o poder magnético das palavras

17
AETUH – 06/11/2008 AETUH – 06/11/2008 O Poder Magnético das O Poder Magnético das Palavras Palavras

Upload: igmateus

Post on 24-May-2015

3.054 views

Category:

Spiritual


5 download

DESCRIPTION

Palestra realizada em 2008 na AETUH - Associação Espírita Trabalhadores da Última Hora, em Parnamirim/RN.

TRANSCRIPT

Page 1: O Poder Magnético das Palavras

AETUH – 06/11/2008AETUH – 06/11/2008

O Poder Magnético das PalavrasO Poder Magnético das Palavras

Page 2: O Poder Magnético das Palavras

A história dos SapinhosA história dos SapinhosEra uma vez uma corrida... De Era uma vez uma corrida... De sapinhos. Começou a competição. Mas sapinhos. Começou a competição. Mas como a multidão não acreditava que os como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era: daquela torre, o que mais se ouvia era: “Que pena!!! Esses sapinhos não vão “Que pena!!! Esses sapinhos não vão conseguir. Não vão conseguir. conseguir. Não vão conseguir.

E os sapinhos começaram a desistir. E os sapinhos começaram a desistir. Mas havia um que persistia e Mas havia um que persistia e continuava a subida, em busca do topo. continuava a subida, em busca do topo. A multidão continuava gritando: A multidão continuava gritando: “Pena!!! Vocês não vão conseguir.” “Pena!!! Vocês não vão conseguir.”

2

Page 3: O Poder Magnético das Palavras

Um orador fala do poder do pensamento Um orador fala do poder do pensamento positivo e das palavras.positivo e das palavras.Um participante levanta a mão e diz:Um participante levanta a mão e diz:

""Não é porque eu vou dizer Não é porque eu vou dizer felicidade, felicidade, felicidade! que felicidade, felicidade, felicidade! que me irei sentir melhor e não é porque me irei sentir melhor e não é porque eu vou dizer desgraça, desgraça, eu vou dizer desgraça, desgraça, desgraça! que me irei sentir menos desgraça! que me irei sentir menos bem: não são mais que palavras. As bem: não são mais que palavras. As palavras são isso mesmo, sem palavras são isso mesmo, sem poderpoder..."..."

O Poder das PalavrasO Poder das Palavras 3

Page 4: O Poder Magnético das Palavras

O Poder das PalavrasO Poder das Palavras

O orador responde:O orador responde:

""Cale-se, seu idiota, é incapaz de Cale-se, seu idiota, é incapaz de compreender o que quer que sejacompreender o que quer que seja!"!"

O participante está paralisado, ele O participante está paralisado, ele muda de cor e prepara-se para replicar muda de cor e prepara-se para replicar agressivamente: agressivamente: ""Você, espécie deVocê, espécie de..."..."

O orador levanta a mão: O orador levanta a mão: ""Peço que me Peço que me desculpe. Eu não quero magoar. Peço desculpe. Eu não quero magoar. Peço que aceite as minhas sinceras que aceite as minhas sinceras desculpasdesculpas."."

4

Page 5: O Poder Magnético das Palavras

O participante acalma-se.O participante acalma-se.

Os outros participantes murmuram Os outros participantes murmuram e há agitação na sala. O orador e há agitação na sala. O orador intervém:intervém:

""Têm a resposta à questão que Têm a resposta à questão que puseram: algumas palavras puseram: algumas palavras desencadeiam dentro de vocês raiva desencadeiam dentro de vocês raiva e cólera. Outras acalmam. e cólera. Outras acalmam. Compreendem melhor o poder das Compreendem melhor o poder das palavraspalavras??""

O Poder das PalavrasO Poder das Palavras 5

Page 6: O Poder Magnético das Palavras

A importância da PalavraA importância da Palavra124 -124 -Qual a importância da palavra humana Qual a importância da palavra humana para as conquistas evolutivas do esppara as conquistas evolutivas do espíírito?rito?

A palavra é um A palavra é um dom divinodom divino, , quando quando acompanhada dos atos que a testemunhem; acompanhada dos atos que a testemunhem; e é através de seus caracteres falados ou e é através de seus caracteres falados ou escritos que o homem recebe o patrimônio escritos que o homem recebe o patrimônio de experiências sagradas de quantos o de experiências sagradas de quantos o antecederam no mecanismo evolutivo das antecederam no mecanismo evolutivo das civilizações. É por intermédio de seus civilizações. É por intermédio de seus poderes que se transmite, de gerações a poderes que se transmite, de gerações a gerações, o fogo divino do progresso na gerações, o fogo divino do progresso na escola abençoada da Terra.escola abençoada da Terra.

(Emmanuel, (Emmanuel, Do Livro: Do Livro:

O Consolador)O Consolador)

6

Page 7: O Poder Magnético das Palavras

A importância da PalavraA importância da Palavra

““A palavra é tão importante, em qualquer A palavra é tão importante, em qualquer domínio da vida, que o próprio apóstolo domínio da vida, que o próprio apóstolo João começa a narrativa evangélica que nos João começa a narrativa evangélica que nos legou com o trecho inesquecível: ‘No legou com o trecho inesquecível: ‘No princípio era o verbo...’.” princípio era o verbo...’.”

(Emmanuel, Do Livro: (Emmanuel, Do Livro: Janelas para a Vida)Janelas para a Vida)

““Cada vez que arrojamos para fora de nós o Cada vez que arrojamos para fora de nós o vocabulário que nos é próprio, emitimos vocabulário que nos é próprio, emitimos forças que destroem ou edificam, que forças que destroem ou edificam, que solapam ou restauram, que ferem ou solapam ou restauram, que ferem ou balsamizam. .” balsamizam. .” (Do Livro: Fonte Viva)(Do Livro: Fonte Viva)

7

Page 8: O Poder Magnético das Palavras

““Poderoso veículo de comunicação, a Poderoso veículo de comunicação, a palavra é instrumento que poucos palavra é instrumento que poucos utilizam como deveriam.utilizam como deveriam.A boa palavra A boa palavra ergueergue e e consolaconsola, , ensinaensina e e corrigecorrige, , amparaampara e e salvasalva..A má palavra envenena e mata, A má palavra envenena e mata, enlouquece e fulmina, desequilibra e enlouquece e fulmina, desequilibra e arma de ódio. (...) arma de ódio. (...) Dispões desse Dispões desse abençoado instrumento para preservar a abençoado instrumento para preservar a vida e enriquecê-la de bênçãos, que é a vida e enriquecê-la de bênçãos, que é a palavra.palavra.Usa o verbo com sabedoria, ensinando, Usa o verbo com sabedoria, ensinando, ajudando e impulsionando as pessoas ao ajudando e impulsionando as pessoas ao avanço, ao progresso. avanço, ao progresso. ””

A Poder da PalavraA Poder da Palavra

(Joanna de Ângelis, (Joanna de Ângelis, Do Livro: Episódios Do Livro: Episódios Diários, Cap. 11: A Diários, Cap. 11: A Palavra)Palavra)

8

Page 9: O Poder Magnético das Palavras

A Poder Fluídico das PalavrasA Poder Fluídico das Palavras 9

Page 10: O Poder Magnético das Palavras

““A palavra é um fio de sons A palavra é um fio de sons carregados por nossos carregados por nossos sentimentos; em razão disso, sentimentos; em razão disso, aquilo que sentimos é o aquilo que sentimos é o redemoinho vibratórioredemoinho vibratório que nos que nos conduzirá a palavra ao lugar conduzirá a palavra ao lugar certo que nos propomos atingir.certo que nos propomos atingir.

Quando falamos, Quando falamos, cada qual de cada qual de nós apresenta o próprio retrato nós apresenta o próprio retrato espiritual passado a limpoespiritual passado a limpo.”.”

A Poder Fluídico das PalavrasA Poder Fluídico das Palavras

(Do Livro: Respostas da (Do Livro: Respostas da Vida, Cap. 17: Conversar)Vida, Cap. 17: Conversar)

10

Page 11: O Poder Magnético das Palavras

““É preciso que nós nos recordemos que É preciso que nós nos recordemos que constantemente constantemente irradiamos fluidosirradiamos fluidos, os quais são , os quais são criados e dirigidos pelo nosso pensamento. criados e dirigidos pelo nosso pensamento. Pensamentos puros criam fluidos puros e Pensamentos puros criam fluidos puros e conversas puras dão mais força a esses fluidosconversas puras dão mais força a esses fluidos,, que podem ir beneficiar grandemente todos que podem ir beneficiar grandemente todos aqueles a quem são dirigidos; e se a conversa for aqueles a quem são dirigidos; e se a conversa for elevada beneficiará e fortalecerá a todoselevada beneficiará e fortalecerá a todos .” .”

(Eliseu Rigonatti, Do Livro: O Evangelho dos Humildes)(Eliseu Rigonatti, Do Livro: O Evangelho dos Humildes)

A Poder Fluídico das PalavrasA Poder Fluídico das Palavras 11

Page 12: O Poder Magnético das Palavras

““Senhor, não sou digno de que Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; dize entres em minha casa; dize apenas uma palavra, e o meu apenas uma palavra, e o meu servo estará curado.” servo estará curado.” (Mateus, 8:8) (Mateus, 8:8)

Palavras que curamPalavras que curam 12

““A frase de esperança é um jorro de luz.A frase de esperança é um jorro de luz.”” ““A palavra indulgente é vacina contra A palavra indulgente é vacina contra

muitos males.muitos males.””

(Emmanuel)(Emmanuel)

A INAUGURAÇÃO DO GALPÃO: A INAUGURAÇÃO DO GALPÃO: “JESUS ESTÁ AQUI!!!!”“JESUS ESTÁ AQUI!!!!”

Page 13: O Poder Magnético das Palavras

Aquele que semeia, saiu a semear...Aquele que semeia, saiu a semear...““Quem aprendeu a ciência de falar Quem aprendeu a ciência de falar bem, bem, vive semeando sementes de luz vive semeando sementes de luz nos coraçõesnos corações que estacionam nas que estacionam nas trevas. O poder da palavra é trevas. O poder da palavra é ilimitado, alcança qualidades ilimitado, alcança qualidades inumeráveis, curando enfermos,inumeráveis, curando enfermos, levantando tristes caídos, enxugando levantando tristes caídos, enxugando lágrimas, consolando e alegrando lágrimas, consolando e alegrando criaturas.criaturas.””

(João Nunes Maia, Do Livro: Cirurgia (João Nunes Maia, Do Livro: Cirurgia Moral, Cap. 29)Moral, Cap. 29)

13

Page 14: O Poder Magnético das Palavras

A boca fala do que está cheio o ...A boca fala do que está cheio o ...

““Quem fala Quem fala sem o coração sem o coração naquilo que fala não alcança o naquilo que fala não alcança o coração que deseja ser atingido.coração que deseja ser atingido.”” (Emmanuel, Do Livro: (Emmanuel, Do Livro: Companheiro, Cap. 29)Companheiro, Cap. 29)

14

Page 15: O Poder Magnético das Palavras

A Missão da PalavraA Missão da Palavra

“A missão da palavra é sublimada, desde quando temos outros sentidos desenvolvidos para compreendê-la. Para tanto, o nosso dever é educá-la, naquela escola cujo mestre maior é Nosso Senhor

Jesus CristoJesus Cristo..” ” (Miramez, Do Livro: Filosofia Espírita, Vol. 1, Cap. 28)(Miramez, Do Livro: Filosofia Espírita, Vol. 1, Cap. 28)

15

Page 16: O Poder Magnético das Palavras

A TAGARELAA TAGARELANhá Zizita, na Rua do BarreiroNhá Zizita, na Rua do BarreiroJá sentia, de muito dar na trela,Já sentia, de muito dar na trela,Calo de cotovelo na janelaCalo de cotovelo na janelaOnde espiava gente o dia inteiroOnde espiava gente o dia inteiro

16

Calúnia e invencionice era com ela,Calúnia e invencionice era com ela,Gostava de folia e de berreiro.Gostava de folia e de berreiro.

O povo comentava, chocarreiro:O povo comentava, chocarreiro:“— Jabiraca da língua de sovela!”“— Jabiraca da língua de sovela!”

Nhá Zizita morreu... Desencarnada,Nhá Zizita morreu... Desencarnada,Viu atrás dela enorme trapalhadaViu atrás dela enorme trapalhadaE gritava: E gritava: “— Meu Deus! Meu Deus, me acuda!”“— Meu Deus! Meu Deus, me acuda!”

Deus teve dó de tanto sofrimentoDeus teve dó de tanto sofrimentoE deu a ela um novo nascimento,E deu a ela um novo nascimento,

Mas Nhá Zizita, agora, nasceu muda...Mas Nhá Zizita, agora, nasceu muda... Cornélio PiresCornélio Pires

bláblábláblá

bláblá

Page 17: O Poder Magnético das Palavras

17