o perigo depois do perigo - draeger.com · a proteção respiratória somente quando estiver em...

1
O perigo depois do perigo Manuseio seguro de equipamento de proteção individual (EPI) contaminado Depois de apagado o incêndio, ainda pode haver riscos para a saúde da equipe de emergência: mesmo que não exista mais fogo, substâncias tóxicas e carcinogênicas ainda podem estar presentes no ar ambiente ou EPI. Como substâncias tóxicas entram no corpo? O que determina a gravidade de um efeito tóxico? Concentração de substâncias perigosas Tempo de exposição Estado agregado da substância perigosa Frequência da exposição Temperatura ambiente Sete passos para o manuseio seguro de EPI contaminado PARE Como regra básica, retire a proteção respiratória somente quando estiver em áreas não contaminadas. Se necessário, retire o equipamento de proteção contaminado antes de retirar a proteção respiratória. Retire as luvas de proteção por último, se possível. Peça à um colega (que também esteja usando EPI) para ajudá-lo a retirar o que for necessário. Após a retirada da roupa protetora, feche ela novamente para que substâncias perigosas não contaminem o lado interno. Se acontecer algo adverso: lave a pele imediatamente após contanto com substâncias tóxicas e busque orientação médica se necessário! Transporte equipamentos de proteção respiratória e roupas protetoras contaminadas com segurança, p.ex., em sacos, para oficinas de proteção respiratória ou locais de descarte. Os equipamentos de proteção respiratória devem ser limpos apenas por especialistas em uma área designada para esse objetivo. Inalação Ingestão Contato com a pele Contato com os olhos

Upload: duongcong

Post on 02-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O perigo depois do perigo - draeger.com · a proteção respiratória somente quando estiver em áreas não contaminadas. Se necessário, retire o equipamento de proteção contaminado

O perigo depois do perigoManuseio seguro de equipamento de proteção individual (EPI) contaminado

Depois de apagado o incêndio, ainda pode haver riscos para a saúde da equipe de emergência: mesmo que não exista mais fogo, substâncias tóxicas e carcinogênicas ainda podem estar presentes no ar ambiente ou EPI.

Como substâncias tóxicas entram no corpo? O que determina a gravidade de um efeito tóxico?

Concentração de substâncias perigosasTempo de exposiçãoEstado agregado da substância perigosaFrequência da exposiçãoTemperatura ambiente

Sete passos para o manuseio seguro de EPI contaminado

PARE Como regra básica, retire a proteção respiratória somente quando estiver em áreas não contaminadas.

Se necessário, retire o equipamento de proteção contaminado antes de retirar a proteção respiratória. Retire as luvas de proteção por último, se possível.

Peça à um colega (que também esteja usando EPI) para ajudá-lo a retirar o que for necessário.

Após a retirada da roupa protetora, feche ela novamente para que substâncias perigosas não contaminem o lado interno.

Se acontecer algo adverso: lave a pele imediatamente após contanto com substâncias tóxicas e busque orientação médica se necessário!

Transporte equipamentos de proteção respiratória e roupas protetoras contaminadas com segurança, p.ex., em sacos, para ofi cinas de proteção respiratória ou locais de descarte.

Os equipamentos de proteção respiratória devem ser limpos apenas por especialistas em uma área designada para esse objetivo.

Inalação

Ingestão

Contato com a pele

Contato com os olhos