o projeto cobre salobo rubens lima bandeira (1) r e s u m o t apresentado um … · 2015. 8. 7. ·...

12
443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2) R E S U M O t apresentado um resumo das atividades envolvidas para aproveitamento do cobre do Salobo, na região de Cara- jás, desde o descobrimento da ocorrência até a fase de projeto conceitua!, em andamento . Faz-se uma descrição do projeto na forma como está sendo conceituado. Con- clui-se apresentando cronograma de continuação do pro- jeto até a posta em marcha da instalação industrial, prevista para 1993. "A B S T R A C 1' This paper presenta a summary of al1 activities concex. .ning Salobo Copper Project, since the discovery of the mineral deposit in the Carajas region up to the current phase of project conceptión, including a descriptionof how the project is being worked out. A schedule is show at the end of the papar, regarding the next steps of the project untill the start up, wich is supposed· to happen in 1993. (1) Engenheiro Eletrici s ta. Gerente Geral do Projeto Cobre Cara- jás - CVRO/SUPBS . (2) Mestrado em Metalurgia Extrativa pela UFMG, Coordenador de Processo da Gerência Geral do ProJeto Cobre Carajás - CVRO/ SUPES.

Upload: others

Post on 28-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

443

O PROJETO COBRE SALOBO

Rubens Lima Bandeira (1)

Carlos Eduardo Pereira (2)

R E S U M O

t apresentado um resumo das atividades envolvidas para aproveitamento do cobre do Salobo, na região de Cara­jás, desde o descobrimento da ocorrência até a fase de projeto conceitua!, em andamento . Faz-se uma descrição do projeto na forma como está sendo conceituado. Con­clui-se apresentando cronograma de continuação do pro­jeto até a posta em marcha da instalação industrial, prevista para 1993.

"A B S T R A C 1'

This paper presenta a summary of al1 activities concex. .ning Salobo Copper Project, since the discovery of the mineral deposit in the Carajas region up to the current phase of project conceptión, including a descriptionof how the project is being worked out. A schedule is show at the end of the papar, regarding the next steps of the project untill the start up, wich is supposed· to happen in 1993.

(1) Engenheiro Eletricis ta. Gerente Geral do Projeto Cobre Cara­jás - CVRO/SUPBS .

(2) Mestrado em Metalurgia Extrativa pela UFMG, Coordenador de Processo da Gerência Geral do ProJeto Cobre Carajás - CVRO/ SUPES.

Page 2: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

444

l. HISTÓRICO

O depÓsito de cobre do Salobo foi des.coberto pela DOCEGEO em 1976.

!atá localizado na província mineral de Carajás, no estado do Pará, distando cerca de 68 km de onde a CVRD tem hoje sua instalação in­dustrial de produção de minério de ferro. A Figura 1 apresenta um mapa de localização da reserva.

Desde a descoberta, efetuada com a análise de sedimentos de corren te, até 1981, foi realizada uma exploração geológica que conduziu a uma reserva global de 1 bilhão de toneladas de minério sulfetado com te~r médio de o;86\ ~s cobre. Tais números colocam a reserva do Salobo como uma das mais importantes a nível mundial, quando olhada individualmente, e em 'termos nacionais, a colocam como a primeira fonte substancial desse metal, se.gundo item na pauta de importações do país .

O depÓsito de cobre do Salobo consiste de um pacote de xistos, de natureza lenticular, cujos constituintes mais comuns são magnetita, biotita, grunerita, granada, olivina, olorita e quartzo que se as­sociam em proporções variadas, resultando em diferentes associa­çÕes litológicas. A mineralizáção cuprÍfera é bastante complexa com tamanho de gt:ãos de sulfetos, num extremo, da orde111 de 5 11111 e

no outro extremo, da ordem de 100 11111. Os sulfetos predominantes são a bornit~ e a calcocita e localmente a calcopirita. A Figura 2, a­presenta uma seção geológica típica do depósito.

Com a utilização de testemunhos de sondagem e com amostras proveni entes de duas pequenas galerias de pesquisa, desenvolveu-se, entre 1978 e 1981, uma pesquisa tecnológica de concentração desse miné­rio, constando basicamente de testes de flotação em escala de ban­cada e operação de uma pequena planta piloto de la~ratório.

!sta pesquisa demonstrou ser viável a produção de um concentrado

de cobre com teor da ordem de 40' e com recuperações em torno de 84', parâmetros estes considerados como ótimos à época. A Figura 3 apresenta o fluxograma do circuito definido nesta fase.

Entre os anos de 1982 e 1984 a CVRD analisou os dados até então 9t

..

III

I

Page 3: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

445

rados. realizou um primeiro estudo de pré-viabilidade econÔmica e

tomou a decisão de realizar a abertura de uma galeria de pesquisa

que melhor representasse e mineralização e de construir uma planta piloto de 60tpd para, através do minério proveniente desta gale -

ria, determinar as condiçÕes finais de processo.

Esta planta piloto operou durante os anos de 1986 e 1987, cumprido os seus objetivos, como será observado.

tendo

Ainda em 1987, foi efetuado um projeto conceitua! das instalações

e realizada uma nova anállse econÔmica. tstes estudos estão sendo

otimizados, com a introdução de alternativas processuais, durante o ano de 1988, devendo permitir a realização de um projeto de engA

nharia b!Ísica a part-ir de 1989, co.mo será exposto.

2. DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO

2.1. Objetivos

A operação da planta piloto, para a realização da pesqui... teve

os seguintes objetivos básicos:

- confirmação do fluxograma inicialmente proposto;

- estudos de alternativas de processo; - avaliação do comportamento metalÚrgico dos diferentes tipos de

minério; produção de concentrados para estudos de recuperação de .olibde­

nita;

- estudos sobre características do rejeito e seu impacto s•biental;

- definição dos parâmetros básicos para o projeto de uma planta in

dustrial; definição dos números tinais de projeto para um estudo de viabi­

lidade econÔmica.

Esses objetivos sao mais extensos do que aqueles normalaente obsex

vados em outras plantas . Eles se justificam, entretanto, e• virtu­

de da incipiente experiência do país em tratamento de minérios de

cobre e principalmente, devido à complexidade desse minério.

Page 4: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

.

446

2.2 . Características do Minério

Três litologias foram consideradas c~o tipos de minério, nos est~ dos da beneficiamento:

- tipo xisto 1, ainério da zona central, \ magnetite > 50 e \ Cu >

1, 5;

- tipo xisto 3, ainério da zona central, 50 > \ aagnetita < 10 e 1,5 >\cu >0,8;

- tipo xisto 4, minério das zonas laterais de base ou topo, \ mag­netite> 10, 0,8 >\cu> 0,5.

A Tabela 1 apresenta as características do ainério com relação à constituição química, mineralogia, grau de liberaçã? e Wi Bond .

2.3 . !studos Realizados

Os principais estudos realizados durante a operação da planta pilQ to são listados a seguir: - estudo de reagentes; - testes de seleção da malha de moagem; - estudos de circuitos; - testes com diferentes tipos de minério; - teates de otimização de circui~o; - testes finais de confirmação e demonstração e levantamento de dA

dos finais de engenharia; - testes de alternativas tecnológicas.

Paralelamente aos trabalhos da planta piloto, operou-se um labora­tório de processo com realização de testes de !lotação em escala de bancada, objetivando principalmente, o mapeamento geomatalÚrgi­co do depÓsito. Foram realizados, também, estudos de microscopia tecnolÓgica em apoio aos testes da planta piloto • ·laboratório de pr ocesso.

Para a realização da pesquisa, a operação da planta piloto apresen

tou os seguintes Índices:

- aaasa atravessada: 14.200 toneladas; - rendimento operacional: 74\;

- teetes realizados: 500;

Page 5: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

li

447

- análises químicas realizadas: 90.684.

2.4. Resultados Obtidos

Um resumo de evolução da pesquisa e dos resultados obtidos durante a mesma, está sendo apresentado em trabalho especifico nesse Con­gresso (Projeto Cobre Carajás: Definição de Fluxogra~ Final de

Processo).

Após o encerramento doe testes finais de confirmação e de.onetra­

ção, obteve-se os seguint4s valores finais de teor de concentrado

e recuperação: - teor de concentrado: 38,5\ Cu;

- recuperação de cobre: 86,3\;

- recuperação de ouro: 75\.

O balanço final de messe e de cobre é apresentado na Figura 4.

A Tabela 2 apresenta as características básicas do concentrado ob­

tido com relação à constituição química, mineralogia e grenulODe­

tria.

Pera a obtenção dos resultados finais de teor de concentrado e re­

cuperação, citados anteriormente, e em decorrência, principalmen­te, da complexa mineralização dos sulfatos, o minério de cobre de

Carajáe apresenta características bastante peculiares, teia como:

- necessidade de altas dosagens de coletor;

- valores elevados de cargas circulantes;

- Ulll número maior de estágios de limpeza do que aqueles observados

em outras plantas industriais.

3. ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS

Durante a realização da pesquisa foram estudadas e estão sendo oon

sideradas no projeto, as seguintes alternativas tecnológica s:

- moagem autógena e semi-autógena na moagem primária;

- moagem AUTOP!B na moagem primária;

- moagem com P!BBLfS na moagem secundária;

- pré-concentração .. gnética do minério marginal;

\

Page 6: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

,

448

- FLASH PLOTATIOM;

- tlotaçio ROUGHER - células pneumáticas; - !lotação CL!:AHBR e• células ~e coluna; - filtro ~e preasio;

- outros.

A .. ioria 4easas alternativas toram testactas na planta piloto. Ea

alguna casos aapec{ticos, tora• coletadas aaoatras e enviadas para Centros 4e Peaquiaa e/ou !lapreaas para a reali&ac;io de testea.

Algu.aa dessas alternativas aio mais proaisaoras do que outras, ••­tendo a detiniçio, pela incluaio ou não dalaa no projeto, prevista para o ano de 1988.

4. PLA118JAHBifTO DI! ATIVIDADI!S FUTURAS

Contor.e obaervado anteriormente, no ano de 1988, está sendo reali­zada a otilli&açio c1o projeto conceitual e o eatudo definitivo 4e

viabilidade econõ.ica para a implant.ação do projeto.

Co. os éSa4os reaultantes desse projeto conoeitual, planeja-·aes

- reali&açio do projeto de engenharia básica no ano de 1989; - iaplantac;i"o das instalaçõea industriais entre 1990 • 1992; - poeta em marcha da unidade industrial em 1993 .

RI!PI!R!NCIA BIBLIOGRAPICA

1 - DOCBGSO/GICOR . Projeto Cobre Carajás. Jazida do gia e avaliação de reservas . Rio de Janeiro,

2 - VIANA, Jr. Astor ' ANDRAD!, Vania L. L. Projeto Relatório de progresso n~ 6 . Belo · Horizonte, 1982.

Salobo. GeOlQ 1988. Cobca Cera jás

CVBD/SUTP:C,

3 - ru.oAçAo GORCI!IX. Projeto Cobre Carajáa. Planta piloto. Tea­tea tinais da confirmação e demonstração. Ouro Prato, .. r. 1988.

4 - CVRO/GICOR. Projeto Cobre Cara já a. Plante piloto. ..la tório de avaliação metalúrgica. Belo Horizonte, 1988. •

Page 7: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

449

ANALISE QUÍMICA

t Cu ppm Mo ppm Ag ppcn Au

1,20 66 6,2 0, 4

JIINI!:RALOGtA

MUBRAIS ' Bioti • - 57

C1orita 14

Magnetite 14

An tibólio 8

Gre neda 3

Quartzo 2

Molibdenita 1

GRAU O! LIBERAÇXO

TAMANHO (\1m) 105 - 74 - 53 - 37 - 28 - 20 - 15 - 11 - 8 - < 8 LIBI!:RAÇXO (t) 17 - 20 - 38 - 43 - 77 - 78 - 81 - 93 - 95 - 98

Wi BONO : 17 a 19 ltwh/ at

TAB!I.A 1 - CARACTERÍSTICAS 00 MlN!RIO

Page 8: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

450

ANALISE QUÍMICA

\ Cu 38,96 ppm Mo 700 \ FeT 18.63 PPlll Ag 74

' s 13,70 ppm Au 18 \ Sio2 13,40 ppm Ni 71

\ A12o3 2,44 ppm Co 340 \ CaO o,so ppm As 800 \ MgO 0,34 ppm F 2600

' c 7,78

MINERALOGIA

MINERAIS ' MINERAIS ' Biotita 7 Sti1pnome1ana 2

Magnetite 5 Minezotaita 2

AnfibÓlio 4 Bornita 30

Granada 2 Ca1cocita 26

C1orita 15 Grafita 2

Quartzo 2 Molibdeni ta 1

GRANULOMETRIA

TAMANHO (!lm) 74 - 37 - 8

\ PASSANTE 86 - 72 - 32 ~

TABELA 2 - CARACTERÍSTICAS DO CONCENTRADO

Page 9: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

o • i ... I u

o ~

i ..

4Sl

... ~

l fi : ·1 i~ I I . . .. . I i: IS:

11

I 1l · ~

! ;hl ~

I <, ;

o -- tC u-c !::! ..J c u o ..J

w

o tC u-.. c ;) :t ... c !:. .. • ....

z I ~ • c c

! li

~

Page 10: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

... c; c: :o ,.. N I .. "' .., .. o C)

"' o r­o. Q

õ ,. o o o

"' "11 o. c:n ~ o

!:; I

õ o .. "'

o

"' ji; .. ., ~ g .,. .. .. 8

g

~D~ )( )( )(

~ ~ UI -4 -4 -4 o o o

Cll .. Cll

I I

I I

I I

I I

I i

)(

~ -4 o N

l

.. I e

Page 11: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

i & .. .. ... .. .. ..

re ... i -~ o c

c > ,--I-.

i -,.: .. c • a i

.. o

"' a "' I ~ : a ~ ... o ... "' c • u • z

;:

L.--u z

453

• a ... ~ u • ~ ... ..

.. ... r--- • r--a

"' ~ u •

c .... ~

:a ·- 1:.1 ... ~ u

~o

. a I u-a~ o

I u

I a I .. • I ~ I a .. • I

I I I

-- - - - - - - _I _ _..,.-

... c I ~

ú ! u

-+

..I c ü i

c ~ c c • o )( !) ..I ...

Page 12: O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) R E S U M O t apresentado um … · 2015. 8. 7. · 443 O PROJETO COBRE SALOBO Rubens Lima Bandeira (1) Carlos Eduardo Pereira (2)

454

, 100,00 ..•.

1 1 1 0 ·~oo

o e ..... , t, •• .... , 1 , 11 1,01 III, 11 1,11 III, ti

J 1\/ [\.../].

1 IIII II Ç•-.T u

IO., IG , .. .. , ,, o.n 10,41 .. .. , ,,,o O,IT

• ,17 I IG,IO .... ..... 0,11 . ..... I, fi • ••••

i ., ' f\-/ ~

! CI Cl

... aa ••• •• ''· 74 1, ••

n ·•:1 '· •• 1' ... :~ ·::, O, 11 ...... 1,06 JIT, 40 o,U: 2Q,?I ••••

1\/

••••• u.•• 4) ,1 1 11 , li ~r o ••• ••t, 41 0,71 •ao; o'

\? [\/

• Cl -lll ..... ..... ao ... ''· •••• 14o.ft 0,11 ., .... 1\/

UltiiDA

l,fO .... , f0,4 .... ~, ~ c. 0,01 ••••• o," •••••• 'll.•uo

~·~ •n.c.

j,o• au 'II.Co !iM.oon.w

u

fiGURA 4-BALANÇO OE MASSA E METALÚRGICO