o objeto de estudo de geografia tx 1

4
DATA: 07 / 02 / 2012 1ª ETAPA – ATIVIDADE DE GEOGRAFIA – 3º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A) : Paulo Sérgio APOSTILA 1 O objeto de estudo de Geografia O objeto de estudo da Geografia é o espaço natural ocupado e transformado pela sociedade humana, que é denominado, no âmbito do estudo dessa ciência, de espaço geográfico. Isto quer dizer, portanto, que entre os objetivos da Geografia encontra-se a compreensão das diversas relações existentes entre a sociedade humana e o meio natural que ela se apropriou para se fixar e, consequentemente, para desenvolver suas atividades sociais e econômicas. Entre essas atividades podem-se citar, a título de exemplo, as que são desenvolvidas com o intuito de produzir os bens econômicos que devem suprir as necessidades ou aspirações de consumo existentes na sociedade. (Miriam & Miriam – A Nova Visão da Geografia) Noções de cartografia A Geografia procura estudar o chamado espaço geográfico, que vem a ser o espaço constituído por toda a superfície da Terra, abrangendo, também, os oceanos e as regiões ainda inabitadas. Para nos deslocarmos de um lugar para outro, neste espaço, necessitamos de pontos de referência. Sua casa, seu colégio, seu clube possuem endereço, ou outros pontos de orientação. Em desertos, grandes florestas, oceanos, etc., não dispomos das mesmas facilidades, daí temos de recorrer a outros meios para nos orientarmos, por exemplo, coordenadas geográficas, bússolas e estrelas. ORIENTAÇÃO Graficamente, a orientação é representada pela rosa dos ventos. Nela, o eixo norte-sul é considerado sobre qualquer meridiano e o eixo leste-oeste, sobre qualquer paralelo. 1 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA

Upload: pslaguardia

Post on 07-Jun-2015

490 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: O objeto de estudo de geografia tx 1

DATA: 07 / 02 / 2012

1ª ETAPA – ATIVIDADE DE GEOGRAFIA – 3º ANO/EM

ALUNO(A): N.º: TURMA:

PROFESSOR (A) : Paulo Sérgio

APOSTILA 1

O objeto de estudo de Geografia

O objeto de estudo da Geografia é o espaço natural ocupado e transformado pela sociedade humana, que é denominado, no âmbito do estudo dessa ciência, de espaço geográfico.

Isto quer dizer, portanto, que entre os objetivos da Geografia encontra-se a compreensão das diversas relações existentes entre a sociedade humana e o meio natural que ela se apropriou para se fixar e, consequentemente, para desenvolver suas atividades sociais e econômicas.

Entre essas atividades podem-se citar, a título de exemplo, as que são desenvolvidas com o intuito de produzir os bens econômicos que devem suprir as necessidades ou aspirações de consumo existentes na sociedade.

(Miriam & Miriam – A Nova Visão da Geografia)

Noções de cartografia

A Geografia procura estudar o chamado espaço geográfico, que vem a ser o espaço constituído por toda a superfície da Terra, abrangendo, também, os oceanos e as regiões ainda inabitadas.

Para nos deslocarmos de um lugar para outro, neste espaço, necessitamos de pontos de referência. Sua casa, seu colégio, seu clube possuem endereço, ou outros pontos de orientação. Em desertos, grandes florestas, oceanos, etc., não dispomos das mesmas facilidades, daí temos de recorrer a outros meios para nos orientarmos, por exemplo, coordenadas geográficas, bússolas e estrelas.

ORIENTAÇÃOGraficamente, a orientação é representada pela rosa dos ventos. Nela, o eixo norte-sul é

considerado sobre qualquer meridiano e o eixo leste-oeste, sobre qualquer paralelo.

SUBCOLATERAIS NNW = Nor-Noroeste ENE = Es-Nordeste

NNE = Nor-Nordeste ESE = Es-Sudeste SSE = Su-Sudeste WSW = Oes-Sudoeste

SSW = Su-Sudoeste WNW = Oes-Noroeste

1

SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURAMantenedora da PUC Minas e do

COLÉGIO SANTA MARIA

Page 2: O objeto de estudo de geografia tx 1

O sistema de orientação está baseado em três grandes componentes básicos: a orientação pelo sol, estrelas e bússola.

1. Orientação pelo sol : devido ao movimento de rotação exercido pela terra, de oeste para leste, temos a impressão de que o Sol está se movendo em sentido contrário. Estendendo nossa mão direita para o lado em que o Sol nasce, está indicará o Leste, Nascente, Este ou Oriente; o lado em que o Sol se põe (mão esquerda) indicará o Poente, Oeste ou Ocidente. O Norte, setentrional ou boreal estará à nossa frente e o Sul, meridional ou austral às costas.

2. Orientação pelas estrelas: No Hemisfério Sul a Constelação Cruzeiro do Sul, é a mais indicada. Para se determinar a direção do pólo sul, basta prolongar quatro vezes o braço maior da cruz e traçar uma perpendicular à linha do horizonte.

No Hemisfério Norte, traçando-se uma reta perpendicular à superfície da Terra partindo da estrela Polar, tem-se aproximadamente a posição do pólo Norte.

3. Orientação pela bússola: inventada pelos chineses há alguns milhares de anos. Apresenta uma agulha imantada que aponta sempre para a direção aproximada do pólo norte geográfico.

Hoje, pode-se contar com novos e cada vez mais aperfeiçoados aparelhos para uma localização segura, como o rádio, o radar, os satélites artificiais.

RESOLVA OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS ABAIXO:

2

Page 3: O objeto de estudo de geografia tx 1

1) ENEM 2005 - Leia o texto:O jardim de caminhos que se bifurcam(...) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem guardar a reposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda.Quanto à cena descrita acima, considere que:

I. O sol nasce à direita dos meninos;II. O senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa.Conclui-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos:a) Oeste, sul e leste.b) Leste, sul e oeste.c) Oeste, norte e leste.d) Leste, norte e oeste.

2. ENEM - “Casa que não entra sol, entra médico”.Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade.Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do Sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais:

a) Norte/sulb) Sul/nortec) Leste/oested) Oeste/leste

3. Tomando como referências a cidade de Brasília, indique as direções das seguintes cidades, inscritas no mapa:

a) Manaus

b) Belém

c) Recife

d) Campo Grande

e) Rio de Janeiro

f) Florianópolis

3