o padis alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações,...

15
www.aese.pt/padis O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o foco na ação à cultura de decisão, a responsabilidade social à dimensão humanista. PADIS PROGRAMA DE ALTA DIREÇãO DE INSTITUIÇõES DE SAÚDE 2020 LISBOA E PORTO Em parceria com:

Upload: others

Post on 27-May-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

www.aese.pt/padis

O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o foco na ação à cultura de decisão, a responsabilidade social à dimensão humanista.

padis

PROGRAMA DE ALTA DIREÇãO DE INSTITUIÇõES DE SAÚDE 2020LISbOA E PORTO

Em parceria com:

Page 2: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

José Fonseca PiresDiretor do [email protected]

2

Contou-me um amigo, há algum tempo… Ia ele na rua, apressado, quando viu um mendigo prostrado no chão, meio coberto por uma manta, com a mão estendida à espera de uma esmola. Ao passar, quase sem se imutar, deixou cair uma moeda na mão do mendigo; em resposta, ouviu numa voz firme: “ao menos, olhe para mim!”Cuidar e curar passa, necessariamente, pela com-petência técnica e científica dos profissionais de saúde. A tecnologia e a análise de dados são aliadas na medicina preventiva, curativa e pre-ditiva. Mas, a automatização e estandardização dos cuidados, assim como a fragmentação do trabalho e dos protocolos clínicos, muitas vezes relacionados com falta de tempo e de recursos humanos, podem conduzir à desumanização e despersonalização dos cuidados*.No PADIS temos claro que a qualidade assisten-cial depende essencialmente do respeito pelas pessoas: do respeito pela singularidade e pela dignidade dos doentes, do respeito pela pessoa do profissional de saúde em contexto laboral, do respeito pela fragilidade dos familiares que acompanham e cuidam do seu ente querido. Na prática, trata-se de compaginar a humanização e a compaixão nos modos e nos afazeres diários, com a competência clínica e científica que supor-ta essas mesmas ações.

Propomos o treino e o desenvolvimento das com-petências próprias dos dirigentes das institui-ções de saúde – médicos, enfermeiros, gestores, administradores – dando relevância particular à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas…Procuramos criar um ambiente formativo que alia a competência à humanização. No PADIS, o estudo de case studies concede relevância à formação, trazendo a realidade para a sala de aula; a discussão em pequenos grupos permite o confronto de ideias e a valorização do pensamento dos outros; as sessões em plenário estruturam o pensamento, abrem horizontes, promovem a interacção e a interdependência entre todos, num ambiente de mútuo respeito. Em 2020, fruto de uma auscultação ampla a Antigos Alunos PADIS e a outras personalidades do setor da saúde, o Programa evoluiu numa abordagem ainda mais atual e relevante, man-tendo, no entanto, a matriz que o caracteriza e o distingue.

Por tudo isto, terei muito gosto em lhe apresen-tar pessoalmente o Programa se assim for do seu interesse e agrado.Até lá, os meus cumprimentos.

VISãO hUMANISTA E VALORIzAÇãO DAS PESSOAS NO SISTEMA DE SAúDE

* Humanization of Care: Key Elements Identified by Patients, Caregivers, and Healthcare Providers. A Systematic Review (2019)

Page 3: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

PROGRAMA DESTINADO A ALTOS DIRIGENTES DE INSTITUIÇõES DE SAÚDE

ObjETIVOS

> Treinar a capacidade de articulação e de integra-ção em grupos de traba-lho multidisciplinares.

Atualizar os conheci-mentos, a perícia e as aptidões diretivas.

Desenvolver uma maior aptidão para compreen-der a realidade interna e o contexto social e econó-mico em que se insere o Sistema de Saúde.

Exercitar as competências de diálogo e de respeito interpares perante pro-blemas reais complexos.

Ampliar o conhecimento das diversas vertentes e interações que constituem a Direção das Instituições de Saúde numa perspetiva de otimização e racionali-zação dos recursos.

Ficar com pena de o Programa ter terminado.

Melhorar as capacidades para integrar, organizar, motivar e dirigir pessoas.

Melhorar a capacidade de decidir, analisando o seu impacto nas outras áreas do Sistema de Saúde.

O PADIS destina-se a Altos Dirigentes de Instituições de Saúde (Cuidados Primários, Hospitalares e Continuados; Organismos de Tutela e de Supervisão Técnica, Deontológica e Operacional) nos setores público, privado e social, nomeadamente: Membros dos Conselhos Executivos e dos Conselhos Clínicos dos ACES, Coordenadores de USFs, Membros do Conselho de Administração dos Hospitais, Diretores de Serviço, Chefes de Serviço ou equiparados e decorre num ambiente profissional interpares.

3

Page 4: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

4

ESTRUTURA DO PROGRAMA

>Liderança e Direção de pessoas; >Motivações e Organização; >A gestão de equipas nas instituições; >A avaliação do desempenho; >Gestão de conflitos; >Aspetos éticos da gestão da saúde; >Direito da Saúde.

>Conceitos básicos de Operações; >Desenho de Operações em Serviços; >Gestão da Inovação; >Logística em ambiente hospitalar; >Produtividade e Lean Management; >Impacto da mobilidade na saúde; >Da satisfação à fidelização; >Louvores, sugestões e reclamações; >Incremento da produtividade; >Melhoria permanente.

>O que são e para que servem; >Análise, requisitos e plano de imple-mentação de um SI para a saúde; >SI como suporte de um plano de me-lhoria de segurança e qualidade; >Supervisão e gestão de projetos de SI para a saúde; >eHealth.

>Cuidados de Saúde Baseados em Valor; >Economia da Saúde; >Avaliação das tecnologias de Saúde; >Contratualização Pública; >Contratualização de Cuidados de Saúde Primários; >Contratualização de Cuidados de Saúde Hospitalares; >Contabilidade Financeira; >Controlo de gestão; >Balanced Scorecard; >Sistemas de custeio e análise de custos; >Indicadores de gestão; >Análise de Investimentos.

>Política de empresa e estratégia competitiva; >Análise estratégica de negócio; >Estratégias de marketing em saúde; >O risco comercial da saúde: perspe-tiva do prestador e do financiador.

COMPORTAMENTO HUMANO NA ORGANIZAÇÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES E EXCELÊNCIA NO SERVIÇO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE

SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO, ECONOMIA E FINANÇAS

POLÍTICA COMERCIAL E MARKETING

>

>

>

>

>

> Cuidados de Saúde Baseados em Valor; > Economia da Saúde; > Avaliação de Tecnologias de Saúde; > Contratualização Pública; > Contratualização de Cuidados de Saúde Primários; > Contratualização de Cuidados de Saúde Hospitalares; > Direito da Saúde.

20% dos Alumni PADIS, das mais de 20 edições que se realizaram nos últimos 15 anos, contribuíram para a reavaliação e evolução dos conteúdos do programa.

O resultado, já para a edição de 2020, é a criação e utilização de novos casos específicos ao Setor da Saúde e novos conteúdos programáticos relativos aos seguintes temas/áreas:

Há quanto tempo fez o PADIS?

menos de 5 anos entre 5 a 10 anos mais de 10 anos

Perfil dos inquiridos

53% 29% 18%

Page 5: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

5

Page 6: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

6

O Método do Caso, criado e utilizado na Harvard Business School desde 1924, é a base do processo formativo na AESE Business School. O Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha, que per-mite a cada participante desenvolver as suas competências analíticas, favorecendo a decisão prudente. Ao contrário de simples aulas, as sessões do método do caso desenrolam-se sem um roteiro detalhado. Os princípios e as técnicas são apreendidos graças à colaboração e cooperação entre os participantes e os professores, numa busca de soluções para os desafios e problemas do mundo real. Desenrola-se em três passos:

MÉTODO DE APRENDIzAGEM

01

LEITURA E ESTUDO INDIVIDUAL DOS CASOS

02

TRAbALHO E DISCUSSÃO DO CASO EM GRUPO

03

SESSÃO GERAL CONDUZIDA PELO PROFESSOR

Como no dia a dia de uma em-presa, é necessária uma resposta eficaz, em circunstâncias ambí-guas, num contexto económico, político e social em constante mutação. Este estudo inicial, que exige horas de trabalho pessoal, é feito do ponto de vista do decisor, levando o participante a avaliar e a tomar as decisões que a situação exige.

As escolhas e decisões de cada participante são, depois, apresen-tadas e discutidas numa reunião de oito a dez pessoas. O encontro de diferentes pontos de vista, decorrentes do background de cada membro do grupo, das suas características pessoais e dos seus modelos de direção, acrescenta um valor inestimável à análise individual.

Finalmente, em plenário, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, relaciona-o com as teorias mais significati-vas e realça os valores e opções relevantes, atendendo às várias alternativas de solução e aos possíveis critérios de decisão, sugerindo, por vezes, o melhor plano de ação de acordo com os objetivos da organização.

Participar no PADIS foi uma experiência francamente enriquecedora. O “Método do Caso” confronta-nos com questões – por vezes verdadei-ros dilemas – nas áreas de or-ganização, gestão e estratégia. Senti o PADIS como uma fonte de motivação e inspiração.

Com o PADIS, irá integrar-se em grupos de trabalho multidisciplinares, exercitar as competências de diálogo e de respeito interpares, otimizar e racionalizar recursos.

Micaela SeeMann Monteiro

Diretora Do centro nacional De teleSaúDe e coorDenaDora Do centro De contacto Do SnS, SPMS, 23º PaDiS (2015)

O impacto imediato do PADIS, enquanto programa de forma-ção creditado pelo mercado há tantas edições, está claramen-te nos conteúdos, no ambiente colaborativo, nas visitas e nos interessantes debates. Mas o que o distingue é que continua a acompanhar-nos ao longo da carreira profissional, pois de-senvolvemos competências e aptidões que serão úteis anos depois, são perenes e crescem connosco. De facto, desenvolve em nós a figura do ensinar a fazer, a antecipar, a aliar, a multiplicar e a pensar ao nível da gestão de topo.

FranciSco rocha-GonçalveS

Diretor De GeStão De tecnolo-Gia Da SaúDe, luz SaúDe, 15º PaDiS (2012)

Page 7: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

Powered by Bigadvantage®

7

O funcionamento dos serviços de saúde em diferentes áreas de atuação (consultas médicas, urgências hospitalares, cirurgia programada, etc.) depende de inúmeras variáveis endógenas e exógenas às organizações intervenientes. A melhoria contínua de processos constitui um desafio permanente para os dirigentes das instituições prestadoras de cuidados de saúde, onde o potencial de ganhos de eficiência obtidos através da mobilização de sinergias e da eliminação de desperdícios justificam um esforço permanente de otimização dos siste-mas de operações.Através de um Jogo que simula o funciona-mento de um Serviço de Urgência Hospitalar debater-se-ão erros frequentes na gestão de serviços de saúde, evidenciar-se-ão as prin-cipais áreas de melhoria e delinear-se-ão estratégias concretas em prol da eficiência dos processos em presença, visando-se a prestação de serviços de qualidade excecional que permi-tam melhorar o estado de saúde e a qualidade de vida das pessoas.

* Best Paper Award na 4th International Conference on Organization and Management (ICOM 2019), Abu Dhabi.“Capacity Building: a Case Study in Health Care Operations Ma-nagement”, em co-autoria dos Profs. Nuno Biga e José Fonseca Pires, da AESE Business School.

jOGO DE SIMULAÇãO DA GESTãO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES EM CONTEXTO hOSPITALAR*

Page 8: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

O programa internacional de três dias na CUN, uma instituição de referência mun-dial inserida na estrutura de saúde da Co-munidade Autónoma de Navarra, permite que cada participante conheça diferentes culturas institucionais, novas formas de fazer e pensar os pormenores organiza-cionais, assim como os métodos de gestão inovadores dessa unidade de saúde, a qual prima pela humanização e a qualidade dos serviços que presta.

Do programa destes dias consta o conhe-cimento direto de áreas gerais: Interna-mento, Consultas Externas, Imagiologia, Unidade de Cuidados Paliativos, Medicina Familiar, Farmácia Hospitalar, Blocos Ope-ratórios, Serviço de Dietas, Lavandaria, Call Center, etc. Cada participante pode ainda fazer visitas aos serviços e especialidades do seu interesse particular.

Para mais informações sobre a Clínica Uni-versidad de Navarra, consulte www.cun.es.

O PADIS conta, a partir de 2020, com a visita a uma Instituição de Saúde Nacional, respetivamente em Lisboa e no Porto, de acordo com a localização de cada uma das suas edições.

Estas visitas têm como objetivo o con-tacto com boas práticas de gestão de saúde implementadas em Instituições portuguesas ao nível de: humanização de cuidados de saúde, logística e gestão de operações, eHealth, etc.

CONhECIMENTO EM PRáTICAVISITA à CLíNICA UNIVERSIDAD DE NAVARRA

VISITA A INSTITUIÇÕES DE SAúDE NACIONAIS

8

Page 9: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

A AESE Business School, a primeira Es-cola de Direção e Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspetiva cristã do Homem e da Sociedade.

O reconhecimento da escola no mundo empresarial é resultado de quatro princí-pios essenciais que norteiam a formação da AESE:

>Uma cultura de aprendizagem, envolven-do a comunidade dos Alumni, participan-tes, professores, colaboradores, empre-sas, escolas e instituições com que nos relacionamos; >O conhecimento enraizado na realidade empresarial, numa perspetiva de direção e liderança, e um olhar próprio, crítico, rigoroso e holístico sobre os temas e desafios atuais no mundo dos negócios e na sociedade; >Uma presença abrangente no mundo, potenciada pela diversidade da comuni-dade, a riqueza de conteúdos das suas atividades e uma estreita proximidade com escolas internacionais, em particular com o IESE Business School; >Valores fortes, éticos e humanistas, asso-ciados a um persistente esforço para os viver e partilhar.

O impacto transformador nos seus mais de 7000 Alumni, espalhados pelos cinco conti-nentes, faz da AESE uma escola de negócios única, uma escola de Líderes que querem aprender, deixar a sua marca e transformar o mundo.

A AESE procura estabelecer uma colabo-ração estreita com Instituições de saúde relevantes, entre as quais destacamos a Clínica Universidad de Navarra.

A inspiração cristã da AESE conta com o apoio espiritual e doutrinal da Prelatura do Opus Dei.

9

Uma escola de líderesLíderes que marcam o mundo Um mundo de saber

AESE bUSINESSSChOOLUm dos pontos mais interes-

santes e mais conseguidos tem a ver com o modelo ativo de participação utilizando o “estudo do caso”. Este modelo permite a transposição para a prática e implica a reflexão, o estudo e a possibilidade de mudança de modelos preconcebidos, erradamente considerados como verdades adquiridas. Ajuda-nos a identi-ficar e a utilizar instrumentos de gestão. Desperta-nos para as competências e qualifica-ções que, embora latentes, não eram usadas.

tereSa SuStelo

PreSiDente Do ca Do centro hoSPitalar PSiquiátrico De liSboa, 1º PaDiS (2004)

Realço a inexcedível qualidade dos docentes, revelada no seu empenhamento, verdadeira-mente profissional, e na forma inteligente e elegante como “desvendaram” os casos e os segredos da Alta Direção.

FernanDo leal Da coSta

aSSiStente GraDuaDo Sénior De heMatoloGia Do iPo liSboa, 4º PaDiS (2006)

Page 10: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

O ensino através do Método do Caso confirmou-se como excecional. Todo o investimento pessoal colocado na preparação do mesmo era largamente su-perado durante as reuniões de trabalho de grupo e posteriores sessões plenárias. O contributo dado por cada um dos parti-cipantes do grupo constituía uma oportunidade singular para refletirmos acerca de uma determinada questão. Tentar analisar, por outro prisma, um problema, partilhar perspetivas diversas, complementar sa-beres, permitia um juízo mais sensato e completo.De modo idêntico, a visita à Clí-nica Universitária de Navarra, permitiu consolidar saberes, vivenciar a sã união entre a valorização do Ser Humano e a primazia técnica, e reforçar amizades nascidas no decurso do Programa.

iSabel alDir

Diretora MéDica Do hoSPital eGaS Moniz, centro hoSPitalar liSboa ociDental, 10º PaDiS (2009)

O PADIS permitiu-nos olhares novos e serenos sobre saúde, sociedades e civilizações, neste início de milénio. Foi bom conhecer ou vislumbrar alter-nativas consistentes a modas, superficialidades e desumani-dades próprias de pensamen-tos económicos esmagadores, hoje em dia tão populares. Saímos do PADIS mais seguros de que o rigor e a competição podem servir o desenvolvimen-to humano e a felicidade dos cidadãos, e que a modernidade na economia pode e deve correr em simbiose com valores hu-manos perenes.

JoSé barroS

Diretor clínico Do centro hoSPitalar univerSitário Do Porto, 5º PaDiS (2006)

10

Page 11: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

11

É estar próximo, é juntar qua-lidade, competência, rigor, dis-ciplina e saber, com humildade e simplicidade, ou seja, é uma fórmula rica e enriquecedora que nos transporta para um “lugar” onde queremos estar e de onde não queremos sair, quando esse momento chega.É um modelo de ensino que associa as competências teóricas, de individualidades reconhecidas em diversos te-mas que, aliadas ao “método do caso”, nos conduz à realidade e aos problemas com que nos defrontamos.

élia coSta GoMeS

voGal executiva Do centro hoSPitalar univerSitário Do Porto, 3º PaDiS (2005)

Marcou-me muito a organi-zação e os valores de rigor e competência que em cada dia nos são transmitidos, em que as pessoas são colocadas como o foco dos processos, centrais ao sucesso das organizações. O Programa PADIS foi sobretu-do uma vivência marcante e a todos os títulos gratificante.

rui SantoS ivo

PreSiDente Do conSelho Direti-vo Do inFarMeD, 23º PaDiS (2015)

Page 12: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

Para o debate de ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, o PADIS conta com o rigor do corpo docente da AESE, Professores da Clínica Universidad de Navarra e outros Conferencistas de renome na área da Saúde

Adolfo GonzalezPDE (AESE); Lic. em Engenha-ria Mecânica (U. Minho).

Afonso BarbosaExecutive MBA (AESE/IESE); Pós-gradução em Análise Fi-nanceira (ISEG); Lic. Economia e Gestão (ISEG).

Antonio IdoateDoutor em Farmácia (U. Navarra); Especialista em Farmácia Hospitalar, Clínica Universidad de Navarra.

Agostinho AbrunhosaExecutive MBA (AESE/IESE); Lic. em Gestão e Organização de Empresas (ISEG).

Artur Trindade Mimoso Especialista em Contratuali-zação Pública; PADE (AESE); PADIS (AESE); Lic. Direito (U. Moderna Lisboa); Vogal do Conselho de Administração dos SPMS.

Carmen RumeuMSc em Enfermagem (Uni-versidade de Manchester); Diretora de Enfermagem da Clínica Universidad de Navarra.

Ignacio UrrutiaDoutor em Contabilidade e Finanças (U. Complutense de Madrid).

Isabel FernandesEspecialista em Oncologia Médica; MD (FCMUNL); PADIS (AESE).

Jesús San MiguelPhD em Medicina (U. Sala-manca); Lic. em Medicina (U. Navarra); Diretor Clínico da Clínica Universidad de Navarra.

José Andrés Goméz CanteroPDG (IESE); Lic. em Eng. Industrial (E. de Ingenieros TECNUN, U. Navarra); Diretor--Geral da Clínica Universidad de Navarra.

João Martins da CunhaPhD em Comunicação nas Or-ganizações (U. Navarra); PDE (AESE); PDA (I.I. San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST).

Jorge Ribeirinho MachadoPhD em Filosofia da Ação e Di-reção de Organizações (U. Na-varra); Executive MBA (AESE/IESE); Mestre em Planeamento Urbano (U. Porto); Lic. em Engenharia Civil (U. Porto).

José Fonseca PiresPhD (UIC Barcelona); Execu-tive MBA (AESE/IESE); Lic. em Medicina (U. Porto).

José Fraústo FerreiraPADE (AESE); Lic. em Organi-zação e Gestão de Empresas (ISCTE).

José Miguel Pinto dos SantosPhD em Economia (U. Hiroshi-ma); MBA (U. Nova de Lisboa).

José Ramalho FontesPADE (AESE); Lic. em Engenha-ria Mecânica (U. Porto).

Margarida RatoEspec. em Administração Hospitalar (ENSP/UNL); PADIS (AESE); Pós-Graduação Ges-tión da la Calidad en los Servi-cios (Univ. Tec. Catalunha); Lic. Gestão Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho; Lic. em Enfermagem.

Maria de Fátima CariocaDBA (U. Manchester); PDE (AESE); Mestre em Matrimó-nio e Família (U. Navarra); Mestre em Engenharia de Sis-temas e Computadores (IST); Lic. em Engenharia Eletrotéc-nica (IST).

Nuno BigaPhD Eng. Civil; PDE (AESE); Mestre em Eng. Civil, Esp. Ciências da Construção (U. Coimbra); Lic. em Engenharia Civil (IST).

Pedro FerroPhD (UCP); PADE (AESE); Mes-tre em Ciência Política (UCP); Executive MBA (IEP/ ESADE); Pós-graduação em Economia Europeia (UCP); Lic. em Econo-mia (UCP).

Pedro Laires PhD (FMUL/CSBE); Mestrado em Epidemiologia (FMUL); Pós-graduação em Economia da Saúde (York University); Lic Biologia (FCUL).

Pedro Caridade de Freitas PhD em Direito (FDUL); Mestre em Direito (FDUL); Lic. Direito (FDUL); Diretor Jurídico da APIFARMA.

Pedro LeãoExecutive MBA AESE/IESE; Lic. em Engenharia Eletrotécnica (FCTUC – U. Coimbra).

Ramiro MartinsMSc em Business Research (Henley Business School); PADE (AESE); PDA (II San Telmo); Lic. em Engenharia Química (U. Porto).

Rui Mesquita PhD Medicina (King’s College London); MBA (Nova/Católica SBE); PADIS(AESE); Lic. Medici-na (FMUL).

Sara Machado PhD em Health Economics (Boston Univ.); Mestre em Economia (UNL); Lic. Economia (UNL).

Teresa AhugetasMestre em Gestão de Pessoas em Organizações (U. Navarra); Lic. em Direito (U. Complu-tense de Madrid); Diretora de Recursos Humanos da Clínica Universidad de Navarra.

12

PROFESSORES E CONFERENCISTAS

O PADIS afirma-se pela clareza da sua própria designação: “Programa”. Não é um curso, não é uma sucessão organizada de momentos letivos. É uma experiência motivadora estru-turada, organizada para propor-cionar aos seus membros um espaço continuado de reflexão e estímulo para contribuir para a melhoria das organizações de Saúde.

luíS SantoS Pinheiro

Diretor clínico, centro hoSPitalar liSboa norte, 25º PaDiS (2016)

Do PADIS retenho as fortes amizades que tenho o privilé-gio de conservar até aos dias de hoje. Retenho igualmente a humildade de perceber que temos muito a aprender com os outros e a noção que em equipa somos mais completos. Procuro manter contacto com as atividades de formação que de alguma forma estão relacionadas, encontrando em cada uma delas uma oportunidade para continuar o processo de aprendizagem e relacionamento com outras pessoas.

rui GuiMarãeS

PreSiDente Do ca Do centro hoSPitalar vila nova De Gaia--eSPinho, 24º PaDiS (2015)

Page 13: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

Os participantes nos programas de longa duração, como o PADIS, constituem os Alumni da AESE, geradores de uma rede de contactos que perdura e evolui com cada novo participante. A relação da Escola com os seus Alumni, e destes entre si, gera uma fonte inesgotável de conhecimento, expe-riência e contactos para o aperfeiçoamento profissional e pessoal de todos.

O Agrupamento de Alumni da AESE pro-move atividades que estabelecem uma plataforma de aprendizagem continuada e de transformação permanente.

De destacar as conferências de fim de tar-de – Sessões de Continuidade –, momentos únicos em que personalidades de reconhe-cido mérito académico e profissional falam sobre temas pertinentes da área da gestão, servindo e facilitando a aprendizagem em cada uma das áreas funcionais da empresa ou na empresa como um todo, inserida na sociedade.

Os participantes do PADIS poderão aceder, desde o início do programa, ao networking, eventos e serviços promovidos pela vasta rede de Alumni da AESE.

Uma rede de contactos que perdura e evolui com cada novo participante.

ALUMNI AESE

13

Foi uma experiência muito recompensadora pelo facto de usufruirmos de um ambiente de trabalho fantástico e de sermos chamados a intervir de uma forma perfeitamente natural e integrada. O trabalho prévio, feito em casa, tornou-se numa rotina muito interessan-te e que permitiu a cada um de nós aperceber-se que sempre que necessário, é possível ar-ranjar tempo para se fazer algo de novo. Houve um retorno quase imediato, em conhecimentos adquiridos mas, fundamen-talmente, um novo grupo de amigos que partilharam os mesmos problemas e que os souberam resolver.

arManDo alcobia MartinS

Diretor DoS ServiçoS FarMa-cêuticoS, hoSPital Garcia De orta, 8º PaDiS (2008)

O PADIS é um programa que toda a gente que fez elogia. Dá-nos muito mais conhecimento e ferramentas e, proporciona-nos sermos me-lhores médicos, enfermeiros, gestores. Isto porque ao nosso conhecimento intrínseco se juntam armas na área da gestão.

MiGuel GuiMarãeS

baStonário Da orDeM DoS MéDicoS, 31º PaDiS (2018)

Page 14: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença semanal dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias.

O PADIS, em Lisboa, realiza- -se no Edifício AESE; no Porto, realiza-se no Porto Palácio Congress Hotel & Spa.

Número de sessões: 60

Formato: 2 meios-dias/semana

Preço da inscrição: 7300 euros + IVANo preço está incluído: documentação, material de apoio, catering, estacionamento, viagens e estadia na Clínica Universidad de Navarra.

Gabinete de Admissões:Lisboa - Eduarda Cabralou Mafalda Correia de SáTel. (+351) 217 221 [email protected]@aese.pt Porto - Carlos FonsecaTlm. (+351) 933 071 973 Tel. (+351) 226 108 025 [email protected]

* Dia completo.** Dias da semana diferentes do habitual.*** Visita à Clínica Universidad de Navarra.

Restante calendário será disponibilizado brevemente.

14

INFORMAÇÕESCALENDáRIO 2020

SET OUT NOV DEZ29* 06/07** 02/03/04*** 02/03**

12/13 09/10 09/10**19/20 16/17 15*26/27 23/24

35º padis LisboaTerça-feira à tarde (das 13h00 às 19h30) e quarta-feira de manhã (das 9h00 às 13h15).

36º padis PortoSegunda-feira à tarde (das 13h00 às 19h30) e terça-feira de manhã (das 9h00 às 13h15).

>

De 21 De abril a julho De 2020

Page 15: O PADIS alia o rigor analítico à relevância prática, o …à gestão eficiente das operações, à inovação, à liderança, à gestão de equipas… Procuramos criar um ambiente

Ediç

ão A

ESE

2017

• Fo

togr

afias

: Arq

uivo

foto

gráfi

co d

a AE

SE •

Des

ign

gráfi

co: a

telie

r adã

o pa

ranh

os

www.aese.pt/padis

AESE - LisboaEdifício AESE, Calçada de Palma de Baixo n.º 12, 1600-177 LisboaTlf. (+351) 217 221 [email protected]

AESE - PortoRua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, 4100-411 PortoTlf. (+351) 226 108 [email protected]

Programa destinado a Altos Dirigentes de Instituições de Saúde

#aesebschool

Ediç

ão A

ESE

2020

• Fo

togr

afias

arq

uivo

foto

gráfi

co d

a AE

SE •

Des

ign

Grá

fico

atel

ier a

dão

para

nhos

EMPRESAS PATROCINADORAS DO PROGRAMA:

EMPRESAS PATROCINADORAS DA AESE: