o pib e seus limites

13

Click here to load reader

Upload: attacportugal

Post on 19-Jun-2015

1.830 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Apresentação de Luis Francisco Carvalho (ISCTE-IUL) apresentado no colóquio "Há mais vida para além do PIB, organizado pela ATTAC Portugal a 16/01/2010

TRANSCRIPT

Page 1: O PIB e seus Limites

O PIB e os seus limites

Luís Francisco Carvalho (ISCTE - IUL)

Colóquio “Há mais vida para além do PIB”

Lisboa, 16 de Janeiro de 2010

Page 2: O PIB e seus Limites

O que é o PIB?

Antecedentes históricos:

• No século XVII, a „Aritmética Política‟ de William Petty eGregory King.

• No século XVIII, os trabalhos sobre o circuito económicode P. Boisguillbert, R. Cantillon e, principalmente, otableau économique de François Quesnay.

• Os desenvolvimentos decisivos dão-se nos anos 30 doséculo XX e durante a II Guerra Mundial, destacando-seos trabalhos de James Meade e Richard Stone.

Page 3: O PIB e seus Limites

O que é o PIB?

O PIB pode ser definido como a medida do valormonetário dos bens e serviços de utilizaçãofinal (isto é, que não são utilizados naprodução de outros bens e serviços),produzidos num determinado território e numdeterminado período de tempo.

Princípio fundamental da interdependência entreprodução, rendimento e despesa.

Page 4: O PIB e seus Limites

O que é o PIB?

Três ópticas de cálculo

• 1. Produção

Produto = VA

VA = VP – CI

(VP é o valor da produção; CI são os consumosintermédios – bens e serviços utilizados naprodução de outros bens e serviços)

Page 5: O PIB e seus Limites

O que é o PIB?

• 2. Rendimento

Produto = Salários + Juros + Lucros + Rendas

Juros + Lucros + Rendas = Excedente de Exploração

• 3. Despesa

Produto = Consumo Privado + Consumo Público + Investimento + Exportações – Importações

Page 6: O PIB e seus Limites

O que é o PIB?

O PIB (Produto Interno Bruto) é o agregado deprodução mais utilizado. No entanto, sãopossíveis, no quadro da Contabilidade Nacional,outras expressões para o produto.

“Interno” vs. “Nacional”.

“Bruto” vs. “Líquido”.

É então possível determinar, não só o PIB, mastambém o PNB, o PNL e o PIL.

Page 7: O PIB e seus Limites

O que é o PIB?

A grande disponibilidade e relativa homogeneidade demetodologias e convenções estatísticas, tornam osdados sobre o PIB muito utilizados para medir avariação da actividade económica ao longo dotempo (crescimento económico) e para estabelecercomparações internacionais.

Em ambos os casos, os valores do PIB deverão serdivididos pelo número de habitantes do país ouregião em causa (PIB per capita). No caso dascomparações internacionais, é usual corrigir osvalores para levar em conta as diferenças de preços– paridade de poderes de compra (PPC).

Page 8: O PIB e seus Limites

Os limites do PIB

As limitações do PIB como indicador do nível deprodução de bens e serviços e da sua variaçãoao longo do tempo (crescimento económico) ecomo indicador de qualidade de vida ou bem-estar (desenvolvimento económico e social), sãohá muito reconhecidas.

O campo da economia do desenvolvimento (oudos estudos do desenvolvimento) desempenhouum papel particularmente relevante naprogressiva tomada de consciência em relação aessas limitações.

Page 9: O PIB e seus Limites

Os limites do PIB

Limites na medição da produção:

• Economia informal, paralela ou subterrânea.

• Produção doméstica.

• Trabalho de voluntariado.

• Serviços públicos.

Page 10: O PIB e seus Limites

Os limites do PIB

Limites na medição da qualidade de vida ou bem-estar:

• Tempo de lazer.

• Problemas de distribuição social e territorial.

• “Custos” sociais e ambientais da produção.

Page 11: O PIB e seus Limites

Os limites do PIB

A consciência acerca dos diversos limites do PIB temlevado à procura de alternativas, ou de formas decorrecção/melhoramento, que possam contemplaralguns dos problemas identificados.

Recentemente (Setembro de 2009), foi divulgado umrelatório, coordenado pelos economistas Joseph Stiglitz,Amartya Sen e Jean-Paul Fitoussi, que apresenta asconclusões de uma Comissão nomeada em Fevereiro de2008 pelo Presidente Sarkozy (Commission sur lamesure de la performance économique et du progrèssocial). O relatório avança várias propostas, centradasem três eixos: “temas clássicos do PIB”; “qualidade devida”; “desenvolvimento sustentável e ambiente”.

Page 12: O PIB e seus Limites

Os limites do PIB

De entre as propostas até agora apresentadas, a que tevemaior impacto foi a iniciativa do PNUD, que levou àelaboração do Índice de Desenvolvimento Humano(IDH), calculado desde 1990. O IDH combina o PIB percapita, com indicadores para os domínios da saúde(esperança de vida à nascença) e da educação (taxa dealfabetização e taxa de escolarização).

Page 13: O PIB e seus Limites

Os limites do PIB

Algumas interrogações finais:

• Será que devemos procurar um número único queintegre as múltiplas dimensões envolvidas na avaliaçãoda qualidade de vida, ou até da produção de bens eserviços? Em caso afirmativo, será o equivalentemonetário a melhor unidade para o expressar?

• Será que a problemática do “desenvolvimento” nãoenvolve necessariamente aspectos qualitativos nãoredutíveis à quantificação?

• Não será este um debate que deve ultrapassar adimensão técnica dos “especialistas” (economistas eoutros)?