o precursor de dourado - ...:: iparoquia.com

4
Informativo da Paróquia São João Batista de Dourado - SP Ano 1 - Número 2 - Abril/2011 Praça da Matriz, s/nº - Tel. Secretaria (16) 3345-1233 O Precursor O Precursor Encontro Mariano Os movimentos marianos da comunidade paroquial São João Batista de Dourado, SP, com o padre José Antonio, estiveram reunidos aos 20 de março de 2012, no Centro Juvenil São Domingos Sávio, das 12 às 18 horas, com o objetivo de se confraternizarem e refletirem sobre a Palavra de Deus e Maria Santíssima. A Equipe de cozinha: Ana Maria Fernandes (Ana do Chula), Maria Aparecida Inocente Santiago, Maria Silvia Juvenal Fernandes e Maria Lúcia Varandas de Souza, preparou o almoço para o padre José Antonio e para centenas de participantes. Notemos que quatro "marias": Ana Maria, Maria Aparecida, Maria Silvia e Maria Lúcia foram instrumentos de Deus para saciarem a fome do corpo, daqueles e daquelas que posteriormente seriam espiritualmente saciados pelo exemplo de Maria, através das palestras do padre José Antonio. O Encontro Mariano teve início às 12 horas com almoço. Às 13h45min primeira palestra: “Maria, ouvinte e praticante da Palavra; às 15h30min segunda palestra: A importância da Palavra de Deus em nossa vida. Antes do encerramento houve missa presidida por padre José Antonio às 17 horas. Estiveram presentes os movimentos, Mãe Rainha, Oratório do Imaculado Coração de Maria, Legião de Maria, Grupo de Oração e Apostolado da Oração. Feliz Páscoa Jesus anunciou o Reino e conquistou discípulos. Com seu jeito de ser e de falar incomodou as autoridades. Foi condenado à morte, mas, ressuscitou. Sua palavra não morreu e sua mensagem permanece. E a mensagem é esta: Feliz Páscoa! A todos os nossos queridos paroquianos, desejamos uma feliz, santa e transformadora Páscoa. São os votos de Padre José Antonio e Padre Ismael. Padre Ismael Fraga Dom Fechio em Belo Horizonte O Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira Azevedo, acolheu Dom Luiz Gonzaga Fechio em Missa celebrada às 9 horas do dia 2 de abril na Igreja Paroquial de São Gonçalo em Contagem. Que Deus abençoe a Arquidiocese e seu novo Bispo Auxiliar. João Paulo II será Beatificado O Sumo Pontífice presidirá o Rito de Beatificação de seu antecessor, no próximo 1 de maio, na Basílica de São Pedro. Programação da Semana Santa Veja nas pgs 2 e 3 a programação detalhada da Semana Santa e participe. Fique atento para corresponder ao seu horário para a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Missa da Mãe Rainha Comunicamos que a Missa da Mãe Rainha será no terceiro sábado de cada mês, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Upload: others

Post on 23-Oct-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo da Paróquia São João Batista de Dourado - SP

Ano 1 - Número 2 - Abril/2011

Praça da Matriz, s/nº - Tel. Secretaria (16) 3345-1233

O PrecursorO Precursor

Encontro Mariano

Os movimentos marianos da comunidade paroquial São João Batista deDourado, SP, com o padre José Antonio, estiveram reunidos aos 20 de março de2012, no Centro Juvenil São Domingos Sávio, das 12 às 18 horas, com o objetivode se confraternizarem e refletirem sobre a Palavra de Deus e Maria Santíssima.

A Equipe de cozinha: Ana Maria Fernandes (Ana do Chula), Maria AparecidaInocente Santiago, Maria Silvia Juvenal Fernandes e Maria Lúcia Varandas deSouza, preparou o almoço para o padre José Antonio e para centenas departicipantes.

Notemos que quatro "marias": Ana Maria, Maria Aparecida, Maria Silvia eMaria Lúcia foram instrumentos de Deus para saciarem a fome do corpo, daquelese daquelas que posteriormente seriam espiritualmente saciados pelo exemplo deMaria, através das palestras do padre José Antonio.

O Encontro Mariano teve início às 12 horas com almoço. Às 13h45minprimeira palestra: “Maria, ouvinte e praticante da Palavra”; às 15h30min segundapalestra: “A importância da Palavra de Deus em nossa vida”. Antes doencerramento houve missa presidida por padre José Antonio às 17 horas.Estiveram presentes os movimentos, Mãe Rainha, Oratório do Imaculado Coraçãode Maria, Legião de Maria, Grupo de Oração e Apostolado da Oração.

Feliz PáscoaJesus anunciou o Reino e conquistoudiscípulos. Com seu jeito de ser e defalar incomodou as autoridades. Foi

condenado à morte, mas,ressuscitou. Sua palavra não morreu

e sua mensagem permanece. E amensagem é esta: Feliz Páscoa! A

todos os nossos queridosparoquianos, desejamos uma feliz,

santa e transformadora Páscoa. Sãoos votos de Padre José Antonio e

Padre Ismael.

Padre Ismael Fraga

Dom Fechio em

Belo HorizonteO Arcebispo Metropolitano de Belo

Horizonte, Dom Walmor OliveiraAzevedo, acolheu Dom Luiz

Gonzaga Fechio em Missa celebradaàs 9 horas do dia 2 de abril na Igreja

Paroquial de São Gonçalo emContagem. Que Deus abençoe aArquidiocese e seu novo Bispo

Auxiliar.

João Paulo II será

BeatificadoO Sumo Pontífice presidirá o Rito

de Beatificação de seu antecessor,no próximo 1 de maio, na Basílica

de São Pedro.

Programação

da Semana SantaVeja nas pgs 2 e 3 a programação

detalhada da Semana Santa eparticipe. Fique atento para

corresponder ao seu horário para aAdoração ao Santíssimo

Sacramento.

Missa da Mãe RainhaComunicamos que a Missa da MãeRainha será no terceiro sábado de

cada mês, às 19h, na Igreja deNossa Senhora Aparecida.

02 O PrecursorO Precursor

O PrecursorMons. Luiz Cechinato

Graf. Lamanna (16) 3372-9052

arte.com (16) 3307-1245

1000 exemplares

Jornalista Resp:

Impressão:

Diagramação:

Tiragem:

(MTB 10.77-32-01 SP)

Publicação Mensal da ParóquiaSão João Batista - Dourado - SP

Supervisor:

Coordenadora:

Revisor:

Colaboradores:

Padre José Antonio

Sonia M. Dada

Padre Ismael Fraga

Vários

SEMANA SANTA – ABRIL DE 2011

Domingo de Ramos e da Paixão (dia 17)

Segunda-Feira Santa (dia 18)

Terça-Feira Santa (dia 19)

Quarta-Feira Santa (dia 20)

Bênção dos ramos, procissão e missa.

08h30min

Encontro Doloroso. 19h

Procissão e missa da penitência.

Via Sacra

Procissão e missa da penitência.

Via Sacra

Procissão e missa da penitência.

Celebração Penitencial

Tríduo Pascal: de Quinta a Sábado Santo

Toda aComunidade se reúne às na Praça da IgrejaMatriz São João Batista. Com a bênção dos ramos inicia-sea procissão seguida de celebração eucarística. Esta liturgialembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e o iníciode sua Paixão quando fora saudado como rei pelo povoque trazia ramos de oliveira.

Missa dos homens e missa das mulheres para oOs homens se reúnem às para a

missa com o “Senhor dos Passos”, na residência de SilviaCoda, à Avenida das Flores, 260, no Jardim das Flores. Nomesmo horário, as mulheres se reúnem para a missa com“Nossa Senhora das Dores” na residência de Adão eSandra Zólio, à Rua Demétrio Calfat, 726. Ao término dasmissas, inicia-se a procissão para o encontro na Praça daMatriz.

Saída às05h30min da Praça da Matriz para a missa na Igreja de SãoVicente de Paulo.

pelas ruas às 19h30min, com o grupojuvencris, saindo do Jardim Primavera.

Saída às05h30min da Praça da Matriz para a missa na Igreja deNossa Senhora Aparecida.

pelas ruas às 19h30min, com o grupojuvencris, saindo do Jardim Maria Luiza.

Saída às05h30min da Praça da Matriz para a missa na Igreja doSagrado Coração de Jesus e Maria.

no Centro Juvenil, às19h30min. Animação: Juvencris e Crismandos.Participação: toda a comunidade paroquial.

Quinta-Feira Santa (dia 21)

Sexta-Feira Santa (dia 22)

Sábado Santo (dia 23)

Domingo de Páscoa

Missa da Ceia do Senhor

Atendimento de confissões,

Celebração da Paixão e Morte do Senhor,

Atendimento de confissões

Procissão do Senhor Morto.

Missa da Ressurreição do Senhor

Atendimento de confissões

às 20h na Igreja Matriz. Naúltima ceia com seus discípulos, Jesus instituiu a Eucaristiae o Sacerdócio partilhando o pão e o vinho, seu corpo esangue e lavando os pés dos discípulos. Pediu que seusgestos e palavras se perpetuassem.

às 22h na Igreja Matriz.Confessar-se e ser perdoado é restaurar a graça dobatismo, fortalecendo-se para o seguimento e otestemunho de Jesus.

às 15h naIgreja Matriz. Único dia do ano em que a Igreja não Celebraa Eucaristia para poder celebrar com ênfase a Paixão eMorte do Senhor. Nós comungamos das hóstiasconsagradas do dia anterior e adoramos o Cristo na cruz.

na Igreja Matriz, das 9hàs 12h e das 16h às 18h30min. O padre é apenas o ministrodo perdão; quem perdoa é o próprio Cristo, pois disse “ospecados que vocês perdoarem, serão perdoados”.

Saída às 20h da Praçada Igreja matriz. Cristo morreu por nossos pecados. Porsuas chagas fomos curados.

às 21h na IgrejaMatriz. Celebração que marca a passagem da morte paraa vida, da escravidão para a liberdade dos filhos de Deus,do pecado para a vida da graça. Preparação do CírioPascal, Bênção do Fogo Novo, Liturgia da Luz, Bênção daÁgua Batismal da qual renascerão os novos filhos de Deus,Liturgia da Palavra enfatizando a História da Salvação,Liturgia Eucarística: morrendo, destruiu nossa morte;ressuscitando restaurou nossa vida.

na Igreja Matriz, das 9hàs 12h.

Atenção para os horários de missa nas comunidades:7h São Vicente de Paulo, 9h e 19h Igreja Matriz.

Celebração de batismo às 10h na Igreja Matriz.

Domingo de Ramos a Quarta-Feira Santa

03O PrecursorO Precursor

Adoração ao Santíssimo Sacramento

Horário para cada grupo, pastoral, movimento, minis-tério ou comunidade e seus respectivos coordenadores; naIgreja Matriz São João Batista.

Adoração ao Santíssimo Sacramento.Ministros da Eucaristia e da Palavra -

Liturgia

todos os paroquianos, Comunidade São JoãoBatista, Pastoral do Batismo, Liturgia.Adriano, Genoveva Foschini, Virginia Zólio Martins, JulianaDinardi Buzá.

todos os paroquianos, Comunidades NossaSenhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus e Maria.

Clélia e Pedro Flores, Silvia e MoacirRosalin, Sueli e Nestor Tezore, Cidinha e Natal.

todos os paroquianos, Comunidade Rainha daPaz, Comunidade Santo Expedito. Maria eLaércio Devitta, Fátima Honório, Vera e Montes.

todos os paroquianos, Coral Nossa SenhoraAparecida, Conselho Financeiro Paroquial, Centro Juvenil,Secretária Paroquial. Edmir Gonçalves,Valdir e Cecília, Pedro Panza, Carla e Valdecir Xavier Ribeiro.

todos os paroquianos, Coral Sertanejo,Movimento da Mãe Rainha zeladores e zeladoras.

Squarelli, Cabral, João Gregório, Toninhae Luís Francisco, Lena e Pedrinho Poli.

todos os paroquianos, MESC, Pastoral dasExéquias, Equipe de benção. CarlosSabatine, José Carlos D, José Mário, Benedito Marin, Ilma eJair, Squarelli.

todos os paroquianos, Movimento do Oratório deNossa Senhora, Coordenadores de Pastora is .

Lucia e Toninho, Irene e Benedito Lughi,Patrícia e Neto Tavano.

todos os paroquianos, Grupo de Oração -Comunidade São Vicente, Pastoral Vocacional, Grupo deOração. Marjory, Cecília Gregório, Afrânio,Gustavo.

21h30min -

Coordenadores:

22h30min -

Coordenadores:

23h30min -

Coordenadores:

00h30min -

Coordenadores:

01h30min -

Coordenadores:

02h30min -

Coordenadores:

03h30min -

Coordenadores:

04h30min -

Coordenadores:

05h30min -

Coordenadores:

06h30min -

Coordenadores:

07h30min -

Coordenadores:

08h30min -

Coordenadores:

09h30min -

Coordenadores:

10h30min -

Coordenadores:

11h30min -

Coordenadores:

12h30min -

Coordenadores:

todos os paroquianos, Comunidade São Pedro eSão Paulo e Comunidade São Francisco.Regina e Zezinho Bassi, Lourdes Magri, Toninha Garcia,Dinha Honório, Ângela Grego, Jorge Rosalin.

todos os paroquianos, Apostolado da Oração,Comunidade de Santa Cruz. NeusaMunhoz, Laine, Beth Poli, Célia e Marcos Jorge, Clementina.

todos os paroquianos, Legião de Maria.Maria Rossatto, Nerci Ferreira Marques

Costa e todas as legionárias.

todos os paroquianos, Catequese da Eucaristia,Infância Missionária, Perseverança, Catequista ecatequizandos. Erbene, Ângela Guimarãese catequistas.

todos os paroquianos, Pastoral da Crisma,Ministério do Leitorado, Coral : Evandro e os meninos noviolão. Marli, Célia e Luiz Braga, Maria Julia,Evandro e Ana Paula.

todos os paroquianos, Comunidade SãoBenedito, Comunidade São José, Comunidade SantoAntonio, Comunidade Santa Clara. TeresaDonatto, Andrea Valente, Agda Bertucci, Brasilina Moraes, BiaSantiago.

Momento jovem (Juvencris), todos osparoquianos e todos os jovens. SandraZólio, André, Danilo, Euclides e Fabiana.

04 O PrecursorO Precursor

Palavra rezada e vivida

Quaresma é tempo propício a escutar a Palavra, asaboreá-la, a comê-la, a meditá-la. Tempo favorável. Só aPalavra converte.

Já o soubemos: Jesus é a Palavra do Pai. A Palavra éuma Pessoa. Pessoa que nos diviniza, nos sacia, nosconverte, nos alimenta, nos transforma, nos queridentificados com Ela, a Palavra que é o Verbo do Pai. OVerbo fez Se carne e habitou entre nós. É o Filho de Deus eda Virgem Maria. Palavra que é Vida divina, que fala empalavras humanas os mistérios do amor. Revela-nos o Pai,o Espírito; fala de Si mesmo. Revela o segredo misteriosoda Igreja e dos sacramentos. Revela o Reino e com ele ocaminho das bem aventuranças. Revela no amor pascal asíntese de toda a graça: amor eucarístico de Quinta-feiraSanta, amor Crucificado de Sexta-feira Santa, amor Alegree Ressuscitado no Sábado Santo, Domingo de Páscoa eem todo tempo Pascal. Esta Palavra que é uma Pessoadivina foi até ao extremo do amor. Fez Se Pão Vivo para sernosso alimento. Morre para ser fonte de vida e de graça.

É algo superimportante ir ao Tabor, ao Monte daTransfiguração, e ouvir o Pai dizer-nos “Este é meu Filho,escutai-O”. O Pai quer que escutemos o Filho, queprestemos atenção à sua voz, aos seus ensinamentos, aosseus mandamentos. Escutar a Palavra, que é o Filho, édom e graça. Escutar o Filho para entrar na comunhão como Pai e com o Espírito, para entrar na comunhão trinitária.Escutar o Filho para sermos evangelizados por Ele que é adivina Palavra. O Pai não quer, não deseja outra coisa.Precisamos de nos abrir à Palavra, escutá-la, fazê-la vidada nossa vida. Só no silêncio interior a Palavra pode seracolhida, mastigada, comida, saboreada; fazer se vida emnós. Só no deserto se escuta bem a Palavra: deserto decoração para acolher e escutar o Filho bem amado.

A palavra é para ser rezada e não só ouvida. Rezadasignifica “ouvi-la de dentro” como ensina o ConcílioVaticano II. Escutá-la com o coração, saboreá-lainternamente. É a arte da meditação do texto para que seja“comido”. O Anjo disse ao Profeta: “Toma o livro e come”.Comer o livro é saborear a Palavra e fazê-la vida em nós.Meditar, ir pensando: “que tem este texto a ver comigo, queme diz o Espírito através dele? Como vou colocar emprática no quotidiano o que está escrito, as interpelações?Que tem a minha vida de mudar para assumir este texto,este versículo, esta atitude de Jesus (exemplosconcretos)”?

Palavra que é Pessoa

Filho a ser escutado

Rezar a Palavra

Qualidade do terreno

Evangelizar o nosso interior.

Construção sobre a rocha

A parábola do Semeador, em Lucas 8, é bem clara aoafirmar que a semente é a Palavra de Deus, mas que oterreno é o coração do homem. Há várias qualidades deterreno: a) duro, pisado, a semente cai e não germina; b)com rochas, a semente cai e começa a germinar, mas nãotem terra nem humildade e morre; c) a semente cai entre osespinhos: cuidados, riquezas, prazeres da vida, e osespinhos sufocam-na. Mas há terreno nobre e virtuoso queacolhe a semente e dá muito fruto. Importa saber queterreno é o nosso coração. Que rochas há em nós, queespinhos… importa pedir coração nobre e virtuoso. Sóassim acolhemos a Palavra e ela se faz vida em nós.Nossas vidas se vão transformando, cristificando,divinizando.

O nosso ser está por evangelizar. Há umaevangelização “ad intra”, não basta “ad extra”… A nossainteligência não pensa sempre e em tudo como Jesus… APalavra vai evangelizando a inteligência para pensarmoscomo Jesus pensou… para assumir critérios evangélicos.Mas o nosso coração também não ama como Jesus, nãoama sempre e a todos… o coração precisa serevangelizado. A nossa vontade não quer sempre o queDeus quer… só a Palavra pode evangelizar a nossavontade, para querer como Jesus… O mesmo devesuceder à nossa afetividade, a nossa liberdade, a nossalíngua e modo de falar, os nossos cinco sentidos, etc.Precisamos ser evangelizados pela Palavra que nosconverte e purifica, que muda a nossa vida e nos fazhomens e mulheres evangélicos.

Outro tema importante, outro ensinamento de Jesus, éa parábola da casa construída sobre a areia ou sobre arocha. Quem não ouve a Palavra e não a põe em prática écasa construída sobre areia. Vem uma tempestade, umvendaval, vai a areia e cai a casa. Mas quem ouve a Palavrae a coloca em prática é casa construída sobre a rocha, queresiste às tempestades da vida. APalavra é o rochedo firmesobre o qual construímos nossa vida. Pode suceder umadoença, a morte de um familiar, pode assaltar-nos umatentação grave, pode bater-nos à porta uma calúnia ou algomais difícil, que a casa não cai. Está sobre a rocha firmeque é a Palavra de Deus. A vida é vivida de outra forma.Tudo se vive segundo a Palavra que é luz para nossospassos, luz que nos encaminha luz que nos faz viver de ummodo novo para sermos casa construída sobre a rocha. Orochedo é Cristo, é a Palavra do Pai (Dário Pedroso, s.j).

Colaboração: Sonia Maria Dada