o paraibunense 10

16
Jornal “O Paraibunense” realiza entrevista com os candidatos a Prefeito de Paraibuna para as Eleições Municipais de 2012 Saiba como e onde votar: O Jornal O Paraibunense explica tudo. Até mesmo para aqueles que precisarem justificar seus vo- tos. E o que pode e não pode no dia 07 de outubro de 2012. Página 03 Estamos elaborando um site para agilizar a notícia em Pa- raibuna. Ainda está em fase de desenvolvimento, mas em breve teremos mais um importante meio de comunicação. Página 05 No próximo dia 07 de outubro Pa- raibuna estará escolhendo seus futuros representantes. O Jornal O Paraibunen- se, preparou uma entrevista com os dois candidatos a Prefeito de Paraibuna, An- tônio Marcos de Barros que busca sua reeleição e João Batista de Oliveira que pleiteia pela primeira o cargo de Prefeito de Paraibuna. Este trabalho busca auxiliar o eleito- rado, nestes últimos dias que antecedem as eleições, de forma clara e objetiva, levando informação e esclarecendo o leitor com imparcialidade e respeito. Esta edição é um instrumento de ci- dadania e democracia, é um documento histórico que registra uma época e certa- mente servirá para o eleitor acompanhar o trabalho do candidato eleito durante seu mandato nos próximos quatro anos. As entrevistas realizadas com os candidatos a Prefeito de Paraibuna, não apresentam caráter publicitário, mesmo porque, não são matérias pagas, e sim, reportagem jornalística realizada pela editoria deste Jornal, para que nosso leitor conheça, um pouco mais, as ideias de cada candidato. Porém os anúncios dos candidatos a vereador, re- presentam propaganda eleitoral na Imprensa Escrita, portanto foram citados apenas os candidatos que utili- zaram o Jornal, como mais um meio de Câmara Municipal contará com 11 vereadores para o man- dato de 2013 a 2016. Prefeitura Municipal de Paraibuna divulgação para suas campanhas elei- torais. Os espaços estão rigorosamente limitados pela Constituição Federal.

Upload: o-paraibunense-jornal

Post on 10-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição com entrevista dos candidatos a Prefeito de Paraibuna eleições municipais de 2012.

TRANSCRIPT

Page 1: O PARAIBUNENSE 10

Jornal “O Paraibunense” realiza entrevista com os candidatosa Prefeito de Paraibuna para as Eleições Municipais de 2012

Saiba como e onde votar:O Jornal O Paraibunense explica tudo. Até mesmo para aqueles

que precisarem justificar seus vo-tos. E o que pode e não pode no

dia 07 de outubro de 2012. Página 03

Estamos elaborando um site para agilizar a notícia em Pa-

raibuna. Ainda está em fase de desenvolvimento, mas em breve

teremos mais um importante meio de comunicação.

Página 05

No próximo dia 07 de outubro Pa-raibuna estará escolhendo seus futuros representantes. O Jornal O Paraibunen-se, preparou uma entrevista com os dois candidatos a Prefeito de Paraibuna, An-tônio Marcos de Barros que busca sua reeleição e João Batista de Oliveira que pleiteia pela primeira o cargo de Prefeito de Paraibuna.

Este trabalho busca auxiliar o eleito-rado, nestes últimos dias que antecedem as eleições, de forma clara e objetiva,

levando informação e esclarecendo o leitor com imparcialidade e respeito.

Esta edição é um instrumento de ci-dadania e democracia, é um documento histórico que registra uma época e certa-mente servirá para o eleitor acompanhar o trabalho do candidato eleito durante seu mandato nos próximos quatro anos.

As entrevistas realizadas com os candidatos a Prefeito de Paraibuna, não apresentam caráter publicitário, mesmo porque, não são matérias pagas, e sim,

reportagem jornalística realizada pela editoria deste Jornal, para que nosso leitor conheça, um pouco mais, as ideias de cada candidato. Porém os anúncios dos candidatos a vereador, re-presentam propaganda eleitoral

na Imprensa Escrita, portanto foram citados apenas os candidatos que utili-zaram o Jornal, como mais um meio de

Câmara Municipal contará com 11 vereadores para o man-dato de 2013 a 2016.

Prefeitura Municipal de Paraibuna

divulgação para suas campanhas elei-torais. Os espaços estão rigorosamente limitados pela Constituição Federal.

Page 2: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br outubro 20122

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Jornal.

CNPJ 01.792.557/0001-75.Rua Dr. Felipe de Mello, nº 82 12260.000 - Paraibuna - SP.

Distribuição: Município de Paraibuna, Comércios da Rodovia dos Tamoios e cidades vizinhas.

Editor e Jornalista Responsável:Sandro Possidonio.

MTB: 25.598. Celular: 9763-3397.E-mail: [email protected]: www.oparaibunense.com.br

Colaboradores: Fabiana Esteves, Luiz Henrique Alves,

Gilma Teixeira L. Camargo e Mauro Martin.Cristiano Rodrigues de Oliveira.

Joaquim Carvalho e Paulo Serra.

6 mil exemplaresNotícias Curtas:Editorial

Apoio: Assessorias de Comunicaçãoda Câmara e da Prefeitura de Paraibuna.

Representação: Oficina da Comunicação Ltda.

Sandro Possidonio([email protected])

Celular: (12) 9763-3397

Agradecimentos

Esse município tem muitas históriasEsta edição tenho muito a agradecer. Primeiro agradecer o apoio de todos anunciantes e leitores que acreditam na força deste trabalho de informação e na necessidade de desenvolver um meio de comunicação neutro e ético em Paraibuna. Quero agradecer a pessoas que acompa-nham todo esse trabalho, como Cristiano Rodrigues de Oliveira que está sempre a disposição. Agradecer ao parceiro Joa-quim Carvalho no desenvolvimento do site do Jornal e também de tantos outros sites de empresas parceiras que estamos desenvolvendo.

Preciso também agradecer a toda minha família que apoia e acredita nesse trabalho difícil, mas gratificante. Minhas esposa, meus filhos, meus pais e irmãos.

E finalmente agradecer aos candidatos a Prefeito que nos deram total atenção na realização das entrevistas e também aos candidatos a vereança que apostaram em nosso jornal como mais um meio de divulgar suas candidaturas.

Esta edição foi desenvolvida desde o mês de julho, buscando viabilizar sua im-pressão e ao mesmo tempo elaborando o site. Nossa cidade e toda região vem se de-senvolvendo num ritmo rápido, e nossos meios de comunicação também precisam se aliarem a tecnologia disponível. O site oparaibunense.com.br representa um instrumento para agilizar as notícias no dia a dia de nossa cidade. Quero colocar nosso Jornal a disposição de todos, para que se cumpra realmente sua função, que é de levar informação de bom conteúdo aos nossos leitores.

Forte abraço a todos. E novamente meu muito obrigado!

Parabéns Paraibunenses de nascimen-to e a todos que adotaram essa cidade de coração. Paraibuna é considerada uma pequena cidade, mas ao analizarmos todos que aqui vivem, a cidade se torna imensa e acolhedora, para com seus mu-nícipes e visitantes que por aqui passam e acabam adotando-a.

Assim podemos afirmar que a cada

ano e a cada aniversário comemorado, muitos outros filhos vão se agregando se sentindo acarinhados por fazer parte da historia dessa cidade, visitantes que por muitas vezes ficam algumas horas ou par-ticipam das festas e eventos que Paraibuna proporciona no decorrer do ano.

Aqui fica o convite a você que ainda não teve o PRIVILEGIO de ser acolhi-

do por Paraibuna, venha! A cidade é pequena e ao mesmo tempo grande pela sua hospitalidade, quem sabe você venha ser mais um filho (a) de coração, amado respeitado por essa cidade tão promissora e acolhedora.

Maria Felomena Gonçalves 30/06/2012.

Carta do Leitor

Petrobrás realiza Audiência Pública para apresentarintenção de construir dutos para facilitar escoamento de produtos entre Caraguatatuba e São José dos CamposA Petrobrás informou durante a Au-

diência Pública realizada em Paraibuna, sobre um projeto para construir dois dutos entre a Unidade de tratamento de gás de Caraguatatuba UTGCA e a Refi-naria Henrique Lage REVAP. O projeto encontra-se em fase de licenciamento ambiental Os dutos Ocvap I e II (Oleodu-tos Caraguatatuba – Vale do Paraíba) irão

transportar gás liquefeito de petróleo (GLP) e C%+ (Sub-produto líquido do processa-mento de gás natural) entre as instalações da Companhia localizadas no Litoral Norte e Vale do Paraíba.

Chamado de Escoamento Dutoviário UTGCA/Revap, o projeto consiste na construção de dois dutos de oito polega-das cada, instalação de duas estações de bombeamento, além de adaptações nas insta-lações do Sistema Petrobras. Cada duto terá aproxima-damente 70 quilômetros de extensão e seguirá pela faixa do gasoduto Caraguatatuba-

-Taubaté (GASTAU), passando por Caraguatatuba, Paraibuna, Jambeiro e São José dos Campos. A cons-trução em faixa existente minimiza impactos ambientais e simplifica a obra. A Petrobrás disponibiliza o número 0800 128.121 para quem tiver interesse de manifestar alguma opinião.

Page 3: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br 3outubro 2012

Manchete

Como votar

Escola Emef Irma Irene Alves Lopes Irmã Zoé. Rua Geraldo Santana, 55

Seções: 18ª 19 ª 20 ª 21 ª 31 ª 37 ª 41 ª 42 ª 43 ª 44 ª 45 ª 46 ª 47 ª 51 ª 55 ª 56 ª 57 ª 58 ª

Seção 43ª adaptada para eleitores por-tadores de necessidades especiais.

Escola Coronel Eduardo José de Ca-margo. Av. Major Joao Elias Calazans, sn:

Seções: 09 ª 10 ª 11 ª 12 ª 13 ª 14 ª 15 ª 16 ª 17 ª 22 ª 48 ª 49 ª 52 ª

Seção 14ª adaptada para eleitores por-tadores de necessidades especiais.

Escola Dr. Cerqueira César: Rua Cel. Camargo, nº 48

Seções: 23 ª 24 ª 25 ª 27 ª 29 ª 30 ª

Seção 23ª adaptada para eleitores por-tadores de necessidades especiais.

Locais de votação em Paraibuna

FÓRUM

Cartório Eleitoral de Paraibuna

Av. Major João Elias Calazans, s/n

Telefone para contato:(12) 3974-3760

Digite o número do candidato a vere-ador de sua preferência. Na tela aparecerá a foto, o número, o nome e o partido do candidato. Se tudo estiver certo, aperte a tecla CONFIRMA. Repita a operação para votar para prefeito. Logo após, aparecerá na tela a palavra FIM.

Como votar em branco:Para votar em branco, aperte a tecla

BRANCO e em seguida, a tecla verde CONFIRMA.

Como corrigir o voto:Aperte a tecla CORRIGE para corrigir

o voto. Cuidado! Seu voto poderá ser nulo

caso você digite um número inexistente de candidato ou partido e depois apertar a tecla CONFIRMA.

Para JustificarO Eleitor que não votar no dia 07 de

outubro poderá justificar seu voto em até 60 dias a contar dessa data.

Os eleitores que se encontram fora de sua zona eleitoral, ou seja, em outra cidade que não seja sua sede de votação, poderá no dia da eleição justificar seu voto em qualquer seção eleitoral, com o formulário preenchido. Em cada seção haverá um administrador do Cartório para orientar quanto à justificativa ou também para

dúvidas com a votação.O Cartório Eleitoral de Paraibuna in-

forma que apenas pessoas de outras zonas eleitorais poderão justificar em Paraibuna, ressaltando que moradores de Natividade da Serra não podem justificar em Paraibu-na e o mesmo ocorre com moradores de Paraibuna que não podem justificar em Natividade da Serra, por pertencerem à mesma Zona Eleitoral de número 84.

Informações importantesO Eleitor deverá comparecer a sua

seção de votação, portando documento oficial com foto.

A votação inicia a partir das 8 horas e encerra as 17 horas.

O resultado das Eleições será divul-gado no mesmo dia através dos sites do TRE (http://www.tre-sp.gov.br/) e do TSE (http://www.tse.jus.br/).

Informações para as Eleições Municipais do dia 07/10/2012

Page 4: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br outubro 20124

Festa

Família Calazans realiza novo encontro com muita festa

Primeira Festa à Fantasia Infantil foi um sucesso

Page 5: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br 5outubro 2012

Empreendimentos

Jornal “O Paraibunense” lança site de notícias de Paraibuna e regiãoÉ com imensa satisfação e muita

expectativa que lançamos o nosso site. Mais um meio de comunicação que dará suporte ao Jornal O Paraibunense im-presso. Além de atualização diária, o site abrirá espaço para participação de mais colunistas, notícias momentâneas e ain-da um sistema de Catálogo Eletrônico.

O oparaibunense.com.br é um site em sistema de blog, pois a cada notícia apresentada o leitor pode comentá-la, interagindo com o Jornal. No instan-te que o leitor comenta, se ele estiver acessando o facebook, a mensagem é publicada automaticamente em sua página, fazendo com que a notícia seja aberta a um público cada vez maior.

Estamos trabalhando cada link para que tenhamos no site, um arquivo útil para pesquisas escolares, comerciais, culturais, profissionais e informativas. O anunciante do site terá uma exposição excelente tendo em vista que oparaibu-nense.com.br está a todo instante sendo

www.oparaibunense.com.brvisitado, não só via página de internet, mas também por sites de relacionamen-to, como facebook e twiter. Além disso o anunciante poderá ter o seu próprio site caso ainda não tenha, e com apenas um click, nosso leitor poderá visitá-lo.

Convidamos a todos nossos leitores a acessarem nosso site. Cada dia esta-remos publicando novas informações, alimentando nossos arquivos com con-teúdos históricos e informações atuais.

Para nosso anunciante que ainda não tiver o seu próprio site, estamos ofere-cendo uma excelente oportunidade para desenvolvê-lo em parceria com o Jornal e a Empresa Acesso Design. Utilizando tecnologia de ponta, com layout´s mo-dernos e práticos a um custo realmente acessível. Nosso empenho é para que todos tenham ainda mais visibilidade.

Liguem: (12) 9763-3397 ou 8242-3069 ou envie email para [email protected]

Page 6: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br outubro 20126

Nome: Antônio Marcos de Barros Idade: 49 anos

Estado Civil: CasadoFilhos: 2 Larissa e Pedro.Profissão: BancárioFormação Acadêmica: Técnico em

Contabilidade.

Onde Nasceu e há quanto tempo reside em Paraibuna? Em que local?

Nasci em Paraibuna onde resido há 38 anos na zona urbana. Moro na rua Cel. Francisco Tobias das Neves, 133.

Carreira Política: Vereador por dois mandatos (1993 e 2000), Presidente da Câmara (1997-1998), Vice-Prefeito (2001 – 2004) e Prefeito (2009-2012).

Partido: Democratas Número para votação: 25

Coligação: “Paraibuna no Rumo Certo” (DEM – PSDB – PSD – PR – PP – PV – PMDB –PTB).

Seu Candidato a Vice: Victor de Cássio Miranda (Vitão)

Idade e Formação Acadêmica do Vice: 35 anos, pós graduado em Gerente de Cidades (FAAP).

O Paraibunense: Qual a sua prin-cipal virtude e qual o seu maior defeito?

Antônio Marcos de Barros:Virtude: Ser empreendedorDefeito: Ser Obstinado

O Paraibunense: O que considera sua maior conquista até hoje?

Antônio Marcos de Barros: Na po-lítica – o respeito a todo cidadão (eleitor ou não), uma nova maneira e governar, para todos.

Acabando com a “Guerra” política.Na vida pessoal – Minha família,

Luiza, Larissa , Bruno, Pedro e Miguel.

O Paraibunense: Adota algum lema na vida?

Antônio Marcos de Barros: Não fazer para o outro, aquilo que não gosta-ria que fizesse comigo ou com os meus.

O Paraibunense: Que fatores o levaram a candidatar-se a reeleição para o cargo de Prefeito de Paraibuna?

Antônio Marcos de Barros: Para terminar um trabalho iniciado com muitas dificuldades no início, e preparar o Município para os desafios futuros.

O Paraibunense: Por que o elei-tor deve votar novamente em você e reelegê-lo Prefeito de Paraibuna?

Antônio Marcos de Barros: Pelo trabalho executado, transparência e respeito ao Munícipe, e ao Dinheiro Público.

O Paraibunense: Na sua visão política, qual o principal problema de Paraibuna? E o que pretende fazer nos

próximos quatro anos quanto a esse problema, caso seja reeleito?

Antônio Marcos de Barros: O Tratamento do Esgoto. Já estamos tra-balhando junto ao Governo do Estado para solucioná-lo.

O Paraibunense: Se reeleito qual será a principal marca de sua próxima administração?

Antônio Marcos de Barros: Dar continuidade ao trabalho iniciado, sem-pre ouvindo e respeitando o Munícipe.

O Paraibunense: Quais as prin-cipais metas de seu governo para as seguintes áreas para os próximos quatro anos?

Saúde:Antônio Marcos de Barros: Dar

continuidade a melhoria na estrutura do atendimento na cidade e nos bairros.

Educação:Antônio Marcos de Barros: Im-

plantar um Sistema de Ensino Padrão.

Esporte:Antônio Marcos de Barros: Es-

truturar melhor as escolinhas de base e várias modalidades esportivas.

Cultura:Antônio Marcos de Barros: Me-

lhorar a estrutura física da Fundação Cultural e melhorar as condições do trabalho realizado.

Turismo: Antônio Marcos de Barros: In-

centivar investimentos em hotelaria/pousadas/casas para turistas e eventos gastronômicos, culturais e religiosos.

Agricultura:Antônio Marcos de Barros: Apoio

as cooperativas já existentes e novas.

Habitação:Antônio Marcos de Barros: Pro-

grama Habitacional assim que tivermos uma área adequada.

Urbanismo:Antônio Marcos de Barros: Melho-

ria nas calçadas e ruas.

Segurança:Antônio Marcos de Barros: Im-

plantação de Câmeras em pontos estratégicos da cidade e continuar o programa de iluminação pública.

Funcionalismo:Antônio Marcos de Barros: Con-

tinuar o trabalho iniciado valorizando sempre o ser humano e implantar o CIPA.

Entrevista com o candidato a Prefeito Antônio Marcos de Barros

acesse: oparaibunense.com.br

Page 7: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br 7outubro 2012

Geração de empregos:Antônio Marcos de Barros: Im-

plantação do Pólo Industrial, na área já adquirida da estrada de Santa Branca. Implantar mais cursos de formações e capacitação.

Melhor Idade:Antônio Marcos de Barros: Me-

lhorar as estruturas já existentes, como uma piscina.

O Paraibunense: Quais as obras que considera prioritárias para os pró-ximos quatro anos em Paraibuna?

Antônio Marcos de Barros: Tudo é importante numa Administração. Mas o tratamento de esgoto é o principal.

O Paraibunense: Paraibuna foi pri-vilegiada nos últimos anos com grandes obras que trouxeram grandes recursos para a municipalidade. Sabemos que essas obras tem data prevista para sua conclusão, o que reduzirá a arrecadação. O que V.Sria. vê necessário realizar du-rante seu mandato, para que Paraibuna mantenha seu ritmo de crescimento?

Antônio Marcos de Barros: Os eventos esportivos, turísticos, como as festas e atração de empresas se instala-rem em nosso Município.

O Paraibunense: Com a duplicação da Rodovia dos Tamoios, Paraibuna

ganha movimento tributário durante as obras, porém com a conclusão da Nova Tamoios, o município corre um grande risco de se tornar apenas ponto de pas-sagem, pois o caminho para o litoral ficará muito mais prático. O que fazer para atrair este público que passará em boa velocidade pela rodovia, a ponto de fazê-lo parar em Paraibuna e prestigiar nosso comércio?

Antônio Marcos de Barros: Com os novos acessos e divulgação dos atra-tivos (tanto culinários, como artesanais e outros mais) com um Ponto de Apoio (na Casa da Uva) ao longo da Rodovia.

O Paraibunense: Qual a sua visão de Paraibuna para a próxima década?

Antônio Marcos de Barros: Uma cidade que com toda certeza será muito melhor para os paraibunenses e visitan-tes com o Rumo Certo que está.

O Paraibunense: Quais os princi-pais desafios para o próximo mandato?

Antônio Marcos de Barros: Todos. Uma Administração muito dinâmica e vamos atuar em todas as áreas e bairros, como já fizemos no 1º mandato.

O Paraibunense: Como foi sua campanha?

Antônio Marcos de Barros: A nossa foi muito bem. Com respeito aos adversários, aos eleitores, levando

nossas propostas a todos os cantos do Município (e são muitos), sempre dentro da Lei.

O Paraibunense: Por que “Parai-buna no Rumo Certo”?

Antônio Marcos de Barros: Por-que Eu, o Vitor, os nossos Vereadores e Candidatos fizemos o possível com respeito ao Munícipe, e percebemos que a população aprovou a nossa maneira de Governar.

Coligação: Paraibuna no Rumo Certo!

acesse: oparaibunense.com.br

O Paraibunense: Gostaria de encerrar com uma mensagem aos elei-tores?

Antônio Marcos de Barros: Pedir ao Eleitor que antes de votar, analise as pessoas e não os partidos. O Eleitor deve escolher candidatos que tenham confiança e respeito, pessoas de paz e comprometidas com o bem comum. O erro no voto só tem concerto depois de quatro anos.

Antônio Marcos de BarrosCandidato a Prefeito pelo Partido Democratas

Page 8: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br outubro 20128

Entrevista com o candidato a Prefeito João Batista de OliveiraDeus está comigo!

Nome: João Batista de Oliveira Idade: 49 anos

Estado Civil: CasadoFilhos: Três nomes: Amélia, Felipe

e Rogério. Profissão: PecuaristaFormação Acadêmica: Bacharel em

Direito.Onde Nasceu? Município de Paraibuna Bairro do

Ribeirão Branco. E há quanto tempo reside em Pa-

raibuna?Há 49 anosEm que local?Bairro do Ribeirão BrancoCarreira Política: Vereador: 1997 a

2000, 2001 a 2004, 2005 a 2008, 2009 a 2012. Presidente da Câmara: 2000/2001.

Partido: PTNúmero para votação: 13Coligação: “PARAIBUNA ME-

RECE MAIS” (PT - PPS), com apoio PSB - PHS.

Seu Candidato a Vice: Ana KarinaIdade: 24 ANOS Formação Acadêmica da Vice:Cursando último ano de Engenharia

Civil.

O Paraibunense: Qual a sua prin-cipal virtude e qual o seu maior defeito?

João Batista: Virtudes: Coragem, Fortaleza, Determinação, Capacidade para resistir às adversidades.; Defeito: Teimosia.

O Paraibunense: O que considera sua maior conquista até hoje?

João Batista: Conclusão do curso superior de Direito.

O Paraibunense: Adota algum lema na vida?

João Batista: Crescer sempre: como pessoa, como profissional e como cidadão.

O Paraibunense: Que fatores o levaram a candidatar-se para o cargo de Prefeito de Paraibuna?

João Batista: Primeiro foi à opor-tunidade, segundo a carreira politica e terceiro trabalhar em prol de uma Paraibuna melhor e mais desenvolvida.

O Paraibunense: Por que o eleitor deve votar em você e elegê-lo Prefeito de Paraibuna?

João Batista: Porque estou prepa-rado para administrar nosso município. Como homem do campo, de origem humilde, nascido e criado em Paraibuna conheço a realidade do nosso povo, suas necessidades e aspirações.

O Paraibunense: Na sua visão política, qual o principal problema de Paraibuna? E o que pretende fazer nos próximos quatro anos quanto a esse problema, caso seja eleito?

João Batista: Problema: saúde publica /emprego.

Pretendo administrar com respeito e seriedade. Meu compromisso é com a coletividade. Tenho como meta valo-rizar o profissional para que tenhamos serviços de qualidade.

O Paraibunense: Se eleito qual será a principal marca de sua administração?

João Batista: Compromisso com a coletividade e respeito ao cidadão paraibunense.

O Paraibunense: Quais as prin-cipais metas de seu governo para as seguintes áreas para os próximos quatro anos?

Saúde:João Batista: Programar Saúde

com qualidade disponibilizando outras especialidades não existentes, pagando adequadamente os médicos e propor-cionando um atendimento digno ao cidadão.

Educação:João Batista: Melhorar a qualida-

de do ensino para que nossos alunos tenham condições de concorrer com igualdade às vagas nas Universidades ou como profissionais no mercado de trabalho.

Esporte:João Batista: Criar projeto de lazer

nos bairros por meio de estrutura móvel e projetos que fortaleçam a pratica es-

portiva entre as crianças, jovens, adultos e idosos.

Cultura:João Batista: Criar o Programa

de fomento as Artes em Paraibuna, que dará apoio a iniciativas de praticas teatral, literária, coreográfica, plástica e das culturas populares, tradicionais e contemporâneas com descentralização.

Turismo:João Batista: Elaborar um plano

municipal de Turismo que tenha como foco o turismo ecológico, de negócios, eventos culturais, festas tradicionais e o turismo rural.

Agricultura:João Batista: Criar o programa

de incentivo ao Produtor Rural, rees-truturando a Feira do Produtor Rural, fomentando incentivos ao pequeno e médio produtor.

Habitação:João Batista: Trazer para Paraibu-

na, a exemplo de outros municípios, o projeto “Minha Casa, Minha Vida” do governo federal.

Urbanismo:João Batista: Programa Paraibuna

bem cuidada (manutenção da cidade).Aperfeiçoar e ampliar o sistema de

coleta seletiva e coleta de resíduos.

acesse: oparaibunense.com.br

Page 9: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br 9outubro 2012

Coligação: Paraibuna merece mais!Deus está contigo!

Articular ações visando o tratamento de esgoto e melhoria na cobertura de rede de abastecimento de água.

Segurança:João Batista: Elaborar um plano

municipal de segurança com partici-pação de representantes dos diversos segmentos da sociedade, para estudar e viabilizar projetos que articulem politi-cas públicas de segurança e ações sociais preventivas.

Funcionalismo:João Batista: Elaboração de um

plano de carreira com correções salariais adequadas, valorização do profissional que busca crescimento e apresenta resultados de qualidade nos serviços prestados.

Geração de empregos:João Batista: Estruturar o polo

industrial de forma a proporcionar a instalação de empresas e criar incentivos como atrativo, respeitando a legislação vigente e exigindo a contratação de mão de obra local.

Melhor Idade:João Batista: Melhorar os espaços

para desenvolvimento de serviços e atividades de convivência, de lazer de esporte e cultura.

O Paraibunense: Quais as obras que considera prioritárias para os próxi-

mos quatro anos em Paraibuna?João Batista: - Implantação do

Polo Industrial; - Redução do déficit habitacional; - Tratamento do esgoto e abastecimento de água.

O Paraibunense: Paraibuna foi pri-vilegiada nos últimos anos com grandes obras que trouxeram grandes recursos para a municipalidade. Sabemos que essas obras tem data prevista para sua conclusão, o que reduzirá a arrecadação. O que V.Sa. vê necessário realizar du-rante seu mandato, para que Paraibuna mantenha seu ritmo de crescimento?

João Batista: - Instalação de empre-sas conforme a lei;

- Desenvolvimento do Turismo, utilizando a Orla da Represa e espelho d’água;

- Incentivar a construção civil pois é algo que gera emprego.

O Paraibunense: Com a duplicação da Rodovia dos Tamoios, Paraibuna ganha movimento tributário durante as obras, porém com a conclusão da Nova Tamoios, o município corre um gran-de risco de se tornar apenas ponto de passagem, pois o caminho para o litoral ficará muito mais prático. O que fazer para atrair este público que passará em boa velocidade pela rodovia, a ponto de fazê-lo parar em Paraibuna e prestigiar nosso comércio?

João Batista: Instalação de um

polo comercial/turístico às margens da rodovia dos tamoios para divulgação das atividades econômicas e dos produtos da região, bem como, dos eventos e festas tradicionais.

O Paraibunense: Qual a sua visão de Paraibuna para a próxima década?

João Batista: Uma cidade em busca de desenvolvimento socioeconômico sustentável respeitando o meio ambien-te ,cultural, tendo como princípio seus recursos naturais e um crescimento com sustentabilidade.

O Paraibunense: Quais os princi-pais desafios para o próximo mandato?

João Batista: 1º ) Vencer a rejeição dos vencidos.

2º ) Fazer acontecer a aceitação e credibilidade.

3º ) Constituir uma equipe adminis-trativa que tenha respeito e compromis-so com a comunidade.

O Paraibunense: Como foi sua campanha?

João Batista: Uma campanha fun-damentada no respeito aos cidadãos, tendo a unidade e compreensão do grupo como princípio para vencer as dificuldades, pois trata-se de uma cam-panha de “Tostão contra o Milhão”.

O Paraibunense: Por que “Paraibu-na merece mais”?

João Batista: Porque uma adminis-

tração não pode se acomodar, precisa acompanhar a evolução e perseguir sempre novos conhecimentos, novas conquistas e novas realizações.

O Paraibunense: Gostaria de encer-rar com uma mensagem aos eleitores?

João Batista: Que o eleitor tenha consciência que o seu voto faz a dife-rença para avançar ou regredir.

Faça valer o lema de que a esperança vence o medo. Dê-nos essa oportunida-de para que juntos possamos construir uma cidade com mais igualdade para todos. Portanto vote certo, vote 13, vote João Batista e Ana Karina.

acesse: oparaibunense.com.br

João Batista de OliveiraCandidato a Prefeito peloPartido dos Trabalhadores

Page 10: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br outubro 201210

Caderno de Julho / agosto / setembro 2012

No dia 30 de junho, o SESI de São José dos Campos, em parceria com a Prefeitura de Paraibuna e a Diretoria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, realizaram a cerimônia de lançamento do Programa Atleta do Futuro, que beneficiará 1000 crianças e adolescentes do município, na faixa etária de 06 a 17 anos.

O evento aconteceu no Largo do Merca-do, das 9h às 13h, e contou com o apoio das diretorias municipais e da Fundação Cultural

SESI lança Programa Atleta do Futuro em ParaibunaBenedicto Siqueira e Silva. Foram oferecidas diversas atividades, como: teatro, brincadeiras para as crianças, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação bucal e distribuição de kit odontológico, exposição de artesanato, cadastramento das crianças e adolescentes que participarão do projeto, entre outros atrativos.

O Programa Atleta do Futuro é um proje-to sócio esportivo do SESI-SP, desenvolvido em parceria com prefeituras e empresas;

A presidente do Fundo Social de Solida-riedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin juntamente com presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna, Luiza Antunes de Faria Barros, convidados, autoridades e familiares do Sr. Célio Geraldo da Silva que foi homenageado cedendo o nome do empreendimento, inauguraram no dia 12 de junho, o Polo Regional de Moda de Paraibuna

Paraibuna inaugura o Pólo Regional de ModasCélio Geraldo da Silva, em Paraibuna.

O Objetivo do convênio é possibilitar a implantação do projeto de qualificação profissional e capacitação de agentes multi-plicadores, desenvolvido no município junto à comunidade e municípios vizinhos.

Este plano tem o trabalho direcionado aos desempregados e inseridos em programas sociais de transferência de renda. “Estamos

capacitando nossos munícipes, para melhorar a economia do município e consequentemente a qualidade de vida”, afirma a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna, Luiza Barros.

Cada Polo recebe do Fussesp um Kit Costura com 10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, ferros e tábuas de passar; conteúdo didático com mídia com o conteúdo das

apostilas e moldes; suporte, orientação das assistentes sociais e repasse para aquisição de insumos como: de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos. O município fica responsável pelo espaço físico e por pagar os professores.

No total, o Estado terá 56 Pólos Regionais de Moda, sendo 28 em entidades assistenciais da capital e 28 no interior.

tem como objetivo promover a formação esportiva e a inclusão social dos participantes, por meio de atividades gratuitas em diversas modalidades esportivas. O programa já benefi-ciou 22 mil crianças e adolescentes no Estado de São Paulo.

Para desenvolver o projeto no município, o SESI fornecerá à metodologia para o desen-volvimento do programa, incluindo curso de capacitação aos professores de educação física

da Prefeitura, bem como o transporte para as atividades e competições, uniformes e lanche aos beneficiários do programa. Em Paraibuna, o SESI também contará com a parceria e o apoio financeiro da Bananinha Paraibuna.

Outras informações pelo telefone da Di-retoria Municipal de Esporte, Turismo e lazer: (12) 3974-2030, ou no SESI de São José dos Campos: (12) 3936-2611, ramal 220.

Festa da cidade atrai multidão de turistas à ParaibunaA festa dos 346 anos da cidade – reali-

zada pela Prefeitura de Paraibuna – obteve um saldo positivo e superou as expectati-vas. O evento atraiu milhares de visitantes do Vale do Paraíba, Litoral Norte, região da Grande São Paulo, entre outros muni-cípios paulistas e até de outros estados, no decorrer dos 14 dias de festividade.

No domingo, 17, último dia da festa, a cidade recebeu diversas caravanas de

turistas que visitam Paraibuna todos os anos, um exemplo é a caravana de Mogi das Cruzes, município da Grande São Paulo; em 2011, o grupo veio em dois ônibus para a cidade e este ano trouxe 13 ônibus, um total de 700 pessoas; apenas os turistas de Mogi das Cruzes represen-taram um aumento de 600 por cento em relação ao número de visitantes, ajudando a movimentar o comércio da cidade.

“Paraibuna está de parabéns por rea-lizar uma festa que a cada ano fica ainda mais bonita. Aproveitamos o passeio para experimentar o delicioso afogado e de conhecer melhor esta querida cidade, que tem um povo alegre e hospitaleiro”, afirma Benedito Nascimento, organizador da excursão de Mogi das Cruzes.

Outros atrativos da festa agradaram bastante aos munícipes e turistas, dentre

os quais: a 15ª Feira de Turismo, a “Fa-zendinha do Zé Vilhena” e o City Tour da Fundação Cultural – passeios de trem pelos pontos turísticos da cidade.

Os shows de artistas de renome da música nacional, como: a banda gospel Oficina G3, Biquini Cavadão e o cantor sertanejo Daniel, também influenciaram na vinda de um grande número de pessoas para a festa da cidade.

Page 11: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br 11outubro 2012

Esporte

Vista parcial quadra de esportesCalçamento da R. Antonio Fonseca

Quadra de esporte do Bairro do São Guido recebe melhoriasA Prefeitura de Paraibuna – por meio

da Diretoria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer – inaugurou a nova quadra poliesportiva “Célio Geraldo da Silva”, no Bairro do São Guido. O evento aconteceu no dia 09 de junho e reuniu moradores do bairro, diretores da prefeitura e autoridades do município.

Diversas melhorias foram realizadas no local, como: iluminação completa do ginásio e instalação de rede de proteção para evitar que as bolas se percam, refor-ma dos banheiros e vestiários, instalação de grades para proteger as janelas e segu-rança 24 horas com quatro vigias. Outra benfeitoria é a construção de um muro com alambrado em volta da quadra, em fase de construção.

Segundo Valter Luis da Silva, empre-sário da Bananinha Paraibuna, é uma grande alegria o ginásio receber o nome

de seu pai. “Minha família sente-se orgu-lhosa por esta homenagem feita ao meu pai “Seu Célio”, que sempre procurou ajudar a comunidade do Bairro do São Guido, através de ações sociais”, declara.

O Governo Municipal aproveitou a ocasião para inaugurar o calçamento e a iluminação pública da Rua Antonio Fonseca, benfeitorias que contribuíram para oferecer mais conforto e segurança aos munícipes.

Segundo Rogério Ribeiro, morador do São Guido, as melhorias no ginásio ficaram ótimas. “Esta reforma foi muito importante! Gostei de tudo, principal-mente da iluminação da quadra, que nos possibilitará também utilizar o local à noite. Estamos felizes por esta atenção especial dada à comunidade do São Gui-do”, comenta.

Palestra ministrada aosalunos da Escola Irmã Zoé

Equipe do ProgramaNutrição em Ação

Quatro professores da Diretoria de Esportes darão aulas de futsal, basquete e capoeira para pessoas de 07 a 17 anos. Em breve haverá aulas de ginástica, com o professor Beto. A quadra também es-tará disponível para os adultos, aos finais de semana, das 19h às 22h. Informações telefones: 3974-2030/3974-0233.

Prefeitura inaugura quadrade esportes da Vila de FátimaOs moradores da Vila de Fátima rece-

beram um presente especial entregue pelo Governo Municipal: a inauguração da nova quadra poliesportiva do bairro. O evento aconteceu no dia 13 de junho e reuniu autori-dades do município, diretores municipais e a comunidade local.

Dentre os serviços executados, estão: a nova pintura do piso, instalação de alambrados, construção de muro e instalação de canaletas de proteção – colocadas para melhorar o es-coamento da chuva, evitando a inundação do ginásio, além da nova pintura da pista de skate e a reforma e pintura do prédio destinado para o armazenamento de materiais esportivos.

A cobertura é o principal destaque da nova quadra da Vila de Fátima. Toda a estrutura de

Quadra poliesportivada Vila de Fátima

Inauguração da nova quadrapoliesportiva

ferro utilizada na montagem da cobertura es-tava abandonada há mais de 15 anos na antiga Escola da Vila Camargo. A reutilização desse material, que passou por uma restauração, fez o Governo Municipal economizar cerca de 70 mil reais.

Segundo José Faria Santos, morador da Vila de Fátima, há muito tempo a quadra pre-cisava passar por uma reforma. “A nova quadra ficou uma pintura! Com certeza os moradores estão felizes por este importante espaço de lazer, cujo mesmo atenderá as necessidades tanto dos esportistas, quanto da comunidade em geral, que poderá aproveitar a quadra para a realização de festas e de outros eventos do bairro”, declara.

O Departamento de Bem Estar Social realizou no dia 25 de junho, à palestra: O jovem na sociedade atual – causas e consequências, ministrada pela assistente social da Prefeitura, Luana A. G. da Silva.

O evento aconteceu na sede do CAAMI e teve como público alvo às famí-lias cadastradas nos programas sociais do município, dentre os quais: Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem, Programa Viva Leite, Benefício de Prestação Con-tinuada (BPC), entre outros programas sociais.

A gestora social de Paraibuna, Luiza Barros, falou sobre a importância das orientações às famílias. “Todas as

Beneficiários de programassociais assistem à palestra

palestras são essenciais, pois ensinam os pais a orientarem corretamente seus filhos, além de possibilitar que os participantes cumpram às condicionalidades dos pro-gramas sociais”, explica.

De acordo com o Departamento de Bem Estar Social, as palestras acontecem a cada dois meses, sempre com assuntos relevantes. Nos próximos encontros, es-tão previstos os seguintes temas: Menor negligenciado – papel dos pais como educadores; Internet, amigos, grupos e tribos que fortalecem os jovens.

Informações sobre as palestras e programas sociais pelo telefone: (12) 3974-2040.

Palestra

Confira os horários de funcionamentoSegundas – Basquete – das 8h30 às 11h e

das 14h às 16hTerças e quintas – Futsal – das 14h às

16h30Quartas e sextas – Futsal – das 8h às 10h30Terças e quintas – Capoeira – das 17h30

às 18h30Quartas e sextas – Capoeira – das 9h às

10h30

Page 12: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br outubro 201212

Projeto de Xadrez na EMEF Irmã Zoé é tema de matéria na TVUma equipe da TV Vanguarda esteve em

Paraibuna para gravar uma reportagem a res-peito do Projeto de Xadrez, desenvolvido na EMEF Irmã Irene Alves Lopes “Irmã Zoé”.

A matéria foi exibida no dia 12 de julho, no Jornal Link Vanguarda. Para assistir à re-portagem, entre no site: www.vnews.com.br e acesse o link: http://www.vnews.com.br/video.php?id=16895

Sobre o ProjetoO Projeto de Xadrez – realizado pela Di-

retoria Municipal de Educação com o apoio da Diretoria de Esportes, Turismo e Lazer –

iniciou em maio de 2011 e atende atualmente cerca de 50 alunos, de 07 a 12 anos.

Segundo o professor Ralfus Marcel de Carvalho, coordenador do projeto, a ideia é unir o xadrez com a matemática para incentivar os alunos a terem mais atenção, concentração e raciocínio durante as aulas, melhorando o rendimento escolar. “Em apenas um ano de projeto, os alunos já tiveram uma melhora significativa tanto no estudo da matemática quanto de outras disciplinas”, declara.

Ralfus parabenizou a Prefeitura e a Dire-toria de Educação pelos investimentos pro-

porcionados ao projeto. “Paraibuna é a única cidade, entre 10 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a oferecer uma melhor infraes-trutura, disponibilizando local adequado para as aulas, transporte e lanche para os alunos, além do fornecimento do material completo de xadrez, dentro do padrão oficial para a prática do esporte. Este apoio é essencial e serve como grande incentivo aos alunos”, explica.

O apoio concedido pelo Governo Mu-nicipal surtiu um efeito positivo. Os alunos do curso conquistaram o 3º lugar por equipe da VIII COPA SÃO PAULO DE XADREZ

ESCOLAR, disputada no dia 26 de maio, no SESC de Taubaté. Esta foi a primeira vez que os estudantes da EMEF Irmã Zoé representa-ram a cidade neste tipo de competição.

Segundo Emerson Paiva, pai de um dos alunos que participam do projeto, o xadrez teve uma influência positiva na vida do seu filho. “As aulas de xadrez ajudaram a reduzir a ansiedade do meu filho; hoje, ele consegue realizar as tarefas escolares com mais tranqui-lidade. Percebi também que ele não fica mais tanto tempo na frente da TV e do computador; está mais dedicado aos estudos”, ressalta.

Jogos de xadrez fornecidos pela Diretoria Municipal de Educação

Aluno é entrevisto para explicar a importância do jogo de xadrez

Equipe da TV Vanguarda durante entrevista com aluna do projeto

Aluna é entrevistada pela repórter Agda Queiroz

Educação

A ADJ – Associação de Diabetes Juvenil realizou uma palestra sobre a importância da alimentação saudável e da atividade física para os alunos de duas es-colas municipais: EMEF Geraldo Martins, Bairro do Espírito Santo, no dia 14/06 e EMEF Irmã Zoé, no dia 15/06. O evento teve o apoio da Prefeitura de Paraibuna, por meio das Diretorias Municipais de Educação e Saúde.

A ADJ foi fundada em 1980 por pais de crianças com diabetes e é parceira da WDF - World Diabetes Foundation, com sede na Dinamarca; ambas as instituições desenvolvem o projeto: “Nutrição em Ação” – que consiste em informar estu-dantes de 6 a 18 anos a respeito da neces-sidade de uma alimentação correta e da prática de atividades físicas como fatores indispensáveis para diminuir o risco da obesidade e de outras doenças.

O Programa “Nutrição em Ação” é coordenado por Maria Izabel Homem de Mello e pela nutricionista Fernanda Caste-lo Branco da ADJ, com sede na cidade de São Paulo. O projeto conta com o apoio do Ministério da Saúde. “Nosso objeti-

Palestras orientam alunos sobreos cuidados com a alimentação

vo é difundir a informação educacional adequada às pessoas com diabetes e seus familiares, visando à melhora da qualidade de vida e da prevenção de complicações”, afirma a nutricionista Heloína Pimentel, voluntária do evento.

Durante as palestras, os alunos par-ticipam de ações interativas, atividades dinâmicas e recebem material informativo sobre os assuntos abordados, além de pas-sarem por uma avaliação nutricional para saber a altura e peso das crianças.

Segundo Leandra C. N. Faria, diretora da EMEF Irmã Zoé, o “Programa Nu-trição em Ação” será de grande utilidade para os alunos. “As informações prestadas pela equipe da ADJ alertará as crianças sobre a necessidade de terem uma alimen-tação mais saudável, isto contribuirá para diminuir a taxa de obesidade nas escolas participantes”, acredita.

O “Programa Nutrição em Ação” é inteiramente financiado pela ADJ, sem nenhum custo para as escolas. Para obter mais informações, clique no link: http://www.adj.org.br/pcta/pagina_wdf.asp

As pesquisas clássicas que foram descritas no artigo anterior demonstram que o treina-mento de força deve ser incluído como prin-cipal ferramenta com o intuito de restabelecer a capacidade do individuo sedentário e que muitas vezes apresenta doenças associadas ao seu estilo de vida.

Outro estudo cita que as tendências da sociedade moderna e a evolução tecnológica proporcionam mais conforto e comodidades para o ser humano.

A tecnologia facilita o dia a dia, porém, diminui as exigências do movimento corporal.

Esta redução de atividade física traz consi-go o aumento do estresse e do sedentarismo, principais inimigos da qualidade de vida. Isso mostra que o principal inimigo da saúde é o CONFORTO que temos hoje, no qual, para

Treino de força resgatando a qualidade de vidase fazer quase tudo aplicamos a lei do menor esforço. Com apenas um toque no botão, conseguimos coisas que ANTIGAMENTE fazíamos com mais esforço(maior gasto energético), como por exemplo, abrir um portão, ligar uma tv, mandar uma carta pelo correio, buscar encomendas... Tudo isso, hoje, é feito sem sair de casa, do carro e por ai vai. A rapidez e a extensão da urbanização são algumas das características do SEC.XX. Esse processo provocou modificações agressivas nos hábitos alimentares e no estilo de vida das pessoas, acarretando enorme redução nos níveis de exercício físico. Es-sas mudanças provocaram um significativo impacto sobre a saúde e a mortalidade de grandes populações, e, constitui-se em um grave problema de saúde pública. A fraque-za dos músculos pode avançar até que uma pessoa idosa não tenha mais condições de realizar as atividades comuns da vida diária, como as tarefas domésticas, levantar de uma cadeira, varrer o chão, ou até mesmo amarrar o cadarço do sapato. É importante manter a força conforme envelhecemos, porque ela é vital para a saúde, a, capacidade funcional e a vida independente.

Outros autores também afirmam que durante o envelhecimento a diminuição da massa magra (sarcopenia) e, com isso, uma redução de massa muscular e habilidades. OS exercícios com pesos devem ser utilizados como intervenção para contrabalancear vá-rios efeitos do envelhecimento , diminuindo as perdas relacionadas à idade.

Concluindo pessoas que praticam mus-culação têm mais força, significando maior qualidade de vida, em qualquer fase da vida, principalmente na terceira idade. Treine com pesos a vida toda e garante o seu bem estar.

Técnico responsável Alexandre (Coquinho)

Qualidade de vida

Page 13: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br 13outubro 2012

Educação

Grupo de formandosdo PROERD 2012

Grupo de alunos vencedoresdo concurso de redação

Mesa destinada às autoridadese diretoras das escolas

Capitã PM Angélicaparabeniza os formandos

Alunos recebem certificado de conclusão do PROERDCerca de 300 alunos da rede municipal de

ensino participaram da formatura do PRO-ERD – Programa Educacional de Resistência às drogas e a violência, no dia 12 de junho, no auditório da Diretoria de Educação.

O projeto é desenvolvido pela Polícia Mili-tar em parceria com as prefeituras e tem como objetivo prevenir o uso de drogas entre alunos do 5º ao 7º ano, do Ensino Fundamental, na faixa etária de 09 a 12 anos. Todos os estudan-tes ganharam uma camiseta do projeto forne-cida pela Diretoria Municipal de Educação.

A capitã PM Angélica – comandante da 1ª

Companhia do 41º BPM-I de Jacareí, explicou a importância do PROERD. “Este projeto é fun-damental e ajuda a conscientizar as crianças e adolescentes sobre os problemas gerados pelo uso das drogas, como por exemplo, o cigarro e a bebida alcóolica, que além de prejudicarem a saúde, trazem danos aos estudos e à vida social e profissional das pessoas”, afirma.

Segundo o soldado PM Giuliano, um dos três instrutores que ministram o curso em Paraibuna, a previsão é que, a partir de 2013, o projeto também seja estendido aos alunos da rede estadual do município.

Concurso de redaçãoUma das atividades aplicadas aos participantes do curso foi à realização de um concurso

para escolher às cinco melhores redações, com o tema: “O que eu aprendi com o PROERD?”.

Bárbara Borges Possidônio Moreira – 5º ano A (EMEF Irmã Zoé);Gabriela F. dos Santos – 5º ano H (EMEF Irmã Zoé);

David Oliveira – 5º ano B (EMEF do Cedro);Fabrício Faria – 5º ano A (EMEF Otacília Domingues – Bairro do Comércio) eMateus Alves – 5º ano A (EMEF Geraldo Martins – Bairro do Espírito Santo)

Veja a lista dos alunos vencedores:

No início do mês de julho, cerca de 80 animais foram atendidos no 6º mutirão de castração de cães e gatos, realizado pela Casa da Agricultura. O mutirão contou com o apoio de diversos voluntários: médicos veterinários, técnicos em veterinária, protetores de animais, funcionários do setor de Agricultura e de um grupo de munícipes.

Nos cinco primeiros mutirões foram rea-lizadas 225 cirurgias; com o 6º mutirão subiu para cerca de 300 o número de animais ope-rados entre fêmeas e machos. Por a demanda ainda ser grande, não é possível atender todos

6º mutirão para controlarpopulação de cães e gatos

os animais de uma só vez. Para isso é previsto mais um mutirão ainda este ano para finalizar a lista de espera de animais já cadastrados na Casa da agricultura.

Segundo Marcela Kato, esta ação é ex-celente. “Conscientiza a comunidade com relação à responsabilidade com os animais de estimação e a importância do controle popu-lacional de cães e gatos.”, diz.

Para saber como participar do mutirão entre em contato com a Casa da Agricultura. Tel.: (12) 3974-2120.

Jovens da cidade recebemcertificado de dispensa militarA Junta do Serviço Militar 079 de Parai-

buna realizou no dia 28 de junho, a cerimônia de juramento à Bandeira Nacional e a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) para 150 jovens do município, nascidos em 1994 e àqueles que não se alistaram em anos anteriores.

O evento aconteceu na sede do CAAMI e contou com a presença de autoridades civis e militares e familiares dos jovens. A cerimônia foi dirigida pelo Capitão do Exército – José Garcia da Silva Neto – delegado da 7ª De-legacia de Serviço Militar, com sede em São José dos Campos.

O capitão Silva Neto leu uma mensagem aos participantes, na qual falou sobre o com-promisso que os jovens devem ter com o País. “Vocês fazem parte da Reserva das Forças Ar-madas e são, a partir de agora, cidadãos a quem o Exército e o Brasil poderão vir a recorrer se necessário. Esperamos que vocês procedam sempre como cidadãos dignos e honrem o compromisso assumido com a pátria”, afirma.

O Certificado de Reservista ou o Cer-tificado de Dispensa de Incorporação são documentos obrigatórios para homens que completam 18 anos de idade. Para conseguir o

certificado, o jovem deve comparecer em uma unidade de Junta Militar mais próxima de sua residência para fazer o alistamento.

Segundo Elaine Prado, secretária da Junta do Serviço Militar de Paraibuna, o Certificado de Dispensa de Incorporação é um documento de grande importância. “Sem o documento o homem maior de 18 anos fica, por exemplo, impedido de votar ou receber prêmios da lote-ria, além de ter dificuldade para entrar em uma universidade pública e de conseguir emprego com carteira assinada”, explica.

Mais informações na Junta do Serviço Militar 079 de Paraibuna, no prédio da Pre-feitura – piso Térreo ou pelo telefone: (12) 3974-2080, ramal 227.

Documentos necessários parao alistamento:

· Cópia da certidão de nascimento · Cópia da carteira de identidade· Cópia do CPF· Cópia do comprovante de residência· Declaração escolarUma foto 3x4 recente

Multirão

Page 14: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br outubro 201214

A Cantora Adriana Gil agitou o baile da melhor idade realizado no Centro de Atividades e Assistênciaà Melhor Idade Nourival Lourenço Santos no final do mês de junho.

Dezenas de casais e amigos prestigiaram o evento e aproveitaram para dançar ao som de muito bolero,músicas sertanejas, músicas dos anos 60 e no final um breve carnaval com deliciosas marchinhas.

Melhor Idade

Page 15: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br 15outubro 2012

CasamentosO Jornal O Paraibunense deseja a todos muitas felicidades!

AniversariantesFotos: Paulo C. Serra

Ana Alice fez seu primeiro aninho dia 23

de junho

Arthur fez seu primei-ro aninho dia 30 de

junho

Yasmin comemorou seus 15 anos no dia

28 de maio

Beatriz comemorou 09 anos dia 16 de

junho

Jornalista Claudio Monteiro aniversariou

dia 03 de julho

João Pedro fez dois aninhos no dia 28 de

junho

Nahan Miranda fez 01 aninho dia 03 de

agosto

Giovana fez três ani-nhos dia 05

de julho

Jordana fez dois aninhos dia 17

de julho

Dayane comemorou seu 2º aniversário dia

02 de julho

Ana Julia comemorou seu aniversário de 08

anos

Rodrigo comemorou 05 anos no dia 27 de

agosto

Jaqueline e Hélio casaram-se dia 30 de

junho

Angelica e Vicente casaram-se dia 16 de

junho

Gabriel Augusto fez 09 anos dia 02 de

setembro

Edna e Antonio, casaram-se dia 19 de maio no recanto santa

barbara

Ana Laura comemo-rou o aniversário da

Geovana com muitos abraços.

Ana Carolina fez seu primeiro aninho dia 12

de agosto

Carlos Henrique co-memorou seus seis

anos

Diogo comemorou dois aninhos dia 22

de julho

Letícia comemorou seu aniversáriode 15 anos emgrande estilo

Maria Luisa fez 1 aninho dia 10

de junho

Verônica comemorou seu primeiro aninho

dia 14 de agosto

Yasmin comemorou seu primeiro aninho

dia 17 de agosto

Victor Hugo comemo-rou seu primeiro ani-nho dia 06 de agosto

Pedro comemorou4 anos dia 12 de setembro

Laura comemora 7 anos no dia 01 de

outubro

Murilo comemorou 2 aninhos no dia 30 de

setembro

Pedro comemorou se primeiro aninho dia 08

de agosto

Bárbara comemorou 10 anos no dia 20

de setembro

Cauan comemorou seu primeiro aninho no dia 20 de outubro

Sofia comemorou seus dois aninhos no

dia 06 de agosto

Page 16: O PARAIBUNENSE 10

www.oparaibunense.com.br outubro 201216

Classificados

VENDAS

Cantinho Imóveis3 9 7 4 - 0 7 5 7 , 9 7 8 9 2 7 0 0 , 81390129

Participe dos classificados gratuitamenteLigue (12) 9763-3397 ou envie email para [email protected]

agora também no site: www.oparaibunense.com.br

C a s a , q u a r -to, sala, cozinha e banhe i ro R$ 55.000,00

Casa em Cond Fechado, com 02 suítes, 02 dormt, sala, cozinha, im-perdível

Casa com 02 dormt., sala, co-z inha , banhe i -ro, garagem R$ 185.000,00.

Casa no cen-tro com 02 dormit, sala, copa, cozinha,

GOL 1.0 G3 2 Portas Ano 2001 R$ 13.000,00 / Fer-nando Carros

GOL 1.0 2 Por-tas R$ 11.000,00 / Fernando Carros

GOL CL 1.6 2 Portas Ano 1991 R$ 8.000,00/ Fer-nando Carros

Palio EDX 4 Portas Ano 1998 R$ 11.500,00/ Fer-nando Carros

SANTANA 1.8 4 Portas Ano 1997 R$ 13.000,00/ Fer-

nando Carros PARATI CLUB

1.8 2 Portas Ano 1997 R$ 12.500,00/ Fernando Carros

UNO CS 1.5 2 Portas Ano 1996 R$ 9.000,00/ Fer-nando Carros.

BLAZE 2.2 4 Portas Ano 1996 R$ 15.000.00/ Fer-nando Carros.

S10 2.2 2 Por-tas Ano 1996 R$ 15.500,00/ Fernan-do Carros.

S10 2.4 Cabine Dupla Ano 2002 R$31.000,00/ Fer-nando Carros.

STRADA Ca-b ine Estendida

Adventure Com-pleta Ano2002 R$ 21.000,00/ Fernan-do Carros.

NIVA 2 Por-tas Ano 1993 R$ 14.000,00/ Fernan-do Carros.

OPALA DI-PLOMATA 2.5 4 PortasR$ 8.000,00/ Fernando Carros.

ESCORT SW 1.8 2 Portas ANO 1998 R$ 9.500,00/ Fernando Carros

BROS 150KS A n o 2 0 0 9 R $ 5.000,00/ Fernan-do Carros

FAZER Ano 2008 R$ 7.300,00/ Fernando Carros

YBR-K Ano 2007 R$ 3.000,00/ Fernando Carros

T I TA N 1 5 0 MIX Ano 2008 R$ 5.000,00/ Fernan-do Carros 3974-3815 / 9733-5934

---------------Alugo sítio hos-

pedagem finais de semana. 4 quartos, 2 banheiros, cozi-nha caipira, chur-rasqueira, varanda com redes, mesa de ping pong - Ca-choeira no quintal, estacionamento - Joyce 97252790.

-------------

garagem, ocasiãoCasa no centro

com 02 suítes, sala, cozinha, área de serviço, acabamen-to fino, oportuni-dade

C h á c a r a d e 1200m² com casa de 01 suíte 02 dor-mt , sala, cozinha, edícula, ocasião R$ 160.000,00

Chácara com 02 quartos, sala, cozi-nha, fogão a lenha, churrasqueira, pis-cina, pomar forma-do R$ 200.000,00.

Terreno con-domínio fechado pronto para cons-truir privacidade e

segurança para sua família, ocasião.

Terreno con-domínio fechado pronto para cons-truir privacidade e segurança para sua famí l i a R$ 100.000,00, oca-sião.

Sitio com 03 ha com casa, formado ocasião.

Sitio com 27ha na represa ótimo acesso casa com 04 suítes, sala, cozinha americana vale a pena conferir. R$ 650.000,00

Sitio de 6,5 ha terra nua boa loca l i z ação R$

150.000,00. Fazenda 170ha,

sede com 600m², 05 suítes, piscina, churrasqueira, cur-ral, pastagem impe-cável, vale a pena conferir.

Fazenda 144ha, 09 suítes, piscina, área de lazer , toda formada, vale a pena conferir.

----------------

VEÍCULOS

FERNANDO CARROS 3974-3815 / 9733-5934

F u s c a B a j a 1600 Motor Novo - cambio ok. Valor 4 mil negociável. - Vendo ou Troco por moto. Bancos de Celta. 97164184