o que deixei de dizer e escrevi - battello.med.brbattello.med.br/port/escrevi.pdf · origem comum a...

24

Upload: hoangkhanh

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O QUE DEIXEI DE DIZER E ESCREVI...

Celso Batello FILHOS Filho(a) Palavra de sonoridade celestial. Um compromisso com a vida, uma passagem de bastão de nossos pais. Amor esse que se iniciou no nosso namoro, consubstanciação da união dos nossos corpos e almas. Dádiva de Deus: plantar uma árvore, escrever um livro, ter um filho... Extensão do nosso físico e do nosso sentimento, todo o passado de várias pessoas antes do teu nascimento, resultado das alegrias e tristezas dos seus ancestrais. Com a tua vinda filho (a), pedimos a Deus, ilumine os teus passos e, nesse mundo conturbado, ajuda para respondermos às tuas indagações. Sabemos não poder evitar que chores algum dia, tu não nos pertence, Deus é o teu Pai e a Natureza a tua Mãe. Somos apenas os veículos que procurarão orientar os teus passos neste mundo, apesar, de sermos somente isto, nós te amamos muito. A tua chegada aqueceu ainda mais o nosso lar, e saiba, queremos muito, mas muito mesmo a tua felicidade.

CRIANÇA

Criança, Criançada, temo pelo teu presente, teu futuro incerto. Meus velhos hão vivido tanto tempo que já crianças são a esperança.

SOGRA

Sogra: “onde há fumaça, há fogo”.

AMANTES

Os amantes amados que são, por si próprios,

um pelo outro, esboçam uma sensação de posse. Numa instância primeira, fecham-se em si mesmos. O amor, esse amor, não é expansivo, posto a solidão desejarem a entrega mútua, a sós, se pertencerem, esquecendo do resto. De encontro ao epicentro universal, Banharem-se na espuma da vida, origem comum a tudo, sentirem a volúpia da carne. Este grito surdo, eu possuo. Possuída sou, sua dona, meu escravo. Desejo-o assim, como tua a mim, mais alguns instantes. O que é o tempo! Vive-se uma vida inteira, num só momento. Esse amor condensado, segue ao sabor do vento, expande-se e torna-se... Feliz é somente aquele, prisioneiro se faz Livre e escravo, como pássaro que voa solto com seu canto, a felicidade de outrem faz por amor e liberdade volta ao ninho.

PAPAI

A tua alma papai é colorida Como os peixinhos do meu aquário.

AZUL

Olhando este imenso azul, banhado por um dourado poente, mesclado por um cinza de fumaça, de milhões de aviões à jato procuro do lado e não estás puxa que chato!

SENSAÇÕES

Mulher fecunda, de beijo cálido, onde meu sentimento redunda, seu amor me deixa ávido de, ao mesmo tempo, ter e ser.

INTERELAÇÃO

Quando se convive com alguém, quatro possibilidades, fundamentalmente, podem ocorrer, quais sejam a antipatia, a indiferença, a admiração e o respeito.

PODEROSO

Oh! sentimento poderoso que penetra no recôndito do meu santuário sagrado, à semelhança de um intruso, que chega e diz que veio prá ficar. Atônito respondo: podes ficar o tempo que quiseres, amor profundo, belo e imortal desta mulher que faz vibrar todo o meu ser.

PAPAI

Papai, quando eu estava em Itú, eu senti saudades, porque estava em Curitiba. Você está no meu coração. Marcella Helena

PERU

Existem pessoas que agem à semelhança de um peru, se riscar no chão um círculo ao seu redor, nunca conseguirão ultrapassar esta “intransponível” barreira.

FELICIDADES

Felicidade é olhar teus olhinhos, espertinhos e vivos como um coelhinho. Felicidade é observar teus movimentos rápidos, como um gamo feliz e intrépido. Felicidade é olhar tua boca, o teu sorriso, sentir-te ardentemente nos momentos só nosso. Felicidade, ora meu Deus, é tudo isso, de tanto senti-la, explodir eu posso. De tanta felicidade, acho que sou feliz.

POESIA PAI CELSO

Uma pomba com um trevo passou no “céu” azul. E no mesmo instante, um arco-íris “apareceu”. Seu nome brilhou “Celso”, eu me encantei. O seu retrato fui olhar, você sorriu e piscou no céu azul, fui apreciar. Á noite fui apreciar as estrelas, daquela noite em que surgiu seu nome. Te amo, um beijo. Caio Marcio

SOMA Saudades = Lembranças + Amor EMBRIAGUEZ

Embriaguei-me tanto em você, não sei mais se sou ou estou inebriado. Quiçá, nunca mais fique sóbrio.

MAU POLÍTICO

Sombria, a figura, política, sofisma, a arte, engana-se, blefa, entristece, desilude-se, não vive sem, posto ser a própria, horrível, narciso, desfigurado, a sua imagem.

VIVER

Para se viver é mister fazê-lo. Este sentimento imanente, ansiedade de viver.

PLATÔNICO

Amor platônico, só para daltônicos.

AMANTES

Que saudades sinto, das nossas horas de paz, quando nos encontros ardentes, nós amantes, duas chamas vivas a se consumir, como se fôssemos um.

DO GOZO DA MULHER O teu gozo mulher parece com a onda do mar, que começa pequenina, quase imperceptível, num imenso oceano de sensações, Crescendo porém em tuas profundezas, mobilizando tuas forças internas, para criar vulto e numa só direção caminhar e, na praia do prazer, arrebentar

para de novo recomeçar. IRRESTRITO

Pai e Mãe, relicário imortal de amor irrestrito, irrestrito?

CAMPONÊS

Camponês canavieiro, que trabalha, ora prá boca dos outros adoçar. Faz também a cachaça, agora faz o combustível, pro homem da cidade também de carro andar.

AMOR

O amor não é preciso, defini-lo, somente senti-lo.

ESTONTEANTE

A ti estonteante mulher, sirvo-te qual um champanhe, que embriaga gostosamente, mas não dá ressaca.

HUMILDADE

Sei que não sou humilde. Às vezes sofro por isso, porém, não me arrependo, até hoje, de não ter me humilhado a quem quer que seja, digo a ninguém, a não ser aos humildes.

MÃE

O que é mais importante, ser mãe ou televisão?

CONFIANÇA

Com relação à auto-confiança, diz um provérbio chinês: “Se caires sete vezes, levanta-te na oitava”.

MEDO INFANTIL

Trumm - trum - troa, Luz, relâmpago, trovão. Diz a criança: Mamãe, tenho medo. Responde perguntando a progenitora: Medo de quê? O relâmpago é bom, O trovão é necessário, O relâmpago ioniza a atmosfera. Como se a criança entendesse. Talvez o faça. O trovão faz vibrar as partículas depois elas precedem as chuvas, que regarão os campos, que encherão os rios... Ora, és tão pequenino, não entendes? Bem, eu também era assim... Dizia a tua avó, a vida ensina, que o desconhecido, que hoje te assusta, dentro em breve, verás, é uma grande amiga... A natureza.

PARQUE DO PEDROSO, GOLFO E POBREZA

O episódio de Chernobyl, o desastre com o Césio em Goiânia e recentemente a imensa mancha de petróleo que se arrasta através dos mares do Golfo Pérsico vieram dar uma consistência nunca antes experimentada dos riscos que a saúde do planeta corre, dando a exata e brutal realidade que os movimentos ecológicos, chamados de românticos, há muito perceberam.

Não cabe neste artigo julgar quem tem razão, se Saddan Hussein ou os aliados, porque ambos os lados estão a serviço da destruição da natureza. Quantas vidas foram ceifadas, quantos inocentes sentiram os horrores desta guerra. Inclusive os próprios soldados aliados ou iraquianos, que, pelo dever ou pelo medo estão e estiveram naquele teatro de operações. Aliás este termo teatro de operações é a maior agressão que se possa fazer a uma pessoa que tenha o mínimo de bom senso.

Entretanto, quem não se emocionou e talvez até chorou ao ver os animais morrendo em decorrência do petróleo derramado no Golfo Pérsico? O processo de descontaminação nesta região demorará no mínimo 200 anos.

Mas os danos são irreversíveis. Os países asiáticos, por exemplo, temem pelo resultado da sua colheita agrícola, pela interferência que a fumaça do petróleo queimado exercerá nas chuvas da região. Teremos mais fome naqueles países.

Apesar da gravidade, parece que o problema preocupa poucas pessoas, principalmente no Brasil, uma vez que o conflito está distante daqui. Mas cada vez cresce a idéia de que o Universo é Holístico (holos=todo), isto é, que fazemos parte de um todo indivisível e, portanto, tudo que acontecer lá, repercurte aqui.

Como dissemos, o mundo está preocupado com a problemática ecológica numa intensidade jamais vista ou sentida. Agora, caindo na fria realidade do Grande ABC, o Grupo Ecológico Caaetê, de Santo André, ciente de todos os problemas que afligem o planeta, vem chamar todos os segmentos da sociedade da região, principalmente aqueles ligados a Santo André.

Precisamos lutar pela preservação do Parque do Pedroso, área de proteção permanente que se encontra ameaçada pela depredação, devido ao descaso com que é tratado. Esse descaso, pela importância no equilíbrio do meio ambiente regional que o parque tem, poderá gerar sérios e irreversíveis danos à saúde das pessoas.

Para se ter uma idéia do que representa esta área de manancial, basta nos reportarmos para a sua área, de aproximadamente 8 milhões de metros quadrados, que em termos de área representa mais da metade de toda a área do Município de São Caetano.

Por sua topografia e localização, o Parque do Pedroso representa um cinturão vivo que impede a devastação de outras áreas de mananciais. Por falar em mananciais, o parque contribui com 5% da água que Santo André consome. São fontes de água pura e cristalina, difícil de se imaginar que existam num pólo industrial como o nosso.

Santo André possui em torno de 50% de área verde da sua extensão territorial. O que nos entristece é o fato de que estas áreas estão sendo povoadas, contaminando todos os mananciais, num desrespeito absurdo à Lei Orgânica de Santo André. Quando digo autoridades, quero me referir também ao Poder Legislativo, que normalmente não fiscaliza o Executivo.

Pode parecer desumano dar mais importância a uma área verde do que à vida das pessoas que invadem estas áreas de manancial, porém um erro não justifica o outro. A pobreza e a miséria humana é o que de mais triste pode existir. Mas não é destruindo o mínimo de água pura que possuímos que vamos resolver o problema. Pelo contrário, vamos agravá-lo. Inclusive tornando-o mais oneroso e insolúvel, num futuro muito mais próximo do que se imagina.

Cabe aos poderes constituintes, Legislativo, Executivo e Judiciário, resolver esta situação, mesmo porque a região é riquíssima e dispõe de recursos para impedir este crime contra a humanidade, ao mesmo tempo que pode prover estas pessoas carentes com moradias, infra-estrutura e saneamento básico.

O Parque do Pedroso foi fundado em 1973, quando Santo André tinha apenas dois metros quadrados de área verde por habitante, passando a 20 metros com a sua criação. A Organização das Nações Unidas preconiza uma área mínima de 12 metros quadrados por habitante. Hoje, devido ao aumento populacional, certamente esta área ideal já não existe como a 18 anos.

Não podemos perder o que conquistamos! Temos que manter pelo menos o pouco que nos resta. O Grupo Ecológico Caaetê, juntamente com o Lions Clube e a Associação Comercial de Santo André, que manifestaram oficiosamente o seu apoio, pretende lançar um SOS Parque do Pedroso, com o intuito de mostrar à população a importância deste parque na preservação do meio ambiente de todos os municípios do Grande ABC.

Por isso chamamos também todos os segmentos sociais dos outros municípios da região a integrarem este movimento, que será um passo inicial para projetos futuros, como a necessária despoluição da represa Billings.

Temos que valorizar o que possuímos. O Grande ABC é uma das poucas regiões que têm uma área de manancial, que, utilizada, poderá diminuir e muito a nossa dependência de abastecimento de água. Sem contar com a importância de uma fonte alimentícia, que uma represa rica com as mais variadas espécies de peixes pode representar para a população local da região, além de servir como um local de lazer para a nossa gente. LUZ

A abobada celeste, espetáculo fascinante e incompreensível de luz...

DESATINO

Que diria eu se fosse você, que desatino, o tal destino, ainda menino. Amei de verdade, com muita e pouca integridade agora... tenho saudades.

PUNHAL

Esquece o frio punhal e, prossegue a tua jornada. Dê tempo ao tempo, meu camarada, espere chegar o momento...

AUSÊNCIA

A tua ausência, deixa-me pleno de saudades.

DIA BOM

O dia está bom pra em casa ficar, tomar algo pra esquentar, e à noite se der vontade, quem sabe, a gente se amar.

ATÔNITO

Atônito senti que vivera mais que ¼ de século.

TESOURO

Da união da faculdade de lembrar com o sentimento profundo de sentir saudades nasce aquele que é o maior tesouro do Universo, que não é, senão o amor.

BAJULADOR

O maior castigo para o bajulador é o fato de sempre estar mais próximo do

bajulante, principalmente, para levar a primeira chicotada quando este fica mal humorado.

NOVA ERA

Os pensamentos de uma nova era, mais justa, são os arautos dias verdadeira fraternidade humana.

MULTINACIONAIS

Os multinacionais sempre tiveram marcada influência na terra, onde o Padre Anchieta escreveu seus poemas. A primeira foi a Cia. das Índias Orientais.

DE BANDA

Do jeito que as coisas andam você vai ter que andar de banda, do jeito que as coisas afundam, você vai ter que andar de banda.

POMPOM Quando o trouxe, eis a surpresa era amarelinho, muito assustado, numa caixinha. Oh, que lindinho! Tu disseste começou a cantar como um tenorzinho tão logo na gaiola entrou. Como vamos chamá-lo? Inqueriste? Já sei! Ele não parece uma esponjinha de pó de arroz? Sim, parece Então, Pompom. Assim ficou...

AFETO

Ando muito triste ultimamente, perda de algo, perda de afeto, tristeza pura, simplesmente,

sinto falta de alguém prá compartilhar o meu teto...

CHORAR

Sufoquei em mim, tanto sentimento e, eu que só queria amar e ser amado, resta-me o papel e a caneta e, quiçá chorar, se pudesse ao menos fazê-lo...

MITSU

De todas que conheci, era a mais colorida, ao te ver desvaneci, pois eras brincalhona e linda. Teu jeitinho meigo e alegre, ágil como um coelhinho ao correr na sala, tristeza perto dela, ninguém consegue. Hoje ao pisar em casa, tua ausência me cala. Tinha a graça de um colibri, o jeito de olhar de um macaco, os pêlos como de um leão, Quando te foste, senti-me um caco.

ÉDIPO E ELÉCTRA

A julgar como caminha a humanidade, prevalecerão os complexos de Édipo e de Eléctra, onde não mais encontrando fonte de prazer nas coisas naturais, os Homens transportarão estas barreiras, compreensível até certa idade... Será o fim?

NOVA ERA

Os pensamentos de uma nova era, mais justa, são os arautos da verdadeira fraternidade humana...

FALSIDADE

Vivemos embastados em falsos padrões e costumes, onde a moral está aprisionada em cativeiro, podendo ser solta, somente, quando assim convier a aqueles que a codificaram.

CAMPONÊS

Camponês, tu serás o esteio do planeta. Por favor, não migre.

PERDA

Muito pequenino ainda, senti, pela primeira vez, a perda de alguma coisa viva, quando morreram os meus peixinhos dourados, motivo pelo qual principiei a chorar. Meu pai para me consolar disse que a vida era assim mesmo, e que um dia até ele teria que partir. Lembro-me como se fosse hoje. Chorei ainda mais...

BRASIL

Chego a pensar, às vezes, que o Brasil possui, não uma reserva, mas uma fonte mágica de riquezas. Senão vejamos, explorado por predadores desde o seu descobrimento, ainda assim continua, em pleno século XX, riquíssimo, a despeito dos estupradores e larápios da natureza, que se sucedem num ciclo infernal. Brasileiros ou não...

CONCRETO IMAGINÁRIO

Teu amor é, para mim, tão simples quanto diferenciar o concreto do imaginário. Porém, às vezes, parece tão complexo, que me sinto como uma criança, que, ainda não sabe distinguir o significado do significante, a forma do conteúdo... Por isso, e por outras coisas, Ele me envolve e seduz tanto, tanto...

DIFERENTES

Ela é ela eu sou eu, cada um é cada um, não há termos de comparação somos pessoas distintas personalidades diferentes. Não há que julgar, um pelo outro nenhum é pior ou melhor que o outro,

somos apenas humanos, os filhos, idem...

COMBATE

Diante do combate que se aproxima uma e outro se preparam ela pra receber numa luta feroz, engolir o réptil que ao ser tragado se regozija pelo prazer de lutar num vai e vem sai e entra para ficarem gozando depois da batalha, vem a bonança.

TENTAR É PRECISO

Tentar é preciso, porque, se por um lado não fazê-lo não se corre risco algum, pelo outro, pode-se deixar de viver momentos sublimes de rara felicidade de uma existência.

MENININHA TEIMOSA

Na praia do sabugueiro acontece uma coisa engraçada existe uma menininha, que não enxerga quase nada Digo que o mar é verde ela teima que ele é azul mas de tão verde que ele é, até parece que os olhos dela, não satisfeito insiste, que perguntássemos a três crianças, que tão logo responderam, tão verde como é a cor da esperança, seus olhos de riso se encheram, diante de tanta pureza, puxei-a prá dentro das águas, que de pronto mais se esverdearam prá brilhar como os seus olhinhos que acabaram por admitir, diante da insistência de um peixinho.

MEDO IMANENTE

Estranhos, pensar termos, somos estranhos, medo de nós mesmos a nós mesmos, de estar-mos sós somos estranhos, de ouvir a voz interior não nos conhecemos, que roga apresentar-se nós

apenas atrevemos, a si mesmos. que insanidade, RECONCILIAÇÃO

Tentei uma vez mais, pedi nova chance, apelei aos amigos que intercedessem por mim, não adiantou, dissestes pra mim tanto faz quanta ironia que a vida nos traz antes me procuravas, agora, procuro em vão a reconciliação e dizes: tanto faz.

POR ACASO?

Por acaso? Nada restou? Por acaso, tudo que houve se acabou? Por acaso as marcas que ficaram, os momentos de amor, os abraços, as meias palavras nada significaram? Por acaso, as alegrias que tivemos as tristezas que juntos curtimos não valeram nada? Por acaso as noites que passamos ouvindo músicas que te fizeram chorar foram imagens que sequer se fixaram? Por acaso, nada restou? A ponto de dizeres que o acaso não existe que é melhor esquecer. Porque por acaso talvez tenhas razão Porque... Estou cansado de sofrer.

VOZ DO SANGUE

Achei que quando a visse, não sentiria muita emoção. Posto que, gosto de crianças, ora, que engano, a voz do sangue calou fundo, aqui dentro do meu coração.

Caramba, tu eras a primeira sobrinha a filha do meu irmão. Criança esperta, de olhos vivos e sorriso recatado. Graciosa como... Inteligência aguda, desde pequenina Possuía o dom da resposta imediata Antena viva, a tudo percebia num simples relance. Imaginação criadora. Personalidade inquebrantável não cedendo, senão à lógica. Isso desde pequenina, muito fora da média, possuía desde logo, o medo da pobreza. Sentia-me encantado quando acreditava voarmos juntos.

UNIÃO

Dessa união a iluminação, faz presente dia e noite.

SONHAR

Se sonhar é uma realidade não evidenciável, que direi do meu amor, cujos raios despertam os meus sentidos num plano definido simplesmente palpável e, que baila no etéreo fluído do sublime, onde sinto habituar nossas almas unas, numa estranha e deliciosa, porém verdadeira, realidade abstrata, que faz desvanecer as leis da probabilidade, para de forma fugaz e eterna fincar bandeira para todo o sempre porque diante dele não há tempo nem espaço neste Universo infinito, cujos átomos se articulam com uma finalidade de transformar, para melhor, esse nosso estado de alma, que transcende à tudo e a todos. Estarei sonhando?

PÁSSAROS LIVRES

Dois pássaros, dois seres, fugiram das próprias prisões, um era imortal, para se confundirem, em dois seres distintos, porém consubstanciados num só, porque ele a amava, não menos que ela a ele. Da ave nova que rumava para o alto,

um ficou sendo o lado esquerdo, ela o direito, no centro o coração, suas missões, a mesma, aliás, tão sublime... da luz dele nasceu o sol, a lua foi inspirada nela.

JESUS

Abre a porta do teu coração, que sempre aberta esteve, diante da minha cegueira, que não via o clarão do sol. Achei que estavas tão longe, quando na verdade eu estava amparado no teu regaço de amor. Pensei que Tu tivesses Te afastado de mim, quando na realidade fui eu mesmo quem se afastou de Ti. Pelo orgulho e pela arrogância. Oh! Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo aceita a volta desta ovelha desgarrada mansa e humilde.

O MEDO DE QUEM TEM MEDO DA GENTE

Uma vez quando ainda garoto, contava com uns 8 anos aproximadamente, fomos pegar bambu, numa chácara perto de casa, para fazermos quadrado, pipa, papagaio, sei lá eu. Tinha um riacho que separava o lado de cá daquele outro, o lado proibido. Sabíamos, também, que o dono do bambual, era muito bravo, que atirava com espingarda de sal e que tinha uns cachorros muito bravos. Pois bem, lá chegando atravessei o riacho, enquanto os outros colegas vigiavam do outro lado. Comecei a desbravar o “imenso” bambual de uns 10 metros quadrados, com um facão que não cortava mais que a minha vontade que ele assim fizesse, tal era o meu receio de levar um tiro de sal no traseiro. O meu medo não era totalmente infundado, posto que, bastaram alguns minutos apenas para que ouvisse o isca-isca, pega ladrão do chacareiro para os seus cães. Apavorado cruzei o riacho como um coelho assustado, e pus-me a correr juntamente com os outros colegas, só que era o último da fila e, cada vez que olhava para trás, mais o cachorro se aproximava. Sentindo que, fatalmente, seria alcançado pelo animal maluco de raiva, virei instintiva e repentinamente com o facão na mão e dei um desses berros de lutador de Karatê! Qual foi a minha surpresa quando vi a cara de medo do cãozinho que virou assustado e se pôs a correr de volta para o dono. De caça virei caçador! Coisas assim, também, acontecem no nosso dia-a-dia, temos medo e receio de coisas, situações ou pessoas que também tem medo da gente.

OBRA

Come-se a carne dos animais, nada sobra. Sangue na boca, resultado desta obra.

PRECISO FALAR-TE

Preciso falar-te da minha angústia. Dessa angústia que me devora, que corre sanguinária pelas minhas veias; Preciso falar-te da minha solidão, dessa solidão que me esclarece; Preciso falar-te dos meus anseios, desses anseios que turbilhonam o meu ser; Preciso falar-te da minha tristeza, dessa tristeza que apaga o meu sorriso; Preciso falar-te da minha serenidade, dessa serenidade que me acalma; Preciso falar-te do meu orgulho, desse orgulho que me causa medo; Preciso falar-te da minha revolta, dessa revolta que agita o meu coração; Preciso falar-te da minha inteligência, dessa inteligência que sei lá; Preciso falar-te da minha alegria, dessa alegria que enche o meu ser; Preciso falar-te de minha espiritualidade, dessa espiritualidade que é tão pouca; Preciso falar-te das minha emoções, dessas emoções que são tão vivas no meu espírito; Preciso falar-te do meu sentimento, desse sentimento que tanto impressiona o meu cérebro; Preciso falar-te da minha razão, dessa razão que me faz sofrer; Preciso falar-te do meu calculismo, desse calculismo que parece premonição; Preciso falar-te do meu remorso, desse remorso que me tortura; Preciso falar-te da minha sabedoria, dessa sabedoria que se resume em nada; Preciso falar-te da minha origem, dessa origem que é a de Adão; Preciso falar-te do meu amor, desse amor que tu encarnas em meu espírito, corpo e alma; Preciso falar-te tudo e de tudo, do nada e de nada. Enfim, preciso falar-te. Oh! Tu que reside permanentemente em mim, preciso falar-te de tantas outras coisas...

O CONFLITO EUA X IRAQUE

Vergonha e sentimento de indignação por parte do mundo inteiro é a resultante que o conflito EUA X IRAQUE vai levar à humanidade.

Próximo à virada do milênio, seres humanos destroem-se mutuamente pelos mais diversos motivos, em sua maioria escusos. Nos seus 10 mil anos de existência no planeta, o homem já promoveu em torno de 15 mil guerras.

Existem infinitos motivos para explicar a causa e a eclosão de mais este lamentável episódio da história do ser humano, conforme explanaremos a seguir:

a) Loucura de Saddan Hussein, que me parece o mais ingênuo de todos e em qual, infelizmente, a maior parte das pessoa parece acreditar, pura e simplesmente;

b) A influência das indústrias bélicas, que detêm o primeiríssimo faturamento mundial, seguidas imediatamente pela indústria das drogas. Será que há algo comum entre ambas?

A indústria armamentista, cujo poderio influi na eleição de mandatários de Países do Primeiro Mundo, enfiam goela abaixo das pessoas a sua detestável produção, quiçá com a convivência dos mandatários que ajudaram a eleger;

c) A unificação das Alemanhas, com o nascimento de um expoente político que é Helmut Kohn; d) O surgimento de mais um expoente mundial, Mikhail Gorbatchev que encantou o mundo, vindo do mais

tradicional rival dos EUA, a URSS. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz, líder da mais poderosa nação da Terra, não passava de uma estrela quase sem brilho. Era preciso fazer alguma coisa para colocar o presidente norte-americano em evidência, em detrimento dos dois líderes citados anteriormente.

Existem rumores, criados pelos próprios EUA, que Saddan Hussein, para combater o Irã, fez uma consulta prévia para saber qual seria a reação do Pentágono sobre uma eventual invasão do Kwait. Ao receber uma resposta evasiva, nem um contra nem um a favor, Hussein achou, na sua ânsia de ser líder do mundo árabe, que o caminho estava livre para concretizar o seu intento.

O presidente Bush aproveitou-se do evento e criou uma situação que matou vários coelhos com uma cajadada. Ou seja, projetou-se como uma liderança internacional, atendeu a indústria armamentista, provavelmente retardou a unificação da Comunidade Européia mostrando ao mundo que existe somente uma potência mundial, qual seja os Estados Unidos da América do Norte, e ganhou tempo para se posicionar com relação à unificação européia. Foi uma jogada de mestre, pena que as cartas sejam seres humanos. Quem sabe consiga se reeleger.

Saddan Hussein, que brincou com a diplomacia mundial e com a própria Organização das Nações Unidas (ONU), dizendo que não passa de marionetes dos poderosos (não justifica, portanto, a existência de um organismo fantoche), deve sair deste cenário como um herói e possibilitará uma discussão mundial em torno da questão palestina.

Israel, mesmo atacado e com direito de revide, teve o bom senso e o altruísmo de não contra-atacar, pelo menos até agora, não precipitando o mundo numa crise sem precedentes.

O Pentágono demonstrou o quanto é grande a bestalidade humana, preferindo atacar antes de cessarem todos os recursos diplomáticos, como se fosse o dono do planeta.

A questão do Oriente Médio tem muito a ser discutida, até a preservação da saúde do planeta. Aliás, se pensarmos na Terra holisticamente, isto é, como um todo indivisível, é um absurdo ver nações que contribuíram com os seus conhecimentos para a evolução das ciências e das artes, correrem o risco de serem varridas da face da Terra, inclusive até pelo próprio efeito estufa, que elevaria a temperatura terrestre a níveis incompatíveis com a vida.

O que não falar da censura à imprensa que está ocorrendo no país detentor da égide da democracia? Será a sua decadência?

A nós, brasileiros, em cuja terra vivem harmoniosamente árabes e judeus, negros, brancos e amarelos, ressalvada as diferenças de oportunidade, que deverão ser sanadas cedo ou tarde, resta a esperança e a certeza de que, aqui, o homem do 3º. Milênio, mais justo, honesto e íntegro, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, encontrará guarida, nesta integração de todas as raças e povos, respeitando inclusive a individualidade e crenças de cada um dos seus cidadãos.

Será aqui realmente a Terra Prometida?

VELHO NOVO HOMEM

Quero que saibas Oh! Senhor, do meu esforço em mudar de velho para o novo homem. Se não conseguir desejo que compreendas ao menos, o meu esforço, sincero.

SENHOR

Só vós entendeis o meu desejo, de vos reconquistar. CRIANÇAS NO AMOR

Em matéria de amor não importa a idade, crianças todos somos, de Eros, aprendizes quem diria. Até os senhores juízes!

LAGO NA MONTANHA

Hoje, em cima das montanhas vi-me num lago, águas límpidas senti estar morrendo em mim o narciso, não preciso mais dele.

CREDIBILIDADE POLÍTICA

Numa recente coleta de opinião pública, o Ibope divulgou o baixíssimo índice de popularidade dos políticos brasileiros, que ficaram com o vergonhoso último lugar na pesquisa, restando o não menos vergonhoso penúltimo lugar aos partidos políticos.

Não é para menos, após mais de 20 anos de ditadura militar, tivemos um presidente da República medíocre, cujo único mérito foi o de possibilitar uma transição tranqüila.

A constituinte perdeu a oportunidade de fazer, após 29 anos, uma Carta Magna digna do nosso povo. A Coréia promulgou a sua quase perfeita constituição em apenas 28 dias.

O nosso Congresso, infelizmente, a não ser em assuntos, como o pertinente à ecologia, procedeu a uma legislação confusa, predominantemente palarmentarista, onde o Poder Executivo é que dá as cartas. O que dizer então do último toque dos homens do povo que deram o direito aos funcionários públicos com mais de cinco anos de casa, de terem a sua estabilidade de emprego.

Não tenho nada contra os funcionários públicos, só acho que nesse meio todo certamente existem os apadrinhados, incompetentes e corruptos. Seria mister um concurso público.

Por isso e por outras coisas é que a classe política está tão desacreditada. Há algum tempo pudemos presenciar através da mídia o “precioso” espetáculo que nos proporcionaram na Câmara

Federal os deputados José Lourenço e Amaral Neto. Muito me chamaram a atenção as palavras de minha esposa: “Imagine se eles passassem fome como o nosso povo. O que eles fariam”.

Com relação aos partidos políticos, basta saber que são compostos ou liderados por políticos para inferir a razão do penúltimo lugar nas pesquisas.

A Igreja ficou com o primeiro lugar no conceito da população. Não sem razão, porque é um dos poucos segmentos da sociedade que fez a opção pelos pobres e humildes.

A mídia tem o seu lugar de destaque, uma vez que diante da ditadura militar lutou e luta até hoje para consolidar a democracia no nosso País, denunciando as irregulalidades existentes em todos os níveis da nação.

O que chama a atenção na pesquisa é ainda o alto índice de popularidade do presidente Collor, que, apesar de ocupar um cargo executivo, não deixou de ser um político. Esse dado salutar demonstra que ainda resta uma esperança nas instituições políticas e democráticas.

O povo deu o recado nas últimas eleições. O nosso Congresso terá novamente poderes constituintes. Vamos esperar mudanças salutares na Constituição em

prol de toda a sociedade e não legislar em favor de cartéis ou, pior ainda, em causa própria. Única forma de comprovar dignidade por parte dos

políticos.

MEUS FILHOS

Meus filhos, poemas saltitantes de tanto amor de anão torno-me gigante. Caio Márcio,

passarinho dourado que em momento algum hei ouvidado. Marcella Helena, pombinha branca e pequena em minha mente sempre em cena. Saudades; muitas saudades, ainda bem que estou voltando.

ACORDEI VOANDO

Acordei voando, retornava prá casa, comecei a reflexionar, sobre a mudança que se operava em mim, chorei diante de como sou um ser pré-histórico. Tantos erros... Vi um rabino orando, no canto do avião ao meu lado, duas freiras dormiam serenas, abriram a janela, o sol quase derreteu, as asas do ícaro moderno, me coloquei diante de, eu mesmo, dos outros seres viventes, da Terra lembrei da Andrômeda, aí trai minha mulher, no Monte Palomar, com aquela galáxia, que volúpia, que paradoxo de animal pré-histórico, senti-me imerso nos seios da Andrômeda, como é que pode?

SER JOVEM

Ser jovem é se achar indestrutível não temer a nada e a ninguém é ser narciso, porém amando muito é ser platônico, porém desejoso de prazer, é romper com as estruturas, por amor ao próximo é sonhar com o ideal, com os pés na lua é sentir angústia e incompreenção, é querer mudar o mundo poruqe se é puro e verdadeiro é amar a Deus, perguntando se Ele existe.

MINHA MÃE

Ariana, ascendente em Áries, ferro puro à serviço do bem, arado que nunca enferruja, o seu amor a tudo sobrepuja.

TELEVISÃO

A televisão é um eletrodoméstico “visciante”. Ela solta radiação, que é muito prejudicial à saúde, sabe por quê? Porque você fica com dor de cabeça e você deixa de fazer mil e uma atividades.

Caio Márcio

RIDÍCULO

Quantas vezes olho para trás e penso... Como tenho feito besteiras enfim. Como tenho sido ridículo nesta labuta, que é a vida humana mas luto, para ser menos ridículo. Hoje, que ontem e quem sabe no futuro, serei menos ridículo me sinto capaz de compreender as pessoas.

Gracinha de menina Cabelo cheio Olhinhos vivos Carinha lindinha Enrabichada com o pai Quando você nasceu Ai, ai, ai, ai!

QUERIDA MEL

Quando te ganhei, não te larguei nós íamos te chamar de pipoca mas eu preferi mel nós sentimos muito quando você partiu para o céu choro por você. Caio Márcio

MAMÃE

Mamãe, quando você estava durmindo comecei dar beijos em você. Também eu agradeço, sabe por quê? Porque eu dava beijinhos no meu coração, porque eu sabia que você estava no meu coração. Marcella Helena

CARAMBA

Não sabia que um nome brilhava. Vamos ler se chama Caio Marcio o meu primeiro irmãozinho como eu amo muito ele. Quando eu nasci eu trouxe um brinquedinho lá do céu, pra ele. Eu trouxe um carrinho para o meu irmãozinho Caio Marcio.

Marcella Helena POESIA PARA CAIO

Caio, eu queria lhe dar um beijo. Sabe por que eu quero lhe dar um beijo? Por causa toda minha família está no meu coração ou menor ou maior. Caio, eu não precisava dar um beijo tão assim eu quero lhe dar um beijo justo, decente pra toda a família. Marcella Helena

MAMÃE

No seu coração existem três letras D de doçura, A de amor, P porque te amo. Caio Marcio B. Batello

HOMEOPATIA E HOLISMO

A medicina é uma só. O que difere é tão somente o método terapêutico!

Existe uma confusão sobre o que seja realmente a Homeopatia entre a população, até por interesse dos grandes laboratórios farmacêuticos que estão presenciando com grande preocupação a explosão da Ciência legada por Samuel Hahneman, o pai da Homeopatia. Estão preocupados a ponto de haver rumores que irão fazer uma investida no sentido de aumentar esta confusão entre as pessoas e até entre os próprios médicos, que na sua maioria não conhece o que seja a Homeopatia, não por sua própria culpa, mas sim do sistema que dificulta o ensino desta especialidade nas Escolas Médicas e talvez mesmo por nosso erro em sermos omissos em relação à divulgação desta arte de curar.

A confusão é tão grande que os estudantes de medicina, na sua maioria não savem as diferenças entre Alopatia e Homeopatia. Etmologicamente, Alopatia (All=diferente; patia=doença), significa curar através de um método que usa um sistema diferente da doença que está ocorrendo. Antigamente, diante de um abscesso cerebral, procedia-se a inoculação de um corpo estranho num tecido vegetativamente de menor importância do que o cérebro, como os músculos da coxa, com o intuito de desviar para este local a ação dos anticorpos diminuindo desta maneira, a formação do abscesso naquela região nobre que é o cérebro. Trata-se, portanto, de um sistema de derivação do organismo.

A Enanthipatia (Enanthio=contrário; patia=doença), consiste em tratar uma doença através dos contrários, por exemplo, diante de uma febre administra-se um antifebril e diante de uma infecção bacteriana usa-se um antibiótico (anti=contra; bio=vida), e assim por diante.

Entretanto, consagrou-se chamar Alopatia o que na realidade consiste em Enanthiopatia. Desejamos ressaltar, que respeitamos a chamada Alopatia, que a rigor como vimos, deveria ser chamada

Enanthiopatia, posto que ela tem o seu grande lugar de importância na prática médica!

Doença semelhante

A Homeopatia (Homeo=semelhante; patia=doença), como o próprio nome indica, significa curar pelo semelhante, isto é, a mesma substância que experimentada no homem são provoca sintomas neste indivíduo, é o mesmo medicamento que irá curar a sua enfermidade, por exemplo, o uso de Ipeca contra vômitos, quando sabemos que ela administrada no homem sadio, pode provocar vômitos. Somente a genialidade de Hahneman percebeu que se diluir-se ainda mais este medicamento a Cura seria mais rápida e com menos efeito tóxico.

Para a Homeopatia, não existem doenças e sim indivíduos doentes. Por exemplo, diante de um caso agudo de Pneumonia, para se medicar o paciente leva-se em consideração não somente o diagnóstico clínico, como também o modo como aquele indivíduo adoeceu, ou seja, conforme a sua individualidade, se a enfermidade cursa com febre ou sem febre; com sede ou sem sede; com transpiração ou não. Bem como está modificado o estado psíquico do paciente, ou seja, sempre se leva em consideração a totalidade do mesmo, no seu aspecto mais global.

A palavra cirurgia deriva da palavra grega “chirus”, que quer dizer “mão”. A cirurgia é um procedimento que se utiliza das mãos, como finalidade terapêutica. Logicamente a coisa não é tão simples assim, por isso que existe a Clínica Cirúrgica que visa estudar o paciente cirúrgico com o intuito de indicar ou mesmo contra indicar uma cirurgia, bem como

conferir rigorosamente as variações do funcionamento daquele organismo antes, durante e após a cirurgia. Como vimos a cirurgia não é um procedimento nem Alopático nem Homeopático. É cirurgia mesmo: Hahneman já dizia: “o que é cirúrgico deve ser tratado cirurgicamente”. Já nos casos crônicos, além disto tudo, considera-se também os fatos que marcaram a vida do indivíduo, tais como: morte de entes queridos, humilhações, perdas de emprego, etc., constituindo a biopatografia (bio=vida; patho=doença; graphia=gravar).

Os medicamentos são extraídos dos três Reinos da Natureza: animal, vegetal, mineral. A Homeopatia é diferente da Fitoterapia, que trata somente pelas plantas. É um método válido, porém não é

Homeopatia. A confusão que tenta-se estabelecer é fazer com que uma coisa seja tomada pela outra. Outra inverdade é dizer que a Homeopatia é lenta. Ao contrário é tão rápida como qualquer outro método

terapêutico. Só é lento naqueles casos crônicos considerados de difícil cura pelo tratamento clássico. A Homeopatia é mais profunda, uma vez que trata o indivíduo física, psíquica e mentalmente e, embora não cure

tudo, encontra uma vastíssima área de aplicação terapêutica. Apesar do paradigma da Homeopatia ser diferente da Alopatia, a medicina, esta nobre Arte e Ciência de curar, é

uma só, o que difere é tão somente o método terapêutico.

Holismo

O Holismo, palavra grega, que significa “todo” ou “inteiro”, diz respeito a uma teoria, preconizada pelos gregos antigos onde o Universo deve ser visto como algo global, isto é, como um todo e não em partes separadas, numa visão macro-cósmica, onde se insere o Homem, este mesmo deve ser visto por inteiro, e não por partes ou segmentado, ou seja física, mental. espiritual e psiquicamente.

ÁGUA PURA

“... e a terça aprte das águas se tornou em absinto, e muitos dos homens morreram por causa dessa água, porque se tornaram amargosas”.

(Apocalipse 8:11) O organismo de um ser humano adulto é constituído por aproximadamente 54% de água. No recém-nascido atinge

proporções bem mais elevadas. No Planeta, a água representa ¾ partes, restando portanto, somente ¼ de terra. Daí a musica do cantor e compositor

Guilherme Arantes se referir: “Terra, Planeta Água”. Em química a água recebe a denominação de solvente universal e pronto! Entretanto, hodiernamente, a ciência

reconhece que está longe de conhecer todas as propriedades da água. No corpo humano e em toda a natureza, a água participa de todas as reações dos mesmos. É de conhecimento popular que a água para ser potável deve ser insípida, incolor e inodora. Estas características de pureza não estão sendo observadas na água consumida pela população da Grande São Paulo. Muito pelo contrário, apresenta uma coloração suja, gosto e cheiro de inseticida (BHC), que a SABESP diz ser um

produto das algas azuis (Anabaenas). A Cepal, Comissão Econômica para a América Latina divulgou em Nova York, dados preocupantes sobre a

qualidade da água nos países latino-americanos, que a contaminação dos manaciais, cresce dia a dia, ameaçando a saúde da população de vários países do continente, inclusive do Brasil, ocasionados principalmente por objetos orgânicos e industriais.

Mister se torna dirigir recursos para sanar este grave problema que nos assola! Ou será que interesses escusos optem por adoecer a nossa gente, quiçá para consumir mais remédios?

Os mais abastados economicamente podem consumir água mineral, mas e o restante da população? Gasta o que não pode em remédio! Já dizia o professor Mario Autuori, falecido diretor do Jardim Zoológico de São Paulo: “O Homem está destruindo a

natureza e ela (a natureza) está se organizando para destruir o Homem”. Esquecem-se as nossas autoridades que também são partes intergrantes eternas do planeta, senão através delas

próprias, mas através dos filhos, sobrinhos e netos. Temos que lutar, protestar, senão inexoravelmente se cumprirá o ditado bíblico que diz: “E a terça parte das águas

se tornou em absinto, e muitos dos homens morreram por causa dessa água, porque se tornaram amargosas”. (Apocalipse 8:11)

Deus na sua Onipotência, Onisciência e Onipresença percebeu que para fazer vir à terra seu filho único, Deus-

Homem Jesus, necessitava de uma mulher, Maria, que mereceu uma atenção especial do Espírito Santo de Deus. A mãe é o cálice Sagrado da Divina Trindade, o Santo Graal que encerra as nossas aspirações.

Enfim louve-se a mulher que honra a Deus na consecução dos planos do Senhor. Mãe, santuário da expressão de cada um de nós. “Nada se é, a não ser as sagradas intenções de se atingir a finalidade sublime da existência”.