previsibilidade dos períodos de cheia do Nilo permitiu aos egípcios construir uma sofisticado sistema de irrigação das terras ribeirinhas, a qual foi a base material de sua extraordinária cultura milenar. Através do ritmo há uma analogia entre a imagem e a poesia assim como com a música.Rimas visuaissão obtidas com o uso de elementos disposto ritmadamente sobre o suporte. O ritmo conduz o olhar, embala e seduz. Há uma tendência da percepção em acompanhar a direção sugerida por um ritmo. Movimento na comunicação visual

Upload: feijao-orestes

Post on 28-Dec-2015

81 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Ritmo Na Comunicação Visual

O ritmo na comunicação visual

É a tradução, em meio visual, da expectativaproduzidapor uma repetição. O ritmo comporta aspectos cognitivos devido à previsibilidade de suas ocorrências.

Podemos dizer que as primeiras civilizações, por exemplo, se estabeleceram devido aotrabalhorealizado sobre os ritmo naturais. Assim ocorreu com o Egito antigo. A previsibilidade dos períodos de cheia do Nilo permitiu aos egípcios construir uma sofisticado sistema de irrigação das terras ribeirinhas, a qual foi a base material de sua extraordinária cultura milenar.

Através do ritmo há uma analogia entre a imagem e a poesia assim como com a música.Rimas visuaissão obtidas com o uso de elementos disposto ritmadamente sobre o suporte. O ritmo conduz o olhar, embala e seduz. Há uma tendência da percepção em acompanhar a direção sugerida por um ritmo.

Movimento na comunicação visual

Produzir a sensação de movimento através de um meio imóvel depende de grande habilidade. Por associação, nós temos a sensação de que figuras que representam objetos animados do mundo real revelam disposição para o movimento em uma comunicação visual. Assim ocorre, por exemplo, com aquelasconhecidasrepresentações de gaivotas em vôo (as que todos desenham, como um V de

Page 2: O Ritmo Na Comunicação Visual

braços curvos), ou com a representação de aviões e de ondas do mar.

A ilusão de movimento pode ocorrer quando há contraste entre uma forma e o contexto de onde ela parece ter se desprendido. A ilustração acima parece ser a representação de um círculo, de onde algumas formas parecem ter-se soltado, deslocando-se para o alto.

Entretanto, dadas as suas características formais, as figuras em uma comunicação visual podem também ser forças conduzindo a percepção emdeterminadadireção dentro da composição. Linhas podem ser trajetórias para o olhar, assim como linhas diagonais induzem maior sensação de movimento do que linhas horizontais ou diagonais. Cores quentes parecem avançar em direção ao observador, enquanto cores frias parecem recuar. Toda a comunicação visual pode ser animada com o uso das características formais corretas.