o que É 802.11ax (wi-fi 6)? - aruba · 802.11ac, a compatibilidade com versões anteriores garante...

19
O QUE É 802.11ax (WI-FI 6)? E por que você precisa dele

Upload: others

Post on 25-May-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O QUE É 802.11ax (WI-FI 6)?E por que você precisa dele

ÍNDICE

3

4

12

7

16

18

INTRODUÇÃO

RESOLVENDO OS DESAFIOS DO WI-FI DE HOJE

ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS E SALAS DE AULA INTELIGENTES EM EVOLUÇÃO

O QUE É 802.11ax?

POR QUE OPTAR PELA ARUBA

RESUMO

INTRODUÇÃOA demanda por acesso sem fio dos usuários deixou de ser um plus para se tornar uma necessidade. Por isso, o desempenho da rede tornou-se um requisito empresarial essencial. Trabalhadores e consumidores esperam uma conexão Wi-Fi confiável, cuja ausência pode influenciar sua decisão de permanecer ou ir embora de um estabelecimento.

Para atrair e reter clientes e funcionários, as empresas precisam oferecer Wi-Fi confiável e uma experiência incrível, ou correm o risco de perder negócios. E, para acomodar o crescente número de dispositivos móveis e IoT, melhorias na eficiência de uma rede sem fio e na maneira como ela lida com o congestionamento e com o aumento das demandas de capacidade se tornaram fundamentais para o sucesso.

RESOLVENDO OS DESAFIOS DO WI-FI DE HOJE

Muita coisa mudou nos últimos anos. O crescimento e a diversidade dos clientes, bem como os tipos de aplicativos e o tráfego gerado, significavam que os padrões sem fio precisavam evoluir para acompanhar o ritmo. O tráfego de voz e vídeo sensível à latência compartilha o espaço aéreo com dispositivos IoT que enviam pequenos pacotes de dados, o que reduz a velocidade de uma rede sem fio.

Para resolver esse problema, as redes sem fio precisam fornecer uma maneira mais eficiente de lidar com essa quantidade crescente e diversificada de tráfego, bem como com as necessidades de largura de banda.

UM NOVO PADRÃO É NECESSÁRIO

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e a Wi-Fi Alliance trabalharam em conjunto para identificar áreas de melhoria do padrão atual (802.11ac). A conclusão foi focar no desempenho sob condições “normais” para aumentar de forma holística o desempenho de toda a rede. Este é um afastamento do modelo anterior, no qual o foco era observar as velocidades de transmissão de dados de pico avançadas em condições “perfeitas”.

Um novo padrão chamado 802.11ax foi publicado no início de 2018 e foi recentemente rebatizado como Wi-Fi 6 pela Wi-Fi Alliance. Um de seus principais focos é aumentar a eficiência de como os access points lidam com os dispositivos simultaneamente. Não se trata de comparar velocidades de Wi-Fi, mas ter uma rede capaz de fornecer o rendimento ideal para todos os clientes.

É como adicionar mais pistas a uma rodovia e cada uma dela passa a ser uma pista de veículos de elevado índice de ocupação. O uso de caronas ou ônibus permite que as pessoas usem a estrada com mais eficiência, por sua vez, diminuindo o congestionamento.

Para a finalidade deste documento, usaremos a nomenclatura 802.11ax e ilustraremos como esse novo padrão é mais benéfico e o que considerar em relação aos cronogramas de implantação de curto e longo prazo.

O QUE É 802.11ax?

Este padrão mais recente aborda os maiores desafios do Wi-Fi de hoje: o desempenho e o aumento da densidade de dispositivos e da diversidade de aplicativos. Para lidar com esses desafios, o 802.11ax aumenta a capacidade de transmissão em até quatro vezes em relação à capacidade do 802.11ac. Melhorias adicionais incluem a capacidade de usar as bandas de 2,4 e 5 gigahertz (GHz) para vários casos de uso.

DESEMPENHO MULTIUSUÁRIO

Indiscutivelmente, o novo recurso mais importante no padrão 802.11ax é um recurso multiusuário melhorado chamado OFDMA (acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal). Vários dispositivos com várias necessidades de largura de banda podem ser atendidos simultaneamente, enquanto que no modelo existente os dispositivos competiam entre si para enviar dados. Com o 802.11ax, não há contenção, pois cada dispositivo é programado simultaneamente para transmitir dados em paralelo.

O manuseio de pacotes de dados dessa maneira melhora o desempenho, pois um grande número deles - principalmente aqueles sensíveis à latência, como o tráfego de voz - podem ser transmitidos simultaneamente. Em ambientes densos, em vez de usar um único veículo para transportar o tráfego, é como usar um modelo de carona. O tráfego é agrupado em um transporte, permitindo várias conversações simultâneas. Isso permite que os access points lidem com o tráfego de vários dispositivos 802.11ax com mais eficiência.

1x 4x802.11ax802.11ac

Enviar e receber tráfego

De vários dispositivos

Em um único canal

Ao mesmo tempo

A saída múltipla/entrada múltipla multiusuário (MU MIMO) é outra maneira de lidar com o tráfego de vários dispositivos que foi originalmente introduzida no 802.11ac. No 802.11ax, esse recurso foi aprimorado, permitindo a transmissão simultânea de até 8 dispositivos usando um canal dedicado por dispositivo. Isso permite que pacotes grandes, como streamings de vídeo HD, sejam manipulados de forma mais eficiente, enquanto que pacotes menores de dispositivos IoT e tráfego de voz são melhor manipulados usando OFDMA.

A contenção de dispositivos e a duração da bateria dos clientes são aprimoradas por um recurso chamado Target Wake Time (TWT), que permite que os dispositivos permaneçam inativos até precisarem transmitir dados usando um esquema de programação negociado com os APs. Como os dispositivos podem entrar em um modo inativo, a duração da bateria de smartphones, tablets e dispositivos IoT é um benefício subjacente. É como estacionar um veículo na área de espera para celulares, em vez de ter que circular pelo aeroporto em busca de chegadas. Há menos congestionamento, economia de energia e uma melhor experiência geral.

A manipulação de IoT também é melhorada com um modo de operação para dispositivos de baixa potência e baixa largura de banda, como sensores, dispositivos de automação e dispositivos médicos. Esse modo separará esses dispositivos de um AP 802.11ax usando um canal de 20 MHz que funcione na banda de 2,4 ou 5 GHz. Semelhante a fornecer uma ciclovia dedicada, mas sem a preocupação com o tráfego de baixa largura de banda que interfere no tráfego sensível à latência.

Resumindo, as melhorias de eficiência no 802.11ax resultam em uma rede com desempenho mais rápido e uma experiência do usuário melhor para todos os clientes na rede.

A VANTAGEM DO 802.11AX

No início do desenvolvimento do 802.11ax, o principal caso de uso era aumentar a eficiência do Wi-Fi em ambientes de alta densidade, como grandes locais públicos. Infelizmente, muito do que já foi escrito até hoje é um pouco enganador. Alta densidade não significa necessariamente centenas ou milhares de dispositivos Wi-Fi em um grande auditório, estádio ou ambiente de varejo.

Dependendo dos dispositivos e aplicativos utilizados, vinte ou mais dispositivos podem ser considerados de alta densidade. Ao examinar escritórios, salas de aula ou depósitos, considere o seguinte:

• Tipos de dispositivos e aplicativos usados, principalmente vídeo

• Capacidade de resposta dos aplicativos nas implantações atuais de 802.11n ou 802.11ac

• Número de dispositivos IoT que são visíveis ou não

No passado, o tráfego de vídeo era essencialmente tráfego downlink sem fio, mas os aplicativos sociais, de colaboração, telemedicina e e-learning agora estão gerando um enorme tráfego uplink. Como o streaming de vídeo exige baixa latência, a equipe de TI deve garantir que os usuários não vejam a mensagem “buffering”, ou pior. Se a rede for baseada nos padrões 802.11n e 802.11ac mais antigos, a introdução do 802.11ax vem no momento certo, já que utiliza melhor os espectros Wi-Fi de 2,4 e 5 GHz.

ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS E SALAS DE AULA INTELIGENTES EM EVOLUÇÃO

A transição para conexões mais perfeitas e experiências integradas no espaço de trabalho está acontecendo em um ritmo nunca antes visto pela TI. A mobilidade e o BYOD não são mais um plus - eles são necessários. Os usuários que participam de teleconferências competem pela largura de banda sem fio com sensores de temperatura, iluminação e localização, além de câmeras de vigilância e equipamentos de áudio e vídeo.

O aumento na densidade, dispositivos IoT e pacotes menores e sensíveis ao tempo aumentam a necessidade de uma maior capacidade. De fato, hoje muitos dispositivos IoT novos são compatíveis apenas com conexões de 2,4 GHz devido à questão do custo. A atualização de APs de versões mais antigas do 802.11n e de versões mais recentes do 802.11ac para APs 802.11ax permite melhorar o desempenho da rede pela simples natureza do seu funcionamento. Os dispositivos enviarão e receberão tráfego simultaneamente e regras podem ser definidas para garantir que o tráfego de IoT não interfira nos aplicativos que consomem muita largura de banda.

Exemplos de onde o 802.11ax oferece uma vantagem:

Espaços de escritórios inteligentes e de fabricação nos quais existirão dispositivos IoT de 2,4 GHz e nos quais a segurança da autenticação é uma preocupação

Ambientes como escolas e organizações de tecnologia nos quais o tráfego de mobilidade, voz e vídeo é mais prevalente

Ambientes de assistência médica, nos quais os dispositivos médicos existentes ainda permanecerão com a capacidade de 2,4 GHz por tempo indefinido

Atualmente, na maioria das organizações, os usuários dependem cada vez mais de dispositivos BYOD e IoT. Por causa disso, muitas vezes é difícil otimizar uma rede para dispositivos com desempenhos mais elevados. A rede também precisa comportar dispositivos mais antigos e mais recentes. E com o uso crescente de aplicativos de e-Learning e colaboração, a rede Wi-Fi precisa ser capaz de lidar com grandes quantidades de tráfego de e para a nuvem.

O número e os tipos de dispositivos IoT trazidos para as organizações também podem afetar o desempenho da rede. Consoles de jogos, TVs e dispositivos médicos devem coexistir com sensores e outros dispositivos IoT usados para gerenciar controles ambientais, irrigação de ambientes externos e uso de energia. Os access points 802.11ax permitirão que esses dispositivos utilizem totalmente os canais Wi-Fi de 2,4 e 5 GHz, quando apropriado.

PERGUNTAS A CONSIDERAR PARA 802.11ax

É possível garantir que todos os usuários tenham uma boa experiência na sua rede em todo o campus?

Você está implementando mais aplicativos que oferecerão voz e vídeo?

À medida que os dispositivos IoT são implantados, o quanto você está preparado para o impacto deles nos serviços comerciais?

Como hoje os usuários se conectam de qualquer lugar, você está preocupado com a segurança do acesso à rede?

Você já considerou os futuros requisitos de switching e PoE?

Você está preparado para a densidade de dispositivos mais antigos e Wi-Fi 6 que se conectarão à sua rede?

POR QUE OPTAR PELA ARUBA?

À medida que as organizações equipam novos edifícios ou atualizam as implantações de Wi-Fi existentes, a introdução dos access points 802.11ax da Aruba fornecerá o desempenho e as provas futuras necessárias para oferecer serviços aprimorados nos próximos anos. Além dos recursos baseados no padrão 802.11ax, a vantagem da Aruba inclui AI e aprendizado de máquina que otimiza automaticamente a rede, independentemente do usuário, do dispositivo IoT ou dos aplicativos usados.

• Otimização de RF: Um recurso exclusivo do software sem fio da Aruba, chamado AirMatch, usa aprendizado de máquina para otimizar os canais, a largura de banda e a energia necessários para proporcionar uma experiência do usuário consistente, sem a necessidade de intervenção manual.

• Controle inteligente de tráfego: Um recurso adicional no software sem fio, chamado AppRF, usa a inspeção profunda de pacotes integrada para permitir que a TI aplique facilmente a qualidade do serviço com base no tráfego, no usuário e no tipo de dispositivo.

• Monitoramento de alimentação inteligente (IPM): Para ambientes em que os switches não são compatíveis com os requisitos de PoE de mais de 30 Watts por porta, o IPM permite que os APs 802.11ax desativem de maneira inteligente recursos pré-selecionados até que o ambiente de switching possa ser atualizado.

• Otimização do desempenho do cliente: O recurso ClientMatch patenteado da Aruba agrupa automaticamente os dispositivos compatíveis com 802.11ax nos rádios AP 802.11ax disponíveis, para que o desempenho aproveite ao máximo os benefícios do OFDMA e os recursos multiusuário.

• Segurança de autenticação avançada: Embora o padrão 802.11ax não especifique nenhum novo aprimoramento de segurança, os access points 802.11ax da Aruba incluirão WPA3 e Enhanced Open, tornando as redes abertas mais seguras quando o acesso de visitantes e senhas compartilhadas forem usados.

RESUMOSe a densidade de dispositivos IoT e móveis e de aplicativos de streaming de vídeo estiver aumentando na sua organização, os access points 802.11ax deverão ser considerados daqui para frente. Além dos ganhos de melhoria de 4x em comparação com o 802.11ac, a compatibilidade com versões anteriores garante que os clientes 802.11a/b/g/ac existentes serão suportados. E você estará em posição de oferecer suporte a clientes 802.11ax (Wi-Fi 6) emergentes quando entrarem na sua rede.

Esse padrão mais recente não apenas fornecerá velocidades mais altas, como também permitirá novos serviços comerciais e casos de uso, incluindo:

• Implementações de edifícios inteligentes de TI/IoT

• Compatibilidade com aplicativos em tempo real para colaboração de vídeo de nível empresarial e realidade aumentada ou virtual

• Wi-Fi seguro dentro da empresa e nas redes abertas

A Aruba está mudando as regras do fornecimento de experiências voltadas para a inovação, oferecendo aos clientes uma rede de última geração para a nova borda de hoje, uma que seja voltada para IA, segura e projetada para dispositivos móveis e IoT. É o melhor dos dois mundos: experiências incríveis com simplicidade incrível.

© Copyright 2018 Hewlett Packard Enterprise Development LP. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias atribuídas a serviços e produtos Hewlett Packard Enterprise estão definidas nas declarações de garantia que acompanham tais serviços e produtos. Nenhuma parte deste documento deve ser interpretada como uma garantia adicional. A Hewlett Packard Enterprise não deve ser responsabilizada por nenhum erro técnico ou editorial ou por omissões aqui contidas.

SO_80211ax_110718 a00058591enw

Fale conosco Compartilhar

Saiba mais em arubanetworks.com/802.11ax