o papel do avac-r na eficiencia - mercato automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os...

12
#10/2019 p.1 OUTUBRO/ NOVEMBRO / DEZEMBRO 2019 OUTUBRO/ NOVEMBRO / DEZEMBRO 2019 OUTUBRO/ NOVEMBRO / DEZEMBRO 2019 #10 O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia energética DE edificações

Upload: others

Post on 10-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.1

OUTUBRO/ NOVEMBRO / DEZEMBRO 2019OUTUBRO/ NOVEMBRO / DEZEMBRO 2019OUTUBRO/ NOVEMBRO / DEZEMBRO 2019

#10

O PAPEL DO AVAC-RNA EficiEncia energética DEedificações

Page 2: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

Você está recebendo a décima edição da revista Conecta. Esta publicação que é destinada exclusiva-mente aos nossos clientes e parceiros, tem como objetivo trazer conteúdos relevantes sobre o cotidiano da Mercato, assim como assuntos relacio-nados a climatização, automação, gerenciamento de energia, purificação de ar, segurança eletrônica e cabeamento de alta performance.

Nesta edição trouxemos a matéria principal “O Papel do AVAC na Eficiência Energética das Edificações”, além disso, a coluna inovação apresenta a tecnolo-gia Zigbee e aborda como está sendo empregada na nossa linha de produtos. Duas grandes notícias neste fim de ano: A inauguração da Mercato BAS LLC em Nashville (USA) e a apresentação da Nexans, a nova parceira para distribuição de cabeamento de rede.

Boa leitura e bons negócios!

Guilherme BorgesCoordenador de Comunicação Social

Sumário03 - 06 Matéria principal: Eficiência Energética 07 - 09 Inovação: Tecnologia Zigbee 09 - Notícias: Nexans10 - Notícias: Inauguração Mercato BAS11 - Conhecimento: Onboarding Mercato

ExpedienteEditor: Guilherme Borges.Produção: Guilherme Borges, Paloma Costa.Editoração: Guilherme Borges, Paloma Costa. Redação: Bruno Carvalho, Carolina Santos, Guilherme Borges, Paloma Costa, Rafael de Moura, Verenice Sperotto.Revisão: Bruno Carvalho, Guilherme Borges, Paloma Costa, Rafaela Parodi, Rafael de Moura.Projeto Gráfico: Guilherme Borges, Paloma Costa.

Quer receber a versão Impressa do Conecta na sua empresa?

envie um e-mail para: [email protected] seu Nome, Empresa e Endereço.

Boa Leitura!

SOBRE A MERCATO:

A Mercato é uma empresa especializada no fornecimento de uma ampla linha de produtos e soluções destinadas à c l imatização, automação, gerenciamento de energia, purificação do ar, segurança eletrônica e infraestrutura de rede que permitem criar e manter ambientes confortáveis, inteligentes, acessíveis, eficientes e seguros. A MERCATO desenvolve e produz controladores dedicados (CLIMATE), controladores programáveis (CLIMATE PRO), medidores de energia e insumos (OMNIRATE ) e sof twares de supervisão (ORANGE B e POWER B) com marca própria, além de ter um laboratório de Metrologia (LAMEM). Comercializa também instrumentos e periféricos para o segmento de AVAC-R, em parceria com a BELIMO, DWYER, VAISALA, DANFOSS , RGF e BIOZONE.

Em parceria com a VAULT, ACESS-E, EATON, SIEMON, NEXANS, MOTOROLA e AXXONSOFT fornece soluções para proteger e administrar o acesso às áreas de circulação restrita dos empreendimentos, detecção e alarme de incêndio, cabeamento de alta performance e v i d e o - m o n i t o r a m e n t o i n t e l i g e n t e , respectivamente.

Além de um amplo portfólio de produtos e serviços, a MERCATO conta com uma equipe de especialistas que trabalham em conjunto com os clientes desde a concepção até a assistência na implementação do projeto, contribuindo, assim, com soluções personalizadas para qualquer tipo de aplicação.

Obrigado a você que nos ajudou e ajuda a realizar bons negócios!

Rodrigo MirandaDiretor Executivo.

®

Page 3: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.3

Os altos valores da tarifa de energia elétrica vêm impactando todos os setores da economia. Estima-se que as edificações são responsáveis por um consumo de até 50% do total da energia utilizada no Brasil.

Ainda de acordo com o BEN (Balanço Energético Nacional do EPE) em 2015, descontando as perdas do total de energia elétrica disponível no Brasil, o consumo no país foi de 516,6 TWh (Terawatts-hora), sendo que 258 TWh, isto é, R$ 117 bilhões (ANEEL) são consumidos nestas edificações.

Um estudo realizado pela PROCEL demonstra que a energia consumida nessas edificações demandada pelos sistemas de climatização pode chegar até 48%.

Portanto, quando falamos em eficiência energética é imprescindível pensar em estratégias que levem em consideração o conforto térmico e como ele será comissionado para que os impactos no consumo sejam minimizados.

De uma forma geral as estratégias de eficiência energética buscam concretizar os requisitos de

segurança, conforto e saúde entregues ao usuário sob as premissas de um projeto que utilize o mínimo de recursos possíveis. Estima-se que retrofits de eficiência energética ou a construção de edifícios projetados para serem mais eficientes podem levar a uma redução de 30% a 50% de seu consumo de energia respectivamente.

Deste modo, projetar edifícios com altos níveis de conforto e eficiência depende de diversas variáveis físicas e ambientais. É de extrema importância que desde a sua concepção os processos sejam realizados de maneira multidisciplinar entre as equipes integrando sistemas, conceitos e disciplinas através de uma visão compartilhada de sustentabilidade entre os projetistas de todas as áreas. Isso irá garantir a criação de uma estratégia predial otimizada de alta performance e eficiência, além de reduzir os custos de operação e manutenção, minimizando as necessidades de um novo investimento de capital.

Antes do início da construção, as simulações de consumo energético permitem constatar que a previsão de consumo será menor que a de um edifício comum. Este tipo de recurso é utilizado como uma ferramenta de apoio a tomada de decisões, por meio da comparação de diferentes cenários ou hipóteses. A simulação calcula o comportamento térmico e energético de cada ambiente e sistema em resposta ao clima, descrevendo resultados de temperatura interna de cada espaço e consumo de energia de cada sistema com resultados por hora ao longo do ano. Estes resultados permitem a observação do desempenho térmico ou consumo de energia entre diferentes cenários

MATéRIA DE CAPA

Leitura de 8 minutosO PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia energética DE edificações

Guilherme Borges,Matéria por:

MarketingPaloma Costa

Page 4: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.4

MATéRIA DE CAPA

pela avaliação de custo-benefício de medidas de eficiência.

Além disso, a utilização desta prática pode ser muito útil se você pretende etiquetar a construção de acordo com alguma norma de boas práticas como a ASHRAE 90.1 ou ASHRAE 55 (sobre consumo energético) e também o programa de Certificação LEED ou PROCEL. Por exemplo, para poder entrar “em compliance” ou “em atendimento” com o critério de eficiência energética é preciso demonstrar que o edifício em projeto terá um consumo de energia anual menor que um padrão da mesma tipologia e das mesmas características funcionais.

Um processo de certificação assegura e comprova que o projeto seguiu normas reconhecidas de boas práticas, aplicando conceitos de sustentabilidade e eficiência de recursos. A certificação LEED criada pelo grupo GBC (Green Building Council) reconhece “edifícios verdes” através de critérios padrões de sustentabilidade pré-estabelecidos e inter-relacionados em todos os aspectos dos processos de uma construção. Seu sistema se baseia por meio de um programa de pontuação mínima de diversos requisitos que é exigido pela entidade em uma construção verde, o que traz maior credibilidade e segurança em uma edificação.

Quando tratamos de edificações cujo principal fim está relacionado à ocupação humana, o conforto térmico é um conceito fundamental. Além de prover condições adequadas de habitabilidade, o que afeta diretamente a qualidade ambiental do espaço construído, o conforto também tem relação direta com a produtividade de seus usuários e, sempre que possível, deve ser garantido por meio de soluções que podem mesclar estratégias bioclimáticas e um sistema de ar condicionado de modo que, as diversas variáveis que influenciam esses métodos, possam ser manipuladas adequadamente, levando à criação não apenas de espaços confortáveis, mas t a mb é m e f i c i e n te s e com b om

desempenho. Como falado na primeira edição do Conecta, ambientes com baixa qualidade do ar e de conforto térmico podem causar enormes prejuízos devido à diminuição da capacidade de tomada de decisão dos colaboradores, entre outros problemas como os relacionados à saúde dos ocupantes.

Se por um lado os sistemas de ar condicionado devem ser escolhidos e projetados para garantir o conforto térmico dos ocupantes, por outro é preciso garantir o mínimo consumo de e n e r g i a , v i s t o q u e d e n t r o d e u m empreendimento um sistema de AVAC-R é responsável por aproximadamente 50% do consumo de energia elétrica. A operação de um edifício pode se tornar mais eficiente se for desenvolvido, por exemplo, uma estratégia bioclimática, que estude adequadamente a radiação solar incidente num edifício, a temperatura e a umidade histórica do local e que, portanto, utilize esta informação para dimensionar mais apuradamente os sistemas de climatização.

É nesta fase que devemos lançar mão do Comissionamento dos Sistemas de Ar-Condicionado, pois este processo assegura que os sistemas e componentes instalados foram testados e validados de acordo com as necessidades e requisitos operacionais definidas em projeto. Embora seja comum que o comissionamento aconteça logo antes da entrega do sistema de AVAC, este processo deve ser aplicado a todas as fases do desenvolvimento do empreendimento, desde o p r o j e t o , d u r a n t e a c o n s t r u ç ã o e posteriormente a montagem.

O comissionamento consiste na aplicação integrada de um conjunto de técnicas e procedimentos de e n g e n h a r i a p a r a v e r i f i c a r , inspecionar e testar a atuação de c a d a c o m p o n e n t e f í s i c o d o e m p r e e n d i m e n t o d e f o r m a individual e a atuação do sistema como um todo.

Além disso, o bom comissionamento é uma ferramenta imprescindível de qualidade que se bem aplicada tem um impacto econômico positivo pois possibilita identificar possíveis falhas no andamento da obra. Desta forma,

Page 5: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.5

correções e ajustes podem ser realizados antes que outras etapas sejam iniciadas, evitando assim retrabalhos dispendiosos que afetam o cronograma da instalação.

Como alcançar a eficiência em sistemas AVAC-R?

S ã o m ú l t i p l o s o s a s p e c to s a s e re m considerados para um projeto, compra, operação e manutenção ef icientes em sistemas AVAC-R. Portanto, a forma como o sistema de climatização retira (ou proporciona) calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por exemplo vai depender do t ipo de construção do edifício, dos conceitos aplicados ao projeto, da ocupação, da insolação e etc.

Para grandes aplicações, os sistemas centrais de ar condicionado utilizam a água gelada, produzida pelos chillers. Esta opção se mostra mais eficiente devido a possibilidade de centralizar a geração de ar fr io. Estes equipamentos t rocam calor do f lu ido refrigerante para um fluido intermediário, como a água gelada, que pode ser distribuída para equipamentos em cada ambiente, como Unidades de Tratamento de ar e Fancoils. Dependendo da demanda, pode ser necessária a rejeição de calor ainda com água em torres de resfriamento, ou diretamente com ar externo. Nos dois casos são necessárias bombas para movimentação da água gelada e redes de distribuição isoladas que evitem o aquecimento d a á g u a g e la d a , g e r a l m e n te a u m a temperatura próxima a 7ºC ao sair dos chillers.

É importante se atentar a escolha correta dos chillers a serem utilizados na instalação. O índice IPLV (do inglês, Integrated Part Load Value – Valor Integrado de Carga Parcial) é o valor que exp ress a a e f i c iênc ia de um Ch i l l e r, considerando a média ponderada da sua operação em cargas parciais ao longo do ano. O cálculo considera como hipótese uma operação de 1% do tempo em 100% de carga, 42% do tempo em 75% de carga, 45% do tempo em 50% de carga e 12% do tempo em 25% de carga. Essas hipóteses fazem a eficiência IPLV ser mais realista à nominal dos equipamentos, porém, não indicam que os equipamentos devam ser operados em carga parcial. Em realidade, qualquer máquina de AVAC-R operará sempre com maior eficiência quanto mais próxima da carga nominal. Soluções como inversores de frequência, equipamentos em paralelo,

termoacumulação, entre outros, permitem mitigar as perdas causadas pela carga parcial.

Apesar de um sistema de água gelada ter um custo de investimento considerado alto por exigir um projeto de engenharia complexo e ao mesmo tempo dinâmico, ele é capaz de atender plenamente grandes necessidades de refrigeração e renovação de ar podendo trabalhar com altas variações de temperatura e se adequar a grandes extensões de tubulação, requisitos que dentro de uma edificação repleta de ambientes com demandas distintas, acabam por impac tar de mane i ra significativa nos índices de eficiência energética.

O papel da gestão de energia:

Garantir uma política de gestão de energia é fundamental para uma edificação ef iciente, a gestão energética permite organizar e anal isar, de uma maneira estruturada, as pessoas, procedimentos, equipamentos e informações para tirar o melhor proveito da energia. Os benefícios se traduzem em redução de consumo, custos, garantia de qualidade, conforto e aumento da produtividade.

Os usuários dos edifícios e gestores de facilities precisam ter claros os objetivos e as “dores” relacionadas com a demanda de energia, para assim definir responsabilidades e ferramentas adequadas à instalação. Em um edifício comercial com grandes áreas condicionadas por exemplo, é interessante conhecer o consumo específico por unidade de área (kWh/m2), enquanto para um hotel pode ser mais interessante analisar o consumo específico de hóspede por diária.

Como fazer monitoramento do desempenho energético corretamente?

Uma combinação adequada entre o projeto e a gestão do sistema de monitoramento é uma das peças chave da eficiência energética operacional em edifícios.

É importante contar com uma estrutura de submedição adequada à demanda e que permita tirar conclusões interessantes para os atores. Os medidores constituem a base da análise e tomada de melhores decisões relacionadas a energia. A escolha dos pontos de

MATéRIA DE CAPA

Page 6: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.6

medição e dos tipos de medidores deve corresponder a cada tipologia, seus sistemas e estratégias adotadas . Alguns edif íc ios comerciais aproveitam as informações dos medidores de energia para fazer um melhor rateio e fiscalização do consumo de diferentes locatários, acompanhar o alcance de metas de redução de consumo como também, analisar em tempo real a eficiência dos principais equipamentos dentro das unidades centrais de água gelada.

A instrumentação e o controle possibilitam a operação mais ef iciente de sistemas e processos. Isso ocorre porque o tempo de resposta é menor, ou seja, existe uma reação mais rápida quando há diferença entre o valor medido e o valor de referência, portanto os erros humanos são eliminados, como por exemplo a dificuldade em atingir o setpoint de condicionamento do ar manualmente, deixando por vezes o ar condicionado operando a uma

temperatura menor ou por mais tempo do que o necessário, o que acarreta em um

consumo de energia excessivo.

De maneira geral os instrumentos mensuram características físicas, como

f luxo, pressão, temperatura, vazão, velocidade, peso, umidade, distância e ponto de orvalho (entre outros), características químicas (como pH e condutividade) e variáveis elétricas como tensão, corrente, fator de potência, fases elétricas, frequência e qualidade de energia.

Já o controle está relacionado com a ação a ser tomada para a t i n g i r u m p a d r ã o p r é estabelecido anteriormente, p o r i s s o é n e ce s s á r i o a integração entre instrumentos e controle, onde os instrumentos mensuram as informações, e partir delas, o controle gerência, comanda, direciona ou regula o comportamento dos equipamentos.

A instrumentação permite medir, registrar e converter diversos dados em ações de controle, o que torna um sistema ou processo mais previsível e auxilia nas tomadas de decisões. Com a instrumentação e o controle, a manutenção de equipamentos sempre ocorre em tempo hábil, isso devido aos diagnósticos avançados que podem ser programados em um

sistema supervisório possibilitando a criação de m e d i d a s p a r a o u s o a d e q u a d o d o s equipamentos.

Garantir que seja consumida somente a energia necessária e utilizar serviços de monitoramento e manutenção para assegurar a integridade e as melhorias desejadas, são medidas que resultam em uma economia significativa de energia.

A tendência de instrumentar e controlar os edifícios para uma operação mais moderna e automática (Smart Buildings) tem sido acelerada nas últimas décadas pelo desenvolvimento tecnológico de sistemas computacionais e redes de comunicação. O desenvolvimento de sis temas automat izados conec tados a servidores em nuvem, tem permitido aprimorar a coleta e a análise de informações para uma operação e manutenção otimizadas.

A automação é fundamental para obter ganhos de eficiência, já que mantém os sistemas AVAC-R operando em plena capacidade com o menor gasto energético, seja através de programação horária, controle integrado de equipamentos ou sistemas da envoltória.

Um sistema de gestão de edifícios (Building Management System) é um sistema de controle e monitoramento que pode ser utilizado para visualizar e gerenciar os serviços mecânicos, elétricos e eletromecânicos em uma instalação.

Esses serviços incluem energia, ar-condicionado, bombeamento de água, elevadores, iluminação, entre outros.

Ao integrar sistemas de AVAC-R, s e n s o r e s , c o n t r o l a d o r e s e variadores de frequência a um BMS,

possibilita que a climatização do edifício seja controlada de forma mais efetiva e eficiente. A partir de um supervisório é possível realizar a programação de controle do ar condicionado com base em dados de entradas e valores de referência. Desta forma supervisionar o estado dos componentes do sistema e obter uma visão geral da climatização do edifício.

De modo geral, é possível garantir que as edificações sejam eficientes em relação ao consumo energético sem perder de vista a qualidade do ar interno e conforto térmico dos ocupantes. Ações simples, equipamentos bem calibrados e de boa qualidade garantem que uma edificação, seja ela nova ou retrofit, atenda os requisitos definidos pelas entidades certificadoras.

MATéRIA DE CAPA

by

Page 7: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.7

InoVAçAO

O que é Zigbee? Tudo sobre o protocolo para IoT

O que é Zigbee? Quais suas vantagens e porque e l e s e t o r n o u t ã o f u n d a m e n t a l p a r a a automação?

Zigbee é um protocolo de comunicação que usa a norma IEEE 802.15.4 como camada física e camada de acesso ao meio. Ou seja, é um protocolo de comunicação sem fio, classificado como WPAN (redes pessoais sem fio que possuem alcance entre 10 a 100 metros) que os dispositivos utilizam para se conectar uns aos outros. Ele opera em três bandas de rádio conhecidas como ISM (Industrial, Scientifical and Medical), às quais estão livres de licenciamento.

Em 2002 foi criada a Zigbee Alliance, uma associação de mais de 200 empresas, universidades e órgãos governamentais de 20 países que tinham como meta, desenvolver um padrão de comunicação com 3 características principais: baixo custo, baixo consumo de energia e taxa de transferência de dados reduzida. Devido a estas características o Zigbee se tornou um padrão muito utilizado em monitoramento, controle industrial, automação predial; residencial e também em automação de s i s temas de med ição de insumos. Seu nome vem de uma analogia feita ao trabalho colaborativo das abelhas (bee), no que tange a mobilidade, troca de informações com outros membros (distância e localização de alimentos, por exemplo) e a

forma de deslocamento, já que as abelhas voam em zig zag, daí a fusão das duas palavras zig + bee.

Para que possamos entender o funcionamento de uma rede Zigbee precisamos conhecer os 3 tipos de nós que podem existir na rede, são eles: coordenador, roteador e dispositivo final.

O coordenador (coordinator) é o dispositivo central da rede, responsável por criar e gerenciar uma rede Zigbee. Pode existir somente um nó do tipo coordenador por rede e ele é responsável por armazenar informações pertinentes à aplicação, desta forma seu hardware normalmente é mais robusto. Também possui a função de distribuir um identif icador de rede (PAN ID) para os dispositivos que desejarem fazer parte desta mesma rede.

Dispositivos roteadores (router) tem a função de encaminhar o tráfego de comunicação para dispositivos que não podem se comunicar diretamente, permitindo a fácil expansão da rede do ponto de vista físico.

Dispositivos finais (end devices) são os sensores ou atuadores na rede. Podem se comunicar apenas com roteadores ou

co o r d e n a d o r e s . U m a d a s p r i n c i p a i s funcionalidades dos dispositivos finais é a possibilidade de operar no modo sleep, o que reduz de forma significativa o consumo de

Leitura de 5 minutos

Rafael de MouraCoordenador de Conhecimento e Relacionamento

Matéria por:

Page 8: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.8

energia, já que a norma que rege o protocolo Zigbee exige que os dispositivos tenham autonomia de no mínimo 2 anos de bateria. Esse tipo de dispositivo é projetado para ficar a maior parte do tempo nesse modo, sendo que a transação para o modo ativo é extremamente rápida, cerca de 30 milissegundos.

Os dispositivos ainda são divididos em 2 tipos: os de função reduzida (RFD - Reduced Function Device) e os de função completa (FFD - Full Function Device). Dispositivos FFD podem operar como os 3 tipos de nós que citamos acima e podem se comunicar tanto com outros FFD como com RFDs. Já os dispositivos RFD só podem se comunicar com dispositivos FFD, ficando claro que eles só poderão trabalhar como dispositivos finais, visando economia de energia e de hardware.

Os dispositivos operam nos modos beaconing e non-beaconing. Os nós routers transmitem periodicamente sinais (beacons) para os outros dispositivos, a fim de verificar sua presença na rede. Já os nós restantes só precisam estar ativos no momento da sinalização, passando o resto do tempo no modo sleep, este é o modo

beaconing. Já no modo non-beaconing a maioria dos dispositivos ficam ativos a maior parte do tempo, o que reduz a eficiência de energia, requerendo normalmente a uma fonte de alimentação externa.

Aplicações que implementam a norma IEEE 802.15.4 podem suportar redes- estrela e ponto-a-ponto, sendo que nesta última é possível estruturar redes mais complexas como malha (mesh) e árvore. Aqui, trataremos somente das redes tipo mesh, pois são as mais comuns em redes Zigbee. A rede em malha (mesh) é considerada uma extensão da topologia em árvore. Nela os roteadores podem se comunicar diretamente, sem a necessidade de passar pelo coordenador. Com i s s o é p o s s í v e l e x p a n d i r a r e d e indefinidamente, apenas acrescentando mais roteadores. Outra vantagem é a redundância na comunicação, caso um roteador perca a conexão, é possível redirecionar as mensagens por uma rota alternativa.

Abaixo duas imagens que ilustram os papéis em uma rede Zigbee e sua topologia:

CoordenadorZigBee (ZC)

RoteadorZigBee (ZR)

Dispositivo FinalZigBee (ZED)

Função da camada de Rede

Estabelecer uma nova rede ZigBee

Conceder endereço lógico de rede

Permitir que dispositivos entrem ou saiam da rede

Manter lista de vizinhos e rotas

Rotear pacotes da camada de rede

Transferir pacotes da camada de rede

InoVAçAO

Page 9: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.9

R e d e s Z i g b e e p o s s u e m a l g u m a s particularidades interessantes, na hora de avaliarmos sua aplicação em sistemas de automação. São vantagens presentes desde o planejamento da aplicação até a hora da implantação desta solução:

Ÿ Reduzido consumo de potênciaŸ Pilha de protocolo simplificada (até ¼ do

código presente no Bluetooth), conduzindo a interfaces de baixo custo

Ÿ Possibilidade elevada de nós por rede, chegando máximo de 65535.

Ÿ Encriptação do tráfegoŸ Suporta vários tipos de topologia de rede

Zigbee, além de ser uma das tecnologias mais

promissoras para a automação como conhecemos hoje, já é um dos pilares das aplicações de IoT em todo o mundo. A Mercato lançou a sua MVAV-Zigbee na FEBRAVA deste ano, uma controladora com protocolo Zigbee para controle de caixas de VAV. Em 2020, outros modelos das linhas de fabricação própria também receberão suas versões com protocolo Zigbee.

Nexans – Nova marca

parceira de distribuição

A Mercato é uma empresa especializada no fornecimento de produtos para climatização, automação, gerenciamento de energia, purificação do ar, segurança eletrônica e cabeamento estruturado. Dentre as soluções comercializadas existem produtos fabricados pela própria Mercato no Brasil e também marcas de distribuição.

Recentemente, a Mercato iniciou uma nova parceria de distribuição com a Nexans, que somada aos produtos da Siemon, completam o portfólio de soluções em infraestrutura de rede em cobre e fibra óptica. Esta parceria vai ao encontro à missão da Mercato de criar e

fornecer soluções de alto desempenho que visam conceber e manter ambientes mais confortáveis, produtivos, eficientes, saudáveis e seguros.

A Nexans é uma empresa de origem francesa com presença industrial em 34 países e atividade comercial em todo o mundo. No Brasil a empresa possui uma fábrica no Rio de Janeiro, responsável pela manufatura e estoque de grande parte dos produtos comercializados no mercado nacional, e um escritório comercial em São Paulo.

Essa parceria irá permitir que a Mercato atenda as demandas do mercado por soluções em cabeamento e conect iv idade nas categorias 5e, 6e 6A, além da linha de fibra óptica, a qual inclui a tecnologia GPON. (Gigabit Passive Optical Network).

Verenice SperottoMatéria por:

NOTíCIAS

Coordenadora de contas

InoVAçAO

Page 10: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.10

NOTíCIAS

No dia 01/11/2019, a Mercato inaugurou a sua operação em Nashville, capital do estado do Tennessee nos Estados Unidos. Nomeada de Mercato BAS Supply, esta é uma empresa dedicada a atender o mercado americano com soluções de HVAC e BAS.

Utilizando as ferramentas de gestão e o modelo de negócios usado no Brasi l , a operação em Nashville possui três pilares principais: facil idade de fazer negócios, atendimento de suporte técnico e agilidade de entrega. Além disso, foi construída junto a uma moderna plataforma de e-commerce que permite aos clientes terem acesso rápido a todos os produtos, com preços personalizados e 24 horas disponíveis. A Mercato BAS Supply é a única Distribuidora Belimo Platinum no Tennessee focada no mercado de HVAC, e também distribui as marcas Dwyer, Biozone e Acess-e. Ao mesmo tempo em que a Mercato se apresenta ao mercado americano como uma empresa de

distribuição, os produtos de fabricação própria estão sendo atualizados para atenderem as demandas e especificações das instalações norte americanas. Ainda em 2020, a Mercato irá introduzir controladores e medidores das marcas de fabricação nos Estados Unidos.

“Este é um grande passo na história da Merca to e faz par te da es t ra tég ia de internacionalização da marca. Embora a empresa já negocie com países da América Latina, possuir uma operação na maior economia do mundo traz mais credibilidade para a marca, permite o crescimento de receita e fo r t a lece o re lac ionamento com os f o r n e c e d o r e s p a r c e i r o s q u e n o s acompanharam nesse desafio.”

Bruno CarvalhoGlobal Marketing Manager.

Imagem: Interior do escritório em Nashville, TN.

Inauguração da

Mercato BAS Supply

Page 11: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.11

conheCimento

Em inglês, o termo onboarding se refere especificamente a “embarcar/mergulhar” no contexto de uma corporação. No âmbito organizacional, onboarding se atribui a um conjunto de procedimentos que têm por objetivo integrar e instruir profissionais que estão ingressando em uma nova cultura empresarial . Seguindo as tendências de mercado, a área de recursos humanos exerce um papel essencial no contato com as novas gerações, e implementar um programa como esse é um exce lente d i fe renc ia l pa r a aprovei tar todo o potenc ia l dos novos funcionários em um ambiente de constantes transformações e competitividade.

Um p rogr ama onboard ing dent ro das empresas tem por objetivo integrar novos profissionais no contexto da instituição e mergulhá-los em sua cultura organizacional de maneira mais personalizada e eficaz. Em outras palavras, se trata de um processo que v i s a d i m i n u i r o t e m p o q u e u m n o v o colaborador leva para atingir seu potencial abso lu to , f azendo com que os novos i n t e g r a n t e s d e u m a c o r p o r a ç ã o s e familiarizem mais rapidamente com os seus r e s p e c t i v o s p r o c e s s o s e o b j e t i v o s estratégicos.

Desta forma, a Mercato implementou um programa de onboarding personalizado para melhor atender a demanda de integração dos novos colaboradores da empresa. O programa foi incorporado em um formato de ''jogo de tabuleiro'', onde o novo integrante do time Mercato pode conhecer e aprender sobre a empresa de maneira lúdica e divertida. Neste projeto é possível que o novo colaborador conheça de modo eficaz toda a organização e seus processos internos de maneira vivencial, através de uma logística específica que foi estabelecida dentro do game de integração.

Com a implantação deste novo programa a Mercato visa diminuir o tempo de aprendizado usual que os novos integrantes costumam enf ren t a r ao che gar na o rgan i zaç ão , possibi l i tando que desempenhem suas atividades no seu potencial absoluto em um espaço de tempo menor do que o habitual. O que impac ta diretamente na efic iênc ia operac iona l dos novos func ionár ios e principalmente na sua satisfação pessoal, dado ao fato que serão imersos na cultura e no ambiente organizacional já em seus primeiros dias com a nova equipe.

Implantação de um programa de Onboarding na Mercato.

Carolina SantosGestão de Pessoas

Matéria por:

Page 12: O PAPEL DO AVAC-R NA EficiEncia - Mercato Automação 10.pdf · 2019-12-27 · calor para os edifícios muda em função de múltiplas variáveis. A demanda de refrigeração, por

#10/2019 p.12

MARCAS DE DISTRIBUIÇÃOMARCAS DE FABRICAÇÃO

A Mercato é uma empresa especializada no fornecimento de uma ampla linha de produtos e soluções destinadas à climatização, automação, gerenciamento de energia, segurança eletrônica, purificação do ar e cabeamento estruturado que permitem criar e manter ambientes confortáveis, inteligentes, acessíveis, eficientes e seguros.

Soluções em conforto, economia e segurança

comercial@mercatoautomacao.com.br51.3115.9850www.mercatoautomacao.com.br e periféricos para automação e AVAC-RControladores, medidores instrumentos

by

LABORATÓRIO DE METROLOGIA ®E X P E R I E N C E T H E N E X T

®

SCIENTIFIC INTERNATIONAL