o principio da contradição de aristóteles

15

Upload: felipe-bezerra-cambara

Post on 01-Jul-2015

1.422 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Trabalho realizado com o intuito de esclarecer os princípios de Aristóteles

TRANSCRIPT

Page 1: O principio da contradição de aristóteles
Page 2: O principio da contradição de aristóteles

Aristóteles nasceu em 384/383 a.C., em Estagira, na fronteira macedônica. Aos 18 anos, ao entrar na Escola de Platão, Aristóteles amadureceu e consolidou sua própria vocação filosófica de modo definitivo, tanto que permaneceu na Academia por 20 anos.

Page 3: O principio da contradição de aristóteles

Junto com um companheiro da Academia, Xenócrates, estabeleceu-se primeiro em Axo, onde fundou uma escola com os platônicos Erasto e Corisco, originários da cidade de Scepsis.

Page 4: O principio da contradição de aristóteles

Em 343/342 a.C., Filipe da Macedônia chama Aristóteles para a corte, confiando-lhe a educação do filho Alexandre, ou seja, a personagem que estava destinada a revolucionar a história grega e que estava com 13 anos de idade. Aristóteles permaneceu na corte macedônica até Alexandre subir ao trono, por volta de 336 a.C.

Page 5: O principio da contradição de aristóteles

Em 335/334 a.C., Aristóteles voltou para Atenas onde funda a própria escola, o Liceu. Como Aristóteles ministrava seus ensinamentos passeando pelas veredas do jardim anexo à escola, a escola também foi chamada de “Perípatos” (do grego perípatos:” passeio”)

Page 6: O principio da contradição de aristóteles

Em 323 a.C., com a morte de Alexandre, Aristóteles passa a ser perseguido por ter colaborado na educação do imperador macedônico.

Page 7: O principio da contradição de aristóteles

O principio da não contradição de Aristóteles é resumido, de maneira lógica, em aspectos gerais. Este é formado pelas três seguintes leis:

a)Formulação Ontológica: Em algum objeto a mesma característica não pode, ao mesmo tempo, pertencer e não pertencer;

b)Formulação Lógica: Duas proposições contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo;

c)Formulação psicológica: Dois atos de crença, correspondentes a duas proposições contraditórias não podem ter lugar ao mesmo tempo na mesma consciência.

Page 8: O principio da contradição de aristóteles

Resume-se, em termos de “teoria do objeto”, da seguinte maneira: em algum objeto a mesma característica não pode, ao mesmo tempo, pertencer e não pertencer;

Page 9: O principio da contradição de aristóteles

A Lógica está dependente de três princípios fundamentais: o Princípio da Identidade, o da não Contradição e o do Terceiro Excluído.

Page 10: O principio da contradição de aristóteles

A formulação lógica é dividida em três partes:

O raciocínio indutivo;

Raciocínio abdutivo; Raciocínio dedutivo.

Page 11: O principio da contradição de aristóteles

Formulação Lógica: Duas proposições contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.

Exemplo:

Assim, é impossível que a árvore que está diante de mim seja e não seja uma mangueira; que o triângulo tenha e não tenha três lados e três ângulos; que o homem seja e não seja mortal; etc.

Page 12: O principio da contradição de aristóteles

Um ser não pode crer que algo é e não é ao mesmo tempo.

É uma teoria abstrata, sendo impossível passar por testes empíricos.

Este trecho da teoria mostrou-se falso ou pouco relevante.

Page 13: O principio da contradição de aristóteles

Inglês nascido em 1561;

Iniciou os estudos de filosofia com 13 anos;

Filosofia a favor das ciências;

Page 14: O principio da contradição de aristóteles

A partir do século XVI a lógica aristotélica começa a ser questionada. Os métodos dedutivos que a mesma preconizava para a investigação científica começam a ser postos em causa, com a chamada ciência experimental. A partir do particular os cientistas procuram agora atingir o universal, e não o contrário, como preconizava a lógica aristotélica.

Rompeu-se assim com os estudos seculares da lógica dedutiva e procurou-se fundamentar as regras do raciocínio indutivo. A lógica formal entra num período de descrédito, devido às críticas de filósofos como Francis Bacon (1561-1626) e René Descartes (1596-1650).

Page 15: O principio da contradição de aristóteles

O que interessa mais a Bacon não é a ciência dos princípios comuns, e sim a ciência da natureza, e, portanto, o Novo Órganon (Novum organum), que deveria conter precisamente as regras para a construção da ciência da natureza. Como é conhecido, Bacon reivindica, contra Aristóteles , o método indutivo.

Além das contundentes críticas aos filósofos clássicos, rompeu com uma tradição filosófica de mais de dois mil anos e com a religião da época. Acreditava numa filosofia que favorecesse a humanidade com seus métodos experimentais, era totalmente a favor de ciência moderna que libertasse o homem de seus ídolos.

Bacon denominou ídolos as falsas noções que bloqueiam a mente e invadem o intelecto humano impossibilitando o acesso à verdade e gera dificuldades em relação às ciências, quando não os combatemos.

Em síntese, os pensamentos de Bacon seguiam um rumo aos estudos “palpáveis”, com o foco na áreas cientifica . Ele tinha ideias de transformar a filosofia em uma coisa fértil, iluminada e a favor do bem do homem.