o que é o tribunal do júri

4
O que é o Tribunal do Júri? O Tribunal do Júri é o órgão jurisdicional, colegiado, heterogêneo e temporário, composto por um juiz de direito, normalmente denominado juiz-presidente, e sete cidadãos escolhidos por sorteio, competente para o julgamento de crimes dolosos contra a vida, como determina a Constituição Federal, no art. 5º, onde também se insere os princípios da plenitude da defesa, sigilo das votações e soberania dos veredictos. O procedimento do júri, instituído pelo legislador processual penal é bifásico ou escalonado, ou seja, existem duas etapas: (A) Instrução preparatória Realizada por um juiz de direito, que prossegue até a decisão de pronúncia, que não põe fim ao processo, mas apenas realiza o judicium acusationis, pela verificação dos requisitos de admissibilidade da acusação a ser submetida ao júri. (B) Julgamento em plenário Feito pelo órgão colegiado popular, com decisão definitiva, o judicium causae. A finalidade deste procedimento é ampliar o direito de defesa dos acusados de crimes dolosos contra a vida, dada a relativa gravidade destes delitos, de modo que o julgamento seja realizado por pessoas do povo, pares do réu, e não por um juiz de direito preso a regras jurídicas. Competência do Tribunal Júri São admitidas pelo júri as infrações consideradas como crimes dolosos contra a vida e as infrações eventualmente conexas. Não são julgados por júri popular os crimes de latrocínio e extorsão mediante a sequestro seguida de morte, pois apesar de serem crimes aonde ocorre a morte da vitima e dolo do agente devem ser julgados por juiz singular, pois são considerados crimes contra o patrimônio, onde prevalece a intenção patrimonial.

Upload: alvaro-alves

Post on 01-Jul-2015

57 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que é o Tribunal do Júri

O que é o Tribunal do Júri?O Tribunal do Júri é o órgão jurisdicional, colegiado, heterogêneo e temporário, composto por um juiz de direito, normalmente denominado juiz-presidente, e sete cidadãos escolhidos por sorteio, competente para o julgamento de crimes dolosos contra a vida, como determina a Constituição Federal, no art. 5º, onde também se insere os princípios da plenitude da defesa, sigilo das votações e soberania dos veredictos.O procedimento do júri, instituído pelo legislador processual penal é bifásico ou escalonado, ou seja, existem duas etapas:

(A) Instrução preparatória – Realizada por um juiz de direito, que prossegue até a decisão de pronúncia, que não põe fim ao processo, mas apenas realiza o judicium acusationis, pela verificação dos requisitos de admissibilidade da acusação a ser submetida ao júri.

(B) Julgamento em plenário – Feito pelo órgão colegiado popular, com decisão definitiva, o judicium causae.

A finalidade deste procedimento é ampliar o direito de defesa dos acusados de crimes dolosos contra a vida, dada a relativa gravidade destes delitos, de modo que o julgamento seja realizado por pessoas do povo, pares do réu, e não por um juiz de direito preso a regras jurídicas.

Competência do Tribunal Júri São admitidas pelo júri as infrações consideradas como crimes dolosos contra a vida e as infrações eventualmente conexas. Não são julgados por júri popular os crimes de latrocínio e extorsão mediante a sequestro seguida de morte, pois apesar de serem crimes aonde ocorre a morte da vitima e dolo do agente devem ser julgados por juiz singular, pois são considerados crimes contra o patrimônio, onde prevalece a intenção patrimonial.

Page 2: O que é o Tribunal do Júri

Os JuradosO serviço do júri é obrigatório, de modo que a recusa injustificada constitui crime de desobediência. É possível, porem, haver recusa por motivos religiosos, filosóficos ou políticos, caso em que aquele que se recusar devera submeter- se a prestação alternativa a ser estabelecida em federal.Para ser jurado é necessário:

a) Ter notória idoneidade b) Ser brasileiro c) Ser alfabetizado d) Ser maior de vinte um anose) Estar no perfeito gozo dos direitos políticos f) De preferência, não sofrer de deficiência em qualquer dos sentidos ou das

faculdades mentais Estão isentos: Os maiores de sessenta anos e os demais citados no art. 436 do CPPInicialmente serão convocados no mínimo quinze jurados de onde serão sorteados os sete que comporão o Conselho de Sentença. Segundo o art.º 466 o juiz advertirá os jurados de que, uma vez sorteados, não poderão comunicar-se com outrem nem manifestar sua opinião sobre o processo, sob pena de exclusão do conselho e multa. A quebra da incomunicabilidade também acarreta a nulidade do processo.

Alistamento dos juradosOs jurados serão alistados anualmente pelo Juiz Presidente do Júri, sob sua responsabilidade, entre cidadãos de notória idoneidade, mediante escolha por conhecimento próprio, do Magistrado ou através de informação fidedigna. O juiz poderá requisitar às autoridades locais, associações de classe, sindicatos profissionais e repartições públicas a indicação de cidadãos que reúnam as condições legais. (Art.º425 CPP)

Direitos dos juradosNenhum desconto será feito nos vencimentos dos jurados sorteados. Art.º 441

O exercício efetivo da função de jurado constituirá serviço publico relevante, estabelecerá a presunção de idoneidade moral e assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo, bem como preferência, em igualdade de condições nas concorrências públicas. Art.º 439

Page 3: O que é o Tribunal do Júri

Deveres dos juradosO serviço de júri é obrigatório. Art.º 436

Ao jurado que, sem causa legítima, deixar de comparecer no dia marcado para a sessão ou retirar-se antes de ser dispensado pelo presidente será aplicada multa de 1(um) a 10(dez) salários mínimos, a critério do juiz, de acordo com sua condição econômica. Art.º 442

Conselho de SentençaÉ o grupo de sete jurados sorteados para cada sessão de julgamento que deve julgar os acusados submetidos ao Júri Popular. Os sete integrantes do conselho de sentença são Juízes de fato. Podem utilizar de qualquer recurso que os conduza a um juízo preciso a respeito da decisão a ser tomada.

Formação do Conselho de SentençaAlistamento de 300 a 500 jurados

Publicação da lista geral↓

Sorteio dos 25 jurados para servir na sessão↓

Presentes 25 → Serão sorteados 7 → Conselho de Sentença

Sala SecretaComo sofremos uma grande influência norte-americana por meio de filmes, quase sempre o cidadão brasileiro tem uma noção errada sobre o julgamento do Tribunal do Júri no Brasil. Nos Estados Unidos, os jurados se comunicam, trocando idéias sobre o caso em julgamento, e se reúnem secretamente em uma sala, sozinhos, sem a presença do Juiz Presidente, e, após chegarem a um veredicto unânime, comunicam a decisão ao Juiz Presidente.No Brasil, o julgamento é diferente. O Juiz Presidente formula quesitos aos jurados que responderão sim ou não, secretamente, por meio de cédulas. Como o numero de jurados é ímpar nunca ocorrerá um empate, expressando no julgamento o numero de votos maior a uma tese ou outra, quando o resultado não é unânime. Após a votação, o Juiz Presidente elabora a sentença de acordo com o veredicto dos jurados e a lei penal e processual penal. Quando os jurados julgarem o caso desclassificando o crime doloso contra a vida para outro delito, a competência para julgamento é transferida para o Juiz Presidente.Após o Juiz Presidente ler a sentença em plenário, o julgamento termina.