o que é o taekwondo

7
O QUE É O TAEKWONDO? O Taekwondo é uma das Artes Marciais mais sistemática e científica da tradição coreana que ensina mais do que habilidades físicas de luta. É uma disciplina que mostra maneiras de engrandecer o nosso espírito e a nossa vida através do treino do corpo e da mente. Hoje, tornou-se um desporto global que ganhou reputação internacional, e está entre os desportos oficiais nos Jogos Olímpicos. Para começarmos vamos perceber melhor o significado da palavra Tae” “Kwon” “Do”. Ela está composta por três partes, como mostra na ortografia, entretanto é uma palavra só em coreano. Tae” significa “pé”, “perna”, ou “pisar”; “Kwon” significa “punho”, “mão” ou “combater”; e “Do”, significa “o caminho” ou “disciplina”. Se colocarmos estas três partes juntas, nós podemos ver dois conceitos importantes por trás da palavra Tae Kwon Do. Primeiro, Taekwondo é a maneira correcta de usar os pés (Tae) e as mãos (Kwon), ou todas as partes do corpo que são representadas pelos pés e as mãos. Segundo, é um modo de controlar ou acalmar combates/lutas e manter a paz. Este conceito vem do significado de Tae Kwon ‘pôr punhos sobre controlo ’ e ‘ saber parar os punhos quando necessário ’. Assim Taekwondo significa “a forma correcta de usar todas as partes do corpo para evitar o

Upload: pedro-miguel-moreira-povoa

Post on 22-Dec-2015

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Historia do Taekwondo

TRANSCRIPT

Page 1: O que é o Taekwondo

O QUE É O TAEKWONDO?

O Taekwondo é uma das Artes Marciais mais sistemática e científica da tradição coreana que ensina mais do que habilidades físicas de luta. É uma disciplina que mostra maneiras de engrandecer o nosso espírito e a nossa vida através do treino do corpo e da mente. Hoje, tornou-se um desporto global que ganhou reputação internacional, e está entre os desportos oficiais nos Jogos Olímpicos.

Para começarmos vamos perceber melhor o significado da palavra “Tae” “Kwon” “Do”. Ela está composta por três partes, como mostra na ortografia, entretanto é uma palavra só em coreano. “Tae” significa “pé”, “perna”, ou “pisar”; “Kwon” significa “punho”, “mão” ou “combater”; e “Do”, significa “o caminho” ou “disciplina”. Se colocarmos estas três partes juntas, nós podemos ver dois conceitos importantes por trás da palavra Tae Kwon Do.

Primeiro, Taekwondo é a maneira correcta de usar os pés (Tae) e as mãos (Kwon), ou todas as partes do corpo que são representadas pelos pés e as mãos. Segundo, é um modo de controlar ou acalmar combates/lutas e manter a paz. Este conceito vem do significado de Tae Kwon ‘pôr punhos sobre controlo’ e ‘ saber parar os punhos quando necessário’. Assim Taekwondo significa “a forma correcta de usar todas as partes do corpo para evitar o combate/luta e ajudar a construir um mundo melhor e mais pacífico.

O Taekwondo tem se desenvolvido ao longo dos 5.000 anos de história da Coreia, e no decorrer deste período tem sido chamado por vários nomes diferentes. Na Coreia, o Taekwondo começou como uma arte marcial de defesa chamada ´Subak` ou ´Taekkyon`, e se desenvolveu como um modo de treino do corpo e

da mente no antigo reino de Koguryo, com o nome de ´Sunbae`. No período de Silla, se tornou a coluna vertebral dos Guerreiro do Hwarangdo que tinham como objectivo produzir/formar líderes para o país.

O Taekwondo de hoje é semelhante às artes marciais de outros países orientais e compartilha algumas características com eles, porque no curso da sua evolução adquiriu muitos estilos diferentes que existiam nas artes marciais dos países vizinhos da Coreia, como o Japão e China.

Mas Taekwondo é muito diferente da maioria das artes marciais orientais. Primeiro, fisicamente

Page 2: O que é o Taekwondo

é muito dinâmico com movimentos activos que incluem grande habilidade de pernas. Segundo, os princípios dos movimentos físicos estão como um todo em sintonia com a mente e a vida. Terceiro, possui posturas dinâmicas em outras perspectivas.

Taekwondo pode ser caracterizado pela unidade: a unidade de corpo, mente, e vida, e a unidade da postura (poomsae). Quando você faz Taekwondo, você deve tornar a sua mente em paz e sincronizar a sua mente com os seus movimentos, e estender esta harmonia para a sua vida e para a sociedade. É assim que no Taekwondo, os princípios dos movimentos físicos, o princípio do treino mental, e os princípios da vida se tornam um e a mesma coisa, fundindo-se. Por outro lado, a correcta “Poomsae” conduz a uma luta justa que eventualmente produzirá um grande poder destrutivo.

Como poderemos alcançar tal unidade no Taekwondo?

O Taekwondo é um modo de vida, como ter uma profissão, constituir uma família, lutar por uma causa, ou por alguma das inúmeras razões existentes. O que faz o Taekwondo diferente destas é que ele é uma actividade de sobrevivência em situações extremamente antagónicas. Uma pessoa tem sempre que superar o inimigo que está tentando causar algum dano. Mas ganhar uma luta/combate simplesmente não é bastante para garantir a segurança de alguém, porque o inimigo pode recuperar e pode atacar novamente. Além disso, pode haver muitos outros inimigos além do que já foi derrotado. O praticante nunca pode se sentir seguro a menos que ganhe paz permanente. Para atingir esta paz permanente ou duradoura, a pessoa precisa de unidade. Este é o objectivo do Taekwondo. Caso contrário o Taekwondo não seria diferente de qualquer outra habilidade como a luta de rua.

O Taekwondo persegue um crescimento harmonioso e melhoria de vida através de suas actividades únicas. Esta é a razão porque podemos dizer que o Taekwondo é um modo de vida. Em última análise e para que nos permitimos levar uma vida mais valiosa/dar mais valor à vida, seria bom encontrarmos os princípios orientadores, profundamente escondidos no Taekwondo.

Page 3: O que é o Taekwondo

A HISTÓRIA DO TAEKWONDO

Antes de entrar na história do Taekwondo, gostaria de definir o que significa:- Taekwondo é uma técnica de combate desarmado para defesa pessoal que envolve a aplicação hábil de técnicas que incluem socos, perfurações, saltos, chutes e defesas, desenvolvidas em ações com pés e mãos. É mais que uma mera habilidade lutadora física e representa um estilo de pensamento e um padrão de vida que requer disciplina rígida. É um sistema de treinamento da mente e do corpo nos quais é colocada grande ênfase no desenvolvimento do caráter moral do aprendiz.Os praticantes imitavam posições defensivas e ofensivas assumida por animais que foi lentamente transformada em métodos de combate eficazes. Contribuindo para o surgimento do antigo estilo Taekyon (antigo nome do Taekwondo).O Taekwondo em nossos dias evoluiu combinando muitos estilos diferentes de artes marciais que existiram na Coréia nesses últimos 2.000 anos e alguns estilos de artes marciais de países que a cercam.Os registros mais remotos do Taekwondo como prática são datados de aproximadamente 50 a.c., durante este tempo, a Coréia como hoje conhecemos era dividida em três reinos:Koguryo o mais rico, Silla o mais pobre e Baek-Je.

DINASTIA KOGURYO

Fundada no ano 37 a.c.

Pode-se observar numa pintura no teto do túmulo de Muyong-Chong, dois homens de frente em posturas de Taekyon, e no túmulo de Kakchu-Chong há um mural com dois homens lutando.Com estes argumentos se pode imaginar que o Taekyon já se praticava há séculos, visto que a construção destes túmulos data do período compreendido entre o ano 3 a.c. e o ano 427 d.c.

Page 4: O que é o Taekwondo

DINASTIA SILLA

O Taekwondo também foi praticado durante a dinastia Silla. Reino fundado a sudeste da península Coreana vinte anos antes do surgimento de Koguryo. Kyonchu, capital do antigo reino de Silla, contempla muitos monumentos com valores históricos, e onde se pode encontrar no vale Sokkuram, duas estatuetas, em posição de Taekyon (o famoso guerreiro Keumkang Yuk Sa), esculpidas numa parede do templo Pulkuk-sa. O templo Pulkuk-sa tem mais de dois mil anos, o que representa também um importante testemunho da prática do taekwondo antigo.

Silla era o menor dos três reinos e o que mais sofria as invasões e saques de seus vizinhos, foi então que um grupo de jovens aristocratas e militares formou uma tropa de elite denominada Hwarang-Do para defender-se dos invasores. O estudo de Hwarang Taekyon englobava a história, confuciana de filosofia, éticas, budista de moralidade, e táticas militares.Os princípios que guiavam os guerreiros de Hwarang estavam baseados nos cinco códigos de conduta humana escritos por um estudioso budista e pode ser resumido como sendo:1. Obediência ao rei;2. Respeito aos pais;3. Lealdade para com os amigos;4. Nunca recuar ante ao inimigo;5. Só matar quando não houver outra alternativa.

Page 5: O que é o Taekwondo

Foi a partir daí que se aprimorou o uso do Arco e Flecha, da Lança e da Espada, acrescentando-se o uso dos pés e das mãos como forma de lutar (Taekyon), como também disciplina mental. Assim fortaleceram a força e a capacidade de cada lutador tornando-os quase invencíveis. Com a adoção da força física aliada à força mental, o reino de Silla conseguiu unificar os demais reinos, surgindo desta união de terras o que conhecemos hoje por Coréia.

DINASTIA KORYO

Esta dinastia foi estabelecida no ano 935, e durou 457 anos. E com o moderno nome de Koryo (Coréia) começou a ser conhecida em todo o mundo, graças às mercadorias que os comerciantes traficavam.Neste período o Soobak era popular e muito praticado entre toda a população, chegando inclusive às elites da corte. Narra-se que o rei Uichong ficou muito admirado com as técnicas demonstradas por Yi Ui-Min, que o promoveu imediatamente a PyolJang (grau militar equivalente a coronel).Um famoso pintor da época, Hong Do Kim, descreve num desenho como decorria um concurso de Soobak nos terrenos do palácio real.

Técnica Jang-Kwon (desenho mural em Pyung-Yang, Coréia ano 725)