o que vou encontrar no guia? · timento, mas que vai valer a pena, porque a câmera vai mudar...

27

Upload: lamcong

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O que vou encontrar no Guia?

O que é uma câmera DSLR? 4

Câmeras DSLR são todas profissionais? 6

Canon X Nikon: qual eu compro? 7

Câmeras semiprofissionais 8 Canon: câmeras semiprofissionais 9 Nikon: câmeras semiprofissionais 11

Câmeras de transição 14 Canon: câmeras de transição 15 Nikon: câmeras de transição 17

Câmeras profissionais 19 Canon: câmeras profissionais 20 Nikon: câmeras profissionais 22

Câmeras Top profissionais 23 Canon: câmeras top profissionais 24 Nikon: câmeras top profissionais 25

Onde comprar? 26 Cuide ao comprar câmeras novas e usadas 27

Esqueça o automático. É hora de fotografar. 3

Imagem capturada pelo aluno Andreas Ilek

Esqueça o automático. É hora de fotografar

Quando descobrimos na Foto-grafia uma paixão e passamos a estudar um pouco mais as técnicas fotográficas, percebemos que nossa fiel câmera compacta jamais possibi-litará que façamos imagens estilo aquelas premiadas das revistas, que têm mais de 500 likes nas Redes So-ciais. E ao pesquisarmos o porquê descobrimos que é pelo fato dela ser toda automática. Ou seja, não nos possibilita escolher qual será o foco da imagem, ou se queremos que entre mais ou menos luz pela lente.

Nesse momento começamos a pesquisar qual câmera nos possibili-tará fazer as tão sonhadas fotos e descobrimos uma série de modelos unidos por uma sigla: DSLR. Nesse ponto nosso maior problema começa. Afinal, o que significa DSLR? O que faz elas serem melho-res que a câmera que já tenho? Por que custam tão caro?

Explicaremos em detalhes esta sigla e destacaremos os grandes diferenciais destas câmeras, mas antes, gostaríamos que você sou-besse e percebesse um pouco da magia e mistério que nós, fotógrafos encontramos nestas “caixas de ima-gens”.

Quando você adquire uma câmera DSLR sente grande ansieda-de. Você sabe que fez um alto inves-timento, mas que vai valer a pena, porque a câmera vai mudar comple-tamente seu nível de fotografias. A partir de agora, você terá que desco-brir como seu equipamento funcio-na.

Acredite, a cada nova configu-ração você vai se apaixonar ainda mais pela fotografia. Verá que domi-nar a câmera lhe trará uma sensação de liberdade e a possibilidade de mudar completamente suas ima-

gens, até que os elogios comecem a acontecer naturalmente.

Escolha seu equipamento com muito cuidado e, depois disso, dedi-que tempo ao seu aprendizado. De nada adianta uma câmera perfeita se você não souber usá-la. Para lhe ajudar a escolher o seu equipamento, preparamos esse Guia de Câmeras. Queremos ser seus parceiros em seus primeiros passos na Fotografia, para que você faça um investimento correto e assim esteja pronto para fazer o melhor: dedicar seu tempo a apren-der a configurar e comandar seu equipamento, que poderá ser sua Profissão, ou seu Hobby.

Sabemos que você deve ter muitas perguntas e no Guia preten-demos esclarecer todas elas, come-çando com a tradução da sigla DSLR.

3

O que é uma câmera DSLR?

DSLR significa Digital Single Lens Reflex, que em português quer dizer Câmera Digital de Reflexo por uma Lente. Mas parece que essa tra-dução tá confundindo mais que esclarecendo. Por isso, vamos fazer uma breve explicação sobre o que isso quer dizer.

A primeira parte é fácil! D porque a câmera é digital, ou seja, não usa filme. Mas a segunda parte também não é difícil. O SL quer dizer Single Lens (uma lente) o que indica que a câmera possui uma lente intercambiável (que pode ser troca-da por outra). O R da sigla significa Reflex (reflexo) e significa que a imagem do visor é a mesma que será capturada pela lente (em alguns mo-delos pode haver um pequeno corte na foto, mas nada que faça com que um fotógrafo iniciante veja uma coisa e capture outra).

Os modelos DSLR, em geral, são melhores e mais caros que as câmeras compactas por oferecerem ao fotógrafo a possibilidade de do-minar todas as configurações do equipamento. Desde o foco até a velocidade com que a imagem será capturada. E isso no ramo da foto-grafia faz toda a diferença. Afinal, fotografar não é só apertar um botão. É preciso conhecer as técni-cas e configurações da câmera.

Na sequência do Guia, falare-mos sobre as duas maiores Marcas de Câmeras DSLR: Canon e Nikon e você poderá entender, também, porque apesar de serem DSLR, nem todas as câmeras são profissionais.

4

Perceba a diferença entre câmeras Compactas e DSLRs.

DSLR:Compactas:

Compactas X DSLRs 5

Quando falamos em DSLR é bastante comum ouvir a pergunta “Além do preço, qual a diferença das câmeras?” Aposto que você também deve estar se questionando isso. E a resposta é bastante simples.

Como explicamos no início do Guia, as DSLR são melhores que as câmeras compactas, por possibilitar ao fotógrafo o domínio da câmera. Ou seja, controlar o foco, o diafrag-ma, ISO, velocidade, entre outras configurações. E o que nos faz classi-ficar as DSLR em semi, transicionais e profissionais está bastante ligado a isso.

Uma câmera semiprofissional, embora seja DSLR, apresenta fun-ções automáticas e a maioria das fun-ções manuais. Elas trazem sensores regulares que precisam estar muito bem configurados para fazer fotos com nitidez e contraste de cores.

Essas câmeras são DX, e por isso fazem um pequeno corte na imagem. Outra característica dessas câmeras é que a lente do Kit, geralmente uma 18-55 e F3.5, possui pouco zoom - motivo de reclamação de quem está iniciando na fotografia.

As câmeras de transição rece-bem este nome, porque elas estão saindo da linha semiprofissional e entrando na profissional. Assim como as semiprofissionais são DX. Entre-tanto, ao contrário das semiprofissio-nais, as de transição oferecem todas as configurações manuais e sensores muito bons. E tem como lente do Kit, normalmente, uma 18-135mm/18--140mm e F3.5/F5.6.

As câmeras profissionais são aquelas que, além de ter todas as funções no manual, muitas vezes não possuem o modo automático. Isso porque são destinadas a fotógrafos

que já estão a mais tempo no merca-do e, por isso, já dominam o equipa-mento. São câmeras com ótima qua-lidade de imagem e que são FX, ou seja, Full Frame e isso quer dizer que não fazem nenhum corte na imagem. Câmeras profissionais, normalmente, não tem uma lente específica - lente do Kit. Por isso, na hora da compra, é você que escolherá qual lente quer.

Para quem está iniciando na fotografia, indicamos começar com uma câmera de transição, mas se seu investimento não suportar estas câmeras, opte pelas semiprofissio-nais. Para elas o investimento não é tão alto e é possível aprender as con-figurações manuais. Na sequência do Guia, daremos exemplos de câmeras semiprofissionais, de transição e pro-fissionais das Marcas Canon e Nikon.

Câmeras DSLR são todas profissionais? 6

Canon X Nikon: qual eu compro?

Se você está pensando em comprar sua primeira DSLR, tenho certeza que já se perguntou: "Canon ou Nikon? Qual eu compro?”, e se você tem a sua DSLR há algum tempo, certamente, fez o mesmo questionamento. Agora, se você pensou que neste item do Guia dirí-amos "Compre esta ou aquela Marca!”, sinto desapontar, mas não vamos.

Contudo, antes que você deixe de ler o Guia por aqui mesmo, já adianto o motivo: não existe Marca melhor (sério!). Nem Canon, nem Nikon. Podemos dizer que ambas têm qualidade similar. E como isso é possível? Bem, essa é uma regra básica do mercado - se a con-corrente lança um produto melhor que o meu, vou trabalhar mais e mais até que o meu produto seja o de qualidade maior. Isso se torna um ciclo vicioso fazendo com que não

possamos dizer, por características técnicas, qual Marca é melhor.

Mas como este é um Guia de Câmeras focado nessas Marcas, vamos lhe dar algumas dicas de como decidir entre uma e outra:

Analise câmeras que são con-correntes. Exemplo: Canon T6i X Nikon D5500.

Se tiver a oportunidade, vá à uma loja e use as câmeras. Segure, confira onde fica o menu em cada uma, se for possível até mesmo foto-grafe com elas. Assim, você poderá sentir qual câmera se encaixa melhor com seu perfil e o tamanho da sua mão.

Caso você tenha conhecidos que possuam uma ou outra Marca, analise qual é a probabilidade de vocês se emprestarem equipamen-

tos. Se tem essa chance, é interes-sante adquirir equipamentos da mesma Marca do seu conhecido. Atente-se para comparar câmeras da mesma categoria. Câme-ras semiprofissionais são inferiores às de transição e às profissionais. Você não poderá decidir entre as Marcas comparando uma Canon T6i (modelo semiprofissional) e uma Nikon D810 (modelo profissional), por exemplo.

Para ajudá-lo nessa difícil escolha de Marcas e mode-los, nos próximos itens do Guia explicaremos porque não podemos dizer que todas as câmeras são profis-sionais, além de lhe dar exemplos dos modelos mais usados e aprovados atual-mente.

7

Câmeras semiprofissionais

As câmeras semiprofissionais, muitas vezes, são a porta de entra-da para o mundo da fotografia. Afinal, quando temos uma dessas nas mãos, pela primeira vez, acaba-mos por nos deslumbrar com uma câmera que nos permite tantas pos-sibilidades. Após isso, uma infinidade de pesquisas e estudos sobre foto-grafia começa e uma nova porta se abre na nossa vida profissional. As câmeras semiprofissionais da Canon são: T3i, T5i e T6i. Já as da Nikon são: D3300 e D5500.

Acredito que você já passou por isso. Ou está passando. Sendo assim, seguem algumas dicas de câmeras semiprofissionais.

Imagem capturada pela aluna Bruna Senna

8

Câmeras semiprofissionais: Canon

T3i: Pouco encontrada no mercado, corresponde a D3300 da Nikon. É o modelo mais básico da Canon quando se trata de câmeras semiprofissionais. Mas, assim como a concorrente, da Nikon, possui as funções necessárias para um iniciante aprender fotografia. Também é DX e tem como lente do kit um 18-55mm - F3.5 e o diferen-cial de gravar vídeos em HD.

T5i e T6i: A T5i bem como a T6i são evoluções da T3i. Possuem recursos e sensores mais avançados que a primeira da família, mas também são DX e possuem lente 18-55mm - F3.5. Correspondem a D5500 da Nikon. E se você tiver condições de escolher, opte pela T6i, pois assim você ganhará em qualidade de imagem.

9

Informações Técnicas: Canon T6i

É indicada para iniciantes em Fotografia Profissional;

Faz imagens de ótima qualida-de;

5 disparos por segundo – usado para fotos de movimentos rápidos;

Velocidades de obturador – até 1/4000s – congela movimentos rápi-dos;

Sistema wifi – permite acionar o disparo por tablet ou celular e envia fotos para computador através de sinal de internet;

Monitor touchscreen – você toca no monitor para definir as fun-ções de menu – é uma função inte-ressante, mas não fundamental para um fotógrafo;

Monitor articulado – ajuda a fotografar enquadramentos do alto e do chão – é uma função interessante, mas não fundamental para um fotó-grafo;

19 pontos de foco - permite escolher entre 39 pontos de um enquadramento para dar foco. É um bom número de pontos de focagem;

Faz em média 440 disparos por carga de bateria;

ISO – 100 a 12.800;

Peso – 555 gramas;

Filma em Full HD;

Saída para Microfone estéreo – ideal para quem grava vídeos com captura de áudio, como entrevistas;

10

Câmeras semiprofissionais: Nikon

D3300: Antes dela, existiram a D3000, D3100 e D3200. Não falaremos dessas, porque não estão mais à venda no mercado. A D3300 é o modelo mais simples da Nikon (quando se trata de DSLRs), mas traz todas as funções necessárias pra quem está começando na fotografia. Tem como lente do kit uma 18--55mm - F3.5, é DX e tem como diferencial gravar vídeos em HD.

D5500: A D5500 também tem uma “família" (D5100, D5200) por trás dela, mas não estão mais à venda. Esse modelo é mais avança-do que o anterior. Conta com senso-res mais avançados, possui todas as funções manuais e tem, assim como a D3300, lente 18-55mm - F3.5. E é uma DX. (Se suas condições per-mitem, opte pela D5500, pois assim, você terá ganhos na qualidade das imagens).

11

12Informações Técnicas: Nikon D3200

Conhecida como uma boa câmera de entrada para iniciantes em Hobby avançado e em Fotografia Profissional;

24 MP;

Utiliza somente lentes mais modernas da série Nikkor G;

5 disparos por segundo – usado para fotos de movimentos rápidos;

Velocidades de obturador - até 1/4000 – congela movimentos rápi-dos;

11 pontos de foco – permite escolher entre 11 pontos de um enquadramento para dar foco;

Faz em média 700 disparos por carga de bateria;

ISO – 100 a 12.800;

Peso – 430 gramas;

Filma em Full HD; Microfone Mono – não é inte-ressante para quem deseja gravar entrevistas, pois o melhor som acon-tece em modo estéreo e não mono;

Informações Técnicas: Nikon D5500

Indicada para iniciantes em Fotografia Profissional;

Faz imagens de ótima qualida-de; Utiliza somente lentes mais modernas da série Nikkor G;

5 disparos por segundo – usado para fotos de movimentos rápidos;

Velocidades de obturador – até 1/4000 – congela movimentos rápi-dos;

Sistema wifi – permite acionar o disparo por tablet ou celular e envia fotos para computador através de sinal de internet;

Monitor touchscreen; Monitor articulado – ajuda a

fotografar enquadramentos do alto e do chão – é uma função interessante, mas não fundamental para um fotó-grafo;

39 pontos de foco - permite escolher entre 39 pontos de um enquadramento para dar foco. É um bom número de pontos de focagem;

Faz em média 870 disparos por carga de bateria;

ISO – 100 a 25.600;

Peso – 420 gramas; Filma em Full HD;

Microfone Mono – não é inte-ressante para quem deseja gravar entrevistas, pois o melhor som acon-tece em modo estéreo e não mono;

13

Câmeras de transição

Há quem comece na fotografia com uma e tem os que a adqui-rem ao longo da carreira. Mas o fato é: todo profissional já teve, ou vai ter uma câmera de transi-ção. Elas se encaixam naquela fase da vida em que não estamos mais tão satisfeitos com a semi-profissional, mas também não temos como investir em uma profissional. E se você está pen-sando em adquirir a sua, seguem algumas dicas de modelos. As câmeras de transição da Canon são: 70D e 80D. E as da Nikon são: D7100 e D7200

Imagem capturada pelo aluno Marcelo Soares

14

Câmeras de transição: Canon

70D e 80D: Assim como as D7000 da Nikon, as 70D e 80D da Canon, fazem parte da mesma famí-lia. A 80D é a mais avançada da família, mas a 70D ainda pode ser encontrada no mercado. Têm como lente a 18-135mm - F3.5. Ambas são ótimas opções para quem está iniciando, ou até mesmo para quem já tem uma semiprofissional e procu-ra uma câmera mais avançada. Caso você possa optar, escolha a 80D, pois assim como as demais “evolu-ções” da Canon, trará a você maior ganho na qualidade das imagens.

15

Informações Técnicas: Canon 80D

Indicada para iniciantes em Fotografia Profissional e para fotógra-fos que já estejam atuando profissio-nalmente com fotos e vídeo;

Sistema de autofoco mais rápido do mercado. Focaliza rapida-mente o objeto em que o fotógrafo quer dar nitidez (foco), mesmo quando estiver filmando;

24MP;

7 disparos por segundo – inte-ressante para quem fotografa movi-mentos muito rápidos, como fotos de esporte;

Velocidades de obturador 1/8000 – congela movimentos super-rápidos;

45 pontos de foco – possibilita escolher detalhes no ambiente e dar foco (nitidez) apenas nestes detalhes.

Grande precisão na focagem;

Faz em média 960 disparos por carga de bateria;

Monitor touchscreen;

ISO – 100 a 16.000; Peso – 730 gramas; Filma em Full HD;

Microfone Estéreo – ideal para quem grava vídeos com captura de áudio, como entrevistas;

Saída para fone de ouvido;

Flash embutido que controla outros flashes externos – função muito útil para produzir imagens com iluminações criativas.

16

Câmeras de transição: Nikon

D7100 e D7200: Ambas fazem parte da mesma família (D7000) e vieram para substituir a D90. Possuem todos as configura-ções no modo manual, tem como lente do kit, também uma 18--140mm - F3.5 e só não podem ser consideradas câmeras profissionais, porque são DX. Mas sem dúvidas, são ótimas opções para começar na fotografia. E assim como nas semi-profissionais, se você puder esco-lher, opte pela D7200, pois esta já possui recursos mais avançados que a D7100.

17

18Informações Técnicas: Nikon D7200

Indicada para iniciantes em Fotografia Profissional e para fotógra-fos que já estejam atuando profissio-nalmente;

Oferece grande quantidade de detalhes de cena, ou seja, grande qualidade de imagem; 24MP;

Possibilita usar qualquer objeti-va feita pela Nikon, inclusive as mais antigas;

6 disparos por segundo – inte-ressante para quem fotografa movi-mentos muito rápidos, como fotos de esporte;

Velocidades de obturador 1/8000s – congela movimentos super-rápidos;

Uma câmera forte para quem

realmente utiliza bastante.

Sistema wifi;

51 pontos de foco – possibilita escolher detalhes no ambiente e dar foco (nitidez) apenas nestes detalhes. Grande precisão na focagem;

Faz em média 1100 disparos por carga de bateria;

ISO – 100 a 25.600;

Peso – 675 gramas; Filma em Full HD;

Microfone Estéreo;

Saída para fone de ouvido;

Flash embutido que controla outros flashes externos;

Câmeras profissionais

As câmeras profissionais são aquelas que fazem nosso olho bri-lhar. Totalmente manuais, com sen-sores de alta definição e full frame, não conheço fotógrafo que não queira uma, ou que não ame muito a sua – caso já tenha. As câmeras mais comentadas no mundo da Fotografia só tem um problema: o preço. Infe-lizmente, não são todos que conse-guem comprá-la, mas quem conse-gue garante que não existe equipa-mento melhor. E é verdade. Afinal, só as melhores estão nesta lista. Vamos conferir?!

As câmeras profissionais da Canon são: 7D e 5D. E da Nikon são: D610 e D810.

Não indicamos aos iniciantes por serem câmeras totalmente ma-nuais e com valor bem elevado. Mas, se você possui conhecimentos téc-nicos em fotografia e condições, essas podem ser ótimas opções.

Imagem capturada pelo aluno Marcos Fernandes

19

Câmeras profissionais: Canon

7D: Muitos pensam que essa é a Top de linha da Canon, mas não. Na verdade, muitos profissionais nem a consideram uma câmera pro-fissional, por ser DX. Entretanto, por ter todos as configurações no modo Manual e uma qualidade de imagem incrível, ela pode ser colocada no grupo de elite da Marca. A lente do Kit é a 18-135mm - F3.5.

5D: Ótima câmera profissional da Canon, que possui grande custo X benefício, é FX e têm todas as configurações no modo Manual, sendo assim, é indicada para fotó-grafos que já tenham experiência na fotografia e possuem vasto conhe-cimento técnico do equipamento. Não possui lente do Kit, devendo o fotógrafo escolher qual prefere na hora da compra. Entre a 7D e a 5D, indicamos a 5D principalmente por ser FX.

20

Peso – 910 gramas; Filma em Full HD;

Microfone Estéreo – ideal para quem grava vídeos com captura de áudio, como entrevistas;

Saída para fone de ouvido – opção muito útil para quem grava vídeos e precisa acompanhar o áudio que está sendo gravado;

Flash embutido que controla outros flashes externos – função muito útil para produzir imagens com iluminações criativas;

Informações Técnicas: Canon 7D

Indicada para fotojornalista que precisam de equipamentos resisten-tes para o trabalho;

20MP;

10 disparos por segundo – interessante para quem fotografa movimentos muito rápidos, como fotos de esporte;

Velocidades de obturador 1/8000s – congela movimentos super-rápidos;

65 pontos de foco – possibilita escolher detalhes no ambiente e dar foco (nitidez) apenas nestes detalhes. Grande precisão na focagem;

Faz em média 670 disparos por carga de bateria;

ISO – 100 a 16.000;

21

Câmeras profissionais: Nikon

D610 e D810: ambas são consideradas câmeras profissionais de ótima qualidade. Possuem senso-res FX - Full Frame. E por serem profissionais, não possuem nenhum recurso no modo automático, sendo assim, é preciso ter conhecimento mais avançado em fotografia. Não possuem lente do kit. O fotógrafo deve escolher a lente no momento da compra. Assim como os demais modelos indicados, caso você tenha condições, opte pela D810.

22

Câmeras Top Profissionais

Se engana quem pensa que os modelos de câmeras aponta-dos no item anterior são os Top das Marcas Canon e Nikon. Depois delas ainda existem modelos que são indi-cados para quem trabalha com eventos esportivos, como jogos de futebol, Olimpíadas, corridas automobilísticas, entre outros. E que requerem uma qualidade de imagem excepcional e grande resistên-cia as condições climáticas.

Imagem capturada pelo aluno José Viana

23

Câmeras Top Profissionais: Canon

1D: Câmera Top de linha da Canon. É indicada para fotógrafos que já possuem vasta experiência e que trabalham com fotografia esportiva. Se você não trabalha fotografando esportes, mas quer uma ótima câmera profissional da Canon, opte pela 5D, pois ela cor-responderá as suas expectativas e o valor não é tão elevado quanto a 1D.

24

Câmeras Top Profissionais: Nikon

D4s: A D4s, assim como a 1D, é a Top da Nikon. E indicada para fotógrafos profissionais que traba-lham fotografando eventos esporti-vos de grande porte. Se esse não é seu caso, mas você quer uma boa câmera profissional, opte pela D810, pois, lhe oferecerá uma qualidade de imagem incrível e não tem valor tão elevado.

25

Onde comprar?

Agora, que você já conhece as categorias que compõem o segmento de câmeras DSLR e também conhece os princípais modelos das Marcas Canon e Nikon, é o momento de conhecer as princípais lojas que vendem equipamentos fotográficos.

Durante tantos anos ensinan-do Fotografia e indicando equipa-mentos a centenas de alunos, sen-timos confiança em algumas lojas que indicaremos a seguir. Mas se você costuma comprar em algum outro estabelecimento que não está mencionado, não quer dizer que não seja confiável, apenas não conhecemos.

Deixaremos o nome da loja e o link para que seja fácil de você encontrá-la na Internet.

Angel Equipamentos Fotográficos: angelfoto.com.br

Beephoto: beephoto.com.br

B&H Photo e Video: bhphotovideo.com

Bella Photo: bellaphoto.com.br

Câmera Mais: cameramais.com.br

Consigo: consigo.com.br

Foto Centro: fotocentro.com.br

Incoflash: incoflash.com.br

Atenção: a B&H Photo e Video é a maior loja de equipamentos fotográficos do mundo. Sempre que desejar pesquisar novos modelos de câmeras e lentes procure nesta loja, pois ela é referência em fotografia.

No site da B&H é possível tra-duzir as informações para o português e assim entender detalhes de cada equipamen-to.

26

D610 e D810: ambas são consideradas câmeras profissionais de ótima qualidade. Possuem senso-res FX - Full Frame. E por serem profissionais, não possuem nenhum recurso no modo automático, sendo assim, é preciso ter conhecimento mais avançado em fotografia. Não possuem lente do kit. O fotógrafo deve escolher a lente no momento da compra. Assim como os demais modelos indicados, caso você tenha condições, opte pela D810.

Cuide ao comprar câmeras novas e usadas

Ao buscar uma nova câmera, defina o valor que poderá investir no equipamento e busque saber quais os modelos de cada marca estão a venda no momento.

Faça uma tabela comparativa de modelos que você estiver avalian-do, pra conseguir entender e compa-rar.

Compare os valores, pesquise na internet opiniões de usuários (cui-dado, pois elas costumam confundir) e converse com os instrutores aqui da Qualificar Brasil, eles estão sempre prontos para orientar futuros estu-dantes.

Como dissemos no início deste Guia, se possível, vá a uma loja física, peça para ver o modelo de câmera desejada (de ambas as marcas) e tente perceber qual delas fica mais confortável. Suas mãos terão de sus-tentar o peso da câmera e ao mesmo

tempo operar as configurações. Não se preocupe tanto com megapixels, todos estes modelos trazem alta qualidade de imagem, o suficiente para grandes ampliações. Também não fique fixado com o número de ISO. Estas câmeras ofere-cem várias possibilidades de ISOs altos, mas você não utilizará tudo o que elas dispõem, pois ISOs muito altos podem gerar ruídos, pontinhos pretos na fotografia.

Se pensar em comprar uma câmera usada, fique muito atento aos seguintes detalhes:

Analise os botões da câmera: eles estão com os símbolos apaga-dos? Estão gastos? Isso representa muito uso.

Verifique se há riscos ou pequenos amassados no corpo da câmera, pois são sinais de queda e de

pouco cuidado.

Observe a quantidade de cliques que a câmera fez. Todo sensor de câmera tem uma vida útil, ou seja, quando chegar a uma certa quantida-de de cliques ele precisa de reparos ou troca. Em média uma câmera DX faz 150 mil cliques e uma FX faz em torno de 400 mil cliques.

Já orientamos sobre equipa-mentos e o início da carreira de mais de mil alunos, por isso, para dúvidas, tanto para equipamentos quanto para se dedicar ao seu aprendizado, faça contato conosco.

Um abraço!

Aline Tonini e Equipe da Escola de Fotografia Qualificar Brasil Cursos

27